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E aí
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o
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Olá eu sou o Cláudio Ribeiro presidente
da 2w energia tô muito feliz e
participar do Fórum da exame
infraestrutura cidades investimento nós
somos uma trimtec que atua com geração
de energia renovável voltada ao pequeno
e médio consumidor do setor elétrico é
para gente é muito importante está aqui
levando informação e democratizando a
esse consumidor do setor elétrico as
possibilidades da gente conseguir ter um
arcabouço regulatório é usado como os
outros países envolvidos
Olá sou Amanda Klein jornalista e foi
convidada pelo exame para apresentar
esta primeira edição do fórum exame
infraestrutura cidades investimentos em
co-realização com a iria nossa
programação de hoje contará com mais de
8 horas de transmissão 30 convidados
palestrantes nove painéis de discussão e
no encerramento apresentaremos um estudo
Exclusivo em parceria com a Urban
Systems que revelará as melhores cidades
brasileiras para fazer negócios antes de
seguirmos para nos ouvir os nossos
patrocinadores
e o supermercado da Ana a rede de
padarias do Mateus o negócio da Marcelo
e do Flávio todas as empresas têm uma
coisa em comum a energia vinda das
fontes renováveis a2w a era do Mercado
Livre de energia já começou faça como
mais de três empresas em todo o Brasil e
escolher Jeane porque as vantagens de
ser cliente dois lados 2w a gente tem
outro energia
olá bem-vindo ao futuro um futuro que já
é presidente que passa pelos 400 mil km
de fibra ótica da Vital uma grande
viabilizadora de oportunidades vamos
compartilhar uma rede neutra de verdade
para operadoras e provedores de todos os
tamanhos e regiões investiremos 30
bilhões atingiremos 32 milhões de HP
construindo um país mais digital
inclusivo e humano tem vindo a Vital
vital o futuro passa por aqui ó
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E aí
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e
eu vou bem vou ligado com respeito e com
cuidado vou pensando nas pessoas e a
gente vai de boa vou sorrindo bem
Tranquilo e você como você vai
eu vou seguro com certeza o caminho a
uma beleza vou curtindo vou contigo e
você como você vai
é um bom caminho Depende de todos como
você vai
CCR Viva seu caminho
uma pessoa pode resolver sozinha os
maiores desafios do mundo é
Hum
será que colaborando poderíamos criar
embalagens mais leves e sustentáveis e
gerar a fonte de energia ilimitada a
sabem que acredita que a química entre
as pessoas é a química que importa sabe
que é
é o primeiro painel será moderado por
mim e para a visão da gigantes para
infraestrutura no Brasil vamos ao debate
o
Olá muito bom dia a todos que nos
acompanham tenho prazer de moderar esse
primeiro painel com a visão dos Gigantes
sobre o futuro da infraestrutura no
Brasil estou aqui com três gigantes
mesmo o primeiro é o Luiz Henrique
Guimarães da Cosan que nos ouve nos
acompanha remotamente vai participar
desse painel nos ouvir Luiz Henrique bom
dia bom dia também a marca o Cauduro que
é o seu da CCR e ao Gabriel Galli pouco
da galipo Consultoria tem uma vasta
experiência em setor público ppp
investimentos concessões enfim teremos
um bate-papo muito produtivo e muito
proveitoso durante a próxima hora pois
tem que queria aproveitar que você tá
remotamente começar com você é fazendo
um apanhado Geral do setor de
infraestrutura as mudanças a infecção
pelas quais vem passando nos últimos
anos a gente saiu desse modelo em que o
BNDS ocupava o centro do palco o estado
era o cliente motor um indutor o cimento
Ben 10 com taxas subsidiadas e a gente
migrou para essa outra visão de governo
numa onda mais liberal em que o setor
privado tomou a ribalta com a
implementação do PPI são queria saber de
você onde o Brasil está em termos de
infraestrutura para onde vai erros e
acertos e perspectivas desse caminho
Ah tá bom dia mana Bom dia colega de
painel prazer estar todos vocês e todo
mundo tá vendo aqui gosta assim ah mano
que dá umas mensagens 1
e está também tem muito assunto para
seus colegas vão fazer os primeiro assim
o Brasil tem muito para construir a
primeira grande realização que a gente
tem coletivo ali todos aspectos ferrovia
Rodovia Sacramento Telecom tem que ser
assim
esse lado
desafiante bom de equação e tem muito
construir aí eu te falo com acredito que
a gente tem vantagens comparativas e
competitivas em alguns setores que
demandam muito infraestrutura e Vamos
aumentar isso por causa da Federação se
TV cultura do brasil Setor de pecuária
no Brasil e alguns setores industriais
específicos e principalmente Há a
possibilidade do Brasil tem um potencial
cliente EA explorando essa riqueza sobre
que tem da biodiversidade capacidade
mentira frente de carbono preto isso a
gente fizer tirar mais competição esse a
reduzir o custo Brasil como todo e
precisa diminuir as desigualdades das
pessoas na maneira como as virgens nas
cidades na maneira que se conectam da
maneira que a viver no campo e é um
prato cheio para construção de
infraestrutura mas para poder ter
infraestrutura né a gente precisa ter
Alguns pré-requisitos são fundamentais
para a regulação uma estabilidade
regulatória
a segurança jurídica eo hazza mente
capacidade de atrair recursos nacionais
e estrangeiros para financiamento de
projetos que são projetos de longo prazo
né então acho que os últimos os últimos
anos né E aí eu acho que o médico muito
grande do início Tarciso todo mundo que
tá tá em volta ali né e também do
Ministério do governo Regional na
questão de saneamento acho que teve uma
evolução bastante grande nesse sentido
né enterro das regras mais claras nas
concessões né a realização de vários
leilões nos vários setores E altamente a
iniciativa privada tomando frente aí
então assim pastor revolução aqui que
vem reduzindo claramente o curso Brasil
posso falar porque a gente me fez
fazendo na cruzar na área por exemplo de
ferrovias na redução bastante grande do
custo de transporte da safra do Mato
Grosso em direção ao Santos né e depois
agora na
nossa ferrovia da malha Central na
cortando Goiás e e vitamina direção de
Santos né E também junto em casa hoje
essa solução é a solução de menor custo
e de Menor pegada de carbono para fazer
chegar hoje os peões brasileiros milho e
Soja na China por exemplo a comprador é
então assim eu eu vejo que Ativo Will
ainda me preocupa em geral a
estabilidade às vezes de regras no
Brasil a gente tem a necessidade de
manter as regras com a clareza maior de
mais longo prazo quando maneira genérica
em vários setores da eventos que
acontecerão no Rio de Janeiro com a
linha amarela e outros eventos que que
aconteceu Provavelmente você pedir pau
que bate em Chico bate em Francisco né
Eu acho que o reguladores e governantes
entender que não é um movimento no setor
só ficar com algumas empresas não
repercute os setores claro que percurso
os setores e ficar todo mundo oficial
então eu vejo com muito otimismo você
também fez tudo No Brasil temos desafios
novamente maiores agora com o aumento
das taxas de juros né são projetos de
longo prazo e que me assistindo como
equação de financiamento muito rua mas
eu achei demanda suficiente e
a unidade para bons projetos desde que o
limite capitalizado por empresas que são
do ramo vão fazer um custo competitivo
um saber operar uma visão sempre de
longo prazo e otimização de seus
processos de operação
Mas eu vejo que o Luiz Henrique nessa
exposição Inicial dele tocou em vários
pontos interessantes né o marco
regulatório segurança jurídica a gente a
funciona o congresso na aprovação de
vários desses Marcos regulatórios Ned
ferrovias gás tem a BR do mar para sair
tenha o marco regulatório do saneamento
obviamente Sul tem uma representa uma
série de avanços mas eu queria saber se
você não também uma perspectiva mais
geral se o governo tem um planejamento
Claro hoje sobre o caminho a trilhar
bom obrigado Bom dia Amanda Bom dia
Luiza Bom dia Gabriel Bom dia a todos
estão assistindo acho que tem dúvida né
o avanço que a gente viu nos últimos
anos ele é gigantesco do ponto de vista
de maturidade institucional a gente vê a
qualidade técnica seja dentro do
Ministério da infraestrutura dentro das
agências reguladoras né das secretarias
então e além da qualidade técnica né da
Transparência e do Diálogo né que o
governo busca junto à iniciativa privada
na para desenvolver e modelar os
melhores projetos possíveis Então hoje
eu não tenho dúvida que após uma curva
de aprendizado o grande seja do governo
mas também do setor privado né em
colaborar em ter uma governança
estabelecida de modo né que os projetos
venham com uma matriz de risco é que
seja uma matriz de risco exaustiva que
todos os Players consigam é fator a e
precificar esses riscos de forma
adequada
Olá tudo isso resulta no modelo Mais
maduro em contratos mais equilibrados e
consequentemente concessões que se
sustentam no tempo só voltando em alguns
pontos que Luís colocou é o investimento
em infraestrutura eu sou muito otimista
e aqui não é só uma questão de vi essa é
de origem pela posição que ocupo mas a
grande realidade é que o Brasil tem uma
necessidade
gigantesca de investir em infraestrutura
né a gente sabe que para manter a base
de ativa empregada a gente deveria estar
Investindo um ponto 4 pontos percentuais
do PIB a gente vai achei metade disso
mas para destravar o tal do PIB
potencial e de fato promover choque de
produtividade o Brasil deveria estar
investindo né mais de três pontos
percentuais do PIB e claro não existe em
função das restrições orçamentárias que
a gente conhece né que o Brasil passa é
o setor privado tem um papel fundamental
em viabilizar essa agenda de
investimento em infraestrutura que é
estrutural por né que é Trans o
crescimento do país mas também não
existe investimento em infraestrutura
privada sem o papel do público Então
esse diálogo entre público e privado com
modelo regulatório maduro bem
estabelecido com segurança jurídica com
segurança regulatória que na Esfera
Federal a gente viu avanços não é muito
grandes mas a gente ainda enfrenta
alguns problemas em alguns contratos
municipais e também estaduais né Como
por exemplo o que o Luiz contou né Se
toda a linha amarela mas eu vejo uma
evolução muito grande o governo tem um
plano de longo prazo para
desenvolvimento da infraestrutura
existe um papo online de projetos
identificado priorizados e chá poio seja
deve-se Banco Mundial bndf na modelagem
desses projetos um corpo técnico muito
estabelecido marco regulatório e
agências já mais maduras e um diálogo
com privado para o desenvolvimento do
melhor contrato do melhor modelo
possível e até e a gente tá no ponto
assim nevrálgico é um ponto essencial
fundamental para talvez virar esse jogo
em matéria de infraestrutura no Brasil
Você tocou em vários pontos
interessantes marca depois eu quero até
aprofundados um pouquinho mais para
frente do nosso debate com Gabriel sobre
essa equação participação público e
privado e também a porcentagem a
proporção do PIB que hoje é investida
entre estrutura o pacote trilionário
americano Neto fazem inveja a qualquer
um aprovado no congresso na semana
passada mas antes eu queria dar uns
Passos atrás Gabriel e explorar um pouco
com você sobre Onde está o Brasil em
termos de infraestrutura na comparação
com outros países e como isso nos
relegam ao atraso em termos de
competitividade produtividade custo
Brasil eu acho que a melhor notícia quem
tem hoje são os dois estarem otimistas
que nós temos dois grandes gigantes aqui
que mobiliza o PIB do país efetivamente
e acho que nos últimos anos a gente tem
conseguido avançar para uma visão mais
pragmática
a dançarina que o mar comentou que
consegue entender que não adianta ficar
polarizando essa discussão entre público
e privado mercado o estado a gente vai
precisar muito da iniciativa privada e
vai passar também do estado que tem a
capacidade de regulação de articulação e
tudo isso e aí eu acho que boa parte do
nosso atraso está relacionado a esses
dois movimentos quem tava comentando
aqui de um lado a dificuldade quem tem
muitas vezes sobre idiossincrasias do
Brasil eu participei já de alguns Road
shows fora do Brasil para trazer
investidores a maior dificuldade Quem
tem é explica algumas mudanças algumas
instabilidades que nós temos aqui na a
gente vai ver por exemplo o caso você
tem uma pandemia e ser discutível se um
reequilíbrio uma pandemia uma força
maior não é É muito difícil vou explicar
por investidor internacional ou que
efetivamente você tenha que fazer uma
aquisição de um ativo por transferência
de contrato e não aquisição do ativo
porque existem questões regulatórias que
não ficam Claros mesmo quando você faz
um acordo com diversos órgãos públicos
aquilo pode ser questionado e depois de
nave uma decisão do supremo seu seguinte
a transferência também é que e estão
sempre ligações muito difícil você fazer
por um acionista fora do Brasil para
explicar essa situação e eu acho que
hoje a gente está no momento é
importante
muito em função de dessa questão de
olhar para o futuro e aí eu vou fazer um
parente aqui aí vou tentar ser breve
espero não ser muito técnico mas o tema
é o seguinte existe um limite
metodológico quando a gente Analisa
atratividade de projetos que tem de
olhar para o passado eu tendo a fazer o
cálculo do índice que vai remunerar o
privado ele vai olhar geralmente uma
média Histórica de remuneração Só que os
investidores estão olhando a expectativa
futura de remuneração em grande medida e
o que está acontecendo agora um ponto
que Luís chamou atenção nós estamos com
uma elevação pesado da taxa de juros de
curto e Médio prazo a ponto de que o
mercado está imaginando que a autoridade
monetária vai ter que fazer um esforço
superior nos próximos anos imediatos a
média esperada por um longo prazo ou
seja aqui em cima de curva de juros
futuro o ator e até até inverteu Eu
tenho um prêmio maior para ativos de
curto prazo comparativamente ativos de
longo prazo a gente precisa começar a
rediscutir esta lógica de como é que vai
tornar atrativos esses projetos Porque
por mais que tiver dando soluções
elegantes do ponto de vista da modelagem
Econômica financeira que utiliza
indicadores americanos porque aqui tem
um prêmio de mercado negativo ou eu faço
essa média wcc eu acho que é muito
importante que a gente entenda quem está
pedindo para esse sujeito fazer um
investimento em ativos e longo prazo
maturação com quase nenhuma liquidez
regulados intensivos em capital quando
existe no país uma oportunidade você
comprar um ativo líquido quase moeda que
está pagando 12 meio por cento ao ano ou
que tá pagando IPCA mais cinco e meio
por cento ao ano como é cenário muda
rapidamente né porque a gente foi assim
em termos muito velozes da menor taxa
básica de juros da história para de
repente 9 a média por ano que vem
completa e eu acho interessante. Cabe a
você terminou de conhecido por favor por
favor Vamos explorar mais isso até
porque vocês dois participaram de
leilões recentes né CCR cruzem Com
certeza modelagem vocês não sei se é
qual era a expectativa de Jesus mas
mudou completamente no decorrer né Desse
caminho Luís voltando um pouquinho com
você você já tinha introduzido tópico da
ferrovia norte-sul né a Cosan ganhou
esse leilão É hoje um dos maiores grupos
de infraestrutura queria saber de você o
plano para malha Ferroviária do Brasil
que se a gente pensar nisso a gente A
Ferrovia norte-sul é uma vem desde a
década de 80 a gente tá discutindo isso
né Sempre Com obras inacabadas qualquer
país do nosso tamanho país desenvolvido
Tem quarenta por cento do modal
Ferroviário o Brasil opera com 15 Então
fala para gente um pouco do que vem
entrou em operação da ferrovia norte-sul
Quais são os planos para entrarem em
operação EA interligação de todos esses
terminais
e eu acho que Luiz Luiz acho que você
mudou seu microfone
aperta aí o ícone Zinho não é não tem
problema nenhum todos nós fazemos isso a
nossa Mania
festa por favor
porque ali foi foi foi permitido né a
gente fazer uma expansão que era muito
importante que onde desemboca todas as
ferrovias na tanto vendo centro-oeste
com dúvida na área Central Então esse
foi um gargalo e continua meter um
programa bastante grande de obras de
melhorias de duplicações para ganhar
capacidade Mas já tem uma capacidade
maior e o novamente agora com a conexão
com a área Central que já chegou em Rio
Verde né já tem um terminal e o ver
operando né conseguimos fazer a ia sair
para ficar sempre alimentação antes do
prazo previsto no no leilão então agora
subindo em direção a Itumbiara para
completar o objeção em Imperatriz
e a completar o restante da operação
então assim a partir crucial já está
pronta né Hoje os grandes armazéns para
receber a carga também estão pronta e a
gente continua E aí na expectativa que
ela vai ser totalmente entregue dentro
do prazo e
trazendo todo esse volume que antes a
transportado é por rodovia e ou por
outras ferrovias o mais eficiência por
esse modelo então é funciona muito bem é
assim eu acho que a gente quando o
modelo a gente sempre em conta algumas
surpresas na qualidade do que tava as
obras anteriores mas no final no final
das contas ele conseguiu com
muita perseverança e dedicação e
trabalho com o outro sorte que também
fazem parte desse projeto né então de
armazenagem e de
hoje nação de grão completar no tempo e
toma transportado dentro do do previsto
sim e obviamente esse ano foi o ano que
a safra quebrou e aí sobra mente outro
Outro fator que faz parte nessas partes
é do Xisto o
meu jogo leque espanhóis que estão as
coisa muito importante eu acho que o
investidor não tem não tem problema em
assumir riscos que ele pode prever não
ele pode entender novamente de uma
ferrovia que depende bastante de grãos o
risco climático e o risco de uma quebra
de Safra existe esse é um ângulo para
mexer uma quebra enorme da safra de
milho
no Brasil inteiro calmamente afetou os
volumes nós vamos transportar nesse
último trimestre do ano né mas isso é
possível que não dá é para você pegar
outras surpresas que você não previa
como falsidades constitui aí você
assusta de fato os investidores e reduz
Ah tá é porque eu acho que é uma coisa
fundamental de todos e entender a coisa
que o brasileiro médio precisa entender
é a opinião pública em geral é que eu
não sou as pessoas malucas e esse
processo só se viabiliza uma visão de
longo prazo
e se não é como como foi colocado aqui é
melhor investir em títulos líquidos que
você vai ter uma rentabilidade garantida
no período mais curto e conferida então
é fundamental a capacidade de
entendimento dos riscos e não ter
surpresas em projeto dessa magnitude que
a série está fazendo a 40 fazendo tudo
pessoal de saneamento né Acho que o
leilão do Rio de Janeiro para mim foi um
grande
ponto de inflexão não tamanho do das
oferta de o compromisso de investimento
feito as foram fantásticos acho que
abriu de novo uma nova Avenida que já
existia no setor elétrico setor de
infraestrutura Ferroviária E rodoviária
telecomunicações e agora trouxe também
setor Saneamento de vai aumente
movimentar importantes recursos e de
novo que eu falei no início das e
dignidade para milhões e milhões de
brasileiros que é fundamental o Marco
então na esteira do que Luís disse como
mudam suas perspectivas de retorno risco
agora com essa mudança de cenário no
Brasil principalmente no que diz
respeito à taxa de juros que estávamos
discutindo né na mínima histórica para
uma perspectiva rápido assim muito muito
rapidamente de de dois dígitos e também
me fale um pouco dos planos para a Dutra
e como não sei se talvez divisa dos
planos do Luiz Henrique apostar em outro
e modal né que é o modal Ferroviário EC
que tem suas principais a tem sua
principal atividade nas rodovias
primeiro né Sem dúvida esse ambiente de
incerteza né que afeta a estrutura ter
uma e da curva de juros né como Gabriel
falou Luiz falou isso traz né complexo
dados adicionais na hora que a gente
modela um projeto como a Dutra por
exemplo que tem 15 bilhões de
investimento nos primeiros oito anos de
concessão e o que o Luiz falou outro
ponto a gente tipicamente um projeto
infraestrutura você coloca os
investimentos né em transformar o ativo
fixo durante dez anos você não tira um
real de dividendo da concessão
provavelmente durante uma década e você
após essa primeira década que você vai
começar a coletar fluxos de cacho né
Para que no final dos 30 anos você tem
uma taxa de retorno e eu já volto no
ponto que você perguntou mas é muito
tentador muitas vezes né para o
político que não entende né o
a quebra institucional né de olhar um
ativo maduro Pronto né e eventualmente
aquele político não participou do início
da concessão ou da concessão daquele
serviço público e de fato fica atentado
em de alguma forma querer se apropriar
daquele ativo ou mudar termos de
condições que foram contratados dez anos
atrás então a segurança jurídica é chave
ela é condição necessária porque a gente
só vai te retorno o acionista só vai
receber um real depois de uma década e
alguma coisa é então é por isso que
segurança jurídica e institucional e
Fundamental e naturalmente te
visibilidade quando eu falo segurança
jurídica também Econômica né você ter
estabilidade Econômica para contratar
para 30 anos e entender a dinâmica de
taxa de juros que são projetos muito
alavancados como a gente chama né você
contrata tipicamente financiamentos para
setenta por cento do investimento
e de modo que você possa oferecer uma
tarifa
competitiva uma tarifa social muitas
vezes e então componente de
individamento também um componente
fundamental na equação de retorno para o
projeto Z equilibrado né e sustentável
estão com isso taxa de juros tem um
elemento muito grande na equação de
rentabilidade A incerteza de curto prazo
traz complexidades como a gente faz né
naturalmente cada projeto tem a sua
matriz de risco né e a gente preci fica
aqueles riscos
sensibilizando o conjunto de variáveis
sem trabalhou com cenários né vários
exatamente cenários e simulações dentre
essas variáveis além das variáveis das
premissas operacionais
né existem as premissas financeiras né e
sabendo obviamente do ciclo econômico
que o Brasil está e sabendo das
dificuldades estruturais né seja de
conta pública seja qual for que o Brasil
e existem cenários também de choque de
Juro ao longo do caminho
então hoje o um dado que o Gabriel falou
né a curva de inflação pegar ntn-b de 30
anos ela tá no mesmo nível de dez anos
atrás é como se ele tivesse voltado dez
anos
Enfim então é esse tipo de complexidade
que a gente traz mais de novo porque o
seu pior cenário é isso era um
funcionário você tá errado né
considerado mas desde que a gente tenha
contratado né que o contrato funcione e
muitas vezes o contrato do ponto de
vista de receita ele remunera né Você
corrige a receita a tarifa inflação se
aquele contrato funcionar se tiver uma
gestão de custo bastante disciplinada né
E você tiver uma estrutura de Capital
que faça frente a esse cenário nessas
flutuações de geração de caixa
operacional o projeto ele se sustenta
mesmo com essa instabilidade de curva de
juros mas é assim a matriz de risco bem
definida né e A Gente Está confortável
com as ações que a gente Tomou Gabriel
quando a gente pensa nos Estados Unidos
uma coisa que eu falei é no início do
