para as lives minha pergunta aquela né começar pelo começo tá me vendo bem está me ouvindo bem coloca n

E aí [Música] [Aplausos] [Música] E aí E aí [Aplausos] E aí [Música] Tá bom seja muito bem vindo muito bem-vinda estamos iniciando a nossa Live de hoje agora aqui para o pessoal do YouTube nós estamos tão com pessoal do Instagram pessoal do YouTube faz eu vou olhar para vocês que estão aqui no YouTube que o nosso canal oficial para as lives minha pergunta aquela né começar pelo começo tá me vendo bem está me ouvindo bem coloca no chat para eu saber que a conexão está boa e a gente poder começar o nosso conteúdo de hoje Oi e aí galera deixa eu ver quem é que tá por aqui já deu o ar da graça marcilei Vânia Fred William Matheus começou Top né

Edson Tô no Santa legal né então muito mais sim tá tudo certo vende ouvindo bem show de bola né galera aqui do Instagram também dizendo que tá tudo perfeito bom futebol é isso aí então está tudo certo tudo ok a gente pode começar oficialmente o nosso conteúdos hoje é o nosso conteúdo a nossa Live é o início de uma série de lazer posso chamar de uma super série de lados e que a gente vai falar sobre nicho de mercado da Vou ser bem claro bem direto para vocês né ter a galera que é ansiosa galera aqui né que é tudo rapidinho né mim o mesmo que a gente vive hoje em dia sabe o que que é sobre o que se trata o que que vai falar hoje a gente começa uma série de likes para falar sobre nicho de mercado dentro da atuação contábil Ou seja a estratégia de nichos dentro do mercado contato É eu sei que é um tema já falado eu sei que é um tema já abordado num novidades você der um Google é isso você pesquisar no YouTube se você não é for a fundo os vai encontrar muita gente falando que eu usei falando com propriedade de vários aspectos do nicho de mercado na estratégia de nicho dentro da atuação contável porém contudo entretanto todavia eu me arrisco a dizer que a grande maioria fala de um aspecto e que eu vou trazer um outro aspecto pra vocês na outra abordagem para você sou só um outro ponto de vista sobre esse conteúdo é um conteúdo voltado para empresários contábeis Claro mas também para profissionais que já estão trabalhando outra estudantes e se pretendem iniciar na carreira contável também ah eu gostaria muito de ter ouvido de ter tá sabendo e nessa ordem né Nesse estilo dessa forma esquematizada que eu vou passar para vocês então pra galera aí né nasceu de 7 meses galera ansiosa galera né que que quer queimar etapas vamos começar bem pelo comecinho eu pelo pão Central o ouro do mercado contábil tá no lixo nessa grande verdade tá vamos começar pelo ponto principal por aquilo que talvez você queira escutar de uma vez ou não eu defendo sinceramente entre nós eu defendo que o ouro não é o grande Fi lega grande mercado da contabilidade está sendo atuação através de nicho tá administro de mercado e aí a gente vai explicar eu vou explicar para você sobre isso na sobre segmentação sobre nicho é formas de inchar formas de segmentar se é tudo a mesma coisa ele vai bater um papo sobre isso eu falei que isso vai ser uma série de Live é importante você pode esperar continuação desse conteúdo né se assim é for necessário um mais uma mais duas nas três lados quanto for necessário para estourar bastante esse conteúdo meu ponto de vista o nicho ele primeiro de tudo te protege Primeiro de tudo quando você atua de forma segmentada quando você atua de forma especializada você se protege principalmente de um problema que acontece na contabilidade e que muita gente sofre com isso que é o excesso de informação mas ele deve ter passado por essa sensação que ela tem muita coisa para saber de tudo quanto é assunto de tudo quanto é é aspecto do nosso trabalho tem um monte de coisa do contábil dos societário do tributário em cada um desses do DP em cada um desses eixos você vai se ramificando também né você pega o tributário II a todos municipais estaduais Federais e muito sobre receita tributos sobre lucro em regimes tributários diferentes na monte de coisa muito detalhe regimes especiais particularidades para cada atividade tem um monte de coisa que que vai ramificando indeterminado no link você sente mais segurança você sente né peso e que você não consegue se atualizar sobre tudo que você não consegue ter certeza se cobriu tudo que você não deixou passar nada você comeu bola em cima do que é muito recorrente e eu não digo isso o do nada disso pelas centenas de alunos que eu tenho eu escuto e Denise Nobre das milhares de pessoas que me acompanham no Instagram no YouTube enfim né que eu já dei aula em algum curso isolado eu escuto isso de forma recorrente mais de 5 anos de consultoria atendendo ali 80 90 100 pessoas todo dia é algo que é um talvez você já tenha passado por isso eu sei é o primeiro aspecto que o lixo te protege quando você atua de forma segmentada ou atua de forma especializada você de alguma maneira se protege disso porque você dá mais atenção para algo e menos para todo o resto e serve para cá também É mas o grande. É o título dessa série de Lares o Bruno Bridi feito a grande consequência da segmentação meu ponto de vista é que você consegue faturar mais e ao mesmo tempo ter menos concorrentes é nessas horas eu vou me usar como exemplo não porque eu gosto de falar de mim Eu prefiro falar de outros assuntos do que falar de mim na verdade mas eu vou me usar como exemplo porque não é é o exemplo que eu mais conheço então eu posso usar com bastante tranquilidade Oi hoje dentro do meu nicho de atuação por exemplo dentro do segmento da atividade Imobiliária dentro do nicho de educação e Consultoria para incorporadoras por exemplo e eu acredito que eu tenho no máximo no máximo estourando cinco concorrentes reais concorrentes diretos e talvez para você tem um pouco mais de concorrentes mesmo especializando Tudo bem pode ser que sim mas você consegue reduzir drasticamente a tua concorrência e ao mesmo tempo consegue aumentar o teu faturamento consegue aumentar o teu ticket médio portanto aumentar o seu faturamento em potencial com essas estratégias que no meu ponto de vista são simples são pontuais E que qualquer um pode aplicar em alguma medida então por isso desse nome a arma que quer dizer com faturar mais tu tem menos concorrência eu vou explicar para vocês onde que isso acontece onde que esses fenômenos onde que esse processo vai acontecer ao longo dessas likes eu vou explicar isso para você e não fazer essa segmentação ao explorar um nicho de mercado se você consegue acumular uma informação mais valiosa e se você tem uma informação mais valiosa você consegue refletir em valor agregado Ou pelo menos em percepção de valor agregado para o teu cliente e talvez você tem essa dificuldade daí eu escuto isso muito recebo muito Direct Instagram se você tá me vendo agora que eu vivo me manda no chat se você já teve essa esse problema sim cara eu não sei exatamente como mostrar para o meu cliente que eu sou importante para ele não faço o meu trabalho entrega as declarações eu faço os balanços até Passos análise e tal mas eu não consigo gerar essa percepção e meu cliente de que eu sou muito eu sou tão importante assim para ele eu sei que meu trabalho é importante para ele mas eu não consigo que ele perceba isso a dificuldade pra ver se já viajando talvez você tenha facilidade com isso mas eu queria que você colocasse um cheque para mim ontem se você pensa dificuldade se você não tem para gente alinhar aqui para saber do que eu tô falando se eu tô falando algo que realmente te interessa E além disso quando você usa a estratégia no lixo quando você né aproveita isso Como você consegue ter uma informação mais valiosa ali e gerar uma percepção de valor agregado por teu cliente automaticamente esse cliente vai ter você como uma referência e se isso começa a acontecer com várias pessoas você começa a ter um certo destaque de referência naquela atividade 1 Oi e aí que Acontece aquilo que o marketing digital adora chamar de criar autoridade a você tem que criar a sua autoridade no marketing digital como é que eu faço esse negócio tá o que eu até entendi meu como é que eu faço no meu ponto de vista a estratégia de nicho no mercado contável gera Isso vai ser um dos caminhos possíveis para conseguir conquistar isso o pessoal tá colocando ele porque bom quer dizer que bom e que ruim né Que ruim que vocês têm essa dificuldade Mas que bom que a gente está falando a mesma língua né então O João falou com essa dificuldade o Fred falou que ter essa dificuldade a Simone falou que pensa dificuldade a Maria falou que essa escola é isso aí eu sei que é uma necessidade de vocês boa né A gente até bom no que faz né mas aquela história né a mulher de César Não basta ser sincero tem que parecer sincero você tem que não só você tem que ser importante mas eu tenho cliente tem que perceber que você é importante o que acontecer isso faz a diferença oi como você consegue se concentrar mais em um determinado nicho quando você muda não se vira a chave você faz isso automaticamente você entende mais do teu cliente você entende a linguagem dele você entende de atividade dele e portanto você consegue se comunicar melhor com ele e o que você concorda comigo que pô se eu tivesse aqui falando para para contador para advogado para economista para sei lá agronomist na é para falar fisioterapeuta geração de uma galera diferente Ou são todos os profissionais e intelectuais sobre os profissionais liberais Ok mas a gente vai se falando para todos eles ao mesmo tempo eu não conseguir identificar coisas comuns os entende isso e sentido para você e quando eu falo só com você quer contador que A contadora ainda que tenha também tem empresário contábil e tem um estudante de contabilidade é mas é que assim tipo eu sou você amanhã entendeu ela tá tudo bem Que parecida ali tá tudo bem que misturava então assim é assim é diferente mas não é aqui é tudo computador tá tudo junto E aí beleza E aí E aí E aí e ali dessa comunicação ficar melhor que você consegue mais o cerne da questão você também consegue se conectar Ok a conversa é parecida a gente tá falando da mesma coisa eu uso o teu vocabulário você usa o meu a gente tem uma gera uma conexão então pensando a gente tá juntando uma série de características E além disso tá caindo mais um dia que entra a concorrência que eu entendi até aí que beleza se eu consigo gerar uma percepção maior de valor se eu consigo beleza entendi que talvez eu consiga ter um ticket mais alto por ali Talvez sim talvez não tudo bem eu já consegui enxergar pelo menos um de que a conversa do faturamento pode aparecer mas hoje que vai aparecer da concorrência olha e se você tá disposto a a se aprofundar a mergulhar fundo na atividade do seu cliente quantas outras pessoas estão dispostas a ir tão fundo assim e é aqui assim já já falando de cara sem bem Francos em direto né Sem Muita enrolação e consegue visualizar isso sério se eu vou é por esse viés eu vou por esse caminho do nicho eu consigo e gerar mais valor agregado consigo gerar percepção de valor eu consigo me comunicar melhor eu consigo me conectar mais com meu cliente e portanto esse cara vai se sentir mais fidelizado e as chances de ele me largar para outro computador que que cobre esse lá r$ 50 a menos começa a diminuir então a tendência de fidelização e de with time do cliente começa a aumentar a rotatividade de olho começa a diminuir E aí a pessoa concorrência é uma questão lógica senhora se eu tô disposto a minha profunda tanto assim nesse nicho mas outros profissionais são dispostos a bater no peito e encarar no mesmo nível que eu Oi saudades mesmo e portanto é natural e lógico é rapidamente Olha só rapidamente aqui em poucos minutos de conversa a gente já consegue identificar exatamente como que esse fenômeno acontece a mesa que eu tô te falando do que nada de farmácia não é a quando você me xinga quando você usa estratégia de início você não é gera esse essa consequência esse reflexo a cair Mas e aí como é que eu faço isso aí que a gente vai queria só deixar o que bem definido bem delimitado para você e eu vi isso acontecer na minha carreira eu vi isso acontecer na carreira de alunos meus de colegas meus eu posso falar é isso que acontece com todo mundo não nada funciona para todo mundo é mas qualquer um que esteja disposto a aplicar isso funciona essa é a treinar e aí eu tenho que trazer para você uma outra coisa importante falando já dei Vinício para não criar um mal-entendido não tem um segredinho não tem pulo do gato não tem pílula Dourada não tem os três passos definitivos para que você consiga fazer isso sem esforço não tem nada eu sei que você é muito legal fica muito bonito no marketing quando você vai num desses eventos aí bacanas que tem aquele monte de luz um monte de confete isso é da hora mas não funciona o que existe é estratégia definida e depois ir para o campo de batalha ou seja trabalho do irmão do plástico é isso que existe e a Kayla só isso que existe a estratégia trabalho duro e longo prazo se você não está disposto a isso esquece você não tá realmente é inclinado a trabalhar em cima a definir estratégia a medir resultados analisar dados não vai funcionar a esquece leva lá de não novela vai ver um só uma ver vídeo de gatinhos no Instagram sei lá ver outra coisa ao fato é esse é mais não não cai tudo bem Eu entendi eu não tô aqui atrás de um milagre eu não tô atrás aqui de uma pílula Dourada eu não tô atrás né do dos Passos Mágicos para acontecer eu quero realmente né fazer uma um trabalho sério então tá então agora a gente pode conversar realmente bem alinhado já entendeu exatamente qual é a proposta dessa super série likes eu quero que você ver a estratégia automaticas simples de aplicar qualquer um pode aplicar desde que esteja disposto a trabalhar duro estratégia e isso inevitavelmente te levar a melhorar esses esses aspectos isso vai combinar com certeza isso vai combinar em aumento de faturamento e redução de concorrência Oi beleza Oi e aí Tânia tudo bom linda que a galera se manifestando no chat bom a vontade coloque suas dúvidas coloque suas perguntas a eu vou aos pouquinhos eu vou aqui acompanhando o que vocês estão falando bom muito bem é quando a gente fala de nicho de mercado que a gente falou isso dessa estratégia de início dentro do mercado contábil principalmente é existem dois caminhos dois vieses dois aspectos diferentes que a gente pode falar de inchar ou de segmentar só na promessa ou no marketing bom e na entrega o técnica operacional são dois aspectos perceber isso não são separados efetivamente é essa separação que eu tô fazendo aqui ela é meramente didática para que você enxergue essa distinção e consiga analisar com uma atenção tá quê que acontece muita gente muita gente fala sobre nicho sobre segmentação falando do Market falando da promessa e não é que isso não seja importante não tô dizendo isso é importante é importante Ok tudo bem não mas não é disso que eu quero falar com você hoje eu quero te falar de um outro aspecto da segmentação de um outro aspecto da Estratégia um nicho de mercado que é a parte técnica Ou seja é a entrega é porque Claro você pode pensar assim olha não adianta eu tenho uma ótima entrega se eu não tenho para quem entregar Então eu preciso priorizar o marketing ou você pode pensar o contrário olha não adianta eu fazer marketing botar a gente para dentro se a minha entrega não satisfaz o que eu prometi o cara vai embora então tem que focar no operacional deixa eu te contar uma novidade na verdade automóvel não precisa escolher entre uma coisa e outra pode tranquilamente fazer as duas coisas ao mesmo tempo e talvez aí esteja a grande resposta que você precisa articular esses dois polos é essa E ao mesmo tempo trabalhar a tua entrega para que a medida que você vá entregando melhor você sinta mais confiança de prometer e ao mesmo tempo conforme você vai prometendo você vai entregando Mais ainda para gerar que ele é feito o áudio aquele over delivery né que ela entrega acima do esperado em canto e fidelizar o seu cliente eu percebo são dois polos que não são mutuamente excludentes Na verdade nem são dois polos a gente que tem essa mania de trabalhar tudo através de fotometria nem tão verdade assim tá só para isso ficar alerta para você ficar consciente para você mas eu vou falar hoje aqui com você sobre os mais técnicas sobre o nicho de mercado no viés da entrega de resultado é porque o que eu acredito que a partir do momento que você aumenta o nível técnico para poder entregar é mas pesquise automaticamente isso alimenta tua capacidade de produzir conteúdo e captar e eu eu pessoalmente eu enxergo que é mais fácil mais fácil o teu nível técnico melhorar com a captação do que a sua captação melhorar tem lutar quanto as duas coisas estão interligadas mas para começar a girar engrenagem eu acredito nesse aspecto eu penso que esse funciona melhor a de pensão concorda comigo né fica à vontade aí para colocar um Chad né concordo discordo eu acho que sim eu acho que não fica à vontade não tem problema nenhum e eu estou aqui para trazer pontos de vista para você não tô aqui para te trazer uma verdade absoluta bom muito mé o bebê vamos começar entender um pouquinho o que quer segmentação e vamos começar entender também um pouquinho que é segmentação e o que é lixo a importante a gente é pelo menos falar mesma língua tá não tem uma coisa escrita na pedra Já que é base legal que diz que segmentação é isso enche aquilo não tem mas eu vou trazer para você um ponto de vista e a gente vai partir disso aí né Você pode olhar né para o mercado contábil como um todo de cara eu pego geral que vier eu tô pegando e eu cuido eu estudo a a matéria beleza E aí eu posso afirmar um pouco vou acrescentar é eu vou estratificar dar vou estratificar o mercado de clientes da contabilidade naqueles clássicos comércio indústria e serviço pode ser eu ainda nem considero isso uma segmentação Sinceramente eu nem consegue vamos pegar um caso só vão pegar o serviço era dentro do serviço sem tanta coisa diferente nem dá para considerar isso um segmento certa forma eu separei naím grandes caixotes e grandes caixas Mas vamos tudo que é serviço tá aqui beleza ok e depois ele tem um monte de serviço diferente né as dores de um um serviço de pintura é completamente diferente das Dores de um serviço de odontologia por exemplo é completamente diferente não dá para falar né que é a mesma coisa é muito são versos muito distintos bom então eu poderia olhar bem Por essa grande caixa de serviços Olha tem que os serviços profissionais a beleza dentro dos serviços profissionais têm por exemplo serviços da Saúde a beleza que já tem um negócio um pouco mais segmentado o meu ponto de vista aqui a gente já começa a ter experimentado a é mas eu posso ir mais fundo ainda e o olho lá dentro dos serviços dentro dos serviços profissionais dentro dos serviços da saúde e óleo a cara tem os dentistas é bem os psicólogos aqui meu ponto de vista aqui a gente começa ter um lixo o dentro do Comércio por dentro do Comércio tem lá o pessoal da compra e venda de veículos daí tem que ter ver que o novo tem veículo usado porque eu vou ficar nos veículos usados e dentro os veículos desde o comércio de veículos usados em os veículos usados esportivos ou de luxo de baixíssima kilometragem Beleza então poder um outro lixo dentro do teu comércio de veículos usados antigos o outro nicho muito específico não tem nenhum ponto de vista a gente Claro acaba no dia a dia falando de segmentação e de nicho como sinônimos Mas é interessante que a gente enxergue entre a segmentação e o lixo no certo grau de intensidade então eu por exemplo atua no segmento Imobiliário o outro segmento imobiliário que é diferente do segmento da construção civil por exemplo do segmento imobiliário ele tem várias atividades ali dentro e nem Corporação que é diferente do loteamento e aqui não fale se perguntar nessa área nesse segmento é nem sabe essa diferença se acha que atividade Imobiliária e construção civil a mesma coisa e do coração loteamento é tudo a mesma coisa Ah mas eu não estou olhando aquilo com cuidado Extra que lhe permite enxergar essas distinções essas nuances eu sei que empresário que trabalha tem coração é diferente do empresário que trabalha com loteamento que as demandas dele são diferentes e que as dores deles são diferentes e que as legislações que eles têm Que observação diferença Oi hoje lá no Stories no Instagram Me perguntaram Caio Qual que é o prazo para devolver o dinheiro não distrato de imóvel eu falei Cara depende de alguns fatores É sim Corporação os e loteamento se for incorporação se tem patrimônio de afetação ou não e se unidade de tratada já foi revendido não vai fazer diferença E como que eu sei isso que eu tô ocupando meu tempo muito mais com isso do que a maioria das outras pessoas e fica claro essa diferença entre segmento e nicho esse grau de intensidade A mais e aqui dentro da incorporação ainda posso marcar eu vou especializar incorporadoras de alto padrão é diferente de procuradora Minha Casa Minha Vida agora programa casa verde e amarela é diferente outro outros em outras demandas é outra realidade tem outras coisas acontecendo ali no dia a dia o prefixo o outro cheque frango eu saber se a gente está falando a mesma língua se tá legal para você e agora é e quando a gente pensa nossa carreira contábil aí eu vou falar Especialmente para quem está começando na contabilidade para quem estudante para quem tá no seu primeiro emprego para quem está em seus primeiros lá cinco anos de contabilidade LED de realidade do mercado de trabalho deixa eu te falar uma palavra Eu sei que existe o imediatismo do caramba nessa coisa de ar caras tem que aguentar escritório você tem que ir você tem que aqui sinceramente a faculdade Você não sabe nada das não te ensina nada que você precisa no mundo real É verdade essa já tem algumas coisas legais ciência tem algumas coisas úteis sim mas não te prepara para o mercado Então você vai precisar que ele já vai precisar de troco recorde Você vai precisar nega é a experiência Você vai precisar pegar a malícia do mercado WhatsApp aprender uma série de coisas bom Então nesse primeiro momento da carreira Apesar de eu estar falando de nicho para você aqui apesar disso e você vem Franco tá no início da carreira eu surgiu se generalista eu te sugiro primeiro aprender anda antes de aprender dar mortal para trás antes de aprender a pirueta antes de querer fazer firula eu te recomendo eu te sugiro que você seja Generais você seja aquele contador arroz com feijão basicão aprenda O que é em cima de coisas O exagerada tem um pouco de tudo e imagina tá imagine que você tem né 5 Oi meninas na cinco pilares e você vai montar usando pecinha de LEGO mas não posso falar de LED de nossa idade né Acho que molecada nem sabe o que tinha leve na minha idade por era criança adorava O povo tá legal é legal para caramba né o amiguinho mais rico labirintite a grande tinha aquelas caixas gigantes de uma égua legal para caramba hoje eu estou molecada só fica no celular nem sabe o que que é isso aí sim né vou falar aqui do é a legenda você vai montar cinco colunas né cinco Pilares um pecinha doer o imagina que você só pode só pode encaixar uma pecinha por minuto uma pecinha por mim nunca acaba mas eu consigo mais não imagina que você só pode encaixar uma pecinha por minuto tem cinco Pilares pronta aqui é um minuto tem caixa outro Camilo achou o outro E aí eles vão certo tempo parece esses Pilares subiram e imagina que ao invés disso você só vai montar três pilares 3 rolos quem concorda comigo que quando você só tem que montar três colunas três pilares tem caixa mais pecinhas né porque você pode me movimentar uma pecinha por minuto mas você tem menos Pilares para subir menos verticais para trabalhar então você aprende mais rápido você sobe aqui ou pelo WhatsApp já entreguei aqui analogia que eu tô fazendo é exatamente isso que acontece quando a gente pensa em segmentação ou ir nicho no início da carreira contábil por que que eu te sugiro que você seja generalista e aprender um pouquinho de tudo para você colocar essa base dos pilares você vai ter mais coisas você vai estudar um pouco de contábil um pouco de societário um pouco de tributário um pouco de fiscal um pouco de dp um pouco de regularização de empresa ou de Finanças um pouco de análise bem aprender um pouquinho de tudo bem vou dar o máximo de setores possíveis vai qualquer coisa que aparecer você tem que cair dentro e estudar e aprender e servir ali no escritório e ser útil e dá um jeito o que que você tá com Alejandro está pegando uma noção do máximo de comer em determinado momento você vai começar olhar para essas muitas coisas você ter contato com várias atividades de empresa diferente vários tributos diferentes vários setores diferentes seu olhar para tudo aquilo uma certa maturidade que o tempo de trabalho te dar você vai olhar para ele levar eu acho que eu quero mais por aqui mas não quero inocente não quero de deu na ter vai ser uma análise que a gente vai fazer inclusive vou compartilhar com vocês Quais são os critérios que utilizo para definir se eu vou embarcar no lixo ou não foi parciais que vocês vão sofrer E aí é essa tô no começo de carreira seja especialista não eu não recomendo e só porque eu não recomendo porque foi que aconteceu comigo quando eu entrei na contabilidade eu entrei já no escritório quero inchado eu entrei no escritório e trabalhava exclusivamente com contabilidade imobiliária e vamos segmento nem vamos chamar de lixo né mente Val colocou seja assim dentro de um segmento pode ter diversos nichos Com certeza Exatamente isso né dentro de um segmento Você pode ter vários nichos ali e tem suas partes ele já convergem em algum sentido mas eles têm particularidades que você consegue identificar exatamente isso tá exatamente ir terror O cerne da questão bom então quando eu entrei na contabilidade aprendendo débito crédito primeiro contato com a contabilidade Eu já entrei inchado trabalhando com incorporadoras incorporadoras de alto padrão então era uma certa realidade de controle stocker uma certa realidade de contabilidade nerd toque permuta controle de estoque inventário de imóveis ITBI é uma realidade já para mim são coisas que são bem específicas e por só trabalhar com isso logo no início da carreira eu consegui crescer muito rápido muito pouco tempo dois anos trabalhando com isso e pouco trabalhando com isso mesmo trabalhando com isso eu já me isso acaba de colegas que trabalhavam de forma generalista e quanto ao mesmo tempo esses criou um déficit muito grande na minha formação por exemplo eu não sabia isso é né se a casa não sei até hoje mesma coisa que foi um preço que eu paguei e eu não sabia naquela época que existia regime monofásico não sabia que produto tinha MCM que era grego perna depois eu fui trabalhar uma consultoria que era generalista que eu tinha que atender gente de diferentes atividades e eu tinha muitos muitos buracos na minha formação muitos Buraquinhos posso e por isso eu se eu for recomendar não foi o caminho que eu tirei mas eu venho o que aconteceu comigo eu recomendei se fosse hoje orientar uma pessoa tá começando na contabilidade fabricar pneus só três anos da tua carreira óculos e generalista aprender um pouco sobre tudo para que você consiga tem uma visão madura do Senai contábil como um todo e a partir daí você vai começar decidir você vai vir trazer quase nichos me interessa e o que segmentos lhe interessa e eu vou a gente vai ter uma live só para falar sobre isso critérios para escolher segmentos ou nichos eu quero te ajudar a analisar isso Oi e a partir daí você começa o movimento de inverter Esses pólos ao invés de querer saber um pouquinho de tudo um pouquinho de muitas coisas você vai começar a saber cada vez mais coisas de menos assunto e vai começar a olhar para algumas coisas não isso aqui não é estratégico minha profe leve aqui vou deixar de lado é quando você ao invés de montar cinco seis colunas a pecinha por minuto e você vai montar sua três colunas então o mesmo ritmo de uma pecinha por minuto eu tô coluna sobe mais o Pilar mais o vertical desenvolver um é o que eu tô falando de uma pecinha por minuto porque eu tenho pra limitado e assim as mesmas 24 horas Ah mas eu posso melhorar minha produtividade é até certa medida a Mas eu posso dormir menos é até certa medida eu posso tirar um pouco da as dispersões meu dia é mas até certa medida ainda que você Maximize tudo isso se você tiver que ocupar seu tempo com muitas coisas ao mesmo tempo porque cima devagar O que é por isso que a gente quando resolve inchar a 20 tô pela concorrência e o que se você tá muito mais concentrado ou seja olhando mais tempo para menos coisas e obviamente você vai evoluir mais rápido o teu concorrente não vai segurar o tran Em algum momento você vai ser aquele cara que senta na mesa e você afirma não é assim porque tem a dental que tem por que nessa atividade tem essa característica que é diferente da outra o teu concorrência lá batendo cabeça ele não sabe exatamente como é que é aquela atividade película de muita coisa ao mesmo tempo não tem porque não tem como dar errado assim ah não sei que vocês não faça coisa mas se você quiser isso não tem como esse você ocupa cada vez mais tempo se aprofundando em menos coisas é óbvio E aí você vai se destacar E daqui a três anos livre assustou esse cara sabe eu não vou nem entrar nesse nicho que eu não vou concorrer com esse cara o mais novo não tem pílula Dourada não existe a estratégia trabalho duro e lombar o serviço E aí mas eu imaginei que você ia falar para mim aqui o negócio mas que o mundo real eu não estou aqui para te vender uma solução mágica eu não tô aqui para te vender uma ideia fantasiosa não tô aqui não é para te encher de ilusão eu quero que você enxerga de forma madura um caminho viável passo totalmente acessível o que você consiga se posicionar um pequeno problema que eu falei ah pô eu até faço um trabalho legal mas o meu cliente não percebe esse valor sabe por quê que não percebe porque você não fala o idioma dele que você tá tentando falar com um monte de gente ao mesmo tempo é que quando você entrega uma solução para ele não é personalizada porque você não se dedica tanto tempo atividade dele você fica né girando ali né você fique lembrando vários pratos ao mesmo tempo o Caio mas se eu fizer isso você tá querendo dizer então que eu vou pegar só um tipo de atividade isso essa atividade deve problema esse esse trem não tô falando que você tem que dizer não para o resto é e inclusive essa vai ser a nossa próxima conversa e essa Justamente a continuação da nossa conversa eu quero nossa próxima Live você quiser continuar essa conversa comigo nossa próximo ai eu quero falar com você justamente sobre isso do mês história de Tá mas como assim segmentar eu vou dizer não para o resto eu vou ficar só com nicho e a real real seguinte não vou 8/80 existe um certo comportamento uma certa transição acerta o sexo Gradiente que você pode levar em consideração a ser mais ou menos especialista para usar mais ou menos essa estratégia para ser mais duro mais Hardcore mais extremo nessa estratégia ou mesmo Oi gente vai começar a dar um formato para ele essa primeira Live a gente conversou sobre o que é o segmento O que é único e como isso vai poder te ajudar eu tenho certeza que sim desde que você esteja disposto a pensar com estratégia trabalhar duro no longo prazo tenho certeza isso vai fazer diferença para você e aqui na nossa próxima Live Aí sim a gente vai começar a dar um Contorno para ele tá bom entendi o que que é inchar me parece interessante parece um negócio viável acho que eu quero esses frutos eu quero esses resultados é mas eu preciso abrir mão Eu tenho um escritório hoje fosse sair vou demitir os clientes e ficar só com lixo não é óbvio que não não sou maluco tá louco rasgar dinheiro não sou doido é é mas aí nossa próxima Live a gente vai conversar sobre isso se você tá afim se você quer que a gente continue essas conversas você quer aprofundar nisso eu vou te pedir para você está aqui no Instagram né compartilha isso manda para os seus colegas se você tá aqui no YouTube ou ontem aqui clica no joinha momento blogueirinho na coloca ali o seu joinha dá o seu like deixa o teu comentário compartilha para os seus colegas de trabalho de estudo que mais gente consegue se vocês não mexer ali assim a gente continue essa super série e vai por esse caminho para olhar na prática esse negócio a participar eu tô de saco cheio a gente fica bem disse né esse monte de papo fantasioso assim meio distante uma coisa me Mística não é uma coisa em profundidade vamos falar de coisa né concreta pois acontecendo no mundo real instalado na realidade beleza muito bom galera trazendo aqui que quer já teve joinha show de bola muito bom muito bom isso aí Carlos show galera não quero tomar mais o tempo de vocês que afinal de contas né a ideia ser uma live mais curtinha Já ficamos aí 45 minutos de papo eu espero que tenha sido útil Espero que tenha ajudado vocês no mais fiquem com Deus um forte abraço uma ótima semana E até a morte E aí E aí E aí [Música] E aí E aí [Música] [Aplausos] E aí E aí E aí E aí E aí [Música] E aí E aí E aí