Carro Elétrico ou híbrido?

332.905 visualizações5 de fev. de 2020

que é a onda da vez que que tá pegando carro híbrido deixa eu mostrar pra vocês um livro então aqui é esse é meu tá esse é o carro que eu escolhi para o meu perfil de uso tá é um SUV crossover não sei né mas Estados Unidos é muito pro outro é que a gente tem que chama como é silver depende do ângulo de ataque uma série de coisas tá é um carro grande Tá bom é uma RAV4 híbrida Beleza tem quase 220 cavalos quando a gente combina a potência do motor é a combustão 2.5 com os três motores elétricos que fazem parte desse conjunto tem dois motores elétricos que trabalham junto com motor aqui e em um motor elétrico que trabalha no eixo traseiro legal então esse aqui é um carro híbrido e aqui ó a gente tem um carro totalmente elétrico aqui não tem nada de combustão inclusive as peças né quantidade de peças a menos que a gente tem nesse carro que agora Quais são as vantagens de um carro elétrico e um híbrido Será que o carro combustão ainda tem uma sobrevida no mercado mundial de automóveis a gente vai falar sobre isso agora whewell vamos lá vamos começar a falar então fica muito fácil para a gente às vezes colocaram opinião na internet daquilo que a gente não conhece Ultimamente eu venho postando algumas coisas em redes sociais no caso do Instagram conhece o nosso Instagram conhece classe bem legal Às vezes alguma coisa que a gente participou no Facebook confesso para vocês que nem vale muito a pena colocar coisa no Facebook é cada a sua sem um mínimo de noção senso de crítica antes de falar determinado tipo de assunto claro isso tudo bem junto com a desinformação tem muita falta muita coisa ainda para se falado desses assuntos eu quero falar um pouquinho hoje do que eu achei do que eu sinto hoje rodando com o carro híbrido que já tô chegando aí aos 6.000 km e o que eu consegui de média nesse 6000km rodando com esse carro me forma normal combinando uso cidade estrada a gente chama de uso misto eu consegui uma média de 17 Km por litro um carro grande com ar condicionado ligado o tempo todo independente de eu ter rodado muito tempo engarrafamento e também que ter rodado em rodovia eu consigo Então 17 Km por litro de gasolina a mas eu acho pouco pessoal tá falando de consumo médio e olha o tamanho de e olha o que ele entrega falando de um carro extremamente completo extremamente seguro relativamente pesado em torno de seus 1700kg tá Ele oferece muito para ter um consumo desse raramente gente tem no mercado com carro com essas dimensões com essa entrega de equipamentos e com esse consumo É muito difícil Quais as vantagens do carro ser híbrido eu não vou depender de postos de recarga aqueles postos de recarga de eletricidade que ainda está no estão escassos no Brasil eu vou contar para vocês daqui a pouquinho a experiência que eu tô tendo uma experiência muito ruim na quando a gente fala de abastecimento do carro totalmente elétrico legal tô aqui carro híbrido porque o nome híbrido porque ele tem então a combinação de dois modos de propulsão combustão e elétrico como que acontece essa mudança entre ser lelé Oi e a combustão isso vai depender de projeto para projeto aqui no caso todo o conjunto elétrico serve como auxiliar quando você precisa de mais performance quando você precisa de um pouco mais de de potência ou às vezes não uso bem mais suave entro Então os motores elétricos elétricos no caso de uma condução mais Rodoviária mas constante o motor os motores elétricos entram com menos frequência Então você tem um motor a combustão auxiliado sempre pelos motores elétricos entenderam É uma combinação de funcionamento de formas que é totalmente gerenciado por uma central inteligente que sabe quando eu preciso ou não dá assistência dos motores elétricos inclusive quando eu preciso de tração 4 x 4 Eu tenho um motor para o eixo traseiro eu não tenho um cardan eu não tenho nenhuma ligação Mecânica do motor a combustão com o a fazer isso tudo acontece com o funcionamento e o auxílio de um motor elétrico que tá lá no eixo traseiro no caso de um carro o carro 4 por 4 legal agora vamos falar um pouquinho do totalmente elétrico é um dos pontos muito fortes aqui do carro totalmente elétrico é o seu custo por quilômetro rodado no caso do RAV4 com Acabei de mostrar para vocês o híbrido eu consegui fazer 17 Km por litro então eu tenho hoje com o valor da gasolina aqui na cidade de Vinhedo no Estado de São Paulo na data de hoje em torno de 4:30 aproximadamente ou litro da gasolina eu tenho então em torno de vinte e poucos centavos quilômetros de fala fala olha como é que você sabe o quanto quanto o seu carro custa a para ele rodar você pega então o valor de 4:30 e dividir pelo quantidade de quilômetros que ele roda com um litro tão em torno de 25 centavos o quilômetro rodado no carro híbrido tá bom isso depois de seis para quase 7 mil km entendeu 25centavos por quilômetro rodado eu já nesse caso aqui eu vou falar daqui a pouco como que faz a média já que não entra gasolina ele usa o consumo elétrico Será que gasta muito aquela que a conta de luz vai aumentar muito daqui a pouco já falar sobre isso vou apresentar para vocês então o Renault Zoe um dos primeiros e mais acessíveis carros totalmente elétricos disponíveis no Brasil é em torno de 150 mil reais um carro extremamente compacto é um carro compacto de dimensões parecidas aí com um pouco maior do que o kwid tá bom pouco maior que o Creed a gente pode dizer que parece muito com Palio tá um argo as dimensões desse carro beleza porém apesar de compacto ele pesa quase 1.500 kg porque ele pesa isso tudo praticamente por causa das baterias para uma autonomia de 300 km então para ele conseguir rodar 300 que vão hoje de baterias grande uma bateria de lítio obviamente porém elas pesam mesmo sendo lítio então vocês terem uma noção para eu conseguir tem uma autonomia de 300 km usando a bateria tracionária por exemplo talvez eu teria que ter três ou quatro vezes mais o peso dessas baterias tanto que o projeto elétrico que a gente está montando preparando que vai receber esse conjunto elétrico que vocês estão vendo aqui agora motor flange controladora pedal de acelerador tudo isso aqui não estão as baterias para colocar esse sistema simples reparem olha só que tem um carro elétrico precisa para deslocar é isso mas o conjunto de baterias muito mais simples do que um motor a combustão quer ver um pouquinho da complexidade de um motor combustão tem um carro aqui agora que tá preparando para retirar o motor vamos dar uma olhadinha ali tem um motor a combustão o caso o motor mais antigo mas não muda muita coisa para os motores a combustão atual tá cabeçote bloco do motor necessidade de uso de Correia ou uma corrente de distribuição válvulas junta de tampa de cabeçote sistema de arrefecimento para manter essa máquina dentro de uma temperatura ideal é uma quantidade de itens né um coletor uma borboleta de aceleração é um alternador uma bomba de direção uma bomba d’água é muito mais complexo são muito mais peças envolvidas para fazer o quê O quê que esse motor faz a única coisa que isso faz é produzir força produzir rotação para uma transmissão e essa transmissão levar então essa força para as rodas para ficar ou se mova já no caso dos motores elétricos isso é muito mais simples eu sou muito menos peças envolvidas e muito menos manutenção envolvido o motor a combustão vai precisar sempre daquelas manutenções básicas óleo precisa trocar limpeza do sistema de arrefecimento troca de correias seja de distribuição ou de acessórios problemas que podem acontecer como vazamentos de óleo vazamento de água necessidade de substituição de velas porque você tem um sistema de ignição para colocar fogo na mistura ar-combustível você tem injetores Trabalhando o tempo todo são uma quantidade de sensores para poder monitorar tudo isso que no final das contas são mais peças em movimento em funcionamento e que futuramente tenha dá problema precisa de mais revisões mais intervenções nas revisões programadas O que é muito diferente nos carros totalmente elétricos como voltar lá pro elétrico e antes da gente chegar aqui no elétrico para falar dele nós temos então aqui o meio do caminho né aquela aquela passagem do motor só combustão para o motor elétrico então no meio do caminho tem uma coisa mais interessante que é um motor a combustão auxiliado pelos motores elétricos ou seja por que que ele é mais econômico porque o motor a combustão funciona por menos tempo ou menos exigido que o motor só com abdução entenderam tudo aqui vai também aumentar a vida útil apesar de ser um motor a combustão eu tenho Menos peças envolvidas como você ter uma noção nem o compressor de ar condicionado é convencional tudo vem mudando as minhas velas de ignição vão durar mais tempo Porque o motor combustão funciona menos a vida útil do meu óleo lubrificante também filtros tudo tem uma vida útil aumentada porque obviamente trabalha menos menos e com menos carga obviamente Eu tenho um aumento da minha vida útil nesse propulsor apesar de ser a combustão Se não conseguir entender né quanto menos se usa o motor a combustão mais tempo ele vai durar menos manutenções a ter que ser feita legal mas quando a gente vê então pro totalmente elétrico a gente não tem mais nada disso nada disso deixa eu abrir o capô e mostrar pra vocês o primeiro momento quando você abre o capô de alguns modelos elétricos da impressão que se trata de um motor a combustão ele interessante tem até aqui ó uma tomada de ar né você fala Puxa vida tem uma tomada de ar e um duto de ar que desce aqui né Para que que serve tudo isso né É para admitir lá para o motor elétrico não isso tudo que vai ter que inclusive um sistema de arrefecimento adj tem um sistema de arrefecimento tem também uma bateria 12 volts a o porquê que a gente então tem um sistema de arrefecimento e dutos de ar aqui porque a parte elétrica as baterias motores elétricos a os controladores isso tudo Aquece e precisa também de ter um sistema para manter essa temperatura sob controle sistemas elétricos para vocês que trabalham com a conhecer os engenheiros os técnicos em eletroeletrônica sabem quanto mais quente fica um circuito elétrico piora o desempenho dele mas mesmo a mesma coisa acontece aqui com um carro elétrico não desisti tudo um controle de temperatura também para esse conjunto então em alguns casos Vai ser necessário utilizar a água talvez alguns outros projetos vão utilizar a Então vai de projeto para projeto legal então a gente vai entender o seguinte eu não tenho aqui mais velas de ignição para trocar eu não tenho mais óleo e filtros que eu e até mesmo as pastilhas de freio duram muito mais porque tanto no elétrico como no híbrido que eu vou sair agora para vocês eles utilizam o momento da desaceleração para regenerar as baterias para recarregar as baterias então auxilia no processo de frenagem exigindo então – pastilhas de freio então disco de freio duro mais tempo partida dura mais tempo e acreditem esse modelo aqui usa sistema de tambor na traseira também vai aumentar a sua durabilidade então a gente não tem vela filtros óleo Correias e muito menos sistema de exaustão escapamento sonda lambda aquele tanto de sensor que dá problema nos motores comuns motores a combustão legal Sei que muita gente tá pensando tá E na hora que estragar esses carros elétricos é uma coisa que eu percebo muito na nesses 13 anos que eu venho colocando vídeos no YouTube é uma preocupação principalmente da grande parte da população brasileira que não tem condição de comprar um carro zero km a maioria das pessoas compram carros usados essa é uma realidade do Brasil ou da maior parte do povo brasileiro porém tem importante eu falar mais uma vez que uma coisa para todo mundo está acompanhando Agora não só Toyota a Renault qualquer outra montadora nenhuma delas fabricam carros para segundo terceiro donos todos os carros são fabricados para o primeiro dono existe essa preocupação de algumas pessoas e quando começar a dar problema é muito bem a primeira coisa que a gente tem que ter em mente aqui esses carros elétricos vendidos no Brasil no caso de um carro desse em específico da Renault a garantia é muito longa Se não me engano chega a oito anos ou até mais dependendo do carro vamos falar de oito anos de conjunto de baterias ou mais tá bom Não é pessoal não é vídeo de merchandising não tô com roteiro Seguindo aqui agora peguei esse carro para fazer um teste se tivesse tudo uma chegadinha aqui legal tá não é merchandising e nem da Toyota e nem da Renault é um vídeo de informação para vocês eu tenho certeza que tanto o sistema da Toyota mesmo híbrido e esse daqui são superiores a sete anos tá bom nós vamos lá 17 anos de garantia para motor e bateria ou só das Baterias eu não tenho certeza eu sei que dura muito tempo esse carro vai ser comercializado para o primeiro dono e mesmo assim o segundo e terceiro dono ainda vai continuar com um carro se fizer as revisões dentro da concessionária as revisões programadas ele vai continuar tendo a garantia por anos então não é para se preocupar como acontece um carro combustão normal de garantia de 3 anos o sistema elétrico tem uma garantia do longa entenderam Ok E aí a gente vê as pessoas se preocupando com a parte ambiental a deixei essas baterias quando ficarem velhas muito bem essas baterias é uma coisa importante você entender essas baterias talvez elas não se vão daqui a alguns anos para o carro elétrico não consigo entregar aquela atenção aquela corrente necessária se deslocar a massa de um carro elétrico porém essas baterias servem por muitos outros anos em outro tipo de aplicação e elas já são utilizadas em Sistemas de nobreak de empresas e uma série de Outras aplicações então ela não morre ela não tem que ser jogada fora quando sai de um carro ela pode não ter aplicação mais para um carro mas serve para outras coisas que eu estudei sobre isso eu tô passando agora para vocês legal mas mesmo assim quando ela não servia para mais nada e que ela tiver que ser descartada como que a natureza vai receber essas baterias Aí eu pergunto para você como que a natureza recebe todo esse lixo que o carro combustão também descarga será que tudo é reciclado todos os filtros são reciclados todo óleo é reciclado então tem muita coisa suja que acontece com os motores a combustão E no caso dos motores elétricos eles terão que ser descartadas de maneira correta porque senão que ela vai ter que a bateria velha Na oficina dele e não é interessante entenderam tudo tem que ser muito bem analisado e para você que tem essa preocupação ambiental aí um investimento seria realmente um carro elétrico eu confesso para vocês que quando eu investir na rádio quatro eu não tava pensando na parte de aumentar ou não eu tava pensando no meu bolso e ao contrário que muita gente pensa quem compra um carro de 200 mil reais Pode sim preocupar com seu curso de quilômetros rodado Quanto mais a pessoa ganha dinheiro mas ela se preocupe não jogar ele fora então você coloca na balança e ver eu possa ter um carro que me atenda que seja completo que tenha tudo aquilo que eu busco de tecnologia e que consuma menos posso Então esse eu vou ter vou priorizar esse modelo do que um carro semelhante que consuma horrores Deu para entender É não é porque o cara compra um carro caro que ele não tá se importando com o consumo de combustível o que mais uma vez voltando para cá manutenção baixíssimo não tem o que fazer tem um filtro de cabine de repente uma pastilha de freio um Reaper de suspensão pouquíssimas coisas até mesmo a bateria 12 volts de sistema vai durar muito mais que a bateria convencional porque ela não precisa de ter aquela exigência da partida do motor Aquele momento que o motor de arranque do que ela precisa de suga da bateria que precisa criar aquela aquela história do CCA das Baterias que eu vim formando para vocês né Então essa bateria vai durar muito tempo e por que que precisa de uma bateria 12 volts Olha o motor trabalha com a tensão alta corrente alta porém ele tem faróis têm setas tem buzina tem vários outros componentes que utilizam os módulos de conforto vidro elétrico tudo isso precisa de tensão de