nosso debate né fala sobre esse pacote
de infraestrutura de 1.2 milhão de
dólares que foi aprovado o congresso
depois de muita discussão A inclusive
entre os próprios Democratas mas se
sente investimento em infraestrutura em
geral nos Estados Unidos e rodovias
ferrovias renovação de tudo Pontes
viadutos estradas compostos de recarga
para carros elétricos E aí a gente olha
para o Brasil e a gente vê que o setor
público participa muito pouco vocês
trouxeram alguns números né eu tinha
aqui que era um investimento e sobrava
queijo meio por cento do PIB nos últimos
anos e agora mais recentemente uma taxa
ainda menor de investimento PIB a gente
tem um orçamento engessado tem o teto de
gastos enfim que anda mesmo moralizado
mas tentando segurar Ainda tentando
atuar como Âncora fiscal Qual é a
equação né que a gente bem dessa Liberal
como se o setor privado desta conta de
tudo mas a gente sabe que na verdade não
é bem assim e onde é que o Estado tem
que entrar com quanto ele tem que entrar
para essa equação fazer sentido público
e privado a gente tá no na mínima
histórica desde que a GVT começou a
medir o investimento que a união faz em
infraestrutura se a gente tá com um
volume de investimento que hoje não dá
conta de repor nem a depreciação isso é
culpa muito da forma não a questão
conjuntural de uma atenção estrutural do
país Aldeia a infraestrutura vai
piorando never – infraestrutura de um
ano para o outro hoje do Bonde você não
consegue cobrir nem a depreciação Essa é
a verdade mas eles são tema estrutural
pela forma como a gente trata o
orçamento público a gente trata de uma
maneira igual custeio e investimento
essas duas essas duas é o brigas deviam
ser tratados dinâmicas distintas o
custeio deve ser contido o investimento
em setores de infraestrutura e se deve
ganhar participação dentro do orçamento
público mas aparecendo ficar fora do
teto de gastos você tiver eu acho que é
uma proposta demandaria mais tempo a
gente discutir aqui o que eu acho que é
fundamental a nossa mais objetivo mais
simples é concessões e ppps são maneiras
muito mais inteligentes de contratar o
privado porque eu consigo um alinhamento
muito melhor do Conde do resultado que
eu desejo para a sociedade numa ppp uma
concessão porque diferente de uma obra
pública onde a gente vai fazer o ativo
constitui o ativo vai entregar e vai
embora quem faz constitui opera e mantém
e depende da operação para ter receita
mas ela pela melhor qualidade possível
da prestação do serviço do ativo então a
modalidade de PPP e concessão modeled
muito mais eficiente para gente
conseguir contratar o setor privado e
vamos lembrar o nome é obra pública mas
obra pública também contrato um privado
para executar então é simplesmente uma
questão de qual é a maneira mais
inteligente de contratar o privado o que
que eu entendo hoje o ponto quando
estava comentando uma também a gente
vive no país que muitas vezes dizia o
ministro da Fazenda o passado em certo
essa questão de você rever o passado é
muito complicado para investimentos onde
a receita que vai acontecer ou aquela
relação vai acontecer no último ano
talvez é no último ano você não teve
aquela rentabilidade todos os anos então
você precisa dar essa estabilidade um
dos riscos que é muito complicado de
administrar é esses investimentos
costumam passar um mandato passar uma
gestão o risco de recebimento é muito
complexo seria muito importante que a
união por exemplo pudesse pensar em
estruturas de garantias para colaborar
com esses projetos de PPP e concessão
Talvez um dos temas mais importantes que
podia fazer como é que eu consigo
alavancar recursos privados que estão
disponíveis para investir estão
disponíveis para correr o risco da
atividade o negócio mas quando você traz
se risco de Será que eu vou receber e
não vou receber esse é o risco
complicado só que vai conseguir manter a
regularidade do constitucional Esse é o
risco complicado de se gerenciar Então
acho que se a gente conseguisse criar
estruturas onde a união consegue dar
garantias para contrato de PPP e
concessão ajudar porque e foi
inteligente em colocar boa parte das
atribuições nos entes subnacionais mas
os recursos não estão conscientes
subnacionais os recursos ainda tão
curioso e teve uma dívida com o estado é
muito diferente de você ter um título
público emitido pelo thesouro Federal eu
acho que é a união agir como se fosse um
garantidor Eu acho que isso poderia ser
uma solução que poderia alavancar muitos
recursos que você retirasse da conta que
essa é uma conta que não dá para ninguém
colocar de risco é a possibilidade de
inadimplência de um gestor Municipal ou
Estadual que pode acontecer troca o
governo se ele só não quero mais não
pago mais isso é uma conta que não fecha
isso é uma conta que não existe não
existe
prêmio que você vai colocar na modelagem
que vai dar conta de um problema com
esse Mas eu fico imaginando também
Gabriel daquele daquele tipo de
infraestrutura que é menos atraente para
o setor privado né sei lá e se trata de
sinais tem que tem coisa que o setor
público vai ter que dar conta disso que
eu acho que depende você contar como PP
uma solução mesmo que você não tenha
você demande recurso fiscal um dos
projetos vão demandar recursos fiscais e
Eu ainda acho que a modalidade de
contratação via app é uma modalidade
mais inteligente do que a obra pública
pelas pelo alinhamento de interesse o
grande segredo quando você contrata uma
pessoa quando se contrata uma empresa é
linha o interesse para o resultado me
parece que você contratar uma obra
pública depois que ele contratou pelo
menor preço colega como é que a maneira
que ele aumenta a lucratividade dele
reduzindo os custos e muitas vezes
comprometendo a qualidade quando o sou
responsável pela operação e manutenção
Quem vai ficar com a responsabilidade se
por acaso acordar de foi penhorada é o
próprio concessionária então nestes
casos eu poderia pensar no app mais uma
perder 20 anos e quantos estados tem
condições de dar garantias para 20 anos
Talvez
eliminasse esse problema da conta de
Será que eu vou receber isso conseguir
alavancar Muito muitos recursos da
iniciativa privada para esse tipo de
projeto entendia interessante Luiz
Henrique eu quero voltar um pouco ao
assunto que eu acho que é cara você
precisa abrir essa entrevista falando de
A genética mudanças climáticas a gente
vive o contexto da Copa 26 eo pior da
Raízen também foi calcado nisso né nessa
Bandeira nessa mensagem de Economia
circular economia de Baixo Carbono eu
quero saber da Cosan projetos para isso
mesmo para transição energética aposta
nesse mercado de biocombustíveis qual
qual futuro aí que se avizinha as
grandes mudanças como é que você vê isso
então eu acho que vai ser falando mas
Obrigado aí pelo pelo gancho posso só
falar uma coisa vai terminar aqui ó
prefeitura tinha placa cimentícia como
presente eu acho que a gente tem na
caixa deverá pensar aí eu acho que foi
material tem outro ponto que é imposto
sobre infraestrutura na 16 que alavancar
a prestação do PIB é teu oponente que
volta depois da tarifa do usuário ou no
preço da água na cidade que é o imposto
recolhido quando está fazendo
investimento né então coisa tá comprando
cimento para investir ou comprando cabos
para uma transmissora teste devia ter
uma reflexão o meu destino no copia no
executivo e legislativo se não é muito
melhor você diferir isso para receber na
tarifa e ter mais competitividade o que
tentar cobrar nos investimento a cabeça
fosse Olha né do total do Budget de um
de um projeto de infraestrutura tem um
percentual grande né de impostos aí né e
no fundo se você está aumentando a
proporção do PIB aumetando investimento
ele ele é extra orçamento estava
previsto né porque ele tá ele tá
entrando além do que era o teu reino em
leite adicional com baixo investimento e
futuro então acho que essa muita
oportunidade que eu sei que é difícil é
complexo dia que discutir isso mas eu
acho que a gente diz travaria uma enorme
capacidade de realização de projeto
inclui os processos mais dificuldade
como foi colocado é onde o governo tem
que entrar com a participação do ppq de
um lado ele bota o suporte de outro ele
ele está recebendo o imposto ao hoje a
gente pudesse equacionar disso mas
simplesmente não esqueçam de função que
pouco se tem mas em países a visão de
imposto itapex é muito diferente do
Brasil no Brasil taxa capex e opex na
mesma maneira e esse negócio tem que ser
repensado de maneira radical é voltando
a se nossos planos a gente novamente é
um enorme que os versos do poema né o
grupo nasceu em biocombustíveis né na
verdade lá trás até no na
mexicana e a gente vem investindo
bastante Nisso porque de novo gente
aquele que o Brasil tem uma vantagem
competitiva e gigante que pode te faço
só potência verde aí tem muita coisa boa
que aconteceu na companhia de
apresentação da nova Bia né que é um
programa é de mercado para incentivar a
transmissão de forças para
biocombustíveis na matriz de transporte
do Brasil com crédito de carbono
negociados todos os dias da B3 e
comandados na e metas a serem a serem
cumpridos né então isso é o negócio já
existe no Brasil e multi país falam
muito nisso e não tem e
a enorme da expansão média da Matriz
renovável do Brasil que já é bastante
significativa mas a pode crescer muito
nesse já é o óleo que seja solar né seja
os biocombustíveis e biomassa nem tão de
coisa que está investindo amando esse na
tua pergunta investido maciçamente já tá
na última geração né que é um produto
onde você pega a toda o bagaço EA palha
que são subprodutos do processo e usa
para produzir o etanol a partir da
matéria sem lógica mas esse aumento em
cinquenta por cento a tua produção Outra
Vez mar a plantar então se não sei e
Planeta nenhum hectare esta para
produzir cinquenta por cento a mais
reproduz a terra rio o programa grande
de expansão de novas plantas que estão
todas elas já contratadas e todas elas
vendidas principalmente mercado terra a
outra coisa fantástica Nossa avisar o
biogás é que o famoso precisar o caipira
onde você usa vinhaça que é um
subproduto também na produção de etanol
a cada ali e produzem doses de vinhaça
que a paciente a água que tá dentro da
planta está em matéria orgânica dentro
estamos de fato fazendo por digestão
produzindo biometano que vai ser a
produção de energia elétrica ou para o
uso
em veículos né que vão ser sobre diesel
né então agora nós correr cadeiras nos
tratores os nossos caminhões também
ajudando a reduzir a pegada de carbono a
nossa operação né e por último
investimento grande nosso em geração
distribuída seja nossa operação de gás
criado infraestrutura para os nossos os
nossos clientes fazer chantilly ou seja
na operação via raiz em com
partes Olá geração distribuída e outras
formas então é a parte integral da nossa
visão o gás é a energia de transição ele
é fóssil eles ajuda bastante estabilizar
o sistema como todos né que tem a
variação climática do outro lado mais
sombra no sol + vento vento vento mais
seca menos seca tão gás essa data a
estrutura tanto com gás renovável eu vi
o metano no biogás ou gás natural só as
nossas apostas grandes aí é para frente
tanto na raiz enquanto na compra
marca se quiser falar um pouquinho sobre
esse tema também na CCR mas também saber
de vocês enfim essa é sempre lembrada
pelo investimento em rodovias mas também
tem barcas mobilidade urbana aeroportos
e leve a gente tem dois leilões previsto
para o primeiro semestre do ano que vem
os aeroportos Antes do bom Congonhas
como é que vocês estão nesse
posicionamento para outros ativos
investimento em outros ativos vão
ampliar o portfólio de vocês aeroporto
por exemplo é um é um gol é um objetivo
que a gente definir o nosso perímetro de
atuação um plano estratégico a gente
aprovou no começo desse ano aonde a
gente vai investir nos modais onde a
gente atua que são os modais aonde a
gente construiu competências nos últimos
20 anos que a gente entende a matriz de
risco com detalhe que a gente tem gente
muito qualificada que a gente atrai
retém desenvolve que a gente os sonhos
com a cadeia de suprimento a relação com
os órgãos reguladores já todo
estabelecida e a gente entende que é o
nosso círculo de competência e aonde a
gente vai alocar capital né e criar
valor para os acionistas mas para os
demais stakeholders então alocar emos
Capital em rodovias existe um pai Klein
rodovias identificada na pós leilão de
Dutra a gente tem BR 381 agora dia
20dezembro bloco do Paraná que é um são
alguns blocos né com que montam quase 40
bilhões de reais de investimento em
mobilidade urbana é o outro modal né a
gente também venceu uma licitação esse
ano com velinha 8 e 9 da CPTM hoje o
nosso ativos transportam cerca de 3
milhões de passageiros dia então é um
ativo grande relevante complexo
relevante pro grupo e terceiro
aeroportos que era um ativo era uma um
negócio menor dentro do grupo CCR E que
esse ano nós adquirimos 16 aeroportos 15
aeroportos na sexta rodada blocos o
bloco central e o aeroporto de Pampulha
e a tem a expectativa da 7ª rodada com
Aeroporto Santos Dumont Congonhas e
outros aeroportos e do qual a gente e
avalia todas as oportunidades mas não
deveremos entrar em outros modais ou nos
setores nos próximos cinco anos ou até o
final de 2025 aonde a gente entende ter
um pai pe Line bastante robusto dentro
dos modais aonde a gente entende ter
diferencial competitivo mais santos do
mão em Congonhas Então são a meta
interessante é uma meta interessante
desde que os contratos venham bem
modelados mas a gente entenda obviamente
os riscos que a gente vai em correr né e
sabendo Todo O entorno dos contextos
locais né quanto à discussão dos modelos
a serem discutidos mas sim ele é são
dois ativos estratégicos para gente
também né pra conversar agora um pouco
Luiz né a gente tava falando e muitas
vezes o Brasil tem Estrada essas né de
barro para escoar grãos a gente fala de
uma infraestrutura de passado que a
gente não precisa investir muito em
ferrovias e melhorar rodovias Pontes
viadutos Oi tá discutindo é simples
estrutura do Futuro nessa expostos de
recarga para carros elétricos como é que
você ver esse esse caminho do Brasil e o
Brasil se posicionando na construção
dessa estrutura do futuro eu acho que é
muito importante que a gente tem a a
frente das principais empresas do setor
como está vendo aqui pessoas que
enxergam nas deficiências que o país tem
oportunidade eu acho que isso que é que
é o que faz as pessoas serem
empreendedoras e eu acho que foi a gente
olha desse ponto de vista o Brasil tem
muitas oportunidades depende da gente
conseguir transformar essas deficiências
em oportunidades através de boas
modelagens para estes projetos Eu acho
que o Brasil tem tudo para liderar e
ocupar uma posição de destaque nesta
transição para a questão do uma Economia
mais sustentável focado numa estrutura
social que baseado em energia limpa
menos poluente racional isso eu acho que
o Brasil tem tudo para ocupar esta
posição eu acho que precisa discutir um
pouquinho às vezes a gente fica
discutindo com essa o Fado coisas desse
tipo mas eu acho que não discutir um
pouquinho quem é que vai pagar por esta
conta e o que que eu quero dizer com
isso eu acho que hoje não tem muita
clareza no estado ou no debate
democrático dos subsídios em tem vários
subsídios às vezes para setores que
fazem pouco sentido e às vezes e tem
faltam subsídio para setores que
deveriam ter porque eles geram
externalidades positivas para a
sociedade como um todo como o setor de
infraestrutura não faz sentido se
retirar recursos do setor de frescura
você tem que puxar recurso por esse
setor que geram externalidades para a
sociedade como um todo eu acho que essa
é a discussão ir para o centro a gente
sabe qual é o caminho a gente sabe que
precisa ser feito como é que a gente vai
pagar esse processo eu acho que tem que
cobrar de quem faz sentido cobrar e
mandar o recurso por onde faz sentido
mandar essa é acho que é o ponto
principal colocar em eventos como esse
isso no centro do debate democrático
cabe mais uma rodada de perguntas uma
última a gente tem mais 15 minutinhos
então eu quero né fazer uma breve rodada
com cada um de vocês Luiz começando com
você falando sobre as novas áreas a
ficar entre estrutura nas quais a
posição para atuar aqui que a gente pode
esperar para o futuro próximo você falou
de mineração na sua primeira resposta
que que você destacaria e de novas
fronteiras da Cosan
e os seus nesse cenário de logística na
naquela operação Ferroviária
portuária e armazenagem a gente acabou
de se autorizado pelo Estado de Mato
Grosso extensão de Florianópolis a boca
do rio verde e adiantando ainda mais a
fronteira agrícola para a cargas e
reduzir o custo de transação e de
operação da
agricultores daquela região Então esse é
o nosso foco não é o foco determinar que
eu falei a malha central e de concluir
as melhorias estão sendo feitas muitas
vezes é importante para um feito esse
ano e continuar sofrendo no porto de
Santos onde é importante desengargalar a
gargalhar e aumentar eficiência seu
tempo de rotação dos nossos vagões e
locomotivas do porto vem caindo
drasticamente são cair ainda mais para
que ele possa fazer a viagem o futuro de
Lucas do Rio Verde 10 anos no menor
tempo possível né Então aí então um
investimento grandes investimentos em
automação nós já temos já já hoje já os
três arrumo na nessa malha já tracei a
com
autônomos né realmente tem lá o nosso
maquinista acompanhando mas tudo
comandado pelo computador e definido
aqui tá em velocidade redução etc de
certa tudo isso buscando a redução da
pegada de carbono né que eu tinha Brasil
nos últimos três anos mais de quinze por
cento o nosso consumo de diesel que
obviamente traduz na redução da pegada
de carbono não é seus investimentos
principais está fazer novamente dos
outros negócio né gente no fundo tem
muita Logística em todos os negócios é
um investimento grande que foi feito na
raiz e nos últimos anos infraestrutura
de distribuição de combustíveis me
acostumo dezenas de terminais pelo
Brasil afora principalmente na região
centro-oeste norte e Nordeste onde não
tem basicamente refino da Petrobras e da
importante você tem textura não só para
receber produtos nacionais mas é
importação esse grande circo foi o
concluído a gente continuar fazendo é
importante de investimento para
desencalhar
terminais aumentar Nossa de novo sempre
nossa capacidade entrada e saída de
caminhão e rotação dos ativos né Acho
que o grande foco aí na da CCR com Marco
de todos os investidores em
infraestrutura é escala mas se outra
coisa importante do Brasil se entender
você precisa de player que tenham o
portfólio de
ativos relevante até que ele consegue
diluir o risco de eventos né seja
eventos de queda de consumo em alguma
área ou se tem outro inseto mas
principalmente a escala neste âmbito que
necessita de uma operação de baixo custo
de muita eficiência que só consegue
trazer escala por gente competente time
de alta performance concentrado nesse
negócio mas o nosso agora agora é a
concentração no nosso vídeo de de
ferrovia No que diz respeito à
infraestrutura Marco você quer
complementar gente tem dois minutinhos
eu acho que considerações se a próxima
Fronteira CCR esse de baixo que o Luís
trouxe sobre escala o criou a recuperar
o último ponto de uma discussão que eu
não tenho que eu preferir não participar
em função do tempo aqui primeiro é em
relação a uma agenda estrutural né Eu
acho que tem uma oportunidade muito
grande desenvolvimento de fato do
mercado de project finance no Brasil
hoje tem muito pouco linha de
financiamento correndo o risco
específico do projeto tem sempre uma
necessidade de um aval da Holden Então
esse é um mercado que ele é muito pouco
ofertado os bancos de fato ainda não tem
uma escala relevante nesse mercado de
project finance que é fundamental para o
desenvolvimento
do setor dois é pele de dentro de
infraestrutura esqueci já foi aprovado
no Congresso dá para ser aprovado no
senado ou seja Estendeu o modelo atual
que traz incentivo para pessoas físicas
mas agora para Fundos né investidores
institucionais é mais um instrumento de
financiamento que é tão relevante para o
desenvolvimento do setor e o outro PL né
da nova lei de concessão para
simplificar processos trazer mais
transparência
regular organizar né ah ah a faculdade
do das autorizações regulatórias onde o
privado pode ter mais presença na
concessão de não na concessão mas na
prestação de serviços de essenciais
públicos através de investimento em
infraestrutura Então essa simplificação
é fundamental e o último ponto que eu
queria colocar o Luiz ter a chance de
falar muito da atuação
em projetos né de redução da pegada de
carbono eu queria chamar atenção para o
oeste do RS diz nessas que a atuação
social que toca no que o Gabriel falou a
gente tem o privilégio EA
responsabilidade de trabalhar contra
estrutura e infraestrutura em função dos
seus encadeamentos produtivos eles geram
muitos benefícios diretos e indiretos
um para cada um real um dólar que se
coloca no investimento em infraestrutura
sujar outros quatro seja benefício
direto demais arrecadação emprego na
concessão e na obra específica ou
benefício indireto em função de uma ser
cada ação um emprego ao longo dos
Municípios lindeiros uma determinada a
concessão de rodovia por exemplo você dá
a possibilidade daquele município
investir mais em saúde segurança e por
aí vai então o impacto o benefício
social de investimento em infraestrutura
é um negócio que a gente se preocupa
muito em mensurar e também né de
colaborar com esses dentes na melhor
alocação de Capital desses recursos
desses novos recursos que promovam o
benefício social daquelas comunidades
Então essa é uma pauta muito importante
para a gente do S porque a gente sabe
que o nosso Impacto e relevância para
aquelas comunidades é é fundamental para
arrematar Gabriel você vê alguma
preocupação também com a mudança de
governo mudança o presente subir ao novo
governo de esquerda e muda toda essa
equação para investimento em
infraestrutura de novo quiosque no
sempre tem essas essas turbulências em
momentos de eleição mas eu acho que
agenda principal o ponto principal para
a gente falar que é diferente de outros
momentos de crise do Brasil a gente não
passa por uma crise de dívida externa a
gente não passa por uma limitação que
possa nos amarrado o pontífice externo é
hoje depende muito mais da gente depende
muito mais de nós enquanto sociedade
brasileira consegui se organizar para
este projeto de um Brasil diferente para
o Brasil do Futuro EA infraestrutura tá
no centro disso a infraestrutura tá no
centro disso para conseguir gerar
emprego para conseguir uma Economia mais
sustentável mas quando a minha mais
Verde então eu espero que independente
de quem seja que vai ser o presidente
daqui a partir 2023 é que isso tem que
estar agenda Central essa é uma questão
de sociedade é uma questão de política
para um país
então debate comê são fundamentais que a
gente colocar essa questão do centro
muito obrigada Quero agradecer muito a
partes o Henrique Guimarães da Cosan
diretor presidente da Cosan Marco
Cauduro se ou da CCR Gabriel galipo da
Calypso consultoria uma delícia
conversar com vocês durante a só uma
hora boa sorte bom trabalho nos projetos
aí de vocês é obrigada também pela
companhia pela audiência
a
[Música]
brigada namorado é bom né É
E aí
[Música]