O nome já diz tudo – o Paraíso Eslovaco é uma terra de paisagens arrebatadoras, incluindo prados, desfiladeiros, gargantas, grutas, colinas, rios e cascatas. Esse encantador  parque nacional é rico em calcário, que o tempo moldou em inúmeras paisagens.

O calcário é particularmente vulnerável à erosão pela água e, assim, há muitas grutas e abismos para explorar: 177 no total. Um dos destaques é o câníon Hornád, um trecho de 16km criado pelo rio de mesmo nome. As margens do cânion atingem até 300m de altura em alguns pontos.

Uma trilha relativamente amedrontadora foi construída ao longo dele para conduzir os caminhantes por um conjunto variado de pranchas, passarelas, cavilhas e correntes metálicas cravadas nas paredes rochosas. Apesar de tudo, a paisagem compensa. Igualmente interessante é a gruta de gelo de Dobsinská, que possui sua própria geleira subterrânea, com 27m de espessura, além de uma série de cascatas, estalagmites e colunas de gelo.

A caverna Domica

A mais impressionante e também a mais bela dentre várias situadas no Slovak Karst, uma vasta região calcária no sul da Eslováquia, na fronteira com a Hungria. Os sedimentos calcários foram depositados há 225 milhões de anos e, depois, erodidos por dois rios subterrâneos, o Styx e o Domica.

A caverna possui inúmeros corredores que se formaram ao longo de falhas naturais no calcário. A água, gotejando continuamente, criou uma floresta de estalactites, tão densa em alguns locais que os visitantes correm o risco de se perderem uns dos outros em meio a elas. A visita à gruta inclui uma viagem subterrânea de barco.

A gruta abrigou um povo pré-histórico da cultura Bukk, que viveu há 8 mil anos e nos deixou um fascinante conjunto de instrumentos de pedra, que permitem Lima avaliação criteriosa de sua cultura. Contudo, um cios artefatos descobertos nessa caverna prova que jcí havia sido habitada há 40 mil anos. Hoje em dia, a Domica é o habitat de 14 espécies de morcegos. A caverna faz parte da Reserva Nacional Natural de Domické Karren.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *