Segurança Operacional (Segurança em Foco – 7ª edição)

1.213 visualizaçõesTransmitido ao vivo em 9 de nov. de 2021

E aí Oi bom dia senhoras e senhores bem-vindos mais uma vez aí ó um um dos eventos da área de segurança em Foco euromillones nela nesse pessoal sou atual gerente de certificação de aeronavegabilidade continuada da Superintendência de padrões operacionais e um grande prazer né eles duas boas-vindas a mais uma edição desse evento né focado sempre trazer um pouco mais de comunicação com a sociedade e promover essa cultura de segurança né a nossa dessa dessa vez a gente vai ter um total de três dias de evento de hoje até quinta-feira com total de sete temas serão apresentados para vocês pelos nossos palestrantes e hoje especial a gente vai ter um dia bem cheio não tem palestras pela manhã e pela tarde então vamos lá vamos perder tempo e vamos começar eu vou ter que ir comigo né o pelo menos ao meu lado aqui principalmente né dois grandes representantes da nossa Viação primeiramente a gente vai conversar com o engenheiro Rafael rastreando Rodrigues diretor de segurança operacional da latão Comandante e instrutor de voo a320 com mais de 9 mil horas de voo acumuladas responsável pela importante que são dá garantia de chegamos operacional nas operações da empresa incluindo análise dos riscos relacionados à aeroportos operações aéreas e o e Rafael arrastando ele vai conversar conosco hoje sobre o tema olhando além de covid-19 não é o retorno das operações e os possíveis impactos na segurança operacional e depois a gente vai ter também né é uma oportunidade de conversar sobre segurança operacional sustentabilidade a gente vai falar sobre aviação verde com Engenheiro Paulo Soares ele decidiu que a gerente de Investigações para a prevenção de acidentes aeronáuticos da aviação comercial da Embraer e ele representante também da Embraer na comissão nacional de prevenção de acidentes aeronáuticos você RP aaa e responsável pela estrutura do processo de gestão de crise corporativa com um produto lembrar olá bem-vindo senhor senhores bingos Air service palestrantes Nossa evento ele é formado né Umas apresentações na tela fica exibido aqui um card code né E você pode acessar o site do aplicativo slide no qual as pessoas que estamos assistindo televisão enviar perguntas né os senhores que eu ao final da das apresentações da final dos nossos discussões e disse antes eu vou ler essas perguntas nossos convidados é que eles possam ir interagindo com vocês então ao público geral que está nos assistindo os Aproveite é participe envia as perguntas aproveita esse momento para poder conversar aqui com os nossos palestrantes bom então tio Rafael nossa vez agora é toda sua vontade a laureci Muito obrigado Espero que você tá me escutando bem legal Qualquer coisa vocês me avisam a tecnologia tá todo mundo ainda se adaptando né a essa realidade que a gente vende vendo aí no último ano e meio e a gente teve que acostumar com um modelo novo né e trabalhar remotamente Então primeiramente Bom dia a todos É sempre um prazer participar esses Encontros com a ANAC eu sou um grande apoiador dessas iniciativas Eu acho que eu moro uma grande oportunidade de a gente compartilhar experiências né ainda mais no momento é único assim da aviação que a gente vem para entrando né a gente espera tá saindo dessa essa turbulência enorme mas a gente tem muito que compartilhar dos do que a gente aprendeu até agora né e é um pouquinho que eu vou permitir aqui tomar o tempo de vocês e falar sobre um pouco da nossa E também como linha aérea né uma latam enfrentou isso desde o começo e o que que vem daqui para frente e esse é o grande foco nosso aqui do nosso bate-papo é eu deixo aí eu acho que isso aqui tem que ser interativo né então por favor já é já convido todos os participantes A mandar as perguntas por Laurence ele e ele vai endereçar elas aqui publicamente para mim a gente vai responder tudo que tiver ao meu alcance que eu souber responder eu vou responder né eu nosso amigo Paulo ficar aqui também da Embraer né grande máquina da Viação e também Paula se você sinta-se à vontade para intervir aí durante a apresentação se eu tiver algum comentário é sempre bem-vindo tá legal eu compartilhar aqui a compartilhar aqui minha tela só para gente ir né ter uma E aí as coisas são bom às vezes eu sou ruim nesses negócios tecnologia aí e eu deixo aqui pessoal meu contato desde o começo para que vocês é a qualquer momento que tiverem em alguma dúvida depois da palestra eu quiserem fazer um contato para esclarecer o que quer que seja meu contato tá aqui meu e-mail sintam-se à vontade aí a a gente se comunicar tá bom é meu bate-papo é mais é conversa mesmo né não trouxe uma apresentação formal porque eu acho que a gente tem que conversar mais o que ficar estruturado aqui no na minha apresentação porque a gente já conhece muito o que aconteceu com uma pandemia né então pra gente conseguir falar do pós pandemia que eu lavo ele falou Rafa fala mais nada como vai ser daqui para frente né É isso aí mas a gente tem que entender um pouco do que aconteceu né então quando lá no começo do ano passado a gente começou a enfrentar essa situação Olá pessoal foi uma situação única aviação até hoje né a gente parou aviação parou né para vocês terem uma ideia aí a latam que tinha ela tem como o grupo tá aí aqui quando eu falar eu vou falar com o grupo latam né que são dez empresas no grupo atribuídas pela América Latina né Colômbia peru Chile Brasil etc então é um grupo bastante grande e enfrentou a pandemia aí de maneira bastante intensa Então imagina que um grupo que tinha aproximadamente 1.400 voos diários né chegou num dia para noite até menos de 100 ou se um dia bom então é um é um é um impacto enorme sem entender então vai ser que nem você tomar um copo dão aí no né numa luta e fala nossa que que tá acontecendo como que a gente rapidamente se reestrutura para para tocar diante isso né E principalmente com segurança então o primeiro primeiro momento da pandemia foi entender que que acontece quem é quem que é esse vírus ao como é que ele afeta aviação esse e veio muito com isso Coisa de o ar de seguro É seguro está dentro do avião é seguro estava dentro do avião e aqui o Paulo com experiência da Embraer Deve ser sido questionado 1 milhões de vezes sobre o famoso filtro hepa se o filtro funciona assim não funciona qual que é a qualidade do ar né Qual que é a o processo de limpeza de um avião Né desde o pit lá para trás a água com tudo isso que tá que tem o que estão compartimentos de água e dejetos o que como que a indústria né E aí foi foi uma mobilização completa da indústria em si com as autoridades né E aí autoridade que a gente fala é a na que é o a se alguns organismos como como a IATA né e e os fabricantes não é se uniram para falar ó vamo como entender esse negócio aqui para a gente conseguir da melhor forma da forma mais segura ela preocupação é transportar as pessoas né Então a partir do momento que a gente começou a entender quem era o vírus como que ele se transmite a qualquer a lembra aquele No começo eu quero contato Netinho mental se você encontrasse no metal era 70 e não sei quantas horas aí ele ficava aí no plástico rígido e hoje em dia a gente conhece muito mais sobre isso né Essas coisas já vão deixar os mitos né E a gente vai começando a atirar assim da frente as coisas do desconhecido bom então quando quando a indústria começou a entender a pandemia e qualquer vírus e qualquer um impacto na Aviação teve uma fase que era a credibilidade do processo como que a gente faz com que o passageiro o nosso colaborador que não só passageiro mais aos tripulantes que vão dentre os funcionários que entram para limpar o avião estão dentro do espaço que a gente pode considerar fechado né como que a gente garante a segurança então foi a retomada da credibilidade da Viação né nesse momento da pandemia isso veio muito com o que a indústria e principalmente a cor fabricante já vinham fazendo de garantir que o ar seja por dentro da cabine isso não foi uma novidade que o ar Ele é super controlar dentro da cabine né e passa por vários processos e tem sistemas super eficientes de proteção de contenção e bactérias Então nada mais foi do que mostrar para o público que realmente o ar era seguro porque aviação como sempre lá antecede muitas coisas e já estava muito bem preparada para para garantir a segurança das pessoas que estão lá que quem não não sejam contagiados e etc porém paralelo veio vieram diversos processos internos da companhia né com seus terceiros como os processos de limpeza os processos de manutenção da aeronave e etc Então como que como que a gente garante que a pessoa que entra lá tem a mesma a mesma segurança né do um outro ambiente que também ele possa circular e que os processos de limpeza sejam sejam eficientes E com isso as empresas tiveram que estender muito os seus tempos de limpeza das aeronaves para conseguir é né e garantir aqui do do passageiro o funcionário que entre entra no ambiente seguro né além dos protocolos e foram exigidos pela Anvisa e publicados aí em documentos que uso de máscara utilização de alguns produtos para desinfecção alguns produtos de limpeza e etc né gente ver como isso era aplicado dentro do avião e como que a gente conseguiria fazer isso dentro de um ótimo espera aeronáutica né que é um pouco é sempre diferente o ambiente aeronáutico né bom então as empresas juntos com os fabricantes autoridade começaram a desenvolver os protocolo de como e tiraram que alongar-se o que a gente chama de né É o tempo que olha lá vai ficar parada no chão para fazer o processo de embarque e desembarque abastecimento e certa porque porque a gente tinha aqui garantir a segurança de todos e fazer um processo de infecção da Aeronáutica Oi e aí vieram muito a tecnologia atrás disso né a empresas que começaram a dedicar a seu tempo em aeradores em produtos de desinfecção esses pulverizadores superfícies de contato que não deixam né o vírus ficar ficar no lugar os fabricantes começaram a dar um foco nisso e começar a ajudar as empresas a a a colocar tecnologia para para enfrentar esse momento e aí veio essa retomada da credibilidade na Viação né quando o público começou a entender um pouco mais o a situação do vírus né a comunidade começaram a se vacunar né para comprar na se vacinar e a entender o que o ambiente era sumamente seguro tanto que o número de as pessoas que foram infectadas a Borba sem ele ele é enfim não é frente a as pessoas que foram transportadas em na Viação nesse período e hoje a gente já nota uma retomada muito mais significativa na Aviação e a gente veio aqui pelo menos no doméstico né Falando de Brasil nos voos domésticos todas as empresas já jovem aí vendo a luz no fim do túnel porém o voo internacional ainda altamente com as suas barreiras e fronteiras e exigências de muitos países ainda é um processo muito mais lento EA do que do que a gente esperava né então esse processo a gente vai demorar um pouquinho mais para ver a retomada do banco internacional Apesar aqui já a gente já vê aí os Estados Unidos esse esse mês Agora abriu a sua fronteira com o Chile também começou a receber turistas então é realmente é uma confiança e a gente vem saindo deste dessa turbulência aí que tem usar nos afrontou e a mesa contou até até esse momento né Então esse foi uma um pouco da retomada da credibilidade realmente ver se a gente vinha fazendo a lição de casa bem feita e quando eu falo bem feita a indústria como um todo né tanto o órgão regulador ou fabricante da aeronave as empresas aéreas as empresas de terceiros que cuidam dos Aviões e reiniciar bom e aí a gente cai no tópico do nosso papo aqui né E que vem daqui para frente pessoal que é a preocupação e aqueles riscos emergentes que não tinha no passado que hoje a gente vê que tem né E talvez era um mais mais controlados ou menos evidentes porém agora a gente ver os em algumas coisas acontecendo e a preocupação um pouco da indústria né e uma das preocupações que eu vou colocar aqui que eu posso pandemia que a gente tem que se preocupar é o risco da fauna e aqui o Paulo ele faz parte do cnp aí ele escuta esse tópico lado do Risco dá para a ANAC também participa dos comitês o cenipa tá todo mundo envolvido no risco da fauna porém como indústria a gente vem notando e principalmente a colisão com pássaros né vem aumentando e a história do pássaro não é novidade para ninguém a gente já vem enfrentando isso faz muito tempo porém o oposto pandemia nos nos trouxe assim um um alerta maior e principalmente porque a gente vê que o com a baixa operação que a gente tem durante muito tempo né alguns pássaros voltarão habitar lugares nos aeroportos onde com a recorrência dos voos Eles já não vinham mais né se apresentavam e hoje a gente nota o aumento em algumas localidades é de reportes de avistamento repórteres de colisão com pássaro que é uma preocupação da indústria então é o Brasil vem colocando fortemente aí a toda toda a indústria para trabalhar tanto as empresas aéreas que tem um compromisso em reportar né como ANAC em regular isso como os concessionários em administrar a área responsável deles né sobre sobre o perigo da fauna né o E altamente sempre os fabricantes com as tecnologias que vem né junto com uma com os riscos novos vem as tecnologias né E você vê também que os fabricantes estão em cada dia mais pensando nas Tecnologias para conseguir trabalhar esse risco então um dos potenciais que a gente tem que trabalhar como indústria neste momento é o controle do Risco Aviário né E quando a gente fala de risco Aviário a gente também fala do dos programas de fauna da do Brasil Então esse esse é um homem que a gente sempre levanta aqui que é de preocupação de toda a indústria né o outro ponto pessoal que é importante que vem junto com o pós pandeni agora é a o aumento dos passageiros indisciplinados a gente tem notado um aumento significativo dos passageiros que ficam por perto de um controle vamos chamar assim né e Ficam nervosos por algum motivo obviamente que a pandemia por si só já deixa a gente um né numa situação de vulnerabilidade de nervosismo de ansiedade Ainda mais quando você vai entrar em um avião tem que passar por todos os processos aeroportuários porém a indústria vem notando isso não é somente no Brasil é no mundo um aumento dos passageiros é e causam algum tipo de problema a Bordo ou mesmo no processo de embarque bom e muito muito muito associado aos processos da academia principalmente a a não querer utilizar a máscara os respeitar o distanciamento social durante o embarque e desembarque o ou nos processos e aeroportos com todo e isso é a IATA vem trabalhando fortemente com iniciativa junto a todos os organismos responsáveis por isso e como que a gente pode trabalhar e com ter esse tipo de problema para que isso não se transforma em um risco a segurança operacional e tem aqui aí um piloto um comissário a voz do meu nave lidar com uma situação como passageiro nessa dessas condições isso acarreta e impedir a alternar um gol com o aeroporto ou retornar o avião de voo para desembarcar Chama polícia cancela voo e algo indesejável não só no ponto de vista operacional a tô vendo contribuir para a segurança e é ter uma pessoa disciplinada dentro dentro de um avião né então esse isso é um segundo ponto importante que a gente menciona e vem trabalhando junto com os organismos né junto com o aeroporto polícia com as empresas aéreas e também a existe uma parte importante que a educação dos passageiros né que a gente é Oriente os passageiros da melhor maneira no uso correto da máscara né que a gente mantém o distanciamento social e todas as medidas de segurança que até hoje estão virgem né é um terceiro. Aqui Laura se todos que estão ouvindo ponto importante que a gente vem notando também que a morning de segurança né para Viação é o problema de passageiros passam mal a bola né também é algo que vem aumentando significativamente o significativamente agora no posto Andreia E isso tem isso era previsto tá durante a pandemia dado e principalmente muitas pessoas deixaram de fazer tratamentos médicos né ou e sem o dinheiro da hospital que sei o dirão ao seu médico e postergaram alguns tratamentos cirurgias e etc com isso a indústria Náutica entradinha mapeando que poderia ser um impacto que poderemos perder peso mais pessoas que passassem Mauá boa isso é realidade pessoal a indústria vem notando pessoas que abordam tem algum tipo de problema e necessitam de auxílio durante o voo né Então essa essa é uma preocupação Nossa também da indústria que a gente vem trabalhando junto com principalmente a área médica né dá tanto era médica do órgão regulador como área médica do da IATA internamente as empresas da era sozinho do benchmarking para entender um pouco melhor como que a gente antecipar isso não é como que a gente pode através dos processos de embarque ou através dos formulários que a gente disponibiliza para os passageiros que tem algum tipo de doença crônica possam já antecipar isso a companhia para que a gente melhor e antes 105 lá a lidar com essa situação com o mais informação ele melhor forma para evitar altamente que alguém tem um problema mais grave a Bordo vem a falecer que acontece infelizmente acontece mas a gente vem notando que não posso Andei me agora essa também é uma preocupação então a gente falou aqui de pássaros né a gente falou dos passageiros indisciplinados a gente falou agora sobre os passageiros que que passa uma aula bordo né dado todo o contexto da pandemia né e eu queria incluir mais uma coisa que aqui quer algo que a indústria tem que começar a pensar Para o Futuro né e agora a gente notou que houve uma redução de necessidade de mão de obra O evidente que as empresas precisaram ficar mais enxutas não só empresa todas as áreas da Viação precisarão adequar o quadro de funcionários o seu ano e meio dois anos que a gente vem vivendo isso aviação se aquelas pessoas que vão se formar e tem interesse se transformou um pouco pouco Atrativa nesse período o que acontece com isso pessoal e há uma preocupação não é e agora já aconteceu no passado por outras razões porém eu posso Andreia ele pode trazer essa consequência e vai trazer essa consequências que a falta de mão de obra capacitada na indústria é a Com certeza durante o ano passado e esse ano ou com as pessoas foram e estudar aviação foram se formar pilotos mecânicos tripulantes de cabine ou seja despachante todas as pessoas envolvidas e com certeza é alma diminuição e e pro Futuro uma falta dessa mão de obra é algo que preocupa a indústria sempre né não agora que a gente sabe que esse momento ainda é dado que a retomada não veio existe mão de obra no mercado porém no futuro é isso é algo que a gente tem que se preocupar né a capacidade dessa como a gente vai formar essas pessoas né como que as empresas aéreas não se preparar para lidar com recursos escassos nos próximos anos e não somente no Brasil tá porque isso acontece no mundo é um efeito o mundial então há uma movimentação de mão de obra em entre os países né então a indústria tem que se preparar né para isso e a palavra que eu deixo aqui né antes de passar e abrir o microfone a conta-salário é que a indústria provou ser uma indústria resiliente a industria náutica é uma indústria resiliente e aumentar a capacidade da resiliência é algo que a gente trabalha não só do ponto de vista da segurança Tá mas sim dá o ponto de vista comercial do ponto de vista operacional Ou seja a gente tem que criar essa capacidade e à pandemia veio para provar que a Indústria Aeronáutica é super resiliente se a DECO rapidamente às necessidades e a segurança sempre sempre está em primeiro lugar e essa e eu não falo somente pela latam porque eu sei que todas as empresas aéreas todos os fabricantes agência sempre a segurança é o principal fator que em uso e que nos motiva a ir aumentando né a nossa tecnologia como o Paulo vem trabalha lá na na Embraer a ANAC se preocupa na regulamento na regulamentação Como as empresas aéreas em criar processos novos no seu sistema de segurança operacional Ou seja a gente tem aqui uma uma indústria super resiliente e eu acredito muito que a gente vai sair dessa aí e vai crescer ainda mais como o país é porque tem muito potencial Então é isso pessoal eu agradeço aqui esse essa meia horinha que eu fiquei falando aqui que nenhuma pagar ela Open aí tomar muito tempo aí eu passo a passo por lá para ver se tem alguma pergunta é muito obrigado Rafael bastante legal conhecer todos esses detalhes nessas preocupações não é interessante quando você comentou nem aí ponto de preocupação que são mais a direção mas que ampliado nas se intensificaram nesse período interessante aí as vezes a gente não pálida na Linha de Frente como vocês estão ele não percebe que isso detalhes Esse aumento de passageiros indisciplinado é realmente algo que preocupa não atrapalha todas as operações além de colocar em risco a segurança legal saber que isso aí bom não deixou só reforçar com pessoal né então esse QR Code na tela ele é para acessar o site dos lado para poder fazer pergunta mas já temos alguma aqui alguns aqui então deixou de transmitir o bom é um primeira pergunta assim durante a pandemia como ficou a frota da empresa houve devolução de aeronaves aos professores Como foram essas negociações né Essas aeronaves que tem que ser desenvolvidas voltarão da empresa é legal laureci Boa pergunta né Essa é uma chance assim houve redução tá eu não tenho os números aqui não posso se eu chutasse aqui que a gente reduziu Vinte por cento e trinta por cento é um chute da pensão eu não tenho esses números aqui ele ouviu bastante tá a gente teve que saber qual é a essa nova realidade é os voos diminuíram muito então Tivemos sim que devolver as naves para os seus leitores né é adiar a chegada de aviões novos né renegociar com com os fabricantes E além disso a gente teve que obviamente adaptar a nossa Frota para por um momento ou seja né Você sabe que cada avião tem um valor né se negocia a cada um então qual que é mais caro qualquer mais barato tal isso foi um jogo de xadrez que não cabe altamente área segurança Nossa o que nós nos preocupamos dia legal falar disso é sobre os processos de preservação e de preservação do bom né É só processo que todas as empresas sabem fazer porém o volume de preservação e de preservação ao mesmo tempo foi muito grande o que trazia poderia trazer um risco né E você preservar o aeronave no e tem vários processos é que os fabricantes nos indicam onde você fazer e dependendo do tempo que fica preservado você tem que fazer alguns cheques e de secar tem um foco da segurança nesse momento da redução da frota foi garantir que todos aeronaves que estavam preservadas estavam bem preservadas e todos que vão tá vão para o voo depois da especialização vinham capazes de cumprir com todos os processos né É E você que é uma Expert aeronavegabilidade sabe bem né para deixar essa aeronave uma vez mais aeronavegável Então esse foi uma grande parte da nossa do nosso tempo e especificamente foi dedicado a a garantir a segurança nos processos de preservação e de preservação de aviões bom obrigada céu é a segunda pergunta tava bem bem nessa linha né você já acordou Se depois elevação ela perguntar alguma nave depois tocada nesse período estão dele e pensando na segurança como é feito o retorno dela passa por processo de manutenção É isso aí essa é a hora mediante a impressão muitas ficar estocada está em vários lugares a gente já levou aviões até para fora do país para tocar porque tem uma hora que a gente não tem muita Xavier né todas as empresas elas tá querendo deixar o vinho no chão já não tem mais então de deixar então você tem que até tirar eles às vezes do território nacional e o processo é esse que eu contei para vocês um pouco né o processo é de acordo com o fabricante em várias acções de manutenção para você preservar o avião e dependência do tempo que ele fica estocado né Vamos chamar assim você tem as tarefas que para preservar ele dependendo a gente ficou 30 dias 45 dias um mês etc E aí e a pergunta seguinte até interessante vocês notaram um aumento da preocupação dos passageiros com relação à manutenção por conta do tempo pesados permanecer em preservação e não eu acho interessante isso e legal essa pergunta que fizeram né preocupação do passageiro acabar o passageiro da sempre preocupado com a manutenção do avião né fiz a manutenção às vezes aí eu como piloto aí tô ali tal encontrou passageiro e fala ó colocou combustível de brincadeira novamente o avião tá bom fez manutenção 90 mas acho que a preocupação da pandemia ou muito focalizada nos processos envolvidos em envolvidos no corrente sabe Laura mais seu avião tava Limpo se no cavalinho com os eu tava com a máscara ser outro tava com a máscara você sabe uma coisa desinfectados estava sujo você não tava sujo tal e eu acho que o passageiro os processos de manutenção de manutenção e empresas muito grandes como as grandes empresas brasileiras é um desde né você desde é obrigatório que isso seja bom então o passageiro que compra um ticket vai voar com uma empresa renomada brasileira dentro desse tíquete aí ele tá colocando a Oi e a gente leva muito a sério isso né então quando um passageiro compra um ticket qualquer companhia aérea ele sabe que ele tá comprando ali a manutenção ele tá comprando é o filho a boca a participação do piloto ele tá ele tá comprando um som né uma maneira segura de viajar e os passageiros sempre altamente preocupados com a manutenção buscam as melhores empresas para provar mais responder à pergunta a principal preocupação dos passageiros foi mais associadas seus processos de convite a brigar e com outra pergunta é Qual a previsão da latam para o retorno sem por cento das operações paz família hoje essa é uma pergunta em Laura Se eu soubesse responder isso aí eu nossa é muito difícil pessoal muito difícil a gente vem chegando agora no doméstico doméstico já estamos perto dos 90 porcento da operação regular né a gente espera chegar agora no final do ano em aumentar mais a operação no alta Temporada o Internacional muito difícil pessoal muito difícil situação não tá fácil do Internacional e vai depender muito da de como o mercado vem reagindo né as fronteiras as restrições à questão econômica e etc então eu não tenho capacidade de falar quando é que a gente retoma 100% mesmo porque a pandemia não terminou né gente não sabe o que pode acontecer amanhã a gente tem que dar um passo atrás e esse aqui espero que não porém saber quando a gente retorna sem por cento me difícil bom obrigada tão bom subs tripulante já um protocolo pós pandemia para a segurança tripulantes eles continuarão utilizar os equipamentos de proteção independente da situação cultura da anemia sem o pessoal nenhuma regra de de proteção foi foi aliviada até agora né a gente segue os mesmos protocolos a até o momento tanto para os tripulantes quantos passageiros então a disponibilidade de álcool em gel uso da máscara Os Protocolos de distanciamento o processo de embarque e desembarque mais lento todos esses processos a gente vai manter porque como eu como eu disse né poder minha continua aí Apesar que a gente tá vendo uma diminuição ainda não houve [Música] por parte da Anvisa que é o principal órgão responsável por isso né é um caminho de rede E essas restrições tá ou diminuirá ao uso de epis etc Então por enquanto a gente mantém tudo como está Tô ligado mas a cabeça tão entrando agora na parte do dos procedimentos ali com os passageiros não podes pandemia vão continuar com algumas regras como por exemplo permanecer todos sentados no desembarque liberar a cada três fileiras é esse foi um processo Olha que interessante em quem perguntou obrigado é E como que você faz distanciamento social dentro de um avião né é uma das coisas é ordenar né ordenar entrada e ordenar um pouco a saída para que as pessoas não fiquem aglomerados né E ela tanto uma decisão de ir de um pouquinho pouquinho né desembarcando os passageiros para que as pessoas não se aglomerem umas às outras no corredor que era normal lembra todo mundo já vou aqui quando para o avião da Polly todo mundo levanta começa a pegar suas coisas fica tudo um né fungando no cangote do agora é um processo ordenado o pessoal vamos cortar essa um pouquinho né as pessoas vão saindo os ainda não deixando o rosto levantar e cada um fica sentado onde estava durante todo vou esse processo é bem reconhecido pelos passageiros eles gostam tá a gente faz pesquisa e os passageiros veem isso com bons olhos e a gente novamente que é manter a segurança dos passageiros Então é por enquanto esses processos se mantém legal é muito bom eu particulamente sou fã desse processo é o bom é nossa apresentação você comentou sobre passageiros e esse pênis o que que ela também tem feito assim especificamente para tentar Minimizar essa situação é legal olha a a gente tem um uma área né que a área de Security que tá dentro do mesmo o guarda-chuva da minha área que hora de site onde essas pessoas trabalham em aro a mente junto principalmente com a área de aeroportos estabelecendo os protocolos é porque Qual que é a ideia do é você antecipar a detecção de um possível passageiro indisciplinado antes que ele esteja bordo né que aconteceu né a grande antes da academia a grande causa de passageiros onde sim indisciplinado ou uma grande parcela eram por causa de consumo de álcool bom né é o passageiro que chegava embriagado não tinha algum tipo de problema a Bordo eu tinha que desembarcar é uma das dificuldades hoje para você identificar o passageiro é que ele usa máscara então você não consegue mais detectar por exemplo pelo hálito pelo comportamento passear é mais difícil entendeu então os aeroportos estão tendo mais dificuldade para conseguir identificar esse passageiro então a área de Security vem capacitando né vem trabalhando junto com eles capacitar de melhor forma para identificar esses passageiros e poder conduzir da melhor maneira né antes que esse passageiro se transforma em um passageiro indisciplinado a Bordo das aeronaves Mas isso também foi algo interessante que a pandemia trouxe né que é um pouco mais difícil identificar os passageiros principalmente os que estão embriagados e há mensagens o pão é um compra uma pergunta aqui jun Jun eu ia falar telespectador assistindo é nas vezes em que viajei pessoalmente recentemente um grande desconforto a aglomeração nos carros de Pontes e nos haviam as empresas elas trabalham isso com os aeroportos tem algum relacionamento nesse sentido ordenar melhor né conta justamente dessa dessas aglomerações perto dos portões bar tem é obrigatória se tem sem pessoal é tem todo a gente saber os protocolos são lá tem o distanciamento social tem a marcação tem as filas demarcadas alguns aeroportos até fizeram algumas tecnologias no teto que marcam a senha fila e você vai para o número andando muito concessionárias de aeroportos vem implementando medidas tecnológicas ou o mesmo alguma coisa física para diminuir né Por exemplo no o salão de embarque que não sentem todo mundo um do lado do outro tal tal tal tal Porém tem mente uma responsabilidade do passageiro lá né O Passageiro muitas vezes ele é por si só não cumprir as regras né ele ele ignora ciagro mera porque ele vai no hábito normal de na hora que chama o embarque recorreu ali para o finger para embarcar Então as empresas fazem Nossa a gente fazia Não sei dois anúncios hoje as empresas fazem dez anúncios durante o embarque né mantém o distanciamento o uso da máscara etc etc é é um processo de trabalho junto com os concessionários na adequação das áreas se existe alguma área que a gente vê que aglomerando isso tem que ser trabalhado internamente ou uma parte comunicacional o passageiro que faz a companhia aérea nos seus anúncios porém também uma parte importante que a educação das pessoas né que elas já venham também pré-dispostas a seguir as regras que existe é importante uso E aí uma pergunta naturalde que provavelmente está querendo comprar uma passagem os prejuízos da panelinha serão repassados para os vários casos para antigo como como como que a empresa Z não é com esse custo mais alto de passagem relação à recuperação do a demanda de passageiros e vamos lá a laureci é Eu me considero uma pessoa não adequada para responder essa pergunta porque porque é uma pergunta mais do ponto de vista comercial do contribuição de custos né E como nosso foco é a segurança e eu trabalho na parte de segurança operacional ouvir falar de custos Eu adoraria me falar de custos Adoraria ter essa capacidade de ver falar sobre quanto vai quanto vai ser ameaçado se é repassado se não é repassado porém dado que o meu conhecimento vai no âmbito operacional eu eu não tenho como responder isso nesse momento cara desculpa não tranquilo tranquilo né é só vai ficando curioso a gente vai transmitindo aqui não legal é uma coisa eu também gostaria mas é que eu não tenho o subsídio da da resposta que não tem como responder então ontem bom pessoal pelo horário aqui que a gente tá chegando aqui segundo termo Tá eu vou fazer mais duas perguntinhas aqui e aí a gente encerra Passando pro próximo tempo bom então uma delas é qual foi o impacto do Home Office para você Quais os pontos positivos que vocês enxergam que serão mantidos né após esse experiência forçada de Romeu e Oi pessoal o Home Office Foi algo que a gente teve que aprender na marra todo mundo né algumas empresas já tinham Esse costume esse apito conhecer a política de de fazer romance a lasanha já tinha políticas de home office porém não tão sem de ficar dentro de casa todo dia né Aí você não existia a gente tinha alguns dias por semana e sim já era uma política de Recursos Humanos Porém na barra a gente teve que aprender a trabalhar dessa maneira e até o momento as únicas áreas que não trabalham a nossa obviamente são o serviços operacionais e não tem como né se ele ficar em Rondonópolis no piloto avião limpa união e etc Porém todas as áreas de suporte ainda estão trabalhando área de segurança vem trabalhando nos Protocolos de retomada o trabalho presencial né como vai ser então as políticas de distanciamento social de higiene e etc de certa tudo que tem que vir junto para garantir a segurança dos empregados não é da empresa e dos colaboradores que vão retornar à Em algum momento a trabalhar fisicamente vai ser para sempre não vai ter uma política de presencial também tá definido assim é inscrito em pedra como vai ser se vai ser as pessoas ficam coloca vai ser um dia dois dias três dias 5 dias né eu posso ficar trabalhar desde os Estados Unidos ainda na né isso ainda está em construção né com a retomada do trabalho presencial não vem para esse ano só chronic vem né e os protocolos já estão praticamente prontos principalmente desenvolvendo higiene e isso realmente vai ser divulgado aí no momento oportuno para todos os colaboradores e da retomada né mas com certeza vai ter aí um mix entre o Home Office eu trabalho presencial um milhão experiência também conhecido bem interessante é seu desafios aqui para gente também Mas no geral tem te dou realmente foram resultados bem positivos interessado Oi e aí a última pergunta ainda nessa linda futuro aí né a perspectiva de aquisição de novos aviões agora que o mercado está se aquecendo novamente e olha a parte de avó é tudo curiosidade da Viação né Eu sou mais a parte de segurança não na parte e compra de Aviões a gente vê que a companhia vem buscando a eficiência né a gente vem adquirindo aviões mais eficientes E hoje é uma política natural da companhia né comprado aviões mais eficientes devolver aviões que já são aviões mais caros assim do ponto de vista do consumo de combustível etc de certa não tem os números da pessoal eu sei que esses essas negociações com armas e com os fabricantes vem sendo trabalhada para parar de adquirir novas aeronaves porém eu não sei se vai over nesse momento você vai o aumento da frota ou só uma substituição dos aeronaves que a gente tem hoje em dia é menos eficientes para umas mais eficientes tá bom vai depender muito também como reage o mercado como que aumenta o mercado doméstico como vai o mercado o final e a semente é isso e obrigado Rafael agradeço ele bastante o disponibilização do tempo essa transmissão de conhecimento troca aí bem rica bastante interessante a gente conhecer o lado da empresa Nossa recuperação retomada a ida do país colidir nessa Esperamos que seja de fato não pode descobrir nessa era uma vez cada vez a gente tem uma recuperação mais positiva notícias boas aparecendo na imprensa de vez em quando aí sobre a redução dos cargos e aí tudo que a gente espera que a nossa aviação também dorme com a mesma força né mesmo velocidade ou até até mais robusta né como você comentou resiliente nossa a nossa peça bem residente em a um abraço e até saído Mais maduro e mais forte dessa ali e é isso aí Não espera espera sempre está continuando dentro melhor melhoria aí nessa nessa relação com a empresa com as operações sempre cercado de bastante segurança Ah tá bom pessoal agradeço a oportunidade aqui de conversar com vocês 45 minutos É sempre um prazer ser convidado pela ANAC para para fazer essas palestras eu tenho muita confiança que a gente vai sair bem dessa academia e a empresa a Indústria Aeronáutica Brasileira vai crescer ainda mais bom desejo um excelente dia para vocês uma excelente palestra aí o Paulão colar vai falar coisas super interessantes aí deixa a palavra com vocês então você tem uma excelente um excelente dia de palestra um abraço obrigado viu laureci todos Obrigado Parabéns tá obrigado já compram legal pessoal tchau tchau é bom pessoal na sequência agora né a gente vai continuar conversando sobre segurança operacional relacionando agora ela com sustentabilidade a gente vai falar um pouco sobre a Viação verde com o engenheiro Paulo Soares Oliveira filho né Como comentei diferente de verificação para poder saber se era não sabia são comercial lá na Embraer Paulo audiência toda sua obrigado tá ligado Lourenço eu quero agradecer muito aí o com isso aí você da Bia e realmente agradeceria aí também pelo trabalho karnak aí nesse também eu pago e realmente na que tem desempenhado papel fundamental aí nós brasileiros Obrigado pelo convite né questão de na tela toma tudo bem tão vendo pode ser também só legal bacana então tá bom então conversar agora sobre e segurança operacional sustentabilidade esse esse tema estes dois temas é quase dizendo que eles não são intrinsecamente conectado né e quer dizer com isso você você pode ter uma aviação sustentável né É é mas que não é segura e você pode ter uma aviação Segura que polui é você pode ter um avião por exemplo antigo que ouro e mais porém ele é seguro dar uma relação ela não é intense porém hoje em dia não é aceito você Desenvolva a tecnologia não sustentar nossas duas esses dois aspectos eles precisam a conexão entre eles aqueles precisa acontecer ao mesmo tempo né a percepção da necessidade de sustentabilidade das populações né das pessoas é tem evoluído ruim tá certo e servir da indústria uma resposta para isso E aí para ele está caminhando né o principal acionista simples mesmo também é uma outra quer dizer aqui as o conteúdo dessa apresentação ele praticamente todo está público no sites ela está em pré-venda nos canais amigos no YouTube Eu recomendo vocês lá em uma checada lhe buscar não tem bastante e o aqui né E também bastante informação tudo que eu vou falar aqui principalmente com relação às novas tecnologias as novas administrativa até está ali no site eu falo como profissional e segurança nacional em termos de conceitos mas eu não tô falando aqui eu não estou representando corporativamente mar trazendo né a visão profissional se nos pessoal não é é o que hoje nós vamos falar sobre [Música] três partes a Embraer EA Constru a sustentar Quais são os compromissos sociais lembrar nesse sentido as iniciativas práticas aqui o que realmente está sendo feito para o benefício ambiental com relação à aviação e os processos desenvolvimento aeronáuticos seguro e sustentável como conseguir esses dois a aspectos ao mesmo tempo bom então agora falando rapidamente sobre compromissos da Embraer na Aviação sustentável nós temos Então os CG 150 e branco em Niterói na mental social e governo que é meio ambiente social e com a Brenda Mais especificamente falando sobre meio ambiente né temos quatro pilares do Gol que é atuar na melhoria da eficiência do consumo de combustível e eficiência é a Viação verde tá isso está sempre identicamente conectado emissão menor na redução de emissão de ruído desenvolvimento de novas tecnologias ao novo herói sustentável em todos os ciclos de vida e projetos de eficiência energética no G1 e hoje hoje mais uma virada preso do grupo de presos ela tem uma política corporativa e mesmo assim segurança a esse é o compromisso oficial interno e externo para alcançar o povo é quais são os princípios que não tenham né a assembleia para para o meio ambiente É nesse contexto nós temos quatro grandes metas né compromissos formalizar neutralizar as emissões diretas e indiretas de carbono com todos os operações apreendem quase a se envolver produto serviço é quando a viabilizar a ligação elétrica até 2050 desenvolvimento de tecnologias os mais prático como caso mais perto é o evitou que é o elétrico vertical tem corte em rende né evitou a sigla que é uma aeronave é como se fosse um controle inicialmente tripular com emissões para falar um pouquinho mais sobre esse projeto está andando brincar né é esse compromisso né disponibilizar essa Acho que são até 2026 ah e também a missão de construir uma vez 100% incluso seguro para todos e que é a 25 centímetros as por exemplo né esse revitol ele precisa é capacidade de receber pois o cadeirante né é sem constrangimento sério inclusão nesse sentido a o Wellington do tópico iniciativa da Embraer para os benefícios né a gente vai ser mais específico nós temos então eu listei tem mais tá mas são seis aqui que estão estados combustível sustentável da Viação muito importante e talvez os mais importantes aeronave silenciosa e eficiente o novo conceito de turbo próprio o haviam demonstrado elétrico e os novos desenvolvimentos na foram divulgados ontem hoje é um futuro e acompanhe os canais de Jeová que ontem foram divulgados alguns projetos muito importante bem alinhados Qual o sustentabilidade e vamos falar um pouquinho especificamente o edital eu tô combustível sustentável da Viação nós já tivemos né Já temos aqui a o aparecer ia tá em praia com a assistir o corpo tá de um combustível está sustentando a gente O fio que ele já foi é em julho agora desse ano e já foi entregue primeiro abastecimento lá em mel é e só para ter uma ideia um caminhão 88 mil galões por exemplo ele representa uma redução de mais de 19 toneladas métricas de emissões de carbono normal tosse o segundo tive o o combustível os afinar combustível sustentável de extremamente importante para a aviação e esse combustível já é feito de recursos renováveis de origem de materiais residuais Como por exemplo o óleo de cozinha mas pode ser outros olhos nem todo esse processo é ele tem que atender às especificações mas a característica mais importante dele em que ele é drop em si México que ele pode ser misturado seguramente com o combustível convencional isso é muito importante é esse esse ativismo esse essa meta alcançada e porque imagina se você tivesse um combustível que não pudesse ser misturado né e o avião fosse fazer um alternado para o maior no antes não tem esse combustível com abastecimento se haviam ficaria preso né então é a viabilidade o combustível sustentável ele precisa conviver com durante um tempo com o combustível convencional caso possível e cá o contrário é impossível a introdução ele na prática na Viação Real isso essa meta foi alcançada como com sucesso a aeronave silenciosa mas temos aí o e dois já e ultrassom no Brasil e no mundo com o que isto pão PW da série 1900 e nós temos menos e 30 -30% de Rui né eu tava eu vi o primeiro gordo do e dois aqui em São José dos Campos EA decolagem impressionante passando perto ele é muito muito silencioso né eu que já esteve perto de aviões 737 200 com motor jt8d né estremeceu Chama ali não tem próximo é quem é da antiga Fabi nada ó o ponto nós chegamos a ter medo só de ruim muito importantes e nós temos também o novo conceito né de turma que eu vou pro projeto é derramado entre 70 e 90 assentos visando substituir jatos regionais de 50 centros de Detenção aquele tem Motores na cauda com previsão de economia de até quarenta por cento já em andamento uma grande economia é pra lhe aquele tange que ele se ele se para até 40 e e por vendemos criador elétrico errada incolor está na plataforma de usando plataforma de Ipanema quer dizer que ele vai ser mas o Ipanema aqui da em breve próximo lado como plataforma de demonstração de malha leve 100% elétrico e já decorou né ali da Embraer em Gavião Peixoto né então foi testado de empenho controle né Essas demonstrações de pausa de conceitos né E foi desde o segundo semestre de 2019 E ai este ver fotos do Vodu e não está dormindo e sendo carregado e as baterias então também é um esforço em conjunto com a perna aplicativo do motor nesse sendo colocado uma iniciativa sustentável na prática abismo e já usa um a projeção do Futuro ontem tivemos é divulgação nos canais aí Os Novos Produtos aí que estão sendo pensados né Para o Futuro o e nove energia híbrida redução na poluições noventa porcento são é um do no combustível SOS temos a deixam os fios Com redução de até sessenta por cento do ruído externo oe9st e a então é zero emissão de carbono motor totalmente elétrico ou a gás é motor híbrido uma redução de oitenta por cento Ui só que é nós é oi oi 19 tá na com célula de combustível H2 RC e Will sell hidrogênio zerves a de CO2 e menos setenta por cento e oito e o 50 também e turbina a gás de hidrogênio também Zero emissão de carbono por menos 60 porcento está Então essas são foi divulgado novas a visão de coloridos Novos Produtos sustentáveis da em praia e nessa parte que nós estamos falando de mim sentido da Embraer último top então é o evitou o evitou ainda radical vertical Take off your and totalmente elétrico é uma solução futura para a mobilidade urbana acessível que acessível não pode ser um preço exorbitante uma pessoa comum é não posso pagar precisa ser acessível A aeronave sem por cento elétrica console vai lá de quinta geração e o meu sempre design significa que o design a Katrina Hot Fix You em torno do ser humano sem inclusivo como eu falei é a receber um cadeirante e além Claro de ser perfeitamente e design farol também nessa ali hoje Tom que que nós estamos então aí você vê aí já tem divulgado né o detalhamento ele vai ter oito motores não é para decolagem da vertical e dois propulsores do elétrico para voo é Renan na horizontal ó nós temos também aí junto com isso Para viabilizar é uma densidade maior precisa ser desenvolvido ambiente e mais gerenciamento de tráfego a ele que comporte né a mobilidade urbana Então já tá tendo esse ativos escudo práticos coisas a as frentes de trabalho para você disponibilizar está mente uma solução integrada de gerenciamento de tráfego do com o controle tráfico convencional também nessa abordagem que vai ser em fases isso não é colocar o leite perdido tudo está em fase né é o turno lá na frente é você poderá gerenciar seguramente transformações né de aeronaves E para isso nós estamos Então já a partir de ontem né Um dia 9 o rio Xperia daí vive a empresa né é do grupo em praia está desenvolvendo ele vai fornecer o editor tá já é possível nessa experiência vai ser com helicóptero para testar o ambiente de operação para você ver o chamado o nox conceito operacional tá saindo lá do do Galeão para o centro empresarial lá da Barra da Tijuca é essa experiência de verificar Justamente a interação passageiro o controle hoje é como um helicóptero convencional mas visando é estudar introdução esse futuro produto né não ecossistema do transporte o jogo com o tema de gerenciamento de tráfego aéreo convencional isso daí a gente chama de Gilvan at image What é uma preparação para Justamente eu dentro de um plano mais amplo desenvolvimento e gestão de Goiânia para 2030 o site nem Z e agora sim vamos sentar aqui na parte dos processos de seguro desenvolvimento seguro aeronáutico e sustentáveis essas iniciativas elas vão acontecer de uma forma segura ao mesmo tempo sustentável e ciclo paraíso é muito importante a gente entender como é desenvolvido no lá um produto aeronáutico nesses corpo nós vamos aqui falar 4 tópicos o conceitos as etapas de um desenvolvimento como é feito hoje né serve Náutica de forma segura o espaço de segurança sustentabilidade envolve também a alteração da imagem o SMS que seguiu sistema digital segurança operacional para fabricantes de aeronaves da Band Otávio EA segurança das live em operação já introduzir esses quatro conceitos juntos this Oi aqui é possível acontecer sim desenvolvimento sustentáveis e seguros ao mesmo tempo os conceitos e as etapas como é desenvolvido um produto aeronáutico e começa pano estudos preliminares a partir daí quando você sabe é isso que adiaram se começa a definir os requisitos Quais são os compromissos esse produto precisa cumprir para ser um sucesso a os principais requisitos de segurança mas não são apenas existem requisitos de competitividade requisitos de sustentabilidade né requisitos de várias naturezas né econômicos e a partir daí quando você definiu aquilo que a gente vai estrutura de requisitos para que depois você consiga aprovar esse produto né Isso é um sucesso né em vários pelo segurança e eu não sei o nome vou assim parte do projeto detalhado e nisso você já fez a prospecção de fornecedores né E você então a partir daí você detalhou você vai fazer uma protótipo para executar os testes de certificação aprovar isso né Essa ROM drive para as realizações emprego clientes nós temos aqui a sai aí p-47 – documento muito importante no desenvolvimento ele traz essa representação que ela é mais ou menos assim realista daquilo que acontece porque essas frases elas não são estanques né termina começa a outra ele existe um entrelaçamento entre elas pois dentre os requisitos até mesmo nos estudos preliminares sim faz parte é mais levantamentos principais aqui esse trabalho aqui essa cor você pode ver né ele vai é intensificado e a partir de um determinado momento você já pode e onde o detalhamento né de funções definição de arquitetura né a tudo mais a e ainda determinado momento você já começa está concorrente e quando o protótipo tá pronto Você vai testar emprestar análise dentro do conceito de verde validação e verificação todos os compromissos de requisito eles precisam ser verificados depois chama premissa fundamental do desenvolvimento era nós cada requisito precisa corresponder a até se opor demonstração o teste é físico mesmo e no ponto a e a segurança ela está em todas essas fases desde a definição dos requisitos porque o que é um elemento-chave de sucesso hoje junto com a segurança a sustentabilidade requisitos e metas de sustentabilidade aquele produto se tornaram também um fator-chave de sucesso você não pode deixar de considerar nenhuma dessas coisas e esses requisitos precisam estar harmonizados isso é feito através de um desenvolvimento o integrado do gente por ver aqui a nós chamamos isso de diz paz desenvolvimento integrado do produto ambientalmente sustentável é esse conceito de voz tudo é assim mesmo para inserir estratégias de design forte vai me ou projeto para o meio ambiente dentro da greve envolve a gestão do uso de materiais restritos por religião e legislações hoje temos é requisitos muito muito apertados e rigorosos com relação ao tipo de material que você faz um chá né na aeronave com relação ao impacto ambiental e as alternativas tecnológicas né e sejam viáveis no ciclo de vida todo então esses a alguns problemas interagem né como as tecnologias a harmonizar todo os requisitos muito Gene principalmente pelas emissões de CO2 é e nós temos um carro next 16 que Fala especificamente de Proteção Ambiental é uma mola mestra do desenvolvendo o tema motivo isso emissões de CO2 o sede e ainda também participa do i aê g e o internet aerospace no Parlamento no Né desde a sua Fundação em 10 anos se quiser ver digita na internet e aí g o esforço tem diretamente ligado com a Proteção Ambiental e o espaço de segurança e sustentabilidade como é que você viabiliza isso né como puxar aqui o manual de SMS legal é eu coloquei em inglês propositadamente como instalar tá nós temos Então esse bem conhecido braço apenas lhe cobrando especial em que você tem a luz espaço de operação Ora se você no eixo horizontal aqui temos produção e na vertical proteção quanto mais você produz mas se você não protege você entra na zona vermelha e é onde acontece o acidente e para evitar isso você tem o sistema de gerenciamento das operacional por outro lado se você é produz 8 pouco investe é demais hein proteção Qual que é a aeronave mais segura ela lado que não voa só que ela não produz resultados Então você tem a falência para isso você tem um sistema de gestão financeira né estratégico para que você é bem Vanessa nesse espaço Verde e se você for projetar como hoje em dia é passando agora para o português se na realidade né como é hoje considerando os aspectos ambientais a nós temos uma crescente pressão de competitividade seja natural do ambiente de negócio de corporativo né É E você tem também a aquele que está representado aqui pela festinha algum momento ao a percepção do público com relação à segurança de boa está sempre se desenvolvendo Então essa linha preta aqui ela vai vai se vai subindo né a barba e subindo porque as pessoas Antigamente você não aceitava da você aceitava antigamente andar com cinto de segurança no seu carro hoje você não aceita mais então exemplo de que a percepção EA consciência de segurança a população do público e vai aumentando isso torna é faz com que seja necessário aprimoramento dos processos segurança essa linha aí a gente pode também é dá o nome como o nível aceitável de risco que é uma percepção que é formalizado Maria São através de requisitos ao mesmo tempo você tem um cenário Agora sim mas cada vez mais rigoroso e competitividade entre as empresas por curativos o ambiente de negócios e mercado Isso torna necessário é ferramentas mais eficientes de gestão empresarial é um tratamento do espaço de operação ele traz consigo também desafio ambiental porque você tem que continuar em operação dentro desse espaço também Cumprindo com esses requisitos a baixar Mac cosméticos ambientais compromissados E para isso a relação aos fabricantes né já existe e já muito tempo está sendo trabalhado e em breve já está introduzindo já há algum tempo arranjo já o Residencial para o fabricante de aeronaves que seria a aplicação do anexo 19 né para os frame Effects lua se apresenta Há dois anos frente para desenvolver esse rolamento e Tá previsto após emitido dois anos de implementação aquilo que a gente chamar nós chamamos de Parte 21 ou seja os requisitos de projeto e fabricação e da parte de água preguiça para 2022 o pouquinho seco também dois anos e implementação e ainda é ela participou e consórcio né é de organizações grupo de negócios que a estabeleceu o padrão de indústria do lado da indústria para implementação do SMS né isso desde o começo deixar você vê se esse documento é de 2018 e quando a participação da Embraer como os fabricantes na parte que é bom é introduzir o SMS né é isso agora já se reflete em breve já tem ou chamando ao né e assim gente ó e existe também o comitê estratégio de segurança o PSG que é um comitê que tem libera de como você entrou os não só na fábrica e dizer mas em todo o conglomerado nas organizações recompõe aonde estão desafio grande está caminhando aí já alguns gente em relação à segurança da aeronave em operação Jaime operação como é que acontece isso na embaixo nós temos o comitê de segurança do produto o PSC é que Visa garantir a continuidade aeronavegabilidade continuada dos produtos já entrega independente da de quanto tempo foi entregue ele é liderado pela integridade do produto das empreguetes seguiu seis né junto preencher o cheque todas essas áreas que compõem o comitê se reúne mensalmente Eu participo da muitos anos e tem sido uma iniciativa muito este essa voz faz esquema funciona de todo e qualquer assunto que afete a segurança do produto Corsa afetados Google Play On as próximas operações internas ou não sei se você sabe mas ainda é uma miniempresa era no sentido de que temos gols é de demonstração a em breve também responsável por rosto entrega por gosto de produção é o uso de demonstração treinamento são várias tem um certo ruído eu peço para para esse tipo né nesses poucos existir o comitê é o artista usa que come De que modo de produção manutenção ensaios de operação tem a Embraer o hoje também é dentro do grupo Embraer Tem empresas em minha mente no Cemitério novo e o líder tanta cada um desses converter em uma vida dependendo do escopo e também uma estrutura deliberativa para tratar a cada um desses assuntos e por fim a ideia de trabalha a Desde que não tem lembra era 21 anos com concerto de Close the loop aonde câncer recebe uma informação que pode representar uma condição insegura Você comunica isso internamente comunica para as autoridade faz uma análise de risco objetivo e quantitativa ou qualitativa no dependendo da situação mas normalmente para o produto ela é quantitativo Método já consagrado aperfeiçoado e é visto pela indústria como uma referência internacionalismo para do ponto de vista de Um fabricante para produzir uma graça esse comitê deliberam sobre as ações precisam ser tomadas para restabelecer o nível de segurança a podem ser assim Rio termina sem imediato a curtíssimo prazo ou não lá no escuro tente né Eh também ações de longo prazo nessas coisas não são excludentes pode tomar as duas ações a curto prazo EA longo prazo a implementação acompanhamento da eficácia isso na Frota né o a implementação o acompanhamento então a verificação ciúme insegurança foi restabelecido então é menos uma a o desenvolvimento tecnológico ele sempre aconteceu lembrar né a tinta profissional auxiliar da aviação desde a introdução por exemplo do avião a jato na década de 50 né é onde você teve situações de vida àquelas novas tecnologias Só que os processos em um momento ele se aperfeiçoaram e hoje estão muito criteriosos e maduros em termos de como você introduz uma nova tecnologia para que seja o mesmo tempo Segura as técnicas os processos campanhas imaturidade as análises elas são muito mais desenvolvidas hoje então hoje nós tem a segurança Lu produzir novas tecnologias por exemplos é tarde do que antigamente porque Nós aprendemos com o passado e com a mensagem deixa aqui nós precisamos desenvolver não tem como ficar parado o próprio burro sustentado precisa de movimento ou de uma para né é de helicóptero uma asa né você precisa de movimento movimento faz parte da Aliança ao mesmo tempo não existe segurança sem conhecer a verdadeira promoção de segurança é conhecendo as ferramentas conhecemos lições aprendidas e trabalho Simas e é Larissa eu não sei isso como sempre mais é isso aí direito as perguntas e não Espetacular aí Paulo muito conteúdo bastante coisa né Legal ver a quantidade de camas daí de tecnologia né tem que ir a tua e trinca solar nessa para poder né No No Seu bicho aí que é muito interessante também já chegou oportunidade de abrir o site onde né 56 divulgaram e os Novos Produtos né a gente quer da Viação fica empolgada em ver né revolução e principalmente essas novas tecnologias chegar na Viação né que algo gente fica vendo muito não na parte de ciência ele é alguma coisa tentando chegar na política Tá mas quando chegar na Viação aí a gente sente tá prestando mais empolgado tchau é bom que postando aqui a pessoa então esse QR Code aqui que tá na tela né ele dá um like lá Pois vai do que vocês possam fazer 20 nós já temos algumas aqui eu vou transmitir então Paulo para gente planta não tem duas perguntas aqui que ficaram justamente nó combustível sustentar não e as duas foram feitas pensando justamente naquela aquela na regra que existe uma técnica magia nova quando chega normalmente ela chega com um custo mais alto né então a pergunta vai nesse sentido ele o custo desse novo chego ele é compatível olho é próximo dos combustíveis de aviação atual e se não existe uma projeção da Embraer com a com a parceira né de vocês e que esse curso se aproxime cada vez mais à medida que alma a produção que forma vocês vem trabalhando para que isso se torne realmente uma realidade na nossa o Paulo tá no mudo tá é muito boa pergunta aí de quem fez muito interessante mesmo e de novo eu não posso falar pelo grupo Embraer e a palavra que mais por especialista de segurança como Rafael coletor é eu também eu não estou a sua melhor pessoa que vai falar sobre curso mas o que eu posso dizer é o seguinte todo aquele que introduzido existe uma curva de maturidade também temos e financeiros e qualquer produto que você introduz no mercado no geral se não tem generalista precisa inviabilidade financeira caso contrário isso não não acontece então eu acredito sim que vai ser feriado uma pelo conceito de indústria da aviação geral né que você quer pagar nada acontece na direção se não for viável mente econômico e obrigado ao bom a outra pergunta aqui foi lindo justamente nessa parte das tecnologias e o quanto que isso muda a gente sabe que muda bastante nada de projeto né que são até o mudança do motor são pesos diferentes a posição provavelmente muda né até que os designers nacionais síndrome direções diferentes do tradicional ali Exatamente é muda as características de peso posicionamento de dinossauro mais uma dúvida que pessoal lançou aqui é como é que isso fica em relação à manutenção na visão de vocês muda muitos conceitos da parte de manutenção dessas animais as novas tecnologias e é de novo eu vou dar uma resposta geral né Consigo alguma específica Mas mantenabilidade ela é parte do jeito que está estrutura de requisitos e qualquer projeto a nossa mantenabilidade significa a viabilidade de você fazer a manutenção segura e ao mesmo tempo economicamente viável para aquele operador então sim isso precisa sou Elo o requisito a técnicas que você vai usar a tornar fase acontecerá mantenabilidade uso de peças o tempo de troca tudo isso vai ser estudado mas não é possível introduzir um produto e nenhum nem o produto no Mercado era o nosso sem que ele tem as características de manter a habilidade materna cálculo é ativa né o custo de operação o efeito praia também né cumprimentar muitas quais por exemplo a indústria produz é um produto sem ter feito testes antes de como troca que componente até para você escrever um manual de manutenção você precisa fazer uma prática né e é para isso que existe O protótipo é representativo ou você justamente pega Pânico né ela troca o motor agora a gente vai dificuldade seja não se alguma coisa de serviço espada é feito então tudo isso é uma análise muito muito perigosa precisa acontecer é para que quando foi entregue por seja madura também nesse sentido o Miguel pá pum a pergunta seguinte ela vai nessa mesma direção a novas tecnologias então todo todo todo esses conjuntos novos médica nos disse que ele perguntou é existem conhecimentos específicos sobre tanto na operação dessas novas eram mais essas novas tecnologias como qualquer manutenção que a gente comentou aqui e E aí a pergunta dele sentir EA formação dos profissionais que vão lidar com essas novas tecnologias ela é muito diferente da atual seja é algo um pouco ela desse objetivo em relação à formação dos profissionais também ou é algo mais próximo do que existe outro não qual é a sua visão assim sobre isso é de black uma resposta puramente conceitual é não é possível de dentes e o movimento radiação disse nada a conclusão ele é só nem movimento novas tecnologias envolvem novos conceitos a missão da nossa tecnologia pênis é difícil e factível para que os mecânicos fazem de forma segura envolve o processo de treinamento robusto é só grande um conceito né antigamente a nossa década de 70 você não tiver um computador Integrado de manutenção CNC centralmente no competentes não era tudo no manual somente como a única e integrada com os sistemas aviônicos altamente integrados foi possível estabelecer maior ou mecânico para você fazer um fonte isolation não processo de isolamento de palha né usando recursos da própria aviônica lida no código de falha né farol aquele componente você vê o código de falha e aí você vai no ponto isolante ou menos ou já tem um Camila das pedras para você matar Pânico é isso não não consegue né Isso era para isso é necessário o treinamento todo mês de dentro da formalidade né de ter a carteira de precisão fazer o curso né do avião que vai ser pensado justamente dando ênfase aos conceitos né Eu acredito que sim isso tem sido bem-sucedido é eu vejo a estudamos acidentes que esses novos conceitos em e não entende que se passa os processos de treinamento da forma né e ele também toda as dificuldades dentro do processo de Treinamento existe um processo fabricante disso corte ao cliente você se durante a aplicação daquele procedimento de manutenção tiver alguma dúvida alguma dificuldade Tem suporte ao cliente que vai tirar dúvidas vezes até mandar o especialista lado principalmente no começo da vida não entre o service a um belo que muitos fabricantes em um período é um chamado de entre servos um período especial onde é que novo produto é introduzido na operadora e é um trabalho muito mais junto né de fabricante e operador durante esse a novidade pode ser novidade chega tá chegando legal Paulo da linha gripa mais esse nível de detalhes aí quer que é interessante para responder às dúvidas aqui é curiosidade pessoal e eu acho que ainda né ainda nessa mesma linha também dos profissionais mas pensando imprimir acidentes né tanto na prevenção desses acidentes como na investigação de acidentes com essas aeronaves ar que planos de futuro ainda né mas dessas novas aeronaves as novas energias na sua visão Buda muito é alguma coisa que te fere ambiente vai ter novas especializações aí nessa parte notificação e eu eu acredito que pare investigação as técnicas de investigação elas precisam acompanhar as tecnologias assim como você teve é um produção dos Pais Baguari a versão cada vez mais elétrica região Estrada conhecimentos também nessa área né a partir de sofre por exemplo né como é que você investir ou um toque né então é isso tudo e tem sido discutido né empórios quando mesmo é mais fácil né aí fácil for a global de investigadores Acontece uma vez por ano diz a última vez foi virtual e são discutidos isso daí qual que é a preparação a Embraer ela dá treinamento para os órgãos estigação também e treinamento específico antes né de acontecer de a gente sempre procura se antecipar eu queria já começa a guarda aquele país né então por regiões a gente faz treinamentos para investir e também às vezes novos aspectos e conscientizado que aquilo e são especificidades é importante levar em consideração e obrigado Paulo. Tem uma pergunta aqui sobre técnica parte tecnologia essa eletrificação digamos assim das aeronaves né ela permite um maior uso dos sensores das informações do nariz para apresentar a implantação de Health score monitoramento monitoramento da Saúde da aeronave não isso pode auxiliar a previsibilidade de falha de peças com políticos a tornando era na Avenida operacionalmente mais Economy a sua visão é muito boa pergunta é a Embraer já em Recife isso já usando né você tem diagnóstico acelerado né e prognóstico e diagnóstico acelerado você é encontrar a causa da pane rapidamente e prognóstico é você justamente prevê que atendem O componente as integrado ele vai falhar isso não é novidade da aviação é praticamente bairro dia dos grandes fabricantes já tem ferramentas já já disponibilizadas em não é todo componente que é possível fazer mas componentes Pois é o contact vivos apego motor motor não se tem prognóstico E desde e década de 80 até antes né ah mas em termos de outros componentes usando aí a várias fontes de sensores foi falar do quê né e avião Integradas aviões longe você consegue catar e o volume grande de informação e transmitir de alguma forma né É o Uno solo em Cuba para que o operador tenha conhecimento aquilo mais rápido já bom tempo é esse prognóstico por exemplo se alguém até uma falha é você operador sabe disso antes que o repouso e aí quando nós raposa já tá lá mecânico e componente já para para trocar filha e o prognóstico já eu Marreta para alguns concorrentes a indústria já tem algumas ferramentas de alarme que dão uma probabilidade e Palha Olha esse está pegou por exemplo uma chance de falhar daqui x11 isso já é uma realidade e tende a sua perfeiçoar quanto mais sensores Enquanto Mais processamento capacidade de processamento e reformas em e as bandas e comunicação é muito legal e São Paulo tem uma pergunta aqui relacionado ao combustível sustentável né cantor e a pergunta é se eles não sei se seria saberia responder mas ele é o se ele seria utilizado também era mais com motor a pistão e olha eu não tenho de tratamento profundo sobre isso eu sei que esse esse combustível aí que eu acreditei é para Jesu gente alternativo do chão tá é combustível sustentável Flávia sua pistão já tem é o álcool né então você tem o Ipanema AL qualquer muitos não jantar né quando aqui então para de ação que estão já tem é claro que a conversão Ou tem que ser feita conforme fabricante conforme as especificações do fabricante do motor VW o negão então a pergunta aqui também acho que ele já vou fazer mas sinta-se à vontade responder ou não existe previsão de novas plantas para a construção dessas novas aeronaves eu não tenho não tenho sim farmácia vendo pessoal está querendo sair ligado um Peixoto tudo bem com Paulo eu acho que no geral aqui todos os tempos que foram apresentados a gente correu um pouco então eu vou passar aí agora para que você passa alguns comentários finais alguma observação que você quiser fazer essa parte das tecnologias e aí a gente caminha por encerramento e obrigado Lúcia Eu acredito que a segurança operacional Liberal tem muita integração e conhecimento o Barreiras entre organizações realidade depósito então esse tipo de forma que ele é muito positivo que aumento nele de conhecimento geral nem sempre que quando você conhece mais é dos princípios conceitos lá é você tá igual a nossa segurança operacional a gente vê por exemplo as redes sociais eles acontece na frente e às vezes você tem informação assim Precisa sensacionalista né E às vezes já viu e profissionais né é da Viação se baseia para aquilo para tomar decisão mas não vamos verificar acuracidade né acaba acreditando enfeite meses né e uma falta de critério mais apertado da fonte exame a falar de coerência das informações eu acredito que esse nosso operacional nesse sentido ela faz chegar metida é o reconhecimento mais criterioso né mas não vão acreditar em qualquer coisa que aparece no WhatsApp porque tem esse coisa a gente pode daí a gente já tá conversando mais disposto toda dissimulada todo a aquele acidente aconteceu tal coisa não dão mais divulgação do relatório dedicação falando coisa às vezes se baseia uma missão uma fase de uma informação que não era hoje não é meu a pedida é que todos nós se baseia né Busque as melhores fontes pede informação e analisar coerência para que a gente representa realmente não conhecimento e obrigado Paulo com certeza né A Busca do pense né tem que ser nosso morte ele pra gente conseguir estar sempre evoluindo superando esses problemas dessa lá é só os próprios Desafios que vão aparecendo ele nosso lado aqui com uma autoridade também a tecnologia nova era um pouco desafio para gente né gente entender como é que ela funciona como é que a gente absorve ela como é que a gente lida com ela né as novas os novos pontos de Faro nos pontos de preocupação que a gente tem que aprender também colocar a florir os nossos normativos da que a barriga e também então esse aí essa busca conhecimento ela também acontece do lado de cá né vocês a Embraer Normalmente também são uma grande fonte para poder aprofundar esse conhecimento multifuncionais fabricantes aí pra nossa Viação são uma só não poderia deixar de citar aqui a fonte oficial de Identificação do Brasil né então se limpa um capacho mais bom do Brasil a gente se ele tem o painel sipaer ali tem muita informação né E quem fala dos acidentes é o cenipa logo e dá treinamento site muito bom é yanaki são as organizações fundamentais em favor aí É verdade Paulo relatório do cenipa sempre trazer bastante pó mas eu te conheci fazer muito nele procurar correções melhorias aí não tanto na nossa regulamentação como na nossa vigilância continuada antes o período onde faço essa relação com serifa e esse conhecimento que o próprio que ela tava sendo são fundamentais para gente ir continuar sempre aumentando a nossa segurança e agradeço bastante a disponibilização aí em Paulo todo o conteúdo e que se passou todas as informações atiçou a curiosidade com certeza que falar no site da conhecer esses Novos Produtos informações e está sempre procurando mais conhecimento mais informações não só sobre ainda é muito nova tecnologia e agradeço bastante obrigado a pessoa que nos assiste também muito obrigado pela participação e encerramos essa manhã então eu segurasse Obrigado a todos

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