SEM Combustível no MEIO do Oceano – Air Transat 236 – EP.759

1.648.179 visualizações11 de abr. de 2021

macarrão e Senta Que Lá Vem história o [Música] e promoções Aeronáuticas tudo bem com você tudo bem diferente de um automóvel que depois que você compra ele fica por sua conta os aviões têm a sua vida operacional acompanhada pelos seus fabricantes e é comum que durante esse período tanto avião como também os componentes maiores venham a apresentar o algum problema que exija a correção ou tem algum ganho de desempenho descoberto pelo fabricante que possa ser introduzido por uma modificação ou até mesmo que o seu operador que era fazer mudanças como novo sistema de entretenimento uma nova cafeteira com exemplos assim podem produzir essas modificações no avião existe um documento chamado boletim de serviço Ou serve esse boletim vamos chamar de PS1 eles são descritos as razões que levaram a sua emissão a relação dos materiais que vão ser usados e o procedimento passo a passo do servir a ser feito esses boletins de serviço podem ser classificados como mandatórios recomendados e opcionais como o próprio nome diz os mandatórios tem de ser cumpridos no espaço de tempo determinado pelas autoridades Aeronáuticas sob pena de interdição da aeronave provocou até da empresa aérea Já os outros são introduzidos de acordo com a vontade do operador mandatório é um termo que a gente usa navegação que vem do inglês mandatory mas o correto em português seria compulsório mas ninguém usa Você já conhece o aeroflix tv.br é a nossa plataforma de conteúdo Premium de aviação aquela qualidade que você já conhece agora em uma nova plataforma aproveite o lançamento e embarque no primeiro pacote de conteúdos o entretenimento de bordo do voo a-001 aonde você tem acesso por 12 meses a esse pacote com 10 vídeos e curiosidades da aviação um poster exclusivo com informações técnicas do 747 e 10 imagens fantásticas de wallpaper e mais acesso ao grupo de interação do telegram com a minha participação para a gente bater um papo por lá acesso aeroflix. 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até aqui tudo bem então vamos lá tem em agosto de2001 durante uma inspeção rotineira de motor Os mecânicos da transat viram que haviam pequenos pedaços de metal no filtro de óleo do motor direito do a330 que o registro ela Charlie Golf índia tango Sierra como essa quantidade de metal era pouca aeronave foi liberada provou mas deveria sofrer novas expressões para ver se apareciam novamente esses pedacinhos de metais dois dias depois uma nova inspeção foi feita e mais uma vez estavam lá aquelas partículas de metal depois essa nova inspeção a manutenção decidiu que o motor direito tinha que ser substituído só que nessa ocasião a Air transat não tinha o motor reserva para ser instalado entrou em contato com a rolls-royce que envia um motor que estava como reserva na Air Canada a título de empréstimo devido a diferentes aviões que podem utilizar o mesmo modelo de motor e até mesmo O que é esse motor instalado diversos componentes que ficam externos ao motor tem formato diferentes de instalação para outra então os motores reservas são motores quase pelados com alguns dos seus componentes externos são digamos assim canibalizadas dos motores que estão sendo substituídos ou do estoque do operador é não sei se eles entenderam que eu pegar o motorzinho aqui para explicar assim ó aqui dentro tem várias coisas gerador bomba hidráulica um monte de coisa que não faz parte do motor principal que é isso aqui aí quando você vai colocar um novo aqui ele vem pelado vencem bomba hidráulica sem gerador aí você tira esse motor velho coloca aqui coloca o motor novo aqui aí pega esse monte de componente do motor velho e coloca aqui ó velho entre aspas velha qualquer defeito tá aí coloca aqui vai ficar todo funcionando entendeu nesse rolls-royce Trent enviado dar Canadá havia uma lista de 60 componentes que não tem que ser instalado e as bombas e tem um parte dessa lista durante a troca do motor Os mecânicos Descobriram que a bomba que saiu do motor anterior não podia ser instalada nesse motor emprestado porque esse motor novo não tinha sofrido a modificação introduzida pelo boletim de serviço porque era opcional Fi as linhas de combustível já instaladas não permitiam que essa bomba se encaixasse lá aos mecânicos forçaram a cabeça tentaram consultar o que que o boletim de serviço dizia sobre a instalação mas tiveram problema com acesso ao sistema online onde esses manuais ficavam armazenados então entrar em contato com o centro de controle de manutenção que a gente chama de mcc que também não conseguiu acesso ao sistema instruiu os mecânicos que substituem as linhas de combustível e assim que terminasse a instalação verificassem se não haveria 30 entre elas tá errado isso aí tá porque sem manual a gente não faz nada o mcc possuia Cópias em CD dos manuais do motor mas por algum motivo e foram consultados um Helinho da corrente e se fechar vai com os tubos de combustível retirados do motor removido instalados no novo a bomba hidráulica conseguiu ser colocada mas na montagem uma das Linhas hidráulicas ligadas na bomba ficou encostada em uma linha de combustível tipo assim atritando aí dar um jeitinho e com uma pequena torção na linha hidráulica antes do aperto final foi conseguido uma folga entre elas elas ficaram mais encostando só que você não faz isso também aí mais um Elo da Corrente se une quando Terminaram a troca de motor ou índia tango Serra foi liberado para voltar o voo com a bomba e as linhas de combustível modificadas mais as linhas hidráulicas ainda estavam na configuração antiga com a pressão de 3 mil PSI no sistema hidráulico essas linhas se expandiram e ficaram retas e tá aquela torção Já não existia mais e aí ela começou a encostar na linha de combustível Sabe aquele ditado que Água Mole pedra o tanto bate até que fura então no dia24 de agosto de2001 quatro 330 levantou o voo do aeroporto internacional de Toronto fazendo voo tsc2 36 com destino a Lisboa em Portugal levando 12 tripulantes e 293 passageiros a Bordo ele tinha sido abastecido com quase 47 toneladas de combustível e esse valor era 5.5 toneladas maior do que o planejado para fazer o voo na cabine de comando tava Comandante Robert Fischer e o primeiro oficial desde Jagger não era o Mick Jagger as 4:38 Água mole em pedra dura tanto bate até que fura além draulica foi roçando roçando e começou a vazar combustível porque furou a linha a esse vazamento foi aumentando aumentando E chegou a ser de 13 toneladas de combustível por hora de voo mais vendo aproximadamente uma hora depois do início o casamento uma mensagem de aviso foi exibida a tripulação selecionou a exibição na página do sistema de combustível no e campo é o Electronics centralizar Craft monitoring System lindo nome é um display onde se mostram alguns componentes sistemas do avião pro piloto saber como é que tá o status daquele sistema naquele momento e havia uma diferença não é um desequilíbrio de quantidade entre o que tinha na asa direita e o que tinha na asa esquerda do avião em quase todos os aviões não há 330 inclusive cada motor é alimentado pelo tanque de combustível da respectiva asa isso quer dizer que havia o maior consumo no motor da asa direita ou seja tava saindo mais combustível da asa direita do que da esquerda o que seria isso esse desequilíbrio não é algo raro de acontecer em voos muito longos Porque você pensa bem é praticamente impossível os dois motores pelo mesmo consuma-se rigorosamente igual o motor E gasta mais do que o outro então é normal tem uma pequena diferença o que passou despercebido pelos pilotos naquele momento é que o a330 tem tanque instalado lá na cauda também fique transfere combustível para as asas à medida que o nível delas vai baixando então quando apareceu aviso de desequilíbrio o tem que traseiro já tinha transferido três toneladas e meia de combustível para aquela Asa e aí não deixou muito a diferença de consumo aparecer naquele momento aí vocês conhecem engenheiro de avião né se tem alguma coisa que pode desequilibrar você tem que arrumar a solução para isso o que que eles fizeram instalar uma válvula que permite a alimentação cruzada dos motores ou seja o motor Direito pode ser alimentado pela asa esquerda e vice-versa então alimentação cruzada a tripulação então abriu essa válvula de alimentação cruzada e desligou As bombas de combustível da asa direita quê que isso fez fez um avião ter os seus dois motores alimentar e nas com combustível da asa esquerda as 5:45 o combustível a Bordo tinha reduzido para um nível abaixo do mínimo necessário para chegar até Lisboa EA tripulação iniciou o desvio para o aeroporto de lajes na Ilha Terceira no arquipélago dos Açores a tripulação falou para o controle Oceânico de Santa Maria que o vô estava sendo desviado por problemas e combustível a quantidade abordo tinha sido reduzida para apenas sete toneladas na tentativa de resolver essa redução repentina e inexplicável nas leituras a quantidade de combustível a tripulação perguntou para equipe de cabine para os Comissários laterais para verificar visualmente as asas para ver se existe algum vazamento a verificação visual foi tentada pelos Comissários só que como é não voo noturno era quase impossível haver qualquer evidência de vazamento Comandante então comunicou para o chefe de cabine quem 40 minutos eles estariam aterrisando e que preparasse os é impossível pouso na água dez minutos depois em reação essa taxa muito elevada de redução de combustível a Bordo a tripulação ligou às bombas de combustível das direita e desligou as bombas da esquerda dessa forma o combustível dos tanques das a direita e a praça os dois motores agora o que tava vazando e que tava bom o pensamento dos pilotos foi que alimentação pelos tanques da direita permitiria que fosse utilizado o combustível dessa asa no caso de que a perda de combustível fosse resultado de um vazamento nesses tanques não fazia muito sentido mas é o que ele fizer a tripulação então contacto a central de manutenção via satélite a empresa ficarem Mirabel Padre manutenção informou essa inexplicável leitura de quantidade baixa de combustível naquele momento estava indicando 4.8 toneladas ou seja 12 toneladas a menos do que o que estava planejado para estar ali naquele. o relatado que não era possível determinar Qual o problema que a indicação de combustível estava reduzindo continuamente e que o vazamento de combustível estava acontecendo aparentemente nos tanques da direita eles continuavam pensando que era o tanque quando era na verdade o motor as 5:59 durante o diálogo com a central de manutenção a tripulação informou que a quantidade de combustível vem diminuindo ainda mais para uma tonelada nos tanques da direita e três pontos duas toneladas os tanques da esquerda e só porque a válvula de alimentação cruzada estava aberta a central de manutenção sugeriu que a perda de combustível poderia ser de um vazamento no motor esquerdo não sei porque em relação a essa sugestão o comandante selecionou momentaneamente alimentação cruzadas dos tanques esquerdos a tripulação afirmou que todas as bombas de combustível foram selecionadas ligadas quando o combustível restante era de apenas uma tonelada as seis e 13 quando é eu tava em altitude de Cruzeiro a 12 mil metros EA 241 km das Lajes o motor direito apagou a tripulação notificou o controle de Santa Maria de que o motor havia apagado que eles estavam descendo dois minutos depois a tripulação informou o controle de tráfego aéreo que o combustível a Bordo havia reduzido para apenas 600 kg e as 6:23 o primeiro oficial declaram mayday para o controle Oceânico de Santa Maria 13 minutos depois da parada do motor direito quando aeronave estava ainda a 105 km de distância do aeroporto de Lages EA uma altitude aí tava i34500 país o motor esquerdo também parou o a330 virou então é enorme planador o procedimento Wall and play malte foi seguido pela tripulação pelo checklist e um perfil de descidas em motores foi executado em direção a laje o primeiro oficial calculou que de 30 mil pés de sendo 2.000 pés por minuto o avião iria cair no Atlântico entre 13 a 14 minutos sem o imposto dos motores o a330 perto de 300 metros a cada 5 km então eles poderiam chegar aos Açores se o piloto não cometer se nenhum engano ou então Eles teriam fazer um pouso forçado na água sem poder contar com a potência dos motores a330 contava com a energia elétrica produzida pelo gerador de emergência que nesse caso é movido pela energia hidráulica produzida pela arte e as baterias não sabe o que que é rate veio aqui ó Episódio 13 as 6:31 o vô foi transferido para o controle de aproximação de Laje assistido por vetores e radar e pelo piscar das luzes da pista aeronave chegou a cerca de 15 km do final da pista 33 eles ainda estavam a 4 mil metros de altitude na cabine de paz a máscara de oxigênio caíram automaticamente por causa da falta de pressurização porque apresentação vem dos motores né e os Comissários estavam ajudando os passageiros a colocar as máscaras o capitão avisou Lages que ele estava fazendo um giro de 360 graus para a esquerda a fim de perder altitude porque ele chegou muito alto ainda é o fez um recovery só 100 motores ou fez a curva