UBER DEPÕE na CPI e DIZ NÃO SABER de NADA | CPI dos Apps Ep.07

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você Letícia não eu não tenho nenhum conhecimento de uma prática de dar um desconto para quem fizer uma denúncia não tenho nenhum conhecimento disso sabe de nada inocente Uber depois na CPI e diz não saber de nada Coitadinha inocente mas não é mais o vereador aqui na cidade de São Paulo eleito pela classe dos motoristas de aplicativo e Hoje finalmente foi o dia da Uber vir aqui na CPI passar vergonha e essa vergonha começou a ser passada ontem à noite porque ela conseguiu de última hora uma liminar da justiça para ter o direito de ficar em silêncio e o direito de a falar a verdade na CPI pode uma coisa dessa Ou seja a Uber conseguiu uma liminar um juiz deu uma liminar para o Uber vir aqui e ter o direito de não falar a verdade se isso parece um absurdo para você já deixa aqui embaixo o seu joinha Verifique a sua inscrição e Ative o Sininho para não perder nenhum vídeo novo que na semana que vem venha 99 de por aqui na CPI Será que ela vai fazer em ir atrás de uma liminar vestir e para você não perder o vídeo 99 ativo Sininho vamos lá ontem de última hora a Uber conseguiu essa liminar super estranha chamado de habeas corpus preventivo inclusive ele ou seja se ela não falasse a verdade eu não poderia mandar prender a pessoa que estava representando a Uber ali Nossa que tava na sequência mas esse poder aí para aprender com as pessoas não têm falando a verdade seria uma prisão por falso testemunho então a obra tava com medo de mandar pra e conseguiu esse habeas corpus preventivo que inclusive deu direito para o Uber para não falar a verdade poderia ficar em silêncio e na prática não necessariamente Ela ficou em silêncio mas para as perguntas que eu fazia ela dizia não sei não sei na verdade eles dizem não sei ah não falar a verdade eu tinha uma volta super extensa de perguntas já quase 200 perguntas ali para serem feitas mas infelizmente o tempo é curto três horas é um tempo curto ainda mais que eu tenho que dividir esse tempo ali com os meus colegas vereadores que também querem fazer perguntas e as minhas principais perguntas foram principalmente taxas tarifas abusos e injustiças da Uber questionei o porquê das taxas de quarenta por cento como são formuladas as tarifas pagas os motoristas cobrados os passageiros perguntei sobre os termos da Uber que diz que nós temos liberdade para cobrar um conto que a gente quer do passageiro mas na prática isso não acontece e sempre a resposta era não sei não sei que vocês vão poder ver tudo toda essa discussão a pergunta que eu fiz na sequência desse vídeo após também produção aqui a gente deixa o trecho da CP onde faço as perguntas para a Uber que veio aqui representada pelo seu Ricardo Leite Ribeiro eu já conheci esse Ricardo Leite ele trabalha no Uber bastante tempo e realmente ele é uma pessoa muito bem qualificada com bastante informações que realmente podia contribuir muito com a CPI mas preferiu ficar calado preferiu dizer não sei o tempo todo não sei ele tinha mais perguntas sobre algoritmo sobre segurança sobre relação de trabalho que eu queria ter feito mais infelismente faltou tempo para isso até já acertei com os meus colegas vereadores da CPI que a gente precisa trazer a Uber um dia só para responder sobre injustiças outro dia só para responder sobre taxas e tarifas outro dia só para responder sobre a relação de trabalho outro dia só para falar sobre evasão fiscal enfim um dia para cada assunto porque senão não dá para tratar de todos os assuntos numa única sessão da CPI fique agora então com a parte onde eu faço as perguntas ali o seu Ricardo a receber e vejo vocês no próximo vídeo e vou deixar aqui embaixo também ó na no primeiro ninho no primeiro comentário fixado aqui vou deixar o link da íntegra da no vídeo do Portal da câmara onde você pode assistir todo o conteúdo da CPI de hoje vejo vocês no próximo vídeo Valeu a presença senhores nobres advogados Igor estão as raças Otávio mazieiro Heloisa Western é e eu em primeiro lugar quero falar para os senhores que nós vamos cumprir aqui a câmara municipal eu como presidente e os membros dessa CPI vamos cumprir a decisão mas lógica só um minutinho Nobre Vereador mal nos mais logicamente aqui dentro do do que é o possível nosso aqui dessa CPI iremos fazer a sessão que já está aberta pela ordem Nobre Vereador Marlos só gostaria de ressaltar que chega numa decisão do ministro do STF Luiz fux cabe a CPI decidir se depoentes abusam do direito de silêncio ao silêncio tá só deixar esse detalhe em para mesa aqui que cabe a nossa CPI decide se está tendo esse abuso ou não e por favor a parte se Pois não doutor eu primeiro gostaria de agradecer aqui a saudação de vossa excelência’ cumprimentar toda a mesa dizer que esse habeas corpus é o que foi uma orientação da Defesa a intenção do depoente aqui é contribuir com todas as informações que que foram possíveis de serem apresentadas o direito à Na verdade o direito ao silêncio ele na verdade é um direito inerente do comparecer ante ao CPI aí na verdade a gente não vai usar dessa faculdade A não ser que haja uma estrita necessidade que vai ser advinda da orientação jurídica Nossa tá passo a palavra no nosso vice-presidente mais longos todas as perguntas Obrigado presente pode Ricardo onde Advogados é é O Ricardo me diz desse ano a gente teve um chamei você é Uber né para uma conversa acho que você deve se lembrar é um a minha opinião sobre aquela conversa foi que naquele dia após a gente tentar levar algumas demandas seu dos motoristas e insatisfações enfim eu desculpa dizer assim essa forma mas eu senti muito de dentro do seu lado e parecia que não queria muito ensinar para respostas de bate-pronto sem dizer pelo menos que iria averiguar a situações é fiquei muito chateado daquele dia porque eu perceber que não teria influência nenhuma na Uber pelo menos em seu ouvido ou coisa parecida é daquele dia acho que naquela semana a verdade procurei o Adilson para gente colocar a CPI Então aquela reunião só poder muito lá para você foi o motivo de eu conversar com Adilson para gente colocar a CPI dos aplicativos vai acontecer é espera decoração de verdade que agora de uma forma um pouco mais e é rígida um Colocar assim é esses problemas podem ser tratados de melhorados dentro do aplicativo Uber da plataforma tanto para motoristas quando o passageiro peça ali perfeito Obrigado Vereador malou queria dizer antes de mais nada Tenho muito respeito por essa casa por vossa excelência pelo mandato de maneira nenhuma que se trata com desdém ou trataria com desdém a demanda de um vereador me recordo essa reunião no começo do ano e a gente estava encaminhando foram muitas perguntas muitos muitos muitas dúvidas paciência tinha tinha colocado e a gente estava encaminhando isso depois quando nós tomamos conhecimento da da criação da CPI até tive uma outra oportunidade de ter outra reunião que você entra no gabinete é E aí falei olha o teu CPI Acho que vamos fazer e nós estamos hoje aqui para ajudar a casa esclarecer e colaborar e contribuir receita eu vou começar a fazendo algumas perguntas sobre taxas e tarifas e o que talvez a gente considera aqui com o abuso é da Uber em relação aos aspectos Provavelmente depois eu vou fazer o mais uma perguntinha final aí também sobre a parte fiscal perfeito a pergunta Ricardo como abrir calcula os preços de tarifas tanto para motoristas como para passageiros e obrigado pela pergunta Vereador é isso isso dá oportunidade da gente da gente se debruçar porque isso mudou bastante ao longo do tempo se você nem se me permitir eu vou fazer tão uma uma regressão nos primórdios mesmo dá umas operação para como que isso tá organizado hoje que teve muita muita mudança e inovação é mas é o preço o preço das viagens ele era calculado por quilômetro e distância no começo os primórdios Inclusive a Uber não dava nem o valor específico que para o usuário que ia ser a viagem se um se tinha um multiplicador isso geral muita reclamação que os usuários que às vezes voltavam e aí se surpreendiam com o valor tinha sido cobrado ao final da viagem aí a gente por muita reclamação nesse sentido alterou a mudança e fez uma mudança para garantir um valor fixo né então assim é do motorista do usuário variável e o valor do da Uber e do motorista ele era um valor fixo a taxa era fixa variável conforme o produto se eu não se não me falha a memória era 25 porcento a taxa no Uber X no Uber Black eu acho que eram uma taxa menor de 17 talvez você me fala minha moto vídeo e isso funcionou pelos primeiros anos como é como variável o preço final para o usuário e a gente tinha muita reclamação do pressionar o usuário a gente fez uma alteração de garantir um Preço Fixo para os lados então se você pedisse um Uber para ir aqui na câmera para ver na paulista e até um ia passar tem um Preço Fixo é saber que aquela viagem a custar x E aí para garantir que esse valor e a seu valor cobrado ao final a gente precisou variar alguma das outras variáveis isso foi a taxa de intermediação da obra e a taxa e passou a ser variável conforme a distância porque o motorista é esse esse é o caso continua sendo o caso aqui na cidade de São Paulo recebe um preço ele recebe uma conta que é fechada tem um Preço Fixo de embarque tem um preço do quilômetro e tenho um preço do minuto isso varia conforme a região da cidade tem algumas mudanças e além de isso tem preço dinâmico em determinados momentos de uma hora de mana mas a oferta que que influem e que entram e que entram nessa conta então é a Rigor é essa é a forma que funciona o sistema Hoje ele tem uma taxa que varia ela pode ir de um por cento a quarenta por cento a taxa da Uber EA média da taxa da Uber na cidade de São Paulo é de quinze por cento a média da taxa da operação e é de quinze por cento e eu vou pedir mais uma vez para os senhores não interromper depoente as cópias é tudo que ele tá falando são fica aqui no arquivo com cópias tac gráficas mesmo ele é investigado no dia de hoje essa CPI ainda vai o ano que vem e seria tiver realmente faltando com a verdade tudo isso vai ser apurado continue abrindo Navegar tivesse acreditar nos quinze por cento já já vou te mostrar um negocinho aqui aí para ver se mudar de ideia aqui é a é bom nessa minha pergunta essa resposta que você deu sobre Como é calculado as tarifas para os motoristas você não me respondeu algumas coisas que eu tenho realmente curiosidade por exemplo vocês estão acompanhando a alta da inflação dos insumos básicos de trabalho do combustível progressão da tarifa devido aos profissionais não devia acompanhar esse cenário a gente tem a gente tem trabalhado para atuar nessa nesse aumento de custos Vereador é garantido possibilidades de descontos de de gasolina para motoristas fazendo parcerias compostos interferem sobre isso tudo agora o mercado que a gente atua é um mercado de competição então assim O que define o preço é a competição das empresas e do setor no mercado o mercado não é um mercado de preço regulado ele é um mercado livre concorrência Então significa que o que levam o usuário a fazer uma viagem comigo e não fazer uma viagem com o meu concorrente O que é avaliação que ele tenha do serviço mas o preço então e todos os mercados a Rigor quando você tem é livre concorrência O que define o preço o preço é um local de Equilíbrio na da oferta demanda e ele é pautado pela concorrência das empresas com as outras empresas Então o que define o preço das viagens a Rigor é uma tentativa de Equilíbrio sobre isso de encontrar o ponto ótimo da IDR oferta demanda e é perfeito é um o futebol a gente percebeu aqui que não não se fala então não tem alguma forma pelo que entendi vocês têm então dá algum desconto de combustível de alguma forma que eu enfim as bem Episódio mas a gente se vacilar isso me permite a gente aumentou em algumas cidades inclusive recentemente fez reajustes de preços é então isso tá em constante assim não quero não quero reduzir os esforços tentando ser claro e objetivo na resposta da pergunta de vossa excelência é é claro que a gente faz esforços para corrigir isso e buscar esse ponto de equilíbrio que se as viagens não tiveram a remuneração que seja interessante para os motoristas eles vão dirigir com os outros aplicativos e não vou dirigir conosco então a gente quer melhorar isso a gente quer buscar esse ponto como a gente é uma plataforma a gente tem que achar o preço que seja um preço que em sei que o motorista tem interesse de fazer a viagem e que o usuário tem interesse bom então esse é o nosso objetivo para sobreviver enquanto negócio é nesse mercado por isso que eu eu fiquei muito nisso bom antes viu então que não não existe uma relação Direta com aumento de custo aumento de preço do combustível em relação até as tarifas pagas por profissionais minha opinião aí sobre a parte do da concorrência é uma coisa que eu aprendi ó ainda sou empresário também quando você compete por preço é porque você não tá agregando valor ao seu produto seu Adilson essa caneta aqui que seu tem aqui caneta bonita você deve ter pago mais caro que uma Bic não foi e provavelmente porque tem aquela bonita porque ela tem um valor u não é então se você vai ficar dica é de negócio se você ficar consegue agregar valor no seu negócio você consegue comprar mais cara do do passageiro também e valorizar o profissional basta um serviço de qualidade por exemplo mas vamo lá Não é esse o ponto agora eu gostaria de ser pudesse colocar um print na tela aí no no monitor por favor é um a tarifa print acho que é isso aí perfeito olha só que legal uma coisa que saiu 307 reais e algas ficou com quase quarenta por cento ficando com r$ 115 da corrida gostei de saber de verdade assim qual o critério que vocês utilizam para definir as taxas essas taxas da Uber E aí e é assim deixa eu conversar com umas coisinhas lá Desculpa Olá o todo mundo poder entender um pouco melhor ali aquele print que puder voltar ali e a gente tem até que o usuário pagou 307 reais da pela corrida bom e que a Uber ficou com r$ 115 desses 307 o motorista ficou com outro cento e poucos é o motorista tem um carro tem gasolina tem que o IPVA do carro o risco da multa o risco a segurança e ficou com sessenta por cento o aplicativo ficou com quarenta por cento sem ter esses custos Queria poder entender um pouquinho como funciona esse equilíbrio e aí que você disse até citou quinze por cento mas é o que a gente não vê isso inclusive lhe emprestei me a fazer corrida na semana passada fiz Onze corridas e constatei que já tinha colocado na tabela que não sei se eu já perdi É perdi a nota aqui é a média das minhas Onze corridas ficarem 28,80 e um por cento tão longe dos 15 que você mencionou queria que você pudesse explicar para essa comissão é como funciona essas taxas por favor e é como eu falei Vereador é essa taxas vão variados conforme diversos critérios de viagem para viagem então como a gente tem um Preço Fixo que é o preço estabelecido para o usuário é e a gente tem uma remuneração para o motorista que ela é estabelecida né É por quilômetro rodado tempo que essa viagem durou e e esse tiver algumas vezes tem um preço dinâmico tem um multiplicador que incide sobre esses fatores a taxa a taxa da Uber especificamente ela é a a componente que varia para fechar essa conta então tem vários fatores assim eu poderia o posso olhar os casos que gostam esse atendo print precisaria entender e mais detalhe as particulares dessa dessa viagem específica para para para a responder para você lência mais isso vai variar eventualmente uma viagem que seja muito curta é o que o tempo seja muito muito pequeno é o fator tempo e quilômetro percorrido vai incidir para a composição do preço do motorista de um jeito e isso vai fazer com que o fechamento dessa conta do valor do usuário tem uma taxa de intermediação da obra que vai ser maior numa viagem longa eu que eventualmente o tempo seja maior a distância percorrida seja maior é essa incidência vai ser distinta Então vão ter particularidades da viagem tem particularidades de onde A viagem ocorreu porque os fatores de quilômetros e preço variam conforme a região da cidade é a depender do horário tô no horário de pico tem muitos usuários chamando você pode ter um preço dinâmico isso variar e tem uma incidência O que é específica tem muitos fatores para entender caso a caso e tentar e tentar Tatiara precisaria olhar eles não detalhes Mas como e a Rigor a resposta é ela tá organizada nesses nesses fatores que explicam o preço perfeito se eu entendi corretamente estamos falando que existe um Preço Fixo Por que os homens por minuto que pagam motorista e que o passageiro cobra o máximo que puder e não somente o preço passa a gente pode variar conforme em cima que vocês conseguirem cobrar vocês col Tu não vês alguns momentos mais serviço não está na mente mais isso vai variar conforme e o local conforme o horário que eu sei sei como representante do Uber se acha justo taxa de quarenta por cento e as taxas de quarenta por cento é elas são limite que existe no nosso sistema e elas são esporádicas tratar a média da cidade de São Paulo se tiver casos Por favor eu gostaria que você conheça me mandar porque para para gente inclusive Não tô dizendo que não possa ter ocorrido eu não estou questionando vossa excelência não mas é para gente poder averiguar porque o nosso sistema está setado para ter uma variação que pode ir chegar a 40 agora a média das taxas cobradas são quinze por cento e os motoristas têm acesso a gente manda Nossa São Paulo é repórter semanais com a média da taxa dos motoristas ele assim não essa informação é só pedir para eles mostrarem duas meio que eles recebem de Como que foi a média da taxa de intermediação da Uber ao longo da semana Qual que é a média que eles receberam pode ter um caso esporádico ele te o áudio mas na média esse valor em São Paulo tá em quinze por cento e hoje é sobre a média Sim eu sei que é enviado e-mails os motoristas em geral os motoristas dúvida muito desses números é e também essa média de quinze por cento é muito difícil que ele está perante até a minha experiência na plataforma Mas tudo bem vamos vamos seguir aqui que eu tenho umas perguntas bem interessante também e vocês costumam falar que os motoristas não são empregados para sucesso no qual você só são responsáveis pela intermediação da corrida via plataforma no entanto com valores de taxas que podem passar de cinquenta por cento a gente pode até achar prints que provam isso tá você não acha que essa relação não é exploratória uma pergunta para você mesmo é Ricardo se não acho que esse exploratória tendo em vista que o motorista perde passageiro faz a correr utiliza seu carro desgaste o carro pago o motivo faz uma atenção do carro qual risco de colisão as aos PagSeguro Tem certeza que você não acha que essa relação exploratória e não acho que a relação exploratória Vereador eu acho que é o trabalho por aplicativo tem uma dinâmica própria os trabalhadores são são profissionais Independentes trabalhadores Independentes acho que é Esse regime de trabalho é acho que tem que ver com eles o que eles pensam na verdade mas enfim é mas eu acho que é um sistema que vem funcionando e da atraiu muitas o que gostam desse modelo é [Música] isso isso vem vem funcionando dessa forma sempre juízo de ir poder ter melhorias e alterações que a gente possa possa vir a discutir Mas o modelo específico do motorista contratar plataforma tem as oportunidades saber ter uma viagem escolhi se ele quer realizar aquela viagem fazer essa viagem e ter uma e tem uma divisão que ele sabe é diante mão e não parece Oratório é é é tá bom ó se esqueça de mim tá [Música] o Sapo A pergunta é a minha sua terminando Obrigado é você acredita aquele os motores são autônomos mesmo ou o os motoristas os trabalhadores para aplicativo são autônomos não tem o são profissionais autônomos são livres eles eles escolhem quando eles ligam aplicativo quando eles desligam o aplicativo se ele quiser trabalhar com corrente ele que trabalha com corrente ele não tem nenhuma determinação se ele não quiser aceitar a viagem não aceita viagem é e eles são são profissionais autônomos nas definições você falou que a plataforma Karen motoristas é assim eu vou fazer um comentário depois eu vou emendar numa outra pergunta aqui porque senão vai ficar uma coisa ruim de noutro dia do outro e não tem muito progresso Mas você disse que a Uber atrair motoristas na verdade será que ela atrai motorista ou será que única opção que os motoristas tiveram mediante a uma crise de desemprego sem precedentes no Brasil Ainda mais a pandemia é tão existe esse caráter Na minha opinião até esses caráter de aproveitamento ou de exploratório no sentido de muitas pessoas não tinham que fazer e acabaram sendo motor explicativo hoje o cenário atual de muita gente então acho que Brasil está muito cansada assim de ser sempre aproveitado é e É sim forma de trabalhar né Beleza gostaria de seguir com uma outra pergunta é e eu preciso da outra próxima imagem é do termo no termo da Uber e de acordo com os termos de uso da Uber disposto no item 7.4.1 vocês dizem que o valor da corrida poderá ser negociado no entanto sabemos que o motorista não tem nenhuma autonomia para colocar preço que quer ganhar na corrida se você coloca essa possibilidade nos termos de permissão de uso para alegar A falsa autonomia que você disse que tinha que motores aplicativo tem sobre as suas horas trabalhadas eu vou ler o termo aqui para ficar bem claro ao aceitar uma viagem termo da Uber item 7.4.1 diz assim ao aceitar uma viagem você declara sua concordância em cobrar do usuário o valor recomendado por nós como seu agente limitado de cobrança Além disso você reconhece que o preço é o valor sugerido por nós e que operará como o valor padrão porém após o encerramento de uma viagem você tem o direito de cobrar um preço mais baixo ou mais alto e nós iremos considerar todas essas solicitações suas de boa-fé cada um preço negociado você pode ficar um pouquinho mas E aí o vereador é eu prefiro verificar exatamente como são os termos de uso para poder para poder responder de forma adequada adequada à sua pergunta não saberia não saberia dizer exatamente qual foi a razão que levou a colocação desse termo específico nos termos de uso mas pela leitura que eu tô fazendo do da apresentação de vossa excelência é ele permite que o usuário que o motorista eventualmente de um desconto cobre menos no da viagem ser assim ser assim determinar mas eu mais baixo eo mais alto né bem claro né É é exato e eu voltei só interpretação literal do texto que você me colocou aqui posso verificar eventualmente e depois responder vossa excelência é é é e no Márcio esse termo ele disse bem claro que o motorista pode cobrar de quiser numa viagem de aplicativo embora usar a própria obra intermediei alguma coisa é sobre isso é o motorista é autorizando a Uber ao motorista aí a negociar um valor com passageiro eh na prática né isso não existe na plataforma é pelo menos não é conhecido essa forma curioso saber que tem acho que mais de um ano eu até coloquei nas redes sociais alguma coisa sobre isso é uma colega sua me ligou aí eu acho que ela não trabalha mais na rua Se não me engano ela me ligou para me explicar né que isso aí seria as gorjetas né mas muito estranho não tenho nada a ver com o gorjeta é isso na minha opinião e assim eu acho que aqui a gente tem uma evidência de verdade é de que a obra colocou um algo e para se eximir é em relação a vínculo empregatício ou uma falsa autonomia né é Não sei se você tem uma coisa falar sobre isso e eu não tenho informação da história da razão eu estou a fazer uma interpretação literal ele posso verificar para você Lúcia gostaria que pudesse mandar depois para CPI uma explicação sobre esse termo 7.4.1 Com certeza pode ser não tá E aí E aí e essa Espero que semana que vem não vem um novo termo para aceitar e todo mundo tem que acertar para quem está trabalhando mas tudo bem vou sair agora com os itens sobre algumas coisas considerados uma injustiça tudo bem e quais os critérios são utilizados para banir o motorista na plataforma o motorista pode ser banido por violação dos termos de uso da nossa plataforma né e acho que tem três três aspectos mais comuns que podem levar a uma desativação né uma uma verificação de segurança né então às vezes um antecedente criminal algum ponto que é que é que é verificado numa busca que pode levar a uma alma desativação de um parceiro um incidente de segurança né então se tiver um incidente de algum algum comportamento inadequado que que ocorra uma viagem isso sendo apurado e verificado pode levar ativação do parceiro é e fraude é também é uma outra das principais causas que podem levar à desativação E aí o passageiro também sobre as quais motivos passageiros também são bandidos em casos de incidentes de segurança em casos de fraude o conta fraudulenta passageiro também companies on e é como se faz a verificação de isso é por denúncias tanto do motorista contra o passageiro exato então por exemplo no caso de Digamos que uma que o mal o mal usuário é uma passageira seja tem um comportamento é LGBT folga contra o motorista racista contra o motorista outros fizeram a denúncia é isso pode levar as exclusão permanente desse passageiro e quais os níveis de validações de veracidade dessas denúncias Que Vocês recebem existe hoje um departamento que vale de todas as denúncias recebidas Vocês ficam à mercê do algoritmo não a gente tem acesso aos casos e isso gera a gente chama de um um ticket gera denúncia isso é verificado a gente tem uma equipe que que verifica que Checa a possibilidade de veracidade dessas informações se elas batem com o histórico da viagem se elas são possíveis eventualmente isso pode pode levar em alguns casos que demande uma compreensão maior Até entrar em contato com a vítima para ter mais esclarecimentos e E aí uma decisão de desativação seguida disso pelo que a gente dirige o departamento que ele fica essa saber a cidade Desde quando esse departamento existe Olha não sei se chamaria de um departamento mas existem é que fala que toca isso existe há muito tempo um ano a Inovação que a gente teve recente foi possibilidade de criar possibilidade de recurso né então ele não tinha muito isso a gente tem colocado isso em prática Acho até que está em linha com a legislação que vossa excelência apresentou aqui aqui na casa é é e a gente conhece muitos motoristas que realmente como foi creditado aí na galeria motoristas bandidos em prova no passado até antes da lei que está vigorando que é pelo que eu tenho visto a Uber acho uma maneira interessante de aplicar lá e mas no passado a gente tem já percebi vários casos de motoristas banido injustamente até que recorreram à justiça foram voltaram e tudo mais e na sua opinião talvez você não tem esse número mas quantos motoristas da Uber já vanil injustamente talvez em sem passar por esse departamento de veracidade em não é eu não não faço ideia assim vereador de banimentos injustos mas eu acho que o que a gente o que eu posso dizer é que tanta segurança é Nossa e quanto a intolerância contra incidentes de segurança nas viagens é um valor muito caro para a empresa então a gente sempre teve uma postura muito dura de banimento mesmo em casos de denúncia de assédio denúncia de racismo ou qualquer conduta inadequada com os nossos termos é claro que é são aprimoramentos constantes que esses processos precisam ser passados a gente vai vai seguir fazendo acho que foi foi foi um esforço muito grande mas a gente tá muito contente de ter conseguido colocar essa possibilidade de recurso para dirimir e eventualmente que possa acontecer em processo as verificações de segurança que pega um homônimo de motoristas têm uma indicação criminal não é da pessoa ela tem um homônimo e isso acontecia a gente tá sempre trabalhando para melhorar isso e tornar mais efetivo é esse é o nosso esforço e como a gente pode contribuir para melhorar para melhorar essa situação e a gente leva isso muito a sério mesmo difícil entender esse sério porque segundo algumas pesquisas que associações já fizeram Ou até eu mesmo já fiz alguma forma é mais a metade de pessoas que entram num processo de reativação ganho esses processos são reativados significa que existe uma injustiça imensa com relação aos movimentos que são ditados talvez aí por um algoritmo falhou por um departamento que não Verifica a realmente as denúncias tu me avisa que a mãe tirando o único meio de subsistência do motorista que está na plataforma obtém ciência disso ou isso passa de alguma forma de ser percebida com em relação essas dos alimentos em dizer que são tantos casos judiciais que já ganharam assim e eu fico realmente impressionado como que a Uber não não se manifesta nem se corrige de alguma forma e é decisão judicial a gente cumprir Então acho que independentemente dos casos sempre que isso foi foi de uma determinação da Justiça A gente cumpriu e vai sair cumprindo e relativamente a esses processos é a gente está trabalhando sempre para aprimorar o setor nas mais efetivos agora a gente tem que conseguir combinar é isso com uma postura séria de apurar os casos a gente não a gente tem uma postura de valor da empresa mesmo muito dura com comportamentos inadequados que venha acontecer uma viagem isso a obra já demonstrou em diversas campanhas inclusive que fez contra assédio contra preconceito Então esse é um valor importante para a gente encontra empresa e para o funcionamento do negócio a gente vai sempre combinar a melhoria de ter uma capacidade mais apurada de identificar as denúncias de má fé mas de também tratar com muita seriedade todo tipo de denúncia que que venha acontecer O que é eu difícil é porque assim às vezes a obra apresenta alguns comportamentos que não não vão nessa linha né Por exemplo dá desconto de 15 reais para passageiro que rede falou mal de um motorista e às vezes as informações se propagam na internet e acabam é de verdade fazendo com que o motorista em prejudicada seja uma luz da plataforma Por que de uma certa forma a própria a Uber incentivar denúncias de passageiros e as pessoas vezes fazem só pela grana né não tem noção de que estão ferrando com o motorista é você tem senso desse tipo de problema e no fim de alguma forma é a gente tem que combater a má fé que pode existir em todos os tipos de comportamento e a gente vai sempre trabalhar para ser mais efetivo no combate à má fé mas sem é com isso deixar de preservar um sistema e íntegro que consiga garantir e é decisões reais de punição de comportamento deve punição uma boa palavra para desculpa por retomar aqui mas de desativação de banimento de usuários e motoristas que violem os termos da nossa comunidade a Uber da Alba realmente dá uma um desconto para o passageiro caso ele faça alguma denúncia para o motorista eo motorista Não eu não tenho nenhum conhecimento de uma prática de dar um desconto para quem fizer uma denúncia não tenho nenhum conhecimento disso a gente pode trazer uns presentes na próxima a próxima sessão aqui para mostrar esse tipo de coisa e enfim é é Eu já peguei o GCM eu fiz três advertência e três advertência então na próxima por gentileza Muito obrigado pela sua presença a retirada é é muito importante só tá usando pode-se retirar então os melhores é e vamos quem sobre mudar o item aqui fala sobre fraude Zinho promoções é possíveis fraudes e e quais as promoções que existem na Uber hoje para motoristas eu não tenho uma lista aqui das promoções ele é eu posso especificar um pouco mais a pergunta promoção grana Extra por exemplo no final do ano é eu não tô com dado aqui na promoção de final do ano Mas podem haver incentivos e tem incentivos de viagens é é algo que que a gente faz em momentos que faz sentido porque a demanda sob o o algo do tipo mas eu não tenho toda a lista aqui linda a campanha do fim de ano okay você tem conhecimento de que o Uber agem de má-fé para não pagar promoções para motoristas não de forma alguma e acho que se tiver algum caso em que tenha tido uma compreensão que a Uber errou eu pedir a vossa excelência que encaminhasse para a gente a gente tomar as providências tem uma imagina que você de colocar na tela aqui é com relação à promoção grana Extra porque a Uber não é transparente com relação às taxas de aceitação e cancelamento de o que segue um exemplo de um motorista que completou a 146 corridas semanais no entanto sem nenhum relatório diário sobre a taxa de aceitação ao cancelamento que acaba ludibriando os motoristas com Promessas de promoções que nunca se torna factíveis é você quer reconhece que de quando ele faz a campanha eu não estou familiarizado com ela eu posso ele vai cansada tá Tá mas deixa eu explicar melhor sobre isso na verdade desse uma promoção tem que fazer mais de 140 viagens tem tem uma taxa de aceitação semanal maior igual a 60 tem ali a taxa de cancelamento semanal presença Nobre vereador do André Santos Nobre Vereador no do assunto e E aí o motorista faz as viagens só que ele não tem como acompanhar a taxa de aceitação semanal nem a taxa de cancelamento semanal Ou seja a obra faz uma exigência de um critério que o motorista não tem a acompanhar este critério então ele chega no final da semana fez o número de viagens e aí é simplesmente de uma forma completamente de um lado sol né o Uber vem de Natal taxa da situação é x cancelamento a y Então você não tem direito a promoção é ressalto ainda em relação às promoção já adiantando uma pergunta por tentar otimizar o tempo aqui ressalto ainda que é esse tipo de promoção não é te quer regulamentada no Cecap o órgão federal que trata sobre promoções é pelo menos não tem nenhum número de Cecap aí é poder falar um pouquinho mais sobre isso o vereador eu eu Pelo que eu entendi eu não estou familiarizado com essa especificamente eu posso verificar para você lência mas pelo que eu entendi da descrição é o caso de má-fé mas é um caso de melhoria de acordo com a fala de vossa excelência a gente podia ser mais claro na informação a respeito da taxa de cancelamento e promover melhorias nisso né acho que a gente pode analisar isso com com detalhes transparentes né e eventualmente melhorar a transparência acho que a gente pode analisar isso acho que são tem uma crítica contundente nos parentes sentem-se possibilidade de má-fé acho que esse aqui é o ponto que eu queria deixar deixar claro aqui é uma último último item depois eu posso aparecer é as ruas fornece seguro de carros a o seguro de carros vacinas para ser mais específico seguro do carro é sem Eu sei que existe o seguro app né acidente com o passageiro mas seguro cortou bem o veículo do motorista Existe algum seguro de carro não é tão eu tenha conhecimento não a gente tem o seguro app que cobre motorista e usuários eu não tenho então né perfeito Nutella um outro print aí por favor e para atrair motoristas plataforma obra disse que fornece seguro de carro porque de acordo com este documento aqui Inclusive a aplicação de validar ele numa ata notarial do cartório seus comunicam que receba suporte e Garanta um seguro para o automóvel é o que tá escrito nessa página da Uber em propaganda para atrair motoristas vendendo o que não entrega Como você chama Eu já vi esse propaganda enganosa né Mas como que como que uma coisa dessa eu conhece preciso verificar isso não sei se não sei se se essa propaganda tem a ver com alguma parceria eventualmente a nossa área comercial esteja fazendo seja um plano de a gente esteja já parou de funcionar o que pode ser pode ser que tenha tem algum seguro eu não tenho conhecimento aqui mas posso verificar e verificar propaganda inclusive e eu nunca você mais nobre Vereador valor não é dentro da sua pergunta eu acredito que todos os colegas fazer juntada no nosso relatório em Bonfim na verdade até me surpreendi quando descobrimos isso não é uma propaganda patrocinada pela Uber até fiz com saudade de te se esqueçam de validar que era realmente um site da Uber e era um site da Uber realmente com essa informação que diz que existe seguro para automóvel só que pode dar inclusive muitos problemas né pelo que entenda o motorista de aplicativo que bateu o carro batido para ativar esse Seguro ou ir atrás dele já que existe uma propaganda sobre isso é me surpreendi muito que as últimas três ou quatro pergunta que eu fiz para você e você bem muito Como não sabe a informação também ficou Abril chateado né de não ter as informações para esclarecer para CPI é enfim eu gostaria que realmente uma certa forma viesse Mais preparado ou pudesse trazer faça uma questão em específica em relação por exemplo sobre esse seguro que você traga isso essa informação para ser pedido de forma posterior aí no prazo de 10 dias para que realmente me parece uma propaganda muito enganosa não tem tem o nosso compromisso de esclarecer eu não sabia tem tempo preparar sobre diversos temas Neve assim referente à regulação de São Paulo cumprimento das obrigações tributárias que era a pauta da agenda e o convite mencionava o berit mas lamento se não consegui responder as últimas mais me comprometo a colaborar com os trabalhos e esclarecer as dúvidas de vossa excelência perfeito é rapidinho sobre o Uber conta vou tentar Juntar uma pergunta Só quem pode falar um pouquinho mais sobre o Ele conta e por que que elas a tanto problema para os motoristas de aplicativo onde ele não o carro o dinheiro não consegue fazer pagamentos e no início dessa semana também fechamento essa semana recebi diversas mensagens minhas redes sociais de muitos motoristas reclamando da Uber conta é onde simplesmente sistema fica completamente indisponível é depois que o motorista entra no ver contra ele tem dificuldade para sair da Uber conta é preciso aparentemente Venderam esse a imagem como sendo um produto para ajudar o motorista mas o motorista recebe o dinheiro e já quer pagar as contas dele e ele não consegue acesso a esse dinheiro até na minha opinião dizer respeitando regras do Banco Central Você poderia pegar um pouquinho mais sobre isso aí a obra conta é um benefício que aquela obra oferece uma parceria com a vídeo para os motoristas receber em instantaneamente o valor do o valor das suas viagens todas essas críticas que vão ser em si a coloca e eu acho que sobre instabilidade no sistema e tal Acho que são eu acho que é muito importante tá ouvindo aqui a gente precisa averiguar a e e colocar eu como é que a gente pode encaminhar isso agora a Rigor a Uber conta é uma parceria que a obra TEM quadrilha oferece para os motoristas ela voluntário os motores têm liberdade para optar por ela ou por não está por ela receber de outra forma e é um benefício que a gente oferece ele tem problemas estabilidades acho que a gente tem que voltar aqui para casa e trabalhar para para solucionar elas entrar em contato com os parceiros para resolver isso comentário muito rápido e aí uma perguntinha bem rápida também é bem simples resposta é sim ou não tá eu comentário rápido é você comentou aqui que setenta e seis por cento os motores de aplicativos segundo uma pesquisa faziam menos de 30 horas semanais não sei aqui nas minhas redes sociais uma pesquisa também para saber e oitenta e sete porcento é diz que trabalha há 30 horas então números bem-vestidos do que você apresentou mas né Você tem uma liminar aqui que é deixa você ele dá o direito a não falar a verdade também sem questionar Então entendo que essa todas as informações prestadas aqui você deixar bem claro eles para tudo ela na mesa da CPI a liminar ela garante que foi falado não necessariamente tenha sido a verdade tem que fazer um comentário não é bem breve eu só queria dizer que a pesquisa não é minha pesquisa do banco interamericano de direito é banco interamericano de desenvolvimento e que isso tá público na internet qualquer Cidadão pode ter acesso e lá tem a metodologia Enfim pode questionar metodologia deles perfeito e a pergunta é você por duas vezes eu vi alguns colegas aqui comentários sobre processo trabalhista seu like Você puxou uma folhinha aí querendo apresentar alguns números e tal o e enfim você citou duas vezes também que tinha mais de 200 processos trabalhistas ganhos e a pergunta é bem simples e resposta sim ou não é em alguma desses processos existe existiu algum acerto financeiro com o motorista que estava proteção da plataforma para que ele retirasse o processo é da Justiça é não me parece que essa estatística envolva a caso de acordo mas não sei precisaria olhar se tem uns artística de 1.200 em que não foi reconhecido vínculo agora você teve um acordo eu preciso verificar para responder você silêncio Não sei não sei princesa a resposta da Mangueira das minhas perguntas foi não sei eu vi preparei com o pude é mas também tem a licença a liminar aí para não falar a verdade então é o que a

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