LIVE COE-E

2.689 visualizaçõesTransmitido ao vivo em 25 de nov. d

em Betim todos e todos da comunidade do câmpus Pelotas Visconde da Graça muita alegria que estamos iniciando hoje aqui a nossa Laine para fazer um pouco do debate com relação à resolução do Conselho superior do Sul de número 62 provado agora em 92021 que estabelece o planejamento para o retorno gradual as atividades presenciais no âmbito do Sul essa Live foi organizada planejada pelo IP local na digestão o guide do câmpus Pelotas Visconde da Graça Então eu estou aqui somente fazendo a abertura agradecendo a participação de cada pessoa que está assistindo e colocando aqui Mundial bem tranquilo para gente poder pensar o nosso kvg Nesse contexto de pandemia focando nas nossas atividades para o ano de 2022 nós sabemos de todas as dificuldades que temos enfrentado longo desse período de pandemia humano é de 2021 atividades pedagógicas efetivamente de forma remota e a partir do dia primeiro de novembro desenvolvendo algumas atividades presenciais excepcionais então câmpus tem desenvolvido algumas ações presenciais o aval da poyer local por isso é importante esse é um Deve cuidar para a gente poder trazer a as informações para todos e todas possam nesse apropriada aquilo que está e discutindo se planejando para nossa instituição frente a a situação que ainda se mantém da pandemia 2019 Oi gente já eu gostaria de agradecer aqui dada a Elisa e a Cibele estamos assessorando agradecer o frango está aí nos Bastidores organizando a transmissão de iniciar os meus colegas Marcos Michael Paula e Fernando e que vão apresentar para nós algumas é considerações sobre este momento que estamos vivenciando Então nesse momento eu gostaria de passar a palavra Nossa colega Fernanda e guardas falar um pouco sobre a resolução 72 próprias diretrizes e o parecer da Choir local uma relação as pazes e são propostas nesta resoluções do Conselho superior Fernanda favor antigo o Olá boa tarde a todas e todos E conforme o Marcos já explicou eu venho trazendo algumas considerações a respeito da resolução nº 62 eu vou colocar aqui na tela só para orientar um pouquinho e essa resolução Então ela é do dia Doze de Novembro de 2021 resolução do consulte e Elsa oficializa o que o reitor já havia falado numa Live alguns dias antes né E aí há algumas diretrizes dessa resolução ainda estavam em debate e Foram confirmadas na nessa resolução nº 62 então basicamente a conteúdo nessa resolução te por conteúdo da Live do Rei touro é estabelecer o planejamento enterro em quatro fases né e a os Campos Elíseos basicamente não tem autonomia partir de pensar juntos tão para determinar em qual fase que estabeleceram os seus trabalhos por pequenos nós não temos porque era uma determinação em todos os campos e agora a partir de todos os desdobramentos da pandemia e das situações diferentes em o o regiões diferentes do Estado então essa resolução permitiu que cada trampos analisem a situação local para definir Que tipo de atividades e quais são as restrições que vão Encore desenvolvimento das atividades então aqui só para falar brevemente essa resolução de já está lá no site do Sul Então nós vamos ficar indo artigo por artigo Não se preocupem Não se assustem mas eu só queria mostrar né que a fase um então era ela corresponde ainda um período de atividades remotas de uma maneira geral apenas as atividades essenciais em formato presencial como nós estávamos até agosto ou setembro desse ano as pazes o que nós estamos atualmente que é a diretividade ser mortas na maior parte das atividades com atividades essenciais e as atividades excepcionais no formato presencial então é a que nós estamos desenvolvendo no kvg atualmente e depois tem a fase 3 que é envolve tanto atividades presenciais corpo remotas mas tenho permitir uma ampliação da oferta de atividades presenciais na fase dois nessa tua própria resolução tem e já vinha da resolução que regulamentava as atividades excepcionais anteriormente um a alguns critérios nas quais seriam as atividades excepcionais serão oferecidas como por exemplo é disciplinas e atividades práticas nas das aulas práticas dos anos anos e mais ou semestres finais dos cursos superiores essa fase 3 por exemplo a loja permite uma criação né dependendo do Desejo do campo da comunidade do campus franquear para o prefere de ensaios nos anos iniciais dos semestres iniciais e superiores e assim por diante Então ela nada mais é do que uma fase 3 ampliada minha fase quatro ela prevê o retorno de todas as atividades da instituição e transformados presencial Então eu queria destacar alguns pontos vou pular a fase Júlia fazer dois Porque nós já conhecemos né já já passamos por elas ou estamos nessa fase na parte 2 então eu vou chegar na passagem Três seria a possibilidade né Nós temos a possibilidade ou de permanecer em quase dois para o 322 ou pensar em passar por uma fase preso e essa próprias o senhor diz que os campos sabe fiz cada pelos cada unidade pode passar para fases diferentes para frente ou para trás né indo para trás mais restritas outras mais em ou menos repetitivas sem necessariamente precisava passar de uma para outra na ordem pode ir para o lado porque o que vai ser observado mesmo são as condições sanitárias e as condições da região e as condições de cada unidade para realizar aquela as atividades referentes Aquela fase que está se definindo bom então faz o preço ela como falei é uma criação da tarde dois contempla tanto a manutenção de atividades remotas quanto à oferta de atividades presenciais tanto de ensino quanto pesquisa de extensão atividades administrativas e relacionadas ao desenvolvimento institucional e ir para que se cogite passar da fase dois times estamos atualmente por uma fase 3 a gente está fraca e são necessários alguns requisitos né então nós precisamos capa a a unidade kg será passar por uma fase 3 por exemplo só que teremos que ter a atualização dos protocolos vigentes é aplicados pelo Coelho local na então protocolos aqueles previstos no plano de contingência do Caveira o plano de contingência do kbg ele sempre atualizado de acordo com a atualização do plano de contingência do Sul plano geral o infocampo dando ênfase às particularidades da nossa unidade e também de acordo com a fase das atividades em que nós estamos né bom então a os requisitos é estar com os protocolos atualizados o sentido uma experiência bem-sucedida como as atividades excepcionais da fase dois atestados pelo Coelho local ou seja ao final desse ano letivo Nossa Vamos fazer um relatório de Como que foi a realização das atividades excepcionais essa esse relato esse relatório ele vai ser enviado para Reitoria para ocorrer geral na pro corredor do Sul e aí se vai trabalhar eles têm um comitê interno e eles vão fazer avaliação e teremos que fazer também o plano de ampliação das atividades aprovadas também pelo com a é local então o os docentes e o Thais Que desejam fazer alguma atividade na fase 3 Ali vai entrar para o plano de atividades irem esse esse plano de atividades vai passar pelo qual é o local para gente avaliar se tem de habilidade ou não a dança e as condições da cidade aqui na região assistente estar adequadas para essa criação a gente não pode pensar em ampliar as atividades presenciais uma situação em que a situação Sanitária Municipal e regional não estão adequadas para isso as coisas importantes também se destacar sobre essa migração para fazer três como é que é claro qualquer atividade que se pretenda oferecer numa fase 3 ela vai precisar ser avaliada para se existe um local adequado se vai ter o espaço suficiente para todas as pessoas que estão envolvidas na atividade E isso também nós temos estudos dos espaços Alive ocupação para ver a viabilidade de cada espaço Quantas pessoas podem pode receber e vamos vamos ver também a questão de oferta do das atividades remotas como aquelas vão ser mantidas Por que a de acordo com as resoluções a líder tanto a resolução 62 contra a instrução normativa nº 90 que é de abrangência Federal ela aprender algumas questões quanto ao retorno seguro das atividades presenciais está aí tanto a instrução 90 que foi mencionada naquele formulário que nós víamos para vocês quanto à resolução 62 é os presentes ir toma toma aquelas pessoas que estão cuidador de idosos porque ele não tem com quem deixar é durante o período eu não sou professor presencial E aí André Fernandes deu uma pequena falha que eu acho que ele não tá prestando não famosinho tua internet virou um símbolo até que parte você sobre tá falhando tamos ouvindo também está falhando eu vou deixar minha carreira É melhor um pouco com a câmera fechada não me escuta há mais ou menos eu vou falar meio Storm 1 Oi tá falhando o acerto fazer gente porque uma atualizada é Fernanda de repente ficou caída no o seu telefone tô de forma sido tem um tiro fone de repente não me sinto melhor e agora parece que sim é mas pode abrir a tua câmera e eu consigo te ver agora o que está apresentação pensar em E aí o serviço você melhor ainda não é e quem é o quem sabe o Maicon começa a falar as coisas e essa parte e pode ser Fernanda tá certo e também pode dizer o disco também estamos ouvindo bem o Fernanda depois que só dá uma olhadinha não sei que se a tua internet tá cabeada ou se ela tá pelo wi-fi da diferenças que não tem cabo aí E então encontra Fernanda consegue resolver os problemas de conexão eu vim aqui apresentar rapidamente brevemente né o resultado da consulta à comunidade do campus Pelotas Visconde da Graça em relação ao questionário que foi divulgado né e construído pelo cometer pela qual local do câmpus né como subsídio para que a gente possa avaliar a progressão né do nosso câmpus que hoje se encontra em fase dois para fazer três Então vou apresentar rapidamente aqui né esse questionário ele surge Então a partir da análise da resolução 62 do Conselho superior como a Fernanda já vinha apresentando e com base nessa resolução então ocorre local do campo realizou consulta à comunidade com intuito de avaliar o avanço para a fase 3 E aí e esse questionário foi divulgado amplamente né nas redes sociais do nosso câmpus e também na página da web do do nosso Campus é questionar ele teve respostas coletadas entre os dias 13 de novembro até podia Dezesseis de novembro Oi gente desculpa eu esqueci de Abrir a câmera me desculpa então passando um pouco o resultado da pesquisa que a gente realizou eu vou apresentar os resultados separadamente foram dois questionários diferentes então primeira vou apresentar o resultado com os estudantes Tá certo e em relação a intenção de retorno para 2022 que é uma das perguntas que tinha lá não questionar tá que foi respondido por 341 estudantes do nosso câmpus compra níveis de ensino então dos alunos de pós-graduação nós tivemos apenas cinco respondentes sendo que três ali mostram então a intenção de retornar para 2022 o centro do nível dos cursos técnicos subsequentes nós tivemos é 31 respondentes sendo que 21 apresentam então a intenção de retornar às atividades presenciais no câmpus certo é no segmento técnico integrado nós tivemos 190 respondentes deste 190 169 ou seja mais do que oitenta por cento Ali pela nossas barras horizontais de baixo demonstram a intenção do retorno às atividades presenciais e o nosso Campus em 2022 e por fim nos cursos superiores nós tivemos então sempre quis e respondentes e destes 115 73 demonstram a intenção do retorno às atividades presenciais O que passa ali dos sessenta por cento se a gente analisar esse gráfico em relação em toda a população de estudantes segregadas por níveis nós temos Então a partir mais de sessenta por cento né dos nossos alunos demonstraram a intenção de retornar dentro de cada segmento em relação às questões que envolviam os estudantes e as estudantes identificaram como grupo de risco Então essa análise que eu tô trazendo aqui tá é somente daqueles estudantes que têm a intenção de retornar Tá certo então é a gente consegue perceber por esse gráfico que ali nos cursos técnicos subsequente integrado e superior superior menos de 20 para por cento nem por um de vinte por cento ali dos Estudantes e das estudantes apresentam algum tipo de comunidade e são fator determinante para a gente avaliar o retorno seguro e os nossos estudantes e das nossas estudantes na na O Retorno né as atividades no Campus em relação ao esquema vacinal que algo que que a Fernanda já tinha comentando né então lá na resolução 62 para que os estudantes e os servidores entre no campo se realizem as atividades é obrigatória a apresentação da carteira de vacinação 20 o esquema vacinal esteja completo então em relação aos estudantes que têm a intenção de retornar a gente consegue perceber que quase a totalidade deles já apresenta o esquema vacinal completo O que se nos estudantes é optar ão ali né placa respostas que não realizaram certo é isso também demonstra que o nosso campo está bem avançado né E que a população de estudantes que têm a intenção de retornar e já está praticamente toda vacinada O que é um fator positivo para gente avaliar o retorno no próximo ano em relação aos resultados da consulta com servidores e a servidores tão já tivemos 95 respondentes da nós tivemos então 23 do segmento dos técnicos administrativos e ações educacionais técnicos em assuntos educacionais e nós tivemos 72 docentes que responderam o questionário é neste gráfico aqui a barra ela já começa com 85 porcento por isso que pode dar uma uma confundida aqui na hora de interpretar mas o que que é importante que dor da população do dos Tais então 100 porcento tá tem a intenção do retorno às atividades em 2022 e nos docentes mais de noventa porcento dos docentes tem a intenção do retorno às atividades presenciais em 2022 e dessa população de servidores que têm o interesse de retornar então nós temos que são né grupos de risco seja apresentam alguma como realidade me em torno de trinta por cento desses respondentes né sendo maior Esse número é entre os docentes são de a gente tem 21 docente apresentou algum tipo de comodidade ou se enquadram naqueles elementos naqueles fatores que é de acompanhamento net de crianças é beber ou idosos que também são grupo de risco Ah e por fim então em relação ao esquema vacinal de todos os respondentes apenas 11 do segmento Thai é indicou que não realizou esquema vacinal então é entre os respondentes do nosso questionário inclusive aqueles que né não tem a intenção de alterar também já estão é completamente fascinados o que é muito importante também é quando avaliamos a possibilidade do avanço para fase 3 e diante desses resultados que eu acabei de apresentar brevemente com em conjunto com avaliação dos espaços do campus e a partir da avaliação da resolução 62 com a autorização o avanço da fase 3 que foi divulgado na resolução 63 nós da corda local entendemos em Campos bem a possibilidade do avanço para fase 3 Tá certo então essa foi a avaliar É isso aí é local do clã e agora fica para a comunidade do nosso câmpus essas informações que vão subsidiar o processo de escolha da unidade de avançar ou não é para fase 3 no ano de 2001 a minha parceira isso não sei se a Fernanda Conseguiu resolver o problema dela e vamos ver vamos descobrir agora estamos indo agora ótimo bom então a gente retornando vou voltar aqui para e agora o tranco agora não consigo abrir apresentação aqui eu não estou com o apresentador aparentemente Eu já coloquei Fernandes obrigado bom então gente eu não sei em que parte que começou a falhar mas eu tava falando da de alguns critérios importantes para a gente poder cogitar passar por uma fase 3 né E aí eu estava falando das atividades remotas da artista que seria um antigas E aí na própria revolução ela tira a obrigatoriedade aqui só aqui em caso de oferta de atividade remota Essa será preferencialmente a 5 horas mas tenha a obrigatoriedade de oferta das aulas presenciais e remotamente sintomas que poderia ser uma preocupação eventual né do professor ou sentar nesse Prisma e ele ter que data tanto aula presencial quanto aula no formato cinco no para os alunos se não puderem participar da aprender as atividades presenciais então e a própria resolução já esclarece isso o e por fim a última coisa que eu queria destacar aqui já nas disposições finais era Justamente a questão da obrigatoriedade da comprovação da vacinação né do esquema integralizado o Marcão já falou isso Quando ele começou a apresentação da parte dele então com base na resolução 62 nós do coer para subsidiar a direção de ensino para elencar alguns critérios né para isso poderia pensar em como organizar uma possível fazer três como essa fase 3 poderia ser organizada nós elencamos alguns critérios oi pra poder subsidiar isso então pensando por uma casa e preso né O que que a gente usaria como critério para definir quais atividades seriam afetadas presencialmente quais seriam mantidas de forma remota bom então a Nós pensamos né isso tudo são só sugestões tá ainda a direção recinto e as coordenações de cursos têm toda a liberdade de usar essas diretrizes ou não o papel não tem uma oferta regular por ano para os cursos que são anuais ou semestral para os cursos são semestrais né então estaria esse formato que a gente teve durante esse ano dos blocos né que foram feitos principalmente com os cursos técnicos integrados de fazer os blocos de disciplinas então uma das ideias já seria tirar isso e voltar para uma oferta regular é a segunda diretriz que a gente sugerimos manter o espaço das disciplinas no Moodle já que nós e tem os toda essa estrutura pronta mesmo que as disciplinas sejam ofertados no formato presencial Porque como a gente já viu quando começou a oferta das hostilidades concepcionais a gente teve uma semana ali que mudou a bandeira né o sistema dos três lados aqui no município porque começou a aumentar o número de casos então tivemos que suspender e as atividades foram simplesmente suspensas então a ideia seria manter todo mundo ambiente do mundo já montado preparado caso a gente tem que regredir por uma fase dois outra uma fase um a gente não teria essa perda de tempo esse atraso até se organizar para voltar para o remoto o formato já estaria pronto para usar qualquer momento necessário é uma terceira diretriz é que não certa presencial priorizar as disciplinas com atividades práticas né então Considerando o distanciamento entre as pessoas o ocupação máxima que permite cada área cada espaço a gente sabe que vai ter que realocar turmas né no caso de oferta presencial então caso não tenha espaço para todos no cenário em que todo mundo quisesse enfrentar a suas disciplinas de forma presencial e não tivesse espaço disponível né para todos ofertares então as atividades disciplinas de um priorizados aquelas com atividades práticas as ofertas de atividades e eventos como semanas acadêmicas sempre continuaremos a priorizar o formato remoto até para poder ter os espaços maiores para uso como sala de aula por exemplo em auditórios a oferta de projeto de ensino pesquisa e extensão no formato presencial do câmpus vão ser avaliados caso a caso de acordo com Qual atividade que vai ser oferecida com a espaço que deverão ocupar em quais turnos aconteceriam a manter as atividades dos cursos de acordo com o estabelecido no projeto pedagógico do curso Então as licenciaturas por exemplo se continuariam no no horário noturno os integrar os integrados seriam por um integral né aí tarde é a questão do alojamento a gente vai mencionar aqui a pouco já assim que eu terminar minha sala a gente vai falar do alojamento e não confere todas as atividades presenciais respeitadas sempre a capacidade máxima dos espaços atendendo distância as medidas de distanciamento do plano de contingência na obra então a o depois de analisar tudo isso então de acordo com parecer favorável né para essa migração para uma frase preço bom então eu já depois do Maicon retornaria para falar do relatório da análise dos espaços que nós temos né E como é que ficaria a utilização desses espaços de acordo com os valores que nós temos atualmente no plano de contingência que é de uma primeiro entre os ocupantes então a gente fez um relatório de cada espaço possível tanto salas de aula quanto os laboratórios e espaços administrativos não é então aqui a gente tem a tabela de ocupação né para cada um não vou ficar lendo um por um mas nós já temos esse Panorama para poder basear depois então a partir das intenções que chegarem né já foi passado para pela direção de ensino e as coordenações de curso de área Conversem com seus vejam Quais são as intenções é para uma possível fazer 13 Então a partir do que nós recebemos de intenções aí a gente vai ver de acordo com cada espaço onde que daria para alocar cada turma cada disciplina nós temos aqui todos todas as falas né e os laboratórios também foi feito um mapeamento muitos deles apesar da área total da do espaço os laboratórios tem bastante área de bancada de armário então Jesus bastante a ocupação possível é a desculpa interromper Fernanda é que o chat e tá tá tendo perguntas só para explicar a dinâmica se a gente não falou no início peço desculpas que as perguntas serão respondidas ao final para a gente não atrapalhar as apresentações Obrigada Gustavo a e os espaços aqui das salas dos professores Neri AL e como é que ficaria à disposição o e por fim das salas administrativas e eu acredito que da minha parte era era isso Paula de repente um a beleza chama One O que é muito importante salientar essa preocupação que acolhem e se dá tempo para que a Siri planejamento possibilidade de um futuro retorno na fase 3 em 2022 seja feito por todos os critérios se não tem Claro então que tá sendo levantamento de todos os passos né Eu acho muito importante sei que tu botou no centro da apresentado Eu acho que o ponto que falou que é extremamente importante que o Marcos poderia conversar um pouco a gente aí sobre a questão específica do internato do nosso caos markus por aí já estão escutando a É sim é só se jogar Boa noite a todas EA todos aqueles que estão nos acompanhando uma das coisas que nos deixam um pouco apreensivos é a questão do alojamento né num possível Retorno à atividades presenciais né então nessa semana que passou a gente junto com a direção à coordenadoria de saúde não se a coordenadoria de assistência estudantil se reuniu para discutir um pouco sobre os protocolos para uso do alojamento na tensão dos alunos que estão no regime de internato pleno na posição a gente elaborou alguns pontos né tipo amplamente discutido né como toda arte se né muitas sugestões por parte da presidente wi-fi Há muitos esclarecimentos por parte também são a coordenadoria de saúde agrícola dos profissionais que compõem né e disposto e nós elaboramos digamos nessa questão é que trago uso do alojamento né Vai ser necessário uma autorização por parte dos familiares dos alunos né É uma questão Um multiplicada a gente ir embora filho certeza que faz academia muita coisa a gente sabe que estavam santo de Deus vacinação sim mas ainda é uma causar muitas preocupações são que falam com o olhar não né outra questão que também a gente eu ouvi muitas sugestões mais que a coordenadoria de saúde e os filmes falecimento né é a respeito vamos poderiam estar disse a ela a ligar os carros por quarto né então a orientação na parte da equipe de saúde é preciso ficar assim uma apenas por quarto né devido o risco de contaminação ensina outra situação também a gente isso amor vai ser feita uma consulta junto ao Juizado da infância e juventude da nossa cidade porque já tem alguns protocolos e alguns albergues e o yaguru estudo que funciona o regime de internato né onde já já está em andamento alguns protocolos Então vai ser feita essa consulta né Ai que fiz a ciência se organizar e disponibilizar ó a fazer essa consulta para fazer o para externa esse [Música] É nesse ponto né basicamente foram essas as nossas decisões né as principais principais pontos que nós discutimos né é aparente fazer também uma busca ativa em relação aos valores internos net voltaram não é o se voltar se começar a fazer empresa né se a gente sabe se por exemplo hoje Se fosse voltar qual o espaço que o alojamento ele poderia dispor né quantos quartos quantos alunos poderia então estudo ele já está fazendo isso levantamento né para a gente tomar todos os cuidados devidos né da nossa parte ele é basicamente seria isso né ficou Instituto também é buscar eu junto com a assistência estudantil né se vestir né A é a questão do auxílio-moradia monte de ação daqui a pouco né seria mais uma alternativa não sei se der tempo você me quer comprar mental algum Pou em São Marcos acho que é isso aí não trouxe né a preocupação é de que até analisamos alguns protocolos de outros espaços preciso de e alojamentos né mas entendemos que o local de permanência de estudantes para os lados a noite né Não poderia ser compartilhado Por que o ar fica esperando eu mesmo então temos que pensar na segurança então uma possibilidade de um retorno presencial gradual o internato não poderia ter ocupado o como é tradicionalmente por 14 estudantes por parte e o levantamento que vocês fizeram os estudantes estariam hoje Se não tivesse botar hoje o regime de internato pleno nós teremos me corrigir Marcos 21 estudantes né em O Gi é né começaram a utilizar essa na 23 23 né então a gente conseguiria fazer isso para estudantes que estão hoje Lógico que tem o ingresso de novos alunos mas não tem que priorizará a segurança dos nossos estudantes Então acho que tu já falou tudo aí e a gente nesse momento né Depois de ter feito essa apresentação a gente passaria para responder algumas das perguntas que estão aparecendo lá no no chat no YouTube e a primeira colocação do chat do YouTube ele faz menção de que que as os resultados né Pode ou não estar vinculado número de alunos o resultado naquele momento ela falando de uma boa execução da fase Douglas a partir do relatório da companhia e naqueles seu burro resultado as atividades presenciais excepcionais neste momento está-se realizando o pequeno número de estudantes né então por isso torna mais fácil manter todos os protocolos por isso é a importância do que a Fernanda comentou de ser atualização do plano de contingência do Sul da conta de ver quais serão esses novos protocolos numa perspectiva de implementação de em fase 3 né porque acho que é muito importante rapaz de três não é retornar às atividades presenciais noite sua origem a fase 3 é ampliar oferta de atividades presenciais numa situação de pandemia manter do protocolo e garanto a segurança sanitária dos nossos estudantes e servidores e colaboradores então o túnel nesse momento a boa execução das atividades então assim a Fernanda entendido o controle pouco melhor né mas que serve de experiência não fica esperando plástico alguma coisa mais aí não é exatamente isso que você tava falando de tênis a é claro que quanto menos atividades estiverem sendo desenvolvidas maiores as chances de sucesso creme tem mais situações controladas mas como a resolução é para todas as unidades né É só para dizer que não adianta unidade tentar passar por uma fase 3 tira uma sorte dois comemos atividades sendo desenvolvidos já não tava dando muito certo controle né as medidas de cuidados pessoais ali então é esse relatório né da dos resultados de como é que foi a fase dois agora até o final de dezembro se você decisivo porque se ouvir os problemas no controle na movimentação dos Estudantes e do dia outras pessoas envolvidas e débito dificuldades teve falta de oferta por exemplo de material de segurança né de álcool em gel de mascarante Only que o unidade ver que ele possa perguntar de ter né se ele não conseguiu dá conta de uma frase dois é basicamente isso mas com certeza quanto menos atividades melhor resultado Teoricamente porque é muito mais fácil de controlar mas é é uma uma questão ele só da resolução mesmo para praticar a unidade consiga fazer uma autoanálise e saiba o tamanho do Passo que quer dar é perfeito Espero que tenha conseguido responder a Anna Anna a segunda pergunta e apareceu o chat foi quando o coração o percentual de alunos e servidores que responderam ao formulário que acompanhei pela guru salientar que o celular que apoiem em um formulário para subsidiar um debate e no formulário censitário e formulário para mais de uma morte pra gente fazer uma o estudo nesse sentido 58 por cento de docentes respondeu ao formulário 26 por cento diria técnicos-administrativos em educação respondeu ao formulário e isso eu não me engano pouco mais de 12 o cento de nem visitaram o quantitativo de de estudantes ali em torno de 1.400 alunos né É o Max está com Danilo tô achando ruim o resultado pega dois por cento de ar ele é ele falou que não era quarenta e dois por cento e não tenho certeza da conta mas tá lindo quarenta e dois por cento dos Estudantes é o Marcos escuro total de 800 que estão os estudantes que estão participando das atividades remotas né que aplicativos tomou como base capitalizar e esse foi um levantamento manalise para subsidiar os debates na qual ele e que não se trata de um processo censitário né Lógico que ao e definiu e o campo mais fácil Campo vai fazer para essa definição por uma fase 3 A gente passa para o outro pneu do que é diferente cação de documentação a gente possa encaminhar né os procedimentos necessários para essa mudança de fase com uma semana havia comentado não é a gente tem que fazer todo uma documentação o barato de fazer a solicitação de modificação ao tempo que a gente possa ter respondido à solicitação da Elizabeth II tem uma terceira pergunta qual o protocolo que vai se se adotar para os não vacinados se podem retornar às atividades e a resposta é pela redução 62 aprovada pelo conselho superior doente Sul e não não pode participar das atividades presenciais pessoas que não estão com seu esquema vacinal completo salvo pessoas que tem alguma contra-indicação médica as pessoas que dividam o calendário de votação arde d de vacinação ainda não chegaram no seu processo completo de hipnose a salvo essas duas sessões árvore as outras pessoas que forem participar de atividades presenciais deverão Obrigatoriamente estar com o esquema vacinal completo não peso do esquema vacinal completo não poderá participar pelo próprio regulamento que foi aprovado pelo conselho superior da nossa instituição Espero que incluíssemos tenha conseguido responder Bom [Música] dia não me lembro quem é que consegui colocou isso aqui no ar e no chat outra pergunta que o Michael já respondeu para nós né Fernanda e quando você já tem uma data de quando começa o próximo ano letivo o calendário para o próximo ano letivo já foi enviado para aprovação né em princípio O Retorno está previsto para o dia 21 de fevereiro de 2022 Esta é a data prevista só que esse calendário está em aprovação ele precisa ser aprovado pelo conselho superior da nossa instituição o Fernando tem mais alguma pergunta lhe Fernanda e olhando aqui é muito importante também né Tem diga Paula tem uma pergunta que fala numa possível volta graduável o ano que vem já temos alguns planos sobre o ônibus leva os alunos ao Campus teríamos Uma demanda maior para maior segurança a beleza é uma conversa que nós estamos fazendo com a NET está se aproximando do consórcio para tentar incentivar o maior público cativo de ônibus né que possam atender a nossa demanda no campo neste momento os ônibus do consórcio não estão entrando dentro do campus São Paulo de segurança não ingresso a visão aqui numa perspectiva de fase 3 cima dotado os ônibus passam a a circular novamente pelo Campo de nós vamos tentar aumentar o fluxo para que a gente possa ter uma redução né do número de ocupantes mas não é uma situação que a gente [Música] vai conseguir definir assina o protocolo de segurança do transporte público não estava alcance é do campo dessa permissão a gente vai tentar aumentar os horários que os grupos é importante salientar que agora um cabo Cê tem uma parada de ônibus lá na frente coberto então de tomar a tratativa com a prefeitura para melhorar um pouco meu acesso ao transporte ali na chegada do câmpus e que também nesse processo afirmar corte dele lhe auxiliar e na Fernanda o fluxo de pessoas dentro do campus não vai ser o fluxo normal de uma atividade presencial regular né e a gente vai ter um fluxo bem menor pessoas dentro do campus plantar respeitar o distanciamento para tentar respeitar o quantitativo de pessoas mudam o próprio fluxo de pessoas acessando transporte também vai ser reduzido porque a gente vai ter essa perspectiva de atividades remotas e tirar a presenciais e E aí [Música] e tem uma outra pergunta ali sobre o conteúdo sendo aplicado no modo remoto me permitiu e as atividades práticas né por isso a ideia de que estejam atividades remotos e atividades presenciais por isso não é uma definição Extra na pode me ajudar pela na poi E aí não é uma descrição que nós vamos definir o que é né Exatamente é a o co e ele tá só analisando a estrutura tanto física quanto de os cuidados possíveis Neves disponibilidade de materiais de segurança como por exemplo o álcool em gel o cuidado com acesso né para controlar a medição de temperatura esse tipo de coisa então se nós estivermos estrutura para ampliar as atividades aí os docentes que Estão interessados docentes e Tais que Estão interessados em os a atividade presencial sem cessar o interesse para suas coordenações e as coordenações vão passar daí sim Justamente esse esse projeto né de quem pretende ofertar disciplinas por exemplo E aí dentro de dos interesses manifestados nós do corre vamos ver se vai ter espaço suficiente Quais são os espaços adequados para cada atividade E aí vamos dar o OK ou não né de repente alguma atividade solicitada ele não tem um espaço adequado para parecer ofertado no momento numa fase 13 ainda então a partir dali vai ser nós vamos trabalhar se é possível ou não mas o formato como vai ser ofertado é isso tudo vai depender do proponente né do professor da disciplina do coordenador da atividade então isso não sabe sabe né e vê se tem tempo teremos estrutura para todas as atividades que forem informadas como propostas na de realização e e e apoia sabia que as atividades práticas e atividades presenciais né então por isso a importância de diariamente estão fazendo três Traz essa perspectiva de que a gente vai ter um aumento nas atividades presenciais justamente nessas disciplinas que tem né são eminentemente práticas né então por isso é um planejamento né bem nós vamos trabalhar junto com a direção de ensino coordenadores e docentes pretendem net forem ofertar disciplinas práticas justamente trazer por exemplo no curso técnico integrado que é dois turnos né garantir que não tenham grande fluxo de estudantes durante todo o dia né que ele esteja concentrado e preferencialmente em alguns túmulos que cursos que tem que São Brás Pires é unicamente vespertinos por exemplo então eles vão tem a preferência do turno da tarde então Teoricamente os integrar os integrados tenham atividades no Campus preferencialmente de manhã uma outra possibilidade de escolher alguns dias da semana né para locar alguns cursos e outros dias da semana para você tá as atividades de outros cursos justamente para não lotar um determinado curso aumentar o fluxo de pessoas naquele turno naquele dia né então justamente é depois que chegar às demandas né de interesse de apertar atividades ocorrer vai analisar e ajudar a direção de ensino a distribuir todas essas atividades em turnos em dias de semana e e nos Espaços é que a gente tem disponível a beleza mais uma pergunta aos que Ainda não receberam a terceira dose também não poderão participar a a dose obrigatória primeira e segunda né então a conhecida tratando com esse protocolo de primeira e segunda doses EA terceira dose única dependendo da da vacina né a terceira dose de reforço não é não não vai ser contabilizado neste momento para essa definição até Porque dependendo da idade para terceira dose vai pessoal nem abriu 2022w temos que estão nesse momento né de cinco meses da segunda dose para fazer a dose de reforço são em princípio não vai ser esse protocolo momento e aí vem a pergunta né Tá certo que dar o retorno é justamente isso que nós estamos fazendo apresentação para a gente fazer na próxima semana o processo de definição dessa muda a fase entendo aprovação por toda a comunidade servidores docentes técnicos-administrativos e comunidade estudantil dando pela definição de que vamos passar para fazer três Aí sim hein Ester passa ser certo o retorno para a perspectiva de 2022 diga respeitadas as condições no momento do retorno né se as condições do município da região piorar inha claro que a gente regride em fase em vez de