esultado de uma ampla mobilização de setores da sociedade civil para garantir segurança de dados pessoais que

o shopping tão 31 o Olá pessoal boa tarde chegamos ao último momento do 6º simpósio crianças e adolescentes na internet o segundo que acontece totalmente online e é um prazer estar aqui eu já parabenizo Nick e as outras instituições organizadoras florescimento E hoje meu nome é Priscila gonsales vou coordenar aqui a o debate sobre lgpd nas escolas se aprovada em 2018 em vigor Desde o ano passado a lei geral de proteção de dados 13.709 é resultado de uma ampla mobilização de setores da sociedade civil para garantir segurança de dados pessoais que circulam em plataformas digitais empresas diversas instituições ou qualquer órgão coleta e armazena informações incluindo as escolas em imensa quantidade de dados de crianças e adolescentes coletados e armazenados pelas escolas cujo cotidiano Amém no entanto as incertezas e as dúvidas sobre implementação e mesmo efetividade da LGP de seja do ponto de vista administrativo como de práticas pedagógicas são muitas nessa o painel vamos conversar sobre isso com cinco convidadas altamente o gabarito só para esclarecer dúvidas sobre o tempo Estarão aqui comigo aqui área de ter fé advogada doutoranda e mestre em Direito Civil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro professora de Direito Civil e de direito e Tecnologia em diversas instituições faculdades e universidades do Brasil membro da comissão de proteção de dados e privacidade da OAB Rio de Janeiro está aqui comigo também a Grace Kelly Gonçalves professora pós-graduada em computação aplicada à educação pela USP e no ambiente sustentabilidade e tecnologia informação e comunicação também pela USP é bacharel em Sistemas de Informação e licenciatura em matemática é idealizadora de diversas comunidades educativas de práticas sobre educação com tecnologias online o tome também advogada especialista em privacidade e proteção de dados pessoais direito digital o cúmplice e contratos é empreendedor em Itatiba para educação e cidadania digital sócia-fundadora da kr advogados e também exposta a fundadora da consulta da Consultoria causo educação digital para crianças e adolescentes a Marina Meira também advogada coordenadora Geral de projetos da associação da praia nesse Brasil de pesquisa advogada já tinha falado de lugar é pós-graduado em Direito advogados vezes aqui ó direito pós-graduado em direito digital pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro tem uma trajetória no terceiro setor trabalhando com a de boxe direitos digitais e organizações como a Anna ideia e a Maria Melo que a mãe jornalista mestre em políticas de comunicação pela Universidade de Brasília coordenadora do programa as criança e consumo do Instituto Alana integrante do Olá tudo intervozes coletivo Brasil de Comunicação Social Então vamos lá eu queria começar pessoal com a primeira pergunta para vocês vou pedir que cada uma tem um tempo de comentário nessa pergunta depois faremos uma segunda o momento de perguntas passamos para o público que tá aí participando sério e a gente volta para os cursos para as considerações finais e fechamento nesse nosso evento aqui então vamos lá a primeira pergunta que cabe para todas vocês e traz um olhar os vídeos o olhar de comunicação olhar educativo e todos ao mesmo tempo parece que cada uma vai trazer o olhar bem amplo para a gente entender melhor como que eles depender tem que chegar nas escolas é pente sem implementada é o seguinte porque o Brasil agora tem uma lei geral de proteção de dados e como essa normativa se conecta com o tema e são para a cidadania digital eu vou pedir para Tiara começar Se ela contar um pouco para gente do histórico mesmo da mg-pb como ela surgiu ela foi inspirada em dinheiro se a ngp tem uma agência nacional como é que é Kiara bem-vinda vai falar de Priscila tudo bem É um prazer enorme fazer parte desse painel com cinco mulheres incríveis cinco especialistas o evento em si é um exemplo muito importante para proteção de crianças e adolescentes estão desde já queria registrar minha alegria em fazer parte dessa conversa com vocês a lei geral de proteção de dados é uma lei que vem trazer direito direitos a crianças adolescentes e adultos é uma lei que reconhecendo as diversas assimetrias existentes na sociedade oferece então instrumento a proteção e controle a pessoa é uma lei que vai ter uma lógica preventiva ela Visa evitar o dano evitar incidentes de segurança a um cuidado a gente verifica lendo elas defendendo com a proteção das pessoas com privacy by design é um cuidado entre a lógica de proteção de dados seja pensada desde a concepção de qualquer produto de qualquer serviço é uma lei que dialoga muito com regulamento europeu de proteção de dados a nossa energia perder reconhece que a um cenário intenso de monetização de dados pessoais a um cenário intenso de interferência em uso de Inteligência Artificial nos fluxos de dados É um cenário em que o Big Data é cada vez mais e mais utilizados o rastro de o adolescente começa muito cedo eu costumo dizer que o próprio nascituro que nem personalidade jurídica tem pela nossa lei já tem nos seus dados pessoais sendo coletados desde a concepção os sujeitos as pessoas já vêm tendo seus dados coletados por meio de aplicativos por meio de material compartilhado pelos próprios pais a lgpd tem uma estrutura muito interessante traz princípios para o tratamento de dados direitos aos titulares e deveres e responsabilidades aos agentes é uma lei que sem dúvidas é modificar profundamente o nosso cenário é uma lei que se aplica a uma série de relações inclusive aos ambientes de ensino que hoje não são mais as escolas tradicionais as escolas não vende pense nesse momento de pandemia ao uso intenso de ferr e digitais para o ensino a uso intenso de plataformas online tudo esse ambiente educativo ele tem que estar de acordo com a lei geral de proteção de dados o que temos titulares de dados que são crianças e adolescentes a LG perder vai ter um artigo específico para trabalhar dados pessoais de crianças e adolescentes é o artigo 14 que é um artigo muito interessante é um artigo que dialoga tanto com regulamento europeu quanto com Copa que é uma legislação norte-americana seus proteção de crianças e adolescentes online porém o nosso fio 14 tem alguns pontos que precisamos debater com bastante cuidar logo no seu carro ele garante que tudo tratamento de dados de crianças e de adolescentes deverá ser Olá seguindo o melhor interesse o melhor interesse é um princípio internacionalmente já conhecido é um princípio protegido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e dialoga diretamente com o artigo 227 da Constituição Federal o melhor interesse sempre será da Criança e do Adolescente certo eu sempre vou olhar a relação em concreto o sujeito em concreto reconhecendo as individualidades aquele sujeito às suas capacidades o seu momento de desenvolvimento dando importância a sua fala isso é muito importante quando eu tô falando de uma criança ou de um adolescente eu não posso me basear meramente um critério etário eu tenho que verificar em concreto sempre dando importância às suas vontades as suas o Mãe cadê os pais a escola EA sociedade exercer uma proteção Ampla a esses dentes é muito importante que os pais passam uma mediação e um controle parental adequado para tanto conferir espaços de liberdade da e sujeitos quanto protegê-los riscos e danos que se verifica no ambiente virtual voltando a nossa Artigo 14 nos parágrafos do Artigo 14 Encontramos uma série de questões eu trabalho muito esse artigo em projeto de adequação em aula sobre o tema e a grande Pergunta que todos fazem é a seguinte tiara quais Bases legais eu posso aplicar para tratar dados de crianças e adolescentes me parece que a pergunta e pode ser reduzido em certa medida qual seria a pergunta qual base legal eu posso aplicar o quais Bases legais eu posso ficar para tratar dados de criança me parece que a elas dependem seus parágrafos trouxe algumas restrições Acerca das Bases legais aplicáveis especialmente para crianças e esse é um ponto muito importante um ponto de diálogo eles tem vários entendimentos sobre isso seria possível estender o rolo de base ou sem interpretação deveria ser mais restrita Porque conforme o melhor interesse e seguindo a proteção integral a tutela sempre vai se dá o ponto é quais bases eu posso aplicar essa extenção até onde pode ocorrer e outro ponto muito importante quando trabalhamos a proteção de dados de crianças e adolescente é a o relatório de impacto que é muito importante é uma boa prática assim sem alçada nas relações que envolvem fluxos de dados de crianças e adolescentes o relatório de impacto é uma ferramenta Fundamental e tem que se dar previamente ser a esse tratamento é um documento então onde a gente vai analisar quais dados são tratados Quais são as ferramentas Quais são as salvaguardas que tem que ser implementadas é um ponto que realmente chama muita atenção e tenho certeza que a autoridade Nacional de Proteção de dados já mencionada pela Priscila que é uma instituição administrativa que trabalha a interpretação e verifica se lgpd estação da aplicada adequadamente tenho certeza que autoridade em breve vai publicar documentos sobre o relatório de impacto porque a sua competência legal e espera inclusive que a autoridade futuramente Olá seguindo as autoridades do Reino Unido da Irlanda da França tão bem público de um guia sobre proteção de dados de crianças e adolescentes a gente verifica no cenário internacional várias autoridades de proteção de dados já publicando gardeline sobre a temática porque proteger esse sujeito é proteger o adulto em 10 15 anos o rasto digital começa muito cedo a criação de perfil vencendo iniciada no dizer são toda a proteção é muito importante recentemente na relação aos um livro inclusive apreciar é uma das autoras é publicou um artigo excelente na nossa obra publicamos um livro que se chama privacidade e proteção de dados de crianças e adolescentes é um livro de acesso aberto processo gratuito e eu fico muito feliz que a coordenada sua obra junto com algumas Colegas por dinheiro muito e é sempre importante a arma na conscientização das pessoas sobre a importância do tema da importância também de elaborarmos materiais de apoio para escolas para Famílias para a sociedade sensibilizar as pessoas sobre a importância da proteção de dados de crianças e adolescentes é fundamental à educação digital é muito importante e para isso tem que ser ferramentas com seminário como esse muito importante para concientizar as famílias os responsáveis as escolas adotar uma linguagem acessível uma linguagem que incentive a leitura também é fundamental a abordar diretamente crianças e adolescentes inserir nos currículos escolares essas questões são também pontos que chamam muito a minha atenção e nesse sentido a finaliza minha fala porque a mais quatro mulheres incríveis na contribuírem hoje eu quero muito escutar lá e fico à disposição para continuar o trabalho tá ligada Kiara daqui a pouco eu vou passar você passa aqui o link do livro que já tem gente perguntando aqui no Sesc também sinto uma honra poder colaborar com esse livro primeiro livro aí falando de proteção de dados de crianças adolescentes e pegando o seu gancho aí dessa importância que a escola a educação do como todo precisa olhar para essas normativas que fazem parte da nossa cidadania né Essa cidadania cada vez mais digital mas o que significa a escola pensaram uma cidadania digital se não considerar a blá nativas as legislações que a gente tem hoje eu chamo agora a Marina Meira e também vem contar para gente sobre esse tema falando falando sobre a importância das famílias e educadores entenderem isso e ela também vai falar de um dia né A Marina pode vir aqui é bem-vinda lá Obrigada Priscila boa tarde a todas e todos que estão aí nos ouvindo eu agradeço também Nick e as outras organizações que organizaram e simpósio que é muito importante enfim eh acho que pegando o gato da gente aqui do tá cara disse né Realmente a ele de prever tem um artigo específico para falar sobre proteção de dados de crianças e adolescentes é muito importante esse artigo ele chega num cenário de uso cada vez mais amplo da internet por crianças e adolescentes cada vez mais filho então a pesquisa Tic Kids online que já foi citada várias vezes aqui hoje né É lá enfim indica em 2019 que oitenta e nove porcento das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos usam internet existe uma pesquisa também foi lançada no ano passado da no mês passado desculpa na mobile timer que ela indica alguns o smartphone ela coloca aqui doze por cento das Crianças entre 0 e 3 anos já possuem seu próprio Smartphone e 44 não tem Smartphone mas visão dos seus pais aqui a gente está falando de 03 anos de idade essa pesquisa ainda traz outros dados mas coloca por exemplo e 37 por cento das Crianças entre 10 e 12 anos passa hoje pelo menos quatro horas ou mais por dia no Smartphone então no contexto atual de uma economia movida acordados e a gente vai elaborar um pouco mais sobre isso mais adiante no painel isso por si só o uso da internet por crianças e adolescentes ele é um motivo suficiente e muito importante para que todo mundo conheça sobre a LDB sobre a lei geral de proteção de dados e que ela seja objeto de discussões nas escolas e aqui essas discussões elas são mais do que só pensar privacidade no que a gente fala o que vai interpessoal da privacidade então é mais do que a gente só falar para as crianças e adolescentes Tchau você não pode colocar informações pessoais da sua vida íntima na internet ela também é mais um pouquinho ela trata as vezes de alguns temas tão indivisíveis tão como uso de dados e metadados pode ser usado para fins de modulação comportamental e hoje em dia para fingir coração comercial eu sei que a Maria que tá aqui vai falar um pouco mais especificamente sobre esse tema e isso é cada vez mais importante hoje a partir do momento em que as tecnologias então cada vez mais um dia a dia das escolas né então como a Chiara mencionou na chegada da pandemia inseriu as plataformas digitais de forma premenda ir gente no dia-a-dia das escolas a própria pesquisa da Tic e educação de 2020 ela coloca aqui antes da pandemia 21 por cento das escolas é do Brasil ofereciam atividade mediada por tecnologia para ensino a distância e com essa gata da academia há 58 por cento das escolas passaram a usar plataformas virtuais e recursos educacionais como o Google sala de aula é e aqui a gente sabe vale dizer que teve com a chegada da pandemia um movimento importante de grandes empresas de tecnologias as Big Tex pessoalmente o Google indo atrás de escolas e às vezes das secretarias de educação estaduais e municipais para oferecer Teoricamente gratuitamente o seu serviços mas é se esse ingresso né das tecnologias no dia a dia das escolas ele ele vem antes da pandemia e vem acho que ainda não posso dizer infelizmente posta anemia mas agora nesse retorno gradual ao ensino presencial né então a gestão de cadastros das escolas ela tem sido cada vez mais feitas de forma digital a gente tem visto também algo que é bastante preocupante aqui na minha visão que é uso de Tecnologia de reconhecimento facial nas escolas tem uma notícia bass o link sobre a implementação dessas tecnologias na rede Municipal de Goiânia por exemplo E por quê que é importante que a escolha dessas tecnologias e vão entrar no dia-a-dia das escolas ela venha acompanhada do lugar de conhecimento de debate sobre os potenciais riscos dessas tecnologias a Senhor Jesus não sempre significam inovação a gente precisa entender tudo que elas implicam ainda em termos de consequências e tudo que elas vão significar em termos de consequências para as crianças e adolescente também que desde o começo da vida às vezes desde antes de nascerem já estão sendo colocadas em contato com tecnologias e com a internet é essa adoção e refletida de tecnologias no dia a dia das escolas Primeiro ela precisa ser ela não pode acontecer por uma questão até de responsabilização jurídica ela pode trazer seus sonhos a escola mas mais do que isso porque ela pode ser uma série de impactos nos direitos especialmente dos Estudantes é via de regra na crianças e adolescentes estão em fase de desenvolvimento que merecem aí uma prioridade absoluta na proteção dos seus direitos pela própria constituição federal do Brasil um esses impactos de uma doação e refletida das tecnologias eles são diversas como a gente não tem muito tempo aqui eu vou ressaltar dois o primeiro a questão da segurança então uma má gestão de dados de crianças e adolescentes aqui eu vou citar só do ambiente escolar mesmo para a gente se manter é o tema Mas serve de uma forma mais Ampla imagina que não existe uma ingestão suficiente em termos segurança da informação por exemplo dos cadastros de crianças e adolescentes de estudante de um modo geral pode acontecer vazamentos E essas informações podem parar na mão de pessoas mal intencionadas e o acesso a dados com o endereço é a foto de criança e de adolescente esses dados podem potencialmente colocar as crianças e adolescentes em situações de perigo tanto no mundo online como