O que acontece se o AVIÃO PASSAR de sua VELOCIDADE MÁXIMA?

466.585 visualizações7 de nov. de 2021

seu motor ou com havia Aonde você está dirigindo claro que existem os limites de velocidade Mas se você tiver numa via como uma Autoban na Alemanha que não tem limite de velocidade o limite vai ser a potência desse carro dificilmente esse limite um carro vai ser estrutural aerodinamico mesmo que você dirigir Ladeira abaixo e acelerar tudo não vai chegar no limite que o carro começa a se despedaçar por conta dessa ação aerodinâmica agora quando a gente fala de um avião um negócio mudar um pouco antes de continuar só vou pedir desculpas pela minha voz que eu tenho um pouco rouco já na última semana tá melhorando mas dá para notar que muita gente vai perguntar que que aconteceu com a minha voz tá melhorando tá voltando tá E também lembrando da loja do Aero agora a gente tem reposição do estoque Então essa camiseta do alfabeto fonético que é uma das mais procuradas da nossa loja tá disponível em todos os tamanhos Não esquece também do jaas o canal do Aero e também curte esse vídeo compartilhar com quem você puder [Música] é um avião é projetado para lidar com vários esforços estruturais durante o seu voo porque parece que não mas a fuselagem todas desse avião vai trabalhando porque a gente tem uma peça relativamente em grande independente do tamanho da avença haver um pequeno avião muito grande né tudo vai se movimentando então o projeto de fuselagem de asas de conexão de tudo é justamente feito para aguentar esses esforços esse trabalho do material todo ao longo do voo para ficar mais claro quais são essas forças que um avião sofre durante o voo eu vou demonstrar isso nesse bastão de cola quente Vamos lá ver se a força de tração que é isso aqui ou seja Puxar esse material para um lado para o outro então você está tracionando isso também existe a força de compressão que ao contrário da Atração e também existem as duas ao mesmo tempo que a flexão quando eu faço isso com esse material aqui em cima tá sofrendo uma atração em baixo uma compressão também tem a torção que é isso daqui e o cisalhamento que é esse e aqui o avião sofre tudo isso quando ele tá voando ao mesmo tempo então os projetistas os engenheiros que fazem os aviões tem que levar tudo isso em consideração para que o avião não sei se pedaço não quebre do nada durante o voo Como já aconteceu algumas vezes no passado né no desenvolvimento da aviação as asas são as superfícies aerodinâmicas que mais recebem essas forças né porque é o que está gerando sustentação avião claro que a fuselagem também recebe né o avião como um todo então a asa tem que ser muito bem estruturada para aguentar essas forças e o avião é projetado para aguentar muito mais força do que ele vai ser submetido durante o vô Eu já falei mais sobre isso no vídeo onde eu explico se uma asa pode ou não quebrar durante o voo então tem vários elementos estruturais na asa como as nervuras como as longarinas aspirantes cada peça dessa é colocada lá justamente para dividir esses esforços estruturais que o avião sofre durante o voo agora Como que o piloto sabe qual que é o limite do avião é claro que todo o piloto que vai voar um determinado avião a deter quem sabe tem que estudar aquela máquina da UNIFACS laureate escuro ele faz algumas horas de voo de adaptação de treinamento e ele ler todo o manual para entender Quais são esses limites daquele determinado avião que ele tá voando então no manual tá explicando lá Quais são os limites estruturais de carga G desse avião quanto que ele suporta de IgG positivo Eng negativo A Força G é a força da gravidade então um G é equivalente a força que a gente está sentindo agora né na gravidade Normal 2 vezes a gente dobra essa força então meu peso dobra três vezes o peso triplique assim por diante e também tem um G negativo que exatamente o contrário Então no manual do avião tá falando lá esse avião pode suportar uma carga de mais quatro gesso e menos 2 vezes normalmente a ver um suporta – G negativo do que positivo e quando que um avião como o super petrel por exemplo que eu vou aqui no canal vai chegar a mais 4G nunca não vou reto e nivelado normal nunca Isso vai acontecer Claro que sim a turbulência Severa com avião de pequeno porte eu posso ter problemas exatamente por isso que eu não vou entrar numa turbulência Severa dentro de uma nuvem um avião de pequeno porte envolve várias outras questões para evitar que o avião exceda o seu limite estrutural quando a gente fala no avião que é submetido propositalmente a mais carga G como avião de acrobacia por exemplo ou um caça aí esse avião tem um negócio chamado gezi metro ou seja um negócio que mede a força G justamente para o piloto saber quanto que ele está exercendo de carga mais um avião acrobático um caça ele suporta muito mais força G do que o ser humano consegue suportar então o piloto desse avião a padaria antes do avião quebrar em voo por conta dessa força G submetida agora em aviões que não tem o Sesi metro como é que fica bom é claro que um voo reto e nivelado normal procedimento de colagem procedimento de pouso isso aí não vai chegar nem próximo do limite de carga de um avião e um piloto que resolva a fazer é uma manobra acrobática no avião não acrobático ele corre o risco de danificar a estrutura da aeronave Por conta desses esforços que se haviam vai sofrer nessas manobras mas existe um instrumento muito importante que vai dizer para o piloto até onde ele pode mesmo avião não tendo o medidor de força o Josi metro Esse instrumento é um velocímetro então existem velocidades limites estruturais que um avião pode voar diferente do carro que você tem aquilo que eu falei no começo né aquele limite do motor da potência não adianta você acelerar mais porque o motor não vai fazer esse carro andar mais rápido você vai danificar o motor antes de danificar a estrutura do carro não caso do avião você tem também o limite de potência do motor Claro mas ao mesmo tempo você tem a força da gravidade e te ajudando para aumentar a velocidade então se você pegar um avião colocar o motor a pleno Football tentar chegar na velocidade máxima dele não vou reto e nivelado dificilmente você vai conseguir fazer isso não havia um pequeno no avião e para pistão como super petrel como um Cessna skyhawk por exemplo um jato Isso já é mais possível porque o motor a jato tem muita potência agora se você quiser passar realmente essa velocidade de limite estrutural você foi o nariz do avião para baixo e entra no mergulho com motor a pleno aí realmente qualquer avião vai passar de uma velocidade limite e o piloto sabe qual é essa velocidade limite pelo manual do avião e também pelo próprio velocímetro tá na faixa vermelha ali dizendo daqui é bom você não passar uma dessas Velocidade Sem Limite é a veneno velocidade máxima estrutural de Cruzeiro ou seja é uma velocidade que o avião vai voar durante o seu Cruzeiro mais que se ele pegar alguma situação mais adversa com uma turbulência mais forte ele vai ter que diminuir dessa velocidade porque lembrando a turbulência vai mudar a questão do avião né as cargas visam aumentar então haviam vai ter que voar um pouco mais devagar só que existe avene a velocidade nunca a exceder que é justo a velocidade que o avião não deve passar esse ele passar ele vai começar a ter problema assim ele pode começar a quebrar vivo bom então respondendo à pergunta lá do começo do vídeo o que que acontece se um avião passado a sua velocidade máxima pão ele vai começar a ter problema estrutural e ele pode começar a quebrar agora um erro comum que as pessoas cometem em achar né que ia ser um tá quebrando durante o voo é que isso acontece por conta da força do vento da Resistência desse vento passando pelo avião aumentou muita velocidade Então as asas vão ser arrancadas porque a massa de ar tá arrancando a asa e pedaços do avião na verdade não é exatamente assim que acontece não é por isso o que acontece é que quando o avião passa da sua velocidade nunca exceder sua velocidade máxima estrutural que ele foi projetado para isso é claro que existe ainda uma margem acima dessa velocidade O piloto tem que acelerar Mais ainda davenier para ver um começar a quebrar só que ele começa a quebrar por conta de vibração por conta de ressonância e não por conta da força da massa do vento quando o avião está voando numa velocidade muito alta já passou a VN e a sua e vão começar a vibrar mais do que deve vai ter uma vibração muito grande aumentando cada vez mais por conta do excesso de velocidade porque ela foi Projetada para voar através do fluido através do ar atmosférico até um limite de velocidade os engenheiros sabem que se passado esse limite a vibração começa a aumentar demais muita vibração vai aumentando cada vez mais até o momento que o material não consegue mais aguentar toda a estrutura que tem dentro da asa do avião vai se quebrando E aí vira uma reação em cadeia que abre um pedaço quebra tudo isso aí vai aumentando até quebrar as inteira e o avião literalmente Pode sim despedaçar em voo por conta do excesso de vibração causados pelo excesso de velocidade existem vários vídeos aí de testes e aviões em desenvolvimento no passado e mostram a asa balançando isso é chamado de flor ter essa vibração né esses testes são feitos muitos até para ver como é que é o fruta como é que essa vibração se comporta isso também analisado em túnel de Vento ainda durante o projeto do avião às vezes esse flan a acontecer até um ponto que não seja suficiente para quebrar aquela estrutura daquela aeronave mas se isso continuar e o piloto não diminui a velocidade por exemplo o avião pode quebrar Como foi o caso do Electra ele teve vibrações por conta dos motores né isso daí Foi motivo de acidentes no início da operação dos electras depois foi alterado o projeto mais muita vibração ao ponto da estrutura não aguentar vai rachando quebrou quando começou a quebrar não para mais vai quebrar avião inteiro no caso do Electra não foi por conta do excesso de velocidade foram outros motivos que eu até falo no vídeo sobre a história do Electra a ressonância é um problema muito grande causado por vento no caso do avião o vento relativo que o próprio movimento do avião está causando mas isso em furacão ou ventos muito fortes também podem danificar as estruturas da engenharia civil como Pontes isso já aconteceu em esse vídeo essas imagens essa ponte balançando muito se a ressonância é causada pelo vento quer dizer o vento não é capaz de movimentar a ponte para quebrar mas o vento ECA a causar uma vibração descontrolada e ela vai aumentando cada vez mais ao ponto da ponte quebrar mostra experiência que você pode fazer para ver na prática o Flu ter essa vibração causada pela passagem do ar é simples pegando um papel EA soprano em cima dele se você não tô aqui em cada vez que eu assopro a ponta do Papel mexe vibra isso é justamente o Flyer sendo causado pelo fluxo de ar então quando eu só pulo esse ar a gente diminui essa pressão em cima logo a pressão embaixo vai empurrar o o papel para cima porque ela vai ficar maior um conceito simples de sustentação mais a ponta do Papel começa a mexer Claro papel não tem estrutura nenhuma aerodinâmica isso aqui é exatamente o que acontece um fluxo de ar baixo então quando esse fluxo de ar é muito alto a superfície aerodinâmica é preparada para receber o fluxo de ar só que Se isso for muito maior do que essa estrutura é projetada a vibração vai acontecer e o avião vai quebrar por conta da vibração Então é isso que pode acontecer se um avião passado a sua velocidade limite de projeto a velocidade nunca exceder sim o avião pode quebrar e vou ele pode despedaçar essa velocidade for muito além e se você gostou do vídeo Não esquece de curtir comenta embaixo que você achou se quiser acrescentar alguma coisa também joga aí nos comentários Esse vídeo foi sugestão de um escrito aqui da hora por trás da aviação então eu peço para vocês também darem mais sugestões porque a gente sempre está lendo os comentários e vamos atrás aí para fazer novos vídeos com as sugestões de vocês Beleza se você ainda não é inscrito Não esquece clica no botão aqui embaixo já se inscreve e não esquece da loja do era o link está aqui embaixo na descrição É isso aí

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