lá de Caratinga né 00:32 o piloto parece estava mais baixo do que 00:37 outros pilotos costumam conduzir sua

00:05 aeronáutico perito em acidentes aéreos 00:08 Roberto Bom dia Obrigado por atender a 00:10 CNN 00:12 auditório Roberto 00:16 testemunhas disseram e depois o corpo de 00:19 bombeiros EA Cemig confirmaram que 00:21 aeronave se chocou contra um fio de alta 00:25 tensão que estava na trajetória de 00:28 descida até a pista lá de Caratinga né 00:32 o piloto parece estava mais baixo do que 00:37 outros pilotos costumam conduzir suas 00:40 aeronaves exatamente naquele trecho né é 00:43 que relevância pode ter o impacto 00:47 da aeronave nessa linha de transmissão 00:50 para o desfecho trágico do voo que 00:53 levava essas cinco pessoas entre elas

a 00:56 Marília Mendonça minha pergunta é 00:58 aeronave pode ter caído o teu nesse fio 01:01 de alta tensão ou ela já estava em 01:05 processo de queda e por isso se chocou 01:07 contra aquela linha de transmissão de 01:11 energia que temos ali perto do aeroporto 01:13 Roberto 01:15 realmente ela colidiu com aqueles cabo 01:19 de aço que sustentam as torres e do meu 01:23 entender na minha da minha visão foi o 01:25 fator preponderante para o acidente 01:28 Porque a partir dali o piloto perdeu 01:31 totalmente o controle sobre o avião o 01:35 avião reduziu a sua velocidade é de voo 01:39 reduziu portanto a sua sustentação e 01:42 tudo indica que ele caiu 01:45 uma queda vertical 01:48 Ah tá e com grande impacto do solo 01:51 aparentemente é isso Que dica inclusive 01:54 esse 01:55 abaulamento da 01:57 fuselagem dele aparentemente foi isso 02:00 que aconteceu porque não há Rastro ele 02:03 não tem nenhum outro ponto que apresenta 02:06 ele colidiu não botei uma árvore não tem 02:08 nada e ele aparecimento ele foi ele 02:11 desceu foi colocado digamos assim o alto 02:15 impacto devido à perda de sustentação e 02:18 consequentemente a perda de controle dos 02:22 pilotos sobre Roberta o Iuri pitta aqui 02:24 agora bom dia obrigado por estar conosco 02:26 nesta manhã aqui na CNN duas informações 02:29 então para gente tentar entender um 02:32 pouco mais da dinâmica do acidente pelo 02:35 que você disse foi um cabo de 02:36 sustentação dessas Torres não seria um 02:39 cabo energizado ou seja não teria 02:42 ocorrido por exemplo algum tipo de 02:44 descarga elétrica no avião e é possível 02:47 que aconteça esse tipo E se fosse 02:49 justamente no cabo de transmissão 02:51 poderia ocorrer alguma descarga elétrica 02:53 no avião e com isso prejudicar também as 02:56 condições e concorrer a lhe ajudará ao 02:59 na ocorrência da queda do acidente 03:02 Veja bem se fosse apenas um cabo de 03:06 eletricidade mesmo que fosse um grande a 03:09 voltagem chega não houvesse o fio terra 03:12 não houvesse contato com outros não não 03:15 seria se poderia energizar o ele o avião 03:19 porém não causaria dano os passageiros 03:22 para substituir aquelas bolas das alta 03:25 tensão que sinalizam o helicóptero chega 03:29 liga o próprio helicóptero liga no fio 03:33 de alta tensão e o piloto encosta e o 03:38 profissional substitui aquelas coisas ou 03:41 seja não único fio ele dá um pai ter a 03:45 descarga elétrica 03:47 e agora Roberto A Basília Rodrigues 03:49 nacionalista de política lá em Brasília 03:51 que te fazer uma pergunta também foi 03:53 vasilha ou em tudo bem coloca obrigado 03:55 bom dia o senhor é aparentemente essa 03:58 rede de cabos nesse cabeamento não era 04:01 uma novidade né não tinha sido recém 04:03 instalado ali então comparando com uma 04:06 pedra no caminho é os pilotos 04:09 eventualmente sabia o que havia aquela 04:11 pedra no caminho né sabiam provavelmente 04:14 que havia aquela rede de cabos caso essa 04:18 colocação estivesse inadequada ou 04:20 gerasse riscos né para um pouso como 04:23 este que que tu acha que pode ter 04:24 ocorrido a falta de informação ou um 04:29 problema na própria instalação desses 04:32 cabos ou algum tipo de manobra 04:35 equivocada o arriscada que acabou 04:39 permitindo esse choque entre aeronave e 04:41 os cabos o piloto estaria mais baixo do 04:46 que dever e para fazer o pouso neste 04:49 ponto em que houve um acidente 04:53 veja bem já era público e havia 04:56 divulgação dessas Torres não que nós 05:00 chamamos de notar que nosso tio armen a 05:03 notícia do policial e fumantes a eram 05:07 Navegantes e que compete ao piloto antes 05:10 de fazer o voo 05:12 verificar Quais são os notams a respeito 05:15 daquele aeródromo isso tá no mundo todo 05:18 se alguém vier do exterior para 05:20 Caratinga ele vai examinar mais saber 05:23 que naquelas coordenadas geográficas ele 05:26 tem uma torre que ele tem cio setor e a 05:29 nossa legislação estabelece que o piloto 05:32 para fazer o voo visual em cima de área 05:36 desabitada ele tem que estar 300 pés 05:40 cerca de cem metros acima do obstáculo 05:43 mais alto ou seja ele deveria estar o 05:47 metros acima do topo da Torre como 05:51 medida de segurança e obedecendo a 05:53 legislação então no planejamento dele 05:56 Certamente ele deve ser visto é essa 05:59 existência dessa dessas Torres dessa 06:01 rede de alta tensão e a sua localização 06:05 e deveria ver mais altas as causas que 06:08 levaram ele ver mais baixo é que não se 06:11 sabe ainda não se a investigação pode 06:14 ver se algum erro disse por dentro o que 06:17 quer que ser se aconteceu alguma 06:18 emergência e que obrigou ele abaixar do 06:22 nível ideal de voo do nível preconizado 06:25 do Igor Roberto é queria saber de você o 06:28 seguinte é qual é a complexidade para um 06:31 piloto é claro Comandante de avião tão 06:35 habituados com as situações das mais 06:36 adversas e são treinados para isso né 06:39 Mas qual é a complexidade para pousar no 06:42 aeroporto que por um leigo parece ser de 06:46 difícil acesso é uma coisa um pouquinho 06:48 mais complexa é porque a comunicação 06:51 visual com a pista ela demora acontecer 06:54 né você tem ali todo aquele relevo 06:56 típico de Minas Gerais EA pista cravada 06:59 no meio de um monte de montanha né é 07:02 isso é um dificultador para o 07:05 procedimento seja de pouso decolagem ou 07:07 não necessariamente 07:09 não necessariamente porque essa pista é 07:12 ao piloto consegue enxergar de longe se 07:16 ele dão enxergar pista ele faz um 07:18 sobrevoo mais alto sobre a 07:21 área geográfica e consegue identificar a 07:25 pista e ele faz isso para saber que 07:28 pista que ele vai pausar porque embora 07:30 você tenha uma única pista mas na 07:33 realidade são duas Porque dependendo do 07:35 vento ele vai pousar contra o vento ou 07:38 numa cabeceira ou na outra cabeceira 07:40 então é a biruta que está lá que ele vai 07:44 passar aí observar é que vai indicar 07:47 Oi e a partir daí ele vai vai fazer o 07:50 circuito de tráfego aéreo padrão que é 07:53 fazendo curvas pela esquerda e sem 07:56 perder de vista a localização da pista 08:00 Roberto a partir do uma outra gente 08:03 ensina jornalistas a gente acompanha já 08:05 alguns acidentes aéreos E sabe como é 08:09 feita os processos todos que são feitos 08:11 em relação à investigação das causas do 08:13 acidente é a partir dos destroços ontem 08:17 enquanto a gente estava acompanhando o 08:19 trabalho de resgate a gente podia 08:21 observar algumas informações em relação 08:23 ao estado da aeronave ali no chão 08:26 questão dos flaps abertos nas asas à 08:29 integridade do bico da aeronave ali é o 08:32 que que informações que você olhando as 08:34 imagens consegue trazer já já consegui 08:37 trazer em relação à condição da aeronave 08:40 dos destroços da aeronave no chão Quais 08:43 são as informações relevantes para 08:45 investigação da dinâmica do acidente em 08:47 pó a veja bem o nariz do avião está em 08:51 casa ou seja ele não competiu de narizes 08:54 então ele não veio a de nariz em baixo 08:56 que ficou de disse a a estrutura dele tá 09:01 está praticamente intacta apenas o 09:04 deformações nas asas que indicam que ele 09:08 veio de cima para baixo nessa mesma 09:11 posição apenas com um giro a a calda 09:14 dele a parte de trás é tem uma pequena 09:18 torção o que caracterizaria uma uma 09:21 queda acentuada em greve gerada a 09:26 tudo isso acaba indicando que ele teve 09:29 uma perda de sustentação e não entrou 09:33 exatamente no típico stoll tá que é o 09:36 nariz embaixo e ele vem até aonde dar E 09:39 no caso seria até o chão ou seja ele 09:42 basicamente ele perdeu a sustentação de 09:46 voo e nem o piloto perde os comandos de 09:50 voo dele não tem atuação se tomados não 09:53 tem atuação EA investigação que os ele 09:55 porque a força aérea vai fazer não é 09:58 para descobrir causa é para descobrir 10:00 fatores contribuintes culpa causa é a 10:05 justiça que vai ter que procurar e 10:10 identificar porque na justiça ele 10:14 precisa de prova na no cedip trabalha-se 10:18 com hipóteses Lógico que o cenipa a 10:21 descobrindo algum crime é obrigado a 10:24 comunicar à autoridade policial 10:26 o 10:28 Roberto a gente tem mais uma pergunta da 10:30 Basília Rodrigues direto de Brasília 10:32 Brasília 10:34 leigos aprendemos com vocês exatamente 10:36 isso que não existe uma única razão que 10:39 leva à Queda de uma aeronave né são 10:42 chamadas fatores contribuintes como o 10:44 senhor muito bem ressaltou na sua última 10:46 resposta mas o também apontou aí como 10:49 hipótese né a gente tá fazendo aqui um 10:51 exercício do que mede pensando que pode 10:54 ter acontecido senhor falou que o piloto 10:57 estaria mais baixo né está em uma 11:00 altitude mais baixa do que a necessária 11:04 adequada para este ponto do do voo o que 11:07 mais o senhor acha que pode ter então 11:10 contribuído com este acidente em outras 11:13 investigações a gente ouviu das 11:15 conclusões aqui da fale alguns 11:17 apontamentos como desorientação espacial 11:22 sobrecarga dos pilotos eles estariam 11:24 cansados isso se tratando de outras e 11:27 neste caso específico com base nas 11:30 informações que já chegaram ao Senhor e 11:31 a sua especialidade que você acha que 11:33 mais pode ter contribuído para essa 11:36 queda da aeronave 11:38 hoje 11:40 todas as hipóteses estão em aberto hoje 11:43 não se pode afirmar nada a respeito 11:46 disso sem ter o uma análise a 11:49 investigação Justamente a busca a os as 11:53 hipóteses investida cada uma delas e no 11:57 final descarta aspiram contribuíram e 12:01 aproveita a ser contribuíram justamente 12:04 para traçar recomendações a de segurança 12:07 de voo tá então pode ser tudo que você 12:10 mencionou que nas outras tem que já foi 12:13 mencionada a cansaço do piloto pode ser 12:17 a o sol da no rosto dele e pediu l de 12:22 enxergar a sinalização das Torres a pode 12:26 ser e o erro de instrumento e fi tudo 12:29 isso daí vai ser levado em consideração 12:31 tô dizer hoje as causas e não é ou os 12:36 fatores que contribuíram é uma 12:38 temeridade 12:40 Roberto peteca consultório na 12:43 aeronáutica perdeu e perito em acidente 12:46 aéreos agradeço mais uma vez muito bom 12:47 dia obrigado por estar conosco aqui na 12:49 CNN pelas suas informações que nos 12:51 ajudam a entender ali como vão ser os 12:54 trabalhos de Investigações um bom dia um 12:57 bom dia Eu que agradeço a oportunidade 12:59 se possível esclarecer os batons muito