Oi

boa noite a todos e a todas e sejam

bem-vindos ao início do segundo dia do

evento aquilo foi pensando em chefe

Spears 2021 ela vai Rafael Toscano sou

diretor de gestão da Operation e o rosto

essa mesa de Redonda esse painel aqui de

conversa que terá como tema a

identificação o futuro do motor Esporte

assim como ontem nosso objetivo aqui é

trazer a visão mais completa e promover

um debate bem interessante sobre esse

assunto com diferentes pontos de vista

pessoas referências em diferentes áreas

da indústria possa também do Jornalismo

e do automobilismo em geral nosso

objetivo vai ser então falar um pouco

sobre o presente o futuro do motorsport

passando desde as categorias de corrida

até mesmo carros esportivos que já são

mais voltados para uso nas ruas então

por isso que eu comentei para trazer

essa visão bem completa temos quatro

cuidados muito especiais aquela Live

então eu vou abrir para você se

apresentar em mas temos aí pessoal da

Audi quando é Maranhão o pessoal da

Rimaq atualmente essa internacional um

castigo João eu paro um famoso caixa

curto Então sintam-se à vontade para se

apresentar acho que a porta alfabética

caso fica aí que podem começar as

apresentações Caique vai se o Cássio

Então por ordem alfabética vai

Boa tarde pessoal boa noite aí eu sou o

Caique trabalhando na rima eu tô na

parte de pós-vendas serviços pós-vendas

ele junto com o João

eu sou formado em engenharia de controle

da promoção na OS em Blumenau

aí depois eu fiz um mestrado na

Inglaterra de mecatrônica voltada para o

transporte

aí durante a sua estada para ver alguns

projetos de eletrificação e controle até

tive oportunidade de

participar Em uma competição da Rima o

que depois me facilitou a conseguir a

vaga aí dentro da empresa

e colocar esse do André Maranhão

primeiro a gente conversar eu tô fazendo

é tudo Engenheiro não tem problema

atualizado principalmente em

automobilismo e setor automotivo também

mais ou menos 20 anos de carreira aí

nossa praia e

piloto amador serve profissional nas

horas vagas e um dos gastos da

eletrificação tanto na no automobilismo

como nos carros de ovo

E aí

Oi João

bom então continuar sequência boa noite

para te dizer boa tarde para vocês é ou

é boa noite já Boa noite a gente aqui já

15 horas da frente a

Olá bem-vindos aí ao Nossa Live a minha

formação na sou engenheiro mecânico

automobilístico formado pela FEI em São

Paulo mas antes de tudo entusiasta

dentro esse tom Mística né Sempre foi

mexedor gosto de carro sempre você de

carro e acho que vou continuar gostando

de capas para sempre só a doença eu acho

que todo mundo tá acompanhando aí sofre

e

rapidamente aí sempre trabalho na área

de pós-vendas né a junto com o André

Maranhão quando estava na Audi

A1 e essa experiência que proporcionou

nessa oportunidade de trabalhar

atualmente na clima em Croata para todo

mundo curiosidade aí se fala em uma essa

pronto incorreta no Croata para falar o

nome da empresa tem mais automobile e

hoje não está aí desenvolvendo

pós-vendas e terminando desenvolvimento

do o clímax Oliveira

É isso aí mais detalhes a gente continua

aí ao longo da Live Beleza

então vamos lá então Os últimos serão os

primeiros e os primeiros serão os

últimos né é eu sou o André Maranhão né

apesar do Maranhão sou de Recife e moro

em São Paulo disse na Alemanha né então

cara quase internacional

eu sou engenheiro de formação na

engenheiro mecânico com especialização

em engenharia automotiva em pela pela

USP atualmente eu tô só responsável pela

é pela nossa nacionaliza são né de

produção local Aqui no Brasil é pela

pela Audi no Brasil Ainda temos alguns

projetos

futuros não é para frente alimentação

aqui no Brasil e

paralelo a isso aí também eu tenho um

diário muito grande como o João o Cássio

Caíque todos nós aqui nós temos né que o

pela área automotiva e especialmente

para ela é notificação e o

2010/2011 quando eu trabalhei na cena de

Sam e a gente fez a introdução do mês

playlist aqui no Brasil então desde lá

né então eu passei com muito dessa parte

dela aplicação concurso Associação

dinheiro automotivo dando aula na

Faculdade Senai hoje dando aula no novo

curso na USP de sistemas na mobilidade

também atualização então sempre nessa

área é notificação mais fortemente é

isso

é muito obrigado conversa com o

atualização zera e como Engenheiro falei

um pouco Naldo alfabética vou ter pressa

também mas quem anda falando uns três

primeiros e a gente tá todo mundo

devidamente apresentado da veste muito

bem vindos a Live Então vamos continuar

essa mas não sobre motorsport em

primeiro lugar que a gente pode fazer

uma leve contextualização sobre o que

que seria motorsport peça palestra então

algumas definições do tema e assim como

algumas das principais categorias que a

gente tem hoje e a gente a puxa algumas

umas perguntas aí de maneira simples

alto no transporte pode ser definido

como a parte do automobilismo que não tá

só restrita ao ambiente compatibilidade

conforme a gente é levado a pensar

quando fala nesse essa definição do tema

na realidade ele vai desde a questão das

Pistas com os carros super preparados

altamente especializados por uma

categoria de corrida Fórmula 1 e Fórmula

1 em 100 as outras também mas também

está muito presente em carros do dia a

dia na rua todo mundo conhece as linhas

esportivas da Audi também de outros

lutadores e os carros que são bem

esportivos por natureza então

e aqui por mais que seja levado a pensar

nas pistas ele está presente em

diferentes pontos do automobilismo e dos

carros em geral falando esse lado mais

competitivo achei algumas categorias que

a gente quando a gente fala motorsport

frequentemente a fórmula 1 mas vale

destacar que a gente tem muitas outras

iniciativas tanto elétricas estão fibras

e também a combustão mais

profissionalmente e a gente pode

destacar aí o w e ser desde categoria

GT3 a tela é um corte preto fórmula aí

também muitas outras né então acho que

muito talvez alguns dos Ossos

visualizadores não estejam

familiarizados com essas siglas mas a

gente tá falando em carros altamente

preparados como carros da fórmula e que

são exclusivos para as corridas só

falando ali até carros também que são

variantes das ruas Então pois é por

causa GT3 eles tem uma leve semelhança

pelo menos ali por fora com os casos que

a gente vê na rua como por exemplo

Porsche Ferrari seus carros

Ah mas então tá trazendo agora para as

suas perguntas caso você quem começou

ali a um entusiasta dos carros e trens

Pigossi nas horas vagas você consegue

listar algumas outras categorias dessas

famosas O que você já teve alguma

experiência e acabou participando talvez

de um caráter mais especial nessas

categorias de uma cortadinha aí na sua

pergunta vou começar aqui fazer uma

crítica porque na verdade assim a gente

não pode nem falar em eletrificação seu

futuro do automobilismo é o presente do

automobilismo Fórmula 1 hibridizada

10/2014 já há muitos anos para você

ganhar alemã né principal corrida de

Endurance do mundo no leque é os

protótipos T1 são híbridos a gente já

tem a fórmula e como uma categoria 100%

elétrica a gente tem o ex-premiê né da

Continental como um rali 100% elétrico

então

se você pegasse categoria Sofia as duas

principais categorias do portfólio da

Fiat são a Fórmula 1 é que já já são ele

teve casa bastante tempo né eu em mente

aqui na nossa realidade brasileira assim

como no carro de rua né a gente tava

pouco aqui na periferia do mundo as

coisas chegam depois gradativamente a

gente já tô sim eu tô aqui na minha

garagem Eu tenho um xc40 e vai dormir

Tiago e tem um carro aqui do dia-a-dia

urbano ele roda como carro elétrico né A

gente paga bem os motor a combustão

então é claro que é ainda é acessível

com número pequeno de brasileiro mas a

gente sabe como a tecnologia né vai

ganhando escala e os preços vão caindo

foi ficando cada vez mais acessível É

mas aqui no Brasil realmente quando você

fala de automobilismo as opções

eletrificadas ainda são bastante tímida

na verdade não é um ambiente categoria

CBA ainda eletrificado o que é o tipo de

experiência muito legal com

eletrificação no automobilismo de ponta

esse ano foi a equipe e já foi Race né

com o ex o MD11 TV é por exemplo o

centro nacional ou TV híbrido aplicado

pela E aí né que explora o nióbio Então

usa o nióbio na construção do chassi mas

também usam Power trem e vidro elétrico

para tracionar o eixo dianteiro com

motor elétrico é mas a gente ter uma

ideia do como excipientes ainda tá no

automobilismo ou extreme B no Sertões

ele escutava uma categoria à parte né

como a gente tem legal e 56 e lemann

para tecnologias inovadoras o ex LB como

de veículo ainda não não tava no

restante da competição de onde assim não

tava competindo com os demais mas onde

está falando em relação ao carro de boa

mas a coisa vai ser no automobilismo as

eletrificação nosso automobilismo vai

rolar imagino que até liderada pelas

tocar no primeiro momento quem sabe a

próxima geração de causas tocar daqui a

45 anos já tenha alguma eletrificação

como a Nascar tá indo já por esse

caminho na categoria mais um disco de

todas já tá falando de identificação

Então é só uma questão de tempo no

Brasil é o futuro do automobilismo no

Brasil e o presente no mundo

é muito bom e Cássio pensando assim

nossa algumas séries do YouTube do

acelerados até mesmo que era de uma

olhada Você parece com o jogo uma série

de corrida por mais que elas não fossem

identificadas como que foi essa

experiência e você viu o potencial já

começou um pouco mais se vê como aplicar

parte da identificação dessas categorias

mesmo que talvez não tão conhecidas

é como eu falei vai acontecer porque eu

tô um deles na verdade ele é uma

plataforma de engenharia né de

desenvolvimento e de marketing ainda eu

só tô bilistki então ele sempre segue de

mãos dadas com a indústria

automobilística enquanto é já

antigamente na Europa no primeiro mundo

apesar que eu não gostar muito dessa

expressão é a indústria já tá no

processo de nitrificação massivo isso é

reflete nas categorias do automobilismo

mundial esse processo vai chegar tá

chegando ainda timidamente mas cada vez

mais aceleradamente a própria vulva é

uma das montadoras no Brasil por exemplo

só vende carros eletrificadas 12 não

existe um roubo à venda no Brasil hoje

que não seja identificado é quando o

vamos lá vamos falar de tocaram é quando

o Toyota Corolla e Chevrolet Cruze que

são os carros estão ali forem 100%

eletrificadas ou só existirem são

delicados as suas versões de rua

fatalmente as marcas vão querer que a

versão de corrida também seja

identificado esse processo vai lá é

quase tudo no Brasil né uns quatro cinco

seis anos depois que acontece no

primeiro mundo mais vai acontecer ainda

estava

e dessas e pensando nessa questão que

nem o caso falou de trazer Essas

tecnologias uma transporte sair para os

carros de rua agora passando pergunta

por André mesmo Qual ditando o histórico

bem grande em categorias que são as

realmente a combustão desde as lendas

ali do rádio do Group até também que –

carros de Le Mans ou Le Mans até o

período para retificação ali com os

causos lmp1 Como que você tem visto na

prática essa parte da gratificação

passando do meu transporte para os

carros de rua ou até mesmo com o

surgimento de algumas linhas mais

esportivas da onde

aí se esse movimento de eletrificação

que ele que veio do motor resposta é

também ele veio um pouco até e paralelo

com os carros de rua né a gente nos

últimos dois anos a Audi introduziu aqui

no Brasil o elétron é o Audi e-tron SUV

E logo na sequência o Audi e-tron

Sportback não é que foram os carros é

que Teoricamente os primeiros elétricos

na auditing Eles foram os primeiros tem

que ser elétrico da Audi mais nada A

sala já não na primeira parte da década

passada já tinha a três ó que eram A3

híbrido mas já tinha Q7 e-tron quero que

sete híbrido também e outros modelos

também que eram de forma hibridizada vão

dizer assim na mas não rolou continente

europeu a

áudio de trouxe é a em a 2 anos atrás o

ao direito como falei das duas versões

né ao de subir o Sportback com o

primeiro carro elétrico sem por cento

Eletro da árvore é isso aí é um Marco

assim como na década de 80 no início da

década de 80 ou Audi quattro veio para

transformar né o mundo

especialmente das categorias de rally né

então veio do rali para as ruas e tá

essa tradição da Audi o atração quatro

naquela rounds com tosse e e agora com a

ação quatro elétrica né com dois motores

elétricos 18 defrontar o outro leite

caseiro isso aí faz com que a aula e

mantenha essa tradição e agora de forma

eletrificada e mais do que nunca né até

um

interessante que os políticos que já tem

um pouco feio mas essa essa tecnologia e

tração 4 eletrificada ela ainda é mais

eficiente do que a tração mecânica ou dá

esse totem que todo mundo já conhecem né

deveu a década de 80 com o Audi quattro

as lendas partindo daí Aí pede desses

dois anos para cá é aonde já já lançou

aqui no Brasil inclusive o Audi s7

Sportback né que que é um Audi e-tron

Audi e-tron Sportback e o semelhante ao

direito ao convencional mesma carroceria

porém com o Power Trio imagens mais

forte né E também trouxe o RS e-tron GT

né que é um carro de 598 cavalos até

646 cavalos aí

momento Espera momentaneamente né se

você apertar o pisão Oi total do pé tá

então são carros esportivos já comparar

o carro o carro convencional Cloud tinha

que é o mais tradicional motivo é o

o

R8 R8 tem 610 cavalos né então ele

consegue ser mais repente ainda porque o

R8 tá no seu prova aqui a eletrificação

do conceito de uma marca tradicional que

é a Audi também a próxima por aí então

sem considerar ainda outros carros né

que vai ter que vai ter na frente e eu

vou comentar um pouquinho mais na frente

para não deixar vocês não é com todas as

informações agora mas assim a de forma

geral a eletrificação veio a gente

verifica não só identificação Total com

a notificação de hidratação cargo para

ambos os mundos nega até com o Cássio

falou né do x140 né então ele consegue

rodar no modo elétrico algumas situações

mais curta mas que você precisa fazer

uma um trajeto mais longo porque ele tem

essa facilidade também essa peça

atividade a gente vai ter nesse período

de transição para a electrificação total

oi para mim que legal vs como passa essa

tecnologia assim como que você começou

aqui o ano passado Nossa categoria de

rali foi para Rua legal como é que é

certificação também está seguindo o

mesmo caminho e que nem você falou que

bom que estão trouxe todos os detalhes

dos carros porque vamos fazer isso e

mais tarde saí para frente acho que o

pessoal da Rimaq tá se coçando um pouco

para falar um pouco do carro dele sobre

esse conceito de notificação mas hoje

passar especialmente para a visão

animais arremate acho que a gente o

primeiro por isso que eu tinha um pouco

a mobilidade elétrica em geral caso já

vou puxar essa bola um pouquinho ali

fica poder explorar um pouco mais a

resposta mas para fazer uma

contextualização e até puxando alguns as

da Live que a gente trouxe ontem Vale

destacar que o mercado de elétricos o

Brasil é uma visão de futuro mas eu

também presente nesta também faz parte

do presente a gente tem alguns números

bem interessantes antenado Alberto

começou que subiu muito o número da

venda dos carros elétricos há termos de

comparação no início desse ano e os

destaques aqui hoje a gente tem mais de

45 mil carros em por cento elétricos no

Brasil uma Frota que vem aumentando ano

após ano o que que hoje ainda tem mais

de 38 preparadores ou ou iremos que

vendem carros elétricos ou híbridos aqui

dentro do país então dá para ver que é

realidade Mas a gente não tem um bom

caminho pela frente só vindo para vocês

poderem um pouco é qual que é opinião de

vocês sobre a realidade dos carros

elétricos hoje no Brasil no mercado em

geral e quais são as principais

diferenças que vocês que já tem uma

experiência com esse Veículos Elétricos

perceberam em relação ao uso dele em

relação às causas a combustão

o que está se quiser começar a responder

os outro para não fechar nada eu posso

Cara eu acho que o carro elétrico ele é

fascinante no dia a dia e aqui no Brasil

como eu tava falando antes a gente tem

essa dificuldade de

Ticket de de acesso dele é muito alto

ainda né Então as pessoas não têm tão

facilmente assim a oportunidade de

experiência até porque existe muito

muito pouco conhecimento muito a

ignorância também sobre o tema é a Volvo

tem uma iniciativa muito legal com o

Volvo logares né que parece uma coisa o

patrão ficou maluco né avô passou

emprestar a carros é não conhece é um

Jéssica né pelo Brasil afora justamente

para gerar experimentação nas pessoas e

quando você Experimenta o carro elétrico

no dia a dia e é claro a gente Air Acho

que todos nós aqui né Igual a parte de

tentando assistindo a gente tem o carro

a paixão pelo carro na veia mas na

verdade a gente gosta do Ronco né

ninguém gosta é algo motor híbrido a

gente quer ouvir o ronco DVDs e tudo

mais mas na verdade no seu uso de alho é

de ano e para na cidade no trânsito das

cidades brasileiras Principalmente um

carro que não faz barulho que não aquece

do mesmo jeito que não vibra é ele te dá

uma experiência de luxo muito mais

luxuosa com o perdão da redundância

então é a aceleração instantânea no onde

para do trânsito né do torque em Santana

então é a minha garagem dos sonhos é um

carro 100% elétrico como o carro de uso

diário e um de oitão para brincar no

final de semana um conversível enfim mas

o carro de uso de vaca é tricô ele é sim

o mais atraente do que o carro a

combustão para o consumidor comum né

seja ele é um apaixonado por carros ou

não e vai lembrar e baías que muitas

estatísticas mas é coisa assim de 5 a 10

por cento das pessoas que realmente tem

uma grande conexão emocional com o carro

né os outros 90 95 usa o carro como como

uma praia né e o carro elétrico olhar um

appliance muito superior ao carro a

combustão já hoje e já há alguns anos

há sempre dois que no Brasil Ainda há

gente tem essa dificuldade como caso

comentou aqui a falta de conhecimento

mesmo né com relação a experiência do

veículo elétrico ela é muito superior

quando você tá usando o carro no

trânsito e principalmente quando você

tem uma infraestrutura né Por exemplo

que tem uma colega Nossa que acabou de

trocar de carro ela pegou o híbrido um

captor híbrido tem um incentivo do

governo o governo dá 10.000 euros e

sentiu para ela pegar o carro e ela

consegue carregar lá na nossa porta a

gente tem carregadores para os

funcionários então quer dizer ela tá

literalmente indo pro trabalho é de

graça né porque no serviço ela consegue

carregar o carro então é isso tem uma

pack de bateria pequeno mas que é

suficiente para ela se locomover na

cidade e ir trabalhar todo dia ela tava

vermelha da filha eu também e nunca

vamos de gastos que eu tenho placa solar

em casa Essa moto é bonito você tem

autossuficiência e o custo zero para o

custo zero custo diluído mas alguns que

vou o funcionando valor ao seu imóvel e

depois na no reino encosta ali de custo

por quilômetro fica zero sem dúvida

senhores e aí o pessoal reclamando né do

custo do combustível etc é o cenário

ideal né meu você ir trabalhar sem

gastar a Claro né no nosso caso aqui que

ela tá carregando com a energia da da

empresa no caso

e deixar o Caique faladas

ela corre como pessoal também igual que

são que o Cássio falou questão do

conforto você não tem as vibrações

durante o quanto você tá dirigindo o

carro elétrico aqui na Europa a gente

ver mas atualmente vi uma reportagem

também que é o número de carros

elétricos foram mais vendidos do que a

combustão aqui na Europa então ele tá

aumentando bastante a infraestrutura de

recarga aqui na Europa que a gente tem

bem melhor do que no Brasil atualmente

se for por exemplo no caso só para usar

na Cidade Baixa quilometragem então você

pode recarregar em casa né Mas se for

para longas distâncias Aí sim falei para

ela falta essa é sempre estrutura mas é

mas acho que o futuro a tendência é

aumentar cada vez mais e conhecer os

preços vão baixando também no Brasil

e eu vejo um pouquinho de forma cética

entusiástica ao mesmo tempo né É para o

mercado Premium leva o João falou bem o

caso também o Caique comentou também a

gente tem a eletrificação o carro 100%

elétrico uma base para o dia a dia né o

carro que você pode ter no dia a dia

para quem roda 40 70 80 quilômetros por

dia né noventa e cinco porcento da

população roda vem de 80 quilômetros por

dia para qualquer carro elétrico o menor

tu não ia que ele tenha Ele atende essa

situação o ponto é esse cinco por cento

e que utilizam o carro para maiores

distâncias e aquela necessidade horário

que você tem para fazer uma viagem por

exemplo de São Paulo para Curitiba de

São Paulo para o Rio de BH para o rio

ontem para Brasília e tem gente faz tá

que nesse caso Aí teria que utilizar

transporte aéreo né então eu vejo a

eletrificação ainda tô no uma solução

Urbana mas não para um para uma situação

urbana que a a população

utiliza É de fato uma Tecnicamente

falando atende pela infraestrutura o

carregador em casa ou no trabalho atende

Porém para uma forma genérica Eu acho

que o híbrido ainda seriam a solução

muito interessante para transição que a

gente tá tendo atualmente né a

hibridização ela não mandou um diria que

vai vai ser tão rápida neste momento de

saída da equalização com a identificação

100% acho que vai ter um filme um pouco

mais longo e aqui no Brasil ainda uma

com a questão do etanol como é que você

tem um ciclo mais interessante né

justamente pela pela recuperação naquele

tá aqui a boldo que o que foi emitido

justamente pela pela plantação e Canadá

sobre que vai reter aquele carbono então

tem uma é uma solução muito interessante

no curto prazo até o Grupo Volkswagen no

caso a Volkswagen do Brasil está

contando sair de investimento de 7

bilhões p2026

justamente formas e essa parte de

hibridização tá então algumas marcas que

fazer para Audi e outras marcas vou

focar mais na eletrificação mercado

crime ou então tem tudo a ver nesse

momento então é uma realidade porém a

preocupação começou no começo o preço

dos carros elétricos ainda assim são

muito caro né então se você pegar o gol

por exemplo que custa ela 70 mil reais e

transformar elétrico hoje Ele gostaria

pronto 200 de reais vai então acaba que

você não tem uma equiparação para carros

de entrada né já tá Carlos Coimbra da

parte de 47 506/7 minerais você tem aqui

para ação de valores nas de preço então

fica mais de Luca para para o consumidor

comprar mas eu diria que têm essas três

Mas tente não ficar são a hibridização E

no caso específico do Brasil ainda a

solução de etanol e facilita melhor

eficiência energética e você consegue

ter

homologações mais fáceis aqui no Brasil

é muito legal previsão que vocês têm

diferente é mais que eu mais tempo se

complementam indo desde essa parte mais

prática dentro da implementação dos

carros da física têm pela frente até

também aquela questão de ver o carro não

só com o carro mas também toda a cadeia

de serviço como que ele se comporta em

relação seus hábitos do dia a dia o que

que ele realmente representa e mudanças

e quais sobre a eletromobilidade quatro

presentão que a gente conseguir se

conectar com ele

possa agora por motorsport mas

motorsports mais votados pela rua mas

também pela influência da parte elétrica

e agora sim já jantei aí criam que vão

poder falar um pouco mais aqui dentro

mais as marcas

até o caso comentou ali que tem aquele

sonho estamos então e tem muita gente

que tem essa questão de esse filho com

carro e tudo mais então é bem razoável

dizer que dentro da identificação não só

a gente tem que as cascas desafios

convém designer a preocupação com

autonomia o custo dos casos hashtag

adquire mas também é só outra parte mais

interessante do meu transporte né

performance som e o Finn que não vai

passar pelas pessoas é justamente para

os carros elétricos dessa alta

performance seria um pouco novidade fica

esse mistério fica um pouco

misterioso como é que isso vai realmente

se antes na prática da performance do

carro então eu também se abrindo para

vocês da Rimaq é essas colas encontrar

um pouco mais para empresa mas

basicamente mais uma leve introdução à

bastante conhecida por trazer Veículos

Elétricos de altíssima performance mas

também com pessoas recebem exclusivos

antes sentido vocês podem comentar um

pouco sobre a empresa e a filosofia por

trás desses carros de rua com esse foco

no motorsport e também já adiantando

Quais foram os principais desafios que

vocês tem observado no desenvolvimento e

comercialização deste tipo de veículo

elétrico

bom acho que eu agora eu caí que a gente

pode fazer um um bate-bola não 12 aqui

mano a tabelinha ou eu acho que a

filosofia da empresa ela tá traduzida em

função da fundação né a Remar que ela

tem 10 anos 80 tem 10 anos eu vou para

11 anos nós vamos ver assim e há 11 anos

atrás era uma garagem e uma BMW Santo M3

com motor estúpido certo mata ele mata

ele começou a empresa dessa forma

fazendo Swap da BMW que ele tinha

estourado motor fazendo drift e

colocando um Power trim elétrico com

esse mesmo carro ele bateu alguns

recordes de velocidade de veículos a

100 porcento elétricos E aí que começou

esse sonho né de desenvolver um

hipercarro uma empresa criar uma empresa

para desenvolver um hipercarro um

veículo que entregasse a performance de

um hipercarro só que sem por cento

elétrico

Oi e aí que começou a esse desafio nessa

jornada que culminou com o lançamento do

universo esqueceu alguma coisa que a

gente acha que nossa filosofia acho que

é isso na relação a filosofia e sempre

uma atende Sempre gostou dessa parte de

competição então a empresa por se tem o

seu DNA competição Esse é o melhor no

mercado em performance exatamente aí é

isso estou falando mal mas se deve tá

pensando não o cara tinha empresa dê

certo não ele comprou esse carro como o

dinheiro que ele ganhou uma competição

de engenharia que ele morreu uma época

que não existia

smartphones etc Ele desenvolveu uma luva

que tinha um reconhecimento e uma

atuação uma comunicação computador deu

alguns prêmios mundo afora E daí que ele

conseguiu financiar esses esses projetos

dired né do começo da carreira então

muito bem a história né fala não esse

cara tinha dinheiro não tinha gente ele

é do Bal a idade entendeu

E tu não feito a gente né foi para

escola de Engenharia e desenvolveu tudo

na literalmente na raça e hoje o acho

que os principais a segunda parte da

pergunta são desafios né Rafael que a

gente já passou eu vejo a eu vejo três

pilares né Eu acho que a gente tem a

tecnologia da bateria né Com relação à a

química da bateria densidade energética

eu vejo a o controle né dos motores

elétricos com a questão dos inversores

né que vão dosar a corrente para

controlar o motor elétrico e quando a

gente pensa no veículo a inversor é uma

coisa que é é nova não tem um ônibus

elétrico a 600 anos-luz

um

pouquinho exagerado mas tem a o problema

é esta que é tecnologia para entregar

performance que hiper carro tem que te

entregar então é um grande desafio você

comprou a temperatura dos componentes e

garantir que ele vai conseguir curtir lá

tem duas repetibilidade de performance a

que o cliente vai querer usar por

exemplo uma pista ou no final de semana

dando os amigos aí no Autoban na vida eu

acho ele mais um ponto aqui é não ia

complementar desafios como empresa em si

que a gente pode ver ao longo da

história como o mate rima de sempre

gostou de sempre aplicativo ele gosta de

fazer as coisas ele mesmo produzir tudo

em casa então desde a BMW dele até o

primeiro conceito introduzido pela rima

é tudo feito em casa nosso novo modelo

também

bom então isso cria muitos desafios

também que em vez se você poderia

procurar alguma solução já pronta no

mercado Talvez o curso de ser um pouco

mais elevado mas não ele gosta de fazer

em casa e desenvolver tudo em casa é

isso traz alguns benefícios também

desenvolve muito a tecnologia e única

também no mercado mas também pode trazer

muitos desafios ao longo do

desenvolvimento

e também como a gente está falando de um

carro de alta performance que ele é

feito tanto para Rua comprou como para

pisca e muitas vezes carros são Poços

estão postos no limite né então o João

tava falando a contrato e controlar a

temperatura dos componentes você tem um

carro andando na cidade na rua um pouco

mais tranquilo mas se ele vai esse carro

para pista então aí começam outro outra

outro tipo de desafios né pensar no

engenheiros na pessoal a gente está

falando de

há 300 400 500 amperes quando o carro

acelerando tá então você imagina o

tamanho da dos contatores é para

conseguir de usar essas todas essa

potência então é difícil controlar as E

aí marca está desenvolvendo está na

linha de frente aí para os movimentos

tipo de componente tem um comentário não

sei se eu posso fazer essa menção Rafael

no nosso nosso nossos comentários aqui o

Juliano Rambo ronco do carro é outros

500 mesmo concordo mas o Cristo Eu gosto

de uma motor etc mas a aceleração que o

veículo era consegue entregar a partir

de zero por hora

não tem carro promoção que consegue

entregar pessoal é surreal e acho que é

uma sensação diferente também tanto você

não tem o o ronco do motor Então você se

concentra é um filme totalmente

diferente e se concentra na aceleração e

você ouvir o barulho dos inversores

motores então sim você não tem o ronco

que é legal tudo mas é é tão bem

diferente muito legal também eu tava com

Turbo S aqui até anteontem e passei

alguns dias no uso real né é o carro a

gente a mãe pista mas quando você usa no

dia a dia na cidade e você se percebe

fazendo coisas a capacidade de coração é

tão grande e você a experiência de

vendado no trânsito vira outra você vê

brechas e abrem-se espaços que não

existiriam de outra forma e o Tiger os

fios mas eu não sei exatamente não tive

essa experiência ideal ainda mas o pai

que não tem um modo Sport ele tem um

barulhinho meio Jackson usariam é

gostoso também ó porque não é um mas não

é uma experiência totalmente

não V8 né

é uma coisa de freio motor freio da

Regeneração de energia então a gostoso

também

o brasileiro um resultado

Desculpa mas esse ruído do táxi né que

tem no então gente também foram dois

anos de desenvolvimento

para você chegar nesse ruído existir no

os caras de uma piano do pão de tudo de

Drone de tudo para conseguir chegar essa

e materiais estão que é usado o time

Nitro GP

comentou também essa questão de

percepção diferente no trânsito

diferente é outro passar o carro com o

carro elétrico de alta performance é

muito fácil e simples rápido assim você

começa a ter outra percepção diferente

pode ser um

e o emprego É bem interessante ver que

por trás de toda a Remar que já começou

com a Jandira começou ali com um cara

tentando Inovar buscar recurso da parte

desse tentando

só que esse negócio realmente trazer uma

visão nova para o seu organismo e até já

estava brincando selinho nos Bastidores

mais alguns desafios Vocês trouxeram

constante tensão temperatura a gente

aqui na equipe de Ampére conhece um

pouco talvez não está um pouco melhor

mas é tão familiarizado com os sistemas

o bom é passando então agora para o foco

na áudio a marca entrou nesse comentando

era a gente começou bem alguns carros

mais de rua na partida mas também não ao

transporte ela surgiu com mais força ali

para 2014 com R18 em Le Mans mas lá para

cá claro que seu pai diferentes frentes

a gente também tem áudio da Fórmula

gente também tem áudio alguns projetos

Dakar a gente conversar um pouco mais

para frente então seguindo a mesma linha

da pergunta da Rimaq é qual que é a

visão da Audi sobre a notificação mais

com esse foco nos carros de alta

performance e também mesma linha tem

alguns desafios que seja pode comentar

talvez na parte de vendas também na

parte introdução das novas tecnologias

no mercado

E

desde 2014 né a Audi já participa da

fórmula e na inclusive na

2016/17 de Lucas de graça e foi foi

campeão mas se não me engano nesse nessa

aí seis sete temporadas aí o áudio foi

junto para BT é chato né Daqui a empresa

que o Audi Sport aberta é chato né que

era a o nome da equipe foram doze

vitórias no se eu não me engano ta do

teve algum ano passado no talvez some

alguma coisa aí mas ela fez sucesso na

forma aí só que se você pensar na

tradição da arte era doido para lhe na

resposta anterior ao de sempre prezou

muito pro Endurance por ali né Então tá

no DNA da Audi é a chance da Fórmula 1

por exemplo a hora então não está lá né

então DNA da Audi é mais é de TM

24 horas de Le Mans na está o foco na

durabilidade na resistência do carro das

atraçõ E aí o foco principal yaounde ela

decidiu recentemente focar no nesse

estado mantendo essa estratégia né tanta

que você até corretor que vai participar

do Rally Dakar é com o veículo que é o

RS que entrou um carro até ser procurado

na internet aí vocês vão achar a foto

dele bem diferente o carro não é um

carro de rali né o design tá de rally

mas esse carro aí interessante que é um

carro elétrico né que tem atração

elétrica das rodas porém pela

classificação e se ele é um híbrido

insere né porque ele tem um motor de

combustão não é um tfsi no perficient

naquele gente joga na na atmosfera aí no

máximo 200 gramas é porque lote hora de

bateria então assim é uma eficiência

muito grande Esse motor é basicamente

Esse motor de combustão basicamente para

carregar a bateria que vai funcionar os

motores elétricos e ele tem que ir na

praça que são

33 montanha moto the generator yuriatin

MG o que a gente chama isso é um na

frente e gira o eixo frontal um atrás

não é para tirar as coisas de trás tem

um outro MG o que fica para fazer

justamente nessa essa impressão nela de

energia aquela transformar a corrente

contínua e alternada do motor de

combustão para carregar a bateria Então

esse conceito da eletrificação tá vindo

também para o automobilismo

focado especialmente essa parte de rally

em duas

Oi Ué só fazendo adicionar outra

pergunta agora no

17 de novembro quem quiser anotar aí 17

Novembro a Dezenove de dezembro

32 Dias algo vai fazer um evento aqui em

São Paulo chamado

aos of programs a quem quiser participar

desse Rosa floresce domingo vai ser

aberto ao público sobre inscrição pela

internet né então tempo você vai lá Audi

aos pobres Audi com o inglês não é

alemão

é. Com.br você pode se candidatar lá

para fazer a visita nesse Rosa flores

onde a gente vai vai colocar lá alguns

modelos ela é praticado entre ele vai

ter o RS e-tron GT é o superesportivo

vai estar lá presente não quiser

conhecer presencialmente ter a

oportunidade e também vai ter um o Audi

e-tron Vision GT e para quem gosta de

videogame Talvez o público ele gosta de

Playstation o Gran Turismo é é o carro é

justamente nesse Gran Turismo é aquele

carro que tava lá naquele jogo e ele se

materializou e foi criado o esse carro

conceito ele vai estar lá também além de

um carro que Possivelmente existe

possibilidades futuras vivo Brasil e

arro Audi q4 e-tron Concept né O que

quatro é um carro semelhante ao então um

pouco menor é possivelmente vai ver o

preço mais atraente desse Brasil e ele

vai estar lá também presente de tiver

autoridade moral da história só para

resumir tudo

aonde vai foca na mantém o foco na

atração quatro em duras ali para frente

e vai trazer seu portfólio de

eletrificação junto paralelo essa essa

tendência ao público

Tu já tá no tá Daqui adapte bem legal

ver essa nova para escovação

eletrificação chega limpeza através da

Aldeia através desse legado quem tá

vindo das Pistas então caso voltando

para você você já até adiantou um pouco

essa resposta mas enquanto os

jornalistas youtuber já deu para ver se

tem uma experiência bem interessante com

diversos carros desde as causas a

combustão de alta performance mas também

passando por alguns híbridos bem

especiais Pois é falou 102 países e os

elétricos que adiantou o time

tendo ensinou esse filho e com esse

diferentes carros modo de piloto e

também consumidor Como que você acha que

essa experiência do motorsport tá

afetando a identificação dos carros de

rua influenciam melhor dizendo você acha

que essa a gente tá partida de uma visão

e os carros elétricos São vi só colar

alternativa ambiental e para o dia a dia

para também carros com mais emoção e

tals que vão engajar mais as pessoas no

dia a dia

É sim é na verdade como está falando né

o carro né porque ele vai se tornar o

padrão na indústria né então é

e a BMW outra marca está começando a ter

os primeiros n elétricos né Eu acho que

até uma discussão um pouco mais e tag

assim vai ter talvez a questão de

legislação da Europa ainda vai evoluir

para Alice fala muito em manter uma

pequena

corta né de casa combustão para

combustível sintético para que marcas

como Lamborghini possam continuar entre

aspas fiéis ao seu DNA mas na verdade

isso vai ser uma coisa muito início né

até questão do combustível sintético a

outra coisa que pode influenciar aí mas

enfim o ponto é que os carros elétricos

eles assim como 20 anos atrás o

portfólio de uma grande montadora aí uma

montadora comum em Grupo Volkswagen da

vida você tinha

desde o vamos falar de dez anos atrás

desde o Gol 1.0 no Brasil a gasolina até

o Bugatti Veyron uma gasolina eu tinha

todo esse Range aí você vai ter esse

mesmo rende com os carros eletrificado

bom então é eu acho que eu acho que já

tá chegando quase que num ponto em que

falar de carro elétrico É é quase quase

não faz sentido Alex é o carro é a

mudança massiva né o shift massivo de

pesquisa e desenvolvimento

das montadoras já foi feito isso é uma

coisa que muita gente no Brasil não se

dá conta esse debate não tá funcionando

mais ele já aconteceu nos países que

determinam os rumos da indústria

automotiva para não falar basicamente de

Europa ocidental Japão e Estados Unidos

e carro elétrico e Graças ganhou pelo

menos no horizonte aí dos próximos 10 15

anos de repente a gente vai ter outras

tecnologias mais adiante surgindo e com

correndo com o carro elétrico mas fato é

que o padrão da indústria nos próximos

15 20 anos vai ser o carro elétrico

carro combustão vai ser banido né hoje é

as vendas de carro combustão dependendo

de cada país mas a Califórnia é um 2030

na Alemanha estão vendo era 2040 eles

vão para mim lá ele disse que várias

marcas estão cozidos e antecipando a

está online né a Volvo vai só

em termos de indústria que é 2030 é

doido ainda falta 8 anos e poucos são um

a dois ciclos de produtos só que a gente

está distante de todos os carros desde o

popular Urbano até o SUV massivo até

agora não sozinhos ele tem F150

Lightning nela a Picape nível pesada

rápido ter da Ford já tem uma versão é

óbvio que hoje uma f-150 elétrica ainda

não faz tudo que o Marco 150 Super Duty

diesel é capaz de fazer mas isso tudo

faz parte desse processo e dessa

evolução da tecnologia mesmo então é

felizmente os adultos da sala então

tomar essa decisão aí o carro combustão

Ele tem ele é um cabra Marcado Para

Morrer né é

a partir do momento que não vai existir

mais o carro combustão novo O carro

elétrico Ele vai cumprir todos os papéis

que um carro cumprir hoje para o centro

e os mais diferentes tipos de consumidor

em todos os segmentos do mercado em

todas as faixas de preço inclusive um

animal em extinção antigos assim

ela

e pensando aqui nessa linha Já que os

causaram que vocês vão vir ao sinônimos

de carros basicamente aqueles vão ser

amplamente é bom para rua e vão ser ou a

grande realidade pessoalmente assim essa

corretora do time que você tem uma

experiência bem interessante que até

mesmo a questão do som foi um ponto

muito positivo que surpreendeu mas

pessoalmente se acha que ainda tem

alguns desafios e quais a fiz a gente

ainda tem que meio que

melhorar em relação a essa parte mal

transporte e esse filho esportivos

carros elétricos em muitos desafios né a

gente tá a gente não tá na era do iPhone

automotivo ainda a gente tá na era do

Star Tac do Motorola startac é quando a

gente fala de carro elétrico não causa

AIDS ainda são muito pesados

causa elétricos algumas coisas que até a

gente nem a experiência no Jardim São

Paulo a gente percebe com o meu Volvo

aqui o nosso muito isso é contact Afinal

notei também cara no trânsito caótico de

São Paulo o pedestre ET nota menos o

motociclista de nota menos é algum tipo

de sinalização sonora do carro elétrico

para quem está do lado de fora é pelo

menos um instante inicial vai ser

necessário até porque a gente também tem

que mostrar uma outra coisa né que que é

uma outra discussão para um outro debate

que vai ser o carro autônomo né E aí

essa questão do barulho com o pedestre

também não vai ser necessário mas

falando especificamente de motorsports

mesmo né se você quiser buscar o máximo

do pacote de performance Neco e é a

fórmula 1 não é o as categorias de topo

é onde o carro elétrico ainda

Precisa focar acham duas coisas né

duração da bateria quando você tá

falando de uso extremos ea a temperatura

isso não é a fórmula e que tem 56 anos

de vida aí ela passou até um carro que

acaba e começa e acaba a corrida faz

dois anos já foi 2018 para três anos ela

começou a ser que trocar de carro no

meio porque a bateria não aguentava

então tem a questão de a densidade de

energia da bateria né quanto peso de

bateria você precisa para ter uma

performance x e hoje ou você vai ter

muito peso ou você não vai ter toda a

performance ainda tá eu falei a gente tá

na era do celular tijolão ainda puxando

anteninha mas a gente se viu que 11 anos

o tijolão ver o iPhone né a gente tá um

pouco nesse nessa curva aí ela tá os

carros também

só para complementar e também na casa

para debater esse acho que dois aspectos

também é a parte térmica e ainda essa

parte refriger refrigeração de baterias

Ainda tem muito a evoluir E também

outros aspectos podem melhorar o tempo

de recarga também é para uma aplicação

de motorsport ou é dura a vida inteira

ou como na fórmula antigamente em troca

de cabo que o tempo de recarga é muito

alta né então a gente troca chamar teria

né E também

pode ser uma aplicação que leva um pouco

de tempo né então acho que aí é

tecnologia tem que evoluir um pouco

também fazendo um comparativo nessa

questão da evolução que tá muito rápida

o Audi e-tron tem um pack de bateria de

700 kg em 95 quilowatt-hora o é um carro

de 2016 não Zezinho projeto lá foi

lançado na primeira importante 2016 o

clímax na feira tem uma bateria de 120

quilowatt-hora e os mesmos 700 kg então

em 4 anos aí a gente atende uma evolução

significativa na densidade de Claro

analisado é claro que a gente tem

células Diferentes né no áudio que a

gente tem aos céus com uma química

diferente no clima que a gente tem a

lula Oi e a casa de Baixo Carbono etc

de segmentos diferentes mas é

significativa assim a melhoria da

densidade energética na

mesma mesmo peso não é mesmo pacote só

que com muito maior densidade energética

nós temos um caminho pela frente mas

acho que as perspectivas são da do

desenvolvimento são bastante positivas

tá beleza a gente passou agora para

próxima etapa de nossa conversa a gente

vai trazer um foco na Emac depois na

Audi então caso sinta-se à vontade para

complementar e qualquer resposta tipo

assim como o nosso também mas com aquele

ponto de vista de consumidor e quem já

tem o amor Expressa com os carros estão

começando com vocês arremate é preciso

contar um pouco da história e da

filosofia por trás da empresa mas

atualmente qual que é o line-up dos

carros e o que que a gente teve aí no

passado nos primeiros protótipos

igual o primeiro protótipo da Rima som

falou assim

foi o conselho do ano geral tipo um

protótipo feito em casa João assim

corrige aí o número Acho que foram oito

unidades fabricadas não foi mal

unidades então não não teve muitas

unidades

e é agora tenho rimas Oliveira e vão ser

produzidos 150 unidades é um carro

com 1.900 cavalos e para o João falou

120 km hora

então é um carro destinado a mente para

performance mas que ele também tem seu

foco para conforto

algumas coisas interessantes dentro do

Carros tem diferentes modos de direção é

esse portanto pista ou para para

autonomia para ter mais autonomia mas

também tem o modo drift que o moto em

uma se ele é uma coisa que ele ama fazer

triste então ele fez questão de incluir

esse modo no de dentro do carro

E aí João se quiser complementar qual

até o final de semana ele destruiu dois

pneus gravando um vídeo esse final de

semana né

é que foi um salto interessante e

[Música]

e acrescentando na pessoal eu acho que

essa questão do conforto que o carro

entrega né vai servir para caso você me

senti elétrico é

eu vi gol de Michael maior aceleração é

o local mais rápido em aceleração do

mundo hoje né a gente quebrou o recorde

do quarto de milha a gente fez um quarto

de milha em oito. 15 segundos até o

carro de produção homologado

mundialmente né

com o padrão de croche teste mais

rigoroso homologados para Estados Unidos

todos os mercados Então 8.5 pessoal de

um quarto de milha surreal a gente tava

lá eu caí que estava lá no dia do rapaz

que foi meu

absurdo que faz o carro senão não dá a

gente correu contra o Cleide Apesar

Model S preto

não dá não Não dá não tem como comparar

é muito superior a performance então 8.5

é muito rápido no corte de mim é

Oi tá bem abaixo das exigências de

Dominic Toretto né que é um carro de 10

segundos

exatamente aqui tem reforço

quem acompanhou o pelas Furiosos lembra

né claramente aqui um carro de 10

segundos é rápido para panela

elétrica Eu adorei mais primeira tá

fazendo 8.5 pessoal negócio é feroz

já ficou fácil bater a barreira dos 10

tipos

vão seu comentário ele não só dizer

ciúmes mas também alguns outros dados

mais técnicos ali da parte das Baterias

parte de mais projeto do carro mas se

alguns outros Highlights ou mais tons

dessa parte mais técnica dessa parte

projeto que vocês acham interessante

comentar aqui

É sim os desafios eu acho que a que a

gente ainda está finalizando mais

comumente devolve tudo em casa então

desafios a parte de sócio né que são

muitas interações e o Caique consegue

dar até mais informações formação é isso

a gente está constantemente atualizando

para fazer esse controle mas toda essa

parte de gestão de bateria toda essa

parte de gestão dos inversores a

comunicação

do carro por completo né que é uma

empresa totalmente nova Então são um dos

grandes desafios nessa parte da da

Integração solta

a

essa questão da gestão térmica nas mesas

baterias que a gente tinha elas não eram

refrigeradas a folha revestimento né e

um dos pontos principais e que eu acho

que é um vários tons que o programa

atenderá tem é que ele tem um circuito

de ar condicionado né Tem um compressor

ar condicionado é de dos ligar o sistema

de alta tensão do carro o lado para

controle térmico das Baterias então ele

tem um compressor delicado para a um

circuito de ar condicionado dedicado

pela gestão tempo das Baterias isso eu

desconheço qualquer outro carro tenha

essa essa estratégia na digestão térmica

do das Baterias Então acho muito

interessante e é isso que faz com que

você consiga ter repetividade

performance que hoje é o principal não é

o principal gargalo é de um veículo que

você queira ter ele sempre senti

elétrico rodando numa pista você tem que

controlar a fazer essa lição assim para

suas baterias e com um sistema dedicado

de ar condicionado a gente consegue

fazer isso

de maneira muito satisfatória assim

superior aos demais

concorrentes no mercado trazendo

outro aspecto interessante sobre o carro

mas na parte de software e o carro ele

tem quatro motores Independentes Então

são um para cada roda Então a gente tem

o sistema de Tokyo electron que a gente

consegue controlar quanto torque

aplicado bom então isso pode dar-lhe

podem surgir os projetos mais absurdas

Mas é você está nos que eles têm tá te

ajudar na direção mesmo então se você tá

na pista tem uns ajustes para pista para

te ajudar na condição durante a pista é

inclusive no modo drift tem ele te ajuda

a manter o slime então facilita muito o

na direção né então acho que ele tem

muita tecnologia aí muito

desenvolvimento aí tu traz também

e eu acho que eu moro só interessante

vai trazer também que a gente vai ter o

drive Colt né que você vai conseguir

fazer o upload do traçado da pista do do

Racing Line Claro que pode a terra

contou a melhor né o A Estratégia do

Excel E aí ele vai te orientar por

exemplo uma pista que você

que gosta de um dia exatamente tem uma

linha verdinho aí para você conseguir

traçar e ter o melhor tempo de volta e

ele consegue ter graduações isso aí né

Então você começa não uma tocada que

você vai ser ficar mais confortável até

você ir no navio slime de verdade para

você ter o melhor tempo de volta

possível naquele traçado e tudo isso

integrado com a direção autônoma do

carro então é É surreal carro e surreal

pessoal é

o

primeiro carro hipercarro até Camera360

Então se manobra ali mais fácil então

se tipo de detalhes que eu acho que sou

mais Stories desse desse desse projeto

também nesse lado até tava comentando

com o João hoje é o conforto dele então

é o carro direcionado para performance

para pista mas também você pode usar ali

no seu dia a dia aí tem um gente entrou

nos seus 500 quilômetros mas ele é de

fácil acesso no carro também comprado

com os carros por exemplo o conexão que

é muito muito mais complicado entrar

dentro do carro isso aí então tem

algumas alguns

diagonal Mia o projeto de volume do

carro fantástico para um hipercarro Se

você comprar não sei se já tiver

oportunidade de entrar no Miguel no

Conexão divertir é um inferno pessoal se

tem que ir literalmente se jogar lá para

dentro a Unirio a primavera você abre a

porta se literalmente sempre não se

fosse um carro um carro baixo um Porsche

911 digamos assim então essa questão

ergonomia uma coisa que é diferencial no

nosso carro também

eu ia mais bonito também né ficou na

igreja feio

fora da curva

da Rima e agora eu vou falar certo

20 minutos de um dia que Brasil

e não coloca

mas o fato da Bugatti né Volkswagen uma

coisa aqui que a gente

não tinha visto ainda né a gente viu as

montadoras tradicionais

investir em né está tático uma Ford com

aí vem mais mas a gente não viu esse

cobrei né de você pegar o nome tão

história e não colocava de algo tão novo

de um país está um pouco tradicional

mostra realmente o peso do que é o que a

empresa desenvolveu nesse tempo curto aí

hein né

Esse é o é um projeto tá indo já

dois anos já que tá rolando nessa esse

desenvolvimento quando a gente chegou já

tava rolando já e O Grande Desafio né Eu

acho que é trazendo agora é justamente

você conseguir continuar e trazer a

Bugatti para essa nova geração né porque

Bugatti era um dos últimos carros

ser totalmente por está na digamos assim

não tem poucos outros veículos até

motores motorizações sem ter essa

limitação da responsabilidade é muito

grande né com essa toda essa história

que a Bugatti ainda de mais 100 anos de

história de tradição

Oi e aí mais vai ter que desenvolver já

está desenvolvendo na verdade e trazer a

Bugatti para um futuro né o presente

digamos assim que eles estavam com renda

com w16 ali parado não tem nenhum

projeto dos anos 90 naquele boca

mas é fantástico só acho que a cereja do

bolo né aqui que comprova que eu o mato

tá no caminho certo sim outra coisa

interessante dele também é que ele

sempre fala que ele que já perguntaram

para ele que na Croácia às vezes questão

de logística não é o melhor lugar para

se ter uma empresa acontecer esse porte

né mas ele disse que ele quer manter o 7

cordas na Croácia e ele quer ajudar o

país a se desenvolver aspecto importante

ele não quer buscar os lugares pode que

seja mais fácil ele quer manter tudo

aqui no no país dele

em diversos e pode ir muitos anos as

histórias sendo carro também bem

interessante ver todas as mais toques

bom o caso ele vai ter que sair um pouco

mais cedo então acho que só para fechar

essa página a participação dele aqui

pensando que eles trouxeram ele doente

aí você também dessa dessa nova

tecnologia que tá vindo devido ao

processo de identificação caso dessas

preste pela ciência deve também em

contato com fórmula e as outras peças

trouxe você acha que a identificação

pensando nas pistas vai ficar um pouco

mais fácil para as pessoas podem acessar

e terem de faço a progressão na

performance

é a

curva natural né de desenvolvimento alto

beleza Existe Para isso para a

e eu acho que

daqui a um pouco difícil ainda fazer

essa comparação e eu confesso que eu

deveria ter feito e não fiz mais o

Taekwondo Turbo Oeste cara é eu não eu

não corro Recreio que tempo de volta da

Fazenda Interlagos com ele até porque eu

tava falando também com a câmera né a

gente de aliar oito décimos no máximo

nove décimos mais o quê que é muito

interessante é na mesma semana numa

quarta-feira eu gravei com o protótipo

mcr Coyote aos corrida P2 aqui né mais

rápidos do Brasil acima dele só os peões

Jr Mas então um protótipo de tubular

baixo centro de gravidade 900 kg motor

V8 oyot Ford 600 cavalos e eu dei nesse

carro muito extrema eu dei 270 no fim da

reta em Interlagos 260s elas uma reta

curta Nacional 200 m a subida quatro

dias depois estava de novo em Interlagos

com o pai quando Turbo S e dei no fim da

reta

260 é sentado no banco de couro

ar-condicionado com tudo mais agora

voltando ao que está falando um pouco

antes do que falar OK até uma comparação

justa no carro de rua não tem pneu né

com carro de corrida ser uma comparação

não muito justa vamos chamar assim mas é

o que que chama muito atenção ainda por

exemplo é o taicon o primeiro carro que

eu vi em Interlagos que a galera de moto

fala muito isso não é de moto o café uma

curva e carro não é culpa é um cafezinho

uma curva porque ele tem muita potência

ele tá chegando ali saindo da junção

toda aquela se ligação já tá chegando no

Café numa velocidade alta e ele não tem

gripe para essa para esse peso e essa

potência naquele lugar ali né É então

faz parte desse processo aí mas como

acho que o próprio João falou a

densidade energética

Bom dia de um universo hoje versus o que

quer um Y 56 anos a praça é essa

progressão vai ser vai ser muito

divertido acompanhar inclusive

competições interessantes pela frente aí

bom que está chegando até falei que você

tiver disponível queria agradecer a

presença uma flor pessoalmente esse

Palco Foi muito legal a gente vai

continuar em algumas perguntas para e

Max para áudio mas novamente para

desligado pela presença sobre ela ter

vindo aqui conversar um pouco sobre a

questão novidade elétrico como que isso

já não é mais o não é mais o futuro é um

presente do motor sport eles e comentou

de plásticos populares de

alta-performance quiser um dia da volta

os carros para convidado também

Maria eu falo meu gerenciamento de

carreira como piloto é muito simples

Você é rápido e é de graça eu tô dentro’

Valeu pelo gostosa aqui tá realmente é

um painel Estelar aqui com pessoas que

realmente entendendo essa parada né que

são os é só sempre fala abobrinha então

Obrigado aí também a toda audiência e

espero que o papo continue aí é isso

acontece para continuar em Alto Nível

Valeu demais galera grande abraço

é muito obrigado passo abraço

bom eu acho que para fechar então essa

parte da rimax é uma pergunta que não

estava no roteiro mas a gente conversa

um pouco antes e até o pessoal perguntou

um pouco ali na Live é como é que se dá

o acesso a uma empresa que é uma Startup

com essa também então alto nível faz

Veículos Elétricos nosso performance tão

ruim assim como é que essa carreira para

nós brasileiros que a gente Às vezes tem

um pouco de dificuldade de inserir nesse

cenário internacional chegaram a sua

empresa

começa aqui aí que eu começo não pode

conversar

eu acho que o primeiro você tem que ter

à disposição para sair do país na terra

está disposto a encarar esse desafio né

que não é fácil largar família largar

muito sair já

eu tenho carreiras né que construíram no

Brasil e uma vez tão disposto e só um

ponto Bacana aqui aqui na próxima faz

pequeno país

novo digamos assim na Croácia tem 93 Se

não me engano aqui que depois que

terminou a aí eu usava né E então não

tem profissionais qualificados né

para o nível que Arena que está buscando

no mercado para desenvolver um veículo

desse tipo então ele tem uma política

muito forte de contratar profissionais

de fora então na empresa tem mais 35

nacionalidades diferentes e uma vez que

você

está disposto está a fim né de

participar das seletivas der certo eles

vão te dar todo suporte né É para a

recolocação então essa parte que é um

pouco obscuro atendendo parece tar indo

E no caso né A empresa dá suporte total

para você ser Colocar Com relação à

documentação Vista etc o RH da Sport

completa aí para quem tá a assim né

Então

vale a pena aí que em pé quem tá

interessado né se dá uma buscado ainda

no site da empresa todas as vagas estão

lá tem bastante vaga aberta tá a

previsão de crescimento aí para 2023 vai

cair é para

2.500 funcionários atualmente está em

1201 pouquinho então tem espaço aí para

para quem tiver afim né de conhecer os

balcãs

e é isso é bem legal também a gente a

gente tá ali na empresa tudo toda semana

a gente vê 10 15 pessoas novas então é

uma está crescendo bastante empresa e

tem muitas oportunidades então incentivo

todo mundo a dar uma olhada que tem tem

oportunidades por aí E eles também vão

comentou né tão procurando pessoal de

fora não precisa estar inclusive na

Europa extra sem pessoal do mundo

inteiro e que eles estão buscando

profissionais mesmo E outra pessoa outra

questão da pressão pessoal pode pensar

que Barreira do idioma É acho que eu

tanto do João apresenta um quadro eles

antes de vir também que o crosta é um de

uma bem diferente mas aqui todo mundo

fala inglês você vai no mercado taxista

motorista de ônibus sobre o fala inglês

é um grão no primeiro início assim você

não precisa se preocupar com essa com

essa Barreira do idioma é mesmo tempo

E aí

bom então pessoal que tá empresta para

curar está já fiquem ligados acho que

ela possa oportunidade para vocês viram

empresa a única e em acessível para

conseguir entrar só portunidade de

trabalhar com o transporte

bom pessoal da marca precisa ficar um

pouco para incentivar que a gente vai

passar por foco o download vai ser volta

no final para gente fazer o encerramento

da Life Tom André agora contigo acho que

a minha bolinha te pergunto ali nessa

falou um pouco a início a gente tem

alguns novos modelos e tons no Brasil e

ele tá sempre mais peso agora

principalmente final do ano passado esse

ano é quais são os modelos da onde hoje

elétricos ou híbridos presente no Brasil

e como que está sendo essa experiência

em lidar com essa intenção da edificação

no mercado

eu até antecipem aos modelos atuais que

estão presentes atualmente 100%

elétricos né senão o elétrons UV e o e

transporte Beck o entram é s Sportback e

o RS e-tron GT aí então esse umas quatro

veículos que estão

o Brasil disponíveis entre aspas porque

o RS e-tron GT por exemplo a fila de

espera muito bom a moto muito boa

notícia para a aula e ao mesmo tempo

ruim porque a gente quer disponibilizar

para cliente e não ter a disponibilidade

do produto porém eu os UV e o Sportback

tem existentes com a habilidade Então tá

sendo uma experiência muito boa para os

clientes e de forma geral e na

Califórnia eu vi falar que tiveram

alguns clientes que fizeram o movimento

contrário foram foram para retificação e

depois retornaram para os veículos

convencionais é promover bem forte

Especialmente na Califórnia acontece o

horário que a mente sim esse o Alguns

alguns países mais principalmente pelo

amor da forte lá e aqui no Brasil com a

experiência que nós estamos tendo

Cleiton não atende esse movimento né

atendo até até porque quem tem esse tipo

de cliente geralmente têm interesse de

carro geralmente é um dois três carros

reservas também tá onde ele utiliza no

dia a dia eu entro para fazer uma viagem

mais curta utiliza o Edson vai fazer uma

viagem de ruga e vai fazer de carro ele

utilizar um carro de motor regional tá é

do ponto de vista de manutenção e

reparação não tá tendo grandes problemas

também não é a bateria tem tem se

mostrado bem robusta né não tem os meus

problemas assim que o Brasil animais que

é um carro superesportivo né que ele tem

uma

muito forte na refrigeração

forçada na Audi tem também leva o as

baterias tem uma potência para

400 para 600 e mais de 640 cavalos a

porém ele não tem essa necessidade

extrema que no caso da animados né da

rival utiliza lá então é um ponto de

é de atenção sim ao a questão da

Refrigeração de bateria porém não não tá

sendo um gargalo hoje dia não tá sendo

um grande problema e não acende a luz no

painel e formado que o carro vai perder

potência porque a bateria chegou no

nível de temperatura muito alta para a

robustez do projeto foi o ponto bem

bem importante naquela hora que fez mais

de 1 milhão de quilômetros é de testes

antes no Deserto em locais no Ártico

enfim todas as condições mais severas né

de acelerações de repetitividade que

acelerações Para comprovar que o veículo

ele consegue em qualquer situação

extrema matei aquela a pela

dirigibilidade e aquela performance que

ele tem qualquer condição então é o

feedback tenho tido de 500 e dos

concessionários aqui tá sendo o muito

bem aceito pela população e prova o

carro legal até o pessoal garimpados

pela ordem confirmar isso aí E qual é

que é o carro elétrico da aceleração

Inicial

prazerosa questão da da falta do ruído e

da da vibração também na bem

interessante para um forma geral seria

isso

E também temos aí vamos alguns modelos

bem estabelecidos entre os novos

desafios que estão vindo aí dá a questão

da cidade é bom

dia Desculpa foi mais um ponto de vista

de desafio né Existe algum modelo já

além desses estão vindo novos modelos né

que nossos podem até já imaginar Quais

são os modelos que vão vir pela frente

lá não só a parte de elétricos mas

também existe possibilidade é

o hospital já a certeza né que vou

vincar os vidros também não só é plugin

Rider Ou seja aquele híbrido que eu sair

eu te espero aí na tomada e carrega

também como tá bem mais raimi daqui aqui

são aqueles Assistente tem um outro

convencional e tem o

sistema lá que faz a ver vamos ver do

alternador e motor de partida que

auxilia o carro em algumas situações né

hoje a gente já tem as seis a sete

enviou é que sim ou entre outros

veículos 17 e de outros modelos que

utilizam a tecnologia mais raiva então a

e agora em diante todos os modelos da

ordem convite no mercado mercado

brasileiro essa meta Mundial eles vão

ter uma versão no mínimo online raio e

as grande maioria também vai ter seu

público também né vai ter um mix aí para

qualquer gosta né acredita que tem uma

montadora de clichê meu mas que não aqui

tem um certo é um bicho que você

específica de acordo com o tipo de

cliente e tipo de utilização da calça

permitir de todo todo o perfil possa ter

um áudio o carro o carro tabaco

é a gente também perguntar se vamos nos

Vai tu já se adiantou na resposta então

bem legal Sabe que coisa interessante

por aí mudando um pouco foco da aula de

novo só nos carros de rua mas agora para

competição só fazendo uma quem comentou

anteriormente tá fazendo uma breve

contextualização a linha áudio Ela já

tem essa participação na fórmula e

alguns anos e tem justamente esses novos

assertivas no rali Dakar acho que uma

coisa que por mais que sejam categorias

novas pessoas normalmente não percebe o

tamanho que elas estão tomando então

trazer alguns números por exemplo da

fórmula e os canais as redes sociais

delas oficiais tem mais de 850 milhões

de visualizações em termos de

visualizações ao vivo de corridas a

média de 300 milhões de espectadores

batendo alguns arcos de 1 milhão de

espectadores se Mutantes send Claro os

grandes em eventos presenciais

e parece pode comentar um pouco sobre

como que ainda é essa relação com audi a

fórmula e eles ainda estão competindo

Quais são os planos

bom E como eu até falei até SP alguma

coisa não é no início né a Audi fez

17 temporadas na fórmula e é tempo foi

campeão na fórmula ir né teve muito

sucesso não é e e teve vários

aprendizados na coluna aí né tô vale na

parte de desenvolvimento especificamente

né de um pouco sistemistas conseguiu ser

muito a melhoria especialmente no ponto

de vista de robustez que que eu falei

anteriormente não é para fazer esse

movimento dos carros elétricos não

orei

tradicionalmente a Audi em ela foca

gosta de Endurance e rali e esse é o

foco que que tá em mente agora tanto que

a áudio tá saindo da forma aí nesse

momento lá e tá focando neste é a partir

de agora do rali Dakar ou o

e-tron o que o RS que entrou na ah e

também com outras categorias em duras

Então é isso vai ser o foco da Audi a

partir de agora e consequentemente agora

agora Obra não é isso é uma coisa obra

sempre se utiliza essas categorias e de

automobilismo para focar na parte de

testes de desempenho na pra tudo que

você faz lá levar para para o consumidor

para ter ele cliente né áudio mais focar

nesses clientes e se você parar para

pensar um pouco o mundo hoje né Tem uma

de 10 anos para cá mais ou menos a gente

tem uma tendência de os sucos estarem

cada vez mais participativos aí no dia a

dia já tivemos aí quando chegar antes

das minhas de voz no começo dos anos

2000 e um pouquinho antes 2010 deve

falar para cá a gente tem uma tendência

de suvs mas isso aí não só do Brasil mas

no mundo todo nós somos pequenos sobre

remédios e subiram e é que os focos

nesse mercado também aonde vai focar no

rali Dakar que utiliza os estúdios e vai

pegar essa experiência não é de

Suspensões mais robustas de freios mais

robustos de aguentar altíssimas

temperaturas né no deserto para trazer

das Pistas nessa experiência aos

mercados para o mercado o consumidor e

naturalmente Vai ter não vai ter sócio

ver o que realmente né mas as focar

bastante dessa questão do arroba os

dentes da experiência que você tem

aquele com aqueles terrenos aquelas

situações mais adversas né então vai o

foco mais para frente vai ser na nesse

desenvolvimento certamente vai ter

muitos UV mas vamos continuar com um

beijo não poderá conhecer das os restos

que que tem público para tu não

e novamente mas veja pode escutar

inovação grátis nas ruas até 50 bastante

ele sobre essa questão da carga puxando

algumas perguntas da Live que você pode

falar um pouco dessa relação do rali com

a eletrificação você falou um comprimido

para transplantes mais puder começar um

pouco sobre a prova que essa estão

esperando de resultado de perspectivas

Esse é o a prova Audi tradicional mente

quando ela entra ele ela não entra só

para fazer o teste né Tem a questão de

marketing Claro e para você conseguir um

Pomar que não tem provar que o produto é

bom que o desenvolvimento é bom você

precisa ter resultado a Alguém tem uma

divisão de ao esporte ela é uma divisão

focada no

na parte de algum Lisboa é a

automobilismo esportivo e ela vai entrar

certamente para ganhar né tanto que esse

desenvolvimento É bem interessante eu

falei para vocês é um híbrido insere aí

você vai ter três mcgu lá pra de dois

motores elétricos mais interessante a

bateria ela é uma bateria para

intermediária vamos ver assim né o

arremate por exemplo utilizando revela o

120 quilowatt-hora né os carros da Audi

100 trouxe 95 a gente 90 e 100 kilowats

é quilowatt-hora né de

a bateria nesse caso do entro que vai lá

do deserto você não pode imaginar ele

vai colocar uma bateria gigantesca lá

então o ideal seria utilizar a bateria +

intermediária né então a bateria desse

carro é de 50 quilowatt-hora porque ele

tem aquele motor tfsi mas é turbinado de

alta performance e eficiência que vai

carregar a bateria Então você consegue

ter um controle energético ou da bateria

neopentecostais da bateria muito bacana

tem naquela bateria intermediária mas

nem tão grande com o carro puramente

elétrico nem tão pequena com o carro

híbrido e nem para você ter um uma forma

intermediária e você tendo esse essa

bateria de tamanho intermediário você

também consegue ver como usar o peso vai

então bateria de 600 700 kg que são os

carros maior subs maiores lá nesse caso

aí você vai ter uma bateria que a metade

do peso então 370 quilograma-força de

massa então é uma bater o que você vai

afundar lá no deserto encontrar na areia

fofa não vai afundar por causa daquele

peso de bateria então tem uma série de

fatores que você tem que determinar e e

tenho compromisso né nem tanto peso Mas

também eu tenho que ter eficiência

energética é por causa da questão da

sustentabilidade mas eu não posso pensar

só na sustentabilidade tem que pensar na

performance desempenham porque a marca

vai entrar para fazer para ganhar né

assim com ele entrou no passado e nem

ganhando Le Mans falar com o híbrido e

que a gente tem que pensar na mesma

forma agora nós então a Audi tem a

tradição da Audi é fazer o que ela pega

novas tecnologias vê em corridas

tradicionais

com lápis aí na frente né com até quando

forte um dos técnicos que é o slogan da

Audi né É seria o a Vanguarda da técnica

é você colocar naquele meio tradicional

é uma tecnologia nova um farol a laser o

motor diferente uma tecnologia diferente

e É nesse caso tá acontecendo e trazer

bons resultados não é colocar lá para

enfeite só você colocar agora uma

novidade lá pessoas podem até novidade

inicialmente mas você consegue

performance e a base momento que você

consegue como resultado os outros vão

copiar é o tradicional vamos dizer assim

na na máquina as patas rosas

a prefeita Tá bom finjo estar fazendo

aqui que promete bons resultados e uma

nova tecnologia uma parte diferente para

o veículo elétrico bom pessoal estamos

aí nos últimos dez anos de Live então

para fechar esse esse painel eu gostaria

de fazer uma pergunta que é simples mas

é complexo ao mesmo tempo e aí todos

vocês vão poder responder que é na visão

de vocês Qual que é o futuro ideal por

motorsport em conjunto com a

identificação para os carros de rua

É pô eu acho que o futuro talvez não tão

a curto prazo Mas eu vejo sim e o futuro

o motor sport vai se tornar para

eletrificação a gente provavelmente vai

ver outras tecnologias aí surgem como

tem da hidrogênio de hidrogênio que já

tem algumas pesquisas nisso nós ainda

não se vê muito mas eu com certeza vejo

que motorsports vai se tornar para

eletrificação de maneira geral uma vez

que as categorias mais

assistidas por exemplo Fórmula 1 vamos

levar mais tempo e ser

substituídas por alguma categoria

elétrica e vamos dizer assim mas é no

futuro e ainda assim eu acredito que vai

continuar tentando corridas com carros e

motores a combustão como nós temos hoje

corridas de carros históricos talvez em

um futuro que todo o motor suporte seja

elétrico mas ainda vão continuar

corridas assim de causa a combustão

partes fanáticos do Ronco quer dizer

assim

e essa minha visão

e eu vejo como o com muito espaço ainda

a tecnologia híbrida né que é você

consegue combinar A então é querido

melhor é entre a performance do Toca

instantânea que o elétrico consegue

entregar e a diversão e a experiência

sonora né que motor a combustão consegue

entregar ainda numa transporte então eu

vejo que a gente a gente ainda vai ter

bastante

tem muitos anos aí muita muita

quilometragem dá para rodar de maneira

híbrida é

é com muita performance Então você tem o

melhor dos dois mundos né o toque

tentando no motor elétrico com a

diversão motor a combustão EA questão da

redução do peso da bateria né que você

com quebra porta nem e vida ser um Sila

carregado Aquela quantidade enorme de

baterias que aí pior a performance

Quando você pensa em fazer um veículo

que tem um rente legal então eu acho que

ainda a gente vai

ainda tem bastante lenha para queimar e

no mundo ido

Tá bom é

só antes de

ir para a tendência é que eu acho aí no

futuro da mobilidade uma pergunta o

Gabriel aqui se alguém vai voltar para o

wrc Gabriel tem possibilidade sim tá de

voltar para esse campeonato

ou hibridização e eletrificação o aqui

de pergunta o que é que tem escrito no

quadro já aproveitar fazer uma

propaganda aqui é na associação de

Engenheiros automotivos aí a

e vai ter um curso na semana que vem

veículos vidros elétricos módulo 1 e

também tem existe modo dois que a gente

é que no caso é o ministro neste curso

as 7 anos não quem quiser entrar no site

da Ai

aa.org.br que tem a inscrição lá tá

certo

eu acho que foi isso a pergunta aqueles

e como fica a questão de esfriamento das

Baterias no ambiente como o rally Dakar

é uma situação parecida com os colegas

arrebates falaram tá não se precisa de

uma eu sou forçada a e bastante líquido

de arrefecimento as é bastante de

arrefecimento sim eu não tenho decorado

aqui eu tenho uma ficha técnica do

RS que entrou e bastante ele que tá

reconhecimento mesmo tá então e a bomba

muito muita potência para conseguir

subir Aquela aquele respiramento volta

para pergunta do ponto de vista técnico

do que eu acho da do automobilismo lá eu

também tenho uma ideia bem parecida com

o Caique com João ela edificação é o é

uma realidade hoje lá com ele já tem

o’tradicionalista Tá o que que ele vai

ter que fazer do a gente ela tem dois

pontos que eu acho que a gente tem que

tratar Este é um técnica mas já foi

falado aqui

densidade energética de bateria tem que

aumentar Isso é Um Desafio tá é potência

é pra você descarregar aquela a energia

do motor da através daqueles cabos né O

João falou de contato hoje dentro de

inversores é outro desafio

refrigeração de bateria é outro desafio

recarga das Baterias também o tempo de

recarga de baterias também é outro

desafio né então esses são os principais

fatores né de desafios técnicos agora no

ponto de vista

comercial de marketing a gente em outro

desafio também não Aí talvez não sei se

o a idade média da do pessoal que está

assistindo aí a Live mas o pessoal mais

tradicionalista especialmente se gostam

do ruído do motor não vê 1018 seguinte

todos os seguintes 16 cilindros 6

cilindros vai para aquele ruído do motor

é relembrar porque na infância agente

mas não tenho 39 anos eu tenho a

lembrança de Cheiro de gasolina quando

eu ia para a corrida e quando eu morava

lá em Recife aí eu ia para corrida de

era o ah entendi é de borracha queimada

aquele cheiro de gasolina isso aí remete

a vida ao passado né o e do remédio ao

passado Então hoje pensa em Fórmula 1 e

o ruído do carro falando que teve a

oportunidade Sabe tem que colocar até a

mão no ouvido que e Sudeste e aquilo ali

vibra o coração né então a tradição dos

motores de combustão interna eles também

é uma força muito grande não é paralelo

a isso aí a gente é questão de marketing

das empresas estão querendo era de ficar

e aprova a população Também e tá no

evento necessidade terá que ficar são eu

não consegui chame tal Então olha só que

a gente tem dois e duas coisas duas

forças se chocando uma o racionalismo

que ele que vem do coração e o outro tá

responsabilidade e responsabilidade em

relação ao meio ambiente

responsabilidade social que ele tem

então os dois vão entrar né é o que tá

acontecendo agora já que forma aí só

elétrico vai crescer e crescendo como um

tem hibridização e vou começar a

introduzir de pouquinho pouquinho

pouquinho de pelo elétrico também lá e

aí vai se fazer isso aí até que daqui a

um tempo a identificação que não queira

ela vai dominar também a as corridas de

neve de forma geral o que o mercado vai

ficar elétrico Então a gente vai ter vai

levar ela que fica baixo a gente vai ter

uma necessidade também da gente topa o

meu carro que eu tenho o carro que eu vi

lá na fórmula aí pô por exemplo elétrico

igual o carro que eu tenho aqui em casa

então acho tem essa essa ligação e fora

que tem a questão do do próprio

Laboratório das corridas é que a gente

conexões fazem falei para você ainda tá

aqui é o

a questão de marketing a Audi é para

ganhar ter vitória lá porém tem atenção

que desenvolvimento também por outro

aspecto então ele não queira é vai vai

servir E como sempre foi né o local de

desenvolvimento de novas tecnologias

para depois colocar nas duas tá então

ele só para fazer o que eu falei muito

longamente aqui e de forma curta a gente

vai tela que ficar são sim da dos das

competições não é porém o óculos motores

tradicionais mas o motor de combustão

ainda que estão na feia né das pessoas

que gostam de carro de carro desde

sempre aí pendurar e não diria que vai

acabar daqui a dez quinze vinte anos não

eu acho que vai se manter por um período

maior Mas cada vez com a participação

menor vai ter os elétricos

E aí

o futebol de novo as visões se

complementam a sua pergunta mas é certa

é que mais repetiu ali no chat não

levaram flores pensamos inicial

Oi desculpa cortou um pouco que foi

pergunta

vamos ter um nevera presencialmente ano

que vem Floripa no Floripes

rapaz vamos ver se a gente põe seu fazer

o mate para fazer uns direitinho você é

bom eu vi que teve o pessoal pediu um

rolo de prega também a gente tem

bastante lá no nosso laboratório de

carbono João prepara ideológica para

fazer uma velha hein mas aqui mas aqui

na hora pra gente a espada também a

logística não tem problema não a gente

bota ela no avião e manda aqui não tem

problema não

haviam é

você já pode mandar juntos ovos de pegue

pode trazer o mate juntos é a gente não

reclama essa daqui

certeza que vai curtir

igual mas acho que é finalizamos então

as perguntas pessoal novamente Muito

obrigado a todos Obrigado Caíque André e

João e o caso que já saiu de novo foi

muito legal papo novamente as trouxe uma

visão bem geral sobre diferentes temas

diferentes pontos de vista sempre

mostrando que a tecnologia EA

identificação já é uma realidade no

Brasil são muito obrigado a todos os

convidados quiserem se despedir fique à

vontade

a sagrada brigado pelo convite

e agora essa todo mundo aqui conector aí

na nossa Live no grande abraço e fique

ligado aí que você quer enviar no site

da animados e dei uma olhada nas vagas a

que vocês

e tem bastante oportunidade aberta então

é possível humanidade WhatsApp uma

estável os números brasileiros aqui na

Croácia tem pouco ainda é

e eu agradeço também é pelo convite

Rafael última canta daí também a

participação do João Caique e do Cássio

foi bem interessante ponto de vista bem

diferente no caso nós do jornalista e

outros bichos mais técnico do Caíque do

João dessa nova dessa nova empresa não

pode dizer que posso dizer que ainda

ainda assim a nova aí que está

revolucionando aí o mercado

é Exatamente estamos muito obrigado por

gases de novo Muito obrigado a todos que

viram a Live só lembrando que agora na

sequência já temos mais o evento do

Felipe somente a Live que será sobre as

e fala galerinha do canal JJ Fred É nós

por aqui retomando os trabalhos está

aqui em Uberaba primeiro pretinho aí do

ano estamos aqui na usina de asfalto

aqui em Uberaba

a usina de asfalto a gente veio aqui

buscar umas Marta uma massa fria né

e para tampar os buracos na rodovia

e por aqui vamos tudo muito bem obrigado

Espero que aí com vocês também esteja

tudo bem

e não é isso aí a gente saiu de pato

e já rodamos aí 260km e Chegamos aqui em

Uberaba

o Bob Esponja está ali só no Talento

a hora Estamos aguardando aqui uma

operadora aí da máquina para carregar a

gente vai levar essa massa granel

eu creio que uma com chá daquela Ltda

4.000 kg 18 pouquinho da 4.000 kg e é

isso aí nesse vídeo eu quero também tá

falando para vocês a respeito do consumo

o

Olá esse vídeo não quer tá falando a

respeito do consumo do 608 consumo do

Bob Esponja e aí o quê que vocês acham

vocês tem 18 é um caminhão gasta pouco

óleo diesel que gasta muito a JJ esse

caminhãozinho aí pela carga que ele leva

e eu tenho que ser econômico não então é

isso aí eu vou tá falando nesse vídeo o

meu Bob Esponja não tá marcando sabe o

velocímetro ali o marcador de km não tá

funcionando não mas aí eu abasteci lá no

posto posto Veni lá em Patos na enche o

tanque está em Tava um pouco vazio bem

vazio em

E aí encher até na tampa como 93l se eu

não me engano

Ah e de lá aqui são 260 km eu tirei o

print né no Max ali eu vou estar

colocando ali aí na tela Então a gente

vai duplicar a gente vai sair daqui e

direto lá no posto Avenue e abastecer de

novo completar o tanque até na tampa e

vamos ver quantos litros vai Cabelo

tanque então a gente veio vazio né veio

leve 260km leve vazio e vai carregar

aqui agora 4.000 kg ela carguinha

é bem assim pesadinha né

é pesadinha não uma carguinha top né no

peso mesmo caminhão aguenta então a

gente veio vazio e vai voltar com 4.000

kg 4.000 kg de massa asfáltica essa

massa aqui ó Acabou de destampar aqui ó

e acabou de tampar ela aqui ó aqui é um

monte a máquina vai pegar bem aqui já tá

pronto essa marca a gente vai levar

4.000 kg então entre vinda vazio vou tá

cheio vamos ver qual a média que o 608

vai dar qual a média que o Bob Esponja

vai dar beleza primeiro frete do ano aí

primeira viagem do ano começamos aí

completo pé quente pé direito viajando

eu espero que esse ano a gente venha ter

muitas viagens tem muito trabalho assim

como foi 2020 né tá muito otimista muito

tô nem acreditando muito aí na no 2021 é

acreditando primeiramente em Deus né que

ele é quem nos dá a provisão ele quem

nos protege e até que ele tem nos

ajudado que vai continuar nos guardando

e prosperando a nossa vida né então é

isso aí tô aguardando aqui para fazer o

carregamento que a pouquinho o rapaz da

máquina chega aí e a máquina ainda vem

ali já lá pega um

e até carregando na marca lá

E aí tu manda bala e

E aí

E aí a máquina ainda tá em cima da

balança Que hora que dá uns quatro meu

filho menino já pronta lá o operador da

balança Nossa quase meu fio Então tá aí

o Bob Esponja carregado 4.000 kg aí de

mato asfálticas e só um pouquinho só um

pouquinho ela é duro na queda não vamos

partir para frente a gente dá notícia aí

Ah tá gente já saiu de Uberaba tá

voltando para casa né sentido papo aí o

Bob Esponja carregadinho parou aqui na

BR aqui para tá batendo os pneus né ver

se tá tudo ok

aqui tá tudo beleza

eu tô aqui na rodovia aqui que liga

Uberaba Nova Ponte Iraí de Minas sai lá

no trevo de Monte Carmelo na br-365

direitinho Uberaba buscar um asfalto e

hoje no final do vídeo aí a gente vai

ficar sabendo quanto que é a média nessa

viagem né qual a média que o Bob Esponja

vai dar hein Tá bem pesadinho teve uns

morrinho ali que pegou segunda

Oi tá bem pesadinho Mas nós vamos na

calma né devagar as tempos tem presta

daqui a pouco a gente chega lá em Patos

de Minas para nós vamos direto passa lá

no posto

a completar o tanque fazer matemática

o e ver quanto que eu gasto nessa viagem

né quando que ele vai gastar de óleo

diesel para rodar 520km 520km por

enquanto nós vamos gastar de óleo diesel

Será que o frete está compensando

Oi Isa eu também caro né Será que vai

compensar essa viagem

E aí ó tá um dia lindo Bom dia muito

bonito nublado plantação aqui a soja

cana já passou eucalipto café bem

diversificado aqui mas aqui mais a

cana-de-açúcar tem uma usina ali um ou

duas em Uberaba só não me engano então

tá aí o copo Esponja top top vamos

acelerar mais Chegamos aqui no posto

avenir lavando para-brisa ali

completando tanque eu acho que vai caber

uns 70 l a

há 70 vi a câmera que faz ver que tá que

vai caber

E aí é uma pessoa lá 70l redondinho

encher o tanque até até na tampa igual

cedo tá aqui na boca

a carne aí

tô aqui no posto avenir chegamos aí bem

graças a Deus

e para então nós rodamos 520km com 70 l

de óleo aonde sair da 7.40 de média

o 7.40 ela foi vazio e voltou com 4.000

kg E aí Bob Esponja tá gastador outa

econômico quê que vocês acham deixei nos

comentários é para mim tá ótimo né 70

litros de combustível aqui deu 283 reais

283 reais

é de óleo mais 50 de lanche quilômetros por litro de óleo deixe

e nós gastamos aí

a 330 reais nesse frete e o Bob Esponja

e deu 7.47. 40

a quilômetros por litro de óleo deixe

seu comentário curte compartilha se você

ainda não é inscrito se inscreve no

canal jj3 Beleza tamo junto e tchau

cidades inteligentes e como elas serão

conectados a futura então fiquem ligados

é o link novamente Muito obrigado pela

atenção e continuem penas fazer esse

evento e é tão inovador na parte da