A visão das gigantes para o futuro da infraestrutura no Brasil 13.215 visualizaçõesTransmitido ao vivo em 9 de nov. de 2021 262 40

[Música] [Música] [Música] E aí [Música] [Música] E aí [Música] [Música] [Música] E aí [Música] [Música] E aí E aí [Música] [Música] [Música] o [Música] [Música] Olá eu sou o Cláudio Ribeiro presidente da 2w energia tô muito feliz e participar do Fórum da exame infraestrutura cidades investimento nós somos uma trimtec que atua com geração de energia renovável voltada ao pequeno e médio consumidor do setor elétrico é para gente é muito importante está aqui levando informação e democratizando a esse consumidor do setor elétrico as possibilidades da gente conseguir ter um arcabouço regulatório é usado como os outros países envolvidos Olá sou Amanda Klein jornalista e foi convidada pelo exame para apresentar esta primeira edição do fórum exame infraestrutura cidades investimentos em co-realização com a iria nossa programação de hoje contará com mais de 8 horas de transmissão 30 convidados palestrantes nove painéis de discussão e no encerramento apresentaremos um estudo Exclusivo em parceria com a Urban Systems que revelará as melhores cidades brasileiras para fazer negócios antes de seguirmos para nos ouvir os nossos patrocinadores e o supermercado da Ana a rede de padarias do Mateus o negócio da Marcelo e do Flávio todas as empresas têm uma coisa em comum a energia vinda das fontes renováveis a2w a era do Mercado Livre de energia já começou faça como mais de três empresas em todo o Brasil e escolher Jeane porque as vantagens de ser cliente dois lados 2w a gente tem outro energia olá bem-vindo ao futuro um futuro que já é presidente que passa pelos 400 mil km de fibra ótica da Vital uma grande viabilizadora de oportunidades vamos compartilhar uma rede neutra de verdade para operadoras e provedores de todos os tamanhos e regiões investiremos 30 bilhões atingiremos 32 milhões de HP construindo um país mais digital inclusivo e humano tem vindo a Vital vital o futuro passa por aqui ó [Música] [Música] E aí [Música] e eu vou bem vou ligado com respeito e com cuidado vou pensando nas pessoas e a gente vai de boa vou sorrindo bem Tranquilo e você como você vai eu vou seguro com certeza o caminho a uma beleza vou curtindo vou contigo e você como você vai é um bom caminho Depende de todos como você vai CCR Viva seu caminho uma pessoa pode resolver sozinha os maiores desafios do mundo é Hum será que colaborando poderíamos criar embalagens mais leves e sustentáveis e gerar a fonte de energia ilimitada a sabem que acredita que a química entre as pessoas é a química que importa sabe que é é o primeiro painel será moderado por mim e para a visão da gigantes para infraestrutura no Brasil vamos ao debate o Olá muito bom dia a todos que nos acompanham tenho prazer de moderar esse primeiro painel com a visão dos Gigantes sobre o futuro da infraestrutura no Brasil estou aqui com três gigantes mesmo o primeiro é o Luiz Henrique Guimarães da Cosan que nos ouve nos acompanha remotamente vai participar desse painel nos ouvir Luiz Henrique bom dia bom dia também a marca o Cauduro que é o seu da CCR e ao Gabriel Galli pouco da galipo Consultoria tem uma vasta experiência em setor público ppp investimentos concessões enfim teremos um bate-papo muito produtivo e muito proveitoso durante a próxima hora pois tem que queria aproveitar que você tá remotamente começar com você é fazendo um apanhado Geral do setor de infraestrutura as mudanças a infecção pelas quais vem passando nos últimos anos a gente saiu desse modelo em que o BNDS ocupava o centro do palco o estado era o cliente motor um indutor o cimento Ben 10 com taxas subsidiadas e a gente migrou para essa outra visão de governo numa onda mais liberal em que o setor privado tomou a ribalta com a implementação do PPI são queria saber de você onde o Brasil está em termos de infraestrutura para onde vai erros e acertos e perspectivas desse caminho Ah tá bom dia mana Bom dia colega de painel prazer estar todos vocês e todo mundo tá vendo aqui gosta assim ah mano que dá umas mensagens 1 e está também tem muito assunto para seus colegas vão fazer os primeiro assim o Brasil tem muito para construir a primeira grande realização que a gente tem coletivo ali todos aspectos ferrovia Rodovia Sacramento Telecom tem que ser assim esse lado desafiante bom de equação e tem muito construir aí eu te falo com acredito que a gente tem vantagens comparativas e competitivas em alguns setores que demandam muito infraestrutura e Vamos aumentar isso por causa da Federação se TV cultura do brasil Setor de pecuária no Brasil e alguns setores industriais específicos e principalmente Há a possibilidade do Brasil tem um potencial cliente EA explorando essa riqueza sobre que tem da biodiversidade capacidade mentira frente de carbono preto isso a gente fizer tirar mais competição esse a reduzir o custo Brasil como todo e precisa diminuir as desigualdades das pessoas na maneira como as virgens nas cidades na maneira que se conectam da maneira que a viver no campo e é um prato cheio para construção de infraestrutura mas para poder ter infraestrutura né a gente precisa ter Alguns pré-requisitos são fundamentais para a regulação uma estabilidade regulatória a segurança jurídica eo hazza mente capacidade de atrair recursos nacionais e estrangeiros para financiamento de projetos que são projetos de longo prazo né então acho que os últimos os últimos anos né E aí eu acho que o médico muito grande do início Tarciso todo mundo que tá tá em volta ali né e também do Ministério do governo Regional na questão de saneamento acho que teve uma evolução bastante grande nesse sentido né enterro das regras mais claras nas concessões né a realização de vários leilões nos vários setores E altamente a iniciativa privada tomando frente aí então assim pastor revolução aqui que vem reduzindo claramente o curso Brasil posso falar porque a gente me fez fazendo na cruzar na área por exemplo de ferrovias na redução bastante grande do custo de transporte da safra do Mato Grosso em direção ao Santos né e depois agora na nossa ferrovia da malha Central na cortando Goiás e e vitamina direção de Santos né E também junto em casa hoje essa solução é a solução de menor custo e de Menor pegada de carbono para fazer chegar hoje os peões brasileiros milho e Soja na China por exemplo a comprador é então assim eu eu vejo que Ativo Will ainda me preocupa em geral a estabilidade às vezes de regras no Brasil a gente tem a necessidade de manter as regras com a clareza maior de mais longo prazo quando maneira genérica em vários setores da eventos que acontecerão no Rio de Janeiro com a linha amarela e outros eventos que que aconteceu Provavelmente você pedir pau que bate em Chico bate em Francisco né Eu acho que o reguladores e governantes entender que não é um movimento no setor só ficar com algumas empresas não repercute os setores claro que percurso os setores e ficar todo mundo oficial então eu vejo com muito otimismo você também fez tudo No Brasil temos desafios novamente maiores agora com o aumento das taxas de juros né são projetos de longo prazo e que me assistindo como equação de financiamento muito rua mas eu achei demanda suficiente e a unidade para bons projetos desde que o limite capitalizado por empresas que são do ramo vão fazer um custo competitivo um saber operar uma visão sempre de longo prazo e otimização de seus processos de operação Mas eu vejo que o Luiz Henrique nessa exposição Inicial dele tocou em vários pontos interessantes né o marco regulatório segurança jurídica a gente a funciona o congresso na aprovação de vários desses Marcos regulatórios Ned ferrovias gás tem a BR do mar para sair tenha o marco regulatório do saneamento obviamente Sul tem uma representa uma série de avanços mas eu queria saber se você não também uma perspectiva mais geral se o governo tem um planejamento Claro hoje sobre o caminho a trilhar bom obrigado Bom dia Amanda Bom dia Luiza Bom dia Gabriel Bom dia a todos estão assistindo acho que tem dúvida né o avanço que a gente viu nos últimos anos ele é gigantesco do ponto de vista de maturidade institucional a gente vê a qualidade técnica seja dentro do Ministério da infraestrutura dentro das agências reguladoras né das secretarias então e além da qualidade técnica né da Transparência e do Diálogo né que o governo busca junto à iniciativa privada na para desenvolver e modelar os melhores projetos possíveis Então hoje eu não tenho dúvida que após uma curva de aprendizado o grande seja do governo mas também do setor privado né em colaborar em ter uma governança estabelecida de modo né que os projetos venham com uma matriz de risco é que seja uma matriz de risco exaustiva que todos os Players consigam é fator a e precificar esses riscos de forma adequada Olá tudo isso resulta no modelo Mais maduro em contratos mais equilibrados e consequentemente concessões que se sustentam no tempo só voltando em alguns pontos que Luís colocou é o investimento em infraestrutura eu sou muito otimista e aqui não é só uma questão de vi essa é de origem pela posição que ocupo mas a grande realidade é que o Brasil tem uma necessidade gigantesca de investir em infraestrutura né a gente sabe que para manter a base de ativa empregada a gente deveria estar Investindo um ponto 4 pontos percentuais do PIB a gente vai achei metade disso mas para destravar o tal do PIB potencial e de fato promover choque de produtividade o Brasil deveria estar investindo né mais de três pontos percentuais do PIB e claro não existe em função das restrições orçamentárias que a gente conhece né que o Brasil passa é o setor privado tem um papel fundamental em viabilizar essa agenda de investimento em infraestrutura que é estrutural por né que é Trans o crescimento do país mas também não existe investimento em infraestrutura privada sem o papel do público Então esse diálogo entre público e privado com modelo regulatório maduro bem estabelecido com segurança jurídica com segurança regulatória que na Esfera Federal a gente viu avanços não é muito grandes mas a gente ainda enfrenta alguns problemas em alguns contratos municipais e também estaduais né Como por exemplo o que o Luiz contou né Se toda a linha amarela mas eu vejo uma evolução muito grande o governo tem um plano de longo prazo para desenvolvimento da infraestrutura existe um papo online de projetos identificado priorizados e chá poio seja deve-se Banco Mundial bndf na modelagem desses projetos um corpo técnico muito estabelecido marco regulatório e agências já mais maduras e um diálogo com privado para o desenvolvimento do melhor contrato do melhor modelo possível e até e a gente tá no ponto assim nevrálgico é um ponto essencial fundamental para talvez virar esse jogo em matéria de infraestrutura no Brasil Você tocou em vários pontos interessantes marca depois eu quero até aprofundados um pouquinho mais para frente do nosso debate com Gabriel sobre essa equação participação público e privado e também a porcentagem a proporção do PIB que hoje é investida entre estrutura o pacote trilionário americano Neto fazem inveja a qualquer um aprovado no congresso na semana passada mas antes eu queria dar uns Passos atrás Gabriel e explorar um pouco com você sobre Onde está o Brasil em termos de infraestrutura na comparação com outros países e como isso nos relegam ao atraso em termos de competitividade produtividade custo Brasil eu acho que a melhor notícia quem tem hoje são os dois estarem otimistas que nós temos dois grandes gigantes aqui que mobiliza o PIB do país efetivamente e acho que nos últimos anos a gente tem conseguido avançar para uma visão mais pragmática a dançarina que o mar comentou que consegue entender que não adianta ficar polarizando essa discussão entre público e privado mercado o estado a gente vai precisar muito da iniciativa privada e vai passar também do estado que tem a capacidade de regulação de articulação e tudo isso e aí eu acho que boa parte do nosso atraso está relacionado a esses dois movimentos quem tava comentando aqui de um lado a dificuldade quem tem muitas vezes sobre idiossincrasias do Brasil eu participei já de alguns Road shows fora do Brasil para trazer investidores a maior dificuldade Quem tem é explica algumas mudanças algumas instabilidades que nós temos aqui na a gente vai ver por exemplo o caso você tem uma pandemia e ser discutível se um reequilíbrio uma pandemia uma força maior não é É muito difícil vou explicar por investidor internacional ou que efetivamente você tenha que fazer uma aquisição de um ativo por transferência de contrato e não aquisição do ativo porque existem questões regulatórias que não ficam Claros mesmo quando você faz um acordo com diversos órgãos públicos aquilo pode ser questionado e depois de nave uma decisão do supremo seu seguinte a transferência também é que e estão sempre ligações muito difícil você fazer por um acionista fora do Brasil para explicar essa situação e eu acho que hoje a gente está no momento é importante muito em função de dessa questão de olhar para o futuro e aí eu vou fazer um parente aqui aí vou tentar ser breve espero não ser muito técnico mas o tema é o seguinte existe um limite metodológico quando a gente Analisa atratividade de projetos que tem de olhar para o passado eu tendo a fazer o cálculo do índice que vai remunerar o privado ele vai olhar geralmente uma média Histórica de remuneração Só que os investidores estão olhando a expectativa futura de remuneração em grande medida e o que está acontecendo agora um ponto que Luís chamou atenção nós estamos com uma elevação pesado da taxa de juros de curto e Médio prazo a ponto de que o mercado está imaginando que a autoridade monetária vai ter que fazer um esforço superior nos próximos anos imediatos a média esperada por um longo prazo ou seja aqui em cima de curva de juros futuro o ator e até até inverteu Eu tenho um prêmio maior para ativos de curto prazo comparativamente ativos de longo prazo a gente precisa começar a rediscutir esta lógica de como é que vai tornar atrativos esses projetos Porque por mais que tiver dando soluções elegantes do ponto de vista da modelagem Econômica financeira que utiliza indicadores americanos porque aqui tem um prêmio de mercado negativo ou eu faço essa média wcc eu acho que é muito importante que a gente entenda quem está pedindo para esse sujeito fazer um investimento em ativos e longo prazo maturação com quase nenhuma liquidez regulados intensivos em capital quando existe no país uma oportunidade você comprar um ativo líquido quase moeda que está pagando 12 meio por cento ao ano ou que tá pagando IPCA mais cinco e meio por cento ao ano como é cenário muda rapidamente né porque a gente foi assim em termos muito velozes da menor taxa básica de juros da história para de repente 9 a média por ano que vem completa e eu acho interessante. Cabe a você terminou de conhecido por favor por favor Vamos explorar mais isso até porque vocês dois participaram de leilões recentes né CCR cruzem Com certeza modelagem vocês não sei se é qual era a expectativa de Jesus mas mudou completamente no decorrer né Desse caminho Luís voltando um pouquinho com você você já tinha introduzido tópico da ferrovia norte-sul né a Cosan ganhou esse leilão É hoje um dos maiores grupos de infraestrutura queria saber de você o plano para malha Ferroviária do Brasil que se a gente pensar nisso a gente A Ferrovia norte-sul é uma vem desde a década de 80 a gente tá discutindo isso né Sempre Com obras inacabadas qualquer país do nosso tamanho país desenvolvido Tem quarenta por cento do modal Ferroviário o Brasil opera com 15 Então fala para gente um pouco do que vem entrou em operação da ferrovia norte-sul Quais são os planos para entrarem em operação EA interligação de todos esses terminais e eu acho que Luiz Luiz acho que você mudou seu microfone aperta aí o ícone Zinho não é não tem problema nenhum todos nós fazemos isso a nossa Mania festa por favor porque ali foi foi foi permitido né a gente fazer uma expansão que era muito importante que onde desemboca todas as ferrovias na tanto vendo centro-oeste com dúvida na área Central Então esse foi um gargalo e continua meter um programa bastante grande de obras de melhorias de duplicações para ganhar capacidade Mas já tem uma capacidade maior e o novamente agora com a conexão com a área Central que já chegou em Rio Verde né já tem um terminal e o ver operando né conseguimos fazer a ia sair para ficar sempre alimentação antes do prazo previsto no no leilão então agora subindo em direção a Itumbiara para completar o objeção em Imperatriz e a completar o restante da operação então assim a partir crucial já está pronta né Hoje os grandes armazéns para receber a carga também estão pronta e a gente continua E aí na expectativa que ela vai ser totalmente entregue dentro do prazo e trazendo todo esse volume que antes a transportado é por rodovia e ou por outras ferrovias o mais eficiência por esse modelo então é funciona muito bem é assim eu acho que a gente quando o modelo a gente sempre em conta algumas surpresas na qualidade do que tava as obras anteriores mas no final no final das contas ele conseguiu com muita perseverança e dedicação e trabalho com o outro sorte que também fazem parte desse projeto né então de armazenagem e de hoje nação de grão completar no tempo e toma transportado dentro do do previsto sim e obviamente esse ano foi o ano que a safra quebrou e aí sobra mente outro Outro fator que faz parte nessas partes é do Xisto o meu jogo leque espanhóis que estão as coisa muito importante eu acho que o investidor não tem não tem problema em assumir riscos que ele pode prever não ele pode entender novamente de uma ferrovia que depende bastante de grãos o risco climático e o risco de uma quebra de Safra existe esse é um ângulo para mexer uma quebra enorme da safra de milho no Brasil inteiro calmamente afetou os volumes nós vamos transportar nesse último trimestre do ano né mas isso é possível que não dá é para você pegar outras surpresas que você não previa como falsidades constitui aí você assusta de fato os investidores e reduz Ah tá é porque eu acho que é uma coisa fundamental de todos e entender a coisa que o brasileiro médio precisa entender é a opinião pública em geral é que eu não sou as pessoas malucas e esse processo só se viabiliza uma visão de longo prazo e se não é como como foi colocado aqui é melhor investir em títulos líquidos que você vai ter uma rentabilidade garantida no período mais curto e conferida então é fundamental a capacidade de entendimento dos riscos e não ter surpresas em projeto dessa magnitude que a série está fazendo a 40 fazendo tudo pessoal de saneamento né Acho que o leilão do Rio de Janeiro para mim foi um grande ponto de inflexão não tamanho do das oferta de o compromisso de investimento feito as foram fantásticos acho que abriu de novo uma nova Avenida que já existia no setor elétrico setor de infraestrutura Ferroviária E rodoviária telecomunicações e agora trouxe também setor Saneamento de vai aumente movimentar importantes recursos e de novo que eu falei no início das e dignidade para milhões e milhões de brasileiros que é fundamental o Marco então na esteira do que Luís disse como mudam suas perspectivas de retorno risco agora com essa mudança de cenário no Brasil principalmente no que diz respeito à taxa de juros que estávamos discutindo né na mínima histórica para uma perspectiva rápido assim muito muito rapidamente de de dois dígitos e também me fale um pouco dos planos para a Dutra e como não sei se talvez divisa dos planos do Luiz Henrique apostar em outro e modal né que é o modal Ferroviário EC que tem suas principais a tem sua principal atividade nas rodovias primeiro né Sem dúvida esse ambiente de incerteza né que afeta a estrutura ter uma e da curva de juros né como Gabriel falou Luiz falou isso traz né complexo dados adicionais na hora que a gente modela um projeto como a Dutra por exemplo que tem 15 bilhões de investimento nos primeiros oito anos de concessão e o que o Luiz falou outro ponto a gente tipicamente um projeto infraestrutura você coloca os investimentos né em transformar o ativo fixo durante dez anos você não tira um real de dividendo da concessão provavelmente durante uma década e você após essa primeira década que você vai começar a coletar fluxos de cacho né Para que no final dos 30 anos você tem uma taxa de retorno e eu já volto no ponto que você perguntou mas é muito tentador muitas vezes né para o político que não entende né o a quebra institucional né de olhar um ativo maduro Pronto né e eventualmente aquele político não participou do início da concessão ou da concessão daquele serviço público e de fato fica atentado em de alguma forma querer se apropriar daquele ativo ou mudar termos de condições que foram contratados dez anos atrás então a segurança jurídica é chave ela é condição necessária porque a gente só vai te retorno o acionista só vai receber um real depois de uma década e alguma coisa é então é por isso que segurança jurídica e institucional e Fundamental e naturalmente te visibilidade quando eu falo segurança jurídica também Econômica né você ter estabilidade Econômica para contratar para 30 anos e entender a dinâmica de taxa de juros que são projetos muito alavancados como a gente chama né você contrata tipicamente financiamentos para setenta por cento do investimento e de modo que você possa oferecer uma tarifa competitiva uma tarifa social muitas vezes e então componente de individamento também um componente fundamental na equação de retorno para o projeto Z equilibrado né e sustentável estão com isso taxa de juros tem um elemento muito grande na equação de rentabilidade A incerteza de curto prazo traz complexidades como a gente faz né naturalmente cada projeto tem a sua matriz de risco né e a gente preci fica aqueles riscos sensibilizando o conjunto de variáveis sem trabalhou com cenários né vários exatamente cenários e simulações dentre essas variáveis além das variáveis das premissas operacionais né existem as premissas financeiras né e sabendo obviamente do ciclo econômico que o Brasil está e sabendo das dificuldades estruturais né seja de conta pública seja qual for que o Brasil e existem cenários também de choque de Juro ao longo do caminho então hoje o um dado que o Gabriel falou né a curva de inflação pegar ntn-b de 30 anos ela tá no mesmo nível de dez anos atrás é como se ele tivesse voltado dez anos Enfim então é esse tipo de complexidade que a gente traz mais de novo porque o seu pior cenário é isso era um funcionário você tá errado né considerado mas desde que a gente tenha contratado né que o contrato funcione e muitas vezes o contrato do ponto de vista de receita ele remunera né Você corrige a receita a tarifa inflação se aquele contrato funcionar se tiver uma gestão de custo bastante disciplinada né E você tiver uma estrutura de Capital que faça frente a esse cenário nessas flutuações de geração de caixa operacional o projeto ele se sustenta mesmo com essa instabilidade de curva de juros mas é assim a matriz de risco bem definida né e A Gente Está confortável com as ações que a gente Tomou Gabriel quando a gente pensa nos Estados Unidos uma coisa que eu falei é no início do nosso debate né fala sobre esse pacote de infraestrutura de 1.2 milhão de dólares que foi aprovado o congresso depois de muita discussão A inclusive entre os próprios Democratas mas se sente investimento em infraestrutura em geral nos Estados Unidos e rodovias ferrovias renovação de tudo Pontes viadutos estradas compostos de recarga para carros elétricos E aí a gente olha para o Brasil e a gente vê que o setor público participa muito pouco vocês trouxeram alguns números né eu tinha aqui que era um investimento e sobrava queijo meio por cento do PIB nos últimos anos e agora mais recentemente uma taxa ainda menor de investimento PIB a gente tem um orçamento engessado tem o teto de gastos enfim que anda mesmo moralizado mas tentando segurar Ainda tentando atuar como Âncora fiscal Qual é a equação né que a gente bem dessa Liberal como se o setor privado desta conta de tudo mas a gente sabe que na verdade não é bem assim e onde é que o Estado tem que entrar com quanto ele tem que entrar para essa equação fazer sentido público e privado a gente tá no na mínima histórica desde que a GVT começou a medir o investimento que a união faz em infraestrutura se a gente tá com um volume de investimento que hoje não dá conta de repor nem a depreciação isso é culpa muito da forma não a questão conjuntural de uma atenção estrutural do país Aldeia a infraestrutura vai piorando never – infraestrutura de um ano para o outro hoje do Bonde você não consegue cobrir nem a depreciação Essa é a verdade mas eles são tema estrutural pela forma como a gente trata o orçamento público a gente trata de uma maneira igual custeio e investimento essas duas essas duas é o brigas deviam ser tratados dinâmicas distintas o custeio deve ser contido o investimento em setores de infraestrutura e se deve ganhar participação dentro do orçamento público mas aparecendo ficar fora do teto de gastos você tiver eu acho que é uma proposta demandaria mais tempo a gente discutir aqui o que eu acho que é fundamental a nossa mais objetivo mais simples é concessões e ppps são maneiras muito mais inteligentes de contratar o privado porque eu consigo um alinhamento muito melhor do Conde do resultado que eu desejo para a sociedade numa ppp uma concessão porque diferente de uma obra pública onde a gente vai fazer o ativo constitui o ativo vai entregar e vai embora quem faz constitui opera e mantém e depende da operação para ter receita mas ela pela melhor qualidade possível da prestação do serviço do ativo então a modalidade de PPP e concessão modeled muito mais eficiente para gente conseguir contratar o setor privado e vamos lembrar o nome é obra pública mas obra pública também contrato um privado para executar então é simplesmente uma questão de qual é a maneira mais inteligente de contratar o privado o que que eu entendo hoje o ponto quando estava comentando uma também a gente vive no país que muitas vezes dizia o ministro da Fazenda o passado em certo essa questão de você rever o passado é muito complicado para investimentos onde a receita que vai acontecer ou aquela relação vai acontecer no último ano talvez é no último ano você não teve aquela rentabilidade todos os anos então você precisa dar essa estabilidade um dos riscos que é muito complicado de administrar é esses investimentos costumam passar um mandato passar uma gestão o risco de recebimento é muito complexo seria muito importante que a união por exemplo pudesse pensar em estruturas de garantias para colaborar com esses projetos de PPP e concessão Talvez um dos temas mais importantes que podia fazer como é que eu consigo alavancar recursos privados que estão disponíveis para investir estão disponíveis para correr o risco da atividade o negócio mas quando você traz se risco de Será que eu vou receber e não vou receber esse é o risco complicado só que vai conseguir manter a regularidade do constitucional Esse é o risco complicado de se gerenciar Então acho que se a gente conseguisse criar estruturas onde a união consegue dar garantias para contrato de PPP e concessão ajudar porque e foi inteligente em colocar boa parte das atribuições nos entes subnacionais mas os recursos não estão conscientes subnacionais os recursos ainda tão curioso e teve uma dívida com o estado é muito diferente de você ter um título público emitido pelo thesouro Federal eu acho que é a união agir como se fosse um garantidor Eu acho que isso poderia ser uma solução que poderia alavancar muitos recursos que você retirasse da conta que essa é uma conta que não dá para ninguém colocar de risco é a possibilidade de inadimplência de um gestor Municipal ou Estadual que pode acontecer troca o governo se ele só não quero mais não pago mais isso é uma conta que não fecha isso é uma conta que não existe não existe prêmio que você vai colocar na modelagem que vai dar conta de um problema com esse Mas eu fico imaginando também Gabriel daquele daquele tipo de infraestrutura que é menos atraente para o setor privado né sei lá e se trata de sinais tem que tem coisa que o setor público vai ter que dar conta disso que eu acho que depende você contar como PP uma solução mesmo que você não tenha você demande recurso fiscal um dos projetos vão demandar recursos fiscais e Eu ainda acho que a modalidade de contratação via app é uma modalidade mais inteligente do que a obra pública pelas pelo alinhamento de interesse o grande segredo quando você contrata uma pessoa quando se contrata uma empresa é linha o interesse para o resultado me parece que você contratar uma obra pública depois que ele contratou pelo menor preço colega como é que a maneira que ele aumenta a lucratividade dele reduzindo os custos e muitas vezes comprometendo a qualidade quando o sou responsável pela operação e manutenção Quem vai ficar com a responsabilidade se por acaso acordar