avião comercial de grande uso no Brasil um Boeing 737 uma base chega a 70 toneladas por vocês terem uma

avião do que que ele tava fazendo das possíveis circunstâncias nas quais é acionado se envolveu até esse acidente não são salão de um King Air 90 é considerado um avião de extraordinário êxito na Aviação executiva é são geral ele tem um peso máximo de decolagem em torno de cinco toneladas para vocês terem uma ideia um avião comercial de grande uso no Brasil um Boeing 737 uma base chega a 70 toneladas por vocês terem uma ideia das diversas relações entre tamanhos de aeronaves o que enviar 90 tá ia mais de meio século é um avião portanto muito bem apreciado é um avião considerada de fácil e dócil pilotagem ele tem grande aceitação no

Brasil porque ele é capaz de de pousar de operar em pistas curtas e intensas mal Preparadas é considerado bem motorizado e ao longo de todos esses anos venho sofrendo muitas e muitas a atualizações portanto é uma boa aeronave nada a dizer em relação a isso que que ele tava fazendo decolou de Goiânia ele ia para Caratinga vocês terem uma ideia dessa distância ela é em linha reta e linha de voo é sempre pouco mais mas vocês terem uma ideia 826 km o alcance desse avião é pelo menos o dobro de sou ser tava perfeitamente dentro da capacidade dele de transportar peso e perfeitamente dentro da performance Essa é um avião que voa em média em média que são muitos os modelos esse avião atinge uma velocidade Cruzeiro média ali em torno dos 400 km por hora um pouquinho mesmo pouquinho mais mas é considerado uma aeronave deste ponto de vista Não exatamente das mais velozes mas muito confiável onde ele ia pousar E aí começamos a complicar um pouco a nossa história ele é pousar no aeroporto de Caratinga aeroporto de Caratinga tem uma pista de 1080m por uma aeronave desse tipo 1080m não é exatamente curto mas também não é algo que dá o piloto um enorme conforto em termos de tamanho porque a gente tem que considerar que Caratinga está dois mil pés de elevação torno de 700 metros e isso afeta já a performance de qualquer o nado sobretudo quando faz calor mesmo Considerando o fato do King 90 ser um turbo-hélice Portanto ele é menos suscetível a essas variações do que os pilotos chamam de altitude densidade do que um avião que opera com motores a pistão Voltando à questão de Caratinga Vocês estão vendo os morros em volta dessa pista piloto nenhum gosta disso esportivamente falando é divertido para os pilotos digamos toda a série de manobras necessárias um pouso seguro calculado o estável levando em consideração a topografia a topografia de Caratinga não é das mais favoráveis para avião nenhum mesmo Considerando o fato do King 90 aproximar uma velocidade ali em torno de 180 km por hora o que não é muito veloz em termos de aviação mas já tá ali exigindo do piloto muita atenção prosseguimos então que distância do aeroporto e se haviam se acidentou vamos conferir isto é fácil isso é um fato isso não é interpretação são pouco mais de 4 km 4 mil e poucos metros isso aí a gente média em qualquer desses aplicativos da Internet sabe-se exatamente local do acidente sabe-se exatamente o local do aeroporto portanto esta medida é razoavelmente exata local do acidente 4 Km da pista Isto significa uma a simulação de mais ou menos um pouco menos os pilotos falam sempre em milhas náuticas e mais ou menos um pouco abaixo de três milhas náuticas qual é o problema ali é que exatamente no ponto em que as aeronaves costumam ficar alinhadas com o eixo da pista que é onde ele caiu a fios de alta tensão vamos conferir esses fios estão perfeitamente registrados Estamos vendo os fios através do aplicativo Google Wars qualquer um de vocês podem conferir o que nós fizemos fios presos a Torres de alta tensão deste porte mais ou menos 35 m de altura tem uma torre dessas tão podemos considerar que os fios estavam no mínimo a 35 metros acima do solo e Vamos considerar que as torres por sua vez estavam em cima de morros morros que também tem uma elevação e o cálculo razoavelmente digamos bruto que nós estamos fazendo permite porém que a gente veja uma outra questão e aí nós começamos a falar diretamente do acidente existe um cálculo na cabeça de todo piloto quando vai pousar por regras de voo visual no aeroporto desconhecido que manter uma rampa como super outros dizem ou seja um ângulo de descida que lhe permita ter aeronave perfeitamente controlada em termos de direção para onde ela vai mas principalmente em termos de quanta altitude ele perde por distância que ele percorre vamos voltar para o nosso cálculo cálculo é o famoso 13 que todo mundo aprende no aeroclube logo no começo sim Falta uma milha para chegar na pista eu tenho que estar a 300 pés Acima do Sol sem Faltam duas milhas para chegar na pista eu preciso de estar a 600 pés acima do solo o King 90 no qual são já tentou a cantora eles bateu a dois. Seis Milhas do aeroporto ou seja ali onde ele se chocou com o fio de alta tensão ele teria que está a780 pés continha simples certo pois os fios de alta tensão ali estão há mais ou menos 300 pés em outras palavras este avião voava naquilo que inspire outros chamam consideravelmente abaixo da rampa Nós queremos fazer um vídeo para vocês que circula nas redes sociais tirados da cabine de um outro avião de pequeno porte um bimotor Também nada a ver com esse King para vocês terem uma ideia da sensação do piloto nesse momento de aproximação com essa ordem bem esquerda tá sentado Comandante o avião é um bar um é um avião a pistão bem motor muito bem consolidado olhem para baixo a esquerda vocês vão ver a estrada EA Cachoeira ali na frente a nesse ponto que o fio de alta tensão este avião o barão passou como a gente diz na Viação Auto o King passou ali baixo em termos relativos Olha a cachoeira ali onde o King e caiu a câmera agora vai levar o olho de vocês em direção à pista que os olhos treinados de um piloto consegue identificar lá na frente lá longe no horizonte é esta visão que o piloto queria ter vamos ver do ângulo invertido agora eixo invertido como é que é estando na pista e vendo um avião nesse caso é um King Air se aproximar Eu percebo que esses morros para quem não era região para quem não conhece não e inevitavelmente um nervosismo muito grande em qualquer piloto e Resumindo então aqui nosso podemos dizer a respeito dos fatos nós temos exatamente calculado em que ponto o avião caiu nós sabemos que a altura do solo os fios de alta tensão se encontram e a empresa confirma que o avião atingiu um fio de alta tensão nós sabemos pelas regras de três simples qual teria sido o ângulo ideal de descida E aí é um fato do qual a gente não pode fugir esse avião estava em um ângulo de descida pouco mais baixo do que seria o ângulo e decide ideal qual a razão do piloto ter escolhido essa aproximação de uma rampa mais baixa esta é o ponto importante é um ponto importante para a investigação um fato é que ele estava numa mais baixa num lugar Talvez isso aí os pilotos falam por experiência própria conversamos com os pilotos que eu pego em Caratinga Esse é um aeroporto que exige um bom conhecimento da localidade e que psicologicamente nos pilotos às vezes Traz essa necessidade deixa eu ficar um pouquinho mais baixo mas isso daí é da minha parte apenas supondo é impossível escapar da emoção que isso daí caos