1.401.062 visualizações10 de mai. d
e no dia 24 de junho de 1982 a banda e já chegava ao topo das paradas com a música the rent of the moment ou o calor do momento e no calor do momento o mundo descobriu o que cinzas vulcânicas podiam fazer com o avião senta que lá vem história o e não tá tô esperando olá tudo bem com vocês daí little tudo bem eu quero agradecer o apoio de todos vocês que têm se tornado membros do canal obrigado muito obrigado pelo suporte e você que não pode se tornar membro não tem problema deixa o like que já ajuda bastante o canal e a história de hoje é sensacional antes de começar hoje é domingo dia das mães se você quiser pular essa mensagem direto para o vídeo vá para um minuto nós homens nunca saberemos o que é o poder de gerar uma vida no máximo a gente só consegue sentir o amor que a nossa mãe tem pela gente a minha mãe virou estrelinha há cinco anos mas eu ainda sinto o amor dela e eu sou uma das pessoa e todas do mundo pois hoje eu tenho o meu lado a mila que a melhor mãe do mundo para o malone a água na mão para mãe vou mandar além da melhor companheira que alguém possa ter então feliz dia das mães loop loop e feliz dia das mães para todas as mães que assistem junto com a família foge um esse músicas no dia 24 de junho de 1982 o city of edinburgh que era o nome de batismo do boeing 747 de matrícula golf bravo delta express hotel da british airways que ia levar os passageiros de londres até auckland na nova zelândia não é não foi digamos pequeno poderia fazer escala em mobile kuala lumpur e melbourne o que ninguém sabe ainda era que um vulcão localizado em jacarta na indonésia a 12 mil km dali a história da aviação o voo até kuala lumpur saindo de londres foi tranquilão e aí trocaram a tripulação alguns passageiros desceram mas a maioria continua bordo para o próximo segmento da viagem até por sabe que quando eu fiz o vídeo dos voos que passam perto do polo sul algumas pessoas comentaram que eu não pronuncia o direito o nome da cidade de corfe na austrália comentário assim você tem que falar turfe o parque e outras pronúncias como a gente tem a parceria com quem bully que tem o link aí na descrição a gente vai tirar essa dúvida rapidinho com muita gente pronuncia o nome dessa cidade australiana em eu escolhi um professor que mora exatamente lá em porf então não tem como errar sou besta e aí e aí oi sara é pa pa pa pronto agora eu acho que tá certo né então faça uma aula experimental de inglês de graça no kembler com o código lhe to english aí o link na descrição ou experimente o que lilic dispor apenas um real esse foi o momento entretenimento aborto agora vamos voltar ao nosso vou ver com ela não por até purth seriam 4.200 km ou aproximadamente 5 horas de voo a rota passaria a 200 km de distância do vulcão do monte galungan para esse voo noturno estavam a bordo 260e duas pessoas a decolagem foi tranquila por volta das 20 e 40 a rainha dos céus seguia imponente o seu voo em direção sudeste sobre o oceano índico no comando o capitão eric mude de 40 e nos acompanhado pelo primeiro oficial roger grace de 32 eo engenheiro de voo perry freeman de 40 anos já em voo de cruzeiro o comandante eric levantou para ir ao banheiro quando ele notou algo estranho no para-brisa do jumbo parecia fogo de santelmo e você não sabe o que que é fogo de santelmo vejo o episódio 205 é mas fogo de santelmo geralmente ocorre em proximidades há tempestades tropicais eles verificaram radar e tudo verdinho tudo beleza tudo ótimo a frente como é que podia até fogo de santelmo bem precaução nunca é demais né então eles decidem ligar o sistema de antigelo dos motores e acenderam avisa de apertar os cintos para os passageiros alguns minutos mais tarde o fenômeno continuou dos parabrisas e um pouco de fumaça começou a se acumular na cabine de passageiros uma fumaça mais espessa do que fumaça de cigarro o cheiro estranho de enxofre daí os católicos a bordo nessa hora já deve ter pegado o terço né que é enxofre e fumaça tá ligado com capeta e os passageiros que estavam sentados com as janelas à frente da asa e que conseguiam ver os motores percebi um fenômeno semelhante ao que ocorreu nos para-brisas lá na frente um brilho meio azulado ao redor dos motores e o gelo do fã com aquelas palhetas que ficam ali na frente do motor né causava um efeito tipo estroboscópico de balada mas o clima na cabine não fazia ninguém pensar em dançar e aí malandro aí começou a acontecer algo impensável dois minutos depois de ter percebido esse fenômeno no parabrisa o motor quatro começou a dar uns pipocos papa aqui é o fenômeno que a gente chama de skol né o sujo de compressor expliquei aqui ou no episódio 474 e motor simplesmente apagou a tripulação começou a preparar o check-list para perto de um motor em voo de cruzeiro até aí tudo normal né você ligou suprimento de combustível quando o motor 2 e também a tossir e por apagou o quê que estaria acontecendo não deu tempo de pensar muito logo em seguida os motores 1 e 3 apagaram o imponente jumbo 747 com seus quatro motores rolls-royce em pleno voo de cruzeiro tinha virado um planador de 400 toneladas o barry friedman quero engenheiro de voo passava as informações para o comandante e dizia eu não acredito os quatro motores falharam como é possível isso tá suando aí no sofá bem quem acompanha o canal algum tempo sabe que os aviões não dispensam do céu quando os motores param certo afinal eles têm asa inércia existe a força da gravidade para que ocorra a sustentação no avião é preciso ter um movimento horizontal para frente e veja o episódio 209 que eu explico como é que é um avião voa de verdade o jumbo estava 37.000 pés isso daí se você quilômetros de altitude quando os motores apagaram o 747 tem uma razão de planeio maior do que a de um cesinha ou seja sem motor o 747 plana mais do que um avião pequeno a razão ld15 para um e o que que significa que a cada 15 metros percorrido para frente o avião perde um metro em altitude grosso modo então o avião poderia planar por 23 minutos e percorrer pelo menos uns 169 km planando com todos os geradores elétricos parados só restava ao jumbo a força elétrica da bateria que é suficiente para manter os sistemas essenciais do avião funcionando por 25 minutos será que daria para pousar o jumbo sem os motores eles estavam muito longe de um lugar para pousar e a mãe rezar ou seja pousar no oceano a noite não era alguma coisa que agradava ninguém as chances não são muito e quando você não enxerga qual a direção das ondas para onde elas estão indo mas e como é que o avião estava sendo controlado durante o voo sem os motores de onde que vem a força hidráulica as bombas hidráulicas elétricas param de funcionar porque todos os geradores param de funcionar mais do motor temos bombas mecânicas elas são ligadas diretamente na caixa de engrenagens do motor ou seja se os motores giram em acima de cinco porcento de rotação já é possível ter pressão hidráulica suficiente para os controles de voo primários e de onde viria essa rotação seus motores desligaram a horas seja viram no aeroporto o vento gerando as palhetas do motor viram então agora imagine o vintinho em um avião volta mais de 700 km por hora os motores estavam apagados gerando zero de empuxo mas eles estavam girando feito loucos e provendo a tão necessária força hidráulica foi piloto poder controlar o avião coisa de o náutico o primeiro oficial graves chamou o controle de tráfego de jacarta e declarou o neide informando que havia perdido os 4 motores o carinha da indonésia que não tinha estudado com quebre nessa época entendeu que só o motor quatro tinha falhado e não os quatro motores felizmente um avião da garuda quer da indonésia né tava na mesma frequência e repassou para o controle na língua local o que que tava acontecendo de realidade o speedy bordini que é o calcini do voo não aparecia no radar do controlador mesmo depois da tribulação ter colocado o código de emergência no transponder eu não achei o esquema elétrico do jumbo para verificar a razão disso mais ou modos e de transponder do 747 não funciona essa com a bateria ou as cinzas vulcânicas estavam atrapalhando o retorno radar com o cheiro de enxofre e agora todas as luzes apagadas os passageiros começaram a temer pela própria vida um desses passageiros mostrou depois o mapa do bilhete da passagem em que ele escreveu um bilhete assim mãe estou com problemas o avião vai cair faz o melhor pelos meninos amamos você desculpe cruel hein enquanto isso no cockpit os três tripulantes tentam fazer de tudo para entender que que tá acontecendo e discutindo as opções analisando os mapas do local eles sabiam que as montanhas na costa da indonésia é um muito altas e que se eles chegassem lá perto e não tivessem há pelo menos três 1.700 metros de altitude eles não tem que fazer uma curva para voltar para o mar e amenizar no oceano índico o engenheiro de voo tentava de todas as maneiras fazer os motores pegarem novamente mas eles estavam muito alto ainda e o manual da boeing recomenda que as partidas em voo deve ser tentada sa baixo de 28 mil pés ou daí uns 8.500 metros bem vocês viram aqui no episódio 612 sobre emergência no cockpit os pilotos agem uma emergência né e uma das ações é informar os passageiros e neste voo o comandante eric conseguiu fazer um dos espíritos mais incríveis da história com apenas 37 palavras em inglês e 35 palavras em português na minha tradução livre ele disse o que estava acontecendo o que a tripulação estava fazendo para tentar consertar ea preocupação com os passageiros sem horas a senhora sensação ao seu capitão falando nós temos um pequeno problema todos os quatro motores pararam estamos fazendo o possível para fazer os funcionários novamente eu confio que vocês não estejam muito angustiados só isso agora foi o cúmulo do understatement estamos com um pequeno problema com avião planando os motores não produzindo potência o avião começou a despressurizar e as máscaras de oxigênio caíram e os tripulantes também colocaram as é só que a máscara do primeiro oficial quebrou quando ele tentou usar e o comandante teve que aumentar a razão de descida do jumbo até uma altitude de todo mundo pudesse respirar sem as máscaras esse aumento na razão de descida causou um aumento na velocidade do jumbo que por sua vez auxiliou na quantidade de rotação dos motores que estavam oficialmente parados e quando eles cruzavam altitude de 13.500 pés que daí uns quatro mil e cem metros o motor número 4 que tinha sido o primeiro apagar finalmente pegou depois de inúmeras tentativas agora com o motor quatro funcionando o comandante conseguiu acelerando esse motor reduzir a razão de descida do jumbo logo depois disso o motor três também pegou ufa nos manuais de voo existem checklists para pouso com dois motores no jumbo mas com um só não existe procedimento tem que ser ali na hora que dá para é com dois motores funcionando embora os dois na mesma asa já era possível subir lentamente se muita gente pergunta se não ocorre um desbalanceamento né esses dois motores puxando avião e esses dois sem funcionar sim ocorre um desbalanceamento essa asa vai puxar eu havia um tenderia a inclinar essas para cima e fazer curva só que o avião possui leme de direção então o piloto compensa o leme de direção para que o avião continue voando reto mesmo com sua dois motores puxando de um lado só um legal né e é sonhos os pilotos ainda não tinha ideia do que estava acontecendo mas a sorte estava do lado dele o motor um e o motor dois voltaram a funcionar também festa no cockpit imediatamente e pedindo aumento de altitude por evitar essas altas montanhas lá da costa da indonésia quando eu chegar nós 17 mil pés os fenômenos que pareciam fogo de santelmo começaram a aparecer de novo no parabrisa e quase é o mesmo tempo os dois deu pipoco e apagou novamente o comandante era que mude imediatamente desceu aeronave e manteve altitude de segurança de 12.000 pés não tinha um motor mas pelo menos agora tá vão né sem o fogo-de-santelmo eles não sabiam que que tava acontecendo mas eles tinham entrado numa nuvem de poeira vulcânica causada pela erupção do monte galo grande e se tem uma coisa que é perigosíssima para viação não é turbulência são cinzas vulcânicas por isso quando a gente teve aquela erupção no vulcão aqui no chile em 2015 nenhum vou saiu daqui do brasil para ir lá para o chile nem para argentina por que contaminou todo o atmosfera e essa passagem pela poeira vulcânica causou mais um problema para esse jumbo conforme eles iam se aproximando de jacarta para pousar emergência eles não conseguiram ver nada pelo para-brisa o tempo estava horrível e eles perguntavam para o controle de tráfego aéreo como é que a unidade o controle falava para ele tá tudo limpo céu claro tá uma noite maravilhosa o que tinha acontecido aqui as cinzas vulcânicas tem um lixado toda a camada externa do parabrisa não é bem lixo né mas o atrito causar um tipo de jateamento e os pilotos não conseguiram mais ver nada pelo para-brisa mas não tem problemas meus amigos todos sabemos que aviões vão por instrumentos não é mesmo o piloto nem precisa olhar lá fora o que que tá acontecendo como a gente viu no episódio 178 certo então eles pediram para aproximação né para o controle de aproximação para fazer uma chegada e ls para pista de jaca mas sabe como que é indonésia né se hoje é complicado imagina em 1982 o sistema de rls do aeroporto estava inoperante e não dava a rampa de descida só a rampa lateral que a rampa de descida é exatamente o que eles precisavam o eric bud o recebeu que conseguiam ver alguma coisa pela janela lateral do jumbo que era que tinha sofrido menos atrito então usando apenas um medidor de distância do avião para pista que é um equipamento que se chama dna distance medley clip neto o primeiro oficial olhando uma carta da jackson foi informando para o comandante qual a altitude que o avião tinha que estar a cada distância que eles tivessem do aeroporto e o mude foi corrigindo o avião enquanto olhava alguma coisa para o lado de fora na janela lateral pelo menos quando chegasse mais perto da pista com os faróis avião acesas eles conseguir enxergar melhor né só que não aí cinzas vulcânicas também tinha estragado as lentes dos faróis vai velho apesar de tudo isso o mundo e conseguiu pousar em segurança e parou no meio da pista porque eu não consegui enxergar nada do lado de fora nem para táxi ao avião para-brisa tava aparecendo box de banheiro já e agora que tá todo mundo salvo vamos entender algumas coisas por que que a nuvem de poeira ou cinza vulcânica não apareceu na tela do radar do avião é porque a banda x que é usada nos radares dos aviões né elas são para verificar a presença de gotículas de água nas nuvens o que indica chuva e turbulência a cinza vulcânica é uma nuvem seca por isso que não aparecia nada do radar e por que que os motores pararam porque com a cinza entrando nos motores alta temperatura interna do motor fez com que essa ciência se derretesse e tipo se sou da sem fregnacce tudo dentro do motor principalmente a câmara de combustão e os orifícios de refrigeração das palhetas da turbina causando apagamento dos motores quando eles começaram a descer porque não tinha outra opção né para comprando alguns desses pedaços de cinza que estavam soldados no motor começaram a esfriar porque a temperatura ali tá ligado começou a esfriar e ele rodando é e essas partes começaram a se soltar o suficiente para fazer o motor pegar novamente o avião ficou em jaca tão bom tempo para trocar três motores os para-brisas o sistema de combustível que havia sido contaminado e outros e para os menores nos faróis e na fuselagem quando o avião voltou pra londres em um voo sem passageiros a gente chama isso difere flight o quarto motor foi trocado e aí fizeram mais um monte de reparos no avião inteiro para ele poder voar novamente sem restrições com passageiros o city of edinburgh ainda vou por um bom tempo pela proteja até ser vendido em 2002 para european and charles onde eu vou até 2009 quando foi entregue para o asilo e desmantelado não existe mais virou panela de pressão a tripulação recebeu várias condecorações pelo extraordinário feito embora sempre tem o dito que não fizeram nada mais do que seguir os procedimentos e as nuvens de cinzas vulcânicas agora são monitoradas o tempo todo e os aviões não se aproximam mais ela de jeito nenhum legal né uma história com final feliz hoje então deixa o like se você curtiu a história seja membro do canal se você quiser ajudar o canal e seu nome aparece aqui junto com os outros se inscreva no canal se você não é inscrito