263.800 visualizações15 de out. de 2020
figura muito mais simples ágil e de menor custo que deixa você formalizado legal tudo certinho para o seu negócio de crescer cada vez mais vem comigo pessoal tudo que eu for falar aqui para vocês hoje está dentro desse portal aqui ó www portaldoempreendedor acâmara vai colocar aqui ó ponto gov.br porque isso porque esse ponto gov é porque o seguinte se você jogar na internet só portal do empreendedor um aparecer diversos portais diversos sites que você entra que às vezes vão fazer esse mesmo serviço contudo eles vão pegar seus dados as instituições privadas algumas podem até cobrar de você e o oficial é esse portaldoempreendedor.gov.br então sempre lembre de ser ponto goffi a no layout atual do site quando você entrar vai ter essas duas telas aqui o lado de lá o lado direito lado azul é para quem ainda não é formalizada então para todas as pessoas que querem saber um pouquinho mais sobre as regras vai ficar formalize-se agora se você já é formalizado e quer saber é questões como o boleto de pagamento sua declaração anual se você quer alterar dado se você quer dar baixa qualquer coisa do meio você vai entrar nesse lado vai ficar em serviço serviço da amarela naquele branquinho lá em cima tá aqui é muito mais fácil de você conseguir se encontrar dentro de si portal b1 bom então agora a gente é sobre as regras do mei pode usar primeira coisa são cerca de 500 atividades e são permitidas para você atuar como meia nem todas são permitidas é muito importante você verificar se atividade que você quer existir está incluída a e um ponto de atenção dentro do meio você pode ter uma duas três até 15 atividades isso mesmo até 15 atividades e o melhor não muda nada no curso que você vai ter de anos eu amei e pode ser atividades que nem são tão semelhantes assim logicamente depois tem regras e prefeitura mas eu posso montar por exemplo uma loja de roupa com um serviço de barbearia a não são atividades tão semelhantes assim mas repetindo depois a gente vai entrar com mais profundidade algumas atividades elas precisam por exemplo de licença da vigilância sanitária de licença ambiental entre outros fatores o melhor dentro do mês tudo isso é sem cursos beleza então vamos lá vou falar aqui um pouquinho sobre o quê que pode ser me aqui a gente tá dando alguns exemplos a grosso morre por exemplo as atividades dentro da construção civil atividades como cabeleireira depiladora comércios no geral né que deu exemplo de loja de roupas mercearia mas antes da gente aprofundar o que pode como falar da natureza dos que não estão incluídos a o principal que eu acredito que tem uma procura aqui no sebrae ms que a gente fala olha infelizmente não pode não estar enquadrado são as atividades de cunho intelectual aquelas atividades que você tem um conselho de classe como a gente fala às vezes no popular né formou para exercer entre outras atividades por exemplo marketing marketing é uma atividade de com intelectual veterinária advogado médico economista contador entre outras atividades o mei você pode comprar no atacado mas ele não pode vender então por exemplo representante comercial não se enquadram representante comercial vai vender no atacado para outras empresas tá construtoras é a questão de revenda com ou sem nota fiscal que que implica tem algumas empresas geralmente na área de cosméticos que elas vendem por revistinha para você revender o produto dela que que acontece geralmente elas vendem para pessoa física e atividade comercial atividade econômica que faz é pessoa jurídica você tem que ser uma empresa e o rodrigo sou pessoa física o sebrae pessoa jurídica essa é a diferença então quem comercializa é a pessoa jurídica então se você comprar algo como pessoa física e for vender não está legal dentro da sua empresa é a questão do motorista tá para não ser registrado tem que tomar cuidado pessoal aqui dos dois lados primeiro se você quer assim é um moto-entregador por exemplo bom analisa bem se você for abrir o meio às vezes você tá perdendo direitos trabalhistas e se fosse um empresário e tá querendo que o entregador seco abra o mei tome cuidado pode gerar virou trabalhista da se tiver atualidade subordinação entre outros fatores amanhã ou depois o barato pode sair caro beleza vamos seguindo aí falar um pouquinho sobre faturamento vocês tão vendo esse gráfico né o mei pode faturar até 81 mil reais por ano mas não confunda faturamento não é lucro tá é só o que entrou na sua empresa não é o que ficou para você pode entrar até 81 e isso dá uma média de 6750 reais tá em média seis 750 a rodrigo mais em dezembro é final de ano eu vendo r$21 por exemplo que que acontece nada se dentro do ano você não estourar o seu limite anual que é de 81 beleza tá tudo certinho então vou fazer o seguinte eu vou abrir homem dezembro 4 81 mil e tá lindo não no ano que você abrir é proporcional então se você abre no meio do ano é metade 81.000 se você abrir em dezembro é um doze avos de 81.000 da6750 então atenção no ano que você abrir tá possivelmente vai ter uma proporcionalidade aqui um ponto que pega muitos empreendedores desavisados tá tem uma regra um relação a compras você pode comprar oitenta por cento daquilo que ele fatura então se eu faturei 10 mil no ano eu volume de compra com cnpj tem que ter sido no máximo de 8 mil reais tá atenção mesmo aqui principalmente quem tá no comércio é motivo de desenquadrar vocês deixar de ser meio tá mas como que o governo vai saber quanto eu faturei né pergunta é muito simples de janeiro a maio de todo ano você tem que comunicar o governo dentro daquele site que a gente falou lá no domicílio portaldoempreendedor.gov.br o quanto você faturou o nome disso é declaração anual ali e forma simplesmente o governo o quanto amei fiz um não ganhei nada fatura em serra e sem problemas mas tem comunicar pois é foi 10 comigo a tua ideias foi 20.000 30.000 81.000 você precisa comunicar ao cover tá se você faturar mais o que 81 mil reais você vai ser desenquadrado esse se você for sair mais do que vinte por cento além disso você vai ter muito mais questões como por exemplo vai sofrer multa e vai ter que recolher retroativamente como microempresa bom pessoal regras do meio né o mei obviamente ele é microempreendedor individual então não tem sócio tá e atenção se você teve empresa no passado o mei não pode ter outra empresa tá o mei ele trabalha sozinho ou no máximo um funcionário e esse funcionário ele recebe ou um salário mínimo ou o piso da categoria caso tenha tudo bem agora eu quero um ponto de atenção tá se você está não desses grupos aqui atenção tá se você é aposentado por invalidez e abrir o mei você perde benefício a mesma lógica se você está recebendo auxílio-doença ou seguro desemprego tá é uma regra porque como pessoas que no momento não podem produzir então também não vão poder empreender começar uma empresa agora se você é aposentado por tempo de serviço sem problemas pode empreender pode abrir somente não causa nenhum problema isso é a pena para quem é aposentado por invalidez tá tem recebe seguro desemprego muita das vezes fica naquela decisão eu abri a empresa agora ou daqui a um tempo quando acaba a seguro-desemprego isso é uma de e é de foro íntimo ok decisão pessoal agora se você recebe benefícios sociais bolsa família aí é bacana você consultar a sua fonte tá que concede benefício possivelmente vai existir regras relacionados a quanto você vai faturar mas para não correr riscos sempre busca se informar com a ponte concedente funcionário público conversa que seu departamento pessoal a alguns segmentos que não permitem que você abra uma empresa então antes de abrir para não ter maior das complicação dos cabeça falar conversa que seu departamento pessoal e consulte a possibilidade de você abrir comer bom mas vamos lá né quanto que eu vou pagar de imposto para ser meio cara eu vou falar de forma arredondada para você tá na casa dos 50 reais depende das atividades que você vai ter mas é só isso você vai ter espelho é sério é muito tranquilo se você tem um mês pelo menos nessa questão de tributos vamos ver como que funciona a tributação por meio é o seguinte se você for é uma atividade do comércio ou fabricação você vai pagar 53025 se você tiver duas três quatro atividades diferentes de comércio o valor não muda a bomba 53025 como que funciona a tributação ela sempre tem uma base que é cinco porcento do salário mínimo tá iniciando tá em 5225 então atenção quando for tão reajuste salário mínimo também vai ter um reajuste da contribuição que você paga do meio mas um real de icms que vai para o estado para quem é comércio e fabricação agora se você for prestador de serviço por exemplo cabeleireira esteticista pedreiro mecânico aí você vai pagar e por cento aqui comprar previdência e mais cinco reagir e ss ou seja o que você vai pagar por mês é 57 reais e 25 centavos é uma outra que me fala uma coisa eu sou cabeleireira e vendo o produtos de cosméticos por exemplo ou seja eu sou prestação serviço e comércio como que fica minha situação né o homem que simples adiciona mais o real tá então fica aquele cinco porcento do da previdência mais cinco reais do iss aqui em frente na tela né um real do icms mais cinco reais do iss então o máximo que você vai pagar sendo uma duas ou 15 atividades é 58 reais e 25 centavo é um não é uma aconteceu muito vantajosa para a gente empreender né mas é por isso até que aqui a nossa experiência do sebrae que a gente fala atenção da muita gente às vezes por ser o valor menor esquece de pagar vai deixando para lá depois e essa dívida vira dívida ativa tá então se você abrir uma empresa e o que é para operar ela esqueceu de fechar e passou dois anos cara vou ficar dois anos aumentando pode vida mês a mês e tem juros diário então não descuida é tão pouquinho né organiza aí ó tá procura até em débito automático se você já tiver conta em banco é só entrar no portal do empreendedor e fazer o processo lá tá ah e não esquece depois de no seu banco pedir para autorizar o débito automático a atenção tem um imposto que a gente tomar mais cuidado que a questão do icms para virar comércio quem vai fazer compras em outros estados por exemplo para vender aqui o meio tem que pagar a substituição tributária tá ter uma gama de produtos e é de responsabilidade da secretaria de fazenda de mato grosso do sul a sefaz tá que tá dentro do icms garantido não é não são tantos produtos assim mais um produto muito recorrente que está nas semestre garantido são roupas então se você fizer compras em são paulo via vender aqui você não vai pagar a mais a questão do icms já outros produtos têm regras que são de responsabilidade da sefaz agora a gente vai falar sobre funcionários quem quiser ter funcionários dentro da sua empresa como mei como disse o ar no comecinho é permitido mas atenção você vai ter que pagar como eu falei anteriormente ou um salário mínimo e é o exemplo que tá aqui na tela ou o piso da categoria vamos aos números então para o salário mínimo bem além do salário mínimo você vai ter que pagar ainda recolher mais oito por cento para o fgts e três por cento do inss como a gente tá vendo aqui no exemplo na tela é isso vai dar um total adicional de 114 reais nunca deixe de ser pago ou seja você inclui além do salário mínimo esse valor de ser 1495 e você vai recolher oito por cento o ps do salário do funcionário ou seja esse valor 8360 não vai direto para o funcionário vai puro inss dele né a contribuição dele então pessoal é antes de contratar um funcionário é importante é você se preparar para todo o processo que envolve lembra funcionário tem 13º tem férias tem regras de jornada tá é por lei o mei é o único ou insegurança jurídica e não precisa ter contador por exemplo mas a gente sempre recomendo o computador porque ele vai te auxiliar na tomada de decisão e especialmente se você tiver um funcionário porque isso vai é já era uma série de responsabilidades e um contador vai te auxiliar bastante e às vezes uma economia que você vai acha que tá tendo com não tem um contador pode gerar um custo muito maior lá na frente então é mais um motivo para você é tão importante e-mail sua empresa vai ter que aderir ao esocial caso você tenha um funcionário então mais um motivo aí para você buscar um auxílio de um contador não é aceitável lembrete só toda compra tem ser realizada com nota fiscal no cnpj da empresa tá agora você empresa você a pessoa jurídica toda compra o cnpj bonitinha da sua empresa tá você não é obrigado a emitir nota fiscal para pessoa física mas para ao menos que ela peça alguma mente nela têm esse direito mas para quando você fizer uma venda para outra empresa aí sim você sempre precisa emitir nota fiscal a e você não paga mais impostos aquela legal é só uma característica para o meio tá meio ele pode emitir contas notas fiscais ele quiser e não vai pagar mais de imposto cury ele agora vamos falar dos benefícios de ser meio é mesmo bom o primeiro e mais evidente já tá aí na tela né agora você empresário o cnpj para formalizar você pode comprar e vender com nota fiscal participar de licitações aliás para os pequenos negócios a uma condição diferenciada e favorecida para participar de licitações a bia quer saber um pouquinho mais sobre isso liga no zero oitocentos 570 0800 para você agendar o bate-papo aí com um especialista que vai te orientar no seu caso cobertura previdenciária né é tão falar então importante primeiro e mais evidente é a questão da aposentadoria e se você tem uma contribuição mínima de 15 anos lógico que tem várias regras para aposentadoria mais um menino que você contribui é 15 anos tá não precisa ser 15 anos como mei você o tempo de mei pode ser adicionado ao tempo por exemplo se você teve contribuição como funcionário mas todas as regras para você entender um pouquinho mais sobre aposentadoria no assunto tão importante é delicado é importante você ligar e aí sim o que quem kinda mental você entender agora como meio o mei recolhe para um salário mínimo somente não tem possibilidade como meio e contribuir mais com tudo o e inss podem te orientar de como você faz para ter uma aposentadoria maior caso seja o seu desejo a outra coisa é você ter uma conta jurídica pessoal quem está buscando às vezes um financiamento que analisa aqui daqui um tempo vai precisar de um investimento de um banco uma coisa é muito estratégia você já ter uma conta jurídica estavam comentando ela e algum tempo tá é empréstimo financiamento é uma questão de relacionamento de confiança então o instituição para te conceder quase sempre vai olhar sua capacidade de pagamento seu histórico quanto tempo você tem de conta para avaliar como é você como pagador então o que é são poucos os casos que a gente tem relatos aqui de quem abriu o meio hoje já consegui um bom financiamento no outro dia no geral tem muito mais uma questão aí de você construir esse relacionamento tá a atenção sempre que você precisar fazer qualquer alteração dentro do meio passa dentro do portal do empreendedor.gov.br ou dirija-se ao sebrae no atendimento presencial ou digital depende da situação por exemplo no momento de gravação desse vídeo a gente está exclusivamente com atendimento digital mas a gente consegue te orientar tranquilamente lembra sempre desse canal 0800 570 0800 então por exemplo eu estava com uma atividade de comércio de roupa e vou passar por uma atividade de estética bom eu consigo fazer essa alteração não é esteticista daí mas como cabeleireira maquiadora dele a cury consegue fazer qualquer tipo de alteração de atividade de local independente de você estar no bairro a vai para o bairro b pode mudar a natureza você às vezes abre seu meio como um ponto fixo depois você resolve por exemplo ir para modalidade porta a porta ou vice-versa você abre uma porta a porta depois lave um ponto fixo tudo isso pode ser feito e se você não for mais exercer atividade lembre importante encerra de baixa na sua empresa aí às vezes as pessoas me perguntam se mas rodrigo é faz 9 meses que eu não pago a minha contribuição mensal posso enterrar o meu meio pode isso que é legal você consegue encerrar o seu meio mesmo se você tiver com histórico longo de diga o que que acontece nesse caso a dívida vai para o cpf mas por que que é importante que você dá baixa porque não vai crescer mais 50 em reais por mês como estava crescendo mais a mente aí você tem só que ele montante até onde você tá devendo logicamente e não tem juros diários então seria importante se você já fazer ou acerto à vista ou fazer um parcelamento que algo que está vigente possível durante a filmagem dessa vídeo ao outra questão que a gente tem que ficar atendendo lá ao nome da empresa é muito interessante você entrar no site do www.inpi.gov.br e fazer consultas e aquele nome que você está pensando para sua empresa já não tem alguém que é tem os direitos sobre aquele nome sobre aquela marca tá isso evita que amanhã ou depois alguém internet processar você tem um custo aí é que poderia ser evitado se fizesse essa consulta uma questão que importante antes de abrir o mei é você verificar a natureza da sua atuação um ponto fixo ou se vai ser porta a porta tá pobreza é um restaurante piscina mecânica ela tem uma natureza de ponto fixo agora o comércio de roupas ele pode ser tanto ponto fixo como cortar porta você pode muito bem inteira as roupas na sua casa e vender os seus clientes o pato que vocês tocaram a sua casa não quer dizer que seja contra o pit agora se você começa a receber clientes na sua casa aí aqui não tem uma natureza de ponto pico eu estou enfatizando isso porque existem regras diferentes para quem é ponto pico que a gente vai falar já já é que foi fabricação sempre vai ser ponto fixo da gente e assim a na hora que você for colocar lá ser ponto fixo é recorta a porta da prefeitura ela vai dentro da sua secretaria lá ela vai avaliar o por exemplo não adianta você colocar a atividade de costureira e falar que a porta a porta porque ninguém sai com uma é de costura andando por aí né então necessariamente uma costureira é um ponto fixo à e atenção não está regulamentado pelo menos até agora massa de 2020 quando a gente tá gravando esse vídeo a atividade de venda de alimentos porta a porta tá com mais de alimentos porta a porta então é o exemplo mais clássico não pode truques né os carrinhos que fazem lanches por exemplo eles têm que estar em ponto pico é uma regra da vigilância sanitária lembro toda atividade de alimentação precisa de autorização com a vigilância sanitária aqui vai fazer uma parte das fiscalizações a questão é mó galera intuitiva de saúde de segurança da sociedade bom agora vamos falar aí para quem for ter um ponto pis atenção essas regras são para campo grande então se você está no interior do estado liguei no 0800 570 o e pede para um técnico e orientar sobre as regras 11 de abrir um negócio com o ponto filho porque que existem as regras que existe essa etapa é uma forma que a prefeitura encontra ele está aqui você abra por exemplo no lava-jato no meio do quarto poderes ou um bar de heavy metal do lado da santa casa já pensou como crescer não é da sesa né então você vai consultar a prefeitura tipo de consulta a prefeitura posso abrir uma um açougue na rua ana luiza de souza 210 exemplo gente eu tô pegando o nome de rua em números aleatórios tá é posso abrir uma loja de roupa na jerônimo de albuquerque 452 posso abrir uma conveniência na rua vitório zeolla 430 então a prefeitura tem jardim américa a parte das atividades é tranquila quanto à legalidade mas você tem que e essa consulta mas isso não quer dizer que você já pode abrir isso quer dizer que naquele local aquela atividade é permitida tá como que funciona o procedimento ele é feio todo pela internet dentro do site de um site da prefeitura que nessa apostila que está aqui embaixo para você baixar vai ter tudo o passo a passo para você fazer a sua guia de consulta de localização beleza repetindo essa regra é apenas para quem é ponto fixo então para você fazer o seu cadastro no seu pai de primeiro você vai precisar do rg em mãos e por que que a gente perde o original porque lá tem um campo para você colocar a data de expedição ai cpf comprovante de residência a gente coloca aqui e meio com senha porque a gente é uma coisa que a gente faz aqui no sebrae-sp das palestras presenciais é muita tu tem o e-mail mas chega na hora de colocar lá em pai qualquer ser não lembro tem que lembrar senha porque vai o cadastro vai ser o login mas só você ia bairro o resultado da consulta mas tudo que você vem então se você não souber a senha no e-mail não tem como né então se você não lembra da senha do e-mail nem um jeito faça um novo e-mail é gratuito e o iptu do imóvel porque isso porque a gente tem inscrição imobiliária que é um outro número e é necessário a rodrigo mas não é meu imóvel eu tô pensando ainda em locais falar com o locador você vai falar olha eu preciso de uma cópia do iptu diz nesse só imobiliária para fazer a consulta isso é muito legal até antes você lugar você está assistindo esse vídeo vai ficar nessa situação é muito estratégico você fazer isso por querer você ver se naquele povo é permitido tal atividade tá se meteu o número da casa tiver e aí ele não vai ser autorizado aí tem problemas que você tem que procurar a prefeitura para corrigir esse no iptu é preciso se tiver a casa desculpa estiver em nome de ontem uma empresa como agehab descobriu financiador vem nome da geada da caixa também não vai ser autorizado a gente agora se você financiou pela caixa mas está no seu nome móvel nenhum problema quanto a isso beleza pessoal depois que você fez tudo o cadastro que vai dar o passo a passo 2 dias em média é o tempo que a prefeitura pede para dar o a devolutiva quanto essa consulta lembrando mais uma vez exclusivo para ponto fixo então se você tem atividades de porta a porta não se preocupe com essa etapa você tapa não vai ter qualidade para você e o que é legal nessa guia de consulta por último uma das certidões que você vai ter se você vai ter que ter alguma questão com licença ambiental vigilância sanitária tudo ali vai estar nessa guia da então essa resposta vai falar olha é permitido ter a atividade de comércio de roupa na rua antônio maria coelho mais aí que você vai precisar decidir se aquilo você já vai saber antes de abrir para se preparar direitinho para começar o seu negócio redondinho tá bom ah e uma última questão quando você entrar e for colocar as atividades if anexo que tem aqui embaixo sobre lista de atividades vai te auxiliar tá ele tem um nome de escrita o nome mais formal um por exemplo quem trabalha com vendas de roupas é comércio varejista de artigos do vestuário essa lista em ordem alfabética você vê o nome da sua actividade e vai colocando ali no site da prefeitura se tiver dúvida liga não sabe o técnico baixo orientar nessa etapa bom pessoal agora vamos falar sobre a formalização propriamente dita então independente se você é porta a porta se você é um ponto fixo à você pode atuar das duas formas tá bom você pode atuar tanto como o sufixo quanto a porta a porta nesse caso você vai ter que fazer toda a consulta como ponto fixo tudo bem vamos lá para começar a formalização é feita no portal do empreendedor tudo passo a passo tela portela onde clicar tudo certinho tá na cochila que está abaixo para download que documento você vai precisar vai precisar da sua identidade do seu cpf e atenção aqui nesses dois debaixo vai cedo ou um ou se você fez declaração do imposto de renda pessoa física nos últimos dois anos ou em um dos dois anos a anteriores você vai ter que pegar o número do recibo que envia só declaração a informar caso não tenha feito é o título de eleitor é automático no site a hora que você colocar o teu cpf já vai saber se você fez ou não e já vai te pedir o número da declaração de imposto de renda pessoa física ou o título de eleitor em lembrando que se você não fez o recadastramento biométrico você não vai conseguir então primeiro passo mpf regularizar a questão do seu título de eleitor bem aí a gente vai precisar também do comprovante de residência do titular porque vai preencher os dados e você mora é o da empresa caso seja diferente da onde você mora a outro ponto o mei pode abrir a empresa na sua própria casa e isso ser um ponto fixo sem nenhum problema tá é a consulta de localização aprovada né caso você seja um ponto fixo e o e-mail lembrando que você tem que lembrar a senha quando você vai fazer o processo de formalização aí você vai precisar exatamente ação e o governo vai validar todo o seu e-mail com o seu celular celular ele te envia um sms com um número que você coloca no portal do empreendedor no processo tá então atenção na apostila por passo a passo da formalização bom pessoal agora que a gente já sabe documentos para formalizar a gente precisa escolher as atividades então atenção aqui nesse é nesse a net o que eu tinha falado ali no ponto pizza né que tem essa anexo para as atividades agora sabe para todo mundo você não ponto fixo se você já conseguiu encontrar a sua atividade é só copiar a atividade que tava lá na guia de consulta aprovada e colocar aqui para formalização caso você seja a cor da porta aí vai ter que fazer essa pesquisa agora como que funciona essa lista essa lista está primeiro em ordem alfabética e ela tem algumas colunas eu quero que você se atende apenas a primeira ea segunda coluna e tem o nome da atividade como você vai escrever ali e o que na esse número o nacional de atividade econômica não precisa decorar essa silas ó pega aquele número que ele é importante para você na hora da formalização então é quem está presente no comércio sempre vai ser comércio varejista beau ele tem esse nome é uma classificação nacional a gente algumas atividades não são tão intuitiva então por exemplo quem trabalha com roupa como tinha falado anteriormente comércio varejista de artigos do vestuário independente né é quem trabalha na construção civil pedreiro azulejista carpinteiro a calheiro telheiro em tudo lá que trabalha com que tipo de concerto geralmente está em reparação a e atenção você que por exemplo a cabeleireira e vai trabalhar com vendas de cosméticos em colocar suas atividades tá de cabeleireira e de comércio de cosméticos é isso serve para todos atividades a gente tem bares tem restaurante a lista de aplicativo em tudo aqui são mais de 500 atividades eu sei que dá um pouquinho de trabalho na escolha procurar mas caso você sinta uma dificuldade não consigo encontrar ser 800 570 0800 sempre terá um técnico à disposição essas de presencial suas é de forma digital a gente tá aqui para te atender e tirar quaisquer dúvidas bem agora vamos falar sobre os próximos passos que você tem depois que você fez a sua organização e como você viu lá na tela vou ser preenchendo o passo a passo você tem o certificado do meio tá você clique fazer download que sai com todas aquelas informações que você é perfil e são documento é do meio que era exclusivo do meio além dele você precisa do cartão cnpj isso é um documento obrigatório para todas as empresas tá então na apostila a gente ensina como fazer o download lembra de informação senhor que eu não tinha respondido isso é perder né se esse certificado do meio como fazer não tem nenhum mistério portaldoempreendedor.gov.br você consegue reimprimir ele tem lá na cochila é bem simples não tem custo nem depois que você abriu sua empresa há cerca de dez dias depois a receita federal vai comunicar a prefeitura que foi aberto na empresa naquele município e aí caso você seja um ponto pico se você vai lá retirar o seu avatar ou seja a porta a porta o seu cartão da inscrição municipal o que tem ali em inscrição municipal é obrigatório ter então é aqui me acertar porque às vezes você não vai conseguir é esse documento se você não seguiu para leva um ponto fixo aquelas regras que a gente falou da guia é de localização tá todo mundo precisa desse documento sejam alvarado ponto fixo seja o cartão de inscrição municipal se você atua como porta a porta e ele renova anualmente em fevereiro não tem custo nenhum a única questão que a gente tem que estar tendo de pagar sem ver em dia porque se você tiver com débitos atrás a prefeitura pode bloquear você de liberar documentos e só fundamentais para para para para tua atuação é a única coisa que a gente tem que tar atento está sempre em dia porque quando você for solicitar algum documento na prefeitura ela pode bloquear você esteja atrasado isso inclui por exemplo quando você for fazer uma alteração cadastral depois que você fez a alteração cadastral site do portal do empreendedor não é automático dá para liberar aqui na prefeitura precisa de documentos específicos que o sebrae fornece presencial ou de maneira digital para você levar na prefeitura e fazer essa alteração seu cadastro mas para isso você precisa estar com as contas em dias as contas em dias é o você não tem nenhum atraso ou se tinha e parcelou está pagando certinho também tá tudo legal pessoal vão falar agora sobre a lei da liberdade econômica uma coisa é uma lei nova né de 2019 agora que ela dispensa alvará e licença para atividades consideradas de baixo risco então as atividades de médio-alto risco’ segue como como estão é considerada se chamam de baixo risco a elas estão no dispositivo desta lei e fala basicamente ela vai dar uma boa fé para quem for empreender dentro daquelas atividades já já vou por um link para você consultar se a sua atividade está lá ou não tudo bem mas que que é importante você está tendo é uma condição de boa técnica eu te dando você pode operar o que estão presumindo tá e você está seguindo que vigilância sanitária licença ambiental a vai pedir tá então me você quer meio assim meio com a dica que eu posso te dar ela segue o o trâmite junto com a prefeitura o que na hora de abrir sua empresa é muitas vezes a gente não sabe quais são as regras da vigilância não sabe quais são as regras de licença ambiental então seguindo certinho você vai ter a orientação junto aos órgãos competentes para que vocês é a twister em maior contratempo tá se você quer consultar agora as atividades é né é por ali embaixo para você poder ficar é entra nessa nesse link e veja se a sua atividade está lá ou não por fim caso você seja comércio fabricação ou transporte se você precisa ter a inscrição estadual quem é serviços não precisa tá a inscrição estadual é obrigatório para o comércio fabricação e transportes intermunicipal interestadual a caso você seja é motorista de aplicativo moto-entregador também não precisa apesar de chamar natureza de transporte tá isso fica só até inscrição principal é esse ela de responsabilidade da secretaria de fazenda do mato grosso do sul e o passo a passo dela está nessa apostila ela é feita sem por cento online bem agora vamos falar sobre notas fiscais se você for exclusivamente de serviços você vai e aliás exclusivamente não se você tiver qualquer atividade de serviço a atividade serviço você tira nota fiscal junto à prefeitura então na hora que você for pegar o seu cartão de inscrição municipal por exemplo você vai se cadastrar no site da prefeitura lá na prefeitura né próprio sistema de dia local ea sempre via online ela tem um passo a passo ali na apostila que você vai tirar a sua nota fiscal lembrando não paga nada mais é por isso caso você seja comércio fabricação ao transporte intermunicipal interestadual você vai vai precisar fazer via você fa lá o processo pode ser tanto online quanto também é por meio físico em gráficas autorizadas a agora aqui ó atenção se você for fazer compra de algum item de um grande valor e que atende o governo vai entender automaticamente a receita que você comprou aquilo para comercializar então suco é que você fez uma conveniências e vai comprar uma câmera e a sua conveniência que o valor maior sei lá um exemplo r$30000 câmara fria ela tem um valor mais alto mesmo sim da minha viagem dependendo da câmara fria né é aí você precisa comunicar separar aquilo é uma imobilização de capital isso para garantir para que o governo não entenda que você tá exagerando nas compras e lembra que a gente falou no comecinho do da na sala e é até oitenta por cento daquilo que você fatura é o que você pode comprar então por isso que é muito importante sempre que você fizer uma aquisição de um bem de maior valor informar a ser faço aquilo é imobilização de capital não é para comercialização então sintetizando o meio tem que lembrar de três obrigações principais o relatório mensal que a gente ainda não falou dessa lava-jato e o boleto mensal e pagamento todo dia 20 ele vem esse tanque que tá certinho olá tudo aqueles contratempos que a gente falou e a declaração anual de faturamento vamos lá o relatório mensal tem que ser preenchido até o dia cinco da ele tem no portal do empreendedor você é uma espécie de controle daquilo que entra né daquilo que sai empresa que não tem controle não tem subsídio para a tomada de decisão todo dia você entendeu precisa tomar decisões e para você tomar as melhores decisões você tem que ter informação e só um gatilho da lei muito bacana que ajuda o empreendedor a avançar a ter mais controle tá a falta de controle é o que gera muito muito problema para as empresas então é use esse relatório mensal da e assim caso fiscal vazada com empresa e pedir você tem que ter aquele lá preenchido outra questão é a das documento de arrecadação do simples ou que a gente chama popularmente de boleto né pagar ele todo dia ver mas rodrigo se não pagar o que que acontece bem primeira coisa que você vai ficar com a dívida e vai ficar com impostos atrasados icms e iss né dependendo da sua atividade às vezes pode ser os dois e lembra que o que a gente falou sobre alteração qualquer procedimento é preciso de prefeitura se você tiver com ele é atrasado você não vai conseguir operar junto a prefeitura para ficar tudo regularizado além disso se você atrasar mata três meses ou mais você perde carência da previdência que ele quando a gente começa a pagar o mei a a gente vai ter uma cobertura previdenciária por exemplo é gravidez é auxílio doença invalidez do pistão uma carência por exemplo auxílio maternidade são 10 meses ou se você abrir o mei está pagando certinho depois de 10 meses tenho direito de pagar certinho a auxílio maternidade invalidez do em 12 meses tá tem que pagar certinho para depois você o benefício se você ficou atrasado 3 meses ou mais você perde sua carência e precisa recolher tudo novamente certinho até você cumpriu prazo de carência não vale a pena o valor como a gente viu não é um valor impeditivo deixe sempre regularizar e por fim você fica impossibilitado de participar de licitações causam é esteja com a débitos em atraso a e atenção os boletos não chegam na sua casa até que um tempo atrás e essa política nos correios entregar mas isso já não existem alguns anos a é sempre pelo portal do empreendedor.gov.br esse chegar para você algo boleto no e-mail sua casa e não seja o pagamento mensal procure o sebrae na maior parte dos casos não é obrigatório pagar é comum infeliz as pessoas pegarem seus dados e enviar para você como se fosse uma dívida que você tenha mas não pague antes de consultar o sebrae da a gente tá aqui para te orientar e caso não seja obrigatório a gente vai comunicar você declaração anual me a declaração anual como a gente falou nada no início da nossa aula é a declaração que você faz que o governo sobre o quanto você faturou no ano anterior ela é feita de primeiro de janeiro a 31 de maio de todos os anos pelo portal do empreendedor o passo a passo está na apostila ela é obrigatória desde independence você 40 superfaturam 5480 tá você precisa fazer a declaração se você não quiser você vai ter multa então fique atento quanto a declaração anual porque é gratuita gente muito obrigado pela atenção espero ter esclarecido muitos pontos além dessa a aula a gente tem toda nossa plataforma que o 0800 da gente falou que durante a aula o site né www.msi.com sebrae.com.br à disposição para atendê-los da melhor