avançar Oi e aí também minha pergunta né se tem a possibilidade do aluno seguir com aulas online se assim desejar Fernanda e olha Bom dia acordo com a resolução 62 né tem direito e com aquela com instrução normativa que a gente sai para me encontrar isso são era ativa número 90 ela diz respeito aos servidores para não não é estudantes mas a gente tem como base porque o que delimita ali o que tem alguma algum esclarecimento não não precisaram retornar para presenciar o caso as atividades referentes àquele curso enfim retorne Os estudantes e tiverem algum laudo médico médico morbidade ou a questão da situação de cuidador de criança o Dindo uso né mas a princípio e uma determinada atividade foram afetadas de forma presencial é só com esse caso dos Estudantes devem retornar também só vai ser aplicado no formato remoto e aí até destaquei um em piso se eu não me engano um artigo ali da resolução 62 os casos em que o os estudantes desculpa água desse modo os serão mantidas mas não precisa de um ser sincronas não precisa professora fazer dois turnos de disciplina um turno presencial e um turno cinco no por exemplo ou transmitir ao mesmo tempo ele tá dando aula presencial e fazer a transmissão para quem tá em casa o material para quem desenvolver atividade de forma remota Vai ser todo assíncrono mas não é apenas pela vontade do estudante é realmente por impossibilidades de acordo com alguns critérios a Beleza espero que a gente tenha conseguido responder a colocação para plantar certamente tem um comentário lá no YouTube né sobre porque as escolas municipais do Vulcan né eles são crianças que grande parte não tenha o esquema vacinal né E nós do Sul temos as vacinas porque o debate Google debate Justamente esse uma retorno seguro e permite posse Terra fazendo retorno planejado seguro e discípulo começar e pega pouco tem que parar e efetivamente nós temos sim a questão de internato que é uma questão que merece o cuidado de um debate é muito importante e vamos sempre na lógica de que a educação pública consertamos Ela É principalmente inclusiva Então não podemos fazer um planejamento onde a 10 processo de exclusão então por isso funciona bate detalhes estamos aqui numa perspectiva de contemplar a todas as pessoas que escolheram a reconfirmação de uma instituição pública gratuita e que mesmo companhia e todos os problemas continuam a ser uma questão de muita qualidade e primamos por um processo educacional leva em conta toda a diversidade de situações que se apresentam obter esse debate que está fazendo né e e até porque kvg Ele atende dentro da sua perspectiva de área de atuação não exclusivamente município de Pelotas Ele atende uma gama de mais de 40 municípios ao nosso redor então ao dizer que a gente volta com atividade presencial não tem que pensar em todas as pessoas do entorno da cidade de se deslocar o nosso câmpus não sei se conseguir responder né Oi e aí tem uma colocação também exemplo alternativa seria manter as aulas teóricas no modo abelhas práticas na forma presencial Esse é o foco do parecer da Fernanda justamente bom eu tenho oportunidade de fazer algo remota dá para fazer a parte remota uma questão mais teórica e prática a gente possa fazer a mais uma atividade presencial mesmo isso vai depender muito da proposta do professor né ele que vai definir se ele vai querer fazer tudo presentear o mesmo em sala de aula e uma parte em prática em laboratório ou no campo e ou se ele vai querer fazer de forma remota a parte que pode ser na parte teórica e somente presencial a parte prática isso vai depender muito Lu professor não ocorre só vai ver se é viável ou não a ocupação dos espaços E aí Ah beleza depois tem uma uma uma pergunta que a sobre a questão do internato né E que coloca muitos dos nossos estudantes a pandemia sabe o internato do PG por um parecer uma deliberação do juizado da Infância e da Juventude estabelece que o estudante ao fazer 18 anos ele deixa o internato e passa a receber um auxílio-moradia né Prime a progressão espaço para sua hospedagem né E aí tem uma pergunta que não estudante estou agora uma função da academia eu vou completar 18 anos uma situação natural instante a passar todos eu ensino médio integrado ao técnico dentro do internato para pandemia muitos doentes vão acabar completando 18 anos né Esta é uma das situações que a gente vai conversar com o juizado a juventude neste momento a resposta é não não não é permitido Juizado O estudante fazer 18 anos continuar dentro do internato por isso o nosso diálogo para na perspectiva de 2022 ver essa possibilidade né Espero que a gente possa ter respondido né e essa questão aí a outra pergunta as atividades práticas poderão ser recuperadas nas atividades remotas como por exemplo as pessoas que estão trabalhando poderão realizar todas as atividades remotamente Oi Lilo entendimento né as atividades que são e que vão ser definidos como presenciais somente serão consertados de forma remota para o estudante que apresentar algum tipo de comorbidade me corrigir super melancia é isso que está provado nosso conselho superior né Exatamente é só realmente em caso de comorbidade ou no caso da de cuidador né se a pessoa comprovar que a cuidadora e que não pode atender as atividades práticas as atividades presenciais Desculpa então vai depender muito do professor também né se ele vai abrir outros precedentes ou não mas com base na resolução é realmente essa possibilidade vai ser só para pessoas que tenham comunidades ou são cuidadoras é importante né eu sei que a situação de pandemia e esse tempo todo colocou né algumas situações e em muitos dos nossos estudantes das nossas estudantes acabaram nesse período a direção do mercado de trabalho né E talvez essa seja a preocupação né então o regulamento que tem hoje tá desta forma né Para que não seja a partir presencial lá somente para situações especificadas na resolução perceber eles não tem uma pergunta que não sabe se já foi feito as o processo seletivo para quem quer ingressar no ano que vem o processo seletivo es vai ser lançado agora ele vai ser um processo por sorteio não terá concurso para ingresso no LG isso em todas Isso vai ser um processo via sorteio já teve alguns Campos que estão com calendário um pouco diferente e já abriram processo e em breve vai sair o processo Mas vai ser sorteio na modalidade de ingresso uma coisa muito importante né que hoje com protocolo de distância gente é o tempo está se discutindo novo plano de contingência professor e pode trazer modificações do da resolução da do Governo do Estado sobre os protocolos e despertamento hoje a capacidade do campo respeitando todos os distanciamentos é de 540 alunos por turno Argos todos os espaços possíveis né as aulas Laboratórios né como estudante capacidade do campo também ad103 docentes em cada duro e de 69 técnicos-administrativos em cada turno Então esse quantitativo né e a pergunta de mim que vem ali Qual o motivo de solicitar aos pais dos internos que será assinado um documento é o motorista tenha perdido alguma coisa mas seria uma responsabilização das famílias para os estudantes Interno também estamos no momento de pandemia a gente tem que dialogar com as famílias entender né De que estamos no momento de pandemia E assumir a possibilidade de internato e a gente assumir um risco da mesma forma como quando nós vamos alguma farmácia comprar medicamentos Vamos ao supermercado comprar mesmo a gente está correndo um risco então mandar tudo para o internato a gente entre os cargos ainda economia é assim são dele está se expondo ao risco por isso esta conversa essa aproximação com as famílias que os responsáveis né não na perspectiva de passar a responsabilidade mas não poder já logo a entender aqui a inscrição vai desenvolver todos os protocolos de segurança possíveis para garantir a segurança sanitária das pessoas quando estão dentro mas tem tudo uma questão de deslocamento que vai acontecer isso a gente tem que dialogar muito com as famílias a pergunta é se o mesmo será solicitado aos estudantes eterno nesse momento não se der passou essa questão de documentação de autorização dos Estudantes externos né para as aulas presenciais mas é uma uma funcionamento que tanta gente vai levar a coordenadoria de assistência estudantil para que a gente possa fazer essa avaliação né e venda real na cidade de Toronto Merece sim talvez uma atenção né porque são um de nós no momento de epidemia né então por isso acho que é uma coisa que a gente tem que trazer para o debate e e deixa eu ver se tem mais alguma e quais as justificativas que serão aceitas pela equipe diretiva e representação estudantil em relação aluno que não quiser participar das aulas presenciais somente alunos que se enquadram em grupo de risco acho que ele vai Naruto da resolução né Fernanda é exatamente a gente vai vai avaliar de acordo com o que estiver na resolução 62 Oi e a resolução 62 trás lá Quais são as condições né para que os Estudantes têm que apresentar o rolo alguma situação que indica a necessidade de não poder estar presente e que o setor de saúde vai fazer essa esta análise né para ver o áudio e a gente poder ter tranquilidade né e é isso Fernanda Artigo 14 da da resolução 72 estudantes poderão optar por não participar de atividades presenciais mediante justificativa que deverá ser apresentada a comissão específica do câmpus comporta cura que pedir diretiva e representação estudantil para avaliação individual de cada situação é perfeito perfeito e [Música] bom então por isso começa aí essa opção ainda não foi montada tem que ter que meus critérios junto com a comissão central e vai trazer algumas linhas para essa análise né isso é pergunta que representa um marco o meu avô seria obrigada a ir Isso é uma das situações que essa Comissão vai analisar né a gente vai na minha visão a gente sair muito o que dizer isso são normativa 90 que traz ali várias situações né em termos de probabilidades e também a situação familiar rede habitar os bolos né pessoas estão especificadas no porto na descrição 90 que servem de orientação para essa definição é E aí a Paula me questão mais importante o site do YouTube como são vários chatos a gente fica meio perdido aqui na perna gente não sabe mais que tem que perguntar lá por favor se por acaso outra e a gente não conseguiu responder alguma me chame atenção aí eu tô Pergunta se o calendários não será apreciado pela comunidade o calendário ele vai ser apresentado de uma comunidade né aquele primeiro precisará passar por uma avaliação no termos de legal dentro da pró-reitoria de ensino né Para a gente poder ver se atende a gente está no período que sai uma resolução que ainda flexibilizam o dias letivos para o ano de 2001 porque a gente está em manutenção 2022 ainda na perspectiva de trabalhar quando 2021 Então esse primeiro passo para uma apreciação desses calendário atende às exigências legais né para depois ser apresentado e discutido uma a comunidade a Espero que tenha respondido aí a recolocação da FAB na semana colocou no status que a instrução normativa nacional que é de Setembro agora para a usar outra pensamento maximiza ela é eu não sei nem olha que existiu de vários órgãos Mas Ela É voltado para os servidores para o retorno seguro dos Servidores Mas nós vamos tomar como como base também para tomar decisões com relação aos alunos no que foram nisso a resolução 62 do consumo e tem outra pergunta nem que é com relação as máscaras desse lá serão fornecidas pelo câmpus as máquinas serão fornecidas pelo câmpus só não recordo semana me vai me corrigir pia instrução 62 ela Manteve a PS2 ou ela flexibilizou flexibilizou a escolha da unidade e agora não agora não sei acho que a instrução a resolução certeza porque eu tava olhando olhando a a minuta da da próxima versão do plano de contingência do Sul o plano geral e também fala das máscaras mas acho que acho que a 62 atenção a resolução 62 ela fala de preferencialmente até PS2 mais fica a cargo da instituição da da unidade vou fazer a leitura Aqui Fernanda do artigo 22 da resolução 62 quanto à obrigatoriedade ou não do uso da máscara tipo pff2 N95 a unidade terá autonomia para definir juntamente com as representações estudantis a comida a obrigatoriedade with Sul deverá fornecer as máscaras tff2 visto o orçamento dar-se-á preferência ao estudante uma inabilidade social e fazem parte de algum programa de assistência estudantil definida a obrigatoriedade Azul os estudantes que não fazem parte do programa e da assistência estudantil também terão de utilizar a massa de determinada pelo Campus e isso é o que está escrito na resolução aprovada pelo conselho superior Então vai ser uma definição da comunidade a a escolha ou não das máscaras pff2 né e ensino defina pff2 o campus em fornecer a PSF PS2 de acordo com a resolução né a parte do dente com o habilidade social nesse momento agora de atividade excepcionais o campo de permissão para todas as pessoas e estariam envolvidas nas atividades de excepcionais presenciais né Isso também será uma definição da comunidade a partir da definição comunidade vai votar nossa proposta aqui na próxima semana nossa proposta de luz da Polly e é que a próxima semana seja feita uma discussão para definição se o campus adotará a fase 3 ou não 12 mil r22 da minha erro começa escorrer vai vai se falar sobre a questão do calendário importando pela definição da fase 3 a gente vai discutir qual tipo de massa que a nossa comunidade vai definir como sendo a utilizada né a escolhida pela comunidade o regulamento não especifica a obrigatoriedade da pff2 unidade cursos de graduação tem outra pergunta que ficou pra cima da essa pergunta da máscara O que é em algumas de Jardim em alguma sala não é possível manter o pensamento adequado entre estudantes vai ser implementado rodízio de estudantes da mesma turma nós fizemos esse mapeamento que eu passei bem por cima comentei bem por cima ali mostrei é justamente para mostrar aqui nós já sabemos quantos quantos o quarto a faculdade de cada sala e uma das coisas que nós já conversamos no colher é que as turmas elas vão ser alocados de acordo com a capacidade de cada de cada espaço então a princípio não vai ter aquela definição das salas do prédio amarelo são de tal curso de Tais urnas do Pingo é pra traz turmas de Tais cursos a gente a partir da demanda que eu chegar nós vamos alocar no espaço mais adequado se não tiver disfarça adequado aí e eventualmente a disciplina que ela atividade não vai poder ser ofertada justamente pela falta de espaço adequado a Fernanda só para colaborar não é só não vai poder ser ofertado de repente ela vai poder fazer pedido médico já estava pensando só da da turma inteira Não realmente vai ter a possibilidade de fazer um dividir os os formatos de né Isso não é uma delícia exatamente desculpa realmente faltou isso Ah e só se alimentando né A Fernanda é o quantitativo quem a ver tudo mudanças no plano de contingência institucional que hoje estabelece distanciamento mínimo de um metro e meio entre entre cada pessoa na sala de aula se isso modifica a gente tem que atualizar todo aquele quantitativo das casas então a gente está neste momento com essa base mudar a base do plano de contingência que vai estar em discussão nos próximos dias o conselho superior tem que fazer todo esse quantitativo né para fazer essa análise exatamente a o como eu comentei né o espaçamento que nós utilizamos é de 1,5 ele é bastante cuidadoso com relação a isso né e a princípio mesmo que venham algum em alguma outra dentro ação de que possa ser reduzido esse distanciamento nós escolher manteremos um metro e meio porque a gente acha que é uma medida realmente mais mais cuidadosa surgiu a palavra desculpa gente mas a não ser que vem ruins uma determinação de que deve ser usado na distanciamento menor mas a princípio até para a gente poder migrar casa preciso dar uma fase mais restritiva uma primeiro já é bastante restritivo né então a gente estaria seria mais fácil fazer essa essa esse Retorno à atividade mais restritas assim então a princípio a gente já tá usando um pensamento bastante seguro bolos pensamentos só vamos utilizar o espaçamento em casa nenhuma determinação realmente obrigando a gente é importante salientar mencionando a gente fez o protocolo de cálculo foi um metro e meio a partir dos limites das classes né E que agora na atualização do plano de contingência vai aparecer a forma por uma ó e central vai definir para o cálculo dessa taxa de ocupação então isso também vai nos trazer um uma forma geral a fim de calcular essa taxa de ocupação mantendo esse distanciamento eu acho que passou uma pergunta aqui desculpa o distribuir acho que passou aqui por quê pergunta né só favor de presenciar o mesmo com limitações minha preocupação ou transporte público livro passam também ao transporte público né a gente sempre fala né Estamos todos aqui preocupados com protocolo de segurança e a gente tem esse controle dentro do campo tem a possibilidade de voo os protocolos 20 consegue garantiu um pouco mais de segurança e menos risco de contaminação o protocolo de transporte público não é a nossa está nas possibilidades da gente alterar fazer qualquer coisa me sentido o que a gente vai tentar é o orçamento ali tentar tirar a esse acesso ao ônibus na Vila botão e o que me preocupa mais é justamente né o turno da noite Porque durante o dia a gente tem os horários um pouco mais fechados né e é um pouco mais tranquilos tu tiver que sair no meio da tarde conseguiu a liminar e agora Tenha parado aqui na frente do câmpus né e é possível a gente pegar um transforme pouco mais jurados pergunta aqui no começo da noite então vai entrar em renda possibilidade da fase 3 aprovada a idade do PG entrar nessa fase e a possibilidade de mais horários de ônibus principalmente na questão do período da noite viu é uma pergunta lhe subisse eu não me perdi Marcial coloca né se a questão de ser uma responsabilidade do professor a definição de optar ou manter o presencial é o melhor caminho apoia e faz o equipamento de dizer a gente entende que precisam alimente prática utilizar precisa presencial as disciplinas que são mais teóricas poderia ser uma perspectiva de ensino remoto manta definição de isso não vai se apoiem transmissão isso vai se dar dentro do curso da área né já mudando os pares de qual é a melhor forma de se fazer as ofertas o ídolo ainda há situações onde temos docentes e comunidade e não vão poder fazer a oferta né por essas características então a entender a igreja de alguma coisa recomendação da polícia apanhei recomenda das práticas presenciais e pela se tem a perspectiva de ter o mais teóricas remota mas isso vai se dar o diabo dentro das áreas e cursos né então está enxergando a realidade de cada área e curso na massa então não vejo assim como ser uma admissão de octana o professor Então dentro da área dos cursos vai dizer olha essa disciplina a gente precisa que vai ser ofertado de forma presencial daqui a pouco Professor tampinha pessoal disciplina não pode porque está dentro do nosso das características como habilidade ou coisa assim tão ai urso vai ter que tentar dialogar para ver qual é a melhor forma de tratar cance prima mas eu entendo assim que parece algo pessoa né Isso vai ser um diálogo dentro da área do curso para ver de que melhor forma a gente pode atender aos eu acho que até que está com medo de que essa fase e 36 respectivamente um princípio início de retorno gradual se ela for aprovada pela comunidade né E aí e não seria melhor caminhar para uma política que todos possam com as garantias de que os alunos serão amparados a respeito o principal Pompeu J vamos Marcial de que ele tá botando no site de jantar conversando né Eu acho que essa questão principal né de garantir que os processos educacionais tem qualidade do Cristo não se aquela coisa que eu quero não quero árabe tem que discutir ver qual é a melhor forma de tratar daquele aquela disciplina ele conteúdo né E como isso fica melhor no processo de ensino a um acidente né e 20 mais importantes alunos que tenham comodidade a própria evolução 62 garante eles vão ter acesso ao ensino remota a única coisa que a resolução não obriga é de usar esse negócio seja é esse é o ponto mas que poderá ser por isso que cursos não vão trazer para discussão e É mas o que mais quentes os pais não tem os alunos mas eu concordo contigo mas acho que é um ponto importante de trazer essa opção né senão o plano de ensino de constrói e apresenta para os estudantes para o diálogo né mas é a estrutura do curso muitas vezes é definida pelos seus pares então por isso essa definição de quais a segunda se encaixa mais informado presencial quais interação mais no formato remoto vai ser sim uma definição docentes né porque eu não vou dizer para Fernanda aqui em cima de biologia que ela dá tem que ser presencial missão pessoal da biologia mas para isso tem que ser presencial isso dá pras 19 nessa perspectiva a gente tem uma fase 31 É para subir aqui a Conseguiu lá falando que ainda sente falta de um planejamento pedagógico né o outro funções aliás preocupações Marcial e É nesse exato momento eu queria que está sendo feito nas várias foi feita uma reunião na terça-feira no Facebook se o Marco pode nos ajudar profundo Raíssa questão mas justamente está nessa discussão pedagógica né que apresenta uma proposição de termos atividades presenciais e atividades remotas que as atividades sejam divididos em turnos e causa discussão seja fez dentro das várias não mais podia falar um pouquinho aí sobre as pessoas atualmente pertence a partir das orientações e deliberações da correia local né o grupo do do ensino ali eu representando a diretoria de ensino junto e pedagógica com de pegue e junto com a orientação Educacional começamos a traçar alguns possíveis cenários para 2022 a partir desses possíveis cenários Nós levamos para os coordenadores de curso de área algumas sugestões de proposição né entendendo também da possibilidade do alcance para fase 3 e a partir então da reunião de terça-feira é os coordenadores de curso e representante diária vão debater com seus pais né para trazer sugestões críticas contribuições né para que esse processo de retorno é de seja o mais democrático possível e que a gente Garanta a identidade de todas as áreas e cursos nas propostas de oferta para 2022 eu acho que essa questão é muito bem colocado aí pela saber o que é aquela que coisa né já Vinte e Dois de Fevereiro Vamos iniciar as atividades como é que funciona então aqui se o planejamento pedagógico está sendo desenhado agora na para ser debatido na próxima semana aí que a gente poder traçar um desenho claro né para 2022 desta fase 35 câmpus definir na Eurico Campos servidores e estudantes optar Então por a gente entrar na fase 3 fase 4 tem uma fase onde a gente não teria mais o a questão de pandemia nessa ele um retorno presencial pra todas as pessoas nem cem porcento integral não tem atividades remotas né uma fase quatro gente dá vislumbra como algo muito para o futuro e apoiem eu quero fazer três guarda-me todos os cuidados possíveis pode ser implementado a para 2022 E aí na direção de ensino inicia Então essa discussão com as áreas para ver uma proposta metodológica entende como que a gente vai tratar e assim alguns desenhos já já foram apresentados forma Clara né a perspectiva de não ter mais as disciplinas e os blocos de um país isso já está no desenho proposto né gente não vai ter mais blocos de meses né gente vai ter um turno com atividades remoto múltiplos seria como as atividades presenciais nesta resolução 62 as atividades síncronas continua sendo restritas a três horas por dia né e dorme tem que respeitar as atividades simples mas o quantitativo de horas hoje posso estar equivocado né mas em princípio acho que esse o quantitativo bom e isso vai fazer parte do desenho mas a proposta que a gente não diga quais atividades serão presenciais e quais serão remotas Bahia dentro do curso daí das Artes previsão a Oi Fabíola teremos uma votação está sendo feita a discussão nas várias a gente vai ter algumas votações na próxima semana né eu justamente votação de atividades é a forma dessas atividades que a gente vai entrar efetivamente na fase 3 Então tudo isso vai ser votado na próxima semana e não só uma votação de exterminadores não é uma votação e vai envolver também as a questão dos Estudantes e esse retorno não é um retorno docentes e técnicos-administrativos retorno cima de retorno gradual para 2022 e toda a comunidade do AVG no Oi tá bem há 65 anos alguma pergunta Fernanda Albano e [Música] e eu acho que não são todas foram algumas as pessoas entraram depois aqui da questão do transporte sobre faltou bastante gente tá preocupado e eu acho que a gente tem que ressaltar o trabalho em cansado do Power da é porque a gente quem tá por trás não tem Às vezes a ciência que a gente tem constantemente se reunido todas as semanas não tem uma semana que eu paguei não seria ruim né porque o paralelo a isso acontecendo as atividades excepcionais que não param de me manda começamos os critérios tradicionais cancelamos retomemos então é a questão da pandemia É um cenário totalmente instável tudo muda né todo momento a gente volta daqui a pouco a gente fica trouxer daqui a pouco a gente avança trabalhamos mais ou menos assim plantão né Qualquer novidade a gente faz reunião para debater e tu é um conjunto mais rápido possível que a gente tava a gente tava se reunindo porque tinha atividade outro dia de manhã foi uma atenção Tinha consulta né então a gente entende assim a ansiedade de toda a comunidade acadêmica para saber o que é que vai ser o mesmo de nós e nós também estamos ansiosos só que a gente vem chegando se aproximando final de ano tá todo mundo cansado todo mundo esperando as férias todo mundo querendo saber como vai ser o seu ano para se organizar profissionalmente e pessoalmente né então é só que a gente Depende de muitas circunstâncias né dependemos do consup então a gente está trabalhando só que a gente não teve oportunidade de fazer essa conversa antes realmente porque a gente tiver guardou a resolução e se a porrada né sobre a revolução fazer a questão da pesquisa levantar os dados dos espaços né é um trabalho entre o coletivo que está sendo construído ninguém sabe como fazer nem nós é novo também para nós assim como a gente não sabia fazer o remoto a gente aprendeu não sabemos fazer as atividades profissionais a gente aprendeu estamos aprendendo a fazer o retorno gradual né então eu acho que é é importante a gente ter calma nesse momento realmente e esse cenário ficou vai ser o ano que vem né é a área pedagógica está discutindo não sabe eu ponhei ocorre recado e realmente antes curtir aqui apresentar resolução dá o seu parecer é o que a gente está fazendo hoje nosso parecer é de que temos condições né do retorno gradual levando em consideração o cenário pandeiro estável só qualquer momento se mudar o processo conforme tá na resolução se retrocede ou se avança né então assim com muita calma e tranquilidade nesse momento a gente tem que ir devagar porque a gente entende a gente conta não pode ir A gente sabe como é responsabilidade né de de líder alguma coisa de poder liberar alguém para saltamos para fazer uma atividade que a gente se sente muito responsável nesse sentido né Então a nossa proteção é realmente a gente vai discutir e se muda para de fazer ou não agora o cenário de como vai aconteceu 2022 Isso vai ser discussão nas áreas né junto que já foi feita reuniões pega aqui pedagógica né então a gente não vai realmente se posicionar já não cabe a nossa posicionar ocorrer dizer como vai ser a gente deu algumas diretrizes Oi tia Fernanda bem colocou respeitar a oferta dos turno o turno que tem uma oferta noturna que continue sendo noturno né dá prioridade para as atividades práticas que tem atividades práticas que realmente forma remota colocam né Muito a qualidade do ensino deste ela anotei uma qualidade assim o ensino então basicamente é isso eu acho que é mais assim é a nível de informação essa reunião tá pra poder a história ser algumas dúvidas algumas coisas a gente também não tem resposta tá a gente tá procurando e tudo que vocês tiverem questionamentos um dragão que super bem vindos que nós vamos atrás as respostas e que nós vamos atrás de realmente tentar buscar o melhor né E a gente semana que vem já organizou na hora tem que tomar reunião para falar da questão dos horários dos ônibus né Então essa parada ali de acolhimento já foi um ganho né a gente tava boa eu conheço e aos pouquinhos a gente vai vai conquistando e encantando realmente né Fazer o que a gente consiga ter um retorno gradual como a gente fala é a dançar né A questão do alojamento iniciar o quarto daqui a pouco vai vai vai avaliando então o Estado pandêmico é importante isso é a gente implantando e avaliando não adianta a gente chegar querer achar que tá tudo bem vontade tudo de uma vez né mas eu acho que é mais rico enfatizar é o cliente o trabalho incansável do fazer e eu corri tem dado sua visita sem trabalhando né em consonância com o para cada gosta é muito importante a gente está trabalhando junto o Maicon paludis com a Vanessa até porque todos eles fazem parte do banheiro né então é um trabalho que está sendo feito realmente a gente entende cara pedagógica tá sendo subsidiada né Muito comparecendo do pai e nesse momento e levando-o para atrasar lhe procuro tá a minha parte é isso só uma sala com Oi Deus queria fazer o responder uma pergunta que apareceu no chat que acho que é muito importante a questão é se o inocente que não tem como novidade classificar a online ou seja se você pode escolher a gente colocou o endereço de e-mail DG comitê político nesse sopa de Dr e todos os planos de atividades analisar parece meio a resolução 62 no seu artigo 24 diz assim O Retorno presencial é facultado à servidora servidores contratados contratados temporariamente e estagiárias Estagiários que se enquadrem nas situações previstas na instrução normativa esse gp90 de Setembro de2005 o Ultra que vier a substituí-la uma exceção da fase 4 e de todas as atividades de inspeção do material então sonhar facultado o retorno é presencial as pessoas então aí Robson servidores e terceirizados Estagiários que se enquadre dentro da resolução da instrução normativa 90 e a Fernanda colocou em algum momento no chat aqui no YouTube que a pessoa não se enquadra naquelas Produções não tem eh então diesel não quero então resolução deixa bem claro nessa esse importante também não aqui todo esse processo que a gente tem tratado em tiver internacionais do trabalho da Courier tem servido em subsídio trabalhos debates dentro do próprio orgânico itsumo em tom por isso valorizar sempre o trabalho do comitê quem oi oi e local do kbg mas que ficou BG Twitter corrigir né o internação só para não entender com essa torta leitura do artigo alisar da resolução 62 não é que a partir de agora então todos estão obrigados né O que não tem como unidade a oferecer as suas disciplinas de forma presencial não é isso isso como já foi mencionado anteriormente vai vir de uma discussão de cada coordenação de cada área né E que a área se a coordenação de curso diário definir que continuar né numa fase 3 uma possível fazer isso preferi continuar oferecendo tudo remoto tudo bem né É só caso queiram oferecer atividades atividades presenciais Aí sim vamos fazer a proposta e depois trabalhado pelo corre Ah mas isso vai vir dessas dessas funções diárias em de das coordenações de curso não que E aí que também claro e o professor estudou sente quiser oferecer a disciplina apresentará mais tiver comorbidades ele que vai decidir se ele vai oferecer né o formato que ele vai aparecer não é que a partir de uma uma migração para trazer 3 e todos são obrigados a oferecer presencial exceto os que tiverem como novidade né forma nenhuma isso realmente vai ser uma decisão entre coordenações de curso e diária Fernanda até importante que o campus hoje de acordo Urbana de contingenciamento não tem capacidade infraestrutura para receber 1500 1200 1500 netos a gente tem as evasões que a gente vai ter que ir né Tá trabalhando também para confirmar um nesse momento né a nossa capacidade é de 500 vai ter já colocou 540 alunos por turno utilizando basicamente todas as raças próprios as minhas histórias Campos né então acho que é importante e dizer que a gente ainda tá na fase dois Independente de ser aprovado terça-feira quarta-feira que não tem neve outras com estampa os servidores como os estudantes e a gente já não tá mais fazendo três vai ser deliberado mas existe um processo para ser encaminhado a fazer 13 né quer apresentar enviar para o comitê central ano de ampliação o plano de contingência ampliado com protocolo do alojamento e todos um parecer o relação da frase 2 o relatório da fase dois do pai e local então tem a gente tem uma série de marcações burocráticas ainda para fazer para ser enviado para o comitê central isso é aprovado então a gente acredita que esse ano a gente não tem fazer 13 esse ano isso aí é realmente sobra 2020 né Então desse processo ainda tem que ser encaminhado e aprovado pelo comitê central né então assim aprovou terça-feira já estamos três não é ainda tem todo esse caminho que a gente vai ter que ter bonito e tem mais alguma pergunta sabe que eu vou tentar responder à questão de cursos superiores e tem que organizar oferta de vagas né e igreja a disponibilizar disponibilidade de espaço da sala e a gente vai esperar atualização do plano de contingência para poder fazer um mapeamento correto da sala que vai entrar em função do Conselho superior e aí a gente tem o mapa de espaço e vai estar associado isso que a desde pergunta qual é o previsão que eu tenho que fazer de matrículas de alunos então gritam e eles na próxima semana a gente possa definir aí tem a questão dos laboratórios né E que a gente fez um estudo para as atividades excepcionais presenciais de quantitativo daqueles espaços a gente tem expectativa hoje porque tendo a atualização do plano Oi gente vai ver dele esse quantitativo e com a Fernanda disso nós vamos manter um gato e-mail é que a gente vai mudar o protocolo de forma de medir um metro e meio Isso vai nos dar uma forma de estabelecer do Rei estudo nesse espaço e talvez vai te ajudar então beijo nessa questão né sobre a definição das Nutella vamos encaminhando para o final e aí tem uma última pergunta né mal para quem não tem como novidade a ficar online nesse momento vai ser uma definição da área do curso quais atividades serão ofertados e mostra demais atividades são pensadas online garantindo as pessoas que têm comorbidade de quem não vão retornar cidade presencial se não desejar a é uma pessoa que não tem como habilidade tem a tomada todos os vacinas EA sua área entender que é uma vida melhor uma oferta presencial vai discutir discussão entre os pais da forma da oferta desta disciplina se vai ser presencial ou remota o regulamento não consigo dois que estão parados na instrução né então tem uma analisada nesses tão 90 né de como é que vai ser essa possibilidade quem está no Parado né a norma não é institucional que previsão é uma instrução normativa do Ministério da economia que faz esta previsão de quem estaria amparado para não atenderam à solicitação de um retorno presencial diária entender a necessidade e uma coisa extremamente importante também na fase 3 o cartão de ponto biométrico está suspensa a retomada de uma obrigatoriedade de registro de ponto biométrico no passa a existir uma fase quatro Dentro desta perspectiva da resolução 62 dentro por isso essa definição de retorno presencial vai submeter Online Primeiro Vamos definir dentro dos cursos de áreas esta priorização de gás presenciais muito mais vinculadas às necessidades de atividades grau o cabelo sono eu acho que já vamos para 2:30 e 20 de lá ele não eu acho que não se esgotam aqui as dúvidas é um processo que está em constante diálogo entre a nossa comunidade acadêmica mas acho que foi um momento importante para gente apresentar algumas colocações da poyer né então agradecer imensamente a poi e pelo trabalho que vem desenvolvendo em cansado né de atender a todas as demandas o e-mail da cor e está apresentado para que possam né e tiver alguma dúvida e quiser tirar dúvida por favor equilíbrio para mandar um e-mail para o apoio local do kg agradecer todas e todos e assistiram que retiraram suas dúvidas que contribuíram é por esse momento né estamos aqui então encerrando a nossa Live de apresentação do parecer da poi e sobre resolução 62 do Conselho superior do Face Sul na boa noite a todos a todos e atores Muito obrigado até mais boa noite

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