Cheile Turzü, um magnífico desfiladeiro que atravessa os montes Apuseni

Na Romênia. Criados pelo rio Hasdate, os paredões de calcário com 250m emolduram uma bela reserva natural. O lugar é famoso desde o tempo dos romanos, pela paisagem pitoresca e pela diversidade de plantas e de animais. O desfiladeiro também é chamado de Turda, por causa da cidade de mesmo nome nas proximidades.

Os paredões do cânion abrigam mais de 60 cavernas e seriem de lar para inúmeras colônias de morcegos. Cheile Turzii já abrigou vários povos – utensílios de pedra encontrados nas cavernas mostraram que elas foram ocupadas por grupos das idades do Bronze e da Pedra. Durante a Idade Média, os nativos fugiam dos invasores tártaros se escondendo nessas cavernas.

O microclima único do desfiladeiro faz crescerem girassóis, que só seriam encontrados no litoral do mar Mediterrâneo ou na Ásia central. Mais de mil espécies de plantas vivem no cânion, assim como 111 de aves, incluindo a águia-real, o corujão, a trepadeira-dos-muros e o abutre. Cheile Turzii é um dos melhores lugares da Romênia para a prática de alpinismo, com mais de 100 trilhas de caminhada e escala de diferentes níveis de dificuldade.

O cânion Bicaz

uma surpreendente fenda no coração dos montes Cárpatos, na região central da Romênia. A fenda tem 5km de comprimento e 300m de profundidade e é extremamente estreita cm alguns lugares, além de ser admirável. O cânion serpcnteia cm meio a paredões íngremes de calcário.

Em certo ponto, que recebeu o nome apropriado de “estreito do Inferno”, os penhascos projetam-se diretamente sobre a trilha que leva à montanha, obrigando o visitante a seguir em frente com cuidado. O melhor modo de sentir a grandeza do cânion Bicaz é a pé. Várias trepadeiras-dos-muros habitam o desfiladeiro.

Ali perto, o Bicaz é um lago alpino ideal para se descansar e relaxar depois de uma caminhada exaustiva. Como um bônus, a região ainda exibe uma história rica: é a terra de Vlad Drakulea, um soberano medieval que venceu os turcos e se transformou na lenda das histórias de terror mais conhecida hoje como conde Drácula.

O cânion fica a 21 km da cidade de Bicaz, na Moldavia, na fronleirn com a Transilvânia. O desfiladeiro esta, agora protegido, dentro dos limites do Parque Nacional Hasmas-Bicaz.