Como dirigir carro automático NA PRÁTICA

1.620.967 visualizações

e fala galera do youtube beleza br luminária novamente trazendo para vocês mais um vídeo eu só um vídeo de hoje eu vou mostrar para vocês como dirigir carro equipado com câmbio automático eu sei que eu já fiz um vídeo desse lá em 2017 no começo do canal e foi um sucesso esse vídeo mais de 5 milhões de visualizações até o dia de hoje e hoje tem muitas pessoas né então nada mais justo do que hoje 2020 eu fazer um vídeo igual para vocês porém de uma forma mais completa e tirando várias dúvidas que você tiveram durante quase três anos de vídeo inclusive eu tenho até ou é mais câmeras hoje para ir lavar então acredito que eu consigo fazer um vídeo de melhor qualidade explicando melhor para vocês e falando melhor ajuda de vocês também então esse vídeo eu vou começar a mostrando a parte teórica né de como utilizar o câmbio automático e depois eu vou mostrar na prática para vocês passo a passo como dele o fado com câmbio automático beleza então já vão se inscrever aqui no canal se vocês não for inscrito se vão deixando o like aqui no vídeo para me ajudar a trazer mais vídeos como esse para vocês beleza então vamos lá é bom pessoal então nós estamos aqui com o câmbio automático tá como vocês estão vendo ele tem um botão aqui na alavanca esse foi dúvida de muitas pessoas naquele meu primeiro vídeo e eu vou explicar para vocês para que que serve esse botão aqui na alavanca muitos carros tem esse botão e outros carros não tem esse botão aqui na manopla do câmbio tá a em alguns carros que tem esse botão esse botão vai ser aqui mesmo outros casos vão ser aqui atrás da manopla o botão em outros casos vão se aqui embaixo por exemplo tá então para que serve esse botão aqui nada mais era que uma trava para que a manopla do câmbio não sai de forma indesejada da seleção atual por exemplo vamos supor que vocês estejam numa estrada 80 por hora com a manopla do câmbio aqui z se alguém esbarrasse uma criança bater ela não vai sair da posição desde forma indesejada né porque seria um perigo ela sair da posição dele e vim aqui para r por exemplo tá então é para isso que serve essa trava aqui na maloca dos campos beleza nem todos os carros tem isso mas eles certamente têm outros a segurança para evitar esse desastre né que seria um desastre isso bom então aqui nós temos a seleção peso a começar por ela seria parque ou então parado né essa essa seleção tem que ser usada toda vez que vocês forem estacionar o carro equipado com câmbio automático tá e é sempre recomendável deixar a manopla do câmbio aqui no p muitas pessoas deixa um ele mas é muito recomendável deixar a manopla aqui no p isso porque uma vez com a manopla do câmbio aqui na seleção p o carro aí o câmbio bloqueia as rodas de tração do veículo que gera uma maior segurança ao estacionar principalmente em aclive em declive né uma vez que ele vai auxiliar os freios do carro com esse bloqueio das rodas de tração inclusive tem uma regrinha aí para quando for estacionar o carro com câmbio automático que eu vou mostrar mais na frente desse vídeo para vocês né aqui nós temos a segunda opção que o r que nada mais é do que o inverso então reverso né para você dar ré no carro então toda vez que vocês forem querer gastar marcha ré é aqui o r que vocês vão usar tá aqui nós temos o n que seria o e do câmbio automático é que seja é como se fosse um ponto morto do carro manual porém não é recomendável nunca utilizar o n com o carro automático em movimento por exemplo tem de ver uma descida e coloca no ponto ele não não façam isso beleza e isso pode trazer problemas aí de curto a médio prazo com o cana automáticos aí nós temos aqui também a seleção de drive ou então dirigir que nada mais é do que quando você quer andar para frente aí com o carro e motorista sua vai ter que se preocupar em acelerar e frear o carro equipado com câmbio automático aqui nós temos mais ou menos que nada mais é também do que modo sequencial do câmbio automático que eu vou explicar mais para frente como utilizar primeiro vou ficar nessas eleições aqui que são as básicas as principais no carro equipado com câmbio automático beleza então é uma coisa que queria falar para vocês toda e qualquer seleção que vocês forem fazer aqui no canal automático façam sempre com o carro parado e pressionando o pedal de freio ou seja e tirar aqui você ligasse o carro se eu quiser tirar o câmbio dp para ver por exemplo eu tenho que pressionar aqui o pedal de freio apertar o botão e jogar aqui para ver e aí sim eu posso tirar o pé do frio e e deixar o carro seguir viagem tá para poder tirar de de colocar em r pé no freio também e aqui aperto o botão e jogo aqui para r pronto já está selecionada que o é todo e qualquer seleção que eu fiz aqui no câmbio que tá em r vou passar ele aqui para n vai aparecer aqui no visor zinho tá na maioria dos carros automáticos então sempre vai aparecer aqui a seleção que vocês estão beleza é bom pessoal então basicamente é isso vou mostrar para vocês como que são os pedais do carro equipado com câmbio automático como vocês estão vendo aí tá então como você também daí carro equipado com o câmbio automático tem apenas o acelerador vou pegar os freios e o espaço ali do lado normalmente para que o condutor descanse o pé esquerdo né já que quem tá acostumado aí com carros equipados com câmbio manual é normal às vezes ficar procurando o pedal da embreagem então minha recomendação é no começo sempre deixe para descansando ali é até bom até confortado tá então agora eu vou colocar a câmera aqui na cabeça e vamos ver na prática como que funciona carro equipada com câmbio automático e o pessoal vamos começar aqui é demonstração na prática né tô com essa daqui mãos e antes de ligar o carro verifiquem ser a manopla do câmbio está na posição p existem carros que não permitem que o condutor ligue o carro automático se a manopla do câmbio não estiver emprestar se ela tiver em rnd ele não vai ligar o carro então vocês vão ter que colocar uma nova lá em pé para poder ligar o carro a mesma coisa se você for desligar o carro tem carros que não permite a retirada da chave da ignição causa manopla não esteja em p então verifica em isso antes de ligar o carro e pagar o carro automático pressione o pedal de freio da tem carro automático que vocês vão conseguir ligar sem que o pedal de freio seja pressionado mas para evitar problemas crie esse hábito tá pressione o pedal de freio câmbio aqui em p vamos virar a chave carro vai pegar tá então como vocês estão vendo aqui para que eu ande para frente a basta colocar o câmbio aqui que entender né e e eu tenho que fazer pressionar o pedal do freio lembrem disso pressionar que o botão nesse caso aqui que é nesse carro e colocar a manopla kinder coloquei em de vai aparecer aqui no visor zinho de vou abaixar o freio de mão ainda com pedal de freio pressionado e não tem uma coisa tá não se assustem uma vez que o câmbio estiverem ver se vocês tirarem o pé do freio o carro já vai ficar acelerado né então ele já vai andar sozinho olha como vocês estão vendo é embaixo velocidade mas ele vai andar tanto com o câmbio na posição em de vou passar agora para r tá pressione o pedal de freio coloquei rqr é quanto em r como vocês estão vendo aí ó carro vai andar sozinho tá sem acelerar não se preocupem é assim mesmo então vamos voltar aqui andar para frente coloquei assim de parecendo bela de freio né vou dar certa olha sem acelerar o carro com vocês estão vendo aí ele já vai um é pouco mas ele anda tá bom se verá um pouco aqui o carro e pronto a partir daqui vocês só vão ter que se preocupar em acelerar e frear o carro né aquele já tá em segunda marcha já senti que ele trocou a marcha tá as marcas continuam mesmo nesse carrro aqui ele tem apenas quatro marchas então ele vai continuar tendo as mesmas 4 marchas tá passei aqui da lombada é tranquilamente pessoal tranquilamente não é difícil tal eu vou ter que parar aqui para esperar o carro passar normal frei acelerei aqui agora olha sem mexer aqui na manopla de câmbio eu vou passar aqui na lombada de novo ele vai reduzir a primeira novamente bom então o carro continua com as quatro marchas a única diferença é que o condutor não vai precisar trocar essas marchas né basta apenas acelerar e frear que o carro vai fazer isso automaticamente então vamos para a primeira situação aqui ó vamos supor que eu vou parar aqui no semáforo né foi durante bastante gente isso você vai encostar aqui para buscar no meio da rua então vamos supor que aqui essa lombada seja um semáforo está vermelho eu vou parar o carro algum carro automático e eu vou segurar o carro apenas um pedal de freio precisa colocar o a manopla do câmbio iene ou em pé não não façam isso pessoal tá porque se toda vez que vocês parar em um semáforo você tirar eu campo de para colocar em n e isso vai gerar um desgaste aqui no acoplamento ac das marchas e de médio a longo prazo vai dar um prejuízo grande para vocês tá então basta vocês pararem o carro continuarem pressionando o pedal de freio e manter o câmbio aqui na posição de beleza pessoal isso ajuda de muita gente muita gente nós fazemos falar eu vou colocar em n porque vou economizar combustível vou começar pastilha e realmente vai economizar mas é muito pouco que vocês vão economizar em pastilha de freio em gasolina perante o que você só tem que gastar lá na frente por causa de problemas aqui no câmbio tá então vamos supor aí que o semáforo abriu abriu normalmente tirei o pé do freio e acelerei oi e aí vamos seguir viagem normalmente tá pessoal agora vamos mostrar para vocês aí e é caso eu estacionar o carro que pago com câmbio automático né o passado aqui como é que a gente tem que fazer isso bom pessoal então eu vou encostar aqui vamos supor que eu quero estacionar o carro né aqui que é sensacional aqui que eu tenho que fazer parei o carro e n in the desculpa para eu culkin de tá pressione o pedal de freio como vocês estão vendo aí vou colocar a manopla e n tá vou puxar o freio de mão e vou soltar o pé do freio tá se você tiver em uma subida ou em uma descida o carro vai dar um tranco inclusive eu fiz um vídeo desse vou deixar aqui embaixo na descrição demonstrando na descida podemos sair na descida isso tá e é importante vocês verem também outra final de freio vocês vão ver que o carro vai dá uma leve descida porque ele tá soltando peso do carro no freio de mão após isso basta pisar no freio e o câmbio aqui na posição p e aí solta o pedal do freio e aí sim vocês podem desligar o carro e podem sair tranquilamente se vocês não fizerem isso numa descida ou em uma subida quando vocês forem ligar novamente o cara tirar o câmbio aqui na posição p vocês vão ver que o câmbio vai ficar pesado para vocês puxarem tá então faça dessa forma que vocês não vão ter problemas a médio e longo prazo com o câmbio automático de vocês beleza então vamos sair de novo aqui o que eu quero mostrar agora para vocês e a situação é quando vocês precisarem extrair mais potência e torque do motor tá então você tem duas opções ou vocês utilizam o modo sequencial que não vem ao caso agora daí muitas pessoas não gostam de ficar utilizando o modo sequencial porque como tava o carro com câmbio automático não querem mexer no câmbio né que apenas dirigir o carro e apenas acelerar e frear então vou pegar uma situação aqui tem uma subida né caso vocês precisem extrair mais potência e torque do carro com câmbio manual vocês reduzem a baixa e aí sobe o giro do motor e você está em essa é a viagem nesse caso aqui com câmbio automático como que a gente tem que fazer bom vou entrar aqui a segunda marcha eu tô aqui né então tô aqui numa subida basta vocês pressionar apertar o acelerador até o final ele vai reduzir automaticamente a marcha e o carro vai subir o giro e vai extrair mais potência e torque do motor tranquilamente tá então precisou de mais potência pressiona + pedal acelerador e se necessário o cálculo automático vai ler isso né e vai reduzir uma marcha para te entregar mais potência e torque para vocês encarar em essa subida essa ultrapassagem tá bom pessoal agora que eu já mostrei né como faz aí para dirigir o carro que automático utilizando essas quatro seleções aqui eu vou mostrar para vocês agora vou comentar um pouco e vou mostrar na prática como fazer para utilizar o modo sequenciado o que no automático que muitas pessoas também tem dúvidas né então vou aproveitar para sarar com as dúvidas de vocês então vamos lá é bom pessoal agora vou mostrar para vocês como funciona o modo sequencial do câmbio automático tá então vamos se conhecer é caracterizado pelo mais e pelo menos aqui no câmbio né como vocês estão vendo aí o mais serve para vocês aumentar em uma marcha e o menos para vocês diminuir em uma marcha por exemplo vamos supor que esteja parado com carro aqui em ver por exemplo e aí de de os jogos que para o modo sequencial tá então não tem essa mudança aqui ó no painel de instrumentos eu tô indo de vou jogar o modo sequencial ele vai aparecer a mais que o carro está ou seja a primeira marcha só dá um toque por mais ele vai aparecer segunda marchas eu dou um toque pelo menos ele vai aparecer primeira marcha novamente é isso porque uma vez o câmbio está no modo de para eu passar por você conhecer ela não precisa nem apertar o botão e nem pisar no pedal de freio tá então de de para sequencial e descer comercial para de não preciso nem pisar no freio e nem apertar o botão aqui da alavanca basta fazer de forma fluida passei aqui por sequencial joguei aqui para mais ele vai aumentar uma marcha de alguém aqui para menos ele vai descer uma marcha a carros com câmbio automático que o mais fica aqui embaixo e o menos fica aqui em cima como é o caso por exemplo se não me engano do ford focus automático ano 2012/2013 ele é dessa forma o menos aqui em cima e o mais aqui em baixo tá mas de certa forma é só você seguir em mais ou menos carros por exemplo da gm onix por exemplo carro que foi muito vendido aí o onix automático para vocês utilizar o modo sequencial por exemplo vocês vão ter que colocar alavanca no m tá na seleção e me e aí ele tem dois botões aqui um mais um menos e aí basta vocês apenas pressionar esse botão a subir ea marcha ou para descerem a marcha tá mais esta forma é da mesma forma que funciona o modo sequencial dos carros automáticos tá então vamos ver se daí na prática agora bom pessoal tô gostado aqui mãos então vou ligar aqui o carro para ligar sem nenhuma novidade confira se o câmbio está na posição p pressione o pedal de freio ligue o carro aqui e vamos apertar o botão e colocar aqui no modo de só que ao invés do mundo odeia eu vou colocar aqui no modo sequencial possa colocar no modo de e depois lá na frente o canal modo sequencial sim de de para sequencial de ser conhecer o prazer não tem restrição tá vocês podem fazer essa mudança de seleção de forma natural não precisa nem apertar o botão nem pressionar o pedal de freio pode ser feito com calça de ano com carro parado com carro em movimento tá é livre então o meu seguinte eu vou começar aqui no modo de mesmo tá vou sair aqui com o carro e vou mudar lá na frente apenas para o modo sequencial para vocês verem como que funciona então um toque modo de e agora quero mudar de marcha quero eu controlar as marchas do carro coloquei aqui no modo sequencial para chegar em casa lombada vou reduzir uma marcha volta pra primeira marcha aparece aqui no visor zinho né mas acho que o carro tá e conferir aqui você não tá vendo o carro e anda em normalmente tá única diferença é que o carro não vai trocar de marchas em que vocês é coloque o câmbio a come no modo mais ou no modo menos tá com uma exceção apenas por exemplo aqui ó eu tô aqui na primeira marcha ele já tá subindo giro ele não vai trocar tá tchau vai vai ficar gritando mesmo ele não vai trocar a marcha então vou colocar aqui na segunda marcha deu um toque aqui no câmbio no mais oi e aí vou passar aqui por essa lombada vamos supor né o câmbio mesmo no modo sequencial ele auxilia o motorista então vamos supor que eu estou aqui em segunda marcha e aí tem um semáforo aqui na minha frente e eu parei o carro da esqueça de reduzir a marcha ele automaticamente vai reduzir pela primeira marcha novamente sendo você pode estar em segunda margem terceira marcha em quarta marcha se você tiver que parar repentinamente ele vai te auxiliar e vai reduzir automaticamente na primeira marcha para que você o motorista seja auxiliado tá então blog aqui o carro de novo tá automaticamente na primeira norte de voltou né mas nem ele continua aqui no modo sequencial então primeiro a marcha vou trocar aqui segunda marcha e não tem que ele só vai trocar de marcha seu jogar manopla por mais aqui aquela reduzir a marcha não tem problema pode voltar aqui no – e ele vai reduzir a marcha como eu fiz agora tá pode ser feito o momento com carro acelerando com carro parado com o carro andando tá não precisa de ver ao cabo acelerador para fazer isso outro primeira marcha e não troca tá que ele tem quase 3.000 giros e não troca então segunda marcha que eu vou mostrar para vocês a importância né do modo sequencial vocês não são obrigados a usar modo sequencial do carro automático e apenas uma opção a mais de condução para vocês tá então eu tenho aqui uma subida ao invés de entrar aqui na subida no modo de que eu sei que ele vai trocar para segunda marcha depois eu vou ter que pressionar mais o pegar o de freios ou desculpa pelo pedal do acelerador para reduzir a marcha eu já vou entrar aqui no modo sequencial tô aqui em primeira marcha e aí eu vou segurar o carro na primeira marcha até uma rotação maior para depois trocar para segunda marcha né bom então é isso vou fazer agora entrei aqui na primeira marcha inveja outro aqui para segunda marcha para depois ter que reduzir de novo eu vou subir mais a rotação para extrair uma faixa de torque maior e também uma faixa de potência maior para que eu encaro essa subida ao encontro é mesmo outra passagem segunda coisa importante do modo sequencial aqui ó vou pegar aqui uma descida ao invés de pegar a descida e ele deixar o creme segunda marcha o carro vai descer nessa você descer aqui em segunda marcha ele vai descer mais solto então o jogo aqui na primeira marcha para utilizar o frio motor do carro então com isso eu acaba economizando freio né não preciso exigir tanto do freio nessa decida isso é muito importante muito útil em descida de serra por exemplo né você vai lá para a praia é pegar a serra tá descendo a serra e o carro fica aí vai ele ficar bem solto e você tem que existir mais o freio basta você colocar no modo sequencial e auxilia e junto com o freio-motor para que vocês tão desgastante tanto o freio do carro de vocês ah mas diego eu só quero colocar no de e dirigir tudo bem sem problema nenhum quando automático também foi só para isso e vocês não vão ter problema nenhum tá é bom pessoal agora vamos supor que eu queira tô aqui no modo sequencial e queira é estacionar o carro vou ter que dar ré no carro então vamos ver como é que faz é da mesma forma que se o carro tivesse com câmbio mb então vou encostar aqui ó encostei estou no modo sequencial aqui ó é só jogar o cana aqui para dizer e aí dizer vocês apertam um botão jogam aqui para r e aí vão dando ré no carro fazendo o que você precisa parou o carro coloque um dia de novo né e anda com o carro enfim tá da mesma forma como se tivesse com o caminho de a única diferença é que a inveja tá em de vai estar no modo sequencial beleza é bom pessoal então é isso espero ter ajudado vocês com mais esse vídeo espero ter sanado as dúvidas de vocês com mais esse vídeo se você tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que assim que possível vou responder vou deixar também o link da playlist de câmbio automático que eu já fiz aqui no meu canal tá caso vocês queiram ver ele só tá na br millennium é um prazer poder ajudar vocês se vocês não for inscrito no canal se inscreva no canal deixe seu like que assim eu posso trazer mais vídeos como esse para vocês beleza então é isso espero que vocês tenham gostado

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments