Conheça Firchole, o rio que percorre uma das mais incomuns e espantosas paisagens do mundo

Descrita por Rudyard Kipling como “um pedaço do inferno”. Surge como uma série de nascentes de água fria, logo ao sul do gêiser Old Faithful, e passa por terras fumegantes de gêiseres e fontes termais que alteram radicalmente sua temperatura e composição mineral.

Em Yellowstone há 3 mil fontes termais e gêiseres, a maior concentração do mundo, e nenhuma é mais bonita do que a Grand Prismatic, atravessada pelo rio Firehole.

Essa gigantesca fonte termal é a maior e mais fascinante de Yellowstone. Tem quase 116m de diâmetro e se situa num vasto cume calcário rodeado por uma série de terraços em degraus. A fonte ó um arco-íris e, em seu centro, onde a água é mais quente, possui uma tonalidade azul- escura, que vai clareando até ficar azul-clara quando se aproxima das margens e, então, nas bordas mais frias e rasas, torna-se verde devido às algas que lá proliferam.

Cada tipo de bactéria se adapta a uma reduzida amplitude térmica, e as cianobactérias (algas azul-esverdeadas), tolerantes ao calor, proliferam nos terraços aquecidos da fonte, produzindo sucessivas tonalidades de amarelo, laranja e vermelho. Num dia ensolarado, o jato de vapor que se eleva da fonte termal Grand Prismatic reflete um arco-íris visível a 800m de distância. Ali perto encontra-se o gêiser Excelsior, hoje adormecido e outrora o maior do mundo, jorrando água a uma altura de 91 m.

Atual mente é uma fonte termal muito ativa, que descarrega no rio mais de 15.0001 de água quente por minuto. O rio Firehole foi assim denominado por caçadores que associaram as ondas de vapor das suas fontes termais e os gêiseres ao fogo subterrâneo.

Como chamavam os vales das montanhas de buracos (holes), surgiu o nome Firehole (“Buraco de Fogo”). O rio é conhecido por ser um local privilegiado para a pesca, tendo grandes cardumes de trutas comuns e de trutas-arco-íris. As manadas de bisões preferem pastar nas margens do rio, cobertas de erva.

O entardecer é um dos melhores momentos do dia para se observar esses majestosos animais na paisagem de brumas brancas das fontes termais.

Mais informações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *