Trabalhei 25 Anos No Mesmo Lugar! EP. 842

368.686 visualizações14 de nov. de 2021

então Senta Que Lá Vem história e [Música] Olá saudações Aeronáuticas tudo bem com você Tudo bem já pegou aí Opa tá onde comida hoje ele não vai demorar muito hein mas eu vou contar aquelas histórias que vocês gostam Então se puderem já deixar o like agora para mim esquecer depois e se inscreverem no canal Se não forem inscritos vai ser bem legal Quem sabe a gente não consegue chegar aos 2 milhões de inscritos ou seguidores ainda esse ano né Tem uma mensagem ótima lá no finalzinho desse vídeo mas ela só faz sentido depois que você assistir o desenrolar da história tá bom bem eu já contei um pouquinho da minha história na Aviação mas eu nunca contei sobre os últimos 25 anos de trabalho eu vou mostrar algumas fotos também não se assustem mas eu era bem mais feinho do que eu sou agora eu sou tipo vinho assim o teu o futebol tudo começou lá por volta de 1996 eu estava feliz trabalhava no comando da Transbrasil como era o centro operacional de manutenção tinha pessoal de manutenção e pessoal da programação de voo no caso da manutenção era uma pessoa responsável por todo turno da empresa naquele dia ou naquele turno a gente entrava pegava passagem de serviço do cara que tava lá antes e essa passagem de serviço era de como que tava toda a frota da Transbrasil de 737 e-767 relação a problemas e aí a gente tem uma ideia de como ia ser o dias ia ser bom ou se ia ser um inferno eram turnos de 12 horas eu entrava às dezoito e sai às seis da manhã do outro dia ou então entrar vai seis da manhã e e até às dezoito horas mas as minhas capacidades técnicas evoluíram muito nessa época as empresas internacionais eram tipo assim o bolo lá em Guarulhos American Airlines e United Airlines Parecia um sonho assim bem distante já que tinha que morrer alguém para você conseguir entrar numa empresa dessas e quando o Boeing 777 começou a voar para Guarulhos eu liguei para um amigo que trabalhava lá na United perguntando se eu podia dar uma olhadinha na cabine daquele majestoso avião e ele disse vem aí pô cara quando eu entrei naquele monstrão e eu fui lá na cabine de comando o queixo veio aqui embaixo e eu vi que do lado direito de um mecânico mexendo no mete que era o seu os caras no mecânico puxando o relatório de panes e tudo vai se você não sabe que que é mete que é um computador de manutenção dá uma olhada aqui no Episódio 77 eu só sei que eu pensei comigo mesmo um dia eu vou trabalhar aqui eu quero fazer o que esse cara tá fazendo e acabou acontecendo no final de 1996 esse mesmo a mim eu falava na United que me convidou a o Lisboa me ligou e disse que um funcionário da manutenção havia falecido e que abrir uma vaga lá na empresa isso eu estava disposto a trabalhar numa internacional o papo do pessoal nessa época era mais ou menos assim pô É arriscado trabalhar nessas empresas gringas aí em qualquer problema elas fecham e você fica desempregado do dia para noite que eu não enxergava as coisas assim para falar a verdade e acabou que os que falavam isso acabaram vendo a Transbrasil fechar depois da VASP fechou e depois a Varig fechou enquanto hoje aí United caminha para ser a maior empresa aérea do mundo isso aí é mais ou menos como esses perfis anônimos de Instagram que algumas pessoas seguem eles só querem o atraso das coisas principalmente da aviação e são incapazes de imaginar o quanto aviação pode ser grande e como eles poderiam evoluir Mas isso é o o wi-fi eu fui me preparar para entrevista Perguntei mais ou menos a esse meu colega o que era de se esperar assim que tipo de pergunta vou me fazer mas ele nem tinha ideia porque ele já tinha entrado uns anos antes e as coisas mudam né Eu só sabia que a entrevista seria com o gerente e ele era americano e seria tudo em inglês eu acho que eu já contei como eu aprendi inglês ouvindo músicas no vídeo Draw My Life está aqui o vídeo só que as coisas não eram tão fáceis naquela época como são agora E tenho cambly né se eu não tivesse inglês por exemplo eu não teria entrado na empresa que mudaria minha vida profissional o que será que você pode perder se não treinar em inglês eu tenho um desconto imperdível para você no cambly sessenta por cento e mais um bônus regressiva a cada semana eu não deixaria passar porque a black friday do Camille começou e a maior promoção da história sessenta por cento de desconto pessoal no quê a cambric display planos a partir de 62 reais por mês investir em você é sempre o melhor investimento eu posso dizer isso com certeza e olha só até sexta-feira dia Dezenove de Novembro você ganha um super bônus clique no link da descrição e Garanta os sessenta por cento de desconto e o bônus o seu código aviões tracinho BF ou aviões tracinho obf500 para o Play Kids mais ai voltando era hora do meu almoço lá no coman era um dia de outubro de1996 aí eu vejo um carrinho cinza da United parando bem frente atrás Brasil eu conseguia ver pela janela isso era o gerente da United e ele ia me levar para almoçar e fazer a entrevista durante o almoço eu não lembro se o restaurante lá de Guarulhos já se chamava Viena mas fomos almoçar naquele local o meu inglês sem o kremlin a encerrar meio macarrônico mais eu sentia confiança a gente sentou e ele começou a while o seu joinha United Airlines vá como junto Fábio Santini essa fácil de responder se precisa morrer alguém para tu entrar numa empresa é porque eu tranco é bom lá né Mas claro que não foi isso que eu respondi né o ponto não reinicia ou a nave como um pássaro que se refaça recebe atenção minuciosa dos amigos de terra Logo estará novamente pronta para voltar ao sucesso mas eu contei uma minha história da empresa não é da United como eu admirava os colegas que trabalhavam lá depois começaram as perguntas mais técnicas Tipo quantas antenas de VHF insistiu no Boeing 767 onde ficava antena de rádio altímetro até que altitude além de Cava altura para o terreno quantos giros laser existiam dentro de um sistema Inner e Como funcionava o ar condicionado do tipo ciclo diário coisas simples assim eu acho que ele deve ter ficado impressionado com o desenho que eu fiz das pecs de ar condicionado de 1767 peguei um papel e desenhei Como funcionava o ciclo de ar com Reiter sensores e quando ele viu isso logo em seguida ele perguntou se tem algum problema para sair da Transbrasil Então acho que ele realmente ficou impressionado E aí ele perguntou Você tem licença do HFA Aí eu disse que não porque eu trabalhava Empresa Brasileira né eu tinha licença da ANAC eu nunca nem tinha viajado para os Estados Unidos nem visto americano eu tinha ele falou você terá 12 meses para tirar a licença o visto é depois que você entrar na United e se você não tirar você será dispensado esse até parece um Prazo Longo né um ano Mas era um prazo apertado para você fazer tudo que eu tinha que fazer mesmo porque o meu salário enquanto eu não tirasse essa licença o menor do que o que eu ganhava na Transbrasil porque na Transbrasil já era um supervisor Mas vamos embora né perdido a missão da Transbrasil e entrei na United em um D Novembro D 1996 como eu não tinha crachá do aeroporto porque quando você pede demissão de uma empresa você deixa o crachá do aeroporto com a empresa né o primeiro dia de trabalho foi no escritório do pessoal do CS que a sigla de customer service que é mais ou menos o pessoal que atende os passageiros e reservas essas coisas eu fui para lá porque eu tinha que ver uns vídeos obrigatórios antes de entrar na empresa eu não sei dizer apresentação de alguns processos e tudo mais e era um vídeo em fita VHS mesmo tá que eles pediu cassete nas outras empresas que eu trabalhei pessoal da manutenção sempre foi meio segregado então eu entrei ali meio tímido achando que eu me tratar como invisível Porque eu trabalhava na rampa Mas que nada almoçado além de me tratarem super bem ainda falava E você é da Equipe técnica que sensacional Bem vindo a empresa está começando hoje pois é aquelas moças bonitas e uniforme Impecável falando com o cara da rampa respeitosamente o Choque Cultural foi grande principalmente a relação a procedimentos o sistema de computadores Claro ainda eram aquelas telas verdes de texto sabe monitor de tubo Mas putz o automatismo daquele sistema era fabuloso qualquer coisa que fosse preciso fazer na empresa existe um procedimento escrito de como fazer e o melhor todos os seguir o procedimento eu me senti em casa e eu comecei a estudar para tirar a licença em seis meses era minha meta o ambiente é uma empresa gringa em relação ao uma grande empresa nacional é bem diferente por causa do tamanho das empresas quando eu entrei na United por exemplo eram só dois voos por dia um site 67 201 triplo 7 Se ele chegar hoje de manhã e eu embora a noite então estavam à disposição da manutenção ali o dia inteiro mas nem tinha trabalho para fazer na verdade então Staff Era Pequeno 7 mecânicos para os dois turnos e três supervisores isso cobria toda a operação na FAB Eu acho que só de inspetor em apenas um turno já tinha mais do que 7 pessoas quanto mais o número de mecânico que eu nem sei quanto é o meu visto para os Estados Unidos Demorou a sair e com isso a viagem de introdução empresa foi sendo adiada perigosamente para o final lá dos 12 meses e queira ou não queira tinha aquele medinho né eu será que eu vou tirar a licença Será que eu vou passar nas provas eu nunca tinha trabalhado com avião pequeno e os testes práticos lá no HFA geralmente são em aviões papatango aviões pequenos são três provas gigantes para tirar a licença é frame que engloba todos os sistemas de metrô nave mais a estrutura EA parte eletrônica e Power Point que envolve os motores motor tanto convencional quanto é só que eu queria tirar todas essas licença essas duas habilitações ao mesmo tempo eu comecei a estudar muito para isso só consegui agendamento para enfiar em agosto de 1997 dois meses antes do dia um de Novembro que seria o prazo final para tirar Aproveitei uma viagem para São Francisco que eu fui lá votar nos caminhos da empresa para o ano seguinte E aí na volta para em Miami na época a United volta para Miami Miami Brasil né baiano em São Paulo e aí eu fui lá no HFA os passos eram únicos seguintes ir no escritório do HSA e passarão por uma entrevista com um agente Federal que é quem dá autorização para você fazer as provas teóricas nessa entrevista tem que levar as suas as licenças do país de origem no caso as licenças da na uma carta da empresa falando de sua experiência da empresa que você trabalhou né porque eu tinha pouca experiência na United ainda E por que você queria tirar a licença do HFA E aí são feitas algumas perguntas técnicas E aí o cara perguntou como funcionava o que era e para que servia o pccv é o expliquei de boas e aí veio a seguinte pergunta você pode me explicar como um site 37 pressuriza aí eu só ri por dentro perdi uma folha em branco de papel e desenhe uma pet de ar condicionado dessa vez o 737 o examinador ficou com olhão arregalado assim né e acho que ele ficou impressionado porque ele já pegou um carimbo e me deu a autorização para fazer as provas teóricas fiz as três provas teóricas no mesmo dia eu não lembro exatamente quantas questões eram por prova mas é um 60 90 Não lembro por matéria que tinha 90 minutos para fazer uma delas acho que tinha um pouco mais de tempo porque era mais complexo que inclui a cálculo de peso e balanceamento conversão temperatura de torque essas coisas aí o resultado da prova saia na hora que eu passei nas três agora eu tinha que achar um examinador o mais rápido possível para fazer a prova prática encontrei um no aeroporto de o e marquei para o dia seguinte às 6 horas da manhã preço $1700 que eu devia pagar no ato em dinheiro para o cara eu já tinha gastado mais de 1000 para fazer a prova teórica também infelizmente nessa época para mim não é o dólar custava um real senão eu tava perdido e não já consegui tirar licença eu dei sorte com esse examinador porque ele trabalhava em um Hangar grandão lá no Aeroporto de Miami e tinha um Boeing 727 em revisão geral e ele pegou Justamente esse 727 para eu passar o dia na prova prática era seis de agosto de 1997 quando tirei a minha licença dear friend on our planet can globa também a partir de eletrônica né essa foto aí da licença provisória e que peso o céu dos meus ombros e o melhor salário e a dobrar em 1998 uniforme mudou tudo bem que parecia um atendente do McDonald’s mais estou achava o máximo usar um colete vermelho para quem sempre usou japona nas companhias e o que não tá me reconhecendo na foto é esse aí de óculos a minha esquerda está Angelique que trabalhava em operações na United hoje em dia ela trabalha em Paris eu Lisboa que era supervisor e foi o cara que me convidou para entrar tem o Claudinho e o Fernando aí na frente que eram mecânicos Se não me engano a Fernanda entrou no mesmo dia que eu conforme eu fui me ambientando eu fui aprendendo coisas novas estudando manual de procedimento estudando o manual do sistema de manutenção e comecei a ter respostas para perguntas que antes eu fazia com isso eu fui fazendo cada vez mais cursos e acabei virando instrutor para o Brasil de algumas áreas da manutenção eu sempre fui meio nerd em computação né até cheguei a programar alguma coisa então entende a razão por trás algumas decisões do programa de manutenção ficava mais fácil de entender já em 1998 a gente usava um processo paralelo de livro de bordo eletrônico E também o livro de bola de papel processo paralelo era uma van e no Mental para época aliás até hoje a United é a única empresa que possui um livro de bordo totalmente eletrônicos em papel é claro que eu não posso mostrar o falar de diversos processos e tecnologia da empresa que envolvem até Inteligência Artificial mas eu só sei que quanto mais o tempo foi passando mas eu gostava de trabalhar lá as festas de integração com os funcionários de outros setores era tudo muito legal é E aí [Música] é mas muito legal mesmo mas vamos dar um salto em nossa história para setembro de 2001 eu ia completar cinco anos de casa quando a empresa perdeu dois aviões no ataque as Torres o mercado já não andava bem e a queda na demanda dos passageiros fazer a empresa sangrar dinheiro na Índia no início de 2002 fez uma leve recuperação e a gente pensou vamos sair desse buraco mas aí é claudiu a epidemia de salas lá na Ásia vocês lembram o principal mercado da United ainda hoje só as rotas do Pacífico e ela ver os passageiros sumirem em dezembro daquele ano ela entrar em recuperação judicial e agora será que os voos para o Brasil iriam continuar será que eles tinham acabado Será que o pessoal que tinha falado para eu não sair da nacional tinha razão Afinal bem aí United continuou voando durante a reestruturação mudou algumas cidades Mudou as rotas não atrasou o salário em nenhum dia durante esses quatro anos que ela passou em proteção judicial não mudou nem um processo de manutenção para cortar custos Eu lembro até de um pin que a gente usava né que ele pareça mandou para todos os funcionários estava escrito assim eunited winstead e tradução livre seria alguma coisa como juntos permaneceremos de pé e a gente permaneceu unido nesses quatro anos de proteção melhorando tudo e em 2006 Saímos da concordar eu me tornei líder de manutenção ainda durante a proteção judicial porque o seu WhatsApp a gente trabalhava para ele ver a empresa Eu lembro até que nessa época um Boeing 767 e se avariou decolando de Nova York vindo para São Paulo depois que estourou um pneu lá na decolagem eu e outros mecânicos trabalhamos 18 horas seguidas que é o máximo da e para entregar o avião pronto no dia seguinte para ele voltar para os Estados Unidos Esse é o espírito que a gente tinha em 2007 eu virei supervisor caramba falando isso agora já se deu quantas foram 14 anos que eu passei supervisionando uma equipe maravilhosa de mecânico rapaz em 2010 aconteceria uma oferta de fusão é para comprar Continental a um acordo de iguais digamos assim para se tornar durante um breve período a maior empresa aérea do mundo foi outro Choque Cultural que abalou as estruturas da empresa por conta das Diferenças de procedimento e Tecnologia de manutenção entre essas duas empresas Mas elas tinham que se fundir novamente os problemas foram sendo solucionados pouco a pouco e eu angariando cada vez mais conhecimento poder de voz para conseguir até mudar procedimentos do manual e criar ferramentas especiais desenvolvidas pela Engenharia em discussões de como deixar uma tarefa de manutenção mais eficiente há mais ou menos nessa época também consegui uma flexibilização do horário que eu trabalhava para poder fazer um curso superior porque eu não tinha um curso superior e eu fiz em manutenção de aeronaves Por que faltavam curso superior na minha caminhada eu sei que muitos funcionários acabam reclamando da empresa que eles trabalharam por quaisquer motivos felizmente esse não é o meu caso eu não tenho um fio de cabelo para falar mal da United e eu agradeço todo esse tempo que eu trabalhei lá e me desenvolvi como ser humano como profissional e como um técnico qualificado Eu não conseguiria resumir os últimos 25 anos em apenas alguns minutos de vídeo mas se eu tivesse que resumir em uma frase seria no wi-fi grátis a Deixa eu mostrar a o meu gift de 25 anos na empresa para a isso aqui ó ó O que é isso é uma janela de Boeing 767 a que um gerente senhor veio the Hills Tom e trouxe me congratulo congratulando e essa palavra Bia congratulando talvez não sei se congratula com agradecendo Vamos fazer assim vai os 25 anos de serviço e tem a ficha dentro do part Number dessa janela e tudo mais para mostrar aqui é uma janela original e ela é gravada com meu nome e agradecendo aí e ele me falou assim a janela simboliza no avião é duas coisas quando você está decolando ela mostra o seu passado o que tá ficando para trás e você faz o voo e quando você está se aproximando do seu aeroporto de destino ela mostra o seu futuro é o que vai acontecer na sua vida então Toda vez que você olhar para essa janela você e o seu passado das coisas que Ficaram para trás e do Futuro que está vindo em seu caminho não é muito legal aí seu pessoal deixa o like se curtiram se inscreva no canal se não for inscrito considere apoiaram por apenas dois reais e 99 é o mês porque agora não tem mais salão eu deixei United preciso me manter com o YouTube Um grande abraço e até o próximo

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