Por que precisamos estudar financiamento da educação?

1.921 visualizaçõesTransmitido ao vivo em 8 de nov. de 2021

em outubro é mês de aniversário ao mês receber comemora três anos e a rádio o educativa completa quatro anos de existência durante esse período buscamos construir um canal de comunicação eficiente e de qualidade com importantes discussões sobre economia sociedade e cultura meio ambiente educação e muito mais sempre pensando em incentivar e criar é fácil para diálogos cheios diversidade coisas fosse dedicação desenvolvemos uma série de programas vários codecasts que recebemos inúmeros eventos acadêmicos e de informação pelos nossos canais e passamos informações sobre o que alergia faz no ensino pesquisa e Ação somos um ponto de encontro e convergência para uma diversidade tão grande como nossas curta compartilhe comente e venha Celebrar mais um ano com a gente A Nossa Rádio e TV são dois presentes da UEG para você E aí o Olá vocês o [Música] Olá você aí 8º Cepe UEG está com inscrições abertas até o dia oito de Novembro estará aberto o período de submissão de trabalhos científicos para o 8º congresso de ensino pesquisa e extensão da UEG que aborda o tema desafios e perspectivas da universidade e Pública para o país pandemia o evento será realizado nos dias um dois e três de dezembro e ocorrerá de forma tão importantes online pesquisadores da VG conto pelo all the scientific ainda 38 pesquisadores da Universidade aparecem no ranking 2021 esse índice que enfatiza a produtividade científica de pesquisadores em nível Regional nacional e internacional classifica de acordo com os interesses científicos e valor agregado da produtividade de cientistas individuais para o comunidade acadêmica confira o ranking no site do adquirente fique index 2021 pesquisador de alergia participa do projeto cigarras do Brasil o projeto ciência cidadã cigarro do Brasil nasceu em dois vir eu quero ter uma parceria entre pesquisadores da Uni florada UEG com destaque para o professor Douglas Henrique cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade de Lisboa colar de Portugal para mais informações acesse www.ung.br Esse foi um minuto é G1 [Música] Oi boa noite a todos e todas que nos acompanham e mais uma atividade do nosso segundo ciclo de estudos e debates em políticas de financiamento da educação é com muita satisfação que estamos aqui hoje para discutir um tema muito caro a todos nós E como Talvez né sempre a gente encontra pessoas que vem aqui pela primeira vez chega até este nosso ciclo falarei brevemente para vocês de como eles estão organizado E qual é o seu objetivo é o nosso segundo ciclo de estudos e debates políticos lançamento de educação é uma atividade que ela vem sendo desenvolvida no planejamento de duas disciplinas ofertadas Na graduação políticas educacionais e gestão e financiamento dos recursos da educação são ofertadas a primeira delas tanto pedagogia. Letras a segunda apenas em pedagogia o clima de estado e políticas educacionais e apertada Nos programas de pós-graduação da UEG Inhumas que são ministradas por mim professora Valdirene e pela professora Renata que somos responsáveis pela coordenação deste segundo ciclo de estudos que estamos hoje em atividade entramos em uma nova fase é para quem nos acompanha os nossos próximos encontros agora eles terão como objetivo a discussão sobre o financiamento discutir sobre os recursos da educação é com muita satisfação que nós recebemos vocês a todos que tiveram interesse por esse tema e que por gentileza acompanha discutem caminho essas discussões para outros colegas da educação os discutir sobre financiamento é uma discussão tão importante necessária e urgente quanto discutimos acerca de questões do âmbito pedagógico estritamente de centro é precisamos disco e como os recursos para educação chega como eles são disputados E como eles são muitas vezes contingenciados Olá hoje nós teremos uma discussão muito enriquecedor a abertura da temática sobre financiamento que será conduzida pela professora na na lupa trezena da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que já está aqui conosco cuja temática que ela vai discutir é porque precisamos estudar financiamento da educação eu deixo informado à vocês nesse momento Inicial que a frequência será disponibilizado o link para vocês ao término da exposição da nossa convidada é outras informações poderão ser disponibilizadas no chat à medida que se fizerem necessárias e gostaria de se não me delongar muito porque a gente já possa contar com a a discussão né que a professora na lu tem muito a acrescentar sobre o tema então eu agradeço aqui a presença do Paulo que está hoje aqui no suporte dessa grande a GTV né possibilita viabiliza que a gente possa promover essas discussões um alcance cada vez maior e quero também dizer a vocês que pensando hoje nessa temática me recordei de um texto do Bertoldo pré eu gostaria de compartilhar com vocês já que o tema diz porque precisamos estudar sobre o financiamento da educação me lembrei de um texto do brest fui atrás e aí eu quero deixar essa provocação a todos vocês o texto é aos que vierem depois de nós ah é verdade eu vivo num tempo Sombrio uma palavra sem Malícia é sinal de tolice uma testa sem rugas é sinal de indiferença aquele que ri ainda não recebeu a terrível notícia que tempos são esses quando falar sobre árvores é quase um crime pois significa silenciar sobre tanta injustiça aquele que atravessa a rua tranquilo já está inacessível aos amigos que passam necessidades É verdade eu ainda ganho bastante para viver Mas acreditem é por acaso nada do que faço me dá o direito de comer quando tenho fome estou sendo culpado por acaso Se minha sorte me deixa estou perdido me dizem como inveja e fica feliz por teres o que tem mas como é que eu posso comer e beber se a comida que como tiro de quem tem fome se a água que bebo faz falta a Quem tem sede mas mesmo assim eu como e bebo eu queria ser um sábio os livros antigos está escrito que é sabedoria se manter afastado dos conflitos do mundo e passar sem medo o curto tempo que se tem para viver seguir seu caminho sem violência pagar o mal com o bem não satisfazer os desejos mais esquecê-los sabedoria isso mas eu não consigo agir assim é verdade que eu vivo no tempo Sombrio eu vim para a Cidade no tempo da desordem quando a fome reinava eu vim para o convívio dos homens no tempo da Revolta e me revoltei ao lado dele assim se passou o tempo que me foi dado viver sobre a terra eu comi o meu pão no meio dessa batalha bom para dormir eu me deitei entre os assassinos fiz amor sem muita atenção e não tive paciência com a natureza assim se passou o tempo que foi me dado a viver sobre a Terra no meu tempo as ruas conduziam ao outro e as palavras me denunciavam O Carrasco eu podia muito pouco mas o poder dos patrões era mais seguros em mim espero assim se passou o tempo que me foi dado viver sobre a terra as forças eram limitadas o objetivo permanecia uma longa distância era nitidamente visível mas para mim quase fora do alcance assim se passou o tempo que me foi dado viver sobre a terra vocês que vão emergir das ondas em que nos afogamos pensem quando falarem das nossas fraquezas fim dos tempos sombrios que tiveram a sorte de escapar nós existimos através das lutas de classes mudando mais de país do que de sapatos desesperados quando sua vida justiça e não havia revolta nós sabemos o ódio contra baix esa também endurece o rosto a cólera contra injustiça também faz a voz ficar rouca infelizmente nós que queremos preparar o terreno para a amizade não podemos ser nós mesmos bons amigos mas vocês quando chegar o tempo em que o homem seja amigo do homem pensa em nós com simpatia bom então o texto Bertoldo brecha e gostaria de deixar para vocês essa reflexão para que vocês pensem se essa temática da noite dialoga com o poema a mim disse muito sobre Por que devemos entender estudar sobre financiamento e nesse Sérgio reflexão eu convido a professora Renata Ramos Carvalho os Hoje ela está na condição de mediadora vai apresentar a professora na luz e fazer a condução dos trabalhos desta noite boa noite professora Renata muito bem-vinda hoje nós mudamos de lado né Então seja muito bem madura Oi boa noite professora Valdirene Boa noite a todos e todas têm nos acompanham por meio desta transmissão que está sendo realizada pela GTV Aproveita a oportunidade para também agradecer aqui a toda equipe da UEG TV por meio da figura do Paulo que hoje está aqui conosco realizando a transmissão Agradeço também o apoio que temos recebido da universidade para que a gente possa materializar esse segundo ciclo de estudos e debates sobre política e financiamento da educação uma atividade hoje que que já está registrada como projeto de extensão junto à pró-reitoria de extensão e assuntos estudantis tem uma grata satisfação hoje também de comunicar a todos vocês que é um projeto que hoje conta com três bolsistas para nos apoiar tanto a ligação como também nos trâmites burocráticos necessários para que este ciclo aconteça quero desejar aqui também Boas Vindas de maneira especial a turma do 8º período do curso de pedagogia da UEG Inhumas nós iniciamos hoje com esta formação as atividades da disciplina de financiamento e gestão dos recursos da educação dão sejam muito bem vindos a esta atividade aproveito ainda aqui também para saltar a cada um de vocês colegas professores da Universidade professora Vera professora Virginia saudar os alunos da nossa unidade Universitária e de todas as unidades e campus da Universidade Estadual de Goiás Saúdo também você que nos acompanha de outras cidades e estados da Federação já veja que registrada no nosso chat up a ação né de pessoas que são Paulo Fortaleza parar é muito bom poder estar com você então sejam todos e todas muito bem vindos a esse nosso Grande Auditório virtual que nesse momento nos possibilita que é um esse tenho uma esteja presente nos quatro cantos do país hoje eu tenho a difícil tarefa aqui de apresentar a nossa convidada Professora Doutora Nalu farenzena que eu já nesse momento já convido para fazer parte aqui da nossa apresentação professora na luz seja muito bem-vinda a Universidade Estadual de Goiás unidade universitária de nenhuma da é o programa de pós-graduação em educação da nossa instituição é com muita alegria e satisfação que nós temos a honra de recebê-la aqui participando da edição do nosso segundo ciclo de política E aí Oi boa noite Renata boa noite também a professora Valdirene professora Renata professora Valdirene e a vocês né estão participando desse segundo ciclo de estudos A satisfação é minha professora Renata EA honra também né a pelo convite e a honra pelo convite a satisfação de estar participando nesse momento desse círculo né tão importante é essa essa jornada enfim que vocês desenvolvem né que é o segundo já