Sair com a moto sem deixar apagar: aprendendo o controle de embreagem

Sair com a moto sem deixar apagar: aprendendo o controle de embreagem


Anúncio


Nesta publicação, vamos aprender para que serve a embreagem e como fazer o temido controle de embreagem exigido no DETRAN. É importantíssimo ter um bom domínio sobre a moto para passar por entre os carros e para ter uma condução mais segura e confortável.

  1. A importância do controle de embreagem:
    A embreagem é o comando que, junto com o acelerador, faz a moto andar e também serve para fazer trocas de marchas. Mesmo sabendo que você vai comprar uma moto semi-automática ou automática, é importante aprender o controle, porque ele é cobrado nas aulas e na prova do DETRAN e é um dos principais motivos de muito nervosismo na prova.
  2. Equipamentos de segurança e prática em locais seguros:
    Lembre-se sempre de utilizar equipamentos de segurança e praticar em locais seguros, com poucas pessoas. O ideal é sempre ter alguém por perto para te ajudar caso a moto caia ou você não esteja muito seguro. Tenha muito cuidado. Sempre faça tudo devagar!
  3. O controle de embreagem na reta:
    No início do treinamento, não precisa acelerar a moto. Apenas solte lentamente a embreagem para você sentir o movimento do veículo. Depois de estar bem treinado na reta, subida fica bem mais fácil!
  4. O controle de embreagem na subida:
    O controle de embreagem na subida, ladeira ou rampa é praticamente a mesma coisa da reta, só que você segura a moto no freio antes de arrancar. Solte um pouco a embreagem e acelere devagar. Se a moto estiver pesada ou se a subida for forte, é preciso acelerar um pouco mais, mas não precisa acelerar até o final. Para movimentar a moto, é só acelerar um pouco mais e soltar mais o manete e está feito o controle de embreagem.

Aproveito para deixar algumas dicas que ninguém me contou na Moto Escola e provavelmente também não vão te contar:

  • Aproveite o engarrafamento: Quando a moto pista está com muitos alunos, costuma acontecer pequenos engarrafamentos. Aproveite o tempo para ir treinando seu controle de embreagem. É praticamente a mesma coisa, só que você não precisa andar muito. Mantenha o pé sob o freio e vá soltando lentamente a embreagem até perceber que a moto comece a andar. Começou a andar, faça força com o pé que está no chão para segurar a moto. O objetivo aqui é manter o controle.
  • A altura da embreagem depende da regulagem na base do manete: Embreagem mais embaixo: você solta o manete e a moto já anda. Embreagem mais em cima: você tem que soltar muito o manete para a moto andar.
  • Refaça as aulas mentalmente: Aproveite aquele tempo no ônibus, no uber, no 99… enfim, qualquer tempo improdutivo para ir memorizando o que você acabou de fazer na aula. Quando fui tirar carteira de moto, fiz isso todos os dias depois das aulas. Fechava os olhos e refazia toda a prova. Acredito que graças a isso, o desejo da carteira e a necessidade de tirar de primeira me ajudaram.

Agora que você já sabe como controlar a embreagem e sair com a moto sem deixar apagar, pratique bastante e fique cada vez mais confiante. Lembre-se sempre de priorizar a sua segurança e a dos outros no trânsito. Boa sorte e bons passeios de moto!