para encaixar de novo durante a curva ela não foi configurada para o pouso com a extensão dos slats e trem de pouso para baixo e ainda assim tava alto para ver como plana esse avião e eles começaram a fazer curva Sinhá essa assim em direção à pista para ir perdendo altitude primeiro oficial a visão os Comissários queriam conseguir descer no aeroporto e que feliz se preparassem para uma evacuação de emergência conforme ele se aproximavam da pista a velocidade estava aumentando perigosamente estou usando muito rápido podia acontecer do avião ultrapassar os limites da pista lá da outra cabeceira né sem o motor e sem os flapes a velocidade 1 dia o ideal do a330 é de 170 Nossa só que a velocidade desse voo estava em 220 nós três estavam muito rápido mais Contavam com o fato de que a pista era muito longa mesmo que a tripulação colocasse o avião na pista Eles teriam ainda alguns problemas para solucionar né porque seria necessário parar o avião na pista sem o auxílio dos reversores dos motores que os motores não estavam funcionando as 6:45 aeronave Cruz só a cabeceira da pista 33 a cerca de 200 nós estudar 370 km por hora e tocou o solo com força A 314 metros mais à frente da cabeceira saltou no ar e voltou para o segundo toque a 853 metros do ponto ideal de toque lá atrás e aí freio para que te quero aeronave conseguiu parar ainda faltando 700 metros do final da pista com oito pneus isso eu sou seja todos quando parou pequenos incêndios começaram na área das rodas do trem principal esquerdo mas esses incêndios foram imediatamente extintos pelos veículos de resgate que já estavam aguardando lá né porque quando você dá mayday pessoal já fica tudo esperando esse fogo Ele eles são projetados né o trem de pouso é projetado para dissipar essa energia toda que o conjunto de fécula em forma de fogo sem comprometer o trem de pouso inteiro nesse parece fogo para asa do avião por exemplo como não Tiago combustível no avião também não ia pegar fogo o comandante ordenou a evacuação de emergência 14 passageiros e dois membros da tripulação de cabine e sofreram ferimentos leves e duas pessoas sofreram ferimentos mais graves durante esse procedimento de saída alguns passageiros tentaram levar os seus pertences pessoais durante a evacuação e outros tiveram que ser convencidos com mais firmeza para sair da aeronave pessoal nunca peguem os seus pertences pessoais na evacuação simplesmente saia do avião a melhor maneira de sobreviver o a330 sofreu danos estruturais na fuselagem e também nos trens e principal mas foi reparada e voltou a atuar com 153 toneladas de peso e planando por 20 minutos Esse foi o Pouso planado da aeronave mais pesada eu vou planado mais longo de um avião comercial já registrados na história da aviação como sempre os incidentes e acidentes devem servir de aprendizado para que não tem uma chance de se repetir certo nesse caso procedimentos para identificação de vazamento de combustível foram introduzidos nos manuais nos checklists as tripulações principalmente do arbusto que era o meio confusos e se você pensa bem se isso existisse na época os pilotos poderiam ter identificado o vazamento proveniente do motor direito e aí eles desligarem o motor que poderia usar todo o combustível da asa direita para o motor esquerdo quero que ia ficar o tempero um pouso muito mais normal e não pouso desse com os dois motores apagados antes do incidente com essa transart1 outro incidente também como aeronave canadense já viu ocorrido foi em 1983 um Boeing 767 200 da Air Canada ficou sem combustível por um erro durante o abastecimento e fez um pouso de emergência no aeroporto de ghibli que não era aeroporto mais nessa época era uma pista de Kart essa história o contecc ó episódio 288 dá uma olhada lá que é bem legal existe um planador ainda muito maior um Boeing 747 400 da british airways Esse foi 1982 perdeu os quatro motores em voo por causa de cinzas vulcânicas ele planou por cerca de 10 minutos mas aí eles conseguiram não vou dar spoiler não Veja detalhes aqui no episódio 619 depois de tanta história de planadores sem vítimas o seu medo de voar seus motores desligarem deve ter melhorado um pouquinho né então haviam não despenca do céu quando os motor e deixa o like se conte uma história apoia o canal se puder por apenas 2 e 99 por mês se inscreva no canal se não é inscrito um grande abraço e até o

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