SÃO PAULO

Como montar um portfólio que conquista clientes | Live #008

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como é que vocês estão pessoal tudo bem e vem a câmera tá completamente errado aqui assim tá bom nossas a tela tá muito clara lá mexerica a vara melhorou acho que agora fiquei escuro demais estão vendo bem gente salve salve salve [Música] a minha Acabei de chegar ainda tô me organizando aqui abrindo iPad vou abrir a Live aqui no Instagram e hoje começou um pouquinho atrasado tá visitando minha cachorrinha no hospital eu estou aqui como prometi toda segunda-feira é que que eu preciso fazer agora eu tô perdido eu preciso avisar no Instagram e lá eu está disponível vem 5 minutinhos para o sol a imagem tá bonita gostei mandar um oi para galera aí fala Flávio hanes Antônio Esley Gustavo Cordeiro EA next santarosa Bruna Ferreira Tatiane Éder Diego Neri Matheus Silva João Victor Nicolas siegmann tatu com sempre fornazieri onde Lemos do casal esmalte grafam no mar Cabral Muito obrigado a todos estão aqui é só tô esperando a galera aparecer aqui a nossa no Instagram tá completamente bugado meu celular o enfim Cadê meu suporte do smartphone e aqui no suporte [Música] e já vamos começar a beleza pessoal eu vou botar aqui a o pessoal ver começaremos 7:20 daqui é um minuto talvez eu preciso de mais um pouquinho tempo é mas já já a gente começa do papá botar aquela Live Marota aqui no Instagram e como montar um portfólio e conquista clientes Esse é o tema de hoje E aí e como montar um portfólio que conquista clientes o show e botar aqui que eu tô ao vivo e vamos Apagar era G1 e pronto eu fixar meu comentário o show de bola Oi e aí meu povo Boa noite Keila Abreu Letícia Andrade Viviane Ricardo Farias vamos começar né tudo está tudo certinho lá no YouTube antes de tudo E aí pessoal no Instagram Boa noite vamos falar hoje sobre como montar um portfólio que conquista clientes na fotografia a Live a aula ao vivo tá rolando agora no meu canal no YouTube e o link está na bio Pode fechar Live aqui para vocês acompanharem a aula com os slides e todos os textos e imagens que eu mostro para vocês lá beleza quem quiser saber o que falando pode acompanhar aqui mas vai perder toda a experiência de acompanhar essa aula lá no canal do YouTube com os slides como eu sempre faço toda segunda-feira é sete horas da noite pé e é isso tá rolando então vamos começar e lembrando sempre que vocês podem tirar a dúvida de vocês a qualquer momento né como vocês hein fazem de vez em quando eu vou parando vou respondendo vocês e vamos ver quando eu quero eu quero dar aula de hoje seja mais enxuta já sei que está na 8ª aula já falei isso várias vezes mas quem tá caindo aqui de paraquedas pela primeira vez toda segunda-feira é sete horas da noite eu faço uma live de negócios para fotógrafos a gente começou com essas lados mais voltadas para o mercado publicitário Mas eu vi que as pessoas estavam mais interessadas e negócios na fotografia no geral né e as aulas tinham tão muito sobre isso sobre o negócio porque dificilmente eu aqui da minha casa é toda segunda-feira eu consigo mostrar na prática alguma coisa de fotografia e publicidade só tá focando muito na parte do negócio da coisa para que as pessoas conseguissem ter uma carreira de sucesso na fotografia publicitária na última aula a gente teve uma aula sobre instagram masterclass eu fiz uma aula completa de Como vocês podem usar um Instagram com uma ferramenta para conseguir mais clientes conseguisse o engajamento o mal super legal super completa de 1:45 e hoje a gente vai falar de como montar um portfólio que conquista clientes tá tudo interligar todas as oito aulas que eu falei até agora quem assistiu Todo sabe que todos esses assuntos estão interligados então eu falei um pouquinho sobre portfólio em vários das aulas agora eu tô focando nisso de vez em quando falar um pouquinho sobre isso a importância do Instagram para conquistar clientes e tem um portfólio E fiz uma aula sobre isso então tô sempre trazendo uma aula mais completa para falar sobre esse assunto com vocês Fechou então vamos começar vocês quer saber se estão animados para aula de hoje porque a aula de hoje super importante e trouxe aqui algumas dicas super valiosas para vocês já começarem a botar em prática e essa montagem de portfólio que vai deixar o bem enxuto bem certeiro para que vocês possam conseguir mais clientes seja independente da área que você trabalha né Eu trabalho na fotografia publicitária tem algumas das dicas que eu sempre trago aqui tem relação com a fotografia publicitária mas se você é de alguma área diferente da fotografia e fala assim Paula se funciona para tal coisa eu faço isso vai ser um prazer te responder Fechou então vamos lá pega o bloquinho de nota pega o aplicativo para anotar porque aqui já vou começar a dando dicas direto que vocês precisam anotar para que vocês façam exercício durante essa semana de construção de portfólio Então vamos que vamos eu não gasto agora de vocês fazendo uma boa seleção de todo o seu trabalho trabalho da sua carreira Independente se você tem um mês seis meses de carreira 1ano 3anos 5anos dez anos chegou a hora de você já fez uma seleção chegou a hora de parar um pouquinho ver as dicas que eu vou trazer aqui hoje para que vocês possam fazer uma revisão do portifólio de vocês para que ele seja mais eficiente o possível nosso objetivo aqui é conseguir cliente e trazer mais sucesso fazer uma agenda para vocês que eu fotografia Então as dicas de hoje são super valiosas em relação às bom E como tá tu sempre fala que não deixa de deixar o like aqui no vídeo da Live e aproveita para se inscrever no canal para te avisar toda vez que eu chegar aqui com uma aula toda segunda-feira sete horas da noite para vocês bom então ao está tudo direitinho né pessoal estão ouvindo bem não tem ninguém perguntando nada no Instagram galera já sacou que tem que ir lá para o YouTube Então vamos começar bem é o que eu vou pedir para você que você der bem uma olhada em tudo que você já clicar na cara de vocês vai ser um processo super é que vai consumir muito do tempo de vocês provavelmente não vai ser feito em uma semana pode ser que demore um mês pode ser que demore dois meses é uma coisa que tomar tempo né Você vai ter que buscar em pastas da sua nuvem vai ter que buscar agradeço antigos até mesmo pendrive enfim não sei como é que você guarde seus arquivos mas ideal que você olhe e vai fazendo uma seleção né vai olhando as partes pega aquela foto joga numa página separada é e vai jogando as fotos e eu peço que vocês escolham as suas top 250 fotos de toda sua carreira eu sei que há bastante coisa não se preocupe não é que seu portfólio vai ter 250 imagens Mas eu não quero que você seja um super outras eletivos nesse primeiro momento porque vai já vai se dedicar um processo complicado eu não quero que seja um processo chato para vocês quero que vocês revejam tudo que você já fizeram e tem que fazer um top 250 e a Paula não tenho 250 imagem da minha carreira não tem problema faz o top que der né seja top 30 top 50 top 100 importante você pegar o melhor do melhor né não se contente com as há mais ou menos Tipo pega as fotos boas mesmo que você sabe que são realmente incríveis para você começar a fazer essa filtragem para colocar no seu portfólio e eu quero que você seleciona em duas ou três categorias como especialidade né eu falei lá na aula 2 sobre a importância de você ter um nicho na fotografia eu ainda tava falando sobre fotografia publicitária então eu trouxe aqui para vocês os diversos nichos que existem dentro da fotografia publicitária e as marcas que Vocês poderiam trabalhar três exemplos de fotos que Vocês poderiam fazer a e é muito importante que você se especialize em até 3 áreas dentro da fotografia porque se você for muito além disso você vai tá clicando tanta coisa que você não vai conseguir fazer cada uma dessas coisas muito bem dificilmente você vai se tornar uma especialista você vai começar a ir por um caminho que você é um generalista que dificilmente você tem tempo para investir estudar em cada especialidade Pode ser que você seja mais ou menos em cada uma delas tão importante que você defina o seu nicho defina essas duas e 1 2 ou 3 nichos e separam essas categorias Então eu quero que vocês separar em três partes uma para cada categoria E dessas Stop 250 que vocês selecionaram quero que vocês coloquem de 50 a 80 fotos dentro de cada categoria A Paulo eu só tenho uma categoria só tem um nicho beleza que bota lá suas top 250 dentro desse único nicho se você só tem dois nichos você pode colocar ali cerca de cem o 25 fotos dentro de cada pasta e aí você vai começar a segmentar vai começar a separar o seu trabalho e nichos em categorias eu tô chamando de categorias porque isso é um ponto importante para quando vocês forem colocar lá no site de vocês já falei aqui da importância desse tem um site a debatemos dentre essas aulas da importância porque que o site é mais importante do que o Instagram Porque que o site é mais importante do que site simples e portfólio como Adobe portfólio obtém-se então Ali vai estar o seu universo Ali vai estar seu trabalho separado em categorias ele vai estar seus clientes Ali vai estar toda a sua estratégia DS o que eu falei para você para você ser encontrado se rankear é melhor no Google quando os seus possíveis clientes e buscarem por você lá na busca do Google então lá no site é importante dessas categorias separadas Oi e aí dentre essa seleção que vocês fizeram de 50 a 80 dentro de cada pasta dentro de cada categoria eu quero que vocês gostem pela metade quero que vocês façam a seleção final de 25 a 40 imagens de cada categoria então ideal quando você tá mudando seu portfólio né você colocar uma cacetada de imagem não adianta nada para pessoa que tá o seu possível cliente que está visitando seu portfólio que tá olhando seu site ele vai centenas e centenas de imagens numa galeria que é infinita e não acaba o ideal é você escolher as poucas e boas porque você dá uma sensação de um portfólio muito forte porque realmente aquilo é uma seleção muito bem pensada somente do seu melhor trabalho quando você coloca Começa colocar muita coisa você abre espaço para você colocar os seus trabalhos que não foram incríveis assim que por consequência não vão causar um impacto tão grande é isso Você tem muito mais do que 40 fotos depois essa seleção que você fez dentro de uma categoria que você pode fazer Olhe novamente cada uma dessas fotos seu portfólio pensando no seu top 5 quem não sabe o que eu tô falando stop sim que eu falei isso na primeira aula de todas essa aula ainda tá disponível aqui no canal de que a comentar no mercado da fotografia publicitária eu falo na importância das pessoas ter em mente quais são seus clientes dos sonhos disponibilizei lá no grupo do telegram uma planilha para você montar a quais são seus clientes dos sonhos Quais são os pontos fracos que somos link do site deles para vocês analisarem os conteúdos etc eu falei para você parar no top 50 E aí vocês pegar e dar em nota né tentar em botar uma ordem de primeiro lugar a 50º lugar de quais são seus clientes dos sonhos na em ordem de importância de quanto de qual cliente você quer trabalhar mais no futuro e aí você vai ter o top-5 eu falei assim é muito importante você tem esse seu top 5 na cabeça anotar de algum lugar não post na parede o que aquele sonho aquele dia que você olha e não é só uma coisa é trouxa que você coloca na parede mas é uma coisa que você sempre está de olho que vai te guiar em quais imagens você vai botar no seu site Quais fotos você vai postar no Instagram o jeito que você vai escrever na legenda o seu posto no Instagram forma como você escreve um e-mail de prospecção de cliente e nesse caso as fotos que você está querendo escolhendo seu posto fora então você olha para o seu top 5 vamos supor Apple coca-cola Nike é sei lá Fala aí mais alguma coisa eu tô péssima de Volkswagen e Oi liton faz cinco marcas aleatórias você olha com aquele top 5 fala assim olha para cada imagem que você tá selecionando o seu portifólio você pensa essa foto faz sentido está no nível daquelas marcas top 5 que eu quero um dia chegar e trabalhar e se não tiver não coloca porque se você quer chegar lá esse tipo de gente que trabalha para a empresa trabalha para a agência de sua empresa precisa bater o e falar é isso que a gente precisa é do nível que a gente trabalha então se não for corta fora porque que não funciona aqui passando o lado fechou e quem está começando agora tudo bem Você tem uma galeria Geral de fotos que não é separada por categorias né porque enfim você não tem tanta foto você não clica coisas diferentes você só geralmente clica uma coisa só tudo bem Você tem uma galeria geral mesmo que você tenha vários nichos mas não tem foto suficiente imaginar eu vou ter cinco fotos aqui oito ali e 18 ali que e daqui a pouco não tá dando volume lá nas categorias seu site tudo bem Você tem uma galinha geral porque ali no montante está dando um dos cerca de 30 imagens Você tem uma galeria Geral de fotos do seu trabalho mas na medida que você vai tendo mais e mais fortes eu acho importante vocês irem separando as fotos em categorias com o tempo e aí quando você tiver um volume bem legal aí você muda dinâmica do seu site para trocar e separar em categorias então o cliente ele vai clicar na categoria E o site vai filtrava mostrar somente foto daquela categoria porque é muito importante o cliente que te encontrou no Google procurando você que é fotógrafo Gastronômico de São Paulo que ele não veja dentre as fotos de comida ele ver também foto de carro no meio foto de atletas correndo com tênis Nike tipo nada a ver ele quer ter um senso Geral do seu trabalho da consistência do seu trabalho em relação à técnica coloração de tudo que você faz com todas as imagens de comidas juntas para saber se você é o quê se está procurando então muito importante a separação por categorias e um dos motivos é um desse e se você tiver muitas fotos de um mesmo nicho escolha só 30 se você trabalha no lixo só mas tem muita muita muita foto não é para você colocar tudo lá é o que eu falo poucas e boas tão também faça uma seleção de até 30 fotos para colocar no seu portfólio e é importante cada categoria que você coloca lá no seu site separada mostra a consistência entre as fotos têm importante que as fotos conversa e não sejam completamente diferente uma das outras em relação à edição a técnica é importante que tem uma consistência ali para não mostrar que você é uma pessoa que faz uma coisa completamente louca diferente cada vez claro que tem vários projetos que pedem abordagens diferentes mas é importante que você traga um consistência porque objetivo ali a conquistar com um conjunto de imagens que você está apresentando e importante ter consistência TAM O que é de fotografia como coloração das fotos né já vi vários fotógrafos que questionam tipo ar ela tem essa foto aqui que não saiu sem por cento focada mas eu gosto muito dela o devo colocar no meu portfólio Cara depende muito de quem é seu cliente se o seu cliente é a pessoa comum que tipo só que o ensaio bonito e não vai parar para prestar atenção nos mínimos detalhes nos pormenores e que eles vai olhar a foto vai achar bonita mas não vai prestar atenção que o foco tá sem por cento nítido tipo tudo bem mas se você trabalha na área que eu trabalho fotografia publicitária que você tá trabalhando com pessoas que estão acostumados ao altíssimo nível de qualidade nitidez que somente coisas incríveis são feitas se o foco fica doce não ficar perfeito isso já vai fazer a pessoa fazendo caras como é que esse cara não percebeu que o foco não pegou 100% colocou sua foto no portfólio dele então isso já para o público-alvo do meu público alvo né que são agências publicitárias e a área de marketing de grandes empresas uma foto assim não pegaria bem então acho que você tem que parar para analisar quem é o seu cliente quem é que vai está olhando ali se ele vai dar importância para aquilo não mas de qualquer forma eu vou recomendaria não colocar porque pode ser que você tem uma pessoa comum que se atenta aos detalhes ver isso e resolve nos contratar e passa a procurar outros profissionais bom e é muito importante que você escolha imagens que Conversem entre si dentro de uma mesma categoria justamente para manter essa consistência é uma coisa importante se você tiver muitas imagens que tem muita informação tipo aquela imagem pesada que tem muita coisa acontecendo de pessoal fotografo um modelo para uma campanha de moda que o fundo é um monte de carro e pessoa tipo a imagem ela pesada sabe anaclim ela tipo muita coisa se você tiver muitas e muitas imagens pesadas eu recomendaria que você tentasse alternar essas imagens com uma imagem mais limpa no meio para você dar um respiro e não passar a ideia de que o seu trabalho é pesado sabe então você dá você faz uma alternância ali de fotos pesadas com fotos mas minimalistas fotos mais clean entre elas para você dar um respiro e não deixar que seu trabalho passa uma imagem de de algo pesado de simplesmente