com sucesso né E que nos traz né a possibilidade ou isso incentivar ainda mais o estudo de políticas educacionais e também de políticas de financiamento da educação então uma satisfação e o meu boa noite é para todo mundo que tô assistindo não é participando neste momento dessa atividade do curso bom então eu vou trazer agora aqui Uma Breve apresentação da professora Nalon e tenho observado né as grandes pessoas elas assim nos deixam com poucas informações assim para poder te apresentar a gente vai lá no lado da professora na lua a gente percebe que assim gel apresentação dela e que ela é muito modesta ao se apresentar ali então o que eu vou trazer para vocês aqui é um pouco do percurso da trajetória acadêmica da professora na lu que hoje representa é e também está aí dentro do campo de estudo das políticas e do financiamento da educação e tem contribuído muito para o desenvolvimento dessa Então olha só a professora Nalu farenzena ela é licenciada em Ciências Sociais pela PUC do Rio Grande do Sul possui mestrado e doutorado em educação pela a cidade Federal do Rio Grande do Sul é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul integrante do núcleo de estudos e pesquisas e é integrante do Núcleo de Estudos de política e gestão da educação desta mesma instituição ela é presidenta da Associação Nacional de pesquisa em financiamento da educação a fineduca atua na área da Educação Principalmente nos seguintes temas políticas públicas de Educação Básica políticas de financiamento da educação análise e avaliação de políticas educacionais legislação da educação administração da educação e gestão da educação Dentre os vários projetos de pesquisa que ela já participou e possuem andamento eu destaco aqui para vocês o projeto de pesquisa programa de o dinheiro direto na escola estudos do centro colaborador de apoio ao monitoramento EA gestão de programas educacionais é um projeto abrangente de diversas ações de pesquisa articulares com ensino e extensão tendo como finalidade o monitoramento e apoio à gestão do programa dinheiro direto na escola e ações agregadas política pública de manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica implementada pelo FNDE em regime de colaboração Federativa este e outros projetos desenvolvidos pela professora Nalu podem ser consultados por meio do seu currículo lá e é como nós dizemos a professora Nalu farenzena é presidenta da fineduca afinar e duplo é uma Associação Nacional de pesquisa em financiamento da educação ela foi criada em 2011 é uma associação Civil de direito privado sem fins lucrativos ou econômicos que tem como objetivo contribuir para os poderes públicos para que os poderes públicos garantam a realização do direito à educação pública gratuita laica democrática e de qualidade para todos mediante um financiamento adequado com a garantia de fiscalização e controle social mais informações sobre a entidade podem ser obtidas por meio do site www fineduca. Org.br inclusivo aproveito a oportunidade para dizer que nós estamos aí o período de realização do 9º encontro desta instituição que possui como tema financiamento da educação em em tempos de austeridade pandemia e desconstrução como pensar o futuro o nome encontro da fineduca está ocorrendo no formato virtual nos meses de novembro e dezembro de 2021 e conta com o apoio da faculdade de educação da UFG e da faculdade de administração ciências contábeis e ciências econômicas da faz e a conferência de abertura Pode ser aí acompanhada por vocês ela está disponível tanto no site da Universidade Federal de Goiás no site não no canal do YouTube da Universidade Federal de Goiás e também no canal do YouTube da fineduca então todos estão convidados aí a ter acesso às informações que foram muito bem de alongadas e discutidas na conferência de abertura e que teve a mediação da professora na Lu e a exposição do Professor Doutor Pedro Rossi que inclusive esteve conosco aqui na realização do 1º ciclo então sem mais delongas professora na lua eu quero passar agora a palavra para você fique à vontade sinta-se em casa Espero que pó pandemia a gente tem a oportunidade de receber lá na nossa instituição na nossa unidade universitária no nosso programa de pós e eu farei aqui a apresentação dos slides para você e assim que você desejar Você só me avisa que eu vou fazendo aqui passando os slides tá bom o ok Renata combinado eu acho que já dá para colocar né a apresentação e já o primeiro slide assim o modo de apresentação e uma alegria Renata que que tu tenha falado né do 9º encontro da fineduca que está acontecendo né também reitero o convite né para quem tiver interesse em relação a conferência de abertura que já aconteceu né na semana passada para para assistir sim principalmente a sala né do do Professor Pedro Rossi nessa semana próxima né na sexta-feira agora dessa semana na verdade nós teremos também o tema corte de verbas né na Educação Básica e na educação superior com a palavra gestores né é tanta o reitor da Universidade Federal de Goiás que falará sobre o assunto né na educação superior e o professor professor Levar né Madureira Brasil e a o professor Aléssio da undime Mas vamos lá então para o tema Porque precisamos estudar financiamento da educação eu não vou responder diretamente à pergunta vou responder e indiretamente né mas trazendo algumas características enfim dessa área específica de estudo que é o de política de financiamento da educação mas antes disso Dizer para vocês e na nesse slide essa foto né que tá colocada nesse slide com o título da da minha fala de hoje e a nossa conversa é uma foto de uma escola do Meio Rural uma escola do campo do interior do Rio Grande do Sul e foi uma foto que eu tirei é uma escola em tempo integral né de Ensino Fundamental que oferece Ensino Fundamental anos finais e também a educação profissional não técnica né mas a educação profissional Ensino Fundamental foi uma foto que eu tirei ao visitar a escola para fazer um levantamento de dados entrevistas nem lembro do ano acho que 2015 talvez esqueci de olhar o ano mas em função de um projeto que tínhamos nada que a campanha Nacional pelo direito à educação tinha de fazer um estudo específico sobre os que o Daia educação em tempo integral e esta como é uma escola né que oferecia educação em tempo integral foi uma das visitadas para fazer levantamento de uma série de características da escola na verdade para dar suporte né a ao delineamento do custo aluno-qualidade na verdade dos padrões de qualidade referentes a oferta de educação em tempo integral e como essa é uma escola por nós considerado enfim do grupo né como uma escola que oferece condições de qualidade internos dos insumos na que ela possui eu trouxe essa essa essa fotografia né de uma escola vamos dizer assim considerada uma boa escola em termos das suas os sonhos de oferta né também para dizer mas de um modo assim muito geral que esse também é um motivo para gente eu talvez o principal para os estudos de financiamento da educação que vão no sentido né de contribuir para que se realize o direito à educação com acesso com permanência e com condições de oferta adequadas podemos passar Renata para o próximo slide no próximo slide eu coloco aqui eu tenho bastante conversa com vocês Tá então aqui tá o meu roteiro no primeiro momento eu vou tratar viu que eu chamo de uma abordagem do financiamento da educação como política pública né ou seja dentro desse Campo Maior que são as políticas públicas de educação a política educacional e é possível fazermos um recorte né colocarmos um foco específico no financiamento da educação como política pública também vou trazer alguns exemplos de alguns estudos do financiamento público da educação realizados pela fineduca pela Associação Nacional de pesquisa e financiamento da educação e a opção por trazer essas estudos elas ela é porque eu acho que eles estão exemplos né de estudos com Rigor metodológico e de pesquisa mas que ao mesmo tempo pretendem né uma incidência política também como é característica de diversos estudos na área de financiamento da educação e vou terminar minha fala né mostrando um pouco falar o foco sobre a política de austeridade fiscal muito por cima enfim e de que modos né ela repercute ela afeta a política de financiamento público da educação nós podemos passar pelo próximo slide e nele eu começo então a desenvolver esse tema da abordagem do financiamento público da educação como política pública né então e me refiro aqui me me dirijo principalmente a estudante né Há quem esteja com interesse ou que talvez em função disso vem a se interessar pelo estudo do financiamento público da educação porque às vezes pode parecer que há algo mais técnico enfim na realmente tem umas os detalhes internos de regulamentações Mas é possível né desenvolver estudos sobre financiamento público da educação com este olhar vamos dizer assim de política pública de encarar o financiamento como política pública e de inclusive mobilizar né referências da análise de política pública para pra os estudos né que que venham a ser feito porque o financiamento público da educação eu até antes de eu ia falar isso no início esqueci né e eu comecei a estudar financiamento da educação lá no ano de mais ou menos 1994/95 e com a rua advento com as discussões né o debate sobre o fundef o fundo do em si O Quintal Fundo que iniciou em 1997 mas cujo debate né iniciantes e cuja tramitação no Congresso Nacional aconteceu entre os anos de 95 96 o advento do fundef ele proporcionou na a a formação de uma rede de pesquisadores que passaram que de lá para cá né e é uma rede que foi aumentando e que hoje eu acho que tem muita expressão né nos Associados e nas associadas da fineduca mas essa rede que se formou para estudar o fundo do Ensino Fundamental são DF que na sequência essa mesma rede com algum com mais gente pesquisou também teve uma pesquisa grande coordenada pelo Inep no período em que o Oi José Marcelino de Rezende Pinto estava numa diretoria do INEP essa rede estudou também custos né da educação com condições de qualidade e essa rede essa a formação dessa rede é que deu origem a fina educa E desde a minha perspectiva né eu enxergo essa rede como formada por pesquisadores pesquisadora que tem sobre o financiamento público da educação esse olhar de política pública eu enxergo que existe na uma todo magrinha de pesquisa no país voltada com esse olhar né E que a recolhe elementos que são por exemplo da área da economia da educação mas que tem peculiaridades ah e tem especificidades ir à especificidade que por enquanto que hoje em dia eu consigo enxergar né É é essa diz tudo né aqui não estão então de economia da educação e sim do financiamento da educação como política pública né E esta área o financiamento da educação então que eu vou me referir Hoje o tempo todo como política pública né é um campo né o as políticas em si o financiamento da educação é um campo em que se cruzam referenciais que são Claro de política educacional da atuação do estado dos governos na educação e que também não é a contempla é muito forte nos estudos do financiamento público da educação né ah o olhar sobre as Finanças Públicas seja pelo lado do financiamento quanto pelo lado do gasto público né Nós costumamos chamar essa nossa vamos dizer assim subir a área das políticas educacionais as sub áreas sendo o financiamento como financiamento mas na verdade nós tratamos disso Finanças Públicas o cartão porque contém planos do financiamento no sentido de Quais são as fontes que financiam cartão mas também há uma preocupação com o gás o a despesa pública Educacional né então este é muito comum é aqui não é o tempo todo isso mas é muito comum que pesquisadores e pesquisadora de políticas de financiamento da Educação mobilizem na referências regulamentações conhecimentos sobre Finanças Públicas em geral para poder dentro dessas Finanças Públicas compreender o financiamento específico então da educação né É claro que incidem né sobre as políticas de financiamento público da educação regras institucionais de organizações maiores de organização um lado e a também de organização da educação então por exemplo quando Nós pensamos né que eu tô falando de que regras institucionais regras institucionais maiores então mais macro de organização do Estado como o federalismo e as suas dimensões política né fiscal e repartição de encargos entre esferas de governo o a própria organização do estado no caso brasileiro presidencialismo né a constituição e as atribuições dos diferentes poderes e das relações entre os diferentes poderes o sistema tributário são todos os aspectos vamos dizer assim mais macro institucionais de organização do estado que repercutem obviamente na na área da Educação e no seu financiamento e existem regras institucionais e existem um instituto regras né formais e informais nós aqui eu tô me referindo mais as por mais da específicas da área da Educação na aqui também são muito importantes para os estudos para compreenção para discussão né do financiamento público da educação como política o próprio federalismo ele tem uma cara né específica na área da Educação uma determinada configuração né a normativa das atribuições das esferas de governo das inter-relações entre as esferas de governo aspectos institucionais também da educação são muito importantes para a compreensão do financiamento público da educação né então é a cooperação Federativa na educação o regime de colaboração os sistemas de ensino e as próprias regras não é de financiamento da educação aquelas específicas do financiamento por exemplo as regras referentes da vinculação de parte da receita de impostos à manutenção e desenvolvimento do ensino na ou a redistribuição distribuição e redistribuição de recursos por meio do fundeb antes do Fundo DF então todos esses elementos que eu tô colocando aqui como regras institucionais né são muito importantes para o estudo do financiamento público da educação como política e obviamente né no financiamento público da educação como política a gente tem também aí a incidência do jogo político mais amplo né da organização partidária das relações intergovernamentais e na como também o jogo político específico do campo Educacional por jogo político eu não tô me restringindo né a partidos EA relações entre instâncias governamentais no jogo político entra também né a relação entre estado sociedade a participação social na enfim estudar financiamento público da Educação na nos remete a olhar o financiamento na pelo lado das instituições pelo lado das ideias na pelo lado dos atores dos seus interesses Então são os componentes né clássicos de de todas as áreas de política pública que também se fazem presentes no campo do financiamento público da educação podemos passar E aí Oi e a eu coloquei no próximo slide alguns temas de estudo temas assim muito Gerais né pensando nas pesquisas que eu conheço e sem ter feito um levantamento mais rigoroso algum estado da arte né mas nós temos nas pesquisas de financiamento da educação estudo de fontes de recursos da educação principalmente a receita de impostos salário-educação arrecadação distribuição seja no nível Federal seja de determinados estados de determinados municípios né também os gastos em educação são objeto de atenção de muitas pesquisas a política de fundos na Educação Básica fundeb já foi fundeb agora o fundeb de caráter permanente certamente né Será objeto de muitos estudos também outro tema de estudo carreira e a relação do tente que é muito importante gestão financeira Teresa de rede pública seja de escola né os custos educacionais os custos em geral e também o custo aluno-qualidade todas todo debate né em torno dessa referência e também o sistema de accountability o tô me referindo aqui accountability ligada ao financiamento ou seja o sistema de prestação de contas de controle né e de responsabilização pelo uso dos recursos educacionais e esses temas de estudo certamente faltaram alguns aí na semana passada eu tive uma conversa com um grupo de estudos da Universidade Federal do Paraná que é coordenado pela professora Andréa Barbosa Barbosa Gouveia Oi e a a Andreia a e no grupo né a partir da discussão no grupo eu mudei um pouco com esse esses meus temas de estudo acrescentei coisas e eu acho que isso é é muito interessante né de no diálogo a gente vai vendo que deixa de Fora alguns temas eu acho que a gente só vai conseguir falar né Eu acho que existe uma tarefa por fazer né Por parte dos pesquisadores em educação no Brasil né Por um grupo que faça um estado da Arte dos estudos e aí a gente isso vai poder ser feito com mais Rigor científico inclusive mas esses temas que aparecem né na na parte superior ali do slide eles estão relacionados né nas pesquisas até o Fontes gastos fundo gestão financeira custos Neves se a fazer tudo a Finanças Públicas as responsabilidades das esferas de governo na educação também as relações entre as esferas de governo né relações intergovernamentais também muitos estudos que relacionam e sistemas com a atuação e as relações dos setores público e privado na educação e também relações entre governos e sociedade civil tão é a podemos passar pelo próximo slide e eu coloquei nesse slide algumas perguntas né que vem sendo feitas por pesquisadoras pesquisadores grupos de tudo né de políticas de financiamento da educação então existem muitas perguntas né Essa é muito recorrente sobre a suficiência ou não de recursos E aí responder se SOS re não são suficientes ou não isso depende muito né do que do que se leva do que se tem como parâmetro se a Equidade se a igualdade ou a desigualdade No que diz respeito ao acesso a permanência as condições de qualidade na educação nela afinar educa por exemplo né é uma entidade cujas associadas e Associados né Tem uma avaliação de que os recursos atuais não são suficientes E qual é né o parâmetro que se tem não são suficientes porque não garantem né a expansão do acesso e permanência naquelas etapas e modalidades da educação em que é necessário E também porque ainda não garantem condições de qualidade na educação num patamar de custo aluno-qualidade também os estudos né a estudos me perguntam sobre os parâmetros da política de financiamento da educação Quais são os parâmetros é a disponibilidade de recursos é o custo aluno-qualidade são comparações internacionais e também perguntas relacionadas a valorização dos profissionais da educação e o que isso tem a ver com o financiamento né também perguntas ou olhares melhor dizendo né sobre o fundo público eo financiamento fundo Público aqui entendido como um conceito né tal como trabalho os tipos de Oliveira ou Evilásio Salvador né e nos leva a compreender e problematizar os orçamentos públicos na como sendo peças de disputa e uma disputa que é uma disputa de plástico né em sociedades ou na sociedade capitalista brasileiro e também perguntas que vem sendo feitas em relação a accountability quer dizer a prestação de contas ao controle do uso dos recursos seja pelos conselhos de controle social seja pelo as contas pelo Ministério Público né E também a transparência pública transparência no sentido de que os dados sobre o financiamento na seja em orçamentos ou outros modos né se eles são acessíveis e eles são publicizadas né se eles são legíveis E se eles ajudam né a compreensão da ação pública no campo do financiamento podemos passar e eu vou pedir Renata que tu Passe dois slides por favor porque senão eu não vou se não eu vou eu vou demorar muito tempo porque eu tenho muita coisa legal eu acho que apresentar isso a no ano passado a revista Dafne educa Completou 10 anos né e os antigos editores e os Stories daquele do que estava no ano passado né escreveram no editorial comemorativo aos 10 anos da revista fineduca tão a essa referência que tá embaixo do slide Angelo Souza Angelo Souza professor da UFPR foi editor da revista fineduca no certo período é um dos autores e os demais são os que eu disse né os editores atuais e os passados então escrevemos né esse esse editorial a e nesse editorial ah ah é que eu acho que passou demais mas não tem problema pode pode ficar aí a y Esses são os temas da e nós comentamos no editorial que foram trabalhar a a revista da fineduca um bom parâmetro porque Como a revista publica somente artigos relativos ao financiamento da educação ela é um bom parâmetro para a gente ter um certo mapeamento né Geral de temas que estão estudados Então nossa inscrevemos no editorial dos 10 anos da revista né e a revista principais temas contemplados pela revista é o financiamento da Educação Básica o financiamento da educação superior e as suas diferentes modalidades de financiamento da Educação Infantil financiamento da Educação de Jovens e Adultos financiamento da Educação Especial ah e também há diversas subtematicas né É principalmente e por exemplo e principalmente né a política de fundos na Educação Básica e também estudo sobre gasto por aluno esses estudos eles podem ser de âmbito nacional ou de redes estaduais ou municipais também muitos artigos sobre carreira condições de trabalho remuneração docente também diversos artigos sobre privatização na educação e parcerias público-privadas na educação na interface que esse tema tem também com o financiamento e há no editorial e a gente pode passar no editorial nós fizemos algumas perguntas né sobre a uma a menos por favor eu ainda não entrei nesse nós fizemos algumas perguntas sobre as pesquisas em financiamento da educação estão se apropriando de métodos quantitativos a resposta certamente assim né mas ainda existem desafios né na verdade o as pesquisas né Elas mestre né Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa a perguntamos também se nós temos né como pesquisadores e pesquisadoras interfaces com estudos realizados na área de administração da economia fazemos ou não isso se dialogamos com a produção de países anglófonos essa pergunta nós fizemos porque Art é de autores estrangeiros na revista que tínhamos até aquele momento eram de países de língua espanhola então fizemos essa pergunta também e também perguntamos o que poderíamos aprender com um referência com referenciais né africanos ou asiáticos Então são algumas perguntas certamente na área de financiamento da educação nas temos muitas outras a fazer a partir desse momento eu vou então até agora eu procurei mais tratar do financiamento da educação como política pública né E que temática vem sendo estudadas prioritariamente sobre política de financiamento público da educação podemos ir para a próxima a partir de agora eu vou trazer alguns exemplos Oi Gi a estudos na realizados pela firma educa é para ir de amplificar algumas temáticas e também para principalmente a minha intenção agora é por meio de alguns estudos e textos produzidos pela fina educa mostrar um lado da pesquisa em financiamento público da educação no Brasil que é um lado mais ativista vamos chamar assim um lado de procurar contribuir mais diretamente com as políticas concretas de financiamento da educação não eu trouxe três exemplos um deles é essa nota e se chama daqui é do ano passado né do final do ano passado projeto de lei da câmara sobre o fundeb retirando recursos de estados Distrito Federal e municípios e rasgando a Constituição E aí pra próxima a outra que eu vou comentar vai ser uma nota que nós fizemos sobre a educação infantil é o financiamento educação infantil EA terceira vai ser uma nota muito recente que fizemos sobre o financiamento do programa nacional de alimentação escolar então primeiro Uma Breve contextualização porque esta nota né que que remete enfim até a rasgar a constituição essa não aquela foi elaborado em dezembro do ano passado quem acompanhou os debates sobre o fundeb de caráter permanente sobre a sua regulamentação sabe né aqui em dezembro do ano passado foi aprovado no Congresso aprovada no Congresso Nacional a lei a de regulamentação do fundeb a lei 14.152 é bom esta lei ela teve na sua tramitação em congresso houve um forte embate entre posições né que que eram contrárias a ampliar a e a participação vamos dizer assim ou a inclusão do setor privado no âmbito do fundeb né posições contrárias e posições muito fortes dentro do congresso nacional principalmente na Câmara dos Deputados para contemplar para expandir né as etapas e modalidades da educação conta privada contempladas no fundeb então o projeto original que deu apresentado na Câmara de Deputados para regulamentação do fundeb opl4 372 na o como tratava As instituições privadas no fundeb contemplava as mesmas que o fundeb de caráter transitório tinha contemplado ao longo dos anos ou seja creche pré-escola educação especial e educação do Campo a formação por alternância é a sessão enfim a né as possibilidades de contagem de matrícula de uso de recursos do fundeb quando o projeto de lei foi aprovado na Câmara de Deputados em dezembro de 2020 essa lista aumentou muito porque além da creche da pré escola de educação especial e da Educação do campo com formação por alternância a câmara dos deputados aprovou em que o hino fundeb também instituições privadas de Ensino Fundamental e Médio conveniadas embora com limite né também ensino técnico na é privado e itinerário de Formação técnica e profissional de Ensino Médio tanto conveniadas quanto as instituições do sistema é este e tá a incluir no fundeb matrículas realizadas em instituições privadas de oferta de contraturno para complementação da jornada escolar de estudantes da rede pública ou seja abrindo a porta né para contemplar a instituições privadas no âmbito do fundeb podemos passar e naquele momento Então logo depois da aprovação da do projeto de lei na Câmara dos Deputados nós fizemos essa nota técnica da qual estou falando agora nós só para terminar vamos dizer assim a a trajetória da tramitação o projeto de lei que foi aprovado no senado voltou atrás reverteu o que havia sido aprovado na Câmara e contemplou ou somente creche para a escola educação especial e educação do campo conformação por autor eu falei 14113 também só contempla essas esses segmentos né da educação privada no sudeste agora essa reversão quer dizer o que que mudou de Dez de Dezembro foi um texto aprovado na câmara para Quinze de dezembro que há outro texto aprovado no senado e que mudou a redação da câmara e fez com que o texto voltasse para a própria câmera né então houve podemos passar para a próxima pro próximo houve uma mobilização muito forte de muitas entidades entre elas a fineduca e a campanha Nacional pelo direito à educação nós produzimos na as duas entidades produzimos o a esta nota técnica que eu já tinha feito a leitura né no slide anterior e a argumentamos que aquele projeto aprovado na Câmara que abria tanto as possibilidades para entrada do setor privado no fundeb era um retrocesso não respeitava Constituição Federal de 88 e nem o pacto democrático pelo direito à educação e nós fizemos um cálculo de que potencialmente não com certeza mas que potencialmente se tudo o que tinha sido votado na Câmara entrasse para o fundeb potencialmente a educação pública poderia perder né em benefício da educação privada e no âmbito do fundeb quase 16 bilhões de reais Esse foi um cá é feito um muito detalhe Foram poucos dias nós fizemos uma força-tarefa para para chegarmos a esses números para este marmos esta perda e essa possível perda de 15,9 milhões de reais chegamos a ela com uma metodologia que tá super detalhada e transparente na própria nota técnica né esse essa possível perda para a educação pública de 15,9 milhões foi uma ideia enfim foi um argumento muito forte e muito utilizado né no âmbito do próprio Congresso Nacional na mídia pelas entidades do campo Progressista por partidos também né foi muito utilizado esse número para mostrar o retrocesso do que tinha sido aprovado na Câmara dos Deputados não podemos passar no próximo slide no próximo slide ou resumir essa é uma nota técnica longa né mas resumir os nossos principais argumentos de que grande parte um dos benefícios de ampliação da complementação da União que tinham sido conquistar poderiam ir para o setor privado e que este setor privado nem sequer teria capilaridade no território nacional para atender os desafios do Plano Nacional de Educação vigente né também argumentamos muito que os estados se tinham muita possibilidade de expandir a sua oferta de educação profissional de nível médio portanto não era necessário que se tema é se fosse contemplado no âmbito do fundeb e também mostramos que contemplar contra turno em entidades assistenciais privadas conveniadas não era despesa não seria despesa com manutenção e desenvolvimento em cima e portanto não poderia ser contemplado no fundar então eu trouxe essa nota como um exemplo é bastante forte vamos dizer assim de uma busca do estudo acadêmico sobre financiamento da educação e que tinha um objetivo de impedir um objetivo muito direto de incidir na política de financiamento da educação e esta vamos dizer assim essa não é uma característica só desse estudo né vários outros no campo do financiamento da educação tem essa característica eu trago um segundo exemplo O que é o Eu acho que eu vou e sim eu vou ter que me reorganizar aqui no tempo mas nós podemos passar pela próxima é uma nota técnica feita pela fina educa sobre política de educação infantil no Brasil das garantias legais ao financiamento do atendimento público ela é uma nota que foi publicada né foram foi um bom tempo de elaboração não foi tão na corrida como teve que ser a anterior né porque a anterior né foi naquele momento enfim difícil nada do que vivíamos na com com a lei de regulamentação do fundeb no Congresso Nacional essa essa essa nota é deste ano foi elaborada por um grupo de pesquisadores e pesquisadoras da fineduca podemos passar Renata nessa nossa nós contemplamos diversos conteúdos como por exemplo não vou e para explicar esses dados é mais no sentido de mostrar né que é muito comum que nos estudos sobre financiamento da educação a gente Olhe né também para oferta Educacional porque a oferta Educacional a depender de ela já estará atendida hoje ela precisasse expandida é um parâmetro muito importante para pensar o financiamento então por exemplo Esse é um quadro é uma tabela que está na nota técnica e é sobre as taxas de atendimento às crianças de 0 a 3 anos de idade na educação infantil e o que que esse esse esse dado nos revela aqui no Brasil Apenas 37 por cento das Crianças eram atendidas lá em 2019 o que tá muito distante né da meta de atendimento de cinquenta por cento a falar meta 1 do PN é e que seria necessário no Brasil para atender a esse cinquenta por cento expande a matrícula em 1312001 milhão e trezentos e 12692 esteja ainda falta atender na creche podemos passar para a próxima a próxima eu coloquei é um slide sobre a taxa de atendimento das crianças de 4 e 5 anos de idade essa é uma nota sobre educação infantil e também nesse caso nós mostramos que ainda falta expandiu atendimento para atingir a universalização não podemos passar é bom E aqui o trago a essa nota técnica ela tem muitas tabelas muitas ela porque quando se trabalha financiamento e ainda mais com uma nota técnica como essa temos que temos números né e mostrar enfim qual é a situação existente E no caso da tabela que eu vou comentar agora qual a situação desejada né então eu só trouxe esta aqui mas Convido você essa leitura da nossa Dota técnica esta apresentação em PowerPoint ela vai ficar ela está com as organizadoras do evento ela pode ser disponibilizada para quem se inscreveu no curso ela contém muitas informações e no final tem também as referências para que estejam as testadas né Na medida do interesse de cada uma de cada um é um dos um dos dados né que a gente traz uma das estimativas que nós trazemos nessa nota técnica né além do da Estimativa de número de matrículas na creche na pré-escola tanto as atuais quanto as novas matrículas que deveriam nascer geradas para atender as metas do pne é nós fizemos um cálculo que está colocado aqui na parte direita do slide demanda adicional de recursos de quanto seria necessário né para expandir a educação infantil para atender a cinquenta por cento das crianças de 0 a 3 EA cem por cento das crianças de 4 e 5 anos de idade e com padrão do custo aluno-qualidade né eu coloquei aqui Brasil Goiás Rio Grande do Sul só vou comentar Brasil né que no caso Brasileiro né para o país como um todo para expansão e para atender não é para garantir para cada matrícula né atribuindo a cada matrícula o custo aluno-qualidade calculado pelo sim Kate o simulador do custo aluno-qualidade seriam necessários em quase cento e sete bilhões de reais né e mostramos na nota técnica necessidade disso e de certo modo mostramos né que este valor de cento e sete bilhões ele consumiria 65 por cento da receita potencial disponível atualmente para Educação Básica e que portanto para atender a educação infantil com custo aluno-qualidade né seria necessário realmente levar adiante o atingimento da Meta 20 do PN porque este valor de Cento e Seis bilhões na ele só seria possível de ser concretizado para educação infantil se fosse expandido o gasto a despesa Educacional para toda a educação né Nós temos atualmente no Brasil um patamar de despesa em educação que corresponde a cinco por cento do produto interno bruto né o PN é se projeta dez porcento até 2024 dificilmente vamos atingir mas com os dez porcento ou Aos sete porcento que era para 2019 já seria possível atender à expansão da educação infantil com custo aluno-qualidade podemos passar adiante e eu agora trago Então vamos tratar Essas são as recomendações que estão na nossa técnica e eu quero trazer agora um terceiro exemplo de nota técnica e também tem essa característica né também elaborada pela fineduca e que tem essa característica de buscar incidir na política podemos passar Renata tá o resto já tem aplicado isso que é uma nota muito recente agora de do mês de outubro que é uma nota em defesa de reajustes nos valores per capita do programa nacional de a plantação escolar e que foi uma nota elaborada pela fineduca em colaboração com o Observatório da alimentação escolar já tá publicados podemos passar nessa nota nós fazemos uma defesa né de reajuste esses valores que estão colocados aqui e que tem um sinalzinho né para baixo assim negativo da creche da para escola do Ensino Fundamental e do ensino médio são os valores per capita atuais do Knight o programa nacional de alimentação escolar na creche um real na pré-escola 53 centavos no Ensino Fundamental e Médio 36 centavos né e em 2019 o governo federal transferiu para os estados e municípios 4,8 bilhões de reais né Olá neste programa por meio deste programa nós fizemos uma estimativa né de reajuste nos valores do pnae com base fizemos todo no estudo de diversos índices de inflação da cesta básica do dieese também e escolhemos a chance o índice né o mais adequado para correção dos valores seria o IPCA né ao índice de preços ao consumidor amplo do IBGE mas o IPCA alimentação e bebidas porque afinal de contas estamos falando de alimentação escolar então calculamos né qual seria Qual deveria ser o valor per capita do cnae tendo em conta na a aplicação de correr um dos valores por meio da aplicação de ciência clips a e de vários anos a gente fez ali de 2010 em diante vendo o acumulado em cada ano e chegamos a uma proposta né de valores per capita no caso da creche de 1,89 centavos para pré-escola 94 centavos Ensino Fundamental e Médio 74 centavos para e existem outras categorias dentro do cnae essas aqui eu trouxe como exemplo e para atingir esse valor esses valores para dar conta é desses percatas o orçamento Federal para 2022 do cnae deveria ser de 7,9 milhões de reais o que representa né Um Valor bem maior do que tá do do que aquele que está previsto na no projeto de lei orçamentária anual para o ano que vem então podemos passar eu eu realmente exagerei aqui na preparação Mas isso é que é são Dados que estão na nossa técnica dos valores de 2014/2019 em que nós mostramos né E nesse período houve redução nos valores do pnae e essa redução ocorreu justamente porque os valores de apertada ficaram congelados podemos ir adiante Olá aqui é o eu coloquei o passo a passo aí os principais Passos né do nosso cálculo para chegar essa projeção e coloca não vou detalhar mas é para mostrar que enfim é um estudo acadêmico nela e precisou da mobilização de muitos dados dados de matrícula dados de pedir Cartão dados do próprio finais e dos seus objetivos podemos ir adiante e aqui aparece a nossa proposta então né desejam que o valor aí de e da Tati, oito bilhões em 2022 tomando recursos que os estados receberiam dois quase dois milhões e meio que os municípios receberiam o valor de 2022 então que nós projetamos Com base no reajuste dos valores per capita seria um valor de 7,8 bilhões de reais e isso representaria 63 por cento a mais de recursos do que os de 2019 que não chegou a cinco bilhões e quero dizer inclusive que esta nossa proposta não é ela ela ela foi ela está sendo discutida isso já apareceu inclusive na mídia e que na coalizão direitos valem mais né uma coalizão da qual a fina e Dupla faz parte da qual o Observatório da Alimentação a parte foi plantado né na semana passada o estudo uma proposta de valores a serem fixados em diversas áreas saúde educação Assistência Social e segurança alimentar e nutricional e na propostas para projeto de lei orçamentária anual do ano que vem porque esse projeto já existe mas ele tem uma dotação orçamentária tanto para a área da Educação quando da Saúde Assistência Social e segurança alimentar e nutricional que é muito baixa frente às necessidades então a coalizão direitos valem mais lançou né um texto propondo já já foi feito no ano passado neste ano novamente um piso emergencial para essas quatro áreas na área de segurança alimentar e nutricional a proposta que com e é justamente esta da nossa nossa técnica porque a nota técnica foi utilizada como base para a proposta nessa nesse mesmo estudo da coalizão direito valem mais existe também uma proposta de piso mínimo emergencial para a área da Educação que logo mais eu eu vou colocar podemos ir adiante e eu acho que agora eu vou pular que uma eu fiz uma parte sobre austeridade fiscal e o financiamento público da educação sobre a emenda 95 mas eu vou eu acho que quero pular essa parte porque queria deixar um tempo razoável para para ver as perguntas os comentários de vocês então podemos indo adiante eu não sei se a Renato a Valdirene que estão passando os slides Mas a gente pode ir adiante pode ir mais um pouquinho ela saiu agora da tela Mas não tem problema enquanto volta a e a política de austeridade fiscal ela foi a estabelecida no Brasil de modo mais estrutural com a emenda 95 que nós 95 de 2016 Que nós conhecemos como a emenda do teto de gastos na em e que afeta negativamente já vem afetando negativamente a educaçã o podem dar voltou podemos passar mais uma eu tinha feito sobre o PM era mais uma só mais uma a chegar aqui né então como tem andado né a esse este esse gráfico ele foi elaborado pelo professor Nelson Cardoso Amaral da Universidade Federal de Goiás né que estuda né acompanha diligentemente e analisa o os orçamentos federais a execução a execução orçamentária né no âmbito Federal e o que que esse e esse gráfico ele nos mostra né Muito de modo muito transparente a redução de recursos principalmente aí a partir de já a partir de 2015 que a gente sabe que tem a ver com a crise econômica né mas muito fortemente em 2018/2019 19 2020 e também na lei orçamentária né para 2021 a educação se comparando se comparados os anos de 2014 né e2020 teve uma perda de 38 bilhões de reais em valores constantes né então é menos recursos para educação e porque é que eu estou trazendo esse dado é um dado que é fruto né de pesquisa de um pesquisador de financiamento da educação Professor Nelson né E esses dados eles certamente têm respaldo de levantamento científico e tudo mais mas eles são Dados que estão usados né por diversos atores no âmbito público estatal ou das e se viu na para defender para mostrar os efeitos desastrosos da emenda 95 na área da Educação da não prioridade a educação nos últimos anos né se nós trouxéssemos aqui se incluíssemos nessa nesse gráfico 2012 a queda seria ainda mais brutal né mas então são Dados produzidos por pesquisadores de financiamento e que respaldam né a proposição de políticas ou a contraposição a determinadas políticas então o professor Nelson que fez né que levantou esses dados ele também participou do estudo agora da coalizão direitos a lei mais do piso emergencial para a área da educação a partir desses levantamentos e acompanhando a evolução das depesas ao longo dos anos é possível estimar o tamanho da perda e é possível reivindicar que pelo menos o projeto de lei orçamentária anual do ano que vem assim como demandamos em 2021 também né pelo menos Contemple a evolução orçamentária do período aí 2014/2016 quando ainda não havia né um decréscimo tão acentuado podemos passar para próxima tô finalizando a eu fiz um estudo recentemente um artigo e eu tô trazendo não por ser meu né mas é porque também é um texto que tem essa característica enfim de ir análise de execução orçamentária e que mostra o que tem acontecido no Brasil com as a caixa de assistência financeira da União na Educação Básica com a política de austeridade fiscal Então esse é um texto que foi publicado recentemente na revista ecos né e a nele eu trato de diversas ações de podemos passar para a próxima assistência financeira da União na Educação Básica esse esse essa tabela eu sei que não se enxerga É apenas para mostrar né que existe aí mais de uma dezena de ações de assistência financeira da União na Educação Básica A grande maioria delas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e duas delas da Capes a capa também atua na Educação Básica e eu fiz um levantamento então de diversos anos de 2014 a2020 quanto e na foi executado no do orçamento Federal em cada uma dessas ações no período então nós temos ações como dinheiro direto na escola apoio ao transporte escolar apoio à manutenção da Educação Infantil o caminho da escola algumas questão da Eja né E também duas ações da Capes vocês não enxergam O slide mas todas elas tiveram diminuição no período e no conjunto a diminuição considerando confrontando 2020.com 2014 foi de 47 por cento a redução podemos passar para a próxima em que só aparece de modo mais transparente e legível e o próximo slide é um gráfico né nesse gráfico não o anterior neste gráfico e nós temos esse mesmo tá certo despesas do FNDE da Capes em ações de assistência financeira na Educação Básica 2014/2020 aqui eu juntei todas as despesas na Linha Azul na de cima são todas elas né despesas em geral na Educação Básica e a eu mostro né nesse nessa parte de cima que houve Que comparado 2020.com 2014 houve uma redução ali De 9,8 Milhões em baixo na linha laranja eu retirei duas despesas duas ações a complementação da União ao fundeb porque é uma despesa que tem uma regra fixa né e quis só só cai se cair arrecadação dos Estados Unidos o tipo de e o próprio fundeb nem as próprias contribuições dos estados e municípios E retirei também a repartição da cota Federal da arrecadação do salário-educação cotas estaduais e municipais porque é uma repartição de receita ou seja retiradas essas duas ações que estão mais estáveis né a redução de que que ocorreu foi de 7 bilhões de reais e dá uma redução de 48 por cento né que é o mesmo dado que tava no quadro anterior em que não constavam o salário-educação EA complementação da União ao fundeb Ou seja é mais um modo de enxergar a redução das despesas federais na área e são que é decorrente da política de austeridade fiscal e que afeta a educação básica também porque na verdade a políticas ações federais na Educação Básica né Elas estão sendo financiadas em grande parte quase totalmente com a cota Federal do salário-educação recursos extras que existiam em anos anteriores não são mais utilizados então tínhamos muita razão né na fineduca de termos defendido no ano passado de acorda Federal do salário-educação não deveria ser usada na complementação da União ao fundeb porque se fosse provavelmente os recursos alocados em outras ações seriam menores ainda ao longo dos anos agora de e do fundeb de caráter permanente e por último não podemos passar mais uma e é uma frase final que eu queria colocar aqui é uma frase do Professor José Carlos de Araújo Araújo meu choro é um precursor né do de estudo sobre políticas de financiamento público da educação para mim foi uma das grandes referências quando comecei a estudar financiamento da educação e num livro que se intitula mudanças no financiamento da Educação Básica no Brasil ele diz né lá no finalzinho do livro Enquanto houver alguém protestando criticando e sugerindo mudanças para melhorar sempre haverá esperança né então a de certo modo nós esperamos eu acho o temos uma característica muito forte né na área de pesquisa de financiamento público da Educação de a protestar de criticar de criticar com base né em estudos e levantamentos e também sugerir mudanças porque nós eu espero ter trazido com com os exemplos né dessas notas técnicas Principalmente um modo né pelo qual a gente procura também interferir na política de financiamento da educação em âmbito nacional e também com muitas interferências que há muitas incidências também no âmbito dos estados e dos Municípios é isso e o último slide é de referências e então eu Renata Valdirene né se vocês tiverem como disponibilizar depois aqueles aquelas que estão inscritos inscritos no curso por favor tá fica à disposição de vocês e do curso para é publicizado e Muito obrigada agora vamos ver se as questões os comentários eu me concentrei muito aqui na minha tela eu vi que já foram colocados algumas perguntas aqui né Renata mas eu nem pude olhar o Tá bom então professora Nalu mais uma vez agradecer sem a Brilhante exposição dizer que é uma satisfação saber que nós estamos tendo a oportunidade de levar aí dados consistentes provenientes de Pesquisas com fundamento teórico epistemológico para cerca de 300 pessoas que estamos acompanhando ao vivo por minuto simultaneamente gostaria de registrar aqui a participação de cada estado de cada instituição presente mas se eu for fazer isso a gente vai gastar um longo tempo então eu quero dizer que nós temos aqui a participação de pessoas da UNEB É Espírito Santo Santa Catarina Amazonas aqui então nós agradecemos por meio dessas dessas menções que eu faço a todos vocês que estão conosco para a lei né a região do nosso território que é o estado de Goiás é muito bom ter essa oportunidade de dialogar com a professora na lu é com tanta consistência sobre uma temática que é muito cara e que precisa ser democratizar de nós precisamos democratizar o acesso do estudo as políticas de financiamento da educação nós precisamos desmistificar que algo complicado que não é algo para professor São políticas que impactam diretamente no nosso cotidiano profissional seja ele na atuação direta na sala de aula seja na nossa carreira docente seja na condição material e objetiva para que a gente possa exercer o nosso trabalho então eu tenho dito para os meus alunos em especial das disciplina de políticas educacionais e da ida também da disciplina de gestão e financiamento que nós não o decorrer nós precisamos nos atentar para essas questões relacionadas a materialização e contradições do financiamento então é muito pertinente quando nós temos a oportunidade de visualizar por meio de dados que foram aí explorados né mediante pesquisas realizadas que o financiamento da educação é um local de disputa né de ar do disputa pelo fundo público pela destinação dos recursos públicos E então a gente precisa ir realmente ficar atento para essas demandas e precisamos também aí ampliar os nossos estudos pesquisas e discussões nessa temática é é o seguinte quero passar algumas orientações o Paulo Vai disponibilizar para vocês agora o link da frequência para quem está perto o conosco os slides podem ser obtidos por meio do nosso e-mail que a gente também vai pedir para colocar para vocês aí no chat que é jepe jipe em umas@uerj.br e a gente vai estar disponibilizando para vocês para quem solicitar Então agora eu peço também aqui a gente vai fazer que eu umas rodadas de perguntas para professora na lu como eu estava transmitindo eu ainda não tive como fazer essa seleção e eu vou aqui agora e a gente vai estar fazendo essa apresentação para ela eu peço por gentileza que quem disponibilizou a pergunta anteriormente se puder colocar novamente no chat eu agradeço quero registrar aqui professora na look e nós temos muitos comentários enaltecendo a sua fala importância dos e se apresenta parabenizando aí a forma didática como você expõe as informações os dados então eu reitero a fala de quem está nos acompanhando de que foi assim muito muito agradável escutá-la nesta noite então deixa eu pegar aqui um um bloco de perguntas para professora na luz só um instante por gentileza usam [Música] E aí E aí E aí E aí e não [Música] para homens o professor E aí oi oi oi oi Se for para cama king E aí e o Pati um problema de conexão Oi Paulo eu não sabia se era eu ou se até a mandei Eu quase cometi tinha algumas perguntas aqui no site privado ou quase comecei mas eu não tinha certeza se o meu vir então eu acho que agora tudo ok né Paulo bom então vamos lá é é só um minutinho que a gente já começa que eu perdi aqui gente as anotações do chat privado então eu vou ter que ir a Poliana traz para gente aqui professora Nalu o fundeb e permanente foi uma grande conquista financeira com apoio de entidades como fino e duplo inclusive onde mais devemos avançar para maximizar as ações da educação o Francisco Neto pergunta quais os impactos da emenda constitucional 95 no financiamento da educação e aí para a gente fechar esse bloco na ludy questões eu trago aqui o questionamento da Edinéia que traz a seguinte questão O que mudou na educação especial com a atual política de financiamento é a última pessoa Edinéia e é isso isso Edinéia sobre educação especial bom então eu começo pela Poliana eu vi que aqui tem tem duas perguntas dela eu vou me tomar liberdade de responder a Mamba tá que ela fez uma pergunta sobre o que o fundeb foi uma grande conquista e no que mais avançar né E ela também perguntou como a sociedade pode monitorar e avaliar políticas de educação em nível Municipal de forma séria e não fizemos o senso por exemplo em que se temos um retrocesso né então em relação a onde avançar a bom existem muitas frentes né É porque tem tenho tenho avançar mas a gente também tem tem que se preocupar em garantir determinado as conquistas na então e na linha do avançar nós temos por exemplo a regulamentação do Sistema Nacional de Educação como um aspecto muito importante e que rebate diretamente muito fortemente na política de financiamento público da educação né porque por exemplo né Ah e nós temos agora muito recentemente eu não sei onde eu coloquei aqui ou à noite né Nós temos a o relatório do e aqui do projeto de lei complementar 25 de 2019 que foi disponibilizado semana passado ou retrasado o relatório e que é sobre o Sistema Nacional de Educação o Sistema Nacional de Educação se a sua regulamentação e ela está sendo feita em lei complementar né tratada a cooperação Federativa na educação vai ter que tratar da cooperação Federativa no financiamento da educação e tem que contemplar o custo aluno-qualidade e como esse custo aluno-qualidade vai ser definido e pactuadas né então em termos de financiamento da educação assim Poliana para citar uma uma linha vamos dizer assim importante em termos de buscar vansar e que para isso precisa também da contribuição e dos estudos né DP os pesquisadores de financiamento da educação e Justamente a essa regulamentação por lei complementar do Sistema Nacional de Educação da cooperação Federativa na educação porque por exemplo nela vai tratar do Sistema Nacional de avaliação da Educação Básica que está vinculado por mandamento constitucional ao custo aluno-qualidade como parâmetro para atuação da União na educação básica então é muito importante essa essa regulamentação e é a vamos ver é uma possibilidade de avançar em termos de cooperação Federativa na educação e no financiamento da educação mas nós não podemos pensar só desse lado daquilo que se quer avançar gente tem também que garantir que avanços que já foram conquistados não sofreram retrocessos então por exemplo a mente tramita no Congresso Nacional né até que 13 de 2021 que é aquela né que pleiteia desresponsabilizar gestores estaduais e municipais né pela não aplicação do mínimo de 25 por cento da receita de impostos em educação em 2020 também 2021 e a alegação é de que seria em função da pandemia com todo o ocorrido de despesas Estas na área da saúde e de despeza menos na área da Educação em função do funcionamento remoto e tudo mais então é um retrocesso a provar isso por meio de uma Emenda Constitucional Então tem que haver né a lutas afinar educa por exemplo já se manifestou sobre isso conjuntamente inclusive a campanha Nacional pelo direito à educação no sentido de mostrar né que se está na verdade a a o rolo de como diria porque hoje em dia é tão difícil encontrar adjetivos para mais está banalizando a própria constituição colocando né essa possibilidade na Constituição e ao mesmo tempo é um desrespeito também aquele gestores aquelas gestoras que fizeram o máximo para dar conta da vinculação mesmo com a crise econômica mesmo com a crise sanitária Então são pouquíssimos municípios né e não vão conseguir gastar e esses de certo modo vão ser premiados então com essa não com essa desresponsabilização mesmo que tenham que mais adiante compensar então Poliana existe existem luz os as lutas né O que significa opção pro positivas e que tem que se avançar e existem as lutas que estão cotidianas daquilo que a gente não quer retroceder né do que já foi conquistado que é o caso da vinculação que não queremos abrir mão e momento nenhum né sob qualquer pretexto vamos dizer assim principalmente de meia dúzia de municípios e e a Poliana que perguntou também sobre a educação em nível Municipal é muito sério isso né A não realização do censo certamente com a realização do censo no ano que vem vai ser mais vai ser possível Quando tivermos os resultados né Obter dados no nível Municipal porque afinar de não dá conta disso da por exemplo da cobertura da educação infantil do ensino fundamental o remédio né que estamos dando conta precariamente de todo modo mesmo sem os dados mais detalhados né que seriam e fidedignos que seriam permitidos com a realização do censo né é de extrema importância que no nível local nível Municipal haja é esse acompanhamento esse monitoramento por parte da sociedade e muito é muito importante a atuação das entidades das instâncias competentes como dos conselhos de educação né e dos conselhos de acompanhamento e controle social do fundeb e também os de alimentação escolar Então essas são as instâncias potentes e naqueles municípios que tiverem na também os fóruns municipais de educação esse acompanhamento o ou o incentivo à criação e atuação desses fóruns a participação da sociedade seja em fóruns seja em instâncias de acompanhamento e controle social ou e instâncias colegiadas como os conselhos municipais de educação o que eu tô querendo dizer com isso é que é muito importante que essa esse monitoramento essa avaliação esse acompanhamento por exemplo do atingimento das metas dos planos municipais de educação ela se dê de forma organizada né por meio de instâncias que possam colaborar e que Somando Forças possam levar adiante esse monitoramento que é tão importante porque não adianta só a gente ter então muito importantes e indispensáveis por exemplo os relatórios do Inep de monitoramento das metas E aí é mas é muito importante quanto né é importante que lá no nível local também haja um monitoramento dos planos municipais de educação à pergunta do Francisco eu acho que na minha apresentação Eu já procurei responder que é sobre e tem outra de outra pessoa também né sobre aí os efeitos da emenda 95 no financiamento da educação eu destacaria que que esse esse efeito ele se dá por um lado né pelo decréscimo de recursos na educação Superior Pública Federal né a Rede Pública Federal já sofre na parte de despesas que são aquelas despesas discricionárias não no pagamento de pessoal né mas por exemplo na assistência estudantil nos recursos que são recebidos né para cos uma das Universidades as instituições federais sofrem também né com o não recebimento de pagamento de bolsas agora a gente tá com esse problema né nas bolsas de residência pedagógica Eu acho que o pibid também né Não tenho certeza mas enfim as instituições Então vamos sofrem com isso se a gente olha a área de pós-graduação Há quantos anos não há reajuste nos valores de bolsa de mestrado e de doutorado seja para educação Superior Pública Federal seja para outras instituições que são beneficiárias de recursos federais para essas bolsas Então tudo isso tem a ver com a política de austeridade fiscal lei assim tô querendo falar da emenda 95 mas aí a gente tem que ir o olhar também o lado do decréscimo de recursos federais para a educação básica é o que é que tem se mantido estável nos últimos anos a complementação da União ao fundeb porque ela tem uma regra né até o ano passado dez porcento dos recursos estaduais e municipais então tem essa regra e esse recurso eles só baixa né o por exemplo no ano passado no ano passado a complementação da união de cresceu mas de cresceu em função da crise econômica que fez com que de crescer tem os recursos estaduais e municipais e os dez porcento representaram menos se comparados a 2019 ou a 2018 né o governo federal poderia ter complemento botado mais recursos de complementação em função da crise mas não o fez É porque tem a mesma não deve assim vamos dizer assim não é outra despesa aqui também não não sinto há muito não de cresce muito a reparação Dakota dacota das quotas estaduais e municipais do salário-educação né Porque existe uma regra para isso também agora nas demais ações a eu fiz um estudo recentemente eu mostrei aos tudo que eu mostrei esse do artigo né dat foi publicado na eccos revista científica e peguei todos os anos de todas as ações de assistência técnica e financeira da união de 2014 a 2020 e em todas elas com exceção complementação da União ao fundeb salário-educação cotas Federal costas estaduais e municipais houve decréscimo né e e o que é e o que é que dá para cogitar vamos dizer assim né de que atualmente as assistência técnica e financeira assistência financeira da União na educação básica ela é custeada com a fonte e coloca Federal do salário-educação né de cresceram muito nos últimos anos os recursos para assistência voluntária Basta ver aí no lá nos municípios né Cada Vez menos tem recursos do plano de ações articuladas que assistência a os programas da Educação de Jovens e Adultos têm pouquíssimo recurso programas específicos da educação infantil tem pouquíssimos recursos na Então tudo isso é reflexo na Então porque a corda Federal do salário-educação ela tem que ser gasto em educação básica então esse é um recurso protegido mais recursos a mais não e o alocados para essa assistência financeira Então os estados e municípios estão recebendo menos recursos Federais e se considerar valores reais né e portanto tem que colocar mais recursos próprios Se quiserem manter o mesmo patamar de atendimento por exemplo a nota técnica que eu falei do programa nacional de alimentação escolar menos recursos transferidos aos estados e municípios para garantir a mesma merenda diante se menos recursos federais estão tão chegando quem é que coloca recursos dos governos municipais os governos estaduais e se não puderem o que vai acontecer a merenda baixa né vai virar indinho um copo de leite bolachinha né Como já é em muitos casos e e é uma situação realmente muito É muito deprimente enfim muito desesperador askd recursos Federais em relação e de né Eu não sei eu não tenho acompanhado as ações direcionadas especificamente a educação especial no âmbito dos Estados dos Municípios ou do governo federal por exemplo nessas ações que que foram objeto do meu levantamento recente sobre despesas não tem ação específica da educação especial né de todo modo no âmbito do fundeb a educação especial continua sendo contemplada né e além da Educação Especial pública né cuja matrícula é contada em dobro né para fins de repartição dos recursos é e também a educação especial privada de instituições privadas conveniadas prontograf para atendimento de alunos da rede pública no contraturno ou para atendimento integral né diá estudantes com deficiência que precisam segundo a lei do fundeb que precisam desse atendimento especial o que é comprovado por meio de uma avaliação de uma equipe multidisciplinar então em relação ao fundeb o quê e vamos dizer assim o que se coloca na lei do fundeb em relação a contemplar instituições privadas de Educação Especial é essa possibilidade de que haja um atendimento integral e não o contraturno de estudantes com deficiência em escola pública acho que é isso para a gente de tempo de mais uma rodada de perguntas se é que tem Renata temos sim na lua eu gostaria só de complementar e a partir dessa pergunta da Edinéia que nós teremos na realização agora Dafne educa um minicurso que vai tratar especificamente sobre essa coleta de dados sobre o financiamento da Educação Especial não tem mais vagas Infelizmente já está esgotado mas é de né Eu sugiro que você pegue o nome dos professores pesquisadores que vão ministrar esse minicursos e buscar as Produções que eles têm feito e o assunto pode ser um caminho alternativa para você aí ter acesso a essas informações eu quero te dizer que eu fiquei muito curiosa também não consegui vaga nesse minicurso mas já notei Quais são os nomes dos pesquisadores justamente para poder buscar informações né sobre essa especificidade do financiamento da Educação Especial na lua então vamos aqui para mais uma última rodada de perguntas eu quero agradecer e as questões que estão relacionadas a emenda constitucional 95 ela já foram aí contempladas nesse primeiro momento Então a gente tem aqui a Patrícia que gostaria de ouvir né suas considerações sobre o ICMS educação Essa é a Selma Dantas ela fez uma questão aqui né É é baseado nesses gráficos que são elaborados as políticas orçamentárias a gente gostaria muito que fosse né Selma vou deixar a professora na lua e complementar para você essa questão a questão das bolsas também já foi contemplada na fala anterior da professora na Lu e eu trago aqui a fala da Maria Menezes que diante do cenário de retrocessos políticos seria oportuno avançar no Parlamento sobre a Constituição do Sistema Nacional de Educação bom então são essas as questões conforme já mencionei as relacionadas a emenda constitucional 95 já foram contempladas e eu faço então para você Malu para você fechar esse bloco aí de considerações e oque é uma Patrícia pergunta do ICMS educação né então assim para para situar né que a Patrícia certamente está acompanhando isso talvez outras pessoas não tanto né que no ano passado quando foi aprovada a e a emenda 108 do fundeb ela ela é a gente conhece a emenda 108 como a emenda do fundeb permanente mas ela contém outros dispositivos que são um que repercutem diretamente no financiamento da educação e um deles foi a inserção então na Constituição Federal de uma determinação de que uma parte né Dakota Municipal do ICMS que aquela parte do recolhimento da receita do ICMS que é repartida com os municípios né do Estado está os estados arrecadaram e cms e uma parte dessa arrecadação 25% dela é repartida pelos municípios com os municípios é o que a gente chama de quota municipal a educação e desta cota Municipal de salário-educação uma parcela na deve ser a dividida ou repartida o distribuída entre os municípios de acordo com alguns critérios na questão da área da Educação basicamente ligados a desempenho dos Estudantes essa foi uma Emenda inserida na é a por por certas posições né existentes no Congresso Nacional que advogam que der que a educação enfim o que a repartição dos recursos educacionais deve levar em conta critérios de desempenho dos Estudantes né então eu acho que essa as duas coisas assim que é o que eu gostaria enfim de colocar aqui eu não consigo enxergar enfim a 5 ou não enxergo naquela no valor aluno-ano né com R no final que é uma das é uma das modalidades da complementação da União ao fundeb que o r Para muitos é dito como o valor aluno-ano o resultado E que eu chamo de valor aluno-ano redução de desigualdades né para disputar o r com concepções diferentes mas enfim as existem posições na no Congresso Nacional de diversas entidades da área da Educação e de profissionais da educação o especialistas em outras Artes na sociedade brasileira que a lei tenho muito né que tem propostas de repartir recursos de acordo com determinados resultados resultados esses que são sinônimos né de desempenho dos Estudantes em em Provas em avaliações então é claro que inspirado no modelo cearense né porque se diz seguidamente principalmente na mídia né que o modelo cearense é um exemplo e de que a reparação de uma parte do ICMS corta municipal no Ceará teria levado né o levou-a ao aumento por exemplo no Ideb né ou no desempenho dos Estudantes em avaliações seja avaliação lá local própria do Ceará né ou avaliações do saeb do sistema de avaliação da Educação Básica o quê em relação a isso é que esse tipo de vamos ver repartam tendo em conta desempenho é tão reducionismo vamos dizer assim né de de resultados educacionais nós sabemos que resultados educacionais que o direito à educação não se reduza a desempenho em Provas eu acho lamentável que não se Contemple como um dos critérios de repartição o atendimento por exemplo o atendimento na educação infantil aqui no meu estado já existem projetos de lei tramitando na Assembleia Legislativa e o que existe está muito relacionado a desempenho dos Estudantes do ensino fundamental e no sistema Estadual de avaliação que vai ser criado especialmente para isso e os municípios atendem a educação infantil mas não tem um critério por exemplo de repartição propor entre aspas desempenho dos Municípios no atendimento na cobertura a educação infantil Então embora o a formulação que foi feita né o que ficou inscrito na Constituição Federal sobre a sua repartição esteja muito voltada desempenho embora mencione também né a levar em conta indicadores socioeconômicos e de vulnerabilidade nós ficamos com uma redação muito limitada que eu me Manifesto assim muito criticamente o que no que for possível nas discussões da elaboração ou reelaboração de leis estaduais no mínimo teria que ser questionado vamos dizer assim esse reducionismo de contemplar desempenho de estudantes em provas de língua portuguesa e matemática que é é o que a né E ao mesmo tempo o fato de não contemplar nada nenhum critério relacionado a educação infantil por exemplo quanto a cobertura Então eu acho que esse é um tema e nesse momento vai para disputa dentro de cada legislativo Estadual na elaboração o rei laboração das leis mas que em algum momento vai ter que ser objeto acho que será objeto de reformulação do que ficou contemplado lá na Constituição Federal não né se alma os gráficos que eu apresentei aqueles não e eles não balizam né a elaboração dos orçamentos públicos na eles são gráficos nos que contemplam que tem como fonte né Por exemplo o último ali que eu mostrei do da execução orçamentária da política de assistência financeira da União na Educação Básica né são Dados que foram apurados na no portal net transparência da Controladoria Geral da União esses portais eles trazem dados né de execução financeira a gente consegue dados sobre execução dos orçamentos no nível Federal nos estados dos Municípios E no caso dos estados e municípios sempre que houver né sites informações de Transparência pública da execução ó E esses são Dados que servem de fonte para as nossas pesquisas para as nossas lutas e muito comumente para mostrar Ou pelo menos ultimamente para mostrar retrocessos né em relação à execução orçamentária na área da Educação e a Maria Menezes né pergunta sobre a a viabilidade né política Claro de avançar nas discussões nos debates e na regulamentação do Sistema Nacional de Educação por lei complementar a eu lembro mais assim o o cenário político Eu costumo dizer que ele ele é muito adverso né para esquerda para as posições entidades e movimentos mais progressistas né na sociedade brasileira em geral e a área da Educação bastante adversas basta vermos a composição do Poder Executivo Federal e do próprio Congresso Nacional agora nós conquistamos o fundeb de caráter permanente é em pleno governo bolsonaro Então eu acho que isso mostra né aquilo que o que a gente faz o que dizia o Paulo Freire que eu sempre passa dizendo isso principalmente este ano a gente mostra que existe o esperançar Ou seja a gente não fica de braços cruzados né esperando que a tragédia aconteça para depois encher páginas e páginas de artigos de dissertações de teses em PIN fazendo a crítica daquilo que aconteceu né a gente também quer luta para influenciar então assim conquistamos em pleno governo bolsonaro e não é com toda a e com todas as dificuldades né que se apresentavam né os constrangimentos políticos e também em plena pandemia com crise econômica com Cristo sanitária com funcionamento remoto do congresso nacional conquistamos o fundeb de caráter permanente e também na emenda 108 a inscrição lá no artigo 211 do custo aluno-qualidade como referência para atuação da União na educação básica então assim eu acho que existe sim a possibilidade Maria de podemos avançar né na regulamentação do Sistema Nacional de Educação e infelizmente ainda não tive tempo de estudar na o relatório do deputado idilvan Alencar ao PL né de regulamentação mas eu já tinha lido a versão aquele o próprio o próprio PL apresentado entendo que ele tinha diversos avanços eu enxergo assim Maria para colocar assim algo que é bastante resumido que o Sistema Nacional de Educação ele tem que dar conta de três grandes dimensões né da da organização da educação brasileira e de diretrizes dessa organização da cooperação Federativa na educação que diz respeito à cooperação entre governos como que acontece com o fundeb né do regime de colaboração o da colaboração entre os sistemas de ensino aí bem restrito para a área da Educação e da participação social na educação Então essas são grandes dimensões e que precisam ter expressão no Sistema Nacional é então que é muito importante no sentido de fortalecer as responsabilidades interfederativas no financiamento da educação agora puxei para o lado do financiamento eu sei que a lei do sistema não vai tratar exclusivamente do financiamento mas vai tratar dele e dentro da nossa institucionalidade do estado brasileiro e da área da Educação essas responsabilidades e ações né E instâncias tem muito disso nesse relatório de instâncias Inter federativas é muito importante seria isso o Renata de comentários eu fico com vontade de dizer muito mais coisa mas não acho que tá bem assim na lu Mas não se preocupe nós teremos aqui outras oportunidades para poder continuar discutindo essa temática que é tão cara para nós a vida ser de batida então mais uma vez que eu agradeço eu quero agora deixar essa oportunidade né não mais para que você responda as questões mas para que você possa de se despedir do nosso público que ainda tá fiel aqui a gente tem um público ainda significativo nos acompanhando ao vivo que você faça e as suas considerações finais bom então é o comecei falando hoje né dando boa noite novamente do boa noite agora como uma saudação nerd despedida reitero meus agradecimentos a Renata Valdirene né pelo convite É uma honra estar com vocês nesse momento e uma satisfação poder compartilhar né com quem assistir essa live com quem está inscrito e participa do curso na compartilhar alguns saberes aí da área de estudo de financiamento público da educação compartilhados né com muitos e muitas pesquisadores e pesquisadoras desse nosso país tão Muito Obrigada e boa noite eu já deixo aqui na lu meu forte abraço muito obrigada pela sua generosidade por dispor do seu tempo para estar aqui conosco né dialogando de forma assim voluntária mesmo além da jornada de trabalho que a gente sabe que já é intensa então a gente assim eu agradeço mesmo de coração e passa agora para professora Valdirene que vai estar fazendo aí os encaminhamentos finais e o encerramento da nossa atividade do dia de hoje a professora na lu quem agradece Somos Todos nós que tivemos o prazer de te ouvir os que ainda irão ouvir né porque com a professora Renata disse esse material ele fica disponibilizado e a gente percebe que ocorre aqui o movimento muito interessante certamente quem vem espalha notícia fala Olha tem um material muito bom ali em tal lugar e o que a gente percebe aqui nos próximos dias aumenta bastante o número de pessoas que têm acesso a esse material que sempre é bom a gente lembrar que isso torna-se bem mais facilitado né pelo canal e se encontra disponível pela GTV né Nós estávamos aqui agora a pouco com Paulo dando eles forte para nós agora estamos com Ana Paula que a gente sempre gosta de frisar e pedir para quem nos acompanha já que se inscreva no canal da VG TV para curta o que são o que a gente pode assim como gesto simples na escola Borá porque a gente tem a manutenção desse canal é que tem sido tão caro tão útil para nós nesse momento a gente pandemia né agradeço e forma assim como professora Renata disse né quem tá aqui na condição de fala não consegue olhar atentamente o chat lá principalmente o que está disponibilizado lá na canal dela gente ficou esse privado que é só um recorte do que a gente traz para cá né Depois precisa ter uma passadinha por lá veja os elogios as pessoas assim reforçando que é sempre um prazer te ouvir dizendo olha essa informação tem que chegar lá na escola e aí eu faço a provocação como eu fiz no início né aqueles que nos sucederem então quer dizer a nós que estamos aqui hoje tá um cabe a nós né não esperar que a professora mas para a gente esperançar que e são ser essa ponte né levar essa informação disponibilizar material colaborar para que outros professores compreendam o quanto à importância e só fala é muito didática muito gostosa tem um pedido aí que já foi comentado aqui você também deve ter visto no chat de interesse pelo material você falou da disponibilidade né porque a gente possa encaminhar nós temos alguns grupos de WhatsApp que certamente pode ser caminhar por lá também né Renata e para aqueles que não estão nesse grupo porque eu acho que os grupos estão cheios manda e-mail para gente lá foi disponibilizada tá indo chat né só voltar lá que você vai localizar o e-mail que a gente faz o envio se Vamos divulgar informação vamos socializar conhecimentos vamos fazer pesquisa vamos estudar e ler pessoas Malu tem uma ótima produção vamos acompanhar as Produções dela e fica aqui o agradecimento professor e por ter tido conosco esta noite tão tão rica em aprendizados aguardamos vocês nosso próximo ponto que ser a professora Andreia Gouveia Como eu disse no início Agora Nós entramos na fase das discussões mais voltadas para a temática financiamento tão a Renata sempre fala traga mais alguém sabe mais alguém para acompanhar repasse esse link para mais alguém então sigamos juntos esperançando fazendo a nossa parte e um abraço a todos vocês que estão aqui conosco até esse momento obrigada Renata por mais essa noite obrigada professora e atrás E aí [Música] E aí [Música] E aí [Música] [Aplausos]

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments