MOTORISTAS DENUNCIAM ABUSOS da UBER e 99 | CPI dos Apps Ep.06

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sexto episódio foi dia dos motoristas denunciarem relatar em todos os abusos que os aplicativos principalmente Uber 99 fazem com os motoristas e na sessão de hoje da CPI dos apps veio aqui de por o Duda o presidente da a massa e o motorista de aplicativo chamado Gerson o Duda que motorista de aplicativo desde 2016 e presidente da associação a máscara tinha muito a falar nessa CPI e o Gerson foi o motorista que recentemente foi banido da 99 sem direito de defesa e aí ele pode apresentar hoje na CPI ele a ligação telefônica que ele ligou para 99 pedindo explicações pedido direito de defesa dele garantido por lei e a 90 e não deu o ponto importante aqui é que eu embora eu saiba todos os problemas que os motoristas passam que eu saiba todos os abusos os aplicativos eu não posso de por isso nascer eu tenho que trazer pessoas que façam esses depoimentos porque na CPI eu sou investigador uma CPI comissão parlamentar de inquérito eu tenho poder de polícia para fazer essas investigações mas como Vereador eu não posso de por relatar os abusos dos aplicativos Foi por isso então que eu chamei tanto o Duda quanto Gerson para depor na sessão de hoje e eu Bem que gostaria de poder fazer várias denúncias acho que eu poderia relatar e um monte de denúncias mas estão deu com o vereador eu não consigo fazer tem que chamar outra pessoa para fazer além disso a gente também teve denúncias de entregadores muito importante essa parte também da CPI e até o sindicato das motos aqui relatar os abusos dos aplicativos nesse vídeo de hoje vou deixar só o depoimento do dúvida deixar o depoimento do Gerson que são motor o tio assim você quiser ver o vídeo completo da CPI vai no canal da câmara vou deixar o link na descrição do vídeo aqui para você ver na íntegra todo o vídeo da CPI e os pontos aos da sessão de hoje foi justamente esses relatar né Principalmente do tudo ali que falou por quase uma hora se não me engano falou das taxas altas dos aplicativos das tarifas baixas banimento injustos falou dos problemas da Uber conta falou das Suspensões da 99 E aí depois um Gerson foi de relatar Como foi o polimento dele não 99 inclusive esse polimento dele se Deus depois da minha lei a lei que eu fiz aqui nessa casa passei em votação já tava acionada e a 99 ainda não se adequou a lei garantido o direito de defesa em caso de movimentos Eu já percebi que a Uber já sabe pouco mas a 99 ainda não deu nem sinal de esf na semana que vem já está convocada a Uber para vir aqui nessa casa e dar explicações sobre todas essas denúncias são Não perca o próximo episódio E aí embaixo desse vídeo tem um botão chamado inscrever-se se inscreva no canal ativo Sininho para não perder nenhum vídeo novo você não pode perder o capítulo onde a Uber vai ser investigados vai ter que prestar esclarecimentos sobre todas as denúncias vai querer acho que não né Aproveita que você já se inscreveu no canal e também deixa o gostei aqui em baixo do vídeo e fique agora com os depoimentos do Duda presidente da associação a massa e também do Gerson motorista banido da 99 vejo você no próximo vídeo Valeu queria que eu falasse a associação que o senhor é o presidente sim Associação dos motoristas de aplicativo de São Paulo Associação MASP o solta com a frente da presidência quanto tempo Estou à frente da presidência desde a fundação em 2017 muito bem então hoje o senhor é o representante dos condutores de aplicativo é isso sim tá bom o dentro desse quadro o senhor e da CPI eu queria que o Além das perguntas que os colegas vão fazer para o senhor que o senhor me falar se é se é real ou essa esse desconto que eles fazem de administração em cima do senhor diz que chega de 23 A 27 por cento é real isso de 23 não chega até cinquenta por cento chega a 50 por são descontos as taxas muito bem e o vínculo que o senhor e o senhor entende que só tem um vínculo empregatício com essas empresas o míssil discussões Associados também é isso nos tratam como parceiros né mas na realidade eles trazem conotações que fazem com que os motoristas de aplicativo se sinta obrigado a fazer aquilo que eles querem e com isso a gente tem uma conotação de vínculo trabalhista O senhor já teve reuniões com a empresa de aplicativo Sim várias última reunião que sou teve e a tem exatamente uns dois três meses aonde eu vi online com quem devido a pandemia com quem eu poderia falar conversei com o Senhor Pedro da Uber e a senhora Gabriela a Gabriela seria se ou não não Ambos são somente funcionários que divisão real Golf e Hell rell gov setor do Governo da empresa setor do governo só poderia falar as reivindicações da associação sim deixa essa reunião nessa última reunião eu entrei em contato com eles para verificar o porquê que eles excluíram sumariamente cerca de 1.600 motoristas de aplicativo trazendo aí a conotação de cancelamento né altos índices de cancelamento então eu questionei a plataforma porque nós estamos falando de 1.600 pais de família que deixou os seus trabalhos né então é o questionei Quiz respostas para poder entender o se foi para o visível ou não me deram uma conotação do alto número de taxas de cancelamento porém ficou por isso mesmo não chegamos em uma conclusão a senhora Eduardo Coutinho sábia me dizer a respeito de passagem de dados o que a empresa não ofereceu nem para a secretaria da fazenda e nem para DTP Olimpo secretaria de transporte que veio prejudicar os condutores de aplicativo sim eu tô acompanhando esse quadro né é sabido que é falho Esse sistema de transferência de dados tendo em vista de dos motoristas de aplicativo que estão tendo seus veículos apreendidos né sendo que não poderia ir com isso a gente traz a conotação de que as plataformas não enviam os dados corretamente para a prefeitura Receita Federal trazendo sérios problemas para o motorista sua pela associação só tem casos e casos a respeito disso temos temos muitos casos inclusive em 2019 há cerca de 2.000 veículos de aplicativos foram apreendidos 2018 e 2019 nesses dois mil motoristas de aplicativos que tiveram seus problemas cerca de uns 200 recorreu amasp para gente poder aí ampará-los aí nesse momento eu só tenho condição de passar os dados daqueles que foram prejudicado em razão das empresas da empresa não ter passado os dados para Secretaria da Fazenda do DTP se eu podia passar para CPI posso fazer um levantamento e enviar para CPI com certeza quantos dias Eu precisaria para oferecer isso gostaria de uma semana e meia ok então vamos falar em em 21 dias tá bom tá ok três semanas que legal tá bom sou Eduardo Então esse é o último assunto com Gabriele Pedro foi relacionado à o banimento em massa que a plataforma E aí Quem elaborou aí com o troço 1.600 motoristas hoje nosso na sua Associação com o número de Associados o senhor tem hoje nós temos 30068 motoristas Associados 30060 Associados e só sabe me dizer o número de carros e aplicativos que estão rodando na cidade de São Paulo hoje eu estimo que nós não temos dados precisos mais uma estimativa eu levo a crer que roda na cidade de São Paulo 90 Mil veículos de aplicativo 90.000 em casos de acidente grave óbito Qual é o socorro que a empresa Uber oferece para os senhores ou 99 vamos falar da empresa Uber no eles oferecem ao seguro app né Que também está na resolução são obrigados a fornecer isso daí tanto para o passageiro contra o motorista e só tem em casa na associação que não não foi contemplado Não não é burocrático demora muito famílias ficam ali sofrendo bastante mas por um longo período aí de luta até consegue reaver aí Alguns valores aí do benefício o senhor Isa colegas vereadores os senhores querem agora continuar as perguntas eu volto depois no final mais algumas perguntas tá escrito o primeiro Nobre Vereador mar ou quem mais pediu pela olha presente mas não pois não Nobre Vereador Presidente vocês vão tá então a Luana também Dr Pedro que tá bom então e vamos lá pode ir Oi bom dia Eduardo consegue fazer umas perguntas para você algum tem alguns tópicos aqui você começou o seu relato falando sobre banimentos né é especialmente esses de cancelamento excesso de cancelamento mas você tem ciência de outros tipos de alimentos que muitos motoristas dizem serem justos sem Tenho sim vivenciando e presenciando essa a vida né a rotina dos motoristas de aplicativo e representando aí na medida do possível nós identificamos três modelos de exclusão é a exclusão suspensão e o banho eu bloqueio branco o bloqueio Branco sim pode explicar um pouquinho mais sobre isso o bloqueio branco os algoritmos eles identificam que aquele motorista ele tem nota baixa com isso eles começa a não enviar corridas para que ele motorista motoristas chegam a ficar aí cerca de 5 a 7 horas sem receber um chamado né E para o motorista ele acho ele acredita fielmente que a demanda está baixo sendo que na verdade não é isso que tá acontecendo nós temos indícios vários indícios de motoristas relatam esse problema entendi em relação a suspensão Qual é a diferença de suspensão para movimento a suspensão é que o aplicativo ele obriga o motorista a realizar as corridas na plataforma 99 por exemplo inclusive até um print de hoje aqui ela manda um comunicado na tela do motorista informando aqui ó o motorista tem uma taxa baixa em relação a última semana por não ter efetuado corridas ou ter encerrado corridas e não efetuado E com isso ela dá uma penalidade para esse motorista caso ele não continue a realizar as corridas de minutos horas dias meses e até em alguns casos chegou até anos de suspensão ele não é excluído ela é suspenso parece então pelo entendimento que o pelo seu relato entende que se o motorista não cumprir alguns requisitos ele tem a conta dele suspensa por alguns períodos é isso exatamente então o motor obrigando o motorista a realizar as coisas Independente de da localização tarifas reduzidas enfim O que que você poderia falar também sobre tarifa já que você falou também sobre esse assunto como como que essas tarifas Elas têm reajuste não tem reajuste com como funciona isso Vereador desde 2015 as plataformas elas mantêm as suas tarifas congeladas né e negligenciando até mesmo o acompanhamento da inflação congeladas por um motorista ou passageiro para o motorista apenas para o motorista e com isso eles não levem em consideração que tivemos inflação manutenção subindo os valores de peças e serviços desconsiderando totalmente os aumentos consecutivos dos combustíveis né e recentemente eles vergonhosamente trouxeram para a classe um reajuste de um o que chegou aí a dez porcento 15 por cento porém nós que estamos aí na batalha desde 2016 que foi quando eu me tornei motorista de aplicativo nós temos o entendimento de que eles não fizeram um reajuste das tarifas literalmente eles reajustaram tarifas que há dois anos e meio atrás já era esse valor e que eles reduziram Pelo que eu entendi teve uma redução no passado e a Esse aumento na verdade só compensa geração que teve muito nem para trazer isso primeiramente isso você falou hoje entenda que tem dois principais aplicativos do Mercado no caso de transporte de passageiros Uber 99 esse aplicar que esse tamanho que você teve pelo que entendi parece os olhos foi só uma plataforma Fernandes duas quando se deu esses momentos e se deu há cerca de uns 2 meses atrás socialmente dois três meses atrás éh foi de forma simultânea e semelhante levando até a gente achar que existe um Cartel por trás disso daí Porque além da desse aumento de tarifas de maneira não foi no mesmo dia eles posteriormente em outra data eles eliminaram duas categorias que estavam atormentando os motoristas que a categoria por parte da Uber Uber promo e por parte da 9999 polpa né que eram duas categorias promocionais na qual o motorista realizava essas corridas mas não pagava nem o valor do combustível que o motorista utilizava para concluir aquela viagem tão que você tá dizendo que existe um acordo entre os dois principais players do mercado ou para e para trabalhar em simultâneo e lesarem talvez o motorista ou o consumidor é de forma simultânea é isso eles combinam jogo forma simultânea no mesmo dia que o uma empresa lança um projeto rapidamente automaticamente a outra também lançar algo semelhante então a Lu não chega a ser acusação é uma é uma dúvida que a gente tem né sobre esse Cartel porque eu acredito que uma empresa levaria um bom tempo para realizar tal procedimento então estranhamente Como pode as plataformas chegar ali Há 9 horas da manhã uma lança um projeto 11 horas da manhã outra lança outro projeto praticamente idêntico então a gente fica com essa dúvida assim porque no fundo no fundo mesmo apesar de vários e vários projetos que as plataformas dizem lançar para os motoristas no final das contas do motorista sempre é prejudicado quando você disse que os motores sempre são prejudicados sim o que que é isso são abusos você poderia relatar outros tipos de abusos que têm das plataformas para com os motoristas sim eu até anotei fiz vários esboços porque é isso é um são tópicos extensos porque o que o motorista de aplicativo mais sofre são abusos né então uma das colocações e que as plataformas baixam os valores das tarifas sem acordo prévio com os motoristas elas criam categorias mais baratas que as convencionais como Chrome e polpa Como eu havia acabado de e na qual esse tipo de corrida não paga nem o combustível usado para fazê-las as empresas também elas usam seus termos de uso e a todo e qualquer momento de acordo com que as necessidades e vontades dela né então se o motorista ele conseguiu uma vitória no âmbito judicial por exemplo ela vai ali modifica os termos de uso para que as próximas investidas jurídicas caia por terra né que eles tenham prova termos de uso é o que eu contrato entre motorista e plataforma contrato entre o motorista e a plataforma na qual o motorista é obrigado a aceitar algo que ele não negociou esse é o termo de uso e é também de vez em quando as plataformas tira o destino das corridas deixando os motoristas às cegas às escuras sem saber para onde eles vão né também elas tiram a ferramenta o motorista que chama-se destino né se motorista ele usa essa ferramenta para se deslocar para até sua residência um compromisso então Ele ativa essa ferramenta para que a plataforma é ofereça as corridas para eles apenas para aquele destino Só que não é o que acontece né motorista de aplicativo aceita a corrida confiando nos algoritmos e quando o motorista vai ver que muito dos motoristas Eles não conhecem o setor que ele tá então ele olha ele confia no algoritmo aceita aquela corrida e vai parar do outro lado prejudicando ainda mais o motorista uma parte a senhora do lado de e o senhor sofreram agora a imprensa colocando em cima do Senhor Jesus cancelamento de corrida não foram nenhuma familiares de cancelamento milhares Então esse ou se deve ao condutor do aplicativo ele não selecione então a corrida quem que esse cancelamento se dá junto com a empresa na verdade a empresa faz a oferta da corrida o motorista ele não tem ali a conotação do destino para onde esse Motorista vai e era acabar aceitando Essa corrida e quando ele aceita ele se deparam numa corrida na qual ele vai ter um Severo prejuízo naquela corrida ele cancela fazendo com que ele cancela Então quem cancela na empresa é o condutor mas ele se é lentíssimo Vereador as nós depositamos o esse problema para as empresas Porque se o motorista estivesse um reajuste É correto o motorista não cancelaria como nunca cancelou como nunca cancelou só para o senhor ter uma ideia motoristas de aplicativo quando eles aceitam uma corrida e abre aquela corrida eles têm que percorrer até 10 km para chegar no passageiro e esses 10 km não é computado no valor da corrida é o motorista quem diz em bolsa todos os insumos para chegar naquele passageiro e ao pegar aquele passageiro que ele passageiro anda 1km 600m um quilômetro e meio denominando uma corrida de taxa de tarifa mínima que ali cerca do seu cinco Goiás e 25 Então seja o motorista teve que percorrer 12 a 13 km praticamente para realizar uma corrida que ele ganha cinco reais sendo que o preço do combustível hoje na bomba e quase 7 reais essa fala escutei demais dos Senhores que falaram que era por causa do agora a aceitar ou não é vendida do condutor não é a pergunta é essa e já vou eu vou ver no para o Nobre Vereador mal só me passa esse print aqui para CPI da 99 que eu tô sentindo que as empresas se falam e aí a gente já vamos direcionar tem um Cartel Vereador eu não tenho só um eu tenho vários óleo que Boo o que vocês que estão vindo aqui puderem nos ajudar Independente de quem é do time azul da agremiação verde e amarela nós queremos chegar numa direção numa direção daqueles são prejudicados daqueles que estão tomando conta do nosso país e levando os dividendos aqui para fora Se vocês fizerem isso vai ficar melhor e vai nos ajudar só por dentro do seu conhecimento que lhe conheço desde o início que vocês iniciaram Confuso com Corola a os senhores andaram ea e empresas têm um comando mesmo então dentro desse comando que ela sem vocês vão nos oferecer dados que nós vamos chegar onde nós queremos Obrigado Nobre Vereador mano desculpa mas era até para mim esses todos esses print que você tiver vai ser interessante você passar para você para ir vou documentá-los todos e envio para CPI você tava falando sobre abusos vai falou enfim doce das tarifas baixas mais que os tipos de abuso pode continuar tem a tua a plataforma 99 por exemplo ela não paga indicações né Sempre encontra um meio ali de tirar o o direito do motorista receber pelas indicações que são essas indicações indicações é eles estão com falta de motoristas então eles lançam ali hora indique e ganhe você cada motorista que você indicar você vai ganhar um valor e aí o motorista corre atrás de pessoas traz essas pessoas para o a Oi e aí na esperança de receber esse essa indicação a plataforma simplesmente ela chega e fala Olha você no se adequou aí as regras da indicação e portanto você não vai receber essas regras e também é nós temos também as promoções fraudulentas né aonde que os algoritmos ele sempre tira um corridas dos motoristas quando ele está prestes a conseguir concluir tal promoção né ou oferece viagens longas para que o motorista perca tempo e não tenha tempo hábil para poder bater ali o número de corridas para que se conclua tal promoção e tenha um bom e uma bonificação né e também também é nós temos aí de abuso abuso é muito viu o vereador dinâmico não repassado para o motorista na tela do aplicativo a tela está ali com a temperatura avermelhada porém não aparece um número para o motorista identificar quanto ele vai ganhar naquela corrida tem relatos de motoristas que estão dentro do do do Dinâmico aceitam corridas no dinâmico e quando o conclui a corrida e ele vai ver o dinâmico simplesmente desapareceu a plataforma retira dele uma bonificação na qual ele estava trabalhando para ter o outro abuso é o motorista tem que cobrar do passageiro caso O Passageiro não tenha dinheiro naquele momento para efetuar o pagamento da corrida o o motorista pega Aquele PA e se desloca até o destino chegando no destino do passageiro vai cobrar o passageiro fala Olha eu não tenho dinheiro aí joga para próxima antigamente as plataformas ainda abriam e se esse parâmetro mas hoje não então a própria plataforma nos seus termos de uso fala que o motorista é responsável Motorista tem que se virar para receber esses valores e aí o motorista começa ali a debater com passageiro e tá ó eu preciso do dinheiro passou o cartão pega emprestado e tal Porque porque o motorista sabe se ele sair dali ele não vai receber as plataformas deixa o motorista à míngua nesse caso quando o passageiro não paga o valor de uma corrida existiu entenda que ele já taxa o aplicativo como é que fica a taxa do aplicativo Nesse caso a taxa eu do aplicativo quando se trata de corridas em valores reais na próxima corrida que o motorista fizer com pagamento no cartão e já voucher na mais conhecido como voucher ela desconta a taxa daquela corrida e da corrida anterior a plataforma nunca fica sem receber o seu dinheiro ou seja Pelo que eu entendi então a os aplicar o aplicativo Ele oferece a oportunidade do passageiro pagar em espécie em dinheiro em espécie E aí algumas vezes você como motorista não consegue cobrar do do do passageiro mas a taxa do aplicativo o motorista Fica devendo o aplicativo é isso Exatamente exatamente tem um outro também ou eu considero como um abuso é as contas dos das próprias plataformas quantas bancárias das próximas próprias plataformas e elas obrigam o motorista a entrar naquela conta depois que o motorista entrou naquela conta o motorista tem dificuldade de trocar a conta de colocar um banco convencional a proposta da plataforma é que ela vai fazer os os repasses mais rápidos né e do ano todo ali em fase para o motorista porém essas contas digitais das plataformas Existem relatos de motoristas que o dinheiro some automaticamente some e quando ele vai fazer um pics ele recebe a o comprovante de que aquele pics foi feito Porém a pessoa do outro lado não recebe esse dinheiro para onde vai ninguém sabe então assim o motorista até nisso eles sofrem esse abuso também é algo que a plataforma fala usa que é bom para você ele usa e também se prejudica o jogador se dizem Cruz Presidente primeiramente quero agradecer a presença de todos os convidados Oi bom dia a todos bom dia Vereador se o Eduardo Lima eu vou continuar aqui falando um pouco de segurança nós temos acompanhado o aumento significativo de Roubos e latrocínios que o roubo seguido de mortes e principalmente de assédio as condutoras mulheres Qual o amparam dessas empresas de aplicativos dessas o ttcc aos condutores nestes casos extremamente graves é simplesmente se partir por parte do motorista o motorista é excluído sumariamente o combate desculpa pode continuar por parte do passageiro não temos relatos se uma o passageiro sofre punições o ou seja o condutor a vítima ela não pode reclamar tem que sofrer calada tem um relatos de quando o motorista está indo buscar uma corrida buscar um passageiro nesse intermédio o passageiro começa a abusar do motorista né cometer atos de abuso e com isso é o motorista ele tem que responder da melhor maneira possível se o motorista não atender aos desleixos daquele passageiro posterior a corrida o passageiro faz um relato calunioso né e mentiroso contra aquele Trabalhador na qual a plataforma sumariamente sem ouvir sem te dar um direito de defesa simplesmente aparece uma mensagem um e-mail ela o motorista Não seguiu os termos de uso e portanto ele está sendo desligado da plataforma elas agradece o período que ele ficou pela plataforma e o Bane sem se preocupar do investimento para o motorista fez para poder estar naquele sistema que é um investimento alto é um financiamento veicular é enfim simplesmente banner não não até hoje eu nunca vi um relato de da Uber chegar para o motorista que foi caluniado e falar o que que aconteceu na realidade olha aconteceu isso isso isso isso então ok Você vai ser preservado e o passageiro punido eu não tenho relatos só tenho relatos por parte do motor parece que os algoritmos só detecta aquilo quando o motorista iniciação Porque como o senhor mencionou é é E aí relatos de sete mas também existe o Relaxa eu não sou hipócrita estou aqui para relatar existe relatos de motoristas que cometem assédio esses motoristas são punidos severamente e rapidamente agora o passageiro e pelo que você tá me falando só Cadê os condutores cumprirem as regras sem direito de reclamações exato É o senhor falou que o sorteio número de 1.600 Condutores bloqueados ou cancelados Esse número seu tirou do universo dos Associados da associação do senhor dos 30068 ou da estimativa dos 90 mil condutores que o senhor mencionou que Vamos eu a Nacional não foi nenhuma das duas eles celentissimo foi uma nota oficial da própria Uber para imprensa Isso é só com relação a Uber foi só pela Uber é essa específica exclusão em massa você sabe me falar qual o período Hoje foi dia vinte e dois de julho se não me falha a memória dia vinte e dois de julho exatamente as dezessete horas mas como período correspondente nessa quantidade de 1.600 Condutores bloqueados ou cancelado bem chorona só para eu entender dos problemas que o motorista gerou para plataforma na qual ela levou ela a excluir é isso é na verdade como que não sei se a plataforma Uber se Ela mencionou durante Qual período eles estiverem estiveram 1.600 Condutores bloqueados e cancelado na mesma hora às vezes não eles eles excluiram esses 1.600 motoristas simultaneamente no assim é uma mais exclusão em massa perfeito foi onde que eu entrei em contato porque meu celular a partir das 17 horas começou a chover de motoristas nos procurando para dar o apoio né sendo que eu passei duas três dias e duas noites o entendendo motoristas por onde que me levou a entrar em contato com a Uber solicitar informações porque porque daqui não estava acontecendo EA imprensa tava atrás de mim também para saber o que tava acontecendo Então precisava de mais propriedades essa exclusão de 1.600 motoristas foi no mesmo dia e no mesmo horário simultaneamente apertar um botão 1.600 motoristas deixou de trabalhar na plataforma perfeito o Senhor comentou também que alguns Condutores são punidos que acabam não recebendo novas chamadas durante um período até de sete horas sorteio relato de alguns trabalhadores condutores que deixaram de trabalhar com aplicativos por conta desta punição eu tenho tem alguns relatos sim é que isso acaba desmotivando o motorista né motorista já trabalha sobre grande pressão e de repente mente aquela aquela empresa que ele né merecidamente ele solicita o respeito é quem mais um desrespeito então isso desmotivo o motorista fazendo com que o motorista e muitas das vezes deixa as plataformas param de operar simplesmente segurança alguns anos atrás foi mencionado principalmente na impressa que os aplicativos essas empresas é teriam fornecer aos condutores um botão de pânico ligado diretamente a segurança pública ouvir esse tipo de tratativa da associação vocês intermediaram algum tipo de reunião com relação a esse assunto te em várias reuniões e depois de muito tempo a plataforma as plataformas eles disponibilizaram um botão que o motorista apertando aquele botão liga direto para a polícia né porém é um projeto que nós condenamos Porque se o ladrão está dentro do veículo Como que o motorista vai apertar o botão na tela do celular uma o criminoso ver opa pera aí e quando atendi a ligação é a polícia polícia militar de São Paulo pois não como é que o Paulo Motorista vai chegar Espera aí só um minuto senhor criminoso eu tô sendo assaltado aqui então chorar isso aqui o então assim é são ferramentas na qual a plataforma diz que gasta uma bagatela em dinheiro que não Supre o que nós estamos precisando o que nós estamos em vindicando desde 2000 17 desde a fundação da associação a massa que algo que eu não vejo Custoso para essas empresas pois Elas têm a tecnologia é simplesmente a selfie do passageiro só isso eu creio eu Dudu agora eu estou falando como Eduardo Lima de Souza presidente da associação alasp que a partir do momento que as plataformas criarem a selfie do pa do passageiro 99% da onda de crimes que o motorista de aplicativo sofre vai ser inibido por quê porque o passageiro para iniciar aquela corrida para ter acesso aquele motorista ele tem que a fazer uma identificação facial para o para o aplicativo o aplicativo saber que aquele passageiro é o passageiro porque também a gente tem muitos relatos de assaltos de pessoas comuns tá andando na rua para o motoqueiro assalto aquela pessoa pega aquele celular muito etude chegar no pics daquela pessoa a qual que é a senha para liberar libera o aplicativo daquela pessoa e com aquela liberação aquela liberdade ele olha Opa vamos chamar o motorista aplicativo vamos chamar por aqui então motorista ali recebe aquela corrida Opa é a passageiro tá me chamando mas não é um bandido e ele vai fazer o atendimento muita das vezes é assaltado sequestrado morto como muitas vezes a gente já pegou se esse tipo de caso que até fico desconfortável e falar né então assim é algo simples mas as plataformas rodeiam mudo para sair é de São Paulo e chegar em Santo André e se prefere da volta ao mundo Esse é o senhor falou aqui que os trabalhadores de aplicativos os empregadores eles sofrem com ações ou com promoções fraudulentas ou falsas promoções É isso mesmo sim só para conhecimento de todos têm um artigo no código penal qualquer cidadão comete esse tipo de Conduta ele responde pelo artigo 171 famoso estelionato viu Presidente obter para si ou para outrem vantagem ilícita em prejuízo alheio induzindo ou mantendo alguém em erro mediante artifício ardil ou qualquer outro meio fraudulento vossa senhoria Já pensou em fazer lá vão coletivo de ocorrência notice a este crime as autoridades competentes Eu já pensei Sim já pensamos Como já trabalhamos junto apressar as plataformas para aquelas regularização esse tipo de questão não é mas sim muitos motoristas o gente até o orientou mesmo a entrar com ação judicial para receber danos morais não cívicos enfim para aí a cópula toda essa denominação sim por fim na última pergunta vossa senhoria se manifestou no sentido de um posicionamento contrário ao reconhecimento do vínculo empregatício nós temos conhecimento por outras autoridades que estiveram aqui na CPI prestando depoimentos que nós temos mais de 500 mil Trabalhadores de aplicativos na cidade de São Paulo recentemente Ministério Público do Trabalho ingressou o diversas ações e as maiores empresas de aplicativos como 99 Uber rappi lá movie é o Senhor tem conhecimento dessas ações que tramitam no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região tenho tenho conhecimento nem conhecimentos que sua continua com o mesmo posicionamento eu continuo como voltar a repetir que é um posicionamento da categoria né É só mencionou que existe 560 mil motoristas cadastrados na prefeitura eu acredito mais longe do meu mais de 500 560 mil mencionei que foi o último número que eu que eu vi até pela própria CPI ir com isso o que que acaba acontecendo são 560 mil pessoas cadastradas mas não são todos eles que estão operando então assim é como a gente vai trabalhar de uma maneira com vínculo trabalhista a pessoa já está alocada em outros trabalhos enfim fica que fica um pouco tortuoso essa questão esse caminho entendeu muito obrigado Eduardo satisfeito Presidente Nobre Vereador lá vamos sim é tô bastante contemplada pelas perguntas dos meus colegas eu vou fazer duas perguntas muito simples para o senhor Eduardo e especial relativo à segurança dos motoristas a primeira acidentes e qualquer tipo de intercorrências senhor falou que existe um auxílio é para esses casos é quanto seria esse auxílio e que tipo de Barreiras tem que ser enfrentadas para acessar Este é o filho ele chega até r$ 30000 tá é o valor aí ó é Depende da situação o acidente oh oh problema que aquela pessoa entrou nessa entende uma portamento Então vale bastante variados é esse seguro App ele é proporcionado pelas plataformas através da própria regulamentação vigente hoje ela obriga as plataformas a fornecerem isso né Senhor tem dado uns pedaço Associação de quantos conseguiram acessar esse esse seguro Olha eu posso fazer um levantamento se eu enviar para nós por favor gente é o senhor recebe reclamações de motoristas que não conseguem acessar esse auxílio-seguro recebemos recebemos e aonde que nós atuamos né então nós recebemos hein vamos lá então do que o senhor tá dizendo existe alternativa do seguro mas o motorista tem que recorrer a uma associação para conseguir acessar o em alguns casos sim então posso porque não é o acesso simples é bastante burocrático só para senhora excelentíssimo a vereadora entender teve uma para uma motorista sofreu uma colisão traseira no seu veículo na qual trouxe problemas da coluna dessa motorista e ela re tentou recorrer a esses valores e o que é que ela recebeu nesse seguro app foi Toma os medicamentos paga e manda a conta para gente que a gente ressarci mas um valor ali para amparar aquela motorista para ela poder se recuperar não ocorreu e eu briguei do valor dos medicamentos e não por exemplo o equivalente ao trabalho dela mal nada uma um lençol né pelo menos uma isso olha você para sua recuperação você vai ficar três meses afastado então o seguro vai arcar com três meses ali Vamos fazer um levantamento de quanto você não é sim é foi isso que a MASP buscou para essa mo e infelizmente nós não conseguimos Entendi então eu consigo supor acho que os meus colegas estão vendo isso que existe é uma relação que coloca em que induz o motorista trabalhar horas a fio inclusive se não trabalhar vai ter punição da plataforma se não aceitar certo as corridas e claro se acidente caso tem intercorrência é Paciência tem que recorrer de forma burocrática ao auxílio que me parece que do que você tá falando é difícil de acessar e quando você recorre a empresa a empresa fala assim não o seguro não é nosso é é terceirizado é terceirizado ser usado senhor sabe com a empresa terceirizada seguro eles mudam constantemente mas eu vou fazer um levantamento e encaminho para senhora pode ser essa eu peço por favor uma última pergunta me causou bastante surpresa é esse outro auxílio relacionado a cor 2019 porque algumas semanas atrás eu fiz um requerimento de informação o Uber do Brasil sobre os casos de contaminação por convite e a empresa para minha surpresa me falou que não sabia não sabia seu Eduardo número porque não tinha acesso agora o senhor tá me dizendo que existia algum tipo de benefício para quem tivesse a doença o seguro o auxílio convide conhecido por qualquer motorista eu fui até depois do senhor falou isso eu conversei com meu jurídico e me chegou o seguinte dados o Eduardo agora para finalizar é aparentemente existir a possibilidade de um auxílio pro motorista que tivesse com o vídeo 19 e aí ele se afastava começou a ter sintomas se afasta que é o correto da pessoa se afasta E aí faz o teste caso o teste desce negativo mesmo com sintoma o motorista não iria receber o auxílio e perderia dos dias que ele deixou de trabalhar importanto se criavam um efeito de motores e não dizer que estava com suspeita de convite Porque caso fosse por exemplo resfriado comum ele iria deixar de ganhar Aquele auxílio e por isso não nem pediam seu confirme ser feito confirmo com firme e digo mais motorista automaticamente quando ele dava entrada nesse auxílio automaticamente ele era bloqueado por 14 dias automaticamente teste dessa negativo ele perde os 14 dias não é quando o motorista verificava que ele não estava com o convide ele tinha que trabalhar à sua volta ele tinha que não era somente o teste não ele tinha que pegar um laudo de um especialista do médico atestando que ele não estava com convite encaminhar para plataforma deixar o algoritmo trabalhar para poder liberar esse motorista bom então na prática só para finalizar mesmo pensando no resultado final dessa política das empresas é a Uber teve acredito que deve ter sido parecido com a outra plataforma na prática existe um efeito de motorista deixar de dizer que estava com sintomas é fingir que não tava sintoma porque Se colocasse era pior e é na prática ser punido pela plataforma isso tá me dizendo a ouvir relatos sobre isso que motoristas é ele estavam convite mas ali tentavam ludibriar porque o que ele receberia do auxílio não pagaria os 14 dias que ele se afastaria três a sabia dessa possibilidade sabia a empresa também passou por muitas fraudes né Eu acredito que foi bem tempestuoso essa questão desse auxílio para as plataformas e para os motoristas foi muito complicado for posível louvável eu parabenizo quando vejo algo bom para o motorista mas Em contrapartida a gente vê que teve problemas também obrigado obrigado pela sua participação sendo arda Obrigado pelas respostas São Ferreira de Moraes o seu Gerson bom primeiro lugar muito obrigado tá funcionando não sei não fossem sim Bela voz deixa eu lhe falar o eu o senhor é é condutor motorista de aplicativo em isso em carro condutor tá quanto tempo você está trabalhando com o aplicativo já 15 anos cinco anos eu já pode tirar máscara para conversar com a gente aí tudo bem fica mais à vontade obrigado senhor Joelson Ferreira de Moraes O senhor é as empresas de aplicativo estão colaborando com um condutor de aplicativo em todos os termos nas necessidades que os senhores têm não vejo nada disso acontecer não Eles não estão colaborando com nada então colaborando ele favor deles a pena deles o senhor o senhor é retina do daí de cada corrida do Senhor quanto que é a empresa a retira do Senhor 50 até sessenta por cento da Correia 50 60 sessenta por cento da corrida tá bom ó [Música] É nesse momento da academia o senhor tiveram o benefício que estava com convite de ser sacudido por ele tem um benefício né foi uma das palavras Rio Graças a Deus não precisei entrar com esse receber eu escutei algumas histórias de que alguns motoristas conseguiram receber isso aí mas dentro de entender nosso amigo aqui acabou de expressar vocês de uma grande burocracia entendeu Mas sinceramente não foi nada tão representativo assim da forma que eles estão falando o senhor Gerson o senhor é associado do amasp somos somos somos Associados Associados uma máximo o eu vou passar para o Nobre Vereador Marlom para fazer as perguntas e os senhores nobres vereadores já falam em que eu já vou escrever tá mas eu aviso que o Nobre vereador o celular não tá Nobre verdade do Gilson que não usou não então depois o senhor Cid nem Vereador Sidney Cruz mas ela presente Pezão já são muito obrigado por estar presente aqui é a se você é bloqueado ou em algum aplicativo em isso foi bloqueado recentemente agora dia onze pela 99 pela 99 vou querer 99 você foi bloqueado sim e pelo que eu entendo da pela lei 17596 desse ano a 99 deveria ter te dado o direito de defesa ela não deu o dinheiro eu te aviso para você nenhum lindo de Direito de defesa ela disse porque que você foi bloquearam em também não tava nenhum tá uma 99 você chegou a falar com ele eu olhei eu tenho até a gravação quem quer ouvir gostaria de ouvir coloca no telefone é interessante Oi Pera aí que eu botar no começo que é legalzinho ouvir isso aqui E aí quem quiser o nosso Presidente trabalhou na Globo ele pode ajeitar o chão [Música] aqui em São Paulo é realmente não quer comprar uma quantidade aqui no carro que eu posso fazer mais alguma coisa contigo o tempo eu precisava que você me transferir para alguém que pudesse me ajudar com isso aí para mim saber qual o motivo é eu não falei eu postei unidade para mais um pouco tá bom espera mais um pouco que o tempo de amor vontade de vocês de me desbloquear o que eu posso fazer porque realmente a gente no caso e mais alguma coisa mas é é essa pessoa da Uber só um minutinho Obrigado por favor acabou mas é da Uber nós vamos preparado né então mas veja bem independentemente de dar das empresas do app o tratamento segmento deles é padrão Almeida eram os senhores que estão assessora dessa CPI eu quero que salve essa essa fala do Senhor Gerson Ferreira de Moraes com a 99 o apetecer é por favor só o link e eu quero Deve ter milhares e números de conversas dessas que os condutores não foram atendidos então começou já leu o termo de responsabilidade é porque o seu fala só também tem ao as cores apresentou é bem assim pois ao Navegar Adorei Eu acho que nós temos que imediatamente trazer aqui O Procurador de Justiça Presidente e diretor do Procon Fernando capez que disse à CPI da pirataria na última quarta-feira que estava autuando pesadamente os aplicativos ele tem que ouvir isso Isso aí é um crime do Código do Consumidor ele não dá satisfação alguma ao consumidor ou seja ao cliente ao cliente deles que o aplicativo é uma falta de respeito Marlon isso aí é ou seja ele ele empurra com a barriga o problema ele não dá satisfação Então temos que trazer aqui um convite ao Procurador de Justiça Doutor Fernando capez nobres vereadores nós temos nas próximas semanas as empresas úbere novo que estão aqui se preparem para todos os dados que a gente já tem acumulado para o dia dessa entrevista com todos eles só o Nobre Vereador Marlom Bom eu acho que não tem mais perguntas aí para o Gerson acho que ficou Claro aí que o Gerson Foi simplesmente sumariamente banheiro do seu trabalho sem direito a defesa conforme prevê uma lei desse município é não deu o dinheiro da Defesa não lê o motivo do banimento dele ele tentou contato com a empresa 99 99 não cumprir a lei em dar direito de defesa para esse motorista é sabido pelo menos pelo mundo do motorista de aplicativo aí e muito passageiro até fazer denúncias falsas de motoristas às vezes para obter vantagens financeiras em cima dos aplicativos enfim e o Gerson ele está tentando se defender que eu tenho que trabalhar levar o dinheiro para dentro de casa mas simplesmente as plataformas são e é mim não e não atendeu os motoristas decentemente com a gente pode ver aí no caso do Gerson Gerson Muito obrigado pela sua participação não tem mais perguntas sobre Vereador Cido incluso Obrigado Presidente Resident Evil essa esse áudio foi mostrado aqui demonstra claramente o desrespeito não só com condutor com Gerson desrespeito com esta casa nós temos uma lei que não está sendo cumprida na prática esta fala por si só serve como subsídio para a aplicação de uma multa pesada vereador do município você é um advogado que exerce a profissão eles rasgou a Constituição do Brasil faz gol toda azul na Constituição do Brasil Isso é um absurdo eu já estou eu tenho só uma pergunta na verdade é mais curiosidade quando um passageiro faz o pedido e um por um aplicativo e finaliza no cartão de crédito o e de repente a corrida termina ele não faz todo o trajeto e o valor debitado da conta do cliente permanece o mesmo e é repassado para vocês essa diferença ou Vocês recebem somente pelo trajeto o trajeto percorrido pelo condutor não sei se o senhor conseguir entender a minha pergunta conseguir conseguir esse é justamente aí que o senhor acabou de falar E aí só não pagam a o trajeto percorrido em um dos demais eles embora só colocar no bolso deles a diferença porque no bolso disso inclusive aconteceu um caso com a de nossas companhias de trabalho ela fez uma viagem daqui do aeroporto de Guarulhos para Campinas a 99 é legal o seguinte fato de que ela agiu de uma conduta imprópria ela fez um destino ou um trajeto diferente que isso não é correto não consta ela fez um trajeto que todo mundo faz entendeu a viagem seguiu normalmente ela simplesmente não pagou a motorista recebeu o dinheiro colocou da da passageira que é o cliente colocou num poço e não passou não repassou o valor para ela para motorista ou seja mais um crime aqui que a propagação estética mais um crime do Código Penal Muito obrigado seu gesto de nada tudo bem bom só jelson então os senhores não com a empresa que o Senhor trabalha 99 que só é isso ela não contempla Como dividir a contemplar os senhores condutores de maneira forma alguma nenhuma nenhuma Tá bom então e elas também cobram dele 23 A cinquenta por cento em cima de um outro administrativo é basicamente assim que eles dividir por setores né a cidade né Cada retorno eles especificam o valor então eu e então eles vão cobrando aquilo de acordo dependendo do setor novo botou na zona leste eles vão pagar um valor x e me descontar o valor x quando seria da zona leste por uma média assim de uns 25 30 porcento jovem Europa entendeu ai os quarenta a cinquenta por cento zona norte mais ou menos uns 20 30 25% também cai por alguns setores é burra ainda social ela conforme o bairro acertada é maior São Jorge muito obrigado viu Desculpa esperar eu acho que eles estão sendo muito claro se passando realmente que

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