7 MITOS SOBRE MOTOS: CURVA, FRENAGEM, GASOLINA, CAPACETE…

1.119.792 visualizações10 de jul. de 2019

os dois prêmios ao mesmo tempo e os nossos amigos muitas vezes também receberam conselho ruins que eles continuam contando para as outras pessoas e que na verdade não passam de mitos então nesse vídeo nós reunimos 7 mitos que nós ouvimos muito por aí e vamos explicar por que eles não são verdadeiros e o quanto maior for a velocidade da moto principalmente na estrada mais tendência de manter a trajetória mais tendência de continuarem a reta mesmo que você precisa fazer uma curva e fazer o símbolo jogar o corpo para dentro do lado da curva não vai ser o suficiente para moto mudar de trajetória com facilidade com eficiência então são precisos outros comandos do corpo para que isso aconteça de uma maneira até mais fácil sem que você dependa tanto de jogar o corpo e fazer muito esforço para trazer a moto que a trajetória o principal comando para você mudar a moto de direção a partir de um 50 60 km por hora e já não é mais virar o guidão para o lado de dentro da curva até o que a gente faz até de bicicleta quando está transitando entre os casos isso já não funciona mais a partir de uma certa velocidade o principal comando é o contra-esterço contra-esterço virar ao contrário e cessar ao contrário o guidão então vamos supor que a gente queria fazer a curva aqui para esse lado da e você vai suavemente dar uma empurradinha na manopla filha direita e a moto tem dia deitar esse direcionar pro lado de dentro da curva as pernas e os pés também podem ajudar a mudar de direção o corpo inteiro trabalha junto com a moto na hora de fazer uma curva a pena é do lado de fora da curva não continuar falando aqui de uma curva minha direita você pode sempre encostada no tanque você pode empurrar levemente com o joelho aqui encontra o tanque minha perna do lado de dentro também encostada você usa o seu pé como se fosse empurrando-a pedaleira para baixo então com isso você tá fazendo um movimento de rotação e ajudando a moto com as suas duas pernas as inclinar do lado de dentro da curva outro mito é de que você não deve usar o freio dianteiro da moto porque ele derruba com muita facilidade ou a moto capota de tão forte que ele é bom o freio tá aqui por um motivo você pode ter certeza disso que eu falei que a gente não ia colocar um feio a mais na moto à toa para ninguém usar o freio dianteiro é o freio mais forte da moto sim e é o principal responsável para que a moto pare num espaço mais curto então pode usar o freio da frente com tranquilidade a moto não vai capotar e para você evitar o travamento que o sua moto não tem abs principal dica use só um ou dois dedos na alavanca você vai ter muito mais sensibilidade e tem força suficiente para pressionar porque se você por exemplo tomar um suco alguma coisa que vem na frente se tiver com 4 meses aqui na alavanca a probabilidade você aplicar força demais impressionavam inteira de uma vez é muito maior com 2 vezes você provavelmente não vai travar a frente outra coisa é muito mais fácil você travar o freio de trás do que o freio na frente porque a gente tem menos sensibilidade no pé eu estou muito mais fácil eu fui gravar atrás do que travar na frente como é que você distribui a força de freio dianteiro e traseiro mais ou menos setenta por cento da força aqui no freio da frente e os trinta por cento da força aplicada aqui no pedal no freio de trás é o ideal para coordenar a atuação dos dois prêmios e uma última dica para você evitar de perder o controle de escorregar ou até de travar o freio não acione o freio isso vale tanto para frente quando está traseira não acione o freio em cima de sinalização horizontal faixa pintada aquele estações principalmente se tiver molhado aí é melhor nem passar por cima e 20 que a probabilidade de você escorregar principalmente com piso molhado é muito grande e e aí e os sistemas eletrônicos antitravamento atuais são mais precisos do que a maioria de nós humanos eles monitoram a velocidade de giro da roda em frações de segundo para que em caso de travamento muito rapidamente eles aliviem um pouco da pressão aplicada sobre a pinça e o pistão de freio e retomem também uma fração de segundo para que a frenagem continue com o máximo de eficiência alguns freios abs de anos atrás realmente eram lentos na velocidade de reação e alongavam o espaço necessário para frenagem é verdade mas pode ficar tranquilo que isso não acontece mais que sim os pilotos nas corridas não usam freio abs e a que dá para servir de parâmetro um nível de habilidade dele é muito superior ao de qualquer motociclista comum e outras para muitas manobras eles precisam provocar intencionalmente o travamento da roda as luvas o motociclista são produzidas de materiais que são finos o suficiente para que a gente mantém a sensibilidade nos comandos mas também tem aderência para que os dedos não escorreguem quando a gente precisa acionar e o principal elas existem para que no caso de uma queda com deslizamento no asfalto a gente não machuca e as mãos luvas de algodão por exemplo como aquelas que o mecânico usa o pré-operação de maquinário se for arriscar andar com elas moto o efeito vai ser exatamente o contrário ela faz tudo que não deve fazer é muito grossa você realmente não tem sensibilidade nenhuma em cima dos comandos escorrega desliza o que é perigoso também e o mais importante que é proteger no caso de deslizamento no asfalto não protege ela não resisti em contato com as palmas e a todos os capacetes vendidos no brasil precisam ter o selo de aprovação do inmetro indicando que ele passaram nos testes de impacto mas isso não significa que todos eles resistem igual eles são apenas existem a um nível mínimo de impacto quanto mais sofisticado e moderno por um material do casco mais resistente vai ser o capacete os cascos produzidos de plástico abs são os menos resistentes e os de fibra de carbono no outro extremo os mais resistentes da mesma maneira as viseiras que protegem os nossos olhos também vai eu muito elas podem ter menos de um milímetro ou até mais de três milímetros quanto mais melhor o exterior existem órgãos governamentais que aplicam testes mais rigorosos e os brasileiros e o interessante é que eles classificam o nível de resistência do capacete com estrelas por exemplo até cinco estrelas então eles não só aprovam ou rejeitam oi e para modelos são vendidos também fora do brasil você pode fazer a consulta no site do xarpi se disseram que gasolina premium aquela gasolina de alta octanagem com 90 ou planas ou até mais faz a moto fica mais rápida você mais potência não é bem assim na maioria dos casos o efeito é completamente nulo a não ser no seu bolso as motos que vão ser em cima alguns e isso não tem algum benefício desse tipo de gasolina são motos de alta performance são motos com motores muito comprimidos com taxa elevada de onze doze treze para um ainda assim a maioria dos motociclistas não vai conseguir sentir esse feito um bolo de moto super cuidadoso criterioso com a manutenção que diz que troca a cada 1000km bem antes do que pede o manual a tentar vida útil do motor dele isso já foi verdade décadas atrás quando os olhos minerais eram muito menos modernos os motores também que trocava óleo a cada mil quilômetros mas hoje em dia existem bases sintéticas ou semi sintéticas com propriedades muito mais sofisticadas e uma durabilidade muito maior alguns duram até 15 mil km entre trocas então não tem necessidade de trocar o óleo a cada mil quilômetros para você preservar o teu motor existe um caso previsto nos manuais em que a troca acontece depois de mil km é só a primeira troca da maioria das motos quando o motor começou a funcionar as peças começaram a gritar pela primeira vez então os componentes móveis acabam soltando algumas partículas de metal que contaminam rapidamente o óleo nesses primeiros quilômetros de uso então sim a primeira troca da moto geralmente acontece com o outro o e as seguintes existe uma situação em que os manuais preveem uma troca antecipada é o uso severo e nesse caso a troca deve acontecer na metade do que seria previsto para uso de moto normal não há mil quilômetros oferecimento mobil super moto move você e sua atitude

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments