334.536 visualizações23 de jul. de 2020
mecânica de motocicletas que consiste na montagem de um motor 2 tempos de uma motinho 2 tempos na realidade mais precisamente o motor de uma RDZ 125 2 tempos motor esse gente que quem já está acompanhando as aulas vemos juntos que é um motor todo original que nunca tinha sido aberto stander tanto em cima quanto embaixo que estão Yamaha biela e amarrar optamos por devido à Baixa Apolo direitinho no cilindro somente colocar um são novo e aí o resto assim né pistão e anéis novos brunistas o cilindro e fizemos a troca de biela rolamento e tudo mais que precisava ser trocado no motor fizemos pintura de carcaça Então nós vamos fazer uma montagem aqui digam a vip de um motor entenderam Quero mostrar para vocês durante a sua montagem diversos segredos que tem diversos macetes que tem que eu vejo pessoal passar por cima muitas vezes nas montagens então gente convido vocês a vida em conosco ele tá galera Então bora vamos montar esse motorzinho galera Então esse propriamente dá início a nossa montagem do motor gostaria de falar com vocês um pouquinho a respeito do nosso curso que nós estamos fazendo aqui é um complemento de uma aula tá da aula do motor do Motor 2 tempos mas em que abrange diversos outros motores de desde motor de Twister 150 motor Biz motor YBR então assim ó vocês vão aprender os macetes e os segredos de cada motor os motores mais usados aí que a gente tem no mercado né Vocês vão aprender tudo em questão de Retífica quando precisa fazer uma Retífica Que tipo de Retiro para fazer troca o disco de embreagem vocês vão aprender a lidar com caixa trocar engrenagem de cachos enfim motor completo regulagem de válvulas a todos esses motor demonstrado na prática como nós vamos fazer aqui agora tá e não só isso vocês vão aprender elétrica vocês vão aprender o básico e um pouquinho mais até de injeção vocês vão aprender a montar rodas rodas raiadas aprender a centrar roda freio bucha de balança Enfim enfim gente tudo que tem nesse universo de motos tá vocês vão sair com bom conhecimento fazendo o curso da competence treinamento vocês interessados estiver interessado em adquirir vocês entre em contato nas nossas redes sociais né da competência namentos aí que é muito fácil hein galera tá num bom preço aí esse curso Com certeza o custo-benefício é ótimo Tá gente vamos dar seguimento aí vamos trabalhar então então pessoal antes de dar o início nessa montagem eu quero mostrar para vocês aqui ó uma questão que a gente fez eu acho muito importante nós fizemos uma pintura em torno Motor 2 tempos gente ou qualquer outro motor fica muito feio vocês montarem o motor e pintar jogo de junta de cola então não gosto de pintar e depois montar então Pintei as carcaças do meio fechado uma na outra tá tudo bonitinho aqui por dentro ó e a pintura por fora externa tá perfeita das Duas tampas da tampa das duas carcaças tá gente tudo certinho aqui tem que estar tudo muito Limpo aqui na dois tempo tudo limpinho muitas vezes como é o motor preparado pessoal pule deixa cromado mas não estão fazendo o motor preparar não são fazendo o motor todo originalzinho assim tá gente aqui que eu quero chegar com vocês e logo vou falando de outro detalhes ó colocamos a biela do motor Botei uma biela txk uma biela de boa marca eu mesmo desmontei vb100 entrei deixei sem só zero de oscilação 0 a gente tem até trecentésimo aqui de tolerância eu deixei zero não tem nenhum certeza nem meios em tese então ficou perfeito para você beber nunca tinha sido aberto dá bastante condições de trabalhar né já revisei toda a caixa dessa a renova Esse motor eu acredito que tinha poucos mil quilômetros eu acredito uns 10 mil km 15,12 no máximo Tá gente então a caixa não tem desgaste algum já olhei garfo não tem desgaste estou aqui com os rolamentos do verbo aqui em novo ou girabrequim folga C4 na lateral esquerda na carcaça esquerda e C3 na direita o que que é você é a questão da folga do rolamento o que acontece conforme o motor aquece se o rolamento não tem a folga específica ele pode vir travando o motor magma trancar o motor mais muda o desempenho do motor Então é bom que a gente obedeça isso tá gente e discos de embreagem novos já estão aqui já ficaram de um olho no óleo’ como nas aulas anteriores Vocês já viram isso tudo que eu tô falando aqui já é coisa de aula anterior né os separadores deixei de molho no metacil depois passei uma lixa nele estão bem as peruzinhos aqui essa engrenagem vai ficar o luxo o que conquistou um novo Metal Leve stander que tá Justo na camisa vou pegar a camisa aqui e vou mostrar para vocês Que esse pistão entrar Imagina a gente ó standers estão Zinho tá justinho na camisa olha aqui ó larguei e o pistão nem desceu nem desceu para baixo isso aqui vai ficar demais gente tá então aqui a gente sobra o meu mandou na Retífica Bruninho para tirar os arranhão zinhos tirar o que tava brilhoso e vamos montar ele parte de cima ainda stander sem ter sido mexido Tá mas pistão novo anel anel novo né anelzinho novo gaiolinha nova pneu novo tá gente o que é mais juntinho as novas aqui que nós vamos montar e agora propriamente é da segmento nessa montagem então eu já começo falando com vocês que não é assim gente como eu tô vendo a galera fazer e eu quero que vocês aprendam na a correta tá mudar vou começar aqui dando exemplo para vocês tá na colocação dos Rolamentos um dos Rolamentos do VB do isolamento da carcaça tá gente esses rolamentos eles não entram em nenhuma carcaça sem folgado eles então bem apertados e na realidade apertado demais aqui ó na teoria nós teremos que vem bater e bater bastante para entrar esse rolamento aqui só que isso prejudica o rolamento isso prejudica a carcaça a gente ficar batendo tipo assim com muita força não que a gente não possa bater um pouquinho com uma ferramenta específica Então já começa aqui nós estamos aqui mais ou menos no Rio Grande do Sul há uns 15 graus 15° qualquer metal ele está recolhido e a gente sabe que nós falar de alumínio aço alguns metais quando a gente aquece ele expande Então o que é que nós vamos fazer mais um rolamento entrar aqui na carcaça direita tô falando desses motores dois tempos de amarrar tô falando também de festa né gente já falei para vocês de Factor YBR tá para ele entrar aqui eu vou ter que ir aqui esse essa carga caça aqui se o pancada demais mesmo aquecendo talvez eu vou dar uma batidinha que uma ferramenta específica então nós já vamos começar aqui já com essa história das mãezinhas dos macetes para gente montar os motores tá gente então bora eu vou botar na morte aqui vou fazer um aquecimento porque aqui é um plástico eu não quero derreter o plástico Então galera para nós aquecermos Esse motor aqui eu vou usar o meu maçariquinho aqui que esse aqui é bem simples vamos ver o que vocês têm soprador pouco vai resolver aqui umas are quem também um GLP ele que a gente fala gás aqui sem problema nenhum tá gente o meu aqui eu vou ligar e vou dar a boa que se dando essa carcaça tá gente vamos hora então vou crescer aqui chegar na temperatura certa para colocar melhor esse rolamento e E aí [Música] E aí bom então galera estou em média de um minuto e meio aqui na volta eu tô achando que agora deu uma caloria que eu acho que deu expandida que a gente precisa para não bater exageradamente aqui nessa carcaça Tá eu vou jogar lá em cima da banca aqui nessa parte Aonde é a madeira aqui para não queimar esse nosso plástico aqui beijamos então qualquer cimento como que esse rolamento eu entro tá o sigilo como que funciona galera como que esse rolamento entrou se eu lamento entrou para a mão o que seria batido Por que que eu não consigo tirar ele agora com a mão porque o rolamento entrou funil e logo fez a carcaça voltar para o local Então é assim que se monta não é dando porrada tá logo isso vai esfriar esse rolamento não sai daí vamos embora montar o outro lado agora galera não lado esquerdo o rolamento entra apertado tanto na carcaça quanto no virabrequim no lado direito que a gente colocou um rolamento ele só entra apertado na carta uma carta o gel Black entra livre lá então o que a gente precisa fazer montar o rolamento e o bebê não a carcaça esquerda tá então o que a gente vai fazer primeiro colocar o rolamento no bebê depois na carcaça tá e o rolamento do VB mais ou menos a mesma coisa só que assim ó vocês não podem de maneira alguma colocar esse bebê eu queria bater esse rolamento aqui ó que vocês vão diz entrar o bebê uma bolacha de centro da outra então tem que segurar num ou bolachas ó tá e colocar o rolamento que que eu vou fazer eu vou colocar o rolamento aqui e eu vou bater com cano má um cano de alumínio aqui é uma ferramenta específica tá uma batidinha até uma certa batidinha como tá frio aqui e eu faria mesmo no calor o que que eu vou fazer eu vou dar uma aquecida só no rolamento vou pedir para o Léo segurar para mim e eu vou bater aqui depois eu vou aquecer a carcaça e vou colocar o bebê lá na carcaça e a gente resolveu essa história que tá e vejam tem segredinho aí né galera vou que ser esse rolamento agora um pouco só não muito tá E aí e aqui eu tenho que a crescer o rolamento um pouco porque a gente tem que pegar na mão eu não posso aquecer demais só de forma que ele deu uma expande Dinha tá e aqui já deu uma aquecidinha boa a gente consegue colocar no lugar agora é bom então galera um óleozinho rolamento só ladinda indicação dos números dele para fora e agora vou bater aqui é um vai ter um certo pezinho é mas é bem menos do que se eu não tivesse acrescido ele e vejo pelo qual a ferramenta eu bato somente no centro o Mateus sequinha saiu um pouquinho de tinta ali da da nossa bengala mas o rolamento no lugar rodeando certinho só batemos no centro não prejudicamos nada aqui Agora vamos aquecer a carcaça para colocar tudo isso na casa agora tá gente Segue o baile agora galera acho que já deu né e vamos ver se você já expandiu suficiente tem que entrar com a mão né Já fechou entrou livrinho agora esfriou não tira mais entendeu só na prensa galera bom então vejam que são ferramenta simples mas o que a gente precisa na realidade é do conhecimento galera muitas vezes pula a parte do conhecimento nem tem tanto gasto só que custa bem pouco dinheiro tá agora vou esperar esfriar enquanto esfria aqui nós vamos montar a caixa Ali no lugar tá galera Então posso caixinha já revisada toda certa Como já Vocês já viram em outras aulas né grupo sai junto tenta junto né Vamos colocar no lugar essa carcaça que ainda tá quentinho tá bom de trabalhar aqui só encaixou a caixa vocês lembram né colocar os garfos guardamos os dados posicionar jeans né Vamos embora aqui ó nós pegamos os gatos do peixe na King 2 primário colocamos no lugar você sabe o que os gatos tanto pinos Quanto gasto trabalha sou Vamos colocar o outro lado aqui se você se enxergarem bem então bora lembra que eu falei para vocês guardarem posicionar jeans para vocês não não não errarem né gente e nós vamos tocando aqui vamos embora a tua mãe é Que saudade do Motorzinho dois temporizado vocês não tem noção quantos anos que eu não abre a todo só da nossa zelic outra vez ou enche nem mexeu praticamente né coisinha de uma tampinha que eu troquei coloquei uma tampa de cabeçote que eu tirei até desse motor aqui que tá na minha outra Z e fala cacheados garfinhos e o pneu encaixado agora caixa trabalha né só ponto morto tô rodeando o eixo não tá olhando o outro vamos jogar uma marcha aqui temos que engatou a primeira lá embaixo. Monte vai engatar segundo aqui em cima sempre como eu já tinha falado em outras ocasiões rodando a caixa e virando trambulador 2ª 3ª 4ª 5ª Essa moto é uma RDZ 5 marchas de seis marchas temos a DT 180 que é bem parecida no caso seis marchas essa aqui é cinco tem que destacar as cinco em cinco mais segunda ponto morto primeiro. Morto show de bola aqui galera então colocamos a caixa no lugar né se nós tivéssemos que que ter trocado engrenagem alguma coisa assim Vocês bem sabe de outras aulas já né então quê que nós vamos fazer agora nós vamos fechar sabendo que o bebê entra solto né esse rolamento desse lado aqui agora nós já estamos com os rolamentos colocado nas cartaz o bebê colocar na outra carcaça ele que nós vamos fazer quem sabe que esta moto esse estilo de motor ele é fechado no meio somente com cola então eu vou colocar colocar aqui uma colinha um silicone de alta temperatura cinza que eu acho bonito cinza não gosto muito de preto nem vermelho que é tipo linha de montagem original entendeu na época já e aqui anos 80 né ela era a colinha Branca tá 1107 aquela bloqueio mecânico antigo vai lembrar Mas nós vamos aqui no silicone de alta temperatura então eu vou colocar o silicone Vou esperar ele secar mais ou menos uns 20 minutos meia hora e depois vou fechar como eu já tinha falado anteriormente não se monta um motor com cola molhado então vou fazer esse trabalho aí não vai jogar a câmera Zinha rabada vamos esperar um pouquinho e logo vamos fechar que aqui já tá tudo na mão para fechar não temos mais nada aqui para fechar esse motor e não Fala galera concluída a passagem Cola vocês viram sem excesso somente um pouquinho de cola em cada carcaça tanto que praticamente nem aparece para vocês aí tá que é da mesma cor da carcaça não dá um tempinho agora de 30 minutos vamos ver se não vai tá pegando o dedo aqui na cola quando não tiver pegando quando não tiver colando é a hora da gente montar até daqui a pouco a Fala galera passado tempinho tô passando o dedo na cola não está grudando é um momento da gente fechar e amarra extremamente importante cuidar que elas têm a Valentina da embreagem que atravessa aqui no eixo primário essa aqui eu coloquei aqui para mostrar para vocês não tem problema eu posso colocar depois mas a YBR por exemplo a gente tem que colocar agora tá gente então tem que cuidar Então vou colocar sua casa um lugar ela entra assim ó como lembra que eu disse para vocês era para quem tá justo aqui e ele vai entrar o eixo bem ali no outro rolamento a e de preferência que a gente não precise da pancada em nada aqui que o motor entre só com a mão assim que a gente vem afirmando ele ele vem entanto E aí vou pegar meu jeitinho agora só da última confirma a Dinha ó Marreta de borracha um pouquinho [Música] o cachorro certinho lá agora nós vamos parafusar vou tirar a Valentina tá que eu tinha mostrado para vocês a e colocar os parafusos aqui vamos apertar vamos seguir a montagem parafuso meio do motor tava guardado aqui tudo certinho separadinho Vamos Olá seguindo o vai ler vontade galera Ó E aí [Música] E aí Fala galera apertadinho então vocês vejam como fica marquinha da cola na volta toda quando vocês não passam excesso de cola fica só Marquinhos da cola na década de 80 e 90 quando sair original assim só com a linha aparecendo isso aqui tá ficando show de bola agora o que que nós vamos fazer nós vamos montar essa lateral direito aqui parte de cima e já era vamos lá então pessoal seguindo a montagem lateral direita tá gente tudo tem ordem tá então eu quero falar para vocês a respeito um dos motores 2 tempos que eles são um pouco diferente dos motores 4 tempos né gente nós temos no motor dois tempos o óleo da caixa que vocês colocam ali na lateral do motor é somente para cacho que lubrifica o motor esse biela rolamento do virabrequim pistão é o óleo 2 tempo tá gente tão ele tem uma câmara separada para o funcionamento do motor e depois tem a caixa então importantíssimo que nos motores dois tempos vocês colocam os retentores novos do virabrequim ou girabrequim tá porque para não entrar nem óleo da Caixa para dentro do funcionamento do motor e esse motor ficar fazendo uma fumaça absurda consumindo óleo da Caixa uma entrando ar falso da rua para dentro da câmera de funcionamento do motor e o motor da o sintoma de falta de combustível tá então eu tenho aqui dois retentores novos sabores de ótima marca né para ela e vamos iniciar então colocando o retentor novo aqui da lateral direita que é onde a gente tá a hora então velho Ah beleza então ele tentou de novo aqui ó na carcaça ele normalmente não entra com muita dificuldade lá lado da letra Para nós aqui vamos bater ele com algum fininho alguma coisa eu tenho aqui um pino de nylon que eu gosto de usar e em algumas coisas que eu consigo trabalhar tranquilo sem machucar nada ele entra somente e deve ficar gente na carcaça e ele pega uma pressão tem lá trás e calça são retentor novo colocar por Joyce VB que vou ver como é que tá com a perfeita a centragem dele eu sentei deixei zero beleza e esse retentor Como existe pressão no cárter aqui ó ele tem uma a chapa que segura ele aqui então nós vamos colocar a tem parafuso Philips grande que a gente aperta ele normalmente com uma chave de impacto a gente tem um aperto primeiro com a Philips aqui certo bem ela aqui o ângulo ideal e depois vem com a chave de impacto do ajuste final se eu quero apertar É para um lado pro lado que eu tô o Empurra ela para o lado e ela aperta eu quero fechar trago ela para o lado chapinha na posição e nós temos a bucha aqui o que vai no retentor que ela passa separa câmera da Caixa separado pela bucha eo retentor lá tem a câmera não pode misturar o som as diferencias né gente que tem do Motor 2 tempos e 4 tempos né óleozinho Sempre essas buchas tem que estar boas não pode estar com uma cava profunda do retentor isso aqui também tranquila um óleozinho colocou coisa mais linda do mundo já vamos colocar na engrenagem do bebê aqui tá então uma chave tinha quadrado aqui engrenagem e bora eu viagenzinha colocada a arruela e porca é e de preferência já apertar Então vou pegar pneumática e vou apertar o um cachimbinho 19 um aperto médio posso segurar na engrenagem e e é isso aí o seguro na engrenagem é melhor segurando Abre ela não é muito legal que esse bebê pode mexer bem que esse aqui não mexeria que ele tá totalmente firme entendeu aqui várias engrenagem do contagiro do tacômetro como que funciona é uma buchinha depois propriamente e a engrenagem o que que ela toca aquela toca outra commetro que vai faz funcionar outra conta e troca aqui o o clube a bombinha do óleo 2 tempos entendeu então ela é importantíssimo aqui na ordem eixo de câmbio é só encaixado em cachorro em cachorro em cima beleza do outro lado vai pressãozinha posso botar quando eu virar o motor tá gente agora nós vamos colocar aqui na engrenagem Zinha Louca quem Tava acompanhando a desmontagem de Minas e amarra olha aqui gente a uma pressãozinha e lá atrás é uma ruela E aí a engrenagem a arruela de pressão quando a moto é muito já judiada muitas vezes tem folga aqui vocês vão pedalar o perdão através que já trabalhou com Deus temos sabe muitas vezes quebra essa ponta do eixo aqui porque não coloca as bolinhas direitinho moto tá com um ponto muito adiantado começa a dar os controles quebra dente estraga o dente da engrenagem da Campana que atrás a gente tem que cuidar seus dentes estão inteiros entendeu que tá tudo zero sem problema mas isso aqui é quase um uma mosca branca de olho azul vocês é uma carcaça tão linda assim tá vamos colocar um pedalzinho partida encaixo lá dentro puxa a mola aqui travou aqui na lateral engrenagem louca solta eu posso pegar com um alicate aqui pedalar vejo que destacou tocou voltou ó tentei vão embora que que acontece a gente pedala aqui toca engrenagem que toca tampada que toca o bebê que faz pegar esse motor a arruela que traz bucha da Campana Campana vocês vem aqui rapidinho aqui né galera [Aplausos] é bem certinho aqui ó E aí a arruela grossa aqui atrás cubo da embreagem a arruela travante e ela vem qualquer parte ali porca da campanha gente eu não tenho pregão aí eu fui o primeiro desmanchar isso aqui e cuidem para não virar o pneu mas agora aqui numa pressão muito alta tá pressãozinha leve eu uso na primeira regulagem torque mínimo e aqui você não me engana mais 22 a um cachimbinho 22 aqui galera só seguro vou botar na regulagem um aqui só seguro com a mão com um pano aqui com a mão o cubo e já era e muitas vezes vocês pegam a YBR o uma Factor uma DT 200 sem apertar demais arrancar ponto dois fora beleza não podemos esquecer de pegar ruelinha travar isso aqui tem que ficar solto assim gente ó sem folga para dentro para fora e solto senão embreagem com a pesada tá estamos usando aqui com o milagre da natureza tá gente tudo não vim aqui ó ó eu trago arruela ali só própria chave de fenda aqui para procurando não estraga a chave é só dar uma batidinha para fazer ela causar na porta para não soltar com o gelo agora vamos colocar os discos disco devidamente hidratado fico devidamente hidratado ficou ficaram de um olho no óleo’ a noite inteira passada a gente sabe que começa com disco e termina com disco a montagem então E aí e Vão bora um disco É sim separador esse separadores eles têm tipo assim ó uma diminuição em uma ponta eu procuro fazer eles sempre assim ó meio-dia meio-dia e meia meio-dia e 15 e 15 para uma cruz tá só que está para cima para dar equilíbrio a e coloca o disco lembra que eu tava lá no meio dia esse aqui no meio dia e meia tá tu vai vir 15 o disco de novo separador 15 para uma e vamos lá de novo foto de novo lá no meio dia e terminou com disco cada um tem jeito né gente mas eu acho que esse jeitinho o melhor o tema que eu tinha falado falado do varãozinho na embreagem pois a embreagem acionada por lá gente ó nós vamos eu vou botar uma chave de fenda que você resolver balãozinho no fundo eu aperto lá ó acionar a embreagem né então é o varão importantíssimo uma esfera esferinha que vai aqui dentro logo depois vem o outro varãozinho que vem no platô da embreagem Então você se encaixam aqui o platô de embreagem pode ser que não dedo um jeito guardado outra tem que encaixar certo ele tem que pressionar o disco como achar o posicionamento dele Oi ó não tá querendo comprar encaixou agora nós daí tem uma bolinha com bolinha do outro lado aqui eu só tava fazendo para ver com vocês uma bolinha aqui uma bolinha ali atrás encaixou e molas da embreagem o teu a ponte com a mão aqui e vem com pneu marca para ser bem rapidinho a pena marca bem fraquinha tá E aí e acerta um toque bem baixo E aí Vamos embora fala mal é bom então galera é só falta aqui agora a gente acertar regulagem da embreagem que a gente trocou os discos a gente pode ter que mudar a regulagem que que acontece nós temos aqui no bracinho uma Flash aqui na carcaça nós temos um ponto ó a gente tem que acertar a flechinha exatamente no ponto acertei aqui a questão do tamanho do cabo para dar tudo certo ó eu tô mexendo na chave aqui ó foi para frente agora eu tô trazendo pro lugar acertei ali ó certinho agora eu estou segurando aqui com a chave de fenda e eu venho com a chave 10 aqui e do aperto final aperta a embreagem aqui com a mão mesa veja o que funcionou platô soltou os discos Fechou tá na mão coisa diminutos nós Montamos na lateral aqui só vamos jogar juntas fechar tampa e vamos lá para cima Fala galera juntinho a nova onde vai junta vocês bem bem sabe que onde vai junta de papel não vai cola então como eu tenho uma carcaça zero aqui não vai cola normalmente eu vejo se a massa cheio de cola mas nesse caso aqui não é eu tenho carcaça nova e tampa nova É só fechar essa aqui sem nada E aí há dois dias certinho Sally não pode fechar tampas em dia senão no pedalar a tampa atravessa e vamos falar contar os parafusos e já era [Aplausos] e deixa eu tirar aqui para fora o e tirar a Mangueirinha do autolube que eu botei para dentro na hora da pintura eu vou colocar aqui o lugar eu estou desafiando gente motor mais inteiro que esse aí no Brasil eu apontei o primeiro parafuso é o único que é de tamanho diferente um pouquinho maior os outros são todos do mesmo tamanho aqui na lateral nunca aperta em definitivo como eu já tinha falado primeiro se coloca todos no lugar para quê para deixar essa junta acertada a ponto todos agora eu vou mostrar o outro jeito aqui que tem eu tenho uma pneumática asinha ali né com a filha disse que é ela é coisa de louco né galera vocês põe a perto mas não quer dizer que vocês vão ter então então eu tenho que trabalhar das duas formas tá então aqui eu tô com uma chave Phillips boa e agora cinco os parafusos a por apontado a gente começa a perda como eu já tinha falado em aula aperto distribuído sempre enche sou incluso um lado e outro para não apertar Nunca na sequência como eu já vem Falando em aula para quem não tá em aula quem tá assistindo o vídeo aí agora nunca se aperta na sequência sempre distribuído para não apertar junto de um lado mais do que o outro o e evitar de internar em pedaços as carcaças aí tá gente sempre distribuindo então aqui eu tenho uma chave Philips boa em gente na teoria o seu apertar bem isso aqui com essa chave Philips aqui que tem um cabo bem forte já estaria legal mas eu vou fazer diferente vou mostrar para vocês uma chave zinha de impacto aqui que a gente tem sempre loja tem a galera tem que eu já tinha mostrado ali né ó coloca no parafuso vira para o lado que tu queres ou apertar ou afrouxar e só dá uma pontadinha que ela dá e o aperto final e isso é muito legal né e não é muito caro não era o eu podia Comprei essa aqui mesmo paguei r$ 50 uma loja de moto não era nem ferramenta uma loja de moto de peças e o que dentro do último a p fechada a tampa posso botar até para dar de partida E aí o finalzinho de partido tem as estrias procure não colocar muito aqui para quando não voltar não dá na carcaça e não quebrar deixei uma folguinha ó muito perto pode voltar além de arranhar pode quebrar então um pouquinho mais longe voltar a porquinha e e seguimos é o que pode ser com chave Zinha combinada mesmo ele calça lá dentro pedalamos e ela tocando e vamos a parte de cima agora muito rápido galera Então galera mostrando bem pertinho pra vocês aqui até então que a gente já fez né Na realidade mais importante Montamos o meio do motor e Montamos a lateral-direito temos algumas pecinhas falta na lateral esquerda aqui ó a buchinha do eixo do Pinhão retentor do virabrequim aqui volante mesmo já vamos colocar coraçãozinho do pedal de câmbio vejam por dentro ó como tá motorzinho limpinho pouquinho o excesso de cola aqui dentro que não vai ter problema nenhum não vai sair daqui aquele pouquinho ali tudo limpo as peças já estão aqui em cima da mesa pistãozinho novo retentor que falta ali buchinha já coloquei uma Cola aqui no coletor Zinho de admissão também na junta que vai no cabeçote para gente fazer uma montagem agora bem mais rápido da Linha Nova anelzinho tudo vamos montar agora essa questão da lateral esquerda aqui que falta parte de cima e já era galera tá montado motor Olá pessoal mostrando a diferença do motor 2 tempos e 4 tempos né gente a gente vê que o dois tempo só e ele tem o cilindro o pistão logo vem aqui em cima e a gente tem a tampa do cabeçote aqui em cima não tem válvula não tem comando não tem nada é direto que estão comprimido em cima Então como que acontece o pistão funcionando aqui no cilindro combustível tenta pela demissão estão puxo combustível para baixo ele entra pela câmera aqui embaixo comprime sobe de volta pelos furos das transferências que a gente chama que saem aqui nas laterais ó em forma de gás e ele vem empurrando o gás para cima e comprime aqui em cima porque a gente fala chama motor 2 tempo quanto tempo motor 4 tempos o pistão sobe e desce duas vezes para dar o funcionamento do motor um giro do motor um tempo de funcionamento do motor quanto dois tempo cada subida que ele dá ele dá uma explosão o tempo que estão sob explosão sobe desce explosão dois tempo explodiu explodiu explodiu fala dois tempo que é um tempo de tá embaixo ou temos de estar em cima e já explodindo por isso o motor 2 tempo é mais rápido Motor 2 tempo tem mais CV dentro da mesma cilindrada do motor 4 tempos né parar de fabricar o motor 2 tempos aí faz a hora já na década de 90 pelo fato B uma questão do consumo um pouco lado de combustível que essa é a maior diferença EA questão ambiental na questão da fumaça do óleo 2 tempos postal que eu acho uma besteira que eu acho na realidade assim ó uma coisa de pensamento baixo por quê que nós temos de caminhão a Diesel fazendo fumaça aí galera um óleozinho dois tempo não faria mal nenhum ainda eu já sou o torcedor vai lá volta dos dois temos aí mas eu acho que não vai acontecer Vão bora lá Fala galera vou montar essa esquerdinha então que é pouca coisa aqui o meu retentor de pinhão tava novo minha buchinha do peão tá nova só colocar aqui no lugar empurra bucha e já fechou no pedal de câmbio eu tinha dito para vocês né que faltava complementar aqui tem uma ruelinha e uma pressão que não deixa o pedal de câmbio e para dentro no outro lado lá então alicate Zinho e colocou a pressão pedalzinho firme importantíssimo aqui ó na lateral esquerda retentor de virabrequim novo para não entrar falsa aqui e a moto não dá sintomas de falta de combustível tipo moto me landon muitas vezes pessoal tá dando combustível lá no carburador e tá entrando ar falso aqui não existe regulagem nós dois tempos com retentor ruim é magra sim aqui no meio do Redentora nunca vai fazer mal tá Não precisa aqui na parede dele nós vamos colocar não se aperta a mola Vocês bem sabem disso empurramos com a mão o que der e logo viemos com uma perna em tinha que não machuque né gente é e não precisa Cola aqui no retentor tá você tentou é feita de borracha e ele entra bem justo e esse negócio pessoal que usa a cola para tudo aí não é bem assim que funciona tá gente então ó ele tentou no lugar chegou a pesar aqui o boquinha do bebê deve coisa mais linda é uma gracinha Show de bola já vamos colocar aqui na mesa com as bobinas antes vou colocar a chave tinha aquele lugar tão longe isso aqui ó a mesinha com bobina aqui gente original 1982 imagine 6 volts ainda hein a caixa de no lugar dois Philips e até pesadinho tem uma colinha ainda original é montado com a colinha para não cair mas não tem necessidade tá um beijão ser tá bem agitadinha mesa e nós vamos usar a chave zinha de impacto para dar uma pretinho final o meu conselho é sempre que vocês confiram-se as bobinas estão bem apertados é só o menino de pulso também tudo apertadinho Viemos com volante Magneto olha que nojo velho né uma gracinha dentro ó e para não tem problema depois disso aqui encravar e não querer sair talvez numa próxima vez acerta em posicionamento da chaveta é uma certinho E aí é uma arruela Lisa uma arruela de pressão Oi gracinha na porca E aí eu vou embora vou apertar aqui segura com a mão e é resolvido o problema E aí Olá pessoal tudo aqui agora vamos montar a parte de cima iniciamos com a Ju tinha nada de cola nada de cola aqui só junto nem graxa na junta que as juntas de hoje em dia não resistem a graxa se vocês voltar graxa é bem provável que ajuda vai se espalhar Então tem que ser junto à seca claro que aqui nós temos uma carcaça perfeita né óleozinho Vocês podem colocar lá uma luzinha ali dentro nos furinhos onde lubrifica o rolamento os rolamentos do bebê um óleozinho na biela entendo que isso aqui gente tudo e lubrificado pelo óleo 2 tempos ou que é misturado no combo na gasolina lá quando tu põe o tanque né ou que vem aqui pela bombinha de óleo pelo autolub tá só é lubrificado por óleo a caixa embreagem essas coisas aqui dentro tudo lubrificado pelo ó pelo óleo 2 tempo coloquei a galinha aqui no lugar tá E agora vou colocar o pistão tudo muito fácil tudo muito rápido eu achei um pistão stander Metal Leve B O que quer dizer o B que ele tem uma medidinha um pouquinho maior do que vem original não é 10 25 mas é um pouquinho maior então ele entrou justiça aqui é mosca branca de olho azul um pistão Metal Leve numa rdz125 só que a gente foi um achado Encontrei com um amigo meu aí tá então temos aqui os anéis também Metal Leve já testei na camisa tão perfeitos nos tempos não tem como você errar a gente tem os pneus aqui ó podem onde os anéis são encaixados ó e o anel tem uma casinha ali nele ali onde ele encaixa bem no pino eu vou ficar nessa posição aqui vou botar um lugar para vocês verem o primeiro de baixo Oi vó encaixadinha Thalia depois o de cima não tem a Nem um nem dois é simplesmente achar os dois para eles fecharem ali no Pinho tá beleza a gente estão vendo ali isso aqui ó a ordem é essa que saudade que eu tenho que eu tava de fazer isso aqui olha o Zinho tá travinha do Pino eu tô rasgando buscam chega dá até uma emoção que até escapa [Aplausos] é bem certinho colocar Dinho ele certifique-se em que ela tá no vasinho certo o pino do pistão com alho Zinho pino de pistão normalmente ele não entra pesado ele entra eu sou team a gente consegue com um alicate ó tá jogando ele para dentro para fora coloquem mais um óleozinho e para dentro e para fora agora ficou bem leve que que nós vamos fazer colocar o seu lugar não precisa colocar na camisa primeiro pode colocar no lugar eu coloco assim vejam que e os dutos aqui do pistão na saída do que estão aqui temos a que é como se fosse admissão Zinho do que estão que tá pegando combustível sempre pro lado do carburador aqui né pro lado do carburador aqui o lado da saída do escapamento aqui para o lado do carburador que a gente chama de janela do pistão tá gente então vou colocar no lugar ali normalmente não tem muita dificuldade só linha Alpino aqui na gaiola foi para dentro ó uma pressãozinha eu não preciso botar nada aqui embaixo porque eu não vou deixar escapar né do alicate mas vezes tem que cuidar muitas vezes botar um paninho aqui assim vai a casa escape a gente não tem muita experiência né sabe como é que é boa lá para dentro depois que fica ruim de achar Pronto já eu não tô não faço isso faz tempo mas eu tenho fico costume né então vou atravessar na frente de vocês aqui a questão é um lugar vem com o cilindro o organismo questão dos Anéis nos pneus a lei certinho o e fecha aqui com a mãozinha vem coloca o cilindro oi oi oi Ou seja a primeira que lindo depois outro daí vai dar certinho e vocês podem colocar fora também mas eu sinceramente acho mais fácil mim colocar aqui e é assim como mesmo Vem Descendo ele na manha de seu aqui organiza junto ó me segurou tão aqui pela Alô a opção subindo e descendo então aqui ele está demitindo ó admitiu o gás entrou por baixo saiu pelas transferências ali ó e logo ele começa volto de novo ele começa a comprimir aqui em cima comprimiu Subiu Subiu Subiu Subiu Subiu né comprimiu então ele fez a parte da ele admitiu né fez a parte da compreensão logo deu a Faísca na vela gerou a combustão e jogou para baixo no embala ele já admitir novo já tá voltando queimando tudo aí Tá galera muito legal vou colocar os quatro portas aqui agora no cilindro passei na frente Opa aqui ó esse aqui é uma RDZ ela tem o suporte Zinho aqui ó ó E no caso da embreagem E aí se lembra lembra né o bracinho aqui é que vem o cabo e [Música] E aí E aí E aí E aí E aí E aí e contando que vamos mãos eu não tenho comando não tem válvula não tem corrente de comando o mesmo vareta né dos outros motores só vou botar a tampa aqui em já era e jogando apertado esses bichos aqui e já pode apertar definitivo aqui E aí E aí é importantíssimo que as juntas estejam boas retentores bons o funcionamento perfeito desses motores se não tiver legal fica entrando ar e o motor não funciona direito só apertando aqui na transversal a alguns quilômetros depois faz um rapper Tinho beleza ó ó é solucionado aqui que estão em cima não tem ponto não tem nada a gente vocês não tem que ver nada disso a fonte Nezinho aqui em cima no cilindro tirar qualquer questão do Óleo Tem óleo de dentro para quando for fazer pegar esse motor colocar na moto vai sair uma fumaça que vocês viram que eu coloquei bastante óleo e a2 tempo realmente faz uma fumacinha dependendo do óleo que a gente usa né ó colocar junto tinha e logo vem com a tampa essa dama está machucada que não é desse motor é de outro motorista gente mas vamos colocar aqui ó a pesquisa ruelinha e as portas e é uma hora dessa que eu tiver tempo eu vou catar tentar arranjar uma tampa pensãozinha para esse motor aqui que ele merece eu que tirei botei na minha outra e dizer a E aí é esperta 4 portas aqui que o motor tá montado em E aí E aí E aí E aí E aí e tem duas portas originais aqui duas portas que não são que a gente vocês não deem bola para isso que eu encomendei as 4 portas originais aqui de cima tão vendo mas nós vamos apertar aqui ó E aí E aí E aí E aí [Aplausos] tá fechada a tampa concluída a montagem praticamente toda só tá faltando aqui o motor 2 tempos ele tem o que a gente chama do torque e as palhetas de torque o combustível ele entra mas nunca retorna Então essa paletinha combustível entra em forma de gás e ele não volta para trás normalmente a gente faz um teste aciente a só para ela e ela tem que fazer tipo um barulhinho de gaita Sim essa aqui tá beleza não pode estar totalmente aberta então e eu já coloquei uma colinha no coletor e uma colinha na juntinho aqui ó também que vai no cilindro tá vocês vem olha aqui essa junto aqui é uma junto original no normal eu colocaria só uma graxa Mas como é uma junto original já um pouquinho velhinha e eu não tinha essa junta nova eu vou colocar aqui mas ela tá perfeita tá gente só vem as paletinhas do torque aqui e venho coletor Zinho de admissão quatro porca quatro parafusos aliás desculpa e aqui não pode entrar falso entendeu gente aqui ó tem o energia em duxton que a gente fala que que é isso é um acumulador de ar a like acumula gases ali que ajuda no funcionamento desse motor assim mas ajuda mas assim gente Há controvérsias assim tanto que a gente põe servir que eu botei a um pino aqui também que não é uma coisa que tem uma necessidade extremo Sim muitas vezes quando faz esses motores mexidos a gente não usa esse Energy é uma capinha plástica que vem aqui em cima assim que muitas vezes ela até acaba rachando e também dando entrada de ar falso então é menos uma coisa para dar problema Claro se tem uma motinho tipo relíquia né original né gente aí a gente usa né mas é e não não é aquela coisa que ela necessidade extrema aqui tem o suporte Zinho que pega a Mangueirinha do óleo 2 tempos aqui E aí bom então agora para completar mesmo a nossa montagem só vou colocar o óleo no cárter que é o olho aqui que vai lubrificar embreagem vai buscar discos toda a questão da lateral-direita EA caixa colocando Esse óleo aqui Realmente nós terminamos essa montagem aí essa moto vai 550 ml tá escrito aqui na tampa né como o motor foi montado agora é novinho a gente lava ele ele tá seco 600ml 50ml Zinho mais tá bom então o óleozinho olha quanto tempo normal gente de motor um 2050 de boa qualidade Tá eu já medi aqui 600ml coloquem devagarinho pronto para ir para o local e funcionar garanto que esse motor aqui ó é só o chiado galerinha viram que não tem Stereo montar o motorzinho de dois tempos são os motores mais legais que eu acho que eu conheço onde eu iniciei a minha vida de mecânico há 33 anos atrás foi mexendo nisso aqui então eu sou apaixonada eu arrepio pelo E aí galera você ia colocar na moto e funcionar mas eu como sou nego velho só posso xonado por dois tempo vou fazer um desafio para vocês nós vamos fazer esse motor pegar aqui em cima da banca eu vou pegar um CDI uma bobina externa e um escapamento voada em cima e um carburador e nós vamos fazer pegar em cima da banca nós vamos ver se motor funcionando eu não podia gabar tudo isso se a gente vê se motor roncar vamos fazer isso aí galera vamos né Aí peguei onde liga a Mangueirinha do autolube aqui no carburador que que eu fiz eu enrolei para não entrar falso né porque preciso da moda autolube da moto essas coisas assim coloquei um carburador né Fiz um tanque uma torneirinha de combustível aqui tá fechada tá eu puxando eu abro que que eu vou fazer eu vou pegar lá e vai ter que funcionar não tem história tem escapamento jogando lá para a lua e vamos embora vou abrir o combustível vou puxar o afogador e vou pegar lá ó E aí eu coloquei uma luzinha mais no combustível como não tem um autolub coloco óleo combustível ele coloquei bastante óleo vocês vão ver a fumaça lá e E aí [Música] a mulher prima dela já mais nada vou dormir na letra morrendo lá até o agora é Oi gente não vem barulho algum do motor i a mulher mulher mulher mulher mulher mulher mulher mulher mulher mulher mulher E aí a servir como é simples é motor galera fiz aqui é motor aí galera então como eu prometi motorzinho funcionar onde logo ó tá faltando combustível e E aí [Música] Fala galera lá e a próxima valeu e para os carros aqui rodeo music with rapidgator com ele que eu vou tomar um