Gargantas do Restonica e Hranicka Propast

Situadas na bifurcação da crista montanhosa central da Córsega, as gargantas do rio Restonica são famosas pela sua beleza e pelas flora e fauna muito ricas. A área é protegida desde 1966.

O rio percorre um caminho parcialmente escavado por ele próprio mas também moldado pelas geleiras durante a última Era do Gelo. Isso gerou uma paisagem variada e fascinante, de contornos suaves, cascatas dinâmicas, ravinas abruptas e lagoas profundas.

Há dois belos lagos glaciais – Melo e Capitello (o segundo, mais isolado). Chega-se ao primeiro após uma hora de caminhada leve. Quem preferir visitar o lago Capitello enfrentara uma caminhada mais difícil, sendo necessário escalar uma antiga morena glaciar, mas as paisagens espetaculares vistas a partir do cume e as escarpas verticais circundantes compensam largamente o esforço, para não falar da satisfação de se vencer o desafio.

Em caso de problemas, há muitas cabanas de pedra, que são simples mas podem servir de abrigo para os caminhantes. A região é muito popular durante o verão – uma homenagem à sua beleza natural.

A garganta de Hranicka

Também conhecida como Hranicka Propast, é o precipício mais profundo de toda a Europa central. É, basicamente, uma gigantesca depressão, formada na rocha calcária cárstica do Platô sobre o rio Recuva. Essa depressão começou como uma enorme gruta subterrânea criada por águas termais, ricas em dióxido de carbono e provenientes de nascentes subterrâneas, que foram dissolvendo o calcário.

Em certo momento, tanto calcário havia sido removido que o teto da gruta ficou pesado demais e caiu, criando a garganta que hoje conhecemos. As partes inferiores da garganta encontram- se agora inundadas pelas águas provenientes das fontes, que formaram um lago com 205m de profundidade, deixando livres apenas seus 69m superiores.

Seu nome vem da cidade vizinha de Hranice, que fica 4kin para oeste. As águas minerais que criaram a garganta são hoje usadas em duas termas, Teplice e Becvou, localizadas do outro lado da garganta.