no mundo físico e aqui perguntam bem uma questão que é essencial a gente passar discutir mais é que eu potencial discriminatório do uso de tecnologias e do uso de dados e metadados então a tecnologia de reconhecimento facial por exemplo também adicionei que a gente tem uma série de pesquisas que denotam os vi Essas tecnologias tem ele tem uma série de registros sobre como Essas tecnologias identificam erroneamente pessoas negras especialmente mulheres negras em taxas consideráveis e também existe uma pesquisa sobre o uso dessas tecnologias em escolas que indica por exemplo e cabos de vassoura já foram confundidos com armas essa pesquisa inclusive uma pesquisa dos Estados Unidos e lá e sistemas muitas vezes e com Alex a polícia Então se uma arma detectada nas escolas vão um devido a face dele é reconhecido como uma pessoa que está na lista de observação é policial é a polícia acionada e aqui então além de uma questão de discriminação quando eu falo por exemplo do viés social é discriminatório dessas tecnologias existe uma questão que é o quanto que a gente quer também atrela o ambiente escolar ao vigilantismo é acelerar esse fluxo da escola para prisão para relações polícia e essa dimensão é eliminatória ela também já and algumas formas que a gente ainda não consegue dimensionar Então imagina que os dados sobre a gestão escolar acabam parando na mão e uma grande empresa de tecnologia muitas vezes até sempre os estudantes pais as mães saibam é esse dado vão parar na mão de uma empresa de RH e quando essa criança ela já é adulta no futuro por conta da cidade estarem lá o algoritmo o algoritmo vai tomar uma decisão automatizada e vai deixar de dar uma oportunidade de emprego para um adulto porque quando ele era criança ele pegou recuperação de alguma matéria enfim essa é uma questão é o que pode acontecer e é algo que a gente precisa passar discutir então conversar sobre esses temas a gente entender melhor os princípios de proteção de dados a eles defender fazer discussões sobre esse nas escolas é essencial a gente precisa entender essas dimensões da lei de dobramentos as os efeitos em Direito especialmente das crianças e adolescentes que que o mau uso de dados pode ter mais é claro que mentira deixar registrado que discutir isso nas escolas com a comunidade escolar não vem sozinho né a gente precisa entender que existe uma assimetria informacional hoje em grande parte são as grandes empresas de tecnologia que as regras do jogo e dominam aí mercado de plataformas digitais para educação inclusive é em grande parte à as regras do jogo definidas por essas empresas são injustas mas a gente precisa conversar cada vez mais sobre isso é até para que as crianças e adolescentes possam ser protagonistas é de reivindicações por mudanças nesse modelo de negócio nesse monopólio aí do mercado digital possam fazer 20 ações perante autoridades perante as próprias empresas enfim de qualquer forma né Sempre colocar o estado da responsabilidade existem também algumas ações escolas e famílias podem fazer nessa reflexão sobre o uso de tecnologias que além dessa concentração Então existe a possibilidade de opção com recurso de educação aberta recursos que utilizam o software livre Então tem códigos que podem ser auditado de forma que é existe uma o maior da proteção à privacidade à proteção de dados no uso enfim a gente fala mais sobre todos os sistemas que Eu mencionei aqui e alguns outros a gente conta mais que o recurso de educação aberta no dia que a Priscila me ensinou que alguém a escola digital e vai mandar no chat o link eu fui uma das autoras a Priscila também foi é enfim eu vou encerrar minha fala aqui para não passar do tempo e também fica à disposição para gente gravar obrigada bom obrigada Marina Eu sou suspeita para falar desse dia esse dia é muito bacana a gente fez com muito carinho e também tá disponível aí para vocês para baixar e para acessarem online vale muito a pena e o chama agora a Carolaine Carolaine eu queria muito que você Contasse para gente algo além de do que as duas advogadas queridas anteriores falaram como que é ele defender por isso também se aplica nas relações institucionais da escola como que isso acontece Bem vindo a Carolaine ligada Priscila tudo bem Oi boa tarde a todos e todas este tudo é você ganha muito Agradecer o convite para participar desse evento que eu considero essencial para você uma sociedade e que acompanha e Participa de algum tempo. Orgulho e admiração que acontece pela coloca celular de alisadora que aquele Angelina permite é Travessa gostoso fazer parte da organização do jurídico é que tipo de comunicação eventos e demais sucesso estão envolvidas nesta com grandes apoiadores não fala sobre operação de dados pessoais de crianças adolescentes no ambiente escolar envolve muitos temas espero não passar aqui no meu tempo eu sou mestre nisso então eu tô preparada para tomar uma branquinha aqui mas tentar excesso sim mas são está falando desse tema igual muitas preocupações temas anseios e expectativas Como por exemplo o tipo de dados que estão conectadas quando o aluno matriculado na escola na parte primeiro momento e vai procura a escola ali para matricular seu filho a gente saudades posição da imagem a forma que ela resposta não é igual a luta da Luna e até dos profissionais da área de ensino da segurança da informação e de informações sensíveis lá no que diz respeito em especial a saúde religião por renda familiar lampada ali dor muscular na época das relações entre alunos Pais e Filhos comportamentos que podem fazer parte do ambiente escolar e que incide em relatos de profissionais quanto à orientação sexual de uma luz a vida da criança adolescente acontece é uma grande maioria no ambiente escolar é por bem Nacional a marina que são históricos com é muito importante na maioria das vezes história que ele é formalizado por um sistema de avaliação que é considerado falho hoje em dia e a caixa mas ainda assim considera que uma criança adolescente é mais ou menos inteligente isso vai impactar um futuro a gente ainda tem preocupação com dados que são compartilhados com terceiros o colar as empresas de segurança né que muitas escolas estão implantando estão coletando da biometria facial de alunos e alunas Sem contar os dados pessoais dos próprios educadores dos profissionais da educação e quando a gente fala da minha descolar a gente fala das crianças dos Adolescentes mas a gente também preciso lembrar dos profissionais da Educação de um modo geral e também se tem relatado de crises com relação às receitas comportamento de cada um dos alunos agora em especial nesse momento escondem o que a gente vida é possível a gente não ensinar é uma das maiores questões mais preocupantes não descolar das pessoais em sessão de ambientes virtuais de aprendizagem de diversas maneiras pelos mais diversos softwares aplicativos a disponibilização de dispositivos tecnológicos em algumas escolas sem a devida adequação a gente perder né Chama preventiva EA concentração de profissionais alunos e também os assuntos mais polêmicos que ela abriu a abertura de câmeras com dentro do ambiente escolar né nas aulas eu fiquei sentindo da minha sala aqui nesse painel de servir Palmeira já sabe eu sou foca na casa de cuidado a gente faz diversas portas de elevação da algumas instituições de ensino e quando eu participo de eventos assim ferramenta dou dicas né pra gente tá em cima só dá para entender o chama atenção nas preocupações precisam ser lembradas e relembrar todos os dias depois eu não deixa de fazer isso mas a pena produção mas eu quero colocar o só com a minha sala um apelo para os responsáveis das instituições de ensino não é então quem tá assistindo e profissionais da área Porque infelizmente nós ainda estamos momento de mostrar para as pessoas a importância dessa área perder ela está indo guardar em setembro no passar e as pessoas ainda não estão só depois não tô vendo não sabem do que a gente está falando nesse momento ele é crucial a gente precisa parar um curso de a ver com é de perder para não serem no tablet porque é um discurso vazio novamente nada possibilidade de receber uma função administrativa cumulada com ação judicial né ou seja tem uma multa aplicada pela impedir né como Aquela mencionou também ser processado poder judiciário por conta de uma simples uma grave situação entender é a obra conta destaca que tem que ser levado em consideração você pode quebrar o Tabu de uma escola por exemplo ela pode deixar de existir mas não é esse o foco nem o ponto principal da LG a gente dá esse tac personalidade para que as pessoas compram a gente poder mas o melhor do que os profissionais da área para saber em que punição concessionária dupla e quando a sandália defender a gente sabe que a gente está falando de uma mudança drástica de cultura e precisa ser implementada e decorrência de danos irreversíveis invisíveis que podem afectar a vida a curto ou a longo prazo de todos cidadãos mas em especial de crianças adolescentes e educadores quando a gente tá falando e nem precisa dizer da de questões e o ambiente tecnológico dentro academia trouxe né ele pode frequência já vendi o tem coisas por telefone foi dito isso é Mc é para ontem o plano de adequação da inscrição entender que é uma consultora externa seja com pessoas capacitadas dentro mesmo da própria instituição mas esse nas lojas de perder a gente não fala apenas de uma lei de mais uma lei que deve ser correr está falando de vidas e uma casa da estrada uma das pessoas que passam por determinada a gente tá dizendo vai tomar seja falado positiva ou negativa isso vai depender da forma que tá escutando de ensino tratou os dados pessoais eu tenho uma extrema admiração e respeito pelos profissionais da educação porque eu realmente acredito que estão ali a base fortalecedora e inspiradora Olá pessoal de cada um dos seres humanos assim como também são peças fundamentais para o desenvolvimento da sociedade no fundo era poder ela existe para conceber com tudo isso para que crianças adolescentes e adultos possa se desenvolver chama livre e protegidos independentemente dos milhões de conflitos de interesses existentes no mundo eles existem a todo mundo é então assim Acho que não está preocupada em fazer um plano de adequação era definida forma correta e possibilidade ou que ainda não pintou esse assunto os atrasado sim basicamente está dizendo a seus clientes e para toda a sociedade ela não tá nem aí para a missão principal que contribui para desenvolvimento de um ser humano algum do Chaves e mais deitado com relação aos prejuízos e riscos ocasionados pela falta de adequação da Justiça regionais de entender é tão bem ou muito lógica marido é nem sempre os prejuízos riscos no vício louco né se depender ela tem que ser aplicado em todas as inscrições São preventiva não tem que esperar algo acontecer não vou nem consideração o número de alunos os avanços tecnológicos que a gente sabe que a educação Aqui no Brasil tem quantos muitos pecados são as vezes nem a gente tá falando e ela é moda dentro do ambiente tecnológico a gente precisa levar em consideração não tenho nada o pessoal tratado com a melhor das intenções eu acho que são de ensino como por exemplo o proprietário o melhor método de aprendizagem do aluno ou garantir a segurança física velho por exemplo at as atividades não seja adequada a dica de uma preventiva é aplicação fundamentos princípios e disposições e cidadania pode ser utilizado de uma maneira totalmente inadequada meses ou até anos depois em um cenário totalmente diverso que dor muscular né A Marina Deu vários desenhos então por exemplo a exclusão de uma vaga de emprego lá quando ele ajudou na formação consciente da opinião né a prática e se redes sociais né então é uma criança em uma do combustível é certa nessa aqui é cada dia em questão de ensino paciência de quatro fazendo aqui falta só três sem saber qual é a energia que deu ela está prejudicando seus alunos alunos e profissionais não dá para deixar para depois precisa ser mudado agora é muito grave a falta de educação de todas as escolas arrepender e essa lei eu gosto daquela não foi criado o dia para mim aquela mencionou um pouquinho mais um texto dela ela foi desenvolvida durante anos por muitos especialistas também vou conseguir só de toda essa cidade é inclusive na sala da gente é o seu pedido pessoal compartilhar falou compartilhar das pessoas terem acesso a uma maratona que a gente está promovendo totalmente gratuito né para profissionais e educadores está em cima da resposta Nosso Senhor dos Passos dentro e não precisa explicar japonês porque eu não tenho como conseguir todas as pessoas ensinam não era em cima trabalha também com isso mas eu não consigo atender a todos e eu sei da importância de todas as escolas tá aí a depois elas precisam ser assim como também eu acho que é uma das áreas mais preocupantes quando está falando a elevação elas não perder porque implica na vida de seres que estão em desenvolvimento e ela precisa ser feito impróprio dessa cultura de privacidade ações das pessoas nós estamos ruim para a gente não pode mais ficar com ele traz desculpas independentemente das dificuldades obra que segundo as faculdades da gente precisa encará-las aceitá-las porque a sociedade é essa em prejuízo Simples assim é uma segunda para esse dia aqui é para profissionais especialistas em que levar a cidade das principais e o PEP o seguinte a gente precisa falar bolha urgente é a gente sempre se montei ele dentro da nossa bolha se você for ele atravessa a escola na rua nós vai ali na esquina assim eu não sabe a pele delas o que você queria mais né então assim é muito grave deixa no ponto ainda concentração é muito forte as pessoas estão aqui nesse painel com pessoas que mulheres incríveis né que são as réguas de inspiração na promoção dessa nova cultura a gente porque ela ainda não exercerem suas profissões elas promovem também conteúdos para fomentar esse debate precisa ser afirmado todos os dias por isso é a solução mais da área eu peço aqueles que não lembro né já que eu tirar uma quantidade a gente precisa falar do tema com os filhos com os primos com sobrinhos a gente está na mesa de baixo precisa falsa eu tenho aqui de volta essa cidade não adianta deixar você não apenas aqui dentro da bolha agora que as pessoas que não têm habilidade ela está estudando aqui nesse evento sempre petismo não é pesquisa o token conversa com outras pessoas vamos popularizar o termo a gente precisa falar com a sociedade com o tema fora dos limites é muito importante não tem uma para divulgar a última para toda a sociedade é bem pertinho é para não estender muito mais claro que eu preciso deixar aqui algumas pequenas e Breves dicas para ser mais né que estão ali na área da Educação que estão participando do plano de adequação da prescrição a receber então sempre lembrar eu te dar alguns pontos aqui porque as pessoas com perdidas arrepender a lei principiológica não tem resposta para tudo ali naquele perder é um ponto ali só dentro da disse bastante pessoas as pessoas têm que entender muitos outros contextos para fazer plano de educação a música deixar o resto de fato Eu sempre gosto de lembrar é primeiro e consentimento não é a única base legal ser utilizada era muito bem nem sempre Inclusive a melhor indicada com exceção de respeita a dados específicos de crianças sempre tem um ponto né de pera com relação a isso assim como também é importante lembrar que dar ciência juntamente as pessoal ficam pai que o mago é diferente de ter o consentimento um sentimento de requisitos específicos legal Boa tarde frente o sentimento de dar simples assim como também as inscrições elas são responsáveis que chama solidária por toda a contratação de software aplicativo não presta tô mais famoso do mundo a tem que ver a questão é responsável por isso tem que dar uma olhada dá uma analisada a base para gente ir para dentro da escola Outro ponto aqui a concentração é fundamental Não adianta completar o solo é mais caro nem profissional mais caro sem se preocupar com a concentração de todos os profissionais alunos e alunas com relação ao temas privacidade e proteção de dados pessoais que a maior falha o ração esse tema é a falha humana é a falta de concentração Não dá para ser feliz tem que realmente trabalhar na tecla minuciosamente é chato é difícil eu como profissional eu sou todos os dias sempre a mesma coisa mas não não vai mudar não adianta né eu tava trabalhando para inglês ver outro. Também atenção assinar documentos nativos sem finalizar o que está escrito um documento com relação a esse tema outra coisa a residências na que colocam em risco de leite fundamentais em qual cuidado direitos fundamentais eles estão limpas ser respeitados se você for marcar é para o melhor método de aprendizagem cuidado a gente militar um cálice pessoa tá aí é uma coisa É sim nessa presente formatura outra coisa que se faz é outra privacidade é o então pontos que conversam adequação da de teria mas não podem se confundir importante saber disso que não planta de passar muitas pessoas coco e aí deixa um controle Faro assim também não tem receita de bolo para fazer o que eu sempre gosto de ti tá da planta de equação tem suas particularidades é mesmo que uma inscrição seja da mesma área da escola recebe os pais de uma forma trata-se de uma forma diferente era Prontinho né a gente precisa ser adequado a gente poder das pessoas estão maneiro p*** o trabalho não precisa realizada minuciosa né porque não é seu solto Deixa as costas alunos ela a maneira mais aqui em [Música] nada mas tem muito assunto Carol é muito assunto e é tudo muito interessante você traz um tema você na verdade você com válida o que que era aí Marina pontuario em relação essa cultura de proteção de dados em que não é só um contrato uma cláusula que a escola vai lá e acrescenta na matrícula não é isso precisa fomentar uma cultura e o chama agora a Grace e pode contar para gente uma experiência do desafio de fomentar uma cultura de proteção de dados numa escola Grace com você bem-vinda obrigada Priscila boa tarde pessoal muito obrigado pelo convite meu nome em nome do colégio Miguel de Cervantes E também o nome da comunidade terei parte né é uma grande honra a possibilidade de falar um pouco do trabalho que nós fazemos e fizemos durante a pandemia a fim de ajudar outros colegas e melhorar o nosso trabalho nas escolas ainda mais em uma mesa tão poderosa como esta que fica até pensando que me resta falar porque foi muito precisa fala de vocês e sobre ele dependendo inclusive que é um tema tão urgente na necessário e que certamente evita diversas situações como vocês estarão de risco ressalta ponto de atenção para o direito das crianças os adolescentes e estudantes em geral e também com as famílias né evita diversas situações no decorrer do período do ano letivo e ainda mais porque nós tivemos na que virar a chave e tu fala essa grande onda aí de adequações migrando presencial para o formato remoto em que os alunos os professores eles permaneceram muito tempo na frente do computador a rotina deles Teve que mudar e como nunca os na tecnologia não só o quanto apoiou demais a educação na verdade nossa rotina toda mudou Maicon como Nossa comunicação pelas redes aumentaram nosso consumo enfim tua mãe tua inclusive nosso aprendizado acho importante a gente dizer também de tudo que a gente aprendeu em contato com a tecnologia durante a pandemia não é importante dizer o quanto os professores desenvolverão suas habilidades os alunos também navegar na internet inclusive Nós aprendemos mais a perceber e evitar na discurso de ódio notícia falsa é um grande aprendizado segue sendo na verdade né e com casos positivos e outros até vão dizer assim não muito porque algumas aulas deram certo outras não algumas aulas ainda que precisarão ser interrompidas pelo mau uso ou até mesmo pensando no pior dos cenários aquele que aquele em que as pessoas querem fazer um para tirar da da instituição acessados indevidamente o espaço para ofender interromper por alguma informação que vazou hã é de aula e deixou de estar no ambiente virtual de aprendizagem é o espaço mais seguro onde os professores organizam todo conteúdo em foram inúmeros cenários pomadas de decisões e com certeza nós iremos muito né então eu gostaria de dividir aqui hoje com vocês a experiência positiva que nós tivemos principalmente esse mouse olharmos do ponto de vista da pandemia é e também de agora do ponto de vista da empatia e tolerância respeito com a diferença que cada vez mais mas temos que treinar devemos ter na e assim que nós migramos para o ensino remoto nós percebemos alguns gaps algumas alguns pontos ali a melhorar E aí falando com outros colegas com outros colégios também das comunidades que nós participamos nós percebemos a necessidade de alinhar o tema de agir lgpd na rotina do ensino remoto principalmente a Max e Ju a cidade feita em parque nesse nós buscamos uma formação mais sólida sobre o uso da LGP de inclusive com algumas pessoas que estão que compõem a mesa aqui nós tivemos um suporte inenarrável e aqui no colégio Miguel de Cervantes na nossa sala enorme com os dados dos alunos dos familiares dos funcionários em geral tudo é inclusive que a Caroline falou dos dados que circulam pela escola pela secretaria e com a grande ajuda dela de vocês os profissionais todos bonique da FGV que são super acessíveis acho que vale a pena a gente dizer o quanto é importante compacto essa parceria porque graças a toda essa união nós conseguimos fazer alguns encontros de Formação é com todos da comunidade partes E aí nós conseguimos discutir alguns pontos que eram emergenciais era importante da Lei serem tratado ponto de destaque que nós precisávamos ter mais atenção fala sobre direitos humanos digitais e também sobre lgpd até aproveitar que o espaço para agradecer o Guilherme Carol aquela Stephanie também falou pela manhã e certamente nos ajudou muito muito mesmo durante todo esse processo para migrar para o remoto E agora voltando né Por presencial então breve para o proibido que é um formato Que Nós já tínhamos antes e isso ajuda muito para tomar as nossas decisões mas como por exemplo as dicas que elas nos deram na elaboração de tutoriais na revisão de contrato com as empresas parceiras que foi falar com você comentar as falas com as famílias e até mesmo algumas configurações mais técnicas assim vamos dizer no sistema para transmissão das lives e eles só explicando rapidamente para quem ainda não conhece o quarto essa que eu comentei há pouco nós somos uma comunidade cheia de mestre especialistas férias em P e t i e atua exclusivamente em colégios ali na na linha de frente mesmo bem é de aula com os professores com as orientadoras com os estudantes e que nos Bastidores defendem entendem também a necessidade do trabalho nível entre todas as equipes tanto do ter quanto de UTI e essa união ela é tão importante que eu posso dizer inclusive que ela pode ser vista como uma boa prática aproveitando aqui né para falar como como uma boa prática para as outras escolas que ainda tem um como isso com um ponto de atenção pois são elas que escolhem os problemas né somos somos nós ali na linha de frente que escolhemos quais equipamentos que nós vamos comprar se ele é segurou não quase plataforma nós iremos utilizar como com as aulas e quanto menos ruído tiver entre as equipes eu acho que mais Sudeste nós teremos E aí pensando em Além de perder a em alguns casos são essas equipes também que acessam os dados em serviços usuários que também orientam as famílias sobre as boas práticas no uso correto eu falo bastante com aquele sobre isso na mensagem que nós precisamos ao trabalho diário na mensagem de passar dicas de uso correto na blusa dentes e para família estarem ali de apoio lá esse ano nós trabalhamos muito pontos como para tentar incorporar né no Dia a Dia ali classificação do site qualidade escolhi esse aqui no colégio loja fazemos mas que em casa lá em cima remoto é o tradicional controle parental e precisa ser levado a sério aquela máxima de que a Internet não que a terra sem lei né Luiz enche o pais ou responsáveis legais precisam acompanhar o máximo uma rotina dos filhos Outro ponto importante sobre o respeito e o sigilo no uso das credenciais de acesso aos e-mails as senhas o conteúdo que são publicados os ambientes virtuais de aprendizagem então explicar para os alunos incorporar no planejamento das aulas uma fala para tratar e com seriedade o assunto da LG pb em relação aos dados deles as notas aos trabalhos que eles fazem o compartilhamento de senha de foto em excesso inclusive como prova na especialidade é o uso devido das câmeras Canon comentou também esclarecer até os motivos em quais momentos as câmeras precisam ou não está aberta porque eles questão bastante então explicar ali na momento de uma avaliação e uma prova é e também entender os limites de pedir ou não para as câmeras estarem abertas e também dos limites da liberdade de expressão nos grupos de mensagem nas Live no chat Zinho ali da lateral E aí pensando um pouco no próprio trabalho do professor acho que vale também a atenção nos certo até do uso das redes sociais no horário no tempo né dedicado para o trabalho que querendo nós temos a noção de que só porque tá no virtual então Professor atende em tempo integral não e naquele tempo também de descanso especial eu acho que vale um olhar para os relatórios como foi dito como um guia mas assim como nós olhamos para os currículos para desenvolver as o nosso perfil em tecnologia no uso da de cada Colégio assim vale a pena também olhar para reservatórios para fazer um melhor estudo exigir nas plataformas educacionais a proteção dos dados né dos usuários uma vez que momento durante a pandemia inclusive eles ofereceram serviços gratuitos mas Em contrapartida cadastrar enorme você tinha que habilitar várias coisas de segurança no seu celular então colocar numa balança o quanto vale a pena tudo que eu converso bastante com os grupos que eu participo A Priscila que tá aqui também do quanto vale a pena ou não né você instalar e usar um aplicativo que está na moda tem de verificar a quantidade de informação é norm aí a gente não sabe para onde estão indo os juizados né então pensando no que virá daqui para frente como uma forma de o pagamento de todo aprendizado eu acredito que cabe às escolas valorizar todo aprendizado dos professores dos Estudantes esforçar em porque eles se esforçaram muito né aprender um monte então dar uma sequência de informação para ISO e nós como profissionais da educação e ter ee acho que contribuímos também com as nossas publicações inclusive nós publicamos e disponibilizamos na web em uma versão de site a ser no gratuito e vou até passar o endereço para postarem aqui no nosso chat para todos possam acessar que é um ambiente em que nós organizamos todas as pomadas de decisão as nossas sugestões é do que foi utilizado e do que segue sendo escolhido por nós como um site gratuito de conteúdos abertos enfim é muito importante inclusive nas redes sociais nós estamos agora compartilha no case de sucesso dicas sobre diversos temas de t.i. lgtb Direito de uso de É sim várias dicas para tornar metodologia animar mais participativa e e lógico tornar o aluno investigador questionador protagonista do processo aqui é imprescindível a sua opinião e lógico para não passar muito do tempo aqui que eu acho que eu já estou no meu limite vou passar de volta a palavra Priscila e eu sigo essa posição de vocês muito obrigada bom obrigada greyce sempre vou viu comprei o trabalho da Grace já muitos anos mesmo de todo esse fomento à cultura digital e desafio que é cultura digital meu cultura de proteção de dados que é cultura digital Hoje nossa né nos somos uma sociedade baseada em dados e eu vou chamar agora a Maria Melo e é que a jornalista então falamos com três advogados uma professora agora teremos a Maria Melo jornalista que vem contar pra gente um pouco mais sobre a questão desses direitos das crianças e alguns direitos que ficam ocultos nesse uso de dados como por exemplo a publicidade infantil Maria venha seja bem-vinda obrigadíssima Priscila essa meu bem sim boa tarde pelas minhas colegas maravilhosas essa mesa Quero Agradecer demais a gente não pela aula é boa tarde funcionou que está assistindo a gente eu quero começar agradecendo lá unic.br Alça o convite para cá nessa mesa hoje lembrando que hoje tu falou na Apple realizador desse simpósio junto com FGV e com as internet ver que nós é muito honroso poder contribuir mais um ano para a construção desses e bate essas reflexões sobre a presença de crianças e adolescentes na internet debate cada vez mais candente cada vez mais urgentes né então esse lá para gente falar em ele passou para fazer minha digital eu vou mais tomar esse triângulo excelente que a Marina fez dizendo que é imprescindível que a gente fale também dos direitos das crianças e adolescentes frente a exploração comercial e ao modelo de negócio das empresas e tem atuado na internet né porque no fim das contas do dia é essa dimensão econômica e acaba condicionando uma parte dos maiores problemas enfrentados aí pelas crianças nesse espaço virtual né então por exemplo excesso é de tempo de tela sobre cobras e falou bastante aqui hoje é um problema que existe por si interessa-nos uma das empresas ter crianças ali coladas nos dispositivos o tempo todo para que tenham mais contato com publicidade por exemplo né E não cresce consulte o programa do Instituto Alana que completa 15 anos agora em 2021 de patente só quando talika a comunicação mercadológica voltada para as crianças a gente tem sido que o saldo bastante sobre esse tema né então partindo desse pressuposto é para te dizer que são Barra dos direitos que as crianças em ambiente digital começando pelo próprio direito ao acesso à internet né humano básico e segurado pela ONU Mas aquela em seguida o jeito que ela tem a não ser em alta da publicidade não é que ele ficou certinho qualquer coisa boba bombar Por estarem no processo que a peculiares documento humano né que garante tratamento constitucional diferenciado de maneira prioritária preventiva e protetiva no Brasil as crianças com menos de 12 anos não podem ser destinatárias de qualquer tipo de publicação da cardiológica de Publicidade comercial ah moleque digital né Isso tá Reborn a compreensão da Constituição do ECA do Código de Defesa de consulta do Consumidor moderno dispositivo é o nosso entendimento da mesma maneira e a criança o adolescente de até 18 anos também não pode ser algo de micro segmentação publicitária baseada aí no tratamento de dados pessoais ou metadados né Por também ser tratado de pessoas são muito vulneráveis a esse tipo de cada um e o outro direito das crianças é essa importante ressaltar eu aquele que faz com que seus dados sejam tratados conforme o melhor interesse como já foi dito aqui pelas minhas colegas né então repetindo sempre lembrado melhor interesse e significa aqui para realizar outro momento de dados dessas pessoas é sempre levar em consideração aquilo que melhora com greve e o único interesse sujeito adolescente e da Criança e vai ser atingido está envolvido o que envolve também a Viração de práticas culturais das exploratórias E isso também como você disse sua professora Kiara tá no ordenamento jurídico Brasileiro né Deve terminar lá no carro então do Artigo 14 delas depender se o tratamento de dados de crianças e adolescentes só pode se dar nosso melhor interesse em consonância com a ideia de unidade absoluta na promoção dos direitos né eu já disse é tá estabelecida na nossa Constituição portanto melhor interesse a ser observado em todos esses hábitos inclusive pelo Estado na prestação dos serviços públicos na elaboração de políticas públicas né pelos órgãos competentes por isso que será importante que eu quero depender e pelas empresas também né que não podem se furtar de terça interesse uma consideração primordial desde a sua concepção né no seu design também num oferecimento dos seus produtos né E aí esse direito produtos e serviços digitais compatíveis com esse sábio desenvolvimento tá no WhatsApp do ECA né eu trago aqui a ideia de Direito de criança da criança também já foi cortada para criar mas não consigo potentíssimo e busca incorporar a todos os direitos digitais as crianças aí produto que significa elas utilizam a um dever é primordial das empresas e acompanhamento das efeito aí pelo conjunto da sociedade e aí é nessa direção e existe uma orientação do comitê de direitos das crianças e da Organização das Nações Unidas né que recentemente lançou o comentário geral número 25 de aponta que os estados partes tem que desenvolver políticas padrões diretrizes que sejam baseadas em evidências para escolas e outros órgãos responsáveis pela aquisição e utilização das tecnologias e materiais simples envolvam o aprimoramento do conhecimento diferentes Educacional então normas que a tecnologias educacionais digitais precisam realmente assegurar que o uso delas você já é tipo apropriado para esse cinza não expõe a criança silêncio a discriminação é faça faça mau uso dos seus dados pessoais então que envolve a exploração comercial né e tem tudo isso em vista e como já foi dito aqui para as outras vezes o simpósio hoje que vou procurar de parte de acompanhar é a plataformas digitais utilizadas nas escolas muitas é feito esse direito acabou apelando uso dos dados das Crianças uma lógica de exploração econômica para além das questões de segurança crescer né então com academias escolas da rede pública passa a utilizar Ainda Mais enquanto a forma de Tais esse tá Então nesse documento sobre qual você já falaram que a gente fica para cuidar de participar né plataformas de grandes corporações tecnologia né O que acaba podemos buscar o aceite de certos processos de coleta na cidade começar pessoais aí planejar sanpaku que podem acabar causando uso indevido dessas informações e caminho então na contramão dessa perspectiva de cidadania digital né então eu queria também lembrar algo que a Caroline a Grace falaram que é o fato de que poucas atividades humanas acabam favorecendo tanto a a produção a coleta acúmulo a sistematização de dados e quanto às atividades educacionais né Que várias vezes Vai resultar a produção de informações sensíveis como lota observação de comportamento enfim tantas outras que não poderiam ser levadas em espaços como o para da escola né e ainda conta com anemia todas as mesmas e todas as salas têm saltado último isso não vou deixar de fazer isso com as atividades educacionais acontecendo nesse ambiente pode ser altamente potencializar eu queria citar brevemente um estudo exploratório sobre a política de privacidade de uma dessas plataformas é Google e se ela descriptor ele fecha da professora Laura Fernandes professor Marco Aurélio marrafon e a ponta em primeiro lugar para pouca transparência No que diz respeito à proteção dos dados coletados os estudantes né é muito porque os termos dessa proteção fariam de perto uma série de documentos na internet muitos deles apenas cinco aí cê tá com Eu repito aqui a tudo bem com é é um estudo que mostra também e apesar de constar na política de privacidade de serviços da plataforma não vão exibir anúncio não usam essas informações para fins publicitários essa inscrição não se estenderia ao chamado serviços adicionais que integram Nossa plataforma então metros blogger próprio YouTube não é então YouTube é amplamente utilizado nas escolas públicas de dar para no Brasil né É em conjunto ou não com outra educacionais dessa empresa é o que é dito e comprovado pelo preço tudo que já foi citado é E aí se os estudantes acesso a serviços adicionais usando o login são criados para acesso ao serviço principais a plataforma nada garante que excitado com seu usados para fins comerciais publicitários né enviando aí da sua finalidade por exemplo pra finalizar no texto a piscina eu penso que a discussões sobre educação para a cidadania digital preciso abordar essas questões para que sejam completas Para que sejam compreensíveis né porque elas são pressuposto para que as crianças e as famílias tenham mais clareza quanto a estas engrenagens que movem at&t acabam irritando acompanhar o comportamento dos usuários lá então pra finalizar mesmo quero dizer que algo muito também às vezes e o acesso digital é direito de todas as crianças e adolescentes né a gente precisa valorizar esse ambiente com o ambiente de estímulo à potencialidades né e sem deixar de olhar para isso sem deixar de falar sobre tudo isso mas lembrar que de um mantra que a gente tem falado cotidianamente lá na creche costumo é que é de que crianças precisam estar protegidas na internet e não da internet por aqui para gente conversar mais depois a brigada brigada Maria ótimas considerações a gente vai fazer uma segunda rodada mas como temos muitas perguntas eu vou já passar para as perguntas eu queria agradecer porque eu fiz um compilado do que chegou viu pessoal Olha a Isabel Souza Marcia charetti Joca Vitorino F Andrade Adriana Augusto Fidalgo lanterna Márcia dar uma Leandro chemalle pessoas que já mandaram perguntas aqui para gente a primeira pergunta que é recorrente é sobre qual é a distância que cuida da implementação da LGBT no Brasil puxa maquiar a para responder Ela mencionou no início Qual é a instituição e em multa é a mesma instituição que controla e multa Kiara oi oi Priscila assim sendo Brasil a autoridade Nacional de Proteção de dados que é uma autoridade nova que foi instituída pela LC pedreiro na Europa a cultura de proteção de dados é um pouco mais avançada já autoridades algum tempo porque aqui no Brasil a autoridade Nacional a nasce com a eles defender esse órgão administrativo e se assemelha em alguma medida a uma agência reguladora e responsável por orientar a interpretação deve ser perder e fiscalizar tanto no setor público quanto no setor privado se eles não aplicarem e não se adequarem a Eva depender eles poderão ser solucionadas Lembrando que o setor privado pode ser inclusive montado na Europa na Europa várias colégio já foram montados inclusive o a tecnologia de reconhecimento facial e as multas de fato podem ser muito elevada então autoridade Nacional tem um papel muito importante é uma autoridade que tem cinco diretores é uma autoridade que diz fato ela vai ser muito relevante para afirmar e ajudar no desenvolvimento de uma cultura de proteção de dados aqui no Brasil uma Carol muito bem trouxe na sua fala é muito importante adequação das instituições de ensino que ela se preocupem muito com as plataformas que estão usando e com as práticas feitas na escola porque além do Judiciário e além de outras agências que também podem funcionar Essas escolas né porque a questões que envolvem consumo concorrência a também a autoridade Nacional de Proteção de dados e não é para difundir uma cultura do Medo pelo contrário a gente quer difundir uma cultura de promoção da proteção de é uma maior uma maior preocupação maior cuidado com tema é exatamente isso baseado no melhor interesse Iara o Marina quem pode responder como é formado essa autoridade o que quando a gente fala o nome autoridade Quem é a sua autoridade é bem autoridade Nacional de Proteção de dados tem cinco diretores que foram enfim designados para tanto e além desses cinco diretores temos um corpo técnico que atualmente é muito bem informado autoridade Nacional Já publicou uma série de guias muito importante para orientação dos agentes temos um guia sobre encarregado e a gente tratamento temos um dia também sobre questões de segurança da informação e também já águias que envolvem a proteção de dados pessoais não esquema um pouco mais simples numa linguagem mais simples eu vejo que se tem o link até a com uma das perguntas do chat eu já veio isso que entre as publicações da autoridade que ele tem desenvolvendo materiais numa linguagem mais acessível assim sucessivamente técnica né é que o público de forma geral consiga compreender a importância da temática temos os tratores pessoas da área jurídica pessoas da área técnica alguns dar-me tá mais porque todo o trabalho que eu venho acompanhando até o momento me parece um trabalho de muita qualidade muita seriedade O que é muito importante porque a autoridade Nacional deve ser independente e alguns é sempre muito bom a segunda pergunta que eu comprei aqui e pessoal é o seguinte muita muita gente quer saber como que as famílias podem garantir que os dados os seus filhos estão sendo usados só para aquilo que a escola pretende e não para outros fins por um pelas plataformas por aplicativos que a escola vem a utilizar porque as famílias elas ficam naquela situação nelas como que elas vão dizer não se a escola toda vai usar uma plataforma x como que fica isso quem quer responder e eu posso responder Pri e é perfeito que você coloca né Tem partir desse pressuposto nem sempre as famílias podem escolher mesmo a tecnologia às vezes os professores também não pode escolher e às vezes quando ele tá pensando ensino público né as escolas têm as autonomia né e assim quando a gente pensa nas plataformas digitais por exemplo as fotos forma sempre vão ter elas precisam ter termos de uso e políticas de privacidade não são documentos e basicamente vou explicar como quais dados elas coletam para aquelas usam esses dados mas são esses documentos que a gente sabe aquele se no final tem eu concordo Normalmente eles são escritos numa linguagem bem jurídico na bem complicada apesar da lei geral de proteção de dados dizer que deve ser o contrário que eles devem ser escritos em uma linguagem Clara e acessível então é algo aí para gente tá cobrando sempre também né para Maria citou esse estudos enfim já existe uma série que mostra como você a fazer estão vagos mais isso a possibilidade também das famílias pininhos é seria o direito de pedir para essas empresas e entender quais dados das Crianças elas coletaram de ter realmente aí um um relatório essa é uma possibilidade mas só e aqui vou falar rapidamente para não estender muito só gente lembrar como as vezes essas soluções individuais e infelizmente elas não são suficientes né a gente precisa pensar também soluções mais estruturais mais coletivas não dá para a gente colocar todo o fardo da responsabilidade nas famílias sobre como os dados das crianças estão sendo tratados Então a gente tem que pensar em outras posições mais brancas como o uso de um software livre de ser curso de educação aberta que eu falei que podem ser facilmente auditáveis e enfim na cobrança aí de uma mudança de postura também dessas grandes empresas a gente digitar legal queria complementar e eu achei acha que nós podemos também comentar e algumas boas práticas do lado inclusive do colégio da escola no momento de tomar as suas decisões porque é possível um planejamento na para contratar alguma plataforma para escolher algum sócio aqui que seja necessário nas aulas então por exemplo é possível evitar o uso do do nome Com sobrenome dos alunos no momento de criar um login para eles são assim é são dicas básicas lá e até mesmo com os colégios que podem contar como é que tem mais estruturada acho que a minha recomendação também no momento dessa autenticação para não expor muito os dados dos alunos também é evitar e enviar todo o banco de dados para as plataformas no momento do cadastro de repente escolher plataformas que já estejam preocupadas seguindo respeitando lgpd e por exemplo faça uma autenticação single sai não que a gente fala que aquela que a escola controla a o login do aluno em que a família esteja livre para mudar a senha quantas vezes quiser e fique tranquila sabendo que essa senha é dela é sigilosa não está cadastrado em nenhuma outra base e relação ao conteúdo da aula importante também se for possível configurar um ambiente virtual de aprendizagem com o presente do mundo que é gratuito que aberto e centralizar ali a rotina do Colégio das aulas dos professores dar uma garantia do conteúdo que os professores estão preparando obrigada greyce gente infelizmente nosso tempo sinalizou já passamos dois minutos aqui do nosso horário eu tenho encerramento aí que a vou chamar a Kelly para ela fazer agradeço essa tarde aqui com vocês esse momento ótimo incrível de debate entendimento da LG e o que fica aqui é muitos muitos desafios institucionais das escolas e pensando há muito o que fazer seja administrativamente pedagogicamente e que a gente busca informações sobre isso vários links já foram compartilhados aí no set e Kelly em Minas super obrigada bom obrigada Priscila obrigada a todas as participantes deste evento debate foram sensacionais não precisa que nem terceiro mais comentários porque realmente vocês fizeram um trabalho brilhante esse esse painel né que tinha por objetivo levar informações para as escolas sobre a importância da LGP deles superou nós tivemos muitos comentários e foi realmente sensacional agradeci mentalmente aí todos os comentários e os debates que vocês promoveram aí para gente foram incríveis e agora eu vou fazer se encerramento aqui rápido junto com a Mariana Venâncio e foi quem ajudou a fazer toda a organização desse evento e ela vai estar aqui comigo para gente ter umas palavrinhas finais e eu quero dizer a vocês que assim com muita alegria muita mesmo a gente realizou excelente de hoje e nesse dia nós tivemos que Oi gente desde o primeiro painel até agora a gente nós chegamos excelentes debate sobre internet na área da Educação falamos agora acabou de falar da importância da privacidade e proteção de dados pessoais de crianças e adolescentes E também tivemos um painel excelente sobre bem-estar online e esses debates foram incríveis porque porque eles nos trazem ideias nos dão ideias de novas atividades e também de ações que podem ser implementadas no dia a dia já das famílias as escolas e os profissionais que atuam nessa área então vou citar aqui rapidamente algumas frases muito importante que foram vistas hoje espero que vocês relembrem aí o que foi falado e meio que a tecnologia não está só no laboratório de informática mas no contexto social as famílias educadores crianças e adolescentes também precisam ser inseridos e alfabetizadas digitalmente e essencial não demora a internet se estimular o bom uso da internet também foi dito aqui e tempo de tela não ao fator de risco por si só mas sim como se usa essa tela idioma bate você de modo passe você a consumo de conteúdo inapropriado ver se tava faltando muito importante destacado aqui e que os tecnologias elas podem sim ser aliadas para o bem-estar dos jovens e também foi dito aqui que é importante produzir conteúdos de maneira responsável por que sim nós não somos só consumidores de conteúdo Nós também produzimos conteúdos e também foi dito que o que se faz na internet gera responsabilidade que a gente sempre fala isso é uma peca que a gente bate inúmeras vezes por quê Porque o Face assistindo a mente online geram responsabilização então crianças e adolescentes precisam ser estimulados a respeitar o próximo e saber das consequências das más ações online e foi dito também e o e temos que buscar o equilíbrio entre liberdade de expressão e segurança na internet tivemos também no painel de impactos da tecnologia uma fala muito interessante que fala que a tecnologia é uma grande propulsora da da educação e que as tecnologias precisam ter ser trabalhada de forma transversal no currículo né Para que sejam efetivamente implementadas e por último aqui nesse painel de LGP tivemos uma fala né de todas elas naquele que de todas as palestrantes que convergiram para presta conclusão de vendo que trataram adequadamente dados de crianças e adolescentes não se trata somente de evitar uma responsabilidade jurídica hoje evitar multas aplicadas pela lgpd mas proteger crianças e adolescentes e evitar impactos negativos que estão se riscos e perigos como por exemplo questões de segurança e colocar criança em perigo físico e potencial discriminatório pelo mal uso desses dados como histórico escolar orientação sexual e comportamento e como foi bem demonstrado aqui para um inúmeras consequências negativas para essas crianças e adolescentes no futuro bem próximo então assim essas foram algumas das falas super importantes desse dos palestrantes que estiveram de hoje para que não dá para ficar todas as falas mas quem não assistiu Todo evento Eu recomendo que assista o evento já tá todo disponível no canal do YouTube do Nick e pra terminar eu ressalto aqui né a importância desses debates e recua e confirma aqui o compromisso do nic.br do cgi.br estimular debates e atividades sobre o tema do uso da internet por crianças e adolescentes e não só esse evento é uma dessas atividades filmes.br cgi.br realizam mas também as pesquisas né do centro Rio a todos para o desenvolvimento da sociedade da informação que o departamento de ti. Br o ponto br que tem a missão de monitorar adoção das tecnologias da informação e comunicação Então quem não conhece as pesquisas Fiction online e Tic e educação Eu recomendo e consultem o site do cetic.br são Dados incríveis e tem uma trajetória EA longo dos anos que são super importantes e também o outro uma outra atividade do nic.br no sentido na salinha de uso da internet por crianças e adolescentes os materiais e cursos disponibilizados no site internetsegura.br emitir. Br/cursos lá tem e as cartilhas cursos online vídeos que realmente levam ali a instrução para pais e educadores crianças e adolescentes então termina aqui não vou agradecer minha porque eu agradecimento para ficar com a Maria venância então eu aproveito para agradecer a Mari por toda ajuda que ela nos deu nesse evento aqui para tudo é possível para que toda essa realização excelente acontecer e agora eu passo a palavra para ela para que passa os agradecimentos que não Oi pessoal boa noite obrigada Kelly Primeiramente Bom eu sou a Mariana Mari aqui do nic.br eu tô aqui atrás das Cortinas né fazendo ajudando esse evento acontecer eu tô passando aqui para agradecer a todos por esta tarde tão significativa importante e relevante de tantos aprendizados assim para todos nós me abriu diversos caminhos diversos ideias e no processo em si como um todo assim a gente conversou com dezenas de pessoas foram diversos temas reuniões opiniões centenas de e-mail e para fazer com que este evento acontecer seu hoje eu sou só gratidão pela oportunidade por estar presente aqui com todas as pessoas tão competentes e com temas tão caros para nossa sociedade é obrigada Kelly por tudo não tem eu palavras para agradecer tudo que e faz por mim você é uma inspiração para todas nós a equipe de eventos de comunicação aqui do nic.br que trabalharam muito conosco ouviram todas as nossas mensagens e etc enfim todos os colaboradores envolvidos Alana FGV sem internet nosso muito obrigada e até mais a formação de educadores em Direitos Humanos digitais acessamos cada vez mais ambientes virtuais e saber quais direito os tempos e como exercer é importante para lhe darmos com diversos tipos de situações conscientes desta demanda a FGV e o nic.br estão sempre em busca de informações que ajudem profissionais de educação a formar as novas gerações e a lidar com problemas que se tornam comuns ainda que cada um seja o único e quando algo assim acontece precisamos buscar orientações com isso em mente o Centro de Ensino e pesquisa em inovação da FGV direito SP com o apoio do núcleo de informação e coordenação do ponto br está construindo um banco de situações que envolvem Direitos Humanos digitais com casos baseados em fatos opiniões de profissionais especializados e dicas sobre como resolver os problemas da nossa nova rotina de ensino-aprendizagem para ter acesso a esse rico material acesse o link direito-sp. Fgv.br/direitos trás humanos traço