de foi penhorada é o próprio concessionária então nestes casos eu poderia pensar no app mais uma perder 20 anos e quantos estados tem condições de dar garantias para 20 anos Talvez eliminasse esse problema da conta de Será que eu vou receber isso conseguir alavancar Muito muitos recursos da iniciativa privada para esse tipo de projeto entendia interessante Luiz Henrique eu quero voltar um pouco ao assunto que eu acho que é cara você precisa abrir essa entrevista falando de A genética mudanças climáticas a gente vive o contexto da Copa 26 eo pior da Raízen também foi calcado nisso né nessa Bandeira nessa mensagem de Economia circular economia de Baixo Carbono eu quero saber da Cosan projetos para isso mesmo para transição energética aposta nesse mercado de biocombustíveis qual qual futuro aí que se avizinha as grandes mudanças como é que você vê isso então eu acho que vai ser falando mas Obrigado aí pelo pelo gancho posso só falar uma coisa vai terminar aqui ó prefeitura tinha placa cimentícia como presente eu acho que a gente tem na caixa deverá pensar aí eu acho que foi material tem outro ponto que é imposto sobre infraestrutura na 16 que alavancar a prestação do PIB é teu oponente que volta depois da tarifa do usuário ou no preço da água na cidade que é o imposto recolhido quando está fazendo investimento né então coisa tá comprando cimento para investir ou comprando cabos para uma transmissora teste devia ter uma reflexão o meu destino no copia no executivo e legislativo se não é muito melhor você diferir isso para receber na tarifa e ter mais competitividade o que tentar cobrar nos investimento a cabeça fosse Olha né do total do Budget de um de um projeto de infraestrutura tem um percentual grande né de impostos aí né e no fundo se você está aumentando a proporção do PIB aumetando investimento ele ele é extra orçamento estava previsto né porque ele tá ele tá entrando além do que era o teu reino em leite adicional com baixo investimento e futuro então acho que essa muita oportunidade que eu sei que é difícil é complexo dia que discutir isso mas eu acho que a gente diz travaria uma enorme capacidade de realização de projeto inclui os processos mais dificuldade como foi colocado é onde o governo tem que entrar com a participação do ppq de um lado ele bota o suporte de outro ele ele está recebendo o imposto ao hoje a gente pudesse equacionar disso mas simplesmente não esqueçam de função que pouco se tem mas em países a visão de imposto itapex é muito diferente do Brasil no Brasil taxa capex e opex na mesma maneira e esse negócio tem que ser repensado de maneira radical é voltando a se nossos planos a gente novamente é um enorme que os versos do poema né o grupo nasceu em biocombustíveis né na verdade lá trás até no na mexicana e a gente vem investindo bastante Nisso porque de novo gente aquele que o Brasil tem uma vantagem competitiva e gigante que pode te faço só potência verde aí tem muita coisa boa que aconteceu na companhia de apresentação da nova Bia né que é um programa é de mercado para incentivar a transmissão de forças para biocombustíveis na matriz de transporte do Brasil com crédito de carbono negociados todos os dias da B3 e comandados na e metas a serem a serem cumpridos né então isso é o negócio já existe no Brasil e multi país falam muito nisso e não tem e a enorme da expansão média da Matriz renovável do Brasil que já é bastante significativa mas a pode crescer muito nesse já é o óleo que seja solar né seja os biocombustíveis e biomassa nem tão de coisa que está investindo amando esse na tua pergunta investido maciçamente já tá na última geração né que é um produto onde você pega a toda o bagaço EA palha que são subprodutos do processo e usa para produzir o etanol a partir da matéria sem lógica mas esse aumento em cinquenta por cento a tua produção Outra Vez mar a plantar então se não sei e Planeta nenhum hectare esta para produzir cinquenta por cento a mais reproduz a terra rio o programa grande de expansão de novas plantas que estão todas elas já contratadas e todas elas vendidas principalmente mercado terra a outra coisa fantástica Nossa avisar o biogás é que o famoso precisar o caipira onde você usa vinhaça que é um subproduto também na produção de etanol a cada ali e produzem doses de vinhaça que a paciente a água que tá dentro da planta está em matéria orgânica dentro estamos de fato fazendo por digestão produzindo biometano que vai ser a produção de energia elétrica ou para o uso em veículos né que vão ser sobre diesel né então agora nós correr cadeiras nos tratores os nossos caminhões também ajudando a reduzir a pegada de carbono a nossa operação né e por último investimento grande nosso em geração distribuída seja nossa operação de gás criado infraestrutura para os nossos os nossos clientes fazer chantilly ou seja na operação via raiz em com partes Olá geração distribuída e outras formas então é a parte integral da nossa visão o gás é a energia de transição ele é fóssil eles ajuda bastante estabilizar o sistema como todos né que tem a variação climática do outro lado mais sombra no sol + vento vento vento mais seca menos seca tão gás essa data a estrutura tanto com gás renovável eu vi o metano no biogás ou gás natural só as nossas apostas grandes aí é para frente tanto na raiz enquanto na compra marca se quiser falar um pouquinho sobre esse tema também na CCR mas também saber de vocês enfim essa é sempre lembrada pelo investimento em rodovias mas também tem barcas mobilidade urbana aeroportos e leve a gente tem dois leilões previsto para o primeiro semestre do ano que vem os aeroportos Antes do bom Congonhas como é que vocês estão nesse posicionamento para outros ativos investimento em outros ativos vão ampliar o portfólio de vocês aeroporto por exemplo é um é um gol é um objetivo que a gente