no subconsciente da pessoa é a sente alguma coisa ali tipo que incômodo então é importante da dessa espaçamento para não passar Sem pressão e agora vou ler os comentários de vocês é E aí e é vamos lá Sim Fábio Mendes falou Cabe seu curso segredo da fotografia hoje muito bom boa Flávio igualmente certificado é é é e a gente fazer o posto Fale para colocar o site no ar isso aí inclusive tem que botar meu site de volta no lá porque meu site eu tirei do ar desse em construção foquei no site do Aprenda com Paulo e meu site portfólio não não voltou para o até agora e é Maíra Leal como trabalha basicamente com moda e beleza tem separado Galerias com cada cliente no meu site assim consigo escolher minhas preferidas de cada shield sem colocar muitas fotos É uma opção também né Eu já tive na minha na numa época no meu site no meu site eu não tinha uma galeria era uma página de clientes e dentro de cada logo a pessoa que ele cava e via as fotos feitas para cada cliente não necessariamente cada projeto Mas isso não era muito intuitivo né é eu Quando fui fazer meu site eu vou tomar esse uma coisa mais visual em que existe sim uma página de projetos e cada projeto vai ter uma foto principal que a gente chama de rir ou na imagem principal que vai chamar as pessoas para realmente clicar porque nem sempre a pessoa vai ler o textinho pequeno que explica que clicando em cada logo de cada cliente ela vai ser levado para uma página e as fotos Então a gente tem que deixar a coisa mais direto possível dar um menos de trabalho é o que eu falei na numa dessas aulas passadas o presente canal de marketing 360 novamente a gente perde o usuário nosso site depois de cinco clix então quanto menos cliques a gente deve a pessoa ela já caí de cara na parte mais importante show de bola então é importante deixar o site mais clarinho mais direto possível sem muita firula não precisa aquele site que a pessoa entra é uma foto e um logo e um botão para entrar tipo cara deixa a pessoa entrar no site ela já bater de cara com uma galeria cheia de foto impressionante que é isso que importa né porque senão você bota uma imagem enorme de sei lá 2.560 pixels de largura para ser grande o suficiente para monitor de 27 polegadas na sua página inicial se você não tiver amanhã de diminuir o tamanho desse arquivo seu site vai ser pesado para carregar e pode demorar minutos para carregar a secção a pessoa pessoa parte simplesmente Fechar o site embora então é importante deixar ele mais leve mais direto mais simples e possível direto ao ponto para o pessoal achar o que ela entrou ali para ver que é o seu trabalho o Olá sei que seu foco na fotografia documental Mas você conseguiria dar uma dica baseado nesse tema do vídeo para alguém que atua nesse ramo Cara essa é o mundo que eu totalmente desse conheço é a é mas é que eu não sei o que que uma fotografia documental que um quê que ela se divide se ela tem subcategorias ela tem subnichos’ se sim esse foi importante para a pessoa que vai entrar no site para te chamar para algum projeto foi importante ela vê separadamente essas categorias já acho importante que separe sim categorias descer lá vamos supor que você faz fotografia documental de de guerra de política de causas sociais são coisas muito diferentes sabe eu acho que elas merecem ser sendo colocadas de forma separada no site porque cada pessoa coisas estão diferentes e cada pessoa que for pingar no seu site porque te achou uma busca do Google ver através de uma indicação Ela já sabe exatamente o que ela quer e ela vem um monte de coisa misturada de de falta de político com falta de guerra com falta de Tipo C as pessoas passando fome na África de um projeto social etc é muita bagunça é importante da esse contexto geral dentro de cada coisa dentro de cada sub nicho Então acho que se aplica assim tão bem para para isso então você só fica para isso para onde se aplica para basicamente tudo Acho que tudo Se a gente pudesse separar em subcategorias e subindo inchar né E se a gente pensando nosso público-alvo quem é essa pessoa que tá vindo um possível cliente é como é que eu posso ajudá-la como é que eu posso tornar a vida dela mais fácil possível e ser mais direto ao ponto Será que eu que fotografo comida Será que não é melhor você parar em categorias de bebida comida e nem tente outras coisas porque pode ser comigo um diretor de marketing da coca-cola cai no meu site mas tá vendo tanta foto de prato que eu não tô dando a chance dele separar na na página só um monte de foto de garrafa de bebida e pessoas bebendo sabe eu não acho que é importante sim separar em categorias em todas as fotos precisam ser de alta qualidade Paula não ela tem que ser uma qualidade legal o suficiente na resolução legal suficiente para que pessoas de diferentes tamanhos de monitores possam abrir e não ver o negócio de uma qualidade baixa né se tratando de monitores 24 polegadas 27 polegadas que são os mais comuns ou até mesmo de laptop de 13 15 polegadas mas pensando nos maiores né porque você não vai colocar várias imagens para vários tamanhos diferentes você tem que escolher um monitor alvo e colocar uma resolução que fica OK naquele monitor Porque tudo que for menor vai ficar ok também é a questão você saber otimizar o tamanho do arquivo para ele não ficar muito pesado então a em programas como Photoshop Lightroom você consegue botar ele numa qualidade 80 e deixar o arquivo mais leve como um jotapeg E aí se ele ficar leve ainda ficar uma qualidade legal na resolução o Pixel show de bola então por exemplo monitor 27 ele usa uma imagem de 2.560 pixels de largura e se eu não me engano é tipo já é uma imagem bem grande Ela poderia ser um arquivo muito pesado então é importante deixar esse arquivo leve muito maior que isso não existe muitos monitores maiores que isso vai existir de 32 polegadas mas são raros e mesmo assim ele vai aumentar um pouco essa imagem que a pessoa não vai perceber uma qualidade ruim e tudo que for menor né dentro de tablets notebooks etc a qualidade vai ser boa né porque você já se preparou para um então a ela Então é que você vai colocar na qualidade máxima da sua câmera tem a câmera de 24 Megapixels a foto 6.000 4 mil pixels colocar a inteira no site só vai pesar o seu site quanto mais foto você vai colocar o seu site vai ficar impossível de abrir então nós você pode reduzir por um tamanho legal você tem que entender com a dinâmica do seu site ele abre imagens em tela cheia ele abre imagens e ocupa uma porção cinquenta por cento do monitor então se você Considerando o monitor de 27 polegadas que tem mais ou menos dois mil e 600 pixels de largura mas no seu site no seu template a imagem abre no máximo 50 por cento da posição da tela não tem nem porque você colocar uma imagem dois 1600 pixels de largura você colocar um 1800 ali não extremamente a metade um pouquinho mais já vai ter um arquivo mais leve Então depende de vários fatores e sobre o local de portfólio como não tenho muita grana agora queria um site simples e que pudesse hospedar oposto fora sem pagar nada ou bem pouco tava vendo o 46° Será que a parte grátis vale a pena olha Matheus Eu eu não conheço muito bem 46 graus não se as funções que eles oferecem mas se ao que você pode fazer agora faz isso foi importante Com certeza que vai dar algum jeito de você fazer um negócio pelo menos bacana para você ter um espaço ali na internet e criar todas as páginas que eu dou dicas aqui para vocês então se é o que dá fazer agora faz Dá uma olhada no wix também porque eu sei que o wix tem tentou esse gratuitos acho que vale muito a pena olhar Já fechou já Responda as perguntas de vocês vamos continuar aqui bem Isso aqui é uma coisa que eu sempre falo já falei várias vezes para vocês Vocês não precisam de clientes reais para criar portfólio muita gente acha que precisa ficar esperando os clientes chegar para ter situações reais e clicar de verdade para empresas pessoas para aí sim começar a colocar as imagens no portfólio mas não você pode comprar ou alugar produto se você fotografar publicidade fotografia produtos você mesmo clica né da forma que outros grandes fotógrafos e outras grandes marcas postam na internet nos seus sites Olha tudo isso tem essa referência e tenta replicar em casa com mais fazer um poço de fora legal ou se você fotografar pessoa você pode contratar modelos ou contratar alguém que vai ficar bem na foto financeiramente o modelo ou convidar pessoas como amigos e familiares para participar do que que você tá fotografando né ou cachorros né Eu tô tentando bem diferente daquela vez mais do que eu tava falando de fotografia publicitária agora eu abrir mais então eu sei que não é só fotografar produtos mas também pessoas pessoas em produtos cachorros né então são coisas muito variadas agora mas enfim você não precisa conhecer você pode comprar uma coisa você pode alugar uma coisa você pode chamar pessoas e clicar e começar a montar o portfólio lá você não vai botar que você fez para marcar tal você só vai botar a imagem e é isso que importa é a pessoa ver que a imagem é incrível vai Caraca vou contar se a pessoa porque é isso que eu quero e muito importante sempre pensa no público-alvo do produto antes de criar o que você tá fazendo para seu portfólio né pessoalmente no caso da fotografia publicitária isso é extremamente importante é obviamente uma marca normalmente tem um público-alvo definido mas também cada produto dentro da marca tem os seus públicos alvos definidos então se você parar pensar por exemplo na Volkswagen que é nosso cliente se você é difícil você parar para pintar com o público-alvo da Volkswagen Você tem os produtos estão o tals é uma família jovem que tem uma criança então você quer aquele casal de 30 anos e de família de de boa renda que compra um carro então o que que esse tipo de família faz equação situações que eu vou criar para clicar essa campanha aí tem uni-vos que é o jovem homem ou mulher de 26 a 28 anos que tem aquele carro bacana de cidade que que eu vou querer a qual a história que eu vou criar em torno dessa situação focando no tipo de produto suas características ano tipo de pessoa personagem e o que ela gosta de fazer e como ela viu como é que eu vou trazer suas fotos aí tem o Polo que tem motor turbo e já é um outro público que faz outras coisas diferentes são tipo cada pelo tem seu público então quando você for comprar um produto alugar tipo tenta e faça uma pesquisa entre não entra no site da marca ver com quem ela tá conversando com algumas situações e fotos que ela mostra ali qual a faixa etária dos modelos estão aparecendo que mesmo que não seja muito específico e fale qual o público-alvo do produto você consegue ter uma ideia olhando o Instagram olhando as fotos olhando o site que conta a história do produto etc e aí você consegue fazer uma coisa legal é uma coisa por exemplo Que Eu Errei muito no começo da minha carreira e quando eu fotografava mas eles vão carreira porque o nome da marca é carreira que eu vou falar agora a carreira que é uma marca italiana de óculos é enfim me convidou para lá no começo para fotografar eu fiquei três anos fotografando para eles mas dentro desses três anos eu já fiz tudo errado mas no começo ou pior ainda porque eu não parava para entender o que que era marque qual era a história dela tipo uma marca que vem totalmente da está os carros de corrida italianos e tal tipo Você via isso neste na identidade visual da marca logo na marca tombadinho assim o dando uma ideia de velocidade tinha listras igual carros de corrida e se você pesquisar se o universo da marca você é verde para pessoas de capacete com moto e listrado com carro e óculos escuro e tal mas tipo nunca tinha parado para entender a marca entendeu o público que eu clicando os óculos com florzinha no fundo rosa ficando minha esposa que era minha namorada na época enchendo bola de chiclete óculos eu tava fazendo m* então importante vocês param para entender quem é o público-alvo do produto e também pensar na história que dá para contar com que você tem né obviamente que hoje em dia eu já trabalho e produções que a gente tem a verba muito alta que a gente pode ser louco e comprar um monte de coisa e contratar a pessoa que vai montar todo um cenário vai criar uma história ali como se fosse uma cena de filme para gente Para os cantinhos né eu tinha que fazer com que eu tinha então vai parar para pensar Quais são os objetos da sua casa que você pode levar com a roupa que a pessoa pode usar Quais são as cores a curva a curva bater direitinho com o produto etc Enfim então Voltando a falar que tudo de fotografia publicitária de novo para mim mas é um negócio que corre nas minhas veias não tem como fugir mas pensa na história que vocês querem contar e pensa no público-alvo com a gente se trata de produto ou serviço E aí Oi e aí foi que eu falei não é mesmo você se você só clicar um lixo dentro da fotografia você pode sim separar esse nicho em subcategorias Tente fazer essa exercícios dentro do que eu faço Caraca fotografo carros não existe subcategorias que eu possa separar no trabalho após fotografar carros posso fotografar acessórios posso fotografar corrida né eventos ocorridos etc que existem sim subcategorias que você pode separar o seu trabalho e se for conveniente fizer sentido para o seu cliente você separasse as categorias dentro do seu portfólio então por exemplo você tem um fotógrafo gastronômico ele pode fazer uma separação de categorias dentro do site dele em bebidas comida e pessoas né porque tem muitos fotógrafos gastronômicos não fotografamos só bebidas drinks e comidas etc mas também fotografa o Chef do restaurante é a pessoa posando para foto e certo então ele colocasse no portifólio dele e o cara pode parar com essa cara que Mas eu sou fotográfico comida mas pô vou fazer uma categoria de pessoas também já fiquei mais de 50 chefes na minha carreira tem umas 15 votos muito legais muito bonitas eu vou colocar meu portfólio que quando um restaurante grande entrar vai ver que eu já fico muito bem comida bebida e ainda assim clica muito bem pessoas que vai que o cara tá fazendo um livro sobre a história do restaurante exatamente isso que ele precisa não só a captação de comida bebida mas também as pessoas que fazem parte da história da empresa nunca sabe que pode vir então é importante você parar para pensar Quais são as categorias que você já fez e o que que é conveniente o quê e você pode colocar no seu site no seu portfólio que possa é trazer clientes que cara é muito louco mas às vezes separar pensa explicar eu fotográfico comida tipo já fotografei uma pessoa que ali mas eu acho que não faz sentido para mim colocar mas você nunca sabe o que que alguém está procurando específico ela te encontrou recebeu uma indicação sobre você e eu vejo muito isso hoje quando a gente age como agência se o cliente não há uma demanda tão específica que eu entro em contato com o profissional que faz aquilo eu fico para nossas escadas estar se perguntando tipo mano que aleatório que ele vem em cima de mim para falar sobre essa demanda específica sabe Então você nunca sabe que as pessoas estão procurando então se você parar para analisar Quem é seu cliente ideal e quais são as dores dele o que que ele Possivelmente está procurando e pode procurar em algum momento você consegue parar para pensar e subcategorias que você consegue separar seu trabalho é uma coisa importante eu quero saber quem é quem que é apegado com as suas próprias fotos não consegue desapegar tem aquela dificuldade de escolher qual que é melhor fica olhando aquelas três fotos super parecidas e não consegue escolher e quando vai mandar a foto para o cliente e não consegue fazer uma seleção concisa e manda uma cacetada de foto quem quem aqui é apegado não consegue tipo eliminar mesmo sabendo Aquela foto é boa quero saber de vocês aí o quiosque É apegada a foto num não vai te ajudar não bom então senso crítico muito bom de entender Quem é seu cliente escolha exatamente quê que ele precisa mesmo se outra Essas fotos que você captou são incríveis são lindos etc mas se não for que o cliente precisa ver naquele momento para aquela para aquele objetivo específico que você foi contratado não vale a pena é igual tem um cliente que a gente partiu recentemente que fala Nossa obrigado por mandar 60 fotos para a gente escolher 30 que os outros faltavam de contrato amando mais de 3.000 falar mano tem noção são pessoas extremamente ocupadas que trabalham com direção de criação de agência como é que eles acham que a pessoa vai ter temporário 3 mil imagens o próximo e se a pessoa tá mandando o conteúdo brutos né tipo não tem que fazer uma pré-seleção entender para quem você vai mostrar o quê que ela precisa Qual objetivo Aí você faz uma uma seleção muito refinada [Música] e eu já coloquei slide na hora errada aqui tu vai vir é um e se você for muito pega suas fotos e não consegue desprender peça opinião de outras pessoas isso é importante né tipo pergunta Simple não tô sabendo escolher esse aqui eu tenho que entregar 20 fotos eu tô com 180 aqui eu eu quero mandar 60 para o cliente me ajuda a escolher mas é importante que você escolha pessoas que entendem da sua área e vão dar bons feedbacks né não pega uma pessoa aleatória para sua mãe que não entendi nada e que vai olhar achar Qualquer foto bonita não pegue pessoas que entendam e vão dar bons feedbacks para você faço não acho que isso aqui não tá legal porque às vezes a gente tá tão viciada acha tão bonita uma coisa por um motivo bobo que outra pessoa vai olhar fala assim não mas você reparou que tem tem isso aqui não sei o que ao produto tá meio desfocado não sei o que tá importante você pegar feedbacks e você pode até mesmo contratar uma consultoria de um fotógrafo do seu nicho né se fotografar comida procura um fotógrafo que também fotográfico é muito bom pra talvez te ajudar a fazer essa seleção e pede uma opinião se uma pessoa próxima a Você é ou não entre em contato ver talvez de pagar uma consultoria para você fazer esse refinamento no seu trabalho mas é muito importante que esse profissional tenha mais anos de experiência que você não adianta você pegar uma pessoa você tá cinco anos fazendo isso aí você pega o carinho que tá um ano fazendo isso mas clica bacana mas ele não nem clique bem talvez clique o melhor que você ele não tem a mesma experiência e vivência que você tem nessa área saber o que o cliente precisa é em muitos casos mais importante do que a técnica é a qualidade a coloração que tal pessoas na foto a experiência conta muito aquela pessoa já passou por vários e vários casos de objeções de clientes e problemas e resolução de situações complicadas Já que com muita coisa diferente ela vai saber te dar conselhos O que é muito importante você tem uma opinião Imparcial e profissional isso tem um altíssimo valor né É por isso que é ideal você falar com uma pessoa que não é um amigo próximo seu então você contratar uma consultoria ou consegui com que algum profissional do seu nicho que tem mais ano experiência que você consiga dar uma opinião sobre o seu portfólio é para eu não te conhece elas são uma opinião totalmente Imparcial e profissional voltada para o mercado né sabendo tudo que é feito como é que acontece o que que tem de errado o que que tem certo então mas se você não tem dinheiro para pagar uma consultoria e tudo mais de um fotógrafo do seu nicho Se você não puder pagar aí você pode chamar um amigo fotógrafo que essa vai ser a melhor opção porque tem que ser uma pessoa que entende dessa mesma área que você Dê preferência é um amigo fotógrafo clica e o mesmo nicho que você senão aí você chama o fotógrafo um amigo fotógrafo senão aí Tenta achar alguém que pelo menos trabalho né se você já designer diretor de arte sei lá nas que fique nesse mundo criativo aí porque vai ser melhor para você e já entra nesse assunto aqui deixa eu ver que vocês falaram aí e toda vez negócio buga aqui cara pegou tem que voltar um monte para que vocês estão falando é mas doença estão interagindo aqui e quando as perguntas um dos outros muito obrigado vocês estão participando e me ajudando aqui qual respondendo as dúvidas das pessoas tem gente que já usou o tal do 46° para fazer site etc outras pessoas comparando com Adobe portfólio Muito obrigado todos que estão respondendo e que tipo de foto chama mais atenção do cliente bem cada cliente é uma coisa cada nicho uma coisa é o dificilmente vou saber de todos os nichos mais uma boa forma de você entender quais são os tipos de foto é você olhar para o cliente e ver o que que ele usa no material deles seja no site vocês nas redes sociais etc entender aquele nível e saber e o que você tem que chegar naquele nível mais próximo disso né então é isso é o tipo de foto que vai mais impactar o seu cliente você tem que olhar para o cliente não tentar imaginar o que que seria né Nicolas falou novamente usar esta longa 2160 pixels tem resultados legais no site show Imagino que o monitor 24 polegadas seja mais ou menos por aí E aí O mais engraçado falando inclusive um caos ao vivo essa semana que carro linda hein Paula boa uma casa bem bonita você bastante de fotografar o Nelson a Volkswagen emprestou um caos por uma semana para criar conteúdo tava selecionar algumas pessoas chave em cada capital foi utilizado em ser escolhido carro e apaixonante que demais cara parabéns fico muito feliz por você bacana demais Como falei para vocês no fim da aula de hoje eu vou dar um aula que vem é um portfolio review então eu vou ser esse profissional há alguns anos experiência que vou dar uma opinião Imparcial e profissional sobre trabalho de vocês então a aula que vem vai ser só sobre isso vocês vão mandar fotos para o meu e-mail eu vou escolher algumas fotos e vou trazer aqui na aula da semana que vem analisando o que eu acho que pode melhorar dando o meu feedback o que o que que tá muito bom e o que que eu acho que pode melhorar dando meu feedback profissional e Imparcial então no fim da aula de hoje tão Quem tá aí ainda fica até o fim que eu vou dar um e-mail para vocês para que vocês possam participar e ter a semana inteira aí para selecionar Quais são as cinco melhores fotos que vocês têm e querem que eu dei uma olhada para eu trazer aqui no portfólio e viu da semana que vem tu Fechou então Nelson você quiser mandar as fotos que você fez para Volkswagen fique muito à vontade o Iago Amorim se Capturar foto da rua e acabar saindo o terceiro devo pedir autorização demais Eu apenas tento recriar a imagem já teve algum problema com direito de imagem se o uso for commercial né é publicitária alguma marca está usando essa imagem para qualquer tipo de comunicação seja rede social etc é uma violação de direitos autorais se você não tem autorização por escrito daquela pessoa mas se for para um projeto pessoal o seu pro seu Instagram para o seu posto fora de setra não está conectado com nenhuma marca você pode simplificar as pessoas sem pedir autorização dela se alguém falar alguma coisa você fala que é para uso pessoal que você gosta de fotografar Cenas Urbanas as pessoas etc mas que vai tudo para o Instagram mas Instagram falar para pessoa seguir etc mas se for vídeo ou foto para fins que marcas empresas vão usar você precisa ter vários termos de liberação de Direito de uso de imagem para várias pessoas assinarem pela rua todo mundo que aparece você tem que se você tem um assistente para ir se você não faça isso sozinha se não você vai perder o tempo valioso de trabalho para fazer isso aí Quem é Paulo tenho muito interesse na área publicitária sabe algum curso bom o fotógrafo que eu posso estagiar cara acompanha as lives aqui toda segunda essa aqui já é porque tipo eu não vou trazer aqui a parte né prática de fotografar isso você pode fazer curso de fotografia curso de fotografia e o produto curso de fotografia geral como meu próprio curso de fotografia que se chama segredos da fotografia é mas eu acho que tudo que eu trago aqui que essa essas dicas valiosas de como fazer o seu próprio marketing como montar seu portfólio e é como escolher seu nicho Como captar clientes que eu ainda vou falar como montar a proposta Como montar o orçamento tudo isso eu vou falar durante as próximas e próxima semana e isso aqui tipo é o bicho que importa e não tem lugar nenhum eu comecei a trazer isso aqui porque eu vi que a pouco a gente fazendo fotografia publicitária e porque eu vi que não tem lugar nenhum nem estava ensinando isso então trouxe então isso aqui é tipo é a chave da da parada agora a fotografia em si depende de você aprender fotografia não fotografia publicitária em específico que não achei curso disso eu procurei e tem curso de fotografia de produto em estúdio que é um Submisso da fotografia publicitária mas não é a fotografia publicitária como uma área mais abrangente e eu quero sim ter tempo e trazer aulas práticas para vocês é um plano o meu é de poder filmar 17 em que a gente está fotografando dá dicas valiosas para você só um plano meu e eu vou botar para rodar algum momento mas não conheço recomendo aprender fotografia faz curso de fotografia de produtos sempre indica que o cujo do curso do estúdio lug que é muito bom e assistir essas aulas aqui cara todas toda semana de graça aqui para pegar essas dicas valiosas que vocês estão pegando aqui o Mateus o Paulo fiz uma viagem para Minas e aproveitei para experimentar fotografia de viagem fui com dois amigos que eu não fui editar fiquei sentindo que acabei fazendo basicamente o ensaio normal com eles o que configura basicamente fotografia de viagem de fato cara fotografia de viagem ela vai além da paisagem né ela não é só isso também tem isso né porque no mercado do Turismo usa-se foto de paisagem mas usa-se fotos de ambientes de hotéis experiências pessoas vivendo lugares vivendo usando o serviços fazendo coisas objetivo final você fazer com que pessoas queiram viajar nelas olhem para aquela imagem sinto à vontade de viajar e você pode conseguir sua mostrar na foto de uma paisagem pode mas você mostrar uma pessoa tendo uma experiência incrível na mesma paisagem vai despertar mais o sentimento aquela pessoa de viajar então a fotografia de viagem vai a linha ela não é só taizai ela não é só uma pessoa em pé parada na paisagem é muita coisa né mas principalmente pessoas vivem então é você parar pensar o que que eu gosto de fazer quando eu viajo e replicar isso nas fotos que você queria tentar trazer a verdade para as fotos parecer que é uma situação real mas novamente se você fosse clicar uma campanha com o orçamento e tudo mais você poderia contratar elenco né pessoas e aí sim fazer uma coisa bacana não sei fazer com amigos a melhor opção Porque as pessoas não gostam de ser fotografadas não sair bem nas fotos tudo mais mais importante é treinado né prática do jeito que dá isso é importante tá você deu um passo importante é em relações o Lucas Alves eu sou o contrário eu sou muito crítico comigo mesmo cara eu vi uma frase muito boa em relação a isso a quebra não vou achar é mas é muito bom eu vou tentar procurar aqui é que eu tô fazendo a Live aqui no Instagram não consigo Procurar deixa eu ver aqui no iPad é justamente sobre isso sobre você ser crítico oh Caraca no Instagram de logo já absolutamente tudo que inferno e eu vou procurar um negócio aqui em quando falo com você mas beleza vou continuar aqui bom e sabe o que que é uma boa forma de vocês conseguirem feedback do posto ali de vocês é na verdade uma boa forma de você chamar atenção de pessoas de agência é você entrar em contato com pessoas de agência e pedir feedback do seu portfólio provavelmente muita gente vai te ignorar mas eu tenho que entrar em contato com vários profissionais dessa área e isso é que eu tô falando fotografia publicidade sabe enfim isso aí pode Você pode adaptar para o que você faz você fotografar comida e quer se a chamar a atenção de as agências que representam fotógrafos de comida e você quer chamar atenção para ser um dos fotógrafos entrar em contato com alguém que trabalha nessa agência que cuida dessa curadoria de fotógrafos fala pow admiro muito trabalho de vocês etc e enfim Faz Um textinho e pergunta se a pessoa pode dar uma olhada no portfólio e com a experiência dela o que que ela pode falar e tudo mais é problema você pode mandar um e-mail falando assim Oi Fulano tudo bem Eu Sou grande fã do seu trabalho acompanhe bastante eu baixo esse tempo seu grande fã do da empresa que você trabalha acompanha há bastante tempo tem certeza que você é muito ocupada e eu fico muito grato que você tira um tempo para ler o meu e-mail eu estou nesse momento construindo meu portfólio e eu ficaria muito grato Se você pudesse me dar qualquer feedback é do meu trabalho pois você é um Expert nessa área e se você enfim se tudo bem eu mandar algumas poucas imagens para você fazer um review você poderia me ajudar Editar meu portfólio é muito obrigado pelo seu tempo certo então você pode entrar em contato com várias e várias pessoas dessa forma ver se alguém responde a pessoa pode olhar o seu portfólio Obviamente você vai ter que mandar um negócio bacana porque a sua pode ser sua única chance de conseguir atenção daquele profissional e aí você tem a chance de ser visto né nem sempre é fácil a gente ser visto mas só de mandar um e-mail falando assim um título diferente com o portfólio review ou se você me ajudar Iaiá e sei lá editar eu posto fora e fica estranho bom então posso fazer review pessoa vai ficar curioso e vai abrir Então vai acabar lendo seu e-mail pelo Messenger se você link ao seu Instagram e etc pessoal achar que é bacana e acha que vai ser legal nessa posição de mentor e você pode chamar atenção dela e vocês podem vir amigos ver a próximas Esse é um uma ponte aí para você conseguir mais projetos então fica melhor para vocês e e bom e se vocês forem mostrar o portfólio de vocês pessoalmente para alguém nessa encontrarem evento ou marcou uma reunião etc leva o seu portfólio algumas os melhores imagens não tablet ou impresso né no tablet faz uma pastinha com os melhores fotos não não abre seu site lá na hora tipo falta em tela cheia vai passando uma uma e se você for imprimir de fato lá numa gráfica boa e hoje um papel de alta qualidade para passar aquela ideia de negócio tipo tá maneiro tipo Tchan show de bola né Eu tenho um desafio para vocês falei que a aula de hoje é só um pouquinho mais curta mas eu vou responder às perguntas de vocês aí eu quero que você faça um esse desafio essa semana quero que vocês façam uma seleção de portfólio de vocês né tenta fazer aquilo que eu falei uma seleção dos top 250 em quebrar em três categorias queria três pastas no computador joga as fotos de 50 80 imagens por pasta corta a rádio de 25 a 40 se passar de 40 revisa todas as fotos pensando no seu top 5 para ver se tá no nível que eles trabalham E aí vocês vão ter um portfólio bem bem bem editado certeiro um portfólio que conquista clientes pensem nisso sempre de pensar no público alvo Se Houver nessa com produtos e visto pensar na história que você vai contar com que você tem disponível Tente comprar ou alugar produtos para fotografar tem que contratar pessoas ou chamar amigos familiares para participar para você enfim praticar criar coisas tem que colocar essas fases que você faça essa seleção de portfólio quero que vocês procurem diretores de arte isso caso de quem quer fotografia publicitária tá porque eu ainda quero sempre fazer essa pegada da fotografia publicitária mas eu já tô cada vez mais abrindo um pouco mais para qualquer área dentro da fotografia mas procurem diretores de arte o diretor de criação no Linkedin de as agências da sociedade ou se você clica outra coisa procura pessoas chave dentro do seu nicho que que Possivelmente são as pessoas que têm esse poder de escolher o profissional para o que é no caso você para trabalhar no projeto ou fotografar para o cliente e aí manda mensagem para ver se alguém topa dar esse feedback do seu portfólio né vou mandar esse modelinho de e-mail para vocês lá no grupo do telegram Beleza vou mandar lá o texto só copiar e colar Oi Fulano Vai lavar a barra e aí você só dispara para várias pessoas chave Entra lá no grupo t.me/Aprenda com pdv que eu vou mandar um modelinho de meio para vocês entrar em contato com pessoas chave para pedir ver se pessoas podem dar esse feedback do portifólio de vocês mas obviamente semana que vem está aqui eu dando feedback portfólio de vocês alguns eu não sei escolhidos mas quero fazer isso mais vezes tá não fique chateado Se vocês não foram escolhidos agora eu vou como a primeira vez que eu vou fazer eu vou escolher as imagens que eu acho que estão pedindo um obviamente um feedback grande né não grande mais Às vezes tem uma coisa pequena que eu acho que é importante eu falar Oi e aí eu vou falar aqui então então lá no grupo t.me também aqui embaixo barra Aprenda com PDV lá aviso sobre as aulas manda o link das aulas para vocês entrarem direto no aplicativo do YouTube para assistir na hora que ela tá começando então aí vocês podem tirar dúvidas lá nos comentários Então a hora que vem portfolio review né dia 15/11 há um feriado espero que sete da noite estejam disponíveis para ver com as fotos eu vou escolher eu quero que vocês mandem suas cinco melhores fotos para esse meio aí portfólio rouba o Paulo deu vale.com e eu vou tirar minha imagem Zinho aqui para não atrapalhar que a visualização Oi como é que vocês vão mandar essas fotos importante tá gente eu quero essas fotos escuta todo mundo e eu quero essas fotos no link de um serviço na nuvem que pode ser Dropbox Google Drive ou one drive da Microsoft é e eu prefiro que não seja we transfer eu não quero baixar arquivos no meu computador quero abrir a pasta e ver os arquivos Então já libera pasta deixa para todo mundo que tiver o link poder ver eu quero abrir e selecionar não quero ficar enchendo meu computador de de arquivo ficar baixando Então tem que ser um lugar que eu vou abrir vou poder ver então Dropbox Google Drive um drive eu quero abrir ver as cinco lá que aí eu escolhi se eu gostar eu escolho baixar uma uma delas ou duas ou três etc Beleza então em meio também aí link de serviço na nuvem Como o Dropbox Google Drive ou um drive we transfer não porque eu teria que baixar o arquivo não vou baixar já tô avisando se mandar para ele transferir perdeu não vai ser escolhido fechou a responder vocês aquilo que você só fala E aí e a deixa eu achar o tal do posto aqui que eu tava contando para vocês é sobre ser crítico Eu acho que eu não vou achar porque o cara posta para e eu vou encerrar minha Live no Instagram porque eu acho que agora explodiu a Live do Instagram que entrou uma cacetada gente gente a Live do YouTube acabou agora tá muito obrigado vocês estão aí eu tô acabando de falar para todo mundo sobre o portfólio e viu que eu vou fazer segunda que vem no YouTube sete horas da noite então tem um e-mail lá na aula do YouTube vai lá agora assistir para vocês mandarem suas cinco melhores fotos que eu vou revisar esse falta de vocês se falar que que eu acho que tá bom e que eu acho que pode melhorar fechou beijo tchau e deixa eu ver se eu salvei esse posto aqui ó o que eu acho que eu salvei E aí E ai José a talvez aqui E aí E aí eu não tô achando E aí a nossa eu tô com calor do cão aqui e talvez seja esse posto aqui eu tô na cabeça que o posto era outro mas é um posto sobre como agentes a bota na nossa própria criatividade E aí ó e eu quero saber quem se relaciona que deixa eu voltar pequenininha aqui o Paulo tá grandão aqui quero saber quem se relaciona com isso aqui e é Alguém aí tem medo de que outras pessoas vão julgar o trabalho de vocês uma ideia de vocês Oi alguém aí tem tem esse receio de ser julgado Oi Lohana pena Paulo como você faz para mostrar as fotos selecionadas pela escolha do cliente você coloca uma longa marca na frente das fotos para depois passar Elas irão após mais cirúrgica Olha eu trabalho no mundo que temos contratos né assinados Então não preciso me preocupar com isso de achar que o cliente vai usar me imagem se ele for louco de usar ele vai ser processado em muito dinheiro mas eu entendo que tem muitas áreas na fotografia que as pessoas trabalham na informalidade que não tem Contrato Assinado E aí sim poderia ser um problema recomendo botar uma marca d’água na frente da imagem impedindo essa pessoa de usar essa imagem em baixa qualidade que você mandou para seleção Então nesse caso eu acho importante sim uma marca d’água Olá Kitty Poo vai fazer o que a pessoa não queira usar aquela foto vai ter gente sem noção que vai repostar com marca d’água mesmo e não vai ler que você falou que ia para selecionar tá achando que você tá mandando tudo e deve acontecer de tudo [Música] quem é Nelson vai mandar as fotos do tals e ainda não postei tudo mas eu tenho vídeo lá no Wilson fala você considera errado um fotógrafo que faz eventos faz falta de arquitetura falta gastronômica que retrata corporativo cara não eu não sou ninguém Quem Sou Eu para julgar o que é certo e errado eu não acho que é ideal porque são coisas tão diferentes que não parece que você é especialista em nada sabe mesmo que você faça tipo de uma forma legal mas se você quiser alcançar os clientes top do Top que tipo tão ali procurando o fotógrafo de carro da cidade tal eles querem um cara tipo eu eu como agência que contrata os fotógrafos eu procuro a pessoa que a especialista e clica muito daquilo que eu sei que ela é bom naquilo ficando começa a ver pingado coisas completamente diferentes eu ignoro esse tipo de profissional calma é eu que estou numa numa posição de escolher quem contratar faço isso então eu pegaria essa dica né eu tentarei lixar mais o que que faz e não mais claro eu não posso te dar um conselho desse também sem saber qual é a situação onde você mora se tem mercado se você tem que ficar de tudo porque senão você não sobrevive tipo a coisa na mesma sobreviver né mas se existe mercado para você me deixar em só duas uma duas três coisas a cidade é grande tem bastante cliente bastante possibilidade não tem tanto concorrente os concorrentes são fracos você faz melhor cara só foca várias certo o [Música] Nicolas Paulo em relação a impressão de portfólio imprimir um álbum de qualidade em impressões avulsas tem alguma experiência em relação à eficiência de um outro o cara Então nesse mundo de portfólio impresso e tem gente que imprimir livreto né hoje em dia é mais difícil né porque a gente tá fazendo isso acho que é mais quem é outro ficou lá no mundo da fotografia publicitária ainda tem gente que imprimir livreto e gasta uma grana imprimindo centenas de livretos e deixa envia para diretora de criação arte Bayern de agência tem gente que manda um presentinho junto entendi o que que a pessoa gosta e enfim conquista a pessoa e manda para que não seja só uma coisa que vai para o lixo vai entrar numa gaveta e nunca vai ser vista mas tem gente também que faz os promos né que são é a tipo é só melhor falta mais incrível de todas impressa com seu nome e atrás de um cartão postal sabe e atrás o seu contato e o seu site o seu Instagram etc e aí é uma coisa que sai mais barato abre a mente Então depende muito do seu orçamento a depositante que sejas impressão incrível de papel é só aquele papel que tipo grita qualidade sabe tanto livreto como o Cromo e e é isso mesmo se for um promo mandar um presentinho também para pessoa não e ela é um chocolate alguma coisa eu sou fã de Star Wars aí você mandou um boneco do LEGO do Darth Vader sei lá mostra que você se importa que você entende que a pessoa faz que você acompanha Sabe o que eu tô só gosta disso mesmo que você não se conheciam pessoalmente A comida já um pouco complicado né a pessoa receber uma comida de quem não conhece ela tem medo de comer tem um o Guilherme colosio ecological Colégio se for apresentar impresso em tablet além de mesclar caos com quem tem alguma dica de ordem nas fotos para apresentação cara tenho boa eu esqueci de botar isso aqui no portfólio uma vez eu escutei de uma pessoa que conversou com o diretor de criação a teoria que achei muito interessante e nesse caso esse diretor de criação falou para pessoa escolher 10 fotos por categoria na das fotos já acho que é pouco né Eu tô recomendo pra vocês colocarem de 20 a 40 Tá mas o que que a pessoa falou a pessoa fala para a sua primeira foto se a sua melhor de todas que aquela que abre Tipo chama atenção da pessoa a pessoa vai prestar atenção aí então supor que você tem 20 fotos para mostrar aí você vai mostrar vai abrir com a melhor de todas aí essa segunda foto vai ser 20ª vai ser a pior entre aspas da seleção que você fez e E aí você vai indo 2019 18 até chegar no dois então porque fiquei primeiro você impressiona com a sua melhor foto aí depois eu vi uma foto que não é só melhor mas a pessoa já foi tão impressionada com aquela primeira que tipo vai passar despercebido a pessoa só vai seguindo flor ali e a partir dali só vai crescendo né também o que você mostra uma incrível depois você não chama mais ou menos a pessoa fala tipo tá vamos continuar vendo aí você só vai mostrando só vai melhorando melhorando melhorando tá que você chega por último a segunda e você construiu também de novo essa força de volta no seu portfólio a pessoa acaba de ver o seu portifólio com a sensação de que tipo Caraca muito bom né então tem gente que tem ideia de começado pior do melhor para o pior né mas é você começa a diminuir o nível e diminuir a animação da pessoa diminui admiração Então você fazendo dessa forma achei interessante essa essa técnica então fica a dica para vocês e qual o dia limite para te enviar o link com as fotos é essa é uma boa pergunta o dia limite vai ser e sábado vou botar o limite sábado dia treze agora para que o pelo menos em 2 dias para parar ele as fotos de vocês e fazer uma seleção é um ah ah então vocês falaram estão falando aí eu tenho para c* medo de ser julgado pelos outros né E ai perdi o que eu tava vendo aqui ver mais e a o ensinamento aqui bom é que você não pode ficar ah não tá vendo no Instagram o ensinamento aqui que você tem medo das pessoas julgarem você é que você você tem que ser o seu maior crítico na semana juiz marido as pessoas não estão nem se importando com você você nem penso em você então você acha que as pessoas estão tipo olhando os pormenores se julgando mas a pessoa tá cada um vivendo a sua vida cada um tem seus problemas apelo pessoa não tá parando para te julgar E se alguém julgar tipo Dani se faz parte da sua trajetória e melhorando né então se alguém te julgar tipo beleza tranquilo você vai melhorar não pode ah não fazer que você não vai ter a experiência não vai praticar e não vai conseguir chegar lá por medo de nem sabe se alguém vai te julgar de alguma forma se alguém tem medo de que outros vão ver o com o com você não é talentoso G1 e vocês têm medo desse tipo nossa se eu enviasse para o cliente level com o com ruim eu sou o Lucas Alves Miss a bota muito por insegurança de não ter uma presença grande na fotografia Diego tenho mais medo de elogio de quem não quer me desanimar de continuar e tem mais medo do elogio de quem não quer me desanimar de continuar é é é o Nicolas eu sinto uma maneira positiva acredito que sempre é algo que possa agregar Mateus na real tem medo as pessoas falarem que a foto está boa mesmo não estamos ficando com medo de não evoluir estagnar por isso que você tem que pegar uma opinião profissional e Imparcial e e em geral meu problema é achar que nunca estou preparado pois sempre tenho algo que precisa aprender isso é com todo mundo Eu também acho que eu preciso aprender Infinitamente Mais do que eu sei hoje e nem por isso eu tô com medo que diz o que os outros vão pensando tipo dane-se só vai mano só vai esquece os outros são tão nem aí para você esquece tipo só faz o seu importante é começar São Paulo será que eu deveria considerar For Us tax de alguns anúncios no Insta mas sempre achei furada Não faço ideia do que esses eles banco de imagem Oi Letícia essa reflexão é o que move muito é o que me move muitas vezes o João aí eu tenho pessoalmente porque meu tio de São muito específico bom então o aprendizado Quem Tem Medo de que outros percebam que você não é talentoso é que somente quando você se expõe a críticas e feedback que você pode melhorar a gente sempre só vai aprender com os nossos erros só errando tem gente que tem medo de errar mas errar é importantíssimo se abrir a crítica e receber feedback é muito importante porque só assim a gente melhora quando eu comecei na carreira Eu odiava a ideia de ouvir o que o cliente queria falar sobre o que eu cliquei mas hoje quando a gente implementa isso a gente sempre marca não sempre quando da reunião de feedback um cliente eu vejo com importante e como só ele entende o que exatamente ele precisa que eu não chegava mas agora eu entendo cada vez mais o meu cliente né que eu sou ruim ou não sabia que aquilo é porque eu não sabia aquele ponto específico e o cliente imaginava porque eu não tô na cabeça dele então só se abrindo para crítica que eu vou poder melhorar ou na minha carreira como um todo ou para aquele cliente específico né Eu acho que acho que a gente tem que focar cada vez mais numa cultura não de feedback que foca no passado e Foca no que erramos mas numa cultura de conselhos para que a gente melhora no futuro né quando a gente foca em conselhos a gente Foca no futuro e melhorar a gente faz uma sessão de feedback ela é uma coisa ruim né é uma coisa que foca no passado faltando que a gente errou Foca no que a gente foi ruim mas não objetivo é sempre tentar conversar com o cliente tá vendo chamar de uma sessão de feedback mais uma sessão de de que conselhos eles têm para que você possa melhorar nas próximas oportunidades que vocês tiverem trabalhar juntos E aí Oi Patrícia fiz umas fotos para o cliente já aconteceu dela tirar uma foto me entregar para o digitar para juntar com as que eu entreguei para ela isso acontece muito eu achei bem cômodo você fez as fotos e ela tirou uma foto para que você editar se a foto dela e juntar com a foto que você entregou para ela por isso que não ter contrato é um problema né se não está no contrato não está no contrato a você pode editar essa foto acreditei olha não tava no contrato não tá no seu corpo que foi me passado então não gostei para isso você gostaria de fazer um orçamento extra para essa edição e se você achar que tudo bem aí você faz você achar que não tem nada a ver você fala não não disso foto não é minha é isso o cliente gente tem que colocar limite senão vira uma bagunça é importante saber colocar limite o banco de imagem cara bom de imagem dificilmente vai te dá dinheiro então tem gente que vive só disso uma caraca né sorte você tem que fazer umas coisas que que vão tipo igual quando começou a pandemia se começasse olhar os bancos de Março ele começar a ver um monte de foto de um potinho de vacina com pote de vacina de vidro com o logo das empresas lá atrás no monitor tipo fazer moderna Astra zeneca a isso deve ter vendido tanto banco de mágica Os caras vai pegar uma grana boa mas tipo você tem que estar muito ligado que tá acontecendo E clicando o tipo de coisa né De acordo com o aumento agora e também clica coisas que tipo vários tipos de negócios estarão procurando as pessoas aperto na mão pessoas de terra não Trabalhando no escritório a gente precisa gastar uma boa grana para contratar pessoas local espaço eu já acho que simplesmente não vale a pena é tipo você é uma pena que você já tem filha lá mas dificilmente para vender Paga até um pouco tipo centavos por foto eu acho que não vale Bom dia e é isso não tem mais perguntas e a vou fazer aquele que aquele pedido clássico para o que vocês compartilhem sobre as aulas compartilhe sobre essa aula posta uma foto do seu computador mostra o Paulinho feliz que tinha 50 de vocês hoje e quem perder minha cara só voltar um pouquinho na Live tira uma foto do computador tirar foto das anotações ou esse Esse nível ainda não desbloqueei alguém alguém postar falando com a câmera o quê tá achando as lives esse nível tá f* vou ver se eu consigo ainda fazer um de vocês postar com tantas pessoas que elas estão achando porque eu quero trazer mais gente para cá né para aprender Então quem puder postar quê tá achando postar textão me marca lá que eu vou repostar vocês e ir para gente se conectar lá também no Instagram eu posso dar uma olhada no trabalho de vocês quiserem pedir algum feedback de alguma coisa que eu tiver tempo né Essa semana tá complicado o e quem quiser ter mais recursos de fotografia gratuitos e pagos tem uma perda com paulo.com tem lá tem um blog de fotografia com artigos toda semana e é essa semana vai ter artigos sobre as novas atualizações do Lightroom e do Photoshop tem downloads gratuitos tem modelo de contrato gratuito para fotógrafos em contratos pagos para fotógrafos publicitários de contrato com empresa contrato com modelos e contato com locações em e-book gratuito de fotografia com Smartphone e tem meus cursos né meu curso edição profissional meu curso de fotografia que vai do básico ao avançado e fotografia de Smartphone fotografia e edição do smartphone tá tudo lá na perna com Paulo coisas gratuitas blog coisas pagas dá uma olhada lá Já fechou mas algumas dúvidas do dúvidas finais ainda tem que trabalhar hoje tem que criar uns conteúdos aqui mas alguém tem alguma dúvida aí o Guilherme colosio tô no nível avisando os colegas do ramo no inbox Quando começa porcaria isso e show de bola essa de um valor imenso para mim obrigado quem faz isso quando a Live vai começar a manda para os amigos no grupo no WhatsApp no telegram posta no Twitter tem alguém aqui que acho que foi a Tatiane né que eu acho que postou no Twitter se não me engano obrigado de coração obrigado a todos que estão aqui toda semana interagindo nossas e sempre vejo vocês aqui né eu tinha falo para vocês que a gente abre vagas para contratar as pessoas da Live Mas acabou que o cliente já não retornou sobre o projeto Então por enquanto tá extent by então por isso eu não avisei nada sobre vocês mas eu quero que quando vier projetos as pessoas que participam dessas lives vão ser as pessoas que vão ser contratados para trabalhar com a gente em alguns projetos então e vocês vão vir de mim algum momento vai vir fechou bom então fechou galera obrigado a todos mais uma vez Rose muito bom te ver por aqui novamente Letícia também todos vocês Gustavo vendeu Nicolas Guilherme Tatiane Mateus o e o João Vítor é muita gente obrigado a gente coração toda segunda-feira vocês estão aqui e eu também tô aqui né passando momentos difíceis ver a cachorra doente em estado grave mas eu tô aqui ainda hoje recebi boas notícias que ela tá melhorando graças a Deus estou aqui firme e forte meu compromisso com vocês a minha fala que você tem compromisso comigo eu tenho compromisso com vocês a gente vai crescer junto e vamos todos muito longe juntos Peixoto Fofo é isso vale era vou lá que eu tenho que fazer uns vídeo ainda O que é isso um abraço a semana que vem tamo junto sete horas da noite fechou post-fire viu mande suas fotos para portifólio@calda ovale.com Vale com dois elles Não mandem errado tá não acho que meu deu Vale tem o Alisson não Já fechou beijo viu Obrigado mais uma vez eu o CS tem que vocês estão aqui toda segunda-feira vocês vão fazer chorar

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