508 visualizações30 de nov. de 202
nscreva-se no canal Ative o Sininho para receber a notificação sempre que eu postar um conteúdo novo e o tema de hoje é logística nós estamos no meio das descobertas Ou pelo menos a divulgação de uma nova variante do covid descoberta o iniciada lá na África do Sul denominada omicron e essa variante desde a semana passada no fim de semana passada na sexta-feira tem afetado Traga uma volatilidade muito grande nos mercados de renda variável nos mercados de commodities de uma maneira geral nenhum país aparentemente saiu impune desta volatilidade a sexta-feira passada o petróleo teve uma queda de 13 eu tô namorando com o dia na segunda-feira ele voltou a reagir um pouquinho para cima aí hoje que eu estou gravando vídeo terça-feira dia 30 de novembro o petróleo fechou com uma queda próximo a 5% e sempre que o petróleo tem um movimento brusco muito forte ele acaba interferindo basicamente em toda a cadeia global e o tema de hoje é que começaram a surgir perguntas novamente que se a logística Global a logística marítima Global teria a mesma interferência que teve lá no início de 2020 quando realmente a pandemia do covid-19 chegou ao mundo de uma maneira muito pesada só para gente fazer uma um overview relembrar o que que aconteceu naquele período o vírus ele surgiu a princípio na Província de hunan na China em dezembro de 2019 só que no início de 2020 e o negócio pegou para valer lá na Ásia e começaram os lotes em várias províncias da China e o negócio parecendo até que basicamente a Ásia toda entrou em Lock Down e nesse período a Europa e as Américas aqui elas continuavam produzir os seus produtos trabalhar normalmente naturalmente que deu o olho que estava acontecendo no mercado asiático e essa postura essa atividade que nós estivermos aqui acabou naquele período gerando uma oferta muito grande de produtos que não tinha para quem entregar não tinham para quem vender esses produtos já que a Ásia e a Ásia principalmente a China ela estava fechada para tanto para receber produtos quanto para as novas compras no mercado de commodities para quando elas vimos o petróleo a menos $40 o barril lá no finalzinho do mês de março nós temos a soja 800 centavos de dólar por bucho acima o seu café a 120 centavos o açúcar 13 centavos então nós temos várias cores realmente derretendo no mercado internacional porque não tinha para quem vender acaba gerando um excesso de oferta dentro do Balanço básico da economia oferta e demanda e se balança acabou levando uma queda muito acentuada nos preços quando a Ásia começa a retomar as suas atividades econômicas de maneira até muito lenta claro nós tanto na Europa como nós aqui nas Américas nós começamos a fechar as portas começarmos às ter as restrições de circulação EA que começa o primeiro grande problema na quebra da cadeia de logística na cadeia de suprimentos Global supply chain é em inglês que foi uma economia retomando e a outra economia que se é um fornecedor importante de matéria-prima simplesmente fechando as suas atividades rapidamente a China absorveu todo aquele acidente de compras inclusive elas as compras com medo de uma nova onda de contágio e seu território ela comprou até acima de sua capacidade de consumo que ela teve uma demanda Ela acabou gerando Uma demanda acima de sua capacidade de consumo e os preços ali eles acabaram disparando petróleo recentemente chegou a $85 do petróleo americano 88 presente soja 1700 e pouco centavos de dólar por bushel milho 730 centavos de dólar por bushel açúcar recentemente batendo acima quase vinte e um centavos café teve problema climático também nós já falamos falaremos sobre isso chegou agora recentemente a duzentos e pouco centavos então o algodão chegou a 110 centavos de dólar por libra-peso então ali várias por morte se eles acabaram subindo também e aqui mais uma vez começa a grande problema porque as Américas nós aqui nas Américas e na Europa nós inicialmente vendemos esse matéria-prima para a Ásia Ásia retomou as suas atividades normais e a Ásia precisava vender os seus produtos que daí ela passou a ter um excesso de produtos para que a água ela não vende commodities ela vende produtos manufaturados ou semimanufaturadas e por causa da poderia houve um excesso excesso tô sendo Modesto de ter manda por insumos para vacinação por luvas por máscaras toucas por todo tipo de acessório que pudesse prevenir ou para menos remediar o contágio do covid e como nós estávamos fechado em nossas atividades e até hoje nós sentimos essa dificuldade principalmente aqui no Brasil setor automobilístico por exemplo muitas fábricas fecharam aqui ou tiveram as suas operações suspensas por que faltava insumos como chicotes elétricos a uma crise também ali sobre chips eletrônicos vários que vem da Ásia é nós ficamos pode comer sem fornecedores para esses produtos e nessa desbalanço neste desequilíbrio entre o que nós estávamos precisando comprar e o que nós estávamos produzindo e a China precisando desovar a sua produção e a China a Índia Japão e outros países da Ásia precisando vender os seus produtos e principalmente quem tem os húmus para vacina eles tiveram fluxo de saída de contêineres para cá muito grande quando por exemplo uma grande quantidade de contêineres foram para os portos dos Estados Unidos Long Beach Califórnia Miami Houston Dallas Fort worth Ou foram para a Europa Leia rotterdan Burgo Antuérpia Valência os maiores portos da Europa o Brasil precisava comprar e não tinha container e dentro desse balanço que fala de oferta e demanda é maior demanda do que a oferta oferta não consegui manda os preços sobem e essa necessidade e esse desequilíbrio começou a ficar muito forte no mundo todo E isso Acabou levando-a preços recordes basicamente de todo tipo de frete marítimo tanto para contêineres quanto paga na história dos granel líquido sentir um pouco menos para que a demanda é um pouco diferente mas o fato é que pode comer de tudo que precisa ser transportado por navios sofreu com a alta dos preços que ainda em alguns setores que o meu caso de contêineres não voltaram ao normal e Isso acabou impactando em custos de reposição inglesinho para o crescimento de muitos produtos Principalmente as commodities e acabou retirando Os compradores do mercado então para China por exemplo não se vendeu soja de Março até agora recentemente que a entrada é só para Americana você entendeu nem mi nem soja a China Houve um problema de abastecimento de contêineres do Vietnã para Europa para o café ainda acabou vindo com central com umas compras aqui do Café do tipo robusto café Conilon aqui no mercado de Açúcar também viveu um período estressante com falta de contêineres e hoje ainda nós estamos sentindo essa dificuldade muitas compras deixaram de acontecer por causa dessas dificuldades é com relação ao equipamento com relação ao container agora no mercado de carga a granel o drive que é o apartamento smokers mercado ele acabou o dono acessada nessa alta de preços preços acabaram caindo até porque a China ela como ela se retirou do jogo começa a ter uma oferta maior de navio e esses ship owners os armadores eles tem que ir atrás de carga e pela Mais Uma Vez pelo balanço de eu ficar te demanda os preços acabaram caindo mas eu te contei não Eles não Quando nós vamos ver o balanço de contêineres e ficaram de outros tipos de navio é nós vamos ver que a representatividade de contêineres ela é muito pequena isso não quer dizer que não vai ter dor de cabeça no mercado Porque grande parte dos insumos de peças esse que em cima para vacinação vestuário brinquedos presentes eletrônicos eles devem ser transportados por container e a Justamente esse setor de manufatura e semimanufaturados que é que está sofrendo agora então olhando esse site que eu marinetraffic eu já fiz outros vídeos com ele quando nós colocamos os navios tanques e os navios cargo ver seus navios cargueiros Essa é a quantidade de navios que nós temos em circulação do mundo hoje pouca coisa né 80% de todo o transporte global de mercadorias acontece por via marítima Então essa cara de quantidade que acabou impactando no custo de aquisição de muitos produtos e acabou deixando de fornecer produtos forneceram logística fornecer produtos acabados em alguma algumas partes do mundo que eu quero mostrar para vocês que nós temos todos todos os tipos de navios aqui tantos tanques quantos navios de carga marcado eu vou retirar só os container chips que são os navios de containers você tem que praticamente não fez diferença no mundo então quando você começa a ter uma redução no frete para carga Geral com carga granel ou sacarias o carga Break bulk tanto sólida quanto líquida você começa a ter um impacto positivo no arrefecimento do index ou GPM aqui no Brasil você começa aliviar a carga para indústria isso pode ser uma boa notícia lá na frente porque o momento da indústria poder fazer a recomposição de suas margens mas nós temos alguns complicadores aqui nós vamos ver já já agora eu vou desmarcar os navios tanques que são os vermelhos e os navios de carga de carga e vou marcar só os navios de contêineres é uma quantidade grande de navios que tem circulação no mundo esses navios eles liners eles têm rotas Liars você solicitar uma linha porque acaba dando uma previsibilidade muito boa e Aqui nós temos basicamente uma lopoly 9 10 empresas que controlam esse mercado e estas empresas Elas estão ganhando dinheiro quando nunca é uma quantidade monstruosa de dinheiro que elas estão ganhando vocês podem avaliar o preço das ações dessas empresas para ver a valorização que tem e este setor aqui está investindo também uma Babilônia de dinheiro em novas encomendas de navios só que essas Naves vou acabar chegando no mercado em 2023 2024 que Teoricamente seria um tempo tarde demais para reconhecer os preços por hora mas em algum momento esses preços eles vão arrefecer mas como eu disse no começo do vídeo SC desequilíbrio entre o que um estava vendendo e outro comprando e a a mão inversa ele acabou gerando o estoque de contêineres vazios muito grande principalmente nesses portos aqui aí principalmente nos Estados Unidos os maiores importadores globais e na Europa que basicamente não produz nada ela compra tudo do mercado internacional a produção dela da Europa é muito pequena e o que levou a medidas deste tipo desta natureza aqui que é o porto de Los Angeles é a comissão do porto de Los Angeles aprovam plano para fazer uma limpa nas docas nos armazéns do porto instituindo uma cobrança uma carga nenhuma cobrança de $100 por container vazio sendo mais $100 por dia a partir de determinado período vamos olhar o plano que foi colocado com a Claro consentimento da prefeitura ela não ver que eles colocam aqui que o programa ele começou agora no dia primeiro.de ele vai começar a ser gerado a cobrança a partir do dia 15 de novembro e a Free Time aqui descarregamento que eles dão para fazer a cobrança mas a tarifa é um $100 por dia com o incremento ele vai subindo $100 por dia subsequente então ele mostra aqui por exemplo disso terminal 9 é $100 isso para uma carga é normal de importação aquilo que chega por transporte intermodal anathema tarifação diferente mas do décimo dia 200 11º 300 e a Karen que ela Vai acumulando Então quando você faz uma importação aparecer aqui no TCP terminal de contêineres de Paranaguá ou TCP te dar 10 dias livres de armazenagem nos 11º ele começa a cobrar a sua tarifa e o porto de Los Angeles vai fazer a mesma coisa mas vai cobrar dos armadores não dos importadores Esta é uma tentativa do porto justamente para tentar a reac essa questão de ficar com a quantidade absurda de contêineres vazios nos seus terminais gerando despesa gerando uma série de empecilhos e até mesmo para tentar fazer esses contêiners entrar em circulação outra medida que a CMA CGM que é um dos gigantes do mercado está fazendo Ela está implementando um programa de incentivo para facilitar a liberação do congestionamento no porto de Los Angeles e no porto de Long Beach que são os maiores portos dos Estados Unidos iniciativa única para gerar fluidez na cadeia de suprimentos e o incentivo que ela está dando é um desconto de $100 por container vazio que foi retirado de segunda a sexta-feira no período útil seja das 8 horas da manhã às 6 horas da tarde tem que retirar de madeira antecipado container para levar para sua fábrica para origem para fazer a a obra desse contêiner ou container vai ter um desconto de $100 já contei dá para retirar da noite ou nos fins de semana $200 e ela tem comprometido 22 milhões acima de 22 milhões de dólares para os próximos 90 dias para tentar estimular realmente aos importadores exportadores nos Estados Unidos a movimentar essas com tênis sou Duas Medidas pontuais Será que isso vai resolver e ali nós vamos para essa matéria aqui no site chip Note que 2022 vai ser um ano tão ruim como esse ano de 2021 aqui não é fala que vai precisar de muito dinheiro ainda o problema com os armadores de um problema grave que ele mostra neste parágrafo aqui é que recentemente o diretor executivo do porto de Los Angeles seu time ciroca disse que são necessários 80.000 motorista de caminhão que são precisos 80 mil motoristas de caminhões para conseguir fazer uma limpa nos contêineres que estão nos portos Então os Estados Unidos já vive uma crise de caminhoneiros assim como a Inglaterra estava com uma com essa crise alguns meses algumas semanas atrás inclusive as duas semanas atrás nós tivemos ali no farelo de soja e não está no mercado americano porque não havia um motorista para contratação para fazer esses trampo esse transporte então etanol ele não pode ser transportado por tudo tem que ser ou por via Ferroviária ou rodoviária e não havia motorista disponível Isso acabou encarecendo por você aumenta o base o diferencial de base vezes do mercado doméstico e o mercado do farelo de soja também sentiu essa questão e ainda há uma outra questão que aqui é o Internacional lan house o único que é uma associação Portuários às vezes que está negociando com o presidente derrubado em uma crise histórica uma solução para a crise histórica na cadeia de suprimentos caça de greve também na região portuária Estados Unidos por causa da inflação de Salários operadores técnicos está muito difícil de contratar o salário estava Babilônia de dinheiro para quê como eu quase não há trabalhador disponível para receber um chequinho do governo em parte porque tá recebendo em alguma outra função essa ameaça de greve para o aumento de salário está colocando um adicional um problema adicional na cadeia suprimentos a Americana e a associação foi pedir ajuda presidente do dem para tentar fazer alguma coisa tentar em achar alguma solução seja liberando algum alguma linha de crédito com dinheiro e aqui tá notícia que o porto de Los Angeles está fazendo forças para manter-se aberto 24 por 7 seja trabalhar 24 horas sete dias por semana para fazer os processos de contêineres eu vi uma matéria alguns dias atrás que eu não consegui localizar aqui ainda motorista de caminhão falou com a situação nos portos São tão grave Ele usou uma analogia que é como se a loja do Walmart estivesse cheia de clientes que estamos contêineres para um caixa só para passar todo mundo nesse caixa então é um exemplo que ele usou só para poder visualizar Olha o que que diz a matéria agora estão mais ou menos 65 mil contêineres vazios no porto de Los Angeles 18% comparado algumas semanas diz o diretor da cidade para a royster que é o canal de comunicação internet é Então essa situação do desequilíbrio de container ainda é gravíssima agora vamos para o transporte a granel só que aqui nós temos um problema também que vai apertar o transporte Por contêineres que vai acabar mantendo ainda os preços altos Então se alguém tinha esperança de ter uma solução em 2000 infelizmente tira o cavalinho da chuva porque não há perspectiva de solução para 2022 problemas para com tênis tanto que a navios de contêineres no porto de Los Angeles o tempo te espero o tempo médio de espera para operação de voltou a aumentar aqui porque eu quero mostrar para vocês o Zé vamos aqui as análises aqui não não é aqui no Drive começou a aumentar novamente os preços porque o combustível marítimo começou até uma alta e não só a alta na bolsa porque o combustível marítimo você também negociar por você não é uma bolsa aberta é uma bolsa à baltic Exchange é começou a ter um aumento nos Prêmios dos combustíveis marítimos isso é muito ruim isso Começou a voltar a aumentar o frete Então esse é um frete do navio panamax aqui são as três principais rotas para a China ambas começaram comentário e aqui para ver aqui a taxa de transferência de contêineres no porto de Los Angeles aqui aumentou demais tanto container de Los Angeles para os Estados Unidos como para outros portos de Los Angeles e é esse fator aqui ó o Freitas baltic dry index que ele começou uma tendência de queda ele já voltou a subir e tá estável na Ásia e a causa de sua alta também transpacífico alta também Xangai aqui na estabilidade mas tem valores altos também o Shanghai container Freita index também voltou a subir então esse até acho engraçado o nome carro e perdeu aqui container gedon ele mostra que realmente a situação ainda está muito complicada por lá e são esses que nós vemos aqui então até mesmo quando nós fazemos análise do mercado de carga a granel nós vemos que eles voltaram todos os dentes voltaram a subir realmente deixar aqui ok size que ao índice de minério de ferro que ele foi ajudado pelo creche até mesmo que mesmo com as cotações do minério de ferro em baixa mesmo com o mercado imobiliário chinês em baixa os valores de fretes de minério de ferro voltaram a subir acaba puxando o baltic dry index que é o índice Geral de preços encarece o Red de frete marítimo lá na baltic Exchange e nós podemos ter e estamos tendo mais uma vez reajustes para cima nos preços de fretes de container não caiu e agora o de carga seca a granel voltou a subir EA grande pergunta é será que nós teremos assim como aconteceu lá no início 2020 interrupções nos portos por causa dessa variante omicron infelizmente parece que sim porque os portos da África já anunciaram alguma lentidão nas suas operações já alguns repórteres de funcionários dos portos que estão infectados então isso traz uma preocupação e os portos africanos podem não parecer mas são portos muito importantes principalmente ali na África do Sul como um Hub de container esportes da gole da Nigéria muito fortes para exportação de petróleo são membros da opep inclusive os portos do norte da África Argélia Marrocos eles são grandes exportadores de fertilizantes então nós problemas ter mais um problema a China também anunciou o fechamento de fronteiras com a Mongólia com a Rússia para cargas que a granel tanto de carvão quanto de fertilizantes e a China já anunciou também que está de olho na evolução do vírus Porque alguns portos da China como qingdao jantando e dali ano eles estão com problemas ainda de pessoal também similar o que acontece nos Estados Unidos para poder realizar as suas operações de embarque e desembarque ou de Steve de sistema no caso de carga a granel seca Então Infelizmente sim ouviram ele tem potencial para fechar os portos Ou pelo menos atrasar o movimento de portos já para gente finalizar nessa matéria na rota que as taxas de frete agora subindo de novo podem atrapalhar o ameaçar a recuperação da economia global e ela se dá na matéria que o último review of maritime transport 2020 é o que eu tenho a tiro e ele mostra aqui no último relatório esse site eles vão estar na descrição do vídeo ele mostra nesse o repórter aqui em download e taxas de frete que este aumento das taxas agora pode fazer uma incrementada global no preço nos cursos de portas de até 11% 11% esse é o que nós chamamos de custo de reposição o psiquiatra transmitidas com vocês esse é o site vai estar no site o site da um táxi aqui é para colocar ali ele fez essa matéria 11% é o incremento Global nos preços de importação que podem ter reajuste e seu curso de reposição esse que é o replacement que nós é comentamos então Infelizmente sim a situação de ontem ainda é complicadíssima não teve refresco a situação segundo sites especialistas e segundo os maiores armadores do mundo a situação vai permanecer em 222 consorte 2023 e alguns mais pessimistas podem até em 2024 somente para normalizar eu acredito que nós vamos tenham a situação complicada porque quem entende quem trabalha com Comércio Exterior sabe e fevereiro nós temos um grande feriado chinês que Acaba atrapalhando em agosto nós temos um outro feriado nós temos um ficção que acaba puxando os valores de frete para cima é também e nas cargas a granel nós temos nacionalidades que podem interferir nos preços então Infelizmente sim a situação ela permanece complicada e dependendo como que seja a o avanço desta dessa nova variante omicron nós podemos infelizmente ter mais uma opção da cadeia suprimentos global e levanto novamente os custos de seção de produtos e carecedor PES 2020 não mas quando você já tá ferrado desculpa a expressão qualquer problema acaba sendo muito doloroso Então vamos torcer pelo melhor e vamos nos preparar para o pior por enquanto a gente está só no campo da especulação temos que ver realmente as consequências o desenrolar dessa história dessa variante o micro Mas vamos torcer para o melhor então espero que você tenha gostado desse vídeo curta o vídeo Compartilhe o video para o canal crescer e principalmente deixa aqui nos comentários o seu feedback o que você achou desse vídeo e eu vejo vocês até o próximo ao conteúdo