bateria com bom então por isso que você ainda continua tendo um sistema secundário né mas secundária assim né é primário ou secundário depende da da hora que ele vai entrar mas você precisa de ter um sistema 12 volts também vamos fazer um negócio vou fazer o seguinte eu vou subir aqui usou e mostrar ele por baixo para vocês então você ter uma noção quando a gente compara os Oi com um carro a combustão [Música] é um não esqueci nada aqui por baixo pessoal que que eu tenho de diferente aqui na parte de suspensão suspensão convencional né aqui eu tenho um braço de Aço estampado eu tenho aqui minha disco de freio pastilha de freio flexível estudo profundo de pele normal amortecedor bieleta coifa homocinética né Olha só tudo ligado aqui ó a o que que será que é isso aqui é DG é uma caixa de marchas ADG ligado ao motor elétrico não ele já fala sobre isso tá aqui a caixa de direção aqui a semeava ele continua tendo uma semi árvore saindo aqui nesse componente tem algumas coisas né basicamente é isso legal mas que peça é essa essa peça aqui é o tipo caixa de redução pessoal uma caixa de redução ou seja o motor elétrico ele produz uma rotação às vezes até mais alta do que um motor a combustão Então você tem dependendo do projeto você pode precisar então de uma caixa de redução ou até mesmo uma caixa de multiplicadora né para poder multiplicar a força desse motor projetos e projetos Ok mas olha só que a gente percebe aqui acho que fica por aqui quando a gente fala de semelhanças Mas aí você vem aqui para trás ficar ver o coletor de escapamento Cadê aquele tubo passando aqui no meio do carro não tem né tudo fechado aqui ó tudo tampado devidamente protegido de voz baterias e aqui atrás onde seria também o tanque de combustível aqui no meio também tudo fechado né aí chega atrás um dia falar de suspensão não houve muitas alterações molas helicoidais amortecedores pressurizados e aqui no caso em uma suspensão independente é esse eixo rígido aqui que vocês estão vendo correto freio e não é a disco é um frio tão boa que dá conta aqui do recado digo mais da conta e até sobra porque na hora que você pisa no freio o motor elétrico entra em Regeneração E aí pouco do sistema de freio é utilizado e agora tá na hora de falar para vocês Qual é o custo de quilômetros rodado desse carro totalmente elétrico desse modelo obviamente galera não tô falando aqui colocando na conta é outros desgastes não mais outras manutenções eu tô falando exclusivamente de gasto para se locomover combustível no caso do híbrido gasolina e no caso desse totalmente elétrico energia elétrica vamos dá uma olhadinha que dentro do carro eu odeio com esse carro 247 km. 6 e gastei 34kg lotes poder mas quanto que estudar em Reais vamos lá você vai fazer a conta na sua casa vai na conta da sua casa você vai pegar aí o o valor da que deu a energia da sua casa né Lau consumo em teu Whats do mesmo é o valor que você pagou pega a o valor e dividir pelo piloto aí você vai saber quantos centavos custa um quilowatt legal em São Paulo hoje na data de hoje em torno de 80 centavos Tá bom tô pegando um pouquinho para mais tem meses que dá 70 tenho medo que dá 81 uma média de 80 centavos o que o Então tá rodar com esse carro eu gastei 34kg lotes 34 pessoas toma lá perguntei quatro vezes 0,80 eu gastei 27 reais e vinte centavos para rodar 247 km tá eu divido isso por 247 pontos seis olha aqui o meu KM rodado ficou próximo de 11 centavos entender e num gasta muita energia elétrica eu vou dizer para vocês que é quase que um banho demorado se você quiser todos os dias a recarga como se fosse um banho um pouco mais demorado a mas não tem estrutura tem um outro assunto que a gente vai falar daqui a pouco entendeu eu não tô aqui para poder ficar apresentando o carro falar do som que é busico acabamento isso aqui não é hoje esse carro eu busquei exclusivamente eu vou falar um pouco de vale a pena ter um carro elétrico e onde o bicho pega tá é o assunto que ia falar logo logo e aí já tá louco para colocar um desse na sua garagem você é ecologicamente correto tá pensando no meio ambiente é ideal para você um carro totalmente elétrico não é vai ter gente que vai falar ah mas não é bem assim para produzir a bateria poluem mais do que olha vai por mim não é bem assim não tá você paga para empresas recolherem o seu lubrificante os seus filtros mas nem sempre o destino né as peças usadas é tão nobre comente imagina nós pagamos mas nem sempre é dado destino correto para essas peças esses componentes eu não tô falando de outras peças de motores não tá eu tô falando só do básico que que você acha que faça uma vela de ignição que que você acha que faça com carcaças de filtros é uma série de coisas acho que não vale a pena nem você não tá aqui vamos falar de custo e o carro híbrido vamos voltar aqui no híbrido aqui no caso não é um híbrido plug-in que que é um híbrido plug-in Eu tenho um motor a combustão que carrega o meu motor elétrico Mas eu também tenho opção de chegar em casa aí lugar ele não tomada para ele carregar minhas baterias Esse é o melhor dos mundos um inclusive saiu uma RAV4 nova nos Estados Unidos de quase 300 cavalos plugin no Brasil não é plugin a minha não é então ela recarrega usando o motor a combustão qual seria a vantagem de ser híbrido plug-in que eu poderia usar no meu dia a dia somente a bateria em longas distâncias não falta de um posto para fazer o abastecimento de um eletroposto eu tenho meu motor a combustão normal eu nunca ficaria na mão porque é diferente do nosso coleguinha elétrico aqui quando a gente fala de tranquilidade para dirigir um veículo totalmente elétrico eu digo para vocês foi O que é meio que desagradável que eu tive nesses dias agora porque eu fico com medo de ficar sem energia sem combustível Porque eu peguei o carro lá em São Paulo esse veículo não vem com carregador quando você o compra você compra essa parte é um acessório a Renault deixa a pessoa livre para comprar o seu sistema de carga e isso obviamente reduza o preço do veículo Mas você tem que comprar um carregador legal muito bem bom então eu falei puxa vida eu vou para Vinhedo vou para perto de Campinas em eletroposto eletropostos aí no caminho passei no Grau 5 6 aqui na Anhanguera cheguei lá não funciona fora de serviço é uma combinação de fora de serviço e um carro de transporte de valores parado na vaga Essa é a realidade do Brasil ninguém respeita nada o que tem já que é de graça não precisa de manutenção e falta de respeito nas vagas até mesmo no shopping muitas vezes as pessoas param os seus carros nas vagas para esse tipo de veículo não é porque a vaga é para o carro elétrico é porque lá tem o carregador para pessoa fazer a recarga eu digo para vocês eu nem sei onde eu vou fazer a recarga nesse veículo eu já tô pensando como eu vou fazer para entregar e ficar em São Paulo dizem que no Shopping Iguatemi em Campinas tem até amanhã eu vou para lá e é meio publicado o certo seria você ter o seu carro para o uso mais Urbano e tem uma unidade de abastecimento elétrico na sua casa deixa eu mostrar pra vocês um exemplo disso e aqui na sua bancada Eu tenho um carregador esse carregador aqui é o erro Kernel é o lobo elétrico aqui né o carregador elétrico portátil né É uma empresa que importa esse tipo de equipamento e se você tiver interessado esse grupamento não é mexendo visitar eles me emprestar isso aqui nem me deram me emprestaram é uma uma opção que a pessoa tem de comprar para carregar o seu carro importante ver se atende o seu carro senão você vai comprar um carregador que não atende Ok legal porque que eu não uso esse sistema esse carregador aqui no carro ele ligou aqui na minha oficina porque a minha rede elétrica não tem capacidade para quantidade de amperagem vamos dizer assim né que no caso eu preciso de no mínimo 32 amperes né Eu preciso de fios de bitola para Arruda para poder eu não tem problema de superaquecimento E aí derretendo conectores Então esse é um outro ponto importante a escolha do carregador que você precisa ter EA instalação tem que ser uma instalação muito bem feita tem que ser robusta senão você pode ter problema de curto-circuito de derretimento de cabos tem uma série de fatores não é só sair ligando o carregador e achando que vai funcionar não eu imagino que com passar do tempo vai ser normal a existência de mais eletropostos e os eletropostos por poder trabalhar com circuitos dedicados a ao abastecimento do carro elétrico você vai ter abastecimentos rápidos aqui no caso eu tenho esse carregador que ele me permite carregar deixa eu ver aqui 7,2 kg watts-hora ou seja para abastecer esse consumo que eu já tive com ele até agora eu vou gastar entre três e quatro horas para abastecer o carregador no caso de um eletroposto para rodão de 40 quilômetros hora menos de uma hora eu consigo carregar e dependendo se você não deixar sua bateria baixar muito a sua capacidade você vai conseguir carregar com 30 minutos 20 minutos dependendo é aquele negócio de ficar atento como você fica desesperado com seu telefone celular é o que eu tô sentindo olhando com esse carro é como se eu tivesse com um telefone celular com a bateria mais ou menos e sem saber a hora que eu vou conseguir um carregador agora colega mecânico chegou a hora de trocar uma ideia de profissional para profissional daqui a pouquinho vai começar a chegar na sua oficina carros elétricos e híbridos acho que a primeiro momento vão começar a chegar os híbridos né Tem alguns carros que já estão aí com mais de 5 anos no mercado alguns beirando 10 anos já foram lançados no mercado e vai ser como você começa a receber isso que que vai acontecer você vai querer dar manutenção é mas ainda não está devidamente capacitado para isso porque quando a gente fala de carro elétrico galera a gente tá falando de alta tensão corrente elétrica alta Então você tem que se cuidar Tá bom cuidado aqui no caso São Carlos originais são carros projetados para ter segurança você tem redundância nessa parte segurança porém mesmo assim a gente tem que tomar cuidado muito cuidado porque se vacilar pode ser Fatal tá bom short alta tensão corrente alta tudo isso pode acabar machucando tá bom na melhor das hipóteses aqui em cima dessa bancada tem um motor elétrico eu tenho motor aqui de empilhadeira Você quer um motor de empilhadeira os carros elétricos são novos aqui agora no mercado porém empilhadeiras elétricas já tenha mais tempo então já existe manutenção nesses componentes aqui controladores de motores elétricos O pisa na trabalhador dá o comando para esse controlador e esse controlador controlo motor gerenciamento de bateria e tudo mais e o que que a gente tem aqui olha só a bitola desses cabos são cabos o busto são cabos de bitola em alta porque passa muita coisa aqui que você pode se machucar e para dar uma devido a manutenção além da informação técnica manuais de conhecer o que você tá fazendo Você precisa se proteger E como que você se protegem com ferramentas isoladas ferramentas que conseguem isolar a outra atenção Legal vamos falar um pouquinho sobre isso deixa apresentar para vocês aqui algumas dessas ferramentas podem que legal parece uma ferramenta bem bonitinha né com vermelho e amarelo elas são bonitas né mas a gente tá falando aqui de ferramentas que conseguem é proteger você de altas tensões no caso por exemplo de corrente elétrica contínua você consegue até proteção de 1.500 volts em corrente alternada mil volts são Olha só tamanha proteção que se esqueça as ferramentas tem né aqui no caso alguma coisa legal de falar aqui ó e olha só aqui tá falando mil volts Mas é porque a gente não tá falando a pontinha aqui da alternada como eu já disse a uma manutenção no carro elétrico geralmente você vai ter uma corrente ponte na próxima dos 1.500 volts aí você tem isolamento né gente pode falar assim aqui é um alicate aqui uma catraca Olha que legal a catraca toda isolada até mesmo o botão aqui para você soltar o soquete né aqui ó olha só que você coloca o soquete ó ó bom então reversível que que você solta repare que não existe como você ter um contato né da sua mão com a parte metálica da ferramenta sempre lembrando o pessoal que vai ser necessário também utilização dos epis você vai utilizar também as luvas né não é porque você tá utilizando essas ferramentas que você vai abrir mão dos seus equipamentos de proteção individual tudo trabalho em conjunto não é para você ter uma proteção ainda maior já deve ter Geraldo um pouquinho de curiosidade vocês sobre o pdf aqui né Muito bem deixa eu tentar mostrar para vocês exemplo ficar para vocês aí o que eu tô falando é o seguinte uma ferramenta isolada é uma coisa elas são isoladas forem para receber essa certificação que vocês estão vendo aí que ela tem que passar por testes rigorosos testes tem um instituto né que faz esse teste para garantir essa certificação Como que você vai reconhecer uma ferramenta dessa geralmente vai vir na embalagem volta a Quina da Sata que as até uma das fornecedoras de ferramentas isoladas com esse certificado né E também que você pode entrar no site eu vou deixar na descrição do vídeo aqui em baixo um link para você ver se para você consultar isso acho que é legal qualquer aplicação aplicação é para tudo pessoal todo tipo de construção de carros elétricos redes elétricas fábricas tá tudo isso é o a diferença aí na qualidade né Desse dessa certificação certificação também garantir que essa ferramenta de fato vai proteger você tá legal cuidado não é porque a ferramenta tem essas cores que ela tem vocês ficar ela pode ser uma ferramenta isolada mas sai daqui passou por esse tem identificado passou por esse teste assim Goose tá vendo a importância disso então não economize na segurança aí na sua vida beleza entenderam quer saber mais na descrição do vídeo Vou deixar tudo detalhado para você entender um pouquinho mais do que quer dizer essas ferramentas aí isoladas com essa certificação ele é O que é isso aí pessoal vamos chegar no final de mais um vídeo hoje eu quis levar até vocês um pouquinho de informação sobre Essas tecnologias que estão chegando ao Brasil é normal na Europa nos Estados Unidos também tem crescido muito e no Brasil também vai começar não é somente o fato de consumo de combustível Acredite isso eu é o menor dos problemas o que tá acontecendo de fato é uma busca por cada vez mais diminuir as emissões dos motores a combustão já chegaram tipo que no limite de de conseguir essa redução todo tipo de tecnologia já foi colocada já batalhou trabalharam Mudaram as ligas adoção de turbo e injeção direta vários sensores e mesmo assim chega no momento que as montadoras não conseguem mais diminuir aquelas emissões e os motores elétricos vieram justamente para tornar isso possível e a economia no gasto no dinheiro na sua conta no final do mês ela fica em segundo plano porém no Brasil eu vejo uma necessidade ainda maior por música de carros elétricos e híbridos Porque além da nossa consciência também é ecológica e várias pessoas têm mas eu sei que tem aquela consciência financeira muita gente quer deixar de gastar horrores com combustível e com manutenção que a gente viu que o carro totalmente elétrico e até mesmo o carro híbrido ele vai eles vão sim mudar o conceito de manutenção automotiva no mundo e se você tem um carro híbrido e precisa de manutenção A High Torque Car Service já está capacitado a receber você procure saber como franqueado local se o Scania dele já está atualizado para receber o seu híbrido usado e se já tem ferramenta para fazer a devida à má e a gente vem buscando cada vez mais capacitar nossa rede e em breve por no máximo um ano já estaremos prontos aí para atender toda a frota de híbridos e elétricos que tiver disponível beleza está buscando o tempo todo atualização e se você gosta da forma que a gente trabalha High Torque Car Service é só dar uma olhadinha aqui na descrição do vídeo aí torque.com.br/oficinas e procurar uma de nossas franquias espalhadas pelo Brasil Ufa falei para caramba né Acho que esse vídeo ficou até um pouco longo mas eu acho que vai escrever ser um pouquinho da dúvida da galera com relação à híbridos e

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