Oi
boa noite a todos e a todas e sejam
bem-vindos ao início do segundo dia do
evento aquilo foi pensando em chefe
Spears 2021 ela vai Rafael Toscano sou
diretor de gestão da Operation e o rosto
essa mesa de Redonda esse painel aqui de
conversa que terá como tema a
identificação o futuro do motor Esporte
assim como ontem nosso objetivo aqui é
trazer a visão mais completa e promover
--*--
um debate bem interessante sobre esse
assunto com diferentes pontos de vista
pessoas referências em diferentes áreas
da indústria possa também do Jornalismo
--*--
e do automobilismo em geral nosso
--*--
objetivo vai ser então falar um pouco
--*--
sobre o presente o futuro do motorsport
passando desde as categorias de corrida
--*--
até mesmo carros esportivos que já são
mais voltados para uso nas ruas então
por isso que eu comentei para trazer
--*--
essa visão bem completa temos quatro
--*--
cuidados muito especiais aquela Live
então eu vou abrir para você se
apresentar em mas temos aí pessoal da
Audi quando é Maranhão o pessoal da
--*--
Rimaq atualmente essa internacional um
castigo João eu paro um famoso caixa
curto Então sintam-se à vontade para se
apresentar acho que a porta alfabética
caso fica aí que podem começar as
--*--
apresentações Caique vai se o Cássio
Então por ordem alfabética vai
Boa tarde pessoal boa noite aí eu sou o
Caique trabalhando na rima eu tô na
parte de pós-vendas serviços pós-vendas
ele junto com o João
eu sou formado em engenharia de controle
--*--
da promoção na OS em Blumenau
aí depois eu fiz um mestrado na
Inglaterra de mecatrônica voltada para o
transporte
--*--
aí durante a sua estada para ver alguns
projetos de eletrificação e controle até
tive oportunidade de
participar Em uma competição da Rima o
--*--
que depois me facilitou a conseguir a
--*--
vaga aí dentro da empresa
e colocar esse do André Maranhão
primeiro a gente conversar eu tô fazendo
é tudo Engenheiro não tem problema
atualizado principalmente em
automobilismo e setor automotivo também
mais ou menos 20 anos de carreira aí
nossa praia e
piloto amador serve profissional nas
horas vagas e um dos gastos da
eletrificação tanto na no automobilismo
como nos carros de ovo
E aí
Oi João
bom então continuar sequência boa noite
para te dizer boa tarde para vocês é ou
é boa noite já Boa noite a gente aqui já
tá
15 horas da frente a
Olá bem-vindos aí ao Nossa Live a minha
formação na sou engenheiro mecânico
automobilístico formado pela FEI em São
Paulo mas antes de tudo entusiasta
dentro esse tom Mística né Sempre foi
mexedor gosto de carro sempre você de
carro e acho que vou continuar gostando
de capas para sempre só a doença eu acho
que todo mundo tá acompanhando aí sofre
e
rapidamente aí sempre trabalho na área
de pós-vendas né a junto com o André
--*--
Maranhão quando estava na Audi
--*--
A1 e essa experiência que proporcionou
nessa oportunidade de trabalhar
atualmente na clima em Croata para todo
mundo curiosidade aí se fala em uma essa
pronto incorreta no Croata para falar o
nome da empresa tem mais automobile e
hoje não está aí desenvolvendo
--*--
pós-vendas e terminando desenvolvimento
do o clímax Oliveira
É isso aí mais detalhes a gente continua
--*--
aí ao longo da Live Beleza
então vamos lá então Os últimos serão os
primeiros e os primeiros serão os
últimos né é eu sou o André Maranhão né
apesar do Maranhão sou de Recife e moro
em São Paulo disse na Alemanha né então
--*--
cara quase internacional
eu sou engenheiro de formação na
engenheiro mecânico com especialização
em engenharia automotiva em pela pela
USP atualmente eu tô só responsável pela
é pela nossa nacionaliza são né de
--*--
produção local Aqui no Brasil é pela
pela Audi no Brasil Ainda temos alguns
projetos
futuros não é para frente alimentação
aqui no Brasil e
paralelo a isso aí também eu tenho um
diário muito grande como o João o Cássio
Caíque todos nós aqui nós temos né que o
pela área automotiva e especialmente
para ela é notificação e o
2010/2011 quando eu trabalhei na cena de
--*--
Sam e a gente fez a introdução do mês
playlist aqui no Brasil então desde lá
né então eu passei com muito dessa parte
dela aplicação concurso Associação
--*--
dinheiro automotivo dando aula na
--*--
Faculdade Senai hoje dando aula no novo
curso na USP de sistemas na mobilidade
também atualização então sempre nessa
área é notificação mais fortemente é
isso
é muito obrigado conversa com o
atualização zera e como Engenheiro falei
um pouco Naldo alfabética vou ter pressa
também mas quem anda falando uns três
primeiros e a gente tá todo mundo
devidamente apresentado da veste muito
bem vindos a Live Então vamos continuar
essa mas não sobre motorsport em
primeiro lugar que a gente pode fazer
uma leve contextualização sobre o que
que seria motorsport peça palestra então
algumas definições do tema e assim como
algumas das principais categorias que a
gente tem hoje e a gente a puxa algumas
umas perguntas aí de maneira simples
alto no transporte pode ser definido
como a parte do automobilismo que não tá
só restrita ao ambiente compatibilidade
conforme a gente é levado a pensar
quando fala nesse essa definição do tema
na realidade ele vai desde a questão das
Pistas com os carros super preparados
altamente especializados por uma
categoria de corrida Fórmula 1 e Fórmula
1 em 100 as outras também mas também
está muito presente em carros do dia a
dia na rua todo mundo conhece as linhas
esportivas da Audi também de outros
lutadores e os carros que são bem
esportivos por natureza então
e aqui por mais que seja levado a pensar
nas pistas ele está presente em
diferentes pontos do automobilismo e dos
carros em geral falando esse lado mais
competitivo achei algumas categorias que
a gente quando a gente fala motorsport
frequentemente a fórmula 1 mas vale
destacar que a gente tem muitas outras
iniciativas tanto elétricas estão fibras
e também a combustão mais
profissionalmente e a gente pode
destacar aí o w e ser desde categoria
GT3 a tela é um corte preto fórmula aí
também muitas outras né então acho que
muito talvez alguns dos Ossos
visualizadores não estejam
familiarizados com essas siglas mas a
gente tá falando em carros altamente
preparados como carros da fórmula e que
são exclusivos para as corridas só
falando ali até carros também que são
variantes das ruas Então pois é por
causa GT3 eles tem uma leve semelhança
pelo menos ali por fora com os casos que
a gente vê na rua como por exemplo
Porsche Ferrari seus carros
Ah mas então tá trazendo agora para as
suas perguntas caso você quem começou
ali a um entusiasta dos carros e trens
Pigossi nas horas vagas você consegue
listar algumas outras categorias dessas
famosas O que você já teve alguma
experiência e acabou participando talvez
de um caráter mais especial nessas
categorias de uma cortadinha aí na sua
pergunta vou começar aqui fazer uma
crítica porque na verdade assim a gente
não pode nem falar em eletrificação seu
futuro do automobilismo é o presente do
automobilismo Fórmula 1 hibridizada
10/2014 já há muitos anos para você
ganhar alemã né principal corrida de
Endurance do mundo no leque é os
protótipos T1 são híbridos a gente já
tem a fórmula e como uma categoria 100%
elétrica a gente tem o ex-premiê né da
Continental como um rali 100% elétrico
então
se você pegasse categoria Sofia as duas
principais categorias do portfólio da
Fiat são a Fórmula 1 é que já já são ele
teve casa bastante tempo né eu em mente
aqui na nossa realidade brasileira assim
como no carro de rua né a gente tava
pouco aqui na periferia do mundo as
coisas chegam depois gradativamente a
gente já tô sim eu tô aqui na minha
garagem Eu tenho um xc40 e vai dormir
Tiago e tem um carro aqui do dia-a-dia
urbano ele roda como carro elétrico né A
gente paga bem os motor a combustão
então é claro que é ainda é acessível
com número pequeno de brasileiro mas a
gente sabe como a tecnologia né vai
ganhando escala e os preços vão caindo
foi ficando cada vez mais acessível É
mas aqui no Brasil realmente quando você
fala de automobilismo as opções
eletrificadas ainda são bastante tímida
na verdade não é um ambiente categoria
CBA ainda eletrificado o que é o tipo de
experiência muito legal com
eletrificação no automobilismo de ponta
esse ano foi a equipe e já foi Race né
com o ex o MD11 TV é por exemplo o
centro nacional ou TV híbrido aplicado
pela E aí né que explora o nióbio Então
usa o nióbio na construção do chassi mas
também usam Power trem e vidro elétrico
para tracionar o eixo dianteiro com
motor elétrico é mas a gente ter uma
ideia do como excipientes ainda tá no
automobilismo ou extreme B no Sertões
ele escutava uma categoria à parte né
como a gente tem legal e 56 e lemann
para tecnologias inovadoras o ex LB como
de veículo ainda não não tava no
restante da competição de onde assim não
tava competindo com os demais mas onde
está falando em relação ao carro de boa
mas a coisa vai ser no automobilismo as
eletrificação nosso automobilismo vai
rolar imagino que até liderada pelas
tocar no primeiro momento quem sabe a
próxima geração de causas tocar daqui a
45 anos já tenha alguma eletrificação
como a Nascar tá indo já por esse
caminho na categoria mais um disco de
todas já tá falando de identificação
Então é só uma questão de tempo no
Brasil é o futuro do automobilismo no
Brasil e o presente no mundo
é muito bom e Cássio pensando assim
nossa algumas séries do YouTube do
acelerados até mesmo que era de uma
olhada Você parece com o jogo uma série
de corrida por mais que elas não fossem
identificadas como que foi essa
experiência e você viu o potencial já
começou um pouco mais se vê como aplicar
parte da identificação dessas categorias
mesmo que talvez não tão conhecidas
é como eu falei vai acontecer porque eu
tô um deles na verdade ele é uma
plataforma de engenharia né de
desenvolvimento e de marketing ainda eu
só tô bilistki então ele sempre segue de
mãos dadas com a indústria
automobilística enquanto é já
antigamente na Europa no primeiro mundo
apesar que eu não gostar muito dessa
expressão é a indústria já tá no
processo de nitrificação massivo isso é
reflete nas categorias do automobilismo
mundial esse processo vai chegar tá
chegando ainda timidamente mas cada vez
mais aceleradamente a própria vulva é
uma das montadoras no Brasil por exemplo
só vende carros eletrificadas 12 não
existe um roubo à venda no Brasil hoje
que não seja identificado é quando o
vamos lá vamos falar de tocaram é quando
o Toyota Corolla e Chevrolet Cruze que
são os carros estão ali forem 100%
eletrificadas ou só existirem são
delicados as suas versões de rua
fatalmente as marcas vão querer que a
versão de corrida também seja
identificado esse processo vai lá é
quase tudo no Brasil né uns quatro cinco
seis anos depois que acontece no
primeiro mundo mais vai acontecer ainda
estava
e dessas e pensando nessa questão que
nem o caso falou de trazer Essas
tecnologias uma transporte sair para os
carros de rua agora passando pergunta
por André mesmo Qual ditando o histórico
bem grande em categorias que são as
realmente a combustão desde as lendas
ali do rádio do Group até também que –
carros de Le Mans ou Le Mans até o
período para retificação ali com os
causos lmp1 Como que você tem visto na
prática essa parte da gratificação
passando do meu transporte para os
carros de rua ou até mesmo com o
surgimento de algumas linhas mais
esportivas da onde
aí se esse movimento de eletrificação
que ele que veio do motor resposta é
também ele veio um pouco até e paralelo
com os carros de rua né a gente nos
últimos dois anos a Audi introduziu aqui
no Brasil o elétron é o Audi e-tron SUV
E logo na sequência o Audi e-tron
Sportback não é que foram os carros é
que Teoricamente os primeiros elétricos
na auditing Eles foram os primeiros tem
que ser elétrico da Audi mais nada A
sala já não na primeira parte da década
passada já tinha a três ó que eram A3
híbrido mas já tinha Q7 e-tron quero que
sete híbrido também e outros modelos
também que eram de forma hibridizada vão
dizer assim na mas não rolou continente
europeu a
áudio de trouxe é a em a 2 anos atrás o
ao direito como falei das duas versões
né ao de subir o Sportback com o
primeiro carro elétrico sem por cento
Eletro da árvore é isso aí é um Marco
assim como na década de 80 no início da
década de 80 ou Audi quattro veio para
transformar né o mundo
especialmente das categorias de rally né
então veio do rali para as ruas e tá
essa tradição da Audi o atração quatro
naquela rounds com tosse e e agora com a
ação quatro elétrica né com dois motores
elétricos 18 defrontar o outro leite
caseiro isso aí faz com que a aula e
mantenha essa tradição e agora de forma
eletrificada e mais do que nunca né até
um
interessante que os políticos que já tem
um pouco feio mas essa essa tecnologia e
tração 4 eletrificada ela ainda é mais
eficiente do que a tração mecânica ou dá
esse totem que todo mundo já conhecem né
deveu a década de 80 com o Audi quattro
as lendas partindo daí Aí pede desses
dois anos para cá é aonde já já lançou
aqui no Brasil inclusive o Audi s7
Sportback né que que é um Audi e-tron
Audi e-tron Sportback e o semelhante ao
direito ao convencional mesma carroceria
porém com o Power Trio imagens mais
forte né E também trouxe o RS e-tron GT
né que é um carro de 598 cavalos até
646 cavalos aí
momento Espera momentaneamente né se
você apertar o pisão Oi total do pé tá
então são carros esportivos já comparar
o carro o carro convencional Cloud tinha
que é o mais tradicional motivo é o
o
R8 R8 tem 610 cavalos né então ele
consegue ser mais repente ainda porque o
R8 tá no seu prova aqui a eletrificação
do conceito de uma marca tradicional que
é a Audi também a próxima por aí então
sem considerar ainda outros carros né
que vai ter que vai ter na frente e eu
vou comentar um pouquinho mais na frente
para não deixar vocês não é com todas as
informações agora mas assim a de forma
geral a eletrificação veio a gente
verifica não só identificação Total com
a notificação de hidratação cargo para
ambos os mundos nega até com o Cássio
falou né do x140 né então ele consegue
rodar no modo elétrico algumas situações
mais curta mas que você precisa fazer
uma um trajeto mais longo porque ele tem
essa facilidade também essa peça
atividade a gente vai ter nesse período
de transição para a electrificação total
oi para mim que legal vs como passa essa
tecnologia assim como que você começou
aqui o ano passado Nossa categoria de
rali foi para Rua legal como é que é
certificação também está seguindo o
mesmo caminho e que nem você falou que
bom que estão trouxe todos os detalhes
dos carros porque vamos fazer isso e
mais tarde saí para frente acho que o
pessoal da Rimaq tá se coçando um pouco
para falar um pouco do carro dele sobre
esse conceito de notificação mas hoje
passar especialmente para a visão
animais arremate acho que a gente o
primeiro por isso que eu tinha um pouco
a mobilidade elétrica em geral caso já
vou puxar essa bola um pouquinho ali
fica poder explorar um pouco mais a
resposta mas para fazer uma
contextualização e até puxando alguns as
da Live que a gente trouxe ontem Vale
destacar que o mercado de elétricos o
Brasil é uma visão de futuro mas eu
também presente nesta também faz parte
do presente a gente tem alguns números
bem interessantes antenado Alberto
começou que subiu muito o número da
venda dos carros elétricos há termos de
comparação no início desse ano e os
destaques aqui hoje a gente tem mais de
45 mil carros em por cento elétricos no
Brasil uma Frota que vem aumentando ano
após ano o que que hoje ainda tem mais
de 38 preparadores ou ou iremos que
vendem carros elétricos ou híbridos aqui
dentro do país então dá para ver que é
realidade Mas a gente não tem um bom
caminho pela frente só vindo para vocês
poderem um pouco é qual que é opinião de
vocês sobre a realidade dos carros
elétricos hoje no Brasil no mercado em
geral e quais são as principais
diferenças que vocês que já tem uma
experiência com esse Veículos Elétricos
perceberam em relação ao uso dele em
relação às causas a combustão
o que está se quiser começar a responder
os outro para não fechar nada eu posso
Cara eu acho que o carro elétrico ele é
fascinante no dia a dia e aqui no Brasil
como eu tava falando antes a gente tem
essa dificuldade de
Ticket de de acesso dele é muito alto
ainda né Então as pessoas não têm tão
facilmente assim a oportunidade de
experiência até porque existe muito
muito pouco conhecimento muito a
ignorância também sobre o tema é a Volvo
tem uma iniciativa muito legal com o
Volvo logares né que parece uma coisa o
patrão ficou maluco né avô passou
emprestar a carros é não conhece é um
Jéssica né pelo Brasil afora justamente
para gerar experimentação nas pessoas e
quando você Experimenta o carro elétrico
no dia a dia e é claro a gente Air Acho
que todos nós aqui né Igual a parte de
tentando assistindo a gente tem o carro
a paixão pelo carro na veia mas na
verdade a gente gosta do Ronco né
ninguém gosta é algo motor híbrido a
gente quer ouvir o ronco DVDs e tudo
mais mas na verdade no seu uso de alho é
de ano e para na cidade no trânsito das
cidades brasileiras Principalmente um
carro que não faz barulho que não aquece
do mesmo jeito que não vibra é ele te dá
uma experiência de luxo muito mais
luxuosa com o perdão da redundância
então é a aceleração instantânea no onde
para do trânsito né do torque em Santana
então é a minha garagem dos sonhos é um
carro 100% elétrico como o carro de uso
diário e um de oitão para brincar no
final de semana um conversível enfim mas
o carro de uso de vaca é tricô ele é sim
o mais atraente do que o carro a
combustão para o consumidor comum né
seja ele é um apaixonado por carros ou
não e vai lembrar e baías que muitas
estatísticas mas é coisa assim de 5 a 10
por cento das pessoas que realmente tem
uma grande conexão emocional com o carro
né os outros 90 95 usa o carro como como
uma praia né e o carro elétrico olhar um
appliance muito superior ao carro a
combustão já hoje e já há alguns anos
há sempre dois que no Brasil Ainda há
gente tem essa dificuldade como caso
comentou aqui a falta de conhecimento
mesmo né com relação a experiência do
veículo elétrico ela é muito superior
quando você tá usando o carro no
trânsito e principalmente quando você
tem uma infraestrutura né Por exemplo
que tem uma colega Nossa que acabou de
trocar de carro ela pegou o híbrido um
captor híbrido tem um incentivo do
governo o governo dá 10.000 euros e
sentiu para ela pegar o carro e ela
consegue carregar lá na nossa porta a
gente tem carregadores para os
funcionários então quer dizer ela tá
literalmente indo pro trabalho é de
graça né porque no serviço ela consegue
carregar o carro então é isso tem uma
pack de bateria pequeno mas que é
suficiente para ela se locomover na
cidade e ir trabalhar todo dia ela tava
vermelha da filha eu também e nunca
vamos de gastos que eu tenho placa solar
em casa Essa moto é bonito você tem
autossuficiência e o custo zero para o
custo zero custo diluído mas alguns que
vou o funcionando valor ao seu imóvel e
depois na no reino encosta ali de custo
por quilômetro fica zero sem dúvida
senhores e aí o pessoal reclamando né do
custo do combustível etc é o cenário
ideal né meu você ir trabalhar sem
gastar a Claro né no nosso caso aqui que
ela tá carregando com a energia da da
empresa no caso
e deixar o Caique faladas
ela corre como pessoal também igual que
são que o Cássio falou questão do
conforto você não tem as vibrações
durante o quanto você tá dirigindo o
carro elétrico aqui na Europa a gente
ver mas atualmente vi uma reportagem
também que é o número de carros
elétricos foram mais vendidos do que a
combustão aqui na Europa então ele tá
aumentando bastante a infraestrutura de
recarga aqui na Europa que a gente tem
bem melhor do que no Brasil atualmente
se for por exemplo no caso só para usar
na Cidade Baixa quilometragem então você
pode recarregar em casa né Mas se for
para longas distâncias Aí sim falei para
ela falta essa é sempre estrutura mas é
mas acho que o futuro a tendência é
aumentar cada vez mais e conhecer os
preços vão baixando também no Brasil
e eu vejo um pouquinho de forma cética
entusiástica ao mesmo tempo né É para o
mercado Premium leva o João falou bem o
caso também o Caique comentou também a
gente tem a eletrificação o carro 100%
elétrico uma base para o dia a dia né o
carro que você pode ter no dia a dia
para quem roda 40 70 80 quilômetros por
dia né noventa e cinco porcento da
população roda vem de 80 quilômetros por
dia para qualquer carro elétrico o menor
tu não ia que ele tenha Ele atende essa
situação o ponto é esse cinco por cento
e que utilizam o carro para maiores
distâncias e aquela necessidade horário
que você tem para fazer uma viagem por
exemplo de São Paulo para Curitiba de
São Paulo para o Rio de BH para o rio
ontem para Brasília e tem gente faz tá
que nesse caso Aí teria que utilizar
transporte aéreo né então eu vejo a
eletrificação ainda tô no uma solução
Urbana mas não para um para uma situação
urbana que a a população
utiliza É de fato uma Tecnicamente
falando atende pela infraestrutura o
carregador em casa ou no trabalho atende
Porém para uma forma genérica Eu acho
que o híbrido ainda seriam a solução
muito interessante para transição que a
gente tá tendo atualmente né a
hibridização ela não mandou um diria que
vai vai ser tão rápida neste momento de
saída da equalização com a identificação
100% acho que vai ter um filme um pouco
mais longo e aqui no Brasil ainda uma
com a questão do etanol como é que você
tem um ciclo mais interessante né
justamente pela pela recuperação naquele
tá aqui a boldo que o que foi emitido
justamente pela pela plantação e Canadá
sobre que vai reter aquele carbono então
tem uma é uma solução muito interessante
no curto prazo até o Grupo Volkswagen no
caso a Volkswagen do Brasil está
contando sair de investimento de 7
bilhões p2026
justamente formas e essa parte de
hibridização tá então algumas marcas que
fazer para Audi e outras marcas vou
focar mais na eletrificação mercado
crime ou então tem tudo a ver nesse
momento então é uma realidade porém a
preocupação começou no começo o preço
dos carros elétricos ainda assim são
muito caro né então se você pegar o gol
por exemplo que custa ela 70 mil reais e
transformar elétrico hoje Ele gostaria
pronto 200 de reais vai então acaba que
você não tem uma equiparação para carros
de entrada né já tá Carlos Coimbra da
parte de 47 506/7 minerais você tem aqui
para ação de valores nas de preço então
fica mais de Luca para para o consumidor
comprar mas eu diria que têm essas três
Mas tente não ficar são a hibridização E
no caso específico do Brasil ainda a
solução de etanol e facilita melhor
eficiência energética e você consegue
ter
homologações mais fáceis aqui no Brasil
é muito legal previsão que vocês têm
diferente é mais que eu mais tempo se
complementam indo desde essa parte mais
prática dentro da implementação dos
carros da física têm pela frente até
também aquela questão de ver o carro não
só com o carro mas também toda a cadeia
de serviço como que ele se comporta em
relação seus hábitos do dia a dia o que
que ele realmente representa e mudanças
e quais sobre a eletromobilidade quatro
presentão que a gente conseguir se
conectar com ele
possa agora por motorsport mas
motorsports mais votados pela rua mas
também pela influência da parte elétrica
e agora sim já jantei aí criam que vão
poder falar um pouco mais aqui dentro
mais as marcas
até o caso comentou ali que tem aquele
sonho estamos então e tem muita gente
que tem essa questão de esse filho com
carro e tudo mais então é bem razoável
dizer que dentro da identificação não só
a gente tem que as cascas desafios
convém designer a preocupação com
autonomia o custo dos casos hashtag
adquire mas também é só outra parte mais
interessante do meu transporte né
performance som e o Finn que não vai
passar pelas pessoas é justamente para
os carros elétricos dessa alta
performance seria um pouco novidade fica
esse mistério fica um pouco
misterioso como é que isso vai realmente
se antes na prática da performance do
carro então eu também se abrindo para
vocês da Rimaq é essas colas encontrar
um pouco mais para empresa mas
basicamente mais uma leve introdução à
bastante conhecida por trazer Veículos
Elétricos de altíssima performance mas
também com pessoas recebem exclusivos
antes sentido vocês podem comentar um
pouco sobre a empresa e a filosofia por
trás desses carros de rua com esse foco
no motorsport e também já adiantando
Quais foram os principais desafios que
vocês tem observado no desenvolvimento e
comercialização deste tipo de veículo
elétrico
Tá
bom acho que eu agora eu caí que a gente
pode fazer um um bate-bola não 12 aqui
mano a tabelinha ou eu acho que a
filosofia da empresa ela tá traduzida em
função da fundação né a Remar que ela
tem 10 anos 80 tem 10 anos eu vou para
11 anos nós vamos ver assim e há 11 anos
atrás era uma garagem e uma BMW Santo M3
com motor estúpido certo mata ele mata
ele começou a empresa dessa forma
fazendo Swap da BMW que ele tinha
estourado motor fazendo drift e
colocando um Power trim elétrico com
esse mesmo carro ele bateu alguns
recordes de velocidade de veículos a
100 porcento elétricos E aí que começou
esse sonho né de desenvolver um
hipercarro uma empresa criar uma empresa
para desenvolver um hipercarro um
veículo que entregasse a performance de
um hipercarro só que sem por cento
elétrico
Oi e aí que começou a esse desafio nessa
jornada que culminou com o lançamento do
universo esqueceu alguma coisa que a
gente acha que nossa filosofia acho que
é isso na relação a filosofia e sempre
uma atende Sempre gostou dessa parte de
competição então a empresa por se tem o
seu DNA competição Esse é o melhor no
mercado em performance exatamente aí é
isso estou falando mal mas se deve tá
pensando não o cara tinha empresa dê
certo não ele comprou esse carro como o
dinheiro que ele ganhou uma competição
de engenharia que ele morreu uma época
que não existia
smartphones etc Ele desenvolveu uma luva
que tinha um reconhecimento e uma
atuação uma comunicação computador deu
alguns prêmios mundo afora E daí que ele
conseguiu financiar esses esses projetos
dired né do começo da carreira então
muito bem a história né fala não esse
cara tinha dinheiro não tinha gente ele
é do Bal a idade entendeu
E tu não feito a gente né foi para
escola de Engenharia e desenvolveu tudo
na literalmente na raça e hoje o acho
que os principais a segunda parte da
pergunta são desafios né Rafael que a
gente já passou eu vejo a eu vejo três
pilares né Eu acho que a gente tem a
tecnologia da bateria né Com relação à a
química da bateria densidade energética
eu vejo a o controle né dos motores
elétricos com a questão dos inversores
né que vão dosar a corrente para
controlar o motor elétrico e quando a
gente pensa no veículo a inversor é uma
coisa que é é nova não tem um ônibus
elétrico a 600 anos-luz
um
pouquinho exagerado mas tem a o problema
é esta que é tecnologia para entregar
performance que hiper carro tem que te
entregar então é um grande desafio você
comprou a temperatura dos componentes e
garantir que ele vai conseguir curtir lá
tem duas repetibilidade de performance a
que o cliente vai querer usar por
exemplo uma pista ou no final de semana
dando os amigos aí no Autoban na vida eu
acho ele mais um ponto aqui é não ia
complementar desafios como empresa em si
que a gente pode ver ao longo da
história como o mate rima de sempre
gostou de sempre aplicativo ele gosta de
fazer as coisas ele mesmo produzir tudo
em casa então desde a BMW dele até o
primeiro conceito introduzido pela rima
é tudo feito em casa nosso novo modelo
também
bom então isso cria muitos desafios
também que em vez se você poderia
procurar alguma solução já pronta no
mercado Talvez o curso de ser um pouco
mais elevado mas não ele gosta de fazer
em casa e desenvolver tudo em casa é
isso traz alguns benefícios também
desenvolve muito a tecnologia e única
também no mercado mas também pode trazer
muitos desafios ao longo do
desenvolvimento
e também como a gente está falando de um
carro de alta performance que ele é
feito tanto para Rua comprou como para
pisca e muitas vezes carros são Poços
estão postos no limite né então o João
tava falando a contrato e controlar a
temperatura dos componentes você tem um
carro andando na cidade na rua um pouco
mais tranquilo mas se ele vai esse carro
para pista então aí começam outro outra
outro tipo de desafios né pensar no
engenheiros na pessoal a gente está
falando de
há 300 400 500 amperes quando o carro tá
acelerando tá então você imagina o
tamanho da dos contatores é para
conseguir de usar essas todas essa
potência então é difícil controlar as E
aí marca está desenvolvendo está na
linha de frente aí para os movimentos
tipo de componente tem um comentário não
sei se eu posso fazer essa menção Rafael
no nosso nosso nossos comentários aqui o
Juliano Rambo ronco do carro é outros
500 mesmo concordo mas o Cristo Eu gosto
de uma motor etc mas a aceleração que o
veículo era consegue entregar a partir
de zero por hora
não tem carro promoção que consegue
entregar pessoal é surreal e acho que é
uma sensação diferente também tanto você
não tem o o ronco do motor Então você se
concentra é um filme totalmente
diferente e se concentra na aceleração e
você ouvir o barulho dos inversores
motores então sim você não tem o ronco
que é legal tudo mas é é tão bem
diferente muito legal também eu tava com
Turbo S aqui até anteontem e passei
alguns dias no uso real né é o carro a
gente a mãe pista mas quando você usa no
dia a dia na cidade e você se percebe
fazendo coisas a capacidade de coração é
tão grande e você a experiência de
vendado no trânsito vira outra você vê
brechas e abrem-se espaços que não
existiriam de outra forma e o Tiger os
fios mas eu não sei exatamente não tive
essa experiência ideal ainda mas o pai
que não tem um modo Sport ele tem um
barulhinho meio Jackson usariam é
gostoso também ó porque não é um mas não
é uma experiência totalmente
não V8 né
é uma coisa de freio motor freio da
Regeneração de energia então a gostoso
também
o brasileiro um resultado
Desculpa mas esse ruído do táxi né que
tem no então gente também foram dois
anos de desenvolvimento
para você chegar nesse ruído existir no
os caras de uma piano do pão de tudo de
Drone de tudo para conseguir chegar essa
e materiais estão que é usado o time
Nitro GP
comentou também essa questão de
percepção diferente no trânsito
diferente é outro passar o carro com o
carro elétrico de alta performance é
muito fácil e simples rápido assim você
começa a ter outra percepção diferente
pode ser um
e o emprego É bem interessante ver que
por trás de toda a Remar que já começou
com a Jandira começou ali com um cara
tentando Inovar buscar recurso da parte
desse tentando
só que esse negócio realmente trazer uma
visão nova para o seu organismo e até já
estava brincando selinho nos Bastidores
mais alguns desafios Vocês trouxeram
constante tensão temperatura a gente
aqui na equipe de Ampére conhece um
pouco talvez não está um pouco melhor
mas é tão familiarizado com os sistemas
o bom é passando então agora para o foco
na áudio a marca entrou nesse comentando
era a gente começou bem alguns carros
mais de rua na partida mas também não ao
transporte ela surgiu com mais força ali
para 2014 com R18 em Le Mans mas lá para
cá claro que seu pai diferentes frentes
a gente também tem áudio da Fórmula
gente também tem áudio alguns projetos
Dakar a gente conversar um pouco mais
para frente então seguindo a mesma linha
da pergunta da Rimaq é qual que é a
visão da Audi sobre a notificação mais
com esse foco nos carros de alta
performance e também mesma linha tem
alguns desafios que seja pode comentar
talvez na parte de vendas também na
parte introdução das novas tecnologias
no mercado
E
desde 2014 né a Audi já participa da
fórmula e na inclusive na
2016/17 de Lucas de graça e foi foi
campeão mas se não me engano nesse nessa
aí seis sete temporadas aí o áudio foi
junto para BT é chato né Daqui a empresa
que o Audi Sport aberta é chato né que
era a o nome da equipe foram doze
vitórias no se eu não me engano ta do
teve algum ano passado no talvez some
alguma coisa aí mas ela fez sucesso na
forma aí só que se você pensar na
tradição da arte era doido para lhe na
resposta anterior ao de sempre prezou
muito pro Endurance por ali né Então tá
no DNA da Audi é a chance da Fórmula 1
por exemplo a hora então não está lá né
então DNA da Audi é mais é de TM
24 horas de Le Mans na está o foco na
durabilidade na resistência do carro das
atraçõ E aí o foco principal yaounde ela
decidiu recentemente focar no nesse
estado mantendo essa estratégia né tanta
que você até corretor que vai participar
do Rally Dakar é com o veículo que é o
RS que entrou um carro até ser procurado
na internet aí vocês vão achar a foto
dele bem diferente o carro não é um
carro de rali né o design tá de rally
mas esse carro aí interessante que é um
carro elétrico né que tem atração
elétrica das rodas porém pela
classificação e se ele é um híbrido
insere né porque ele tem um motor de
combustão não é um tfsi no perficient
naquele gente joga na na atmosfera aí no
máximo 200 gramas é porque lote hora de
bateria então assim é uma eficiência
muito grande Esse motor é basicamente
Esse motor de combustão basicamente para
carregar a bateria que vai funcionar os
motores elétricos e ele tem que ir na
praça que são
33 montanha moto the generator yuriatin
MG o que a gente chama isso é um na
frente e gira o eixo frontal um atrás
não é para tirar as coisas de trás tem
um outro MG o que fica para fazer
justamente nessa essa impressão nela de
energia aquela transformar a corrente
contínua e alternada do motor de
combustão para carregar a bateria Então
esse conceito da eletrificação tá vindo
também para o automobilismo
focado especialmente essa parte de rally
em duas
Oi Ué só fazendo adicionar outra
pergunta agora no
17 de novembro quem quiser anotar aí 17
Novembro a Dezenove de dezembro
32 Dias algo vai fazer um evento aqui em
São Paulo chamado
aos of programs a quem quiser participar
desse Rosa floresce domingo vai ser
aberto ao público sobre inscrição pela
internet né então tempo você vai lá Audi
aos pobres Audi com o inglês não é
alemão
é. Com.br você pode se candidatar lá
para fazer a visita nesse Rosa flores
onde a gente vai vai colocar lá alguns
modelos ela é praticado entre ele vai
ter o RS e-tron GT é o superesportivo
vai estar lá presente não quiser
conhecer presencialmente ter a
oportunidade e também vai ter um o Audi
e-tron Vision GT e para quem gosta de
videogame Talvez o público ele gosta de
Playstation o Gran Turismo é é o carro é
justamente nesse Gran Turismo é aquele
carro que tava lá naquele jogo e ele se
materializou e foi criado o esse carro
conceito ele vai estar lá também além de
um carro que Possivelmente existe
possibilidades futuras vivo Brasil e
arro Audi q4 e-tron Concept né O que
quatro é um carro semelhante ao então um
pouco menor é possivelmente vai ver o
preço mais atraente desse Brasil e ele
vai estar lá também presente de tiver
autoridade moral da história só para
resumir tudo
aonde vai foca na mantém o foco na
atração quatro em duras ali para frente
e vai trazer seu portfólio de
eletrificação junto paralelo essa essa
tendência ao público
Tu já tá no tá Daqui adapte bem legal
ver essa nova para escovação
eletrificação chega limpeza através da
Aldeia através desse legado quem tá
vindo das Pistas então caso voltando
para você você já até adiantou um pouco
essa resposta mas enquanto os
jornalistas youtuber já deu para ver se
tem uma experiência bem interessante com
diversos carros desde as causas a
combustão de alta performance mas também
passando por alguns híbridos bem
especiais Pois é falou 102 países e os
elétricos que adiantou o time
tendo ensinou esse filho e com esse
diferentes carros modo de piloto e
também consumidor Como que você acha que
essa experiência do motorsport tá
afetando a identificação dos carros de
rua influenciam melhor dizendo você acha
que essa a gente tá partida de uma visão
e os carros elétricos São vi só colar
alternativa ambiental e para o dia a dia
para também carros com mais emoção e
tals que vão engajar mais as pessoas no
dia a dia
É sim é na verdade como está falando né
o carro né porque ele vai se tornar o
padrão na indústria né então é
e a BMW outra marca está começando a ter
os primeiros n elétricos né Eu acho que
até uma discussão um pouco mais e tag
assim vai ter talvez a questão de
legislação da Europa ainda vai evoluir
para Alice fala muito em manter uma
pequena
corta né de casa combustão para
combustível sintético para que marcas
como Lamborghini possam continuar entre
aspas fiéis ao seu DNA mas na verdade
isso vai ser uma coisa muito início né
até questão do combustível sintético a
outra coisa que pode influenciar aí mas
enfim o ponto é que os carros elétricos
eles assim como 20 anos atrás o
portfólio de uma grande montadora aí uma
montadora comum em Grupo Volkswagen da
vida você tinha
desde o vamos falar de dez anos atrás
desde o Gol 1.0 no Brasil a gasolina até
o Bugatti Veyron uma gasolina eu tinha
todo esse Range aí você vai ter esse
mesmo rende com os carros eletrificado
bom então é eu acho que eu acho que já
tá chegando quase que num ponto em que
falar de carro elétrico É é quase quase
não faz sentido Alex é o carro é a
mudança massiva né o shift massivo de
pesquisa e desenvolvimento
das montadoras já foi feito isso é uma
coisa que muita gente no Brasil não se
dá conta esse debate não tá funcionando
mais ele já aconteceu nos países que
determinam os rumos da indústria
automotiva para não falar basicamente de
Europa ocidental Japão e Estados Unidos
e carro elétrico e Graças ganhou pelo
menos no horizonte aí dos próximos 10 15
anos de repente a gente vai ter outras
tecnologias mais adiante surgindo e com
correndo com o carro elétrico mas fato é
que o padrão da indústria nos próximos
15 20 anos vai ser o carro elétrico
carro combustão vai ser banido né hoje é
as vendas de carro combustão dependendo
de cada país mas a Califórnia é um 2030
na Alemanha estão vendo era 2040 eles
vão para mim lá ele disse que várias
marcas estão cozidos e antecipando a
está online né a Volvo vai só
em termos de indústria que é 2030 é
doido ainda falta 8 anos e poucos são um
a dois ciclos de produtos só que a gente
está distante de todos os carros desde o
popular Urbano até o SUV massivo até
agora não sozinhos ele tem F150
Lightning nela a Picape nível pesada
rápido ter da Ford já tem uma versão é
óbvio que hoje uma f-150 elétrica ainda
não faz tudo que o Marco 150 Super Duty
diesel é capaz de fazer mas isso tudo
faz parte desse processo e dessa
evolução da tecnologia mesmo então é
felizmente os adultos da sala então
tomar essa decisão aí o carro combustão
Ele tem ele é um cabra Marcado Para
Morrer né é
a partir do momento que não vai existir
mais o carro combustão novo O carro
elétrico Ele vai cumprir todos os papéis
que um carro cumprir hoje para o centro
e os mais diferentes tipos de consumidor
em todos os segmentos do mercado em
todas as faixas de preço inclusive um
animal em extinção antigos assim
ela
e pensando aqui nessa linha Já que os
causaram que vocês vão vir ao sinônimos
de carros basicamente aqueles vão ser
amplamente é bom para rua e vão ser ou a
grande realidade pessoalmente assim essa
corretora do time que você tem uma
experiência bem interessante que até
mesmo a questão do som foi um ponto
muito positivo que surpreendeu mas
pessoalmente se acha que ainda tem
alguns desafios e quais a fiz a gente
ainda tem que meio que
melhorar em relação a essa parte mal
transporte e esse filho esportivos
carros elétricos em muitos desafios né a
gente tá a gente não tá na era do iPhone
automotivo ainda a gente tá na era do
Star Tac do Motorola startac é quando a
gente fala de carro elétrico não causa
AIDS ainda são muito pesados
causa elétricos algumas coisas que até a
gente nem a experiência no Jardim São
Paulo a gente percebe com o meu Volvo
aqui o nosso muito isso é contact Afinal
notei também cara no trânsito caótico de
São Paulo o pedestre ET nota menos o
motociclista de nota menos é algum tipo
de sinalização sonora do carro elétrico
para quem está do lado de fora é pelo
menos um instante inicial vai ser
necessário até porque a gente também tem
que mostrar uma outra coisa né que que é
uma outra discussão para um outro debate
que vai ser o carro autônomo né E aí
essa questão do barulho com o pedestre
também não vai ser necessário mas
falando especificamente de motorsports
mesmo né se você quiser buscar o máximo
do pacote de performance Neco e é a
fórmula 1 não é o as categorias de topo
é onde o carro elétrico ainda
Precisa focar acham duas coisas né
duração da bateria quando você tá
falando de uso extremos ea a temperatura
isso não é a fórmula e que tem 56 anos
de vida aí ela passou até um carro que
acaba e começa e acaba a corrida faz
dois anos já foi 2018 para três anos ela
começou a ser que trocar de carro no
meio porque a bateria não aguentava
então tem a questão de a densidade de
energia da bateria né quanto peso de
bateria você precisa para ter uma
performance x e hoje ou você vai ter
muito peso ou você não vai ter toda a
performance ainda tá eu falei a gente tá
na era do celular tijolão ainda puxando
anteninha mas a gente se viu que 11 anos
o tijolão ver o iPhone né a gente tá um
pouco nesse nessa curva aí ela tá os
carros também
só para complementar e também na casa
para debater esse acho que dois aspectos
também é a parte térmica e ainda essa
parte refriger refrigeração de baterias
Ainda tem muito a evoluir E também
outros aspectos podem melhorar o tempo
de recarga também é para uma aplicação
de motorsport ou é dura a vida inteira
ou como na fórmula antigamente em troca
de cabo que o tempo de recarga é muito
alta né então a gente troca chamar teria
né E também
pode ser uma aplicação que leva um pouco
de tempo né então acho que aí é
tecnologia tem que evoluir um pouco
também fazendo um comparativo nessa
questão da evolução que tá muito rápida
o Audi e-tron tem um pack de bateria de
700 kg em 95 quilowatt-hora o é um carro
de 2016 não Zezinho projeto lá foi
lançado na primeira importante 2016 o
clímax na feira tem uma bateria de 120
quilowatt-hora e os mesmos 700 kg então
em 4 anos aí a gente atende uma evolução
significativa na densidade de Claro
analisado é claro que a gente tem
células Diferentes né no áudio que a
gente tem aos céus com uma química
diferente no clima que a gente tem a
célula Oi e a casa de Baixo Carbono etc
de segmentos diferentes mas é
significativa assim a melhoria da
densidade energética na
mesma mesmo peso não é mesmo pacote só
que com muito maior densidade energética
nós temos um caminho pela frente mas
acho que as perspectivas são da do
desenvolvimento são bastante positivas
tá beleza a gente passou agora para
próxima etapa de nossa conversa a gente
vai trazer um foco na Emac depois na
Audi então caso sinta-se à vontade para
complementar e qualquer resposta tipo
assim como o nosso também mas com aquele
ponto de vista de consumidor e quem já
tem o amor Expressa com os carros estão
começando com vocês arremate é preciso
contar um pouco da história e da
filosofia por trás da empresa mas
atualmente qual que é o line-up dos
carros e o que que a gente teve aí no
passado nos primeiros protótipos
igual o primeiro protótipo da Rima som
falou assim
foi o conselho do ano geral tipo um
protótipo feito em casa João assim
corrige aí o número Acho que foram oito
unidades fabricadas não foi mal
unidades então não não teve muitas
unidades
e é agora tenho rimas Oliveira e vão ser
produzidos 150 unidades é um carro aí
com 1.900 cavalos e para o João falou
120 km hora
então é um carro destinado a mente para
performance mas que ele também tem seu
foco para conforto
algumas coisas interessantes dentro do
Carros tem diferentes modos de direção é
esse portanto pista ou para para
autonomia para ter mais autonomia mas
também tem o modo drift que o moto em
uma se ele é uma coisa que ele ama fazer
triste então ele fez questão de incluir
esse modo no de dentro do carro
E aí João se quiser complementar qual
até o final de semana ele destruiu dois
pneus gravando um vídeo esse final de
semana né
é que foi um salto interessante e
[Música]
e acrescentando na pessoal eu acho que
essa questão do conforto que o carro
entrega né vai servir para caso você me
senti elétrico é
eu vi gol de Michael maior aceleração é
o local mais rápido em aceleração do
mundo hoje né a gente quebrou o recorde
do quarto de milha a gente fez um quarto
de milha em oito. 15 segundos até o
carro de produção homologado
mundialmente né
com o padrão de croche teste mais
rigoroso homologados para Estados Unidos
todos os mercados Então 8.5 pessoal de
um quarto de milha surreal a gente tava
lá eu caí que estava lá no dia do rapaz
que foi meu
absurdo que faz o carro senão não dá a
gente correu contra o Cleide Apesar
Model S preto
não dá não Não dá não tem como comparar
é muito superior a performance então 8.5
é muito rápido no corte de mim é
Oi tá bem abaixo das exigências de
Dominic Toretto né que é um carro de 10
segundos
exatamente aqui tem reforço
quem acompanhou o pelas Furiosos lembra
né claramente aqui um carro de 10
segundos é rápido para panela
elétrica Eu adorei mais primeira tá
fazendo 8.5 pessoal negócio é feroz
já ficou fácil bater a barreira dos 10
tipos
vão seu comentário ele não só dizer
ciúmes mas também alguns outros dados
mais técnicos ali da parte das Baterias
parte de mais projeto do carro mas se
alguns outros Highlights ou mais tons
dessa parte mais técnica dessa parte
projeto que vocês acham interessante
comentar aqui
É sim os desafios eu acho que a que a
gente ainda está finalizando mais
comumente devolve tudo em casa então
desafios a parte de sócio né que são
muitas interações e o Caique consegue
dar até mais informações formação é isso
a gente está constantemente atualizando
para fazer esse controle mas toda essa
parte de gestão de bateria toda essa
parte de gestão dos inversores a
comunicação
do carro por completo né que é uma
empresa totalmente nova Então são um dos
grandes desafios nessa parte da da
Integração solta
a
essa questão da gestão térmica nas mesas
baterias que a gente tinha elas não eram
refrigeradas a folha revestimento né e
um dos pontos principais e que eu acho
que é um vários tons que o programa
atenderá tem é que ele tem um circuito
de ar condicionado né Tem um compressor
ar condicionado é de dos ligar o sistema
de alta tensão do carro o lado para
controle térmico das Baterias então ele
tem um compressor delicado para a um
circuito de ar condicionado dedicado
pela gestão tempo das Baterias isso eu
desconheço qualquer outro carro tenha
essa essa estratégia na digestão térmica
do das Baterias Então acho muito
interessante e é isso que faz com que
você consiga ter repetividade
performance que hoje é o principal não é
o principal gargalo é de um veículo que
você queira ter ele sempre senti
elétrico rodando numa pista você tem que
controlar a fazer essa lição assim para
suas baterias e com um sistema dedicado
de ar condicionado a gente consegue
fazer isso
de maneira muito satisfatória assim
superior aos demais
concorrentes no mercado trazendo
outro aspecto interessante sobre o carro
mas na parte de software e o carro ele
tem quatro motores Independentes Então
são um para cada roda Então a gente tem
o sistema de Tokyo electron que a gente
consegue controlar quanto torque
aplicado bom então isso pode dar-lhe
podem surgir os projetos mais absurdas
Mas é você está nos que eles têm tá te
ajudar na direção mesmo então se você tá
na pista tem uns ajustes para pista para
te ajudar na condição durante a pista é
inclusive no modo drift tem ele te ajuda
a manter o slime então facilita muito o
na direção né então acho que ele tem
muita tecnologia aí muito
desenvolvimento aí tu traz também
e eu acho que eu moro só interessante
vai trazer também que a gente vai ter o
drive Colt né que você vai conseguir
fazer o upload do traçado da pista do do
Racing Line Claro que pode a terra
contou a melhor né o A Estratégia do
Excel E aí ele vai te orientar por
exemplo uma pista que você
que gosta de um dia exatamente tem uma
linha verdinho aí para você conseguir
traçar e ter o melhor tempo de volta e
ele consegue ter graduações isso aí né
Então você começa não uma tocada que
você vai ser ficar mais confortável até
você ir no navio slime de verdade para
você ter o melhor tempo de volta
possível naquele traçado e tudo isso
integrado com a direção autônoma do
carro então é É surreal carro e surreal
pessoal é
o
primeiro carro hipercarro até Camera360
Então se manobra ali mais fácil então
se tipo de detalhes que eu acho que sou
mais Stories desse desse desse projeto
também nesse lado até tava comentando
com o João hoje é o conforto dele então
é o carro direcionado para performance
para pista mas também você pode usar ali
no seu dia a dia aí tem um gente entrou
nos seus 500 quilômetros mas ele é de
fácil acesso no carro também comprado
com os carros por exemplo o conexão que
é muito muito mais complicado entrar
dentro do carro isso aí então tem
algumas alguns
diagonal Mia o projeto de volume do
carro fantástico para um hipercarro Se
você comprar não sei se já tiver
oportunidade de entrar no Miguel no
Conexão divertir é um inferno pessoal se
tem que ir literalmente se jogar lá para
dentro a Unirio a primavera você abre a
porta se literalmente sempre não se
fosse um carro um carro baixo um Porsche
911 digamos assim então essa questão
ergonomia uma coisa que é diferencial no
nosso carro também
eu ia mais bonito também né ficou na
igreja feio
fora da curva
da Rima e agora eu vou falar certo
20 minutos de um dia que Brasil
e não coloca
mas o fato da Bugatti né Volkswagen uma
coisa aqui que a gente
não tinha visto ainda né a gente viu as
montadoras tradicionais
investir em né está tático uma Ford com
aí vem mais mas a gente não viu esse
cobrei né de você pegar o nome tão
história e não colocava de algo tão novo
de um país está um pouco tradicional
mostra realmente o peso do que é o que a
empresa desenvolveu nesse tempo curto aí
hein né
Esse é o é um projeto tá indo já
dois anos já que tá rolando nessa esse
desenvolvimento quando a gente chegou já
tava rolando já e O Grande Desafio né Eu
acho que é trazendo agora é justamente
você conseguir continuar e trazer a
Bugatti para essa nova geração né porque
Bugatti era um dos últimos carros
ser totalmente por está na digamos assim
não tem poucos outros veículos até
motores motorizações sem ter essa
limitação da responsabilidade é muito
grande né com essa toda essa história
que a Bugatti ainda de mais 100 anos de
história de tradição
Oi e aí mais vai ter que desenvolver já
está desenvolvendo na verdade e trazer a
Bugatti para um futuro né o presente
digamos assim que eles estavam com renda
com w16 ali parado não tem nenhum
projeto dos anos 90 naquele boca
mas é fantástico só acho que a cereja do
bolo né aqui que comprova que eu o mato
tá no caminho certo sim outra coisa
interessante dele também é que ele
sempre fala que ele que já perguntaram
para ele que na Croácia às vezes questão
de logística não é o melhor lugar para
se ter uma empresa acontecer esse porte
né mas ele disse que ele quer manter o 7
cordas na Croácia e ele quer ajudar o
país a se desenvolver aspecto importante
ele não quer buscar os lugares pode que
seja mais fácil ele quer manter tudo
aqui no no país dele
em diversos e pode ir muitos anos as
histórias sendo carro também bem
interessante ver todas as mais toques
bom o caso ele vai ter que sair um pouco
mais cedo então acho que só para fechar
essa página a participação dele aqui
pensando que eles trouxeram ele doente
aí você também dessa dessa nova
tecnologia que tá vindo devido ao
processo de identificação caso dessas
preste pela ciência deve também em
contato com fórmula e as outras peças
trouxe você acha que a identificação
pensando nas pistas vai ficar um pouco
mais fácil para as pessoas podem acessar
e terem de faço a progressão na
performance
é a
curva natural né de desenvolvimento alto
beleza Existe Para isso para a
e eu acho que
daqui a um pouco difícil ainda fazer
essa comparação e eu confesso que eu
deveria ter feito e não fiz mais o
Taekwondo Turbo Oeste cara é eu não eu
não corro Recreio que tempo de volta da
Fazenda Interlagos com ele até porque eu
tava falando também com a câmera né a
gente de aliar oito décimos no máximo
nove décimos mais o quê que é muito
interessante é na mesma semana numa
quarta-feira eu gravei com o protótipo
mcr Coyote aos corrida P2 aqui né mais
rápidos do Brasil acima dele só os peões
Jr Mas então um protótipo de tubular
baixo centro de gravidade 900 kg motor
V8 oyot Ford 600 cavalos e eu dei nesse
carro muito extrema eu dei 270 no fim da
reta em Interlagos 260s elas uma reta
curta Nacional 200 m a subida quatro
dias depois estava de novo em Interlagos
com o pai quando Turbo S e dei no fim da
reta
260 é sentado no banco de couro
ar-condicionado com tudo mais agora
voltando ao que está falando um pouco
antes do que falar OK até uma comparação
justa no carro de rua não tem pneu né
com carro de corrida ser uma comparação
não muito justa vamos chamar assim mas é
o que que chama muito atenção ainda por
exemplo é o taicon o primeiro carro que
eu vi em Interlagos que a galera de moto
fala muito isso não é de moto o café uma
curva e carro não é culpa é um cafezinho
uma curva porque ele tem muita potência
ele tá chegando ali saindo da junção
toda aquela se ligação já tá chegando no
Café numa velocidade alta e ele não tem
gripe para essa para esse peso e essa
potência naquele lugar ali né É então
faz parte desse processo aí mas como
acho que o próprio João falou a
densidade energética
Bom dia de um universo hoje versus o que
quer um Y 56 anos a praça é essa
progressão vai ser vai ser muito
divertido acompanhar inclusive
competições interessantes pela frente aí
bom que está chegando até falei que você
tiver disponível queria agradecer a
presença uma flor pessoalmente esse
Palco Foi muito legal a gente vai
continuar em algumas perguntas para e
Max para áudio mas novamente para
desligado pela presença sobre ela ter
vindo aqui conversar um pouco sobre a
questão novidade elétrico como que isso
já não é mais o não é mais o futuro é um
presente do motor sport eles e comentou
de plásticos populares de
alta-performance quiser um dia da volta
os carros para convidado também
Maria eu falo meu gerenciamento de
carreira como piloto é muito simples
Você é rápido e é de graça eu tô dentro’
Valeu pelo gostosa aqui tá realmente é
um painel Estelar aqui com pessoas que
realmente entendendo essa parada né que
são os é só sempre fala abobrinha então
Obrigado aí também a toda audiência e
espero que o papo continue aí é isso
acontece para continuar em Alto Nível
Valeu demais galera grande abraço
é muito obrigado passo abraço
Tá
bom eu acho que para fechar então essa
parte da rimax é uma pergunta que não
estava no roteiro mas a gente conversa
um pouco antes e até o pessoal perguntou
um pouco ali na Live é como é que se dá
o acesso a uma empresa que é uma Startup
com essa também então alto nível faz
Veículos Elétricos nosso performance tão
ruim assim como é que essa carreira para
nós brasileiros que a gente Às vezes tem
um pouco de dificuldade de inserir nesse
cenário internacional chegaram a sua
empresa
começa aqui aí que eu começo não pode
conversar
eu acho que o primeiro você tem que ter
à disposição para sair do país na terra
está disposto a encarar esse desafio né
que não é fácil largar família largar
muito sair já
eu tenho carreiras né que construíram no
Brasil e uma vez tão disposto e só um
ponto Bacana aqui aqui na próxima faz
pequeno país
novo digamos assim na Croácia tem 93 Se
não me engano aqui que depois que
terminou a aí eu usava né E então não
tem profissionais qualificados né
para o nível que Arena que está buscando
no mercado para desenvolver um veículo
desse tipo então ele tem uma política
muito forte de contratar profissionais
de fora então na empresa tem mais 35
nacionalidades diferentes e uma vez que
você
está disposto está a fim né de
participar das seletivas der certo eles
vão te dar todo suporte né É para a
recolocação então essa parte que é um
pouco obscuro atendendo parece tar indo
aí
E no caso né A empresa dá suporte total
para você ser Colocar Com relação à
documentação Vista etc o RH da Sport
completa aí para quem tá a assim né
Então
vale a pena aí que em pé quem tá
interessado né se dá uma buscado ainda
no site da empresa todas as vagas estão
lá tem bastante vaga aberta tá a
previsão de crescimento aí para 2023 vai
cair é para
2.500 funcionários atualmente está em
1201 pouquinho então tem espaço aí para
para quem tiver afim né de conhecer os
balcãs
e é isso é bem legal também a gente a
gente tá ali na empresa tudo toda semana
a gente vê 10 15 pessoas novas então é
uma está crescendo bastante empresa e
tem muitas oportunidades então incentivo
todo mundo a dar uma olhada que tem tem
oportunidades por aí E eles também vão
comentou né tão procurando pessoal de
fora não precisa estar inclusive na
Europa extra sem pessoal do mundo
inteiro e que eles estão buscando
profissionais mesmo E outra pessoa outra
questão da pressão pessoal pode pensar
que Barreira do idioma É acho que eu
tanto do João apresenta um quadro eles
antes de vir também que o crosta é um de
uma bem diferente mas aqui todo mundo
fala inglês você vai no mercado taxista
motorista de ônibus sobre o fala inglês
é um grão no primeiro início assim você
não precisa se preocupar com essa com
essa Barreira do idioma é mesmo tempo
E aí
bom então pessoal que tá empresta para
curar está já fiquem ligados acho que
ela possa oportunidade para vocês viram
empresa a única e em acessível para
conseguir entrar só portunidade de
trabalhar com o transporte
bom pessoal da marca precisa ficar um
pouco para incentivar que a gente vai
passar por foco o download vai ser volta
no final para gente fazer o encerramento
da Life Tom André agora contigo acho que
a minha bolinha te pergunto ali nessa
falou um pouco a início a gente tem
alguns novos modelos e tons no Brasil e
ele tá sempre mais peso agora
principalmente final do ano passado esse
ano é quais são os modelos da onde hoje
elétricos ou híbridos presente no Brasil
e como que está sendo essa experiência
em lidar com essa intenção da edificação
no mercado
eu até antecipem aos modelos atuais que
estão presentes atualmente 100%
elétricos né senão o elétrons UV e o e
transporte Beck o entram é s Sportback e
o RS e-tron GT aí então esse umas quatro
veículos que estão
o Brasil disponíveis entre aspas porque
o RS e-tron GT por exemplo a fila de
espera muito bom a moto muito boa
notícia para a aula e ao mesmo tempo
ruim porque a gente quer disponibilizar
para cliente e não ter a disponibilidade
do produto porém eu os UV e o Sportback
tem existentes com a habilidade Então tá
sendo uma experiência muito boa para os
clientes e de forma geral e na
Califórnia eu vi falar que tiveram
alguns clientes que fizeram o movimento
contrário foram foram para retificação e
depois retornaram para os veículos
convencionais é promover bem forte
Especialmente na Califórnia acontece o
horário que a mente sim esse o Alguns
alguns países mais principalmente pelo
amor da forte lá e aqui no Brasil com a
experiência que nós estamos tendo
Cleiton não atende esse movimento né
atendo até até porque quem tem esse tipo
de cliente geralmente têm interesse de
carro geralmente é um dois três carros
reservas também tá onde ele utiliza no
dia a dia eu entro para fazer uma viagem
mais curta utiliza o Edson vai fazer uma
viagem de ruga e vai fazer de carro ele
utilizar um carro de motor regional tá é
do ponto de vista de manutenção e
reparação não tá tendo grandes problemas
também não é a bateria tem tem se
mostrado bem robusta né não tem os meus
problemas assim que o Brasil animais que
é um carro superesportivo né que ele tem
uma
muito forte na refrigeração
forçada na Audi tem também leva o as
baterias tem uma potência para
400 para 600 e mais de 640 cavalos a
porém ele não tem essa necessidade
extrema que no caso da animados né da
rival utiliza lá então é um ponto de
é de atenção sim ao a questão da
Refrigeração de bateria porém não não tá
sendo um gargalo hoje dia não tá sendo
um grande problema e não acende a luz no
painel e formado que o carro vai perder
potência porque a bateria chegou no
nível de temperatura muito alta para a
robustez do projeto foi o ponto bem
bem importante naquela hora que fez mais
de 1 milhão de quilômetros é de testes
antes no Deserto em locais no Ártico
enfim todas as condições mais severas né
de acelerações de repetitividade que
acelerações Para comprovar que o veículo
ele consegue em qualquer situação
extrema matei aquela a pela
dirigibilidade e aquela performance que
ele tem qualquer condição então é o
feedback tenho tido de 500 e dos
concessionários aqui tá sendo o muito
bem aceito pela população e prova o
carro legal até o pessoal garimpados
pela ordem confirmar isso aí E qual é
que é o carro elétrico da aceleração
Inicial
prazerosa questão da da falta do ruído e
da da vibração também na bem
interessante para um forma geral seria
isso
E também temos aí vamos alguns modelos
bem estabelecidos entre os novos
desafios que estão vindo aí dá a questão
da cidade é bom
dia Desculpa foi mais um ponto de vista
de desafio né Existe algum modelo já
além desses estão vindo novos modelos né
que nossos podem até já imaginar Quais
são os modelos que vão vir pela frente
lá não só a parte de elétricos mas
também existe possibilidade é
o hospital já a certeza né que vou
vincar os vidros também não só é plugin
Rider Ou seja aquele híbrido que eu sair
eu te espero aí na tomada e carrega
também como tá bem mais raimi daqui aqui
são aqueles Assistente tem um outro
convencional e tem o
sistema lá que faz a ver vamos ver do
alternador e motor de partida que
auxilia o carro em algumas situações né
hoje a gente já tem as seis a sete
enviou é que sim ou entre outros
veículos 17 e de outros modelos que
utilizam a tecnologia mais raiva então a
e agora em diante todos os modelos da
ordem convite no mercado mercado
brasileiro essa meta Mundial eles vão
ter uma versão no mínimo online raio e
as grande maioria também vai ter seu
público também né vai ter um mix aí para
qualquer gosta né acredita que tem uma
montadora de clichê meu mas que não aqui
tem um certo é um bicho que você
específica de acordo com o tipo de
cliente e tipo de utilização da calça
permitir de todo todo o perfil possa ter
um áudio o carro o carro tabaco
é a gente também perguntar se vamos nos
Vai tu já se adiantou na resposta então
bem legal Sabe que coisa interessante
por aí mudando um pouco foco da aula de
novo só nos carros de rua mas agora para
competição só fazendo uma quem comentou
anteriormente tá fazendo uma breve
contextualização a linha áudio Ela já
tem essa participação na fórmula e
alguns anos e tem justamente esses novos
assertivas no rali Dakar acho que uma
coisa que por mais que sejam categorias
novas pessoas normalmente não percebe o
tamanho que elas estão tomando então
trazer alguns números por exemplo da
fórmula e os canais as redes sociais
delas oficiais tem mais de 850 milhões
de visualizações em termos de
visualizações ao vivo de corridas a
média de 300 milhões de espectadores
batendo alguns arcos de 1 milhão de
espectadores se Mutantes send Claro os
grandes em eventos presenciais
e parece pode comentar um pouco sobre
como que ainda é essa relação com audi a
fórmula e eles ainda estão competindo
Quais são os planos
bom E como eu até falei até SP alguma
coisa não é no início né a Audi fez
17 temporadas na fórmula e é tempo foi
campeão na fórmula ir né teve muito
sucesso não é e e teve vários
aprendizados na coluna aí né tô vale na
parte de desenvolvimento especificamente
né de um pouco sistemistas conseguiu ser
muito a melhoria especialmente no ponto
de vista de robustez que que eu falei
anteriormente não é para fazer esse
movimento dos carros elétricos não
orei
tradicionalmente a Audi em ela foca
gosta de Endurance e rali e esse é o
foco que que tá em mente agora tanto que
a áudio tá saindo da forma aí nesse
momento lá e tá focando neste é a partir
de agora do rali Dakar ou o
e-tron o que o RS que entrou na ah e
também com outras categorias em duras
Então é isso vai ser o foco da Audi a
partir de agora e consequentemente agora
agora Obra não é isso é uma coisa obra
sempre se utiliza essas categorias e de
automobilismo para focar na parte de
testes de desempenho na pra tudo que
você faz lá levar para para o consumidor
para ter ele cliente né áudio mais focar
nesses clientes e se você parar para
pensar um pouco o mundo hoje né Tem uma
de 10 anos para cá mais ou menos a gente
tem uma tendência de os sucos estarem
cada vez mais participativos aí no dia a
dia já tivemos aí quando chegar antes
das minhas de voz no começo dos anos
2000 e um pouquinho antes 2010 deve
falar para cá a gente tem uma tendência
de suvs mas isso aí não só do Brasil mas
no mundo todo nós somos pequenos sobre
remédios e subiram e é que os focos
nesse mercado também aonde vai focar no
rali Dakar que utiliza os estúdios e vai
pegar essa experiência não é de
Suspensões mais robustas de freios mais
robustos de aguentar altíssimas
temperaturas né no deserto para trazer
das Pistas nessa experiência aos
mercados para o mercado o consumidor e
naturalmente Vai ter não vai ter sócio
ver o que realmente né mas as focar
bastante dessa questão do arroba os
dentes da experiência que você tem
aquele com aqueles terrenos aquelas
situações mais adversas né então vai o
foco mais para frente vai ser na nesse
desenvolvimento certamente vai ter
muitos UV mas vamos continuar com um
beijo não poderá conhecer das os restos
que que tem público para tu não
e novamente mas veja pode escutar
inovação grátis nas ruas até 50 bastante
ele sobre essa questão da carga puxando
algumas perguntas da Live que você pode
falar um pouco dessa relação do rali com
a eletrificação você falou um comprimido
para transplantes mais puder começar um
pouco sobre a prova que essa estão
esperando de resultado de perspectivas
Esse é o a prova Audi tradicional mente
quando ela entra ele ela não entra só
para fazer o teste né Tem a questão de
marketing Claro e para você conseguir um
Pomar que não tem provar que o produto é
bom que o desenvolvimento é bom você
precisa ter resultado a Alguém tem uma
divisão de ao esporte ela é uma divisão
focada no
na parte de algum Lisboa é a
automobilismo esportivo e ela vai entrar
certamente para ganhar né tanto que esse
desenvolvimento É bem interessante eu
falei para vocês é um híbrido insere aí
você vai ter três mcgu lá pra de dois
motores elétricos mais interessante a
bateria ela é uma bateria para
intermediária vamos ver assim né o
arremate por exemplo utilizando revela o
120 quilowatt-hora né os carros da Audi
100 trouxe 95 a gente 90 e 100 kilowats
é quilowatt-hora né de
a bateria nesse caso do entro que vai lá
do deserto você não pode imaginar ele
vai colocar uma bateria gigantesca lá
então o ideal seria utilizar a bateria +
intermediária né então a bateria desse
carro é de 50 quilowatt-hora porque ele
tem aquele motor tfsi mas é turbinado de
alta performance e eficiência que vai
carregar a bateria Então você consegue
ter um controle energético ou da bateria
neopentecostais da bateria muito bacana
tem naquela bateria intermediária mas
nem tão grande com o carro puramente
elétrico nem tão pequena com o carro
híbrido e nem para você ter um uma forma
intermediária e você tendo esse essa
bateria de tamanho intermediário você
também consegue ver como usar o peso vai
então bateria de 600 700 kg que são os
carros maior subs maiores lá nesse caso
aí você vai ter uma bateria que a metade
do peso então 370 quilograma-força de
massa então é uma bater o que você vai
afundar lá no deserto encontrar na areia
fofa não vai afundar por causa daquele
peso de bateria então tem uma série de
fatores que você tem que determinar e e
tenho compromisso né nem tanto peso Mas
também eu tenho que ter eficiência
energética é por causa da questão da
sustentabilidade mas eu não posso pensar
só na sustentabilidade tem que pensar na
performance desempenham porque a marca
vai entrar para fazer para ganhar né
assim com ele entrou no passado e nem
ganhando Le Mans falar com o híbrido e
que a gente tem que pensar na mesma
forma agora nós então a Audi tem a
tradição da Audi é fazer o que ela pega
novas tecnologias vê em corridas
tradicionais
com lápis aí na frente né com até quando
forte um dos técnicos que é o slogan da
Audi né É seria o a Vanguarda da técnica
é você colocar naquele meio tradicional
é uma tecnologia nova um farol a laser o
motor diferente uma tecnologia diferente
e É nesse caso tá acontecendo e trazer
bons resultados não é colocar lá para
enfeite só você colocar agora uma
novidade lá pessoas podem até novidade
inicialmente mas você consegue
performance e a base momento que você
consegue como resultado os outros vão
copiar é o tradicional vamos dizer assim
na na máquina as patas rosas
a prefeita Tá bom finjo estar fazendo
aqui que promete bons resultados e uma
nova tecnologia uma parte diferente para
o veículo elétrico bom pessoal estamos
aí nos últimos dez anos de Live então
para fechar esse esse painel eu gostaria
de fazer uma pergunta que é simples mas
é complexo ao mesmo tempo e aí todos
vocês vão poder responder que é na visão
de vocês Qual que é o futuro ideal por
motorsport em conjunto com a
identificação para os carros de rua
É pô eu acho que o futuro talvez não tão
a curto prazo Mas eu vejo sim e o futuro
o motor sport vai se tornar para
eletrificação a gente provavelmente vai
ver outras tecnologias aí surgem como
tem da hidrogênio de hidrogênio que já
tem algumas pesquisas nisso nós ainda
não se vê muito mas eu com certeza vejo
que motorsports vai se tornar para
eletrificação de maneira geral uma vez
que as categorias mais
assistidas por exemplo Fórmula 1 vamos
levar mais tempo e ser
substituídas por alguma categoria
elétrica e vamos dizer assim mas é no
futuro e ainda assim eu acredito que vai
continuar tentando corridas com carros e
motores a combustão como nós temos hoje
corridas de carros históricos talvez em
um futuro que todo o motor suporte seja
elétrico mas ainda vão continuar
corridas assim de causa a combustão
partes fanáticos do Ronco quer dizer
assim
e essa minha visão
e eu vejo como o com muito espaço ainda
a tecnologia híbrida né que é você
consegue combinar A então é querido
melhor é entre a performance do Toca
instantânea que o elétrico consegue
entregar e a diversão e a experiência
sonora né que motor a combustão consegue
entregar ainda numa transporte então eu
vejo que a gente a gente ainda vai ter
bastante
tem muitos anos aí muita muita
quilometragem dá para rodar de maneira
híbrida é
é com muita performance Então você tem o
melhor dos dois mundos né o toque
tentando no motor elétrico com a
diversão motor a combustão EA questão da
redução do peso da bateria né que você
com quebra porta nem e vida ser um Sila
carregado Aquela quantidade enorme de
baterias que aí pior a performance
Quando você pensa em fazer um veículo
que tem um rente legal então eu acho que
ainda a gente vai
ainda tem bastante lenha para queimar e
no mundo ido
Tá bom é
só antes de
ir para a tendência é que eu acho aí no
futuro da mobilidade uma pergunta o
Gabriel aqui se alguém vai voltar para o
wrc Gabriel tem possibilidade sim tá de
voltar para esse campeonato
ou hibridização e eletrificação o aqui
de pergunta o que é que tem escrito no
quadro já aproveitar fazer uma
propaganda aqui é na associação de
Engenheiros automotivos aí a
e vai ter um curso na semana que vem
veículos vidros elétricos módulo 1 e
também tem existe modo dois que a gente
é que no caso é o ministro neste curso
as 7 anos não quem quiser entrar no site
da Ai
aa.org.br que tem a inscrição lá tá
certo
eu acho que foi isso a pergunta aqueles
e como fica a questão de esfriamento das
Baterias no ambiente como o rally Dakar
é uma situação parecida com os colegas
arrebates falaram tá não se precisa de
uma eu sou forçada a e bastante líquido
de arrefecimento as é bastante de
arrefecimento sim eu não tenho decorado
aqui eu tenho uma ficha técnica do
RS que entrou e bastante ele que tá
reconhecimento mesmo tá então e a bomba
muito muita potência para conseguir
subir Aquela aquele respiramento volta
para pergunta do ponto de vista técnico
do que eu acho da do automobilismo lá eu
também tenho uma ideia bem parecida com
o Caique com João ela edificação é o é
uma realidade hoje lá com ele já tem
o’tradicionalista Tá o que que ele vai
ter que fazer do a gente ela tem dois
pontos que eu acho que a gente tem que
tratar Este é um técnica mas já foi
falado aqui
densidade energética de bateria tem que
aumentar Isso é Um Desafio tá é potência
é pra você descarregar aquela a energia
do motor da através daqueles cabos né O
João falou de contato hoje dentro de
inversores é outro desafio
refrigeração de bateria é outro desafio
recarga das Baterias também o tempo de
recarga de baterias também é outro
desafio né então esses são os principais
fatores né de desafios técnicos agora no
ponto de vista
comercial de marketing a gente em outro
desafio também não Aí talvez não sei se
o a idade média da do pessoal que está
assistindo aí a Live mas o pessoal mais
tradicionalista especialmente se gostam
do ruído do motor não vê 1018 seguinte
todos os seguintes 16 cilindros 6
cilindros vai para aquele ruído do motor
é relembrar porque na infância agente
mas não tenho 39 anos eu tenho a
lembrança de Cheiro de gasolina quando
eu ia para a corrida e quando eu morava
lá em Recife aí eu ia para corrida de
era o ah entendi é de borracha queimada
aquele cheiro de gasolina isso aí remete
a vida ao passado né o e do remédio ao
passado Então hoje pensa em Fórmula 1 e
o ruído do carro falando que teve a
oportunidade Sabe tem que colocar até a
mão no ouvido que e Sudeste e aquilo ali
vibra o coração né então a tradição dos
motores de combustão interna eles também
é uma força muito grande não é paralelo
a isso aí a gente é questão de marketing
das empresas estão querendo era de ficar
e aprova a população Também e tá no
evento necessidade terá que ficar são eu
não consegui chame tal Então olha só que
a gente tem dois e duas coisas duas
forças se chocando uma o racionalismo
que ele que vem do coração e o outro tá
responsabilidade e responsabilidade em
relação ao meio ambiente
responsabilidade social que ele tem
então os dois vão entrar né é o que tá
acontecendo agora já que forma aí só
elétrico vai crescer e crescendo como um
tem hibridização e vou começar a
introduzir de pouquinho pouquinho
pouquinho de pelo elétrico também lá e
aí vai se fazer isso aí até que daqui a
um tempo a identificação que não queira
ela vai dominar também a as corridas de
neve de forma geral o que o mercado vai
ficar elétrico Então a gente vai ter vai
levar ela que fica baixo a gente vai ter
uma necessidade também da gente topa o
meu carro que eu tenho o carro que eu vi
lá na fórmula aí pô por exemplo elétrico
igual o carro que eu tenho aqui em casa
então acho tem essa essa ligação e fora
que tem a questão do do próprio
Laboratório das corridas é que a gente
conexões fazem falei para você ainda tá
aqui é o
a questão de marketing a Audi é para
ganhar ter vitória lá porém tem atenção
que desenvolvimento também por outro
aspecto então ele não queira é vai vai
servir E como sempre foi né o local de
desenvolvimento de novas tecnologias
para depois colocar nas duas tá então
ele só para fazer o que eu falei muito
longamente aqui e de forma curta a gente
vai tela que ficar são sim da dos das
competições não é porém o óculos motores
tradicionais mas o motor de combustão
ainda que estão na feia né das pessoas
que gostam de carro de carro desde
sempre aí pendurar e não diria que vai
acabar daqui a dez quinze vinte anos não
eu acho que vai se manter por um período
maior Mas cada vez com a participação
menor vai ter os elétricos
E aí
o futebol de novo as visões se
complementam a sua pergunta mas é certa
é que mais repetiu ali no chat não
levaram flores pensamos inicial
Oi desculpa cortou um pouco que foi
pergunta
vamos ter um nevera presencialmente ano
que vem Floripa no Floripes
rapaz vamos ver se a gente põe seu fazer
o mate para fazer uns direitinho você é
bom eu vi que teve o pessoal pediu um
rolo de prega também a gente tem
bastante lá no nosso laboratório de
carbono João prepara ideológica para
fazer uma velha hein mas aqui mas aqui
na hora pra gente a espada também a
logística não tem problema não a gente
bota ela no avião e manda aqui não tem
problema não
haviam é
você já pode mandar juntos ovos de pegue
pode trazer o mate juntos é a gente não
reclama essa daqui
certeza que vai curtir
igual mas acho que é finalizamos então
as perguntas pessoal novamente Muito
obrigado a todos Obrigado Caíque André e
João e o caso que já saiu de novo foi
muito legal papo novamente as trouxe uma
visão bem geral sobre diferentes temas
diferentes pontos de vista sempre
mostrando que a tecnologia EA
identificação já é uma realidade no
Brasil são muito obrigado a todos os
convidados quiserem se despedir fique à
vontade
a sagrada brigado pelo convite
e agora essa todo mundo aqui conector aí
na nossa Live no grande abraço e fique
ligado aí que você quer enviar no site
da animados e dei uma olhada nas vagas a
que vocês
e tem bastante oportunidade aberta então
é possível humanidade WhatsApp uma
estável os números brasileiros aqui na
Croácia tem pouco ainda é
e eu agradeço também é pelo convite
Rafael última canta daí também a
participação do João Caique e do Cássio
foi bem interessante ponto de vista bem
diferente no caso nós do jornalista e
outros bichos mais técnico do Caíque do
João dessa nova dessa nova empresa não
pode dizer que posso dizer que ainda
ainda assim a nova aí que está
revolucionando aí o mercado
é Exatamente estamos muito obrigado por
gases de novo Muito obrigado a todos que
viram a Live só lembrando que agora na
sequência já temos mais o evento do
Felipe somente a Live que será sobre as
e fala galerinha do canal JJ Fred É nós
por aqui retomando os trabalhos está
aqui em Uberaba primeiro pretinho aí do
ano estamos aqui na usina de asfalto
aqui em Uberaba
a usina de asfalto a gente veio aqui
buscar umas Marta uma massa fria né
e para tampar os buracos na rodovia
e por aqui vamos tudo muito bem obrigado
Espero que aí com vocês também esteja
tudo bem
e não é isso aí a gente saiu de pato
e já rodamos aí 260km e Chegamos aqui em
Uberaba
o Bob Esponja está ali só no Talento
a hora Estamos aguardando aqui uma
operadora aí da máquina para carregar a
gente vai levar essa massa granel
eu creio que uma com chá daquela Ltda
4.000 kg 18 pouquinho da 4.000 kg e é
isso aí nesse vídeo eu quero também tá
falando para vocês a respeito do consumo
o
Olá esse vídeo não quer tá falando a
respeito do consumo do 608 consumo do
Bob Esponja e aí o quê que vocês acham
vocês tem 18 é um caminhão gasta pouco
óleo diesel que gasta muito a JJ esse
caminhãozinho aí pela carga que ele leva
e eu tenho que ser econômico não então é
isso aí eu vou tá falando nesse vídeo o
meu Bob Esponja não tá marcando sabe o
velocímetro ali o marcador de km não tá
funcionando não mas aí eu abasteci lá no
posto posto Veni lá em Patos na enche o
tanque está em Tava um pouco vazio bem
vazio em
E aí encher até na tampa como 93l se eu
não me engano
Ah e de lá aqui são 260 km eu tirei o
print né no Max ali eu vou estar
colocando ali aí na tela Então a gente
vai duplicar a gente vai sair daqui e
direto lá no posto Avenue e abastecer de
novo completar o tanque até na tampa e
vamos ver quantos litros vai Cabelo
tanque então a gente veio vazio né veio
leve 260km leve vazio e vai carregar
aqui agora 4.000 kg ela carguinha
é bem assim pesadinha né
é pesadinha não uma carguinha top né no
peso mesmo caminhão aguenta então a
gente veio vazio e vai voltar com 4.000
kg 4.000 kg de massa asfáltica essa
massa aqui ó Acabou de destampar aqui ó
e acabou de tampar ela aqui ó aqui é um
monte a máquina vai pegar bem aqui já tá
pronto essa marca a gente vai levar
4.000 kg então entre vinda vazio vou tá
cheio vamos ver qual a média que o 608
vai dar qual a média que o Bob Esponja
vai dar beleza primeiro frete do ano aí
primeira viagem do ano começamos aí
completo pé quente pé direito viajando
eu espero que esse ano a gente venha ter
muitas viagens tem muito trabalho assim
como foi 2020 né tá muito otimista muito
tô nem acreditando muito aí na no 2021 é
acreditando primeiramente em Deus né que
ele é quem nos dá a provisão ele quem
nos protege e até que ele tem nos
ajudado que vai continuar nos guardando
e prosperando a nossa vida né então é
isso aí tô aguardando aqui para fazer o
carregamento que a pouquinho o rapaz da
máquina chega aí e a máquina ainda vem
ali já lá pega um
e até carregando na marca lá
E aí tu manda bala e
E aí
E aí a máquina ainda tá em cima da
balança Que hora que dá uns quatro meu
filho menino já pronta lá o operador da
balança Nossa quase meu fio Então tá aí
o Bob Esponja carregado 4.000 kg aí de
mato asfálticas e só um pouquinho só um
pouquinho ela é duro na queda não vamos
partir para frente a gente dá notícia aí
Ah tá gente já saiu de Uberaba tá
voltando para casa né sentido papo aí o
Bob Esponja carregadinho parou aqui na
BR aqui para tá batendo os pneus né ver
se tá tudo ok
aqui tá tudo beleza
eu tô aqui na rodovia aqui que liga
Uberaba Nova Ponte Iraí de Minas sai lá
no trevo de Monte Carmelo na br-365
direitinho Uberaba buscar um asfalto e
hoje no final do vídeo aí a gente vai
ficar sabendo quanto que é a média nessa
viagem né qual a média que o Bob Esponja
vai dar hein Tá bem pesadinho teve uns
morrinho ali que pegou segunda
Oi tá bem pesadinho Mas nós vamos na
calma né devagar as tempos tem presta
daqui a pouco a gente chega lá em Patos
de Minas para nós vamos direto passa lá
no posto
a completar o tanque fazer matemática
o e ver quanto que eu gasto nessa viagem
né quando que ele vai gastar de óleo
diesel para rodar 520km 520km por
enquanto nós vamos gastar de óleo diesel
Será que o frete está compensando
Oi Isa eu também caro né Será que vai
compensar essa viagem
E aí ó tá um dia lindo Bom dia muito
bonito nublado plantação aqui a soja
cana já passou eucalipto café bem
diversificado aqui mas aqui mais a
cana-de-açúcar tem uma usina ali um ou
duas em Uberaba só não me engano então
tá aí o copo Esponja top top vamos
acelerar mais Chegamos aqui no posto
avenir lavando para-brisa ali
completando tanque eu acho que vai caber
uns 70 l a
há 70 vi a câmera que faz ver que tá que
vai caber
E aí é uma pessoa lá 70l redondinho
encher o tanque até até na tampa igual
cedo tá aqui na boca
a carne aí
tô aqui no posto avenir chegamos aí bem
graças a Deus
e para então nós rodamos 520km com 70 l
de óleo aonde sair da 7.40 de média
o 7.40 ela foi vazio e voltou com 4.000
kg E aí Bob Esponja tá gastador outa
econômico quê que vocês acham deixei nos
comentários é para mim tá ótimo né 70
litros de combustível aqui deu 283 reais
283 reais
é de óleo mais 50 de lanche quilômetros por litro de óleo deixe
e nós gastamos aí
a 330 reais nesse frete e o Bob Esponja
e deu 7.47. 40
a quilômetros por litro de óleo deixe
seu comentário curte compartilha se você
ainda não é inscrito se inscreve no
canal jj3 Beleza tamo junto e tchau
cidades inteligentes e como elas serão
conectados a futura então fiquem ligados
é o link novamente Muito obrigado pela
atenção e continuem penas fazer esse
evento e é tão inovador na parte da