definir o nosso perímetro de atuação um plano estratégico a gente aprovou no começo desse ano aonde a gente vai investir nos modais onde a gente atua que são os modais aonde a gente construiu competências nos últimos 20 anos que a gente entende a matriz de risco com detalhe que a gente tem gente muito qualificada que a gente atrai retém desenvolve que a gente os sonhos com a cadeia de suprimento a relação com os órgãos reguladores já todo estabelecida e a gente entende que é o nosso círculo de competência e aonde a gente vai alocar capital né e criar valor para os acionistas mas para os demais stakeholders então alocar emos Capital em rodovias existe um pai Klein rodovias identificada na pós leilão de Dutra a gente tem BR 381 agora dia 20dezembro bloco do Paraná que é um são alguns blocos né com que montam quase 40 bilhões de reais de investimento em mobilidade urbana é o outro modal né a gente também venceu uma licitação esse ano com velinha 8 e 9 da CPTM hoje o nosso ativos transportam cerca de 3 milhões de passageiros dia então é um ativo grande relevante complexo relevante pro grupo e terceiro aeroportos que era um ativo era uma um negócio menor dentro do grupo CCR E que esse ano nós adquirimos 16 aeroportos 15 aeroportos na sexta rodada blocos o bloco central e o aeroporto de Pampulha e a tem a expectativa da 7ª rodada com Aeroporto Santos Dumont Congonhas e outros aeroportos e do qual a gente e avalia todas as oportunidades mas não deveremos entrar em outros modais ou nos setores nos próximos cinco anos ou até o final de 2025 aonde a gente entende ter um pai pe Line bastante robusto dentro dos modais aonde a gente entende ter diferencial competitivo mais santos do mão em Congonhas Então são a meta interessante é uma meta interessante desde que os contratos venham bem modelados mas a gente entenda obviamente os riscos que a gente vai em correr né e sabendo Todo O entorno dos contextos locais né quanto à discussão dos modelos a serem discutidos mas sim ele é são dois ativos estratégicos para gente também né pra conversar agora um pouco Luiz né a gente tava falando e muitas vezes o Brasil tem Estrada essas né de barro para escoar grãos a gente fala de uma infraestrutura de passado que a gente não precisa investir muito em ferrovias e melhorar rodovias Pontes viadutos Oi tá discutindo é simples estrutura do Futuro nessa expostos de recarga para carros elétricos como é que você ver esse esse caminho do Brasil e o Brasil se posicionando na construção dessa estrutura do futuro eu acho que é muito importante que a gente tem a a frente das principais empresas do setor como está vendo aqui pessoas que enxergam nas deficiências que o país tem oportunidade eu acho que isso que é que é o que faz as pessoas serem empreendedoras e eu acho que foi a gente olha desse ponto de vista o Brasil tem muitas oportunidades depende da gente conseguir transformar essas deficiências em oportunidades através de boas modelagens para estes projetos Eu acho que o Brasil tem tudo para liderar e ocupar uma posição de destaque nesta transição para a questão do uma Economia mais sustentável focado numa estrutura social que baseado em energia limpa menos poluente racional isso eu acho que o Brasil tem tudo para ocupar esta posição eu acho que precisa discutir um pouquinho às vezes a gente fica discutindo com essa o Fado coisas desse tipo mas eu acho que não discutir um pouquinho quem é que vai pagar por esta conta e o que que eu quero dizer com isso eu acho que hoje não tem muita clareza no estado ou no debate democrático dos subsídios em tem vários subsídios às vezes para setores que fazem pouco sentido e às vezes e tem faltam subsídio para setores que deveriam ter porque eles geram externalidades positivas para a sociedade como um todo como o setor de infraestrutura não faz sentido se retirar recursos do setor de frescura você tem que puxar recurso por esse setor que geram externalidades para a sociedade como um todo eu acho que essa é a discussão ir para o centro a gente sabe qual é o caminho a gente sabe que precisa ser feito como é que a gente vai pagar esse processo eu acho que tem que cobrar de quem faz sentido cobrar e mandar o recurso por onde faz sentido mandar essa é acho que é o ponto principal colocar em eventos como esse isso no centro do debate democrático cabe mais uma rodada de perguntas uma última a gente tem mais 15 minutinhos então eu quero né fazer uma breve rodada com cada um de vocês Luiz começando com você falando sobre as novas áreas a ficar entre estrutura nas quais a posição para atuar aqui que a gente pode esperar para o futuro próximo você falou de mineração na sua primeira resposta que que você destacaria e de novas fronteiras da Cosan e os seus nesse cenário de logística na naquela operação Ferroviária portuária e armazenagem a gente acabou de se autorizado pelo Estado de Mato Grosso extensão de Florianópolis a boca do rio verde e adiantando ainda mais a fronteira agrícola para a cargas e reduzir o custo de transação e de operação da agricultores daquela região Então esse é o nosso foco não é o foco determinar que eu falei a malha central e de concluir as melhorias estão sendo feitas muitas vezes é importante para um feito esse ano e continuar sofrendo no porto de Santos onde é importante desengargalar a gargalhar e aumentar eficiência seu tempo de rotação dos nossos vagões e locomotivas do porto vem caindo drasticamente são cair ainda mais para que ele possa fazer a viagem o futuro de Lucas do Rio Verde 10 anos no menor tempo possível né Então aí então um investimento grandes investimentos em automação nós já temos já já hoje já os três arrumo na nessa malha já tracei a com autônomos né realmente tem lá o nosso maquinista acompanhando mas tudo comandado pelo computador e definido aqui tá em velocidade redução etc de certa tudo isso buscando a redução da pegada de carbono né que eu tinha Brasil nos últimos três anos mais de quinze por cento o nosso consumo de diesel que obviamente traduz na redução da pegada de carbono não é seus investimentos principais está fazer novamente dos outros negócio né gente no fundo tem muita Logística em todos os negócios é um investimento grande que foi feito na raiz e nos últimos anos infraestrutura de distribuição de combustíveis me acostumo dezenas de terminais pelo Brasil afora principalmente na região centro-oeste norte e Nordeste onde não tem basicamente refino da Petrobras e da importante você tem textura não só para receber produtos nacionais mas é importação esse grande circo foi o concluído a gente continuar fazendo é importante de investimento para desencalhar terminais aumentar Nossa de novo sempre nossa capacidade entrada e saída de caminhão e rotação dos ativos né Acho que o grande foco aí na da CCR com Marco de todos os investidores em infraestrutura é escala mas se outra coisa importante do Brasil se entender você precisa de player que tenham o portfólio de ativos relevante até que ele consegue diluir o risco de eventos né seja eventos de queda de consumo em alguma área ou se tem outro inseto mas principalmente a escala neste âmbito que necessita de uma operação de baixo custo de muita eficiência que só consegue trazer escala por gente competente time de alta performance concentrado nesse negócio mas o nosso agora agora é a concentração no nosso vídeo de de ferrovia No que diz respeito à infraestrutura Marco você quer complementar gente tem dois minutinhos eu acho que considerações se a próxima Fronteira CCR esse de baixo que o Luís trouxe sobre escala o criou a recuperar o último ponto de uma discussão que eu não tenho que eu preferir não participar em função do tempo aqui primeiro é em relação a uma agenda estrutural né Eu acho que tem uma oportunidade muito grande desenvolvimento de fato do mercado de project finance no Brasil hoje tem muito pouco linha de financiamento correndo o risco específico do projeto tem sempre uma necessidade de um aval da Holden Então esse é um mercado que ele é muito pouco ofertado os bancos de fato ainda não tem uma escala relevante nesse mercado de project finance que é fundamental para o desenvolvimento do setor dois é pele de dentro de infraestrutura esqueci já foi aprovado no Congresso dá para ser aprovado no senado ou seja Estendeu o modelo atual que traz incentivo para pessoas físicas mas agora para Fundos né investidores institucionais é mais um instrumento de financiamento que é tão relevante para o desenvolvimento do setor e o outro PL né da nova lei de concessão para simplificar processos trazer mais transparência regular organizar né ah ah a faculdade do das autorizações regulatórias onde o privado pode ter mais presença na concessão de não na concessão mas na prestação de serviços de essenciais públicos através de investimento em infraestrutura Então essa simplificação é fundamental e o último ponto que eu queria colocar o Luiz ter a chance de falar muito da atuação em projetos né de redução da pegada de carbono eu queria chamar atenção para o oeste do RS diz nessas que a atuação social que toca no que o Gabriel falou a gente tem o privilégio EA responsabilidade de trabalhar contra estrutura e infraestrutura em função dos seus encadeamentos produtivos eles geram muitos benefícios diretos e indiretos um para cada um real um dólar que se coloca no investimento em infraestrutura sujar outros quatro seja benefício direto demais arrecadação emprego na concessão e na obra específica ou benefício indireto em função de uma ser cada ação um emprego ao longo dos Municípios lindeiros uma determinada a concessão de rodovia por exemplo você dá a possibilidade daquele município investir mais em saúde segurança e por aí vai então o impacto o benefício social de investimento em infraestrutura é um negócio que a gente se preocupa muito em mensurar e também né de colaborar com esses dentes na melhor alocação de Capital desses recursos desses novos recursos que promovam o benefício social daquelas comunidades Então essa é uma pauta muito importante para a gente do S porque a gente sabe que o nosso Impacto e relevância para aquelas comunidades é é fundamental para arrematar Gabriel você vê alguma preocupação também com a mudança de governo mudança o presente subir ao novo governo de esquerda e muda toda essa equação para investimento em infraestrutura de novo quiosque no sempre tem essas essas turbulências em momentos de eleição mas eu acho que agenda principal o ponto principal para a gente falar que é diferente de outros momentos de crise do Brasil a gente não passa por uma crise de dívida externa a gente não passa por uma limitação que possa nos amarrado o pontífice externo é hoje depende muito mais da gente depende muito mais de nós enquanto sociedade brasileira consegui se organizar para este projeto de um Brasil diferente para o Brasil do Futuro EA infraestrutura tá no centro disso a infraestrutura tá no centro disso para conseguir gerar emprego para conseguir uma Economia mais sustentável mas quando a minha mais Verde então eu espero que independente de quem seja que vai ser o presidente daqui a partir 2023 é que isso tem que estar agenda Central essa é uma questão de sociedade é uma questão de política para um país então debate comê são fundamentais que a gente colocar essa questão do centro muito obrigada Quero agradecer muito a partes o Henrique Guimarães da Cosan diretor presidente da Cosan Marco Cauduro se ou da CCR Gabriel galipo da Calypso consultoria uma delícia conversar com vocês durante a só uma hora boa sorte bom trabalho nos projetos aí de vocês é obrigada também pela companhia pela audiência a [Música] brigada namorado é bom